palestra sobre educação patrimonial

25
Educação Patrimonial Palestrante: Francisco de Jesus F. Lima Júnior - pedagogo pela URCA; Objetivo: Sensibilizar a sociedade para uma mudança de atitude: de espectadores da proteção do patrimônio cultural para atores desse processo .

Upload: junior-lima

Post on 18-Dec-2014

2.054 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Palestra sobre Educação Patrimonial, principais conceitos, objetivos e metodologia de aplicação, com fotos sobre mapeamento cultural realizado em Anapurus - MA

TRANSCRIPT

Page 1: Palestra sobre educação patrimonial

Educação Patrimonial Palestrante: Francisco de Jesus F.

Lima Júnior - pedagogo pela URCA;

Objetivo: Sensibilizar a sociedade para uma

mudança de atitude: de espectadores da proteção do patrimônio cultural para atores desse processo.

Page 2: Palestra sobre educação patrimonial

Educação Patrimonial

Definição: Chamamos de Educação Patrimonial o processo permanente e sistemático de trabalho educativo, que tem como ponto de partida e centro o Patrimônio Cultural com todas as suas manifestações.

Definição 2 – Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático centrado no patrimônio cultural, como instrumento de afirmação da cidadania. Objetiva envolver a comunidade na gestão do Patrimônio, pelo qual ela também é responsável, levando-a a apropriar-se e a usufruir dos bens e valores que o constituem.

Page 3: Palestra sobre educação patrimonial

Igreja Matriz (antiga)

Page 4: Palestra sobre educação patrimonial

Educação Patrimonial Mas o que é Patrimônio? – Patrimônio (do

latim patrimoniu) significa: herança paterna, bens de família. Ampliando o conceito, entende-se atualmente que são patrimônios: a vida, o corpo, a linguagem, as coisas (arquitetura, artesanato, música, literatura...). os sonhos, as histórias...

Patrimônio, para fins didáticos, é subdividido em: Patrimônio Ambiental Urbano e Patrimônio Cultural

Page 5: Palestra sobre educação patrimonial

Igreja de São Francisco das Chagas (Povoado Angical)

Page 6: Palestra sobre educação patrimonial

Educação Patrimonial Patrimônio Ambiental Urbano:

Compreende lugares, bens imóveis, monumentos e vivências. A memória social está diretamente ligada ao patrimônio ambiental urbano, do qual se projetam as representações da cidade.

Patrimônio Cultural: São todas as manifestações e expressões que a sociedade e os homens criam e que, ao longo dos anos, vão se acumulando com as das gerações anteriores. Cada geração as recebe, usufrui delas e as modifica de acordo com sua própria história e necessidades.

Page 7: Palestra sobre educação patrimonial

Processo de fabricação da Farinha (Farinhada)

Page 8: Palestra sobre educação patrimonial

Educação Patrimonial O que diz a Constituição Federal?

Art. 216 – Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I – as formas de expressão; II – os modos de fazer, criar e viver; III – as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV – as obras, objetos, documentos, edificações e

demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Page 9: Palestra sobre educação patrimonial

Artesão fabricando uma peneira

Page 10: Palestra sobre educação patrimonial

Preservação/Proteção do Patrimônio Cultural

Qual a importância do Patrimônio Cultural? - A cultura e a memória de um povo são os principais fatores de sua coesão e identidade;

O patrimônio histórico e artístico materializa e torna visível esse sentimento evocado pela cultura e pela memória, permitindo a construção das identidades coletivas, fortalecendo os elos das origens comuns;

A noção de patrimônio cultural diz respeito à herança coletiva que deve ser transmitida às futuras gerações, de forma a relacionar o passado e o presente, permitindo a visão de futuro dentro do conceito de desenvolvimento sustentável.

Page 11: Palestra sobre educação patrimonial

Rezadeira do povoado Angical

Page 12: Palestra sobre educação patrimonial

Por que preservar o Patrimônio Cultural? A principal razão para se preservar o

Patrimônio Cultural é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material, espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania;

A preservação de marcos e elementos imateriais dessa herança do passado fortalece o senso de pertencimento. Ser parte de algo maior, com raízes profundas, une os homens em defesa do bem comum: a continuidade de sua comunidade.

Page 13: Palestra sobre educação patrimonial

O que preservar? 1 – variadas e diversificadas formas de criação

humana e de potencialidades naturais, no sentido de evitar a “discriminação monumental”;

2 – Aquilo que foi considerado sem nenhuma importância num determinado período, pode vir a ser valioso e estimado por gerações posteriores ou vice-versa;

3 – Preservar bens culturais impregnados de valores históricos, arquitetônicos, arqueológicos, paisagísticos, artísticos, etnográficos e bibliográficos que contribuem para a identidade cultural da comunidade, proporcionando ao ser humano conhecimento de si mesmo e do ambiente que o cerca.

Page 14: Palestra sobre educação patrimonial

Amplitude da ExpressãoQuando se usa a expressão

patrimônio cultural brasileiro, há um sentido UNIVERSAL nela. Isto significa que ela une:

Tradições; Experiências históricas; Expressões criativas dos homens; Bens de valor histórico e artístico; Aspectos paisagísticos; Aspectos turísticos;

Page 15: Palestra sobre educação patrimonial
Page 16: Palestra sobre educação patrimonial

Como preservar o Patrimônio Cultural? A comunidade é a verdadeira responsável e

guardiã de seus valores culturais;

Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo por meio de inventários e pesquisas realizados pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. Em seguida, se faz presente a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal, para desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e a reflexão sobre as dificuldades de sua preservação na própria comunidade.

Page 17: Palestra sobre educação patrimonial

Educação Patrimonial “Quem conhece, cuida! A comunidade é

a melhor guardiã de seu patrimônio”.

Objetivos: Sensibilizar a sociedade para uma

mudança de atitude: de espectadores da proteção do patrimônio cultural para atores desse processo. Pela educação a comunidade adquire a compreensão e esta propiciará a apreciação, e conseqüentemente, a proteção.

Page 18: Palestra sobre educação patrimonial

Envolvimento da comunidade durante o Mapeamento das Expressões Culturais

Page 19: Palestra sobre educação patrimonial

Objetivos específicos da Educação Patrimonial

Aprender a conhecer a diversidade cultural;

Aprender a fazer, participar, vivenciar;

Aprender a viver em sociedade e respeitar as diversidades culturais;

Aprender a ser, desenvolvendo capacidade crítica, emocional e criativa.

Page 20: Palestra sobre educação patrimonial

Quebradeiras de côco e pescadores

Page 21: Palestra sobre educação patrimonial

Vamos conferir

Farinhadas : Acontecem no período de julho a outubro e a comunidade trabalha no sistema de mutirão, onde todos se ajudam. O processo de fabricação da farinha obedece a uma lógica rigorosa. A puba é retirada da mandioa amolecida em tanques ou riachos. A transformação da mandioca em puba dura, em média, 5 dias. Da puba pronta, faz-se farinha, mingaus, bejus para a fabricação de tiquira, etc.

Page 22: Palestra sobre educação patrimonial

Metodologia A metodologia segue etapas: Etapa 1 – Observação; Etapa 2 – Registro; Etapa 3 – Pesquisa; Etapa 4 – Apropriação.

Page 23: Palestra sobre educação patrimonial

Resultado esperado Com a educação patrimonial pretende-se

alcançar a preservação de nosso patrimônio cultural pela sociedade como um todo – poder público, iniciativa privada e comunidade.

A educação patrimonial deve ser uma atividade permanente e a comunidade deve participar de todas atividades relacionadas à preservação, inventário, tombamento, manutenção, fiscalização, restauração e reabilitação.

Os princípios norteadores das ações de educação patrimonial são a descoberta e a construção em conjunto, motivadas pela observação, apreensão, exploração e apropriação criativa do conhecimento.

Page 24: Palestra sobre educação patrimonial
Page 25: Palestra sobre educação patrimonial

. Muito Obrigado!!