paróquia de s. sebastião 3º ano de catequese celebração da ... · apresentada no momento...

4
Grupo de Catequese do 3º ano São Sebastião—Guimarães 10 de Abril de 2005 Paróquia de S. Sebastião 3º ano de catequese Celebração da festa da vida «Eu sou a Ressurreição e a Vida» (JO 11, 25)

Upload: nguyenphuc

Post on 06-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Grupo de Catequese do 3º ano São Sebastião—Guimarães

10 de Abril de 2005

Paróquia de S. Sebastião 3º ano de catequese

Celebração da festa da vida

«Eu sou a Ressurreição e a Vida» (JO 11, 25)

Material de apoio:

Cruz (florida)

Círio pascal

Duas velas (ceroferários)

Sagrada Escritura

Letras: ALELUIA

Caldeira com água benta

Velas para todos os adolescentes (velas pequenas de alumínio)

Crucifixos para todos os adolescentes

Ensaios: cânticos

Entrada: (Povo teu somos ó senhor)…

Kyrie—Taize

Gloria

Salmo Responsorial

Aleluia

Comunhão: cantai aleluias não haja mais dor...

Acção de graças (tudo gira á tua volta em função de Ti)...

Final: ressuscitou, ressuscitou, ressuscitou, aleluia...

• DESENVOLVIMENTO DA CELEBRAÇÃO:

Cortejo de Entrada – círio pascal, ceroferários, Cruz Processional (florida), caldeira, Acólitos e Sacerdote.(Em frente ao altar estão as velas e os crucifixos. A sagrada Escritura será apresentada no momento oportuno «leituras». Coloca-se o círio pascal que vem na procissão no centro. A cruz florida é colocada ao lado do altar).

Cântico de entrada: Povo teu somos ó senhor, pois Tu nos libertastes, pela palavra e pelo amor, com que nos resgatastes…

Saudação do Presidente: – (Conforme o Habitual) • Monição (adolescente) — Estamos aqui para fazer festa! A Festa da

Vida, a Festa da comunhão entre Deus e o homem em Jesus Cristo ressuscitado. Ele é o caminho a verdade e a Vida!

SANTA PÁSCOA

Cântico: tudo gira á tua volta em função de ti… (solo de viola, enquanto se lê o poema)

Poema:

Senhor Jesus, que amais a vida e ressuscitando rompestes as cadeias da morte. Vós nos reunis à volta da palavra e do Pão. Vós nos congregais pela força do Vosso Espírito de Amor. Senhor Jesus, sois o centro e o sentido das nossas vidas. Que alegria senti-mos hoje por, ao longo destes dois anos, termos descoberto que somos Vos-sa Igreja; que caminhamos em Povo; que partilhamos a Fé e o Vosso pro-jecto de Amor servindo os homens nossos irmãos. Senhor da vida: queremos viver desde o centro do nosso ser; queremos cres-cer, superando-nos, abrindo caminhos; queremos enraizar a nossa vida em Vós. Fazei-nos portadores da Vossa Mensagem, construtores do Vosso Rei-no, testemunhas do Vosso projecto de Vida. Senhor Jesus; queremos viver o Vosso Mistério de Vida no silêncio de um coração agradecido. Cântico: tudo gira á tua volta em função de ti… • Oração de pós-comunhão (Terminada a oração de pós-comunhão, o celebrante chama cada adolescente pelo seu próprio nome e entrega-lhe o crucifixo dizendo): S — Recebe esta cruz, sinal do amor universal de Deus em Cristo, fonte de vida nova. R → O adolescente recebe a Cruz na mão e beija-a. S— Vai e sê testemunha. R → Cristo vive! Aleluia! • Ritos de conclusão

(Organiza-se a procissão de saída enquanto se canta) Cântico final: Ressuscitou, Ressuscitou, Ressuscitou, Aleluia...

Queremos celebrar o Mistério Pascal de Jesus Cristo, o primeiro dia da Nova Criação! Estamos aqui porque acreditamos que Jesus Cristo é o único capaz de nos entusiasmar, de dar sentido à nossa existência e, de nos levar à construção do Reino pelo serviço e pela paz. Estamos felizes por vivermos esta relação profunda de Deus com os homens em Jesus Cristo. • Acto penitencial (cantado: Kyrie—Taize) (enquanto se canta o povo de Deus é aspergido com água benta). • Glória a Deus nas alturas… (cantado) (enquanto se canta o Glória, os adolescentes acendem as velas no círio pascal e regressam aos seus lugares) • Liturgia da palavra (será trazida do fundo da Igreja a sagrada escritura do qual se vai proclamar a palavra de Deus). O livro é trazido pelo primeiro leitor que avança do fundo da Igreja, ladeado de dois adolescentes com velas acesas que as colo-cam junto ás outras acesas no Glória).

• Introdução à primeira Leitura: Durante a caminhada de fé, ao longo do ano, tivemos, como luz, como farol, como guia, a Palavra de Deus. vamos receber a palavra de Deus e dela escutar o que Cristo ressuscita-do, fonte de vida nova, nos vai dizer.

1ª Leitura Salmo Responsorial (cantado) 2ª Leitura

• Admonição ao Evangelho: Viver firmes em Cristo ressuscitado é um projecto que nos tornará mais felizes. Iremos apresentar este projecto e manifestar a alegria da ressurreição de Jesus, fonte de vida. com as letras do alfabeto vamos manifestar a alegria da Ressurreição.

(Os adolescentes irão aparecendo com as letras indicadas, ficando formada a palavra ALELUIA, no entanto, outro adolescente vai lendo o sentido de cada letra)

A – Alegria: sentimos alegria porque desde a manhã de Páscoa há alegria no coração de todo o crente.

L – Libertação: porque pelo mistério pascal fomos libertados e salvos da escravidão d pecado, e da morte eterna.

E – Esperança: porque a Páscoa é a vitoria sobre todas as forças do deses-pero.

L – Louvor: porque o nosso coração não para de cessar de louvor a Deus pelas maravilhas realizadas em Cristo.

U – Universo: porque com a Páscoa já começou uma nova criação e por isso somos enviados a renovar todas as coisas, para que surja a novidade do Reino.

I – Inauguração: porque Cristo aniquilou a morte para sempre. Ele inaugurou a vida nova. A – Ámen: porque é verdade. Acreditamos firmemente que Cristo ressuscitou dos mortos.

•Aclamação ao Evangelho: Aleluia (cantado) Leitura do Evangelho

Homilia:

• Bênção dos crucifixos.

Presidente: Irmãos: sempre que olharmos para a cruz, recordamos que nela se consu-mou o mistério de amor com que Cristo amou a sua igreja. Hoje somos suas testemunhas, seguimo-lo porque somos seus discípulos. (diante dos crucifixos o celebrante diz de braços abertos)

Senhor, Pai santo, que fizestes da cruz do vosso Filho a fonte de todas as bênçãos e a origem de todas as graças, olhai benignamente para nós, vos-sos servos, que apresentamos estes crucifixos , como sinal da nossa fé, e concedei-nos que, vivendo na terra sempre unidos ao mistério da paixão de Cristo, alcancemos no Céu as alegrias eternas da ressurreição. Por Cristo Nosso Senhor. R/ Amen.

• Renovação das Promessas Baptismais (Profissão de Fé)

S/ Renunciais ao pecado, para viverdes na liberdade dos filhos de Deus?

R/ Sim, renuncio.

S/ Renunciais às seduções do mal, para que o pecado vos não escravize?

R/ Sim, renuncio.

S/ Renunciais a Satanás, que é o autor do mal e o pai da mentira?

R/ Sim, renuncio.

S/ Credes em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra?

R/ Sim, creio. S/ Credes em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está à direita do Pai?

R/ Sim, creio. S/ Credes no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?

R/ Sim, creio. S/ Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo Nosso Senhor.

R/ Ámen.

• Oração Universal.

• Apresentação dos Dons (ofertório solene) rezada pelo (a) catequista

PEDRA: Senhor, nós te apresentamos esta Pedra. Que a nossa fé seja firme e inabalável como a rocha. Que façamos novos caminhos e nos conduzam á vida. RECIPIENTE COM AGUA: A água é a fonte da vida e sinal de purificação. Aceita, Senhor, esta água que trazemos ao Teu altar e que sacie a sede de tantos jovens e adoles-centes que te procuram. RAÍZES: Senhor, nós gostaríamos que a tua Palavra ganhasse raízes dentro de nós, para que a nossa fé seja firme e cresça cada vez mais. TUNICA BRANCA: Esta túnica simboliza a nossa vida, a nossa caminhada. Que a sua brancura seja símbolo da paz e concórdia recebida no dia do nosso baptismo. Que a sua brancura irradie luz ao teu projecto de felicidade. • Liturgia Eucarística • Ritos da Comunhão • Cântico da comunhão: cantai aleluias não haja mais dor... • Acção de Graças