paróquia nossa s ão joão - paroquiadamatriz.com.br · vaticano. caso percebam que a prova é...

12
(47) 3158 3100 Rua Zózimo José Peixoto, 166 Centro - Itajaí - SC www.cdmmulher.com.br •Uniformes, Camisetas, Polos, Jalecos, Guarda Pós: Confecção Própria •Material escolar, Técnico e de Artesanato •Scrapbook 47 3349 3092 Paróquia São Cristóvão - Cordeiros Paróquia São Cristóvão - Cordeiros Paróquia São João Bosco - Dom Bosco Paróquia São João Bosco - Dom Bosco Paróquia São João Batista - São João Paróquia São João Batista - São João Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Fazenda Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Fazenda

Upload: truongnhan

Post on 30-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

(47) 3158 3100Rua Zózimo José Peixoto, 166

Centro - Itajaí - SC

www.cdmmulher.com.br

•Uniformes, Camisetas, Polos, Jalecos, Guarda Pós: Confecção Própria

•Material escolar, Técnico e de Artesanato

•Scrapbook 47 3349 3092

Paróquia São Cristóvão - Cordeiros

Paróquia São Cristóvão - Cordeiros

Paróquia São João Bosco - Dom BoscoParóquia São João Bosco - Dom Bosco

Paróquia São João Batista - São JoãoParóquia São João Batista - São João

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Fazenda

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Fazenda

Page 2: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

P r o j e t o s G r á f i c o s

(47) [email protected]

DIREÇÃOPe. Sérgio José de SouzaContato: (47) 3348-1254Praça Irineu Bornhausen S/NºCentro - Itajaí[email protected]

TEXTOS / REPORTAGENSEquipe de colaboradores

PROJETO GRÁFICO / DIAGRAMAÇÃOJuan Carlos [email protected]

TIRAGEM3.000 exemplares

PERIODICIDADEMensal

REVISÃOIrene de Souza

Acompanhe de Segunda a Sextadas 10h às 11h da manhã, na

Rádio Conceição FM 105,9

“A VOZ DO SANTÍSSIMO”“A VOZ DO SANTÍSSIMO”

o programa:

3348-9073

www.radioconceicaofm.com.br

Certo dia, em um animado papo com um humilde e simples alfaiate, perguntei “quais são as pessoas mais inteligentes no universo?” e sorridente e com sabedoria me respondeu “enquanto os homens fazem conferencias, escrevem livros, falam na televisão, eu vou abrindo a porta do céu com minha agulha de pobre alfaiate. Rezo, sofro e me converto costurando roupas para meus clientes. É o meu jeito de servir e viver”.

Pessoas simples realizam seus trabalhos como se estivessem celebrando uma liturgia, não é a grandeza da tarefa que dignifica nossa existência, mas o empenho e a dedicação que colocamos em nossos afazeres de cada dia. Ofertada ao pai a vida se faz canção, banhada de esperança de ressurreição. Deus está presente até nas panelas da cozinha, onde mais uma vez o leite derramou e o feijão queimou. Deus está presente também num pequeno gesto de ternura, num sorriso de criança, uma lágrima de rotina caseira.

O destino da flor é desabrochar e perfumar caminhos, esteja ela onde estiver, no bosque, numa sala ou no altar. O destino do ser humano se resume em crescer, partilhar, servir e frutificar a sua volta, o mínimo trabalho se torna grande quando realizado com amor e generosidade.

No reino de Cristo, estar em campo lutando por um ideal é mais importante que a vitória, realizar nossas tarefas diárias é mais sábio e cristão do que apenas cumprir nosso dever e realizar nossos trabalhos de cada dia. Mesmo não sendo sacerdote, você pode celebrar a liturgia sagrada nas suas 24 horas diárias, no altar da fé, da esperança, da solidariedade e do amor. Sorria, Deus ama você desde toda a eternidade.

Terminando não posso deixar de dizer, Cristo, o divino engenheiro, foi o profundo trabalhador, com três pregos e um madeiro fez a reforma do mundo.

Tema: Fraternidade e superação da violênciaLema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

Os caminhos para a superação da violência no Brasil estarão em discussão neste ano por meio da Campanha da Fraternidade. A iniciativa pretende motivar os católicos a recuperar o significado central da fé cristã: o amor.

"O esquecimento do mandamento do amor e da ética gestam e despertam a violência. Os descaminhos, no entanto, podem ser superados com a volta às origens, com a reconciliação e a misericórdia. Somos chamados à superação da violência, pois somos filhos e filhas de Deus", indica o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner na apresentação do tema no texto-base.

O convite que também é aberto a toda sociedade traz um alerta para o país que está em quinto lugar no ranking da violência contra meninos e meninas entre 10 e 19 anos, segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e que detém a primeira posição em número de mortes violentas no mundo, de acordo com estudo da Small Arms Survey.

Diante destas estatísticas e de tantas outras, como prevenir a violência? E como pensar no combate à violência sem falar de desenvolvimento humano.

Nessa tarefa, as ONGs, projetos sociais, instituições e associações filantrópicas são grandes aliados na promoção de um caminho seguro para inúmeras crianças e jovens, que por causa da desigualdade, não encontrariam por si próprios oportunidades para uma vida digna e longe do círculo da violência.

A superação da violência pede comprometimento e ações que envolvam tanto a sociedade civil, como os membros da Igreja e os poderes constituídos, para que os direitos humanos e a promoção da cultura da paz sejam assegurados por políticas públicas emancipatórias.

Page 3: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

Na época de JESUS o Dízimo era uma prática constante entre o povo judeu, porém o ato de Ofertar passava por tribulações. Sob o domínio de Roma, o povo israelita era “massacrado” com altos impostos e inúmeras taxas - o tempo passa e a história se repete nos dias atuais - Retomando: aqueles que podiam “pagar” o Dízimo, se promoviam como cumpridores da Lei e subjugavam os que não podiam pagar, pois estes não eram cumpridores da Lei, mas o próprio SENHOR JESUS chamou sua atenção.

Então a pergunta que não quer calar para os que contribuem com o Dízimo é: devemos criticar àqueles que ainda não fizeram a experiência da Oferta do Dízimo? Acredito que, a exemplo de JESUS, devemos, sim, censurar os que se vangloriam e promovem-se como cumpridores das Leis de DEUS; pois orgulho/vaidade é um pecado que acaba por originar outros erros, que induzem o cristão ao pecado!

Entretanto, não podemos cruzar os braços e assistir a falha daqueles que não contribuem (que incidiremos num pecado ainda maior), como batizados somos orientados a evangelizar e motivar nossos irmãos que, apesar dos contratempos (impostos, alto custo de vida, economia instável, corrupção), o papel que cabe à todo cristão é aderir a Palavra de DEUS, seus preceitos e mandamentos. A Contribuição com o Dízimo é um direito que o próximo tem a conhecer, mas, mais importante, um dever que todo Cristão tem a executar!

A Palavra nos orienta:“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e

desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” (Mateus 23, 23).

Para refletir:O fato de contribuirmos com o Dízimo, não nos dá o direito de julgar nossos irmãos (como se

fôssemos superiores). É necessário contribuir, porém é necessário, também, praticar a justiça. Ofertar o Dízimo mostra-me fiel a DEUS, mas devo ser justo com meus irmãos em suas necessidades.

Semana em Ação de Graças aos DizimistasNeste mês de fevereiro, a Semana em Ação de Graças aos Dizimistas, acontece entre os dias

10 e 16. Nos fundos da Igreja (junto ao Batistério), agentes da Pastoral do Dízimo estarão presentes esclarecendo dúvidas pertinentes à Contribuição.

Destaque do calendário 2018* o envelope (Dízimo e Diziminho), nele coloque sua Contribuição e participe da Procissão da Oferta**!

Assim acontece a Procissão: o presidente da Celebração, após as Preces dos Fiéis, motiva os Dizimistas (adultos, jovens e crianças) que, ordenadamente, dirijam-se ao corredor central da Igreja para depositarem, nos cestos, os seus Dízimos.

*Caso ainda não tenha retirado o seu Calendário do Dízimo e Diziminho, solicite com os Agentes de Pastoral ou obtenha informações pelo fone 3348-1254.

**Atenção: as demais modalidades de Contribuição não foram extintas, caso queira, você poderá levar seu envelope do Dízimo na secretaria ou depositar na sacolinha da coleta durante o Ofertório.

Querido(a) dizimista, casoseu nome não conste na

lista dos aniversariantes,por gentileza procure a

Secretaria Paroquialpara atualizar o seu cadastro.

TRANSPORTADORATRANSBRASILIANA LTDA.

RUA LEODEGARIO PEDRO DA SILVA, 330 - BARRA DO RIO - ITAJAÍ-SC

FONE: (47) 3083-1217 – 3083-1277

01/02 – Andréa Rosa G. Gaya01/02 – Gilberto Costa Jr.01/02 – Solange P. Liberato01/02 – Sueli R. S. Zimmermann01/02 – Vinicius Oenning02/02 – Sinhorinha N. Cugnier03/02 – Verginia P. Belizário04/02 – Valmor José de Souza05/02 – Júlia Naomi O. Nava05/02 – Laércio Silva07/02 – Alzeni Ramos da Costa07/02 – Mª Clara M. Vieira07/02 – Mary Ellen Mafra08/02 – Dilce Amorim dos Passos08/02 – Elza de O. Bittencourt08/02 – Mª Clara de O. dos Santos08/02 – Odanilo Prazeres09/02 – Joaciano Motta09/02 – Terezinha Zamboni10/02 – Emin João Peixer10/02 – Socorro da C. Silva11/02 – Rogério Rossi12/02 – Regina Peixer da Luz13/02 – Ireneo da Silva15/02 – Graziele Elis Gonçalves15/02 – Hilda Rebello Wloch16/02 – Bernardo M. Rebelo16/02 – Carlos Alberto Stoltz20/02 – Flávio Rudolf Bilik20/02 – Márcia Luzia Wippel20/02 – Soely Marçal Turos21/02 – Ademir Morelli21/02 – Lindinalva D. da Silva21/02 – Lizete Mª Waltrick22/02 – Alan de Jesus P. de Moraes22/02 – Enzo Siebel da Cruz22/02 – Vitoria C. W. de Souza24/02 – Janete Mª da S. Rossi24/02 – Mª Helena dos Santos24/02 – Osmar de Souza25/02 – Alice Bella Cruz Tavares26/02 – Raul Gabriel Baioni27/02 – Antônio Augusto Lapa

Page 4: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

O padre João Batista Reus nasceu em 10 de julho de 1868, em Pottenstein (Alemanha). Seus pais, João e Ana Margarida Reus, lhe deram primorosa educação religiosa. Aos 26 anos, ele decidiu ingressar na Companhia de Jesus e ao término de sua formação como jesuíta foi destinado a trabalhar no Brasil.

Em terras brasileiras, padre Reus foi pároco nas cidades gaúchas de Rio Grande, Porto Alegre e São Leopoldo, onde ficou conhecido por sua piedade e devoção. Por muitos anos, foi professor de teologia e orientador espiritual no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo.

Por conta dos milagres que lhe são conferidos, ao falecer, em 21 de julho de 1947, já contava com fama de santidade. Então, em 1958 seu processo de beatificação, que perdura até hoje, teve início.

No dia 23 de dezembro, vésperas do Natal, um passo importante foi dado nesse processo de beatificação. No Santuário Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo, erguido ao lado do túmulo do padre alemão, o bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Zeno Hastenteufel, apresentou um documento que pode ser o que faltava para proclamar Padre Reus como santo.

Na ocasião, dom Zeno recebeu das mãos de Omar Slaviero, 57 anos, o laudo médico que avalia que a recuperação do paciente após um acidente vascular cerebral (AVC) e uma consequente hidrocefalia (quando há um aumento de líquido entre o crânio e o cérebro) foi “totalmente atípica e cientificamente inexplicável”.

O laudo médico deve ser remetido para Roma (Itália), para apreciação das autoridades do Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio e, caso tudo aconteça de acordo com o que Omar, Inês, o bispo, o médico e a comunidade de São Leopoldo crêem, a canonização de Padre Reus segue para o carimbo do Papa Francisco.

São Braz nasceu na cidade de Sebaste, na atual Armênia, nos finais do séc.III. Já depois de ter assumido a profissão de médico, sentiu o chamamento de Deus a uma consagração cristã, pelo que terá deixado a sua vida citadina e a sua própria terra indo para os montes, optando por uma modesta vida solitária de oração e de penitência.

A sua fama de santo começou a espalhar-se na comunidade de Sebaste e, quando morreu o bispo daquela cidade, todos o aclamaram como novo pastor. São Braz só aceitou a nova responsabilidade pela forte insistência dos membros da comunidade, porque desejava muito mais a vida retirada de oração e contemplação. Mesmo como bispo continuava a viver numa caverna no Monte Argeu, no meio de animais ferozes, com quem convivia, vindo somente à cidade apenas quando as obrigações de pastor o exigiam.

Na altura da perseguição aos cristãos ordenada pelo então Imperador Licinius Lacinianus (308-324), São Braz, conhecido pela sua extrema bondade, santidade e milagres, é preso pelo anticristão Agrícola, que governava a Capadócia e a Armênia, e obrigado a adorar os deuses pagãos. Negou-se São Braz, dizendo: “Não quero ser amigo dos vossos deuses, porque não quero arder eternamente com os demônios”. Foi açoitado, posto no ecúleo (cavalete de tortura), submetido aos «garfos» com puas de ferro e lançado a um lago de água gelada, sendo, por fim, degolado. Decorria o ano de 316.

O corpo, recolhido pelos cristãos, teria sido colocado numa pequena igreja em Sebaste. Mais tarde, as suas relíquias foram trasladadas para a atual basílica, cuja localização recebeu o nome de Monte São Braz.

Ao longo do tempo, são testemunhados muitos gestos e milagres em favor dos mais pobres e enfermos. Um dia, sem qualquer instrumento, retirou da garganta de um menino uma espinha de peixe, salvando-lhe, assim, a vida. Por este fato, São Braz é conhecido como protetor contra as doenças da garganta.

Também é o Padroeiro dos Caçadores, devido a ter sido martirizado com os «pentes» de ferro, objetos que utilizam aqueles na sua profissão. Até o século XI São Braz não entrava no calendário litúrgico romano. A partir daí, pela grande devoção que passou a ser-lhe dedicada em Roma, erigiram-lhe trinta e cinco igrejas.

Oração de São BrazÓ glorioso São Braz, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na

garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.

Page 5: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

Café no sol surgiu como estratégia de aplicabilidades motoras, sensoriais, visuais e tato, com objetivo de e n r i q u e c e r o s s e n t i d o s m e n c i o n a d o s a c i m a , proporcionando interação no meio em que vive, junto ao canto dos pássaros, o balanço das arvores, o sopro do vento com calor do sol. Acreditamos que com os sentidos como a coordenação motora, o tato, o visual e o paladar desenvolvidos, a criança com necessidades especiais, e como outras qualquer, tem a oportunidade de conquistas imensuráveis para a vida adulta.

Com a presença de Pe. Elcio Alberton, Pe. Sergio José de Souza, Diác. Eliomar Vitti sua esposa Rosí e Daniela Pandini, com Artur Samuel de Souza e Marisa de Freitas de Souza.

Tudo de mais gostoso para você!

Rua Alberto Werner, 133 - Vila Operária - Itajaí - SCwww.confeitariacolonial.com.br - [email protected]

3348-37473046-374747(47) 3348-3427

Rua Cônego Thomaz Fontes, 417 - Centro - Itajaí

[email protected]

Page 6: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

Com o crescimento dos bairros de Itajaí, principalmente os bairros da Fazenda, Cordeiros, São João e Dom Bosco, começou um movimento para a criação de outras paróquias em nossa cidade. Todos os bairros já tinham Igrejas, comunidades já formadas e organizadas. No final da década de 60 o então atual Arcebispo de Florianópolis Dom Afonso Niehues, juntamente com os conselhos responsáveis revolveram criar mais quatro paróquias em Itajaí, todas desmembradas da única paróquia existente, Santíssimo Sacramento, a primeira e a mãe de todas.

A primeira paróquia a ser criada foi a do bairro da Fazenda. Com a dedicação a Nossa Senhora de Lourdes teve início no dia 11 de fevereiro de 1968, nomeando o seu primeiro pároco o Pe. Jacó Hendrihus Koopmans. Hoje a paróquia conta com a comunidade sede e mais três nos bairros de Cabeçudas e Praia Brava, também o Carmelo Santa Teresa faz parte dessa paróquia. O atual párocoé o Pe. Júlio Cesar da Rosa.

A segunda paróquia a ser criada foi a de São Cristóvão no bairro de Cordeiros no dia 18 de fevereiro de 1968, nomeando o primeiro pároco o Pe. Tahecyl Tavares, que anos mais tarde deixou o ministério sacerdotal. Hoje a paróquia conta com 17 comunidades como também duas comunidades de vida. Os bairros que fazem par te da paróquia são: Cordeiros, Costa Cavalcante, Salseiros, Espinheiros, Espinheirinhos, Murta e São Roque. Em janeiro de 2011 a paróquia passa a ser administrada pela Congregação dos Padres do Coração de Jesus, SCJ. O atual pároco é o Pe. Hélio Feuser SCJ.

A terceira a ser criada foi a de São João Batista no bairro São João. A

Rua Heitor Liberato, 1131 - Itajaí - SC

Sistemas PreventivosContra Incêndio

Rua Dr. Pedro Rangel, 487 - São João - Itajaí - SC

Fone (47) 3348-1884(47) 99161-0211

www.cessafogo.com.br

criação aconteceu no dia 25 de fevereiro de 1968 e na mesma data foi nomeado o primeiro pároco, Pe. Agostinho Staehelin, hoje Monsenhor que se encontra na casa de repouso com a idade de 93 anos. Em 1990 a paróquia foi desmembrada, criando assim a paróquia de São Vicente. São J o ã o h o j e c o n t a c o m q u a t r o c o m u n i d a d e s , M a t r i z , C r i s t o Ressuscitado no Bairro Nova Brasília, São Francisco de Assis no Imaruí e Nossa Senhora Aparecida na Barra do Rio. A paróquia de São João ficou conhecida em Itajaí pelas festas e com sua fogueira enorme na festas juninas. Hoje devido o crescimento do bairro e a segurança das pessoas não é mais permitido a fogueira, mas ainda continua a festa de São João. O atual pároco é o Pe. Valmir Debarbi.

A quarta paróquia a ser criada naquele mesmo ano , foi a de São João Bosco, no dia 03 de março de 1968. Essa paróquia é administrada pelos padres Salesianos, e o primeiro pároco foi o Pe. Alvino Beber. Desta paróquia em 2010 pela decisão do arcebispo na época, Dom Murilo Ramos Krieger a paróquia foi dividida para a criação da paróquia São Pedro Apostolo no bairro Itaipava e região. Hoje São João Bosco conta com, além da Matriz mais três comunidades: Nossa Senhora das Graças, Santa Terezinha do Menino Jesus e São Judas. O atual pároco é o Pe. Enri Clemente Leigmann.

É uma grande alegria para t o d a s a s p a r ó q u i a s j u b i l a r e s comemorar esta data em forma de agradecimento por todos os padres e leigos que doaram seu tempo com amor e dedicação para que nós hoje tivéssemos comunidades e locais de encontros com o maior Criador de todos. Obrigado Senhor.

Page 7: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

A Igreja no Brasil celebra, no período de 26 de novembro de 2017 à 25 de novembro de 2018, o Ano do Laicato. O tema escolhido para animar a mística deste ano foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Para tanto, é necessário entender o que é a “Igreja em saída”. Papa Francisco, explicou durante sua homilia na JMJ do Rio de Janeiro em 27/07/2013: “Não podemos ficar encerrados na nossa instituição paroquial ou na nossa instituição diocesana, quando há tanta gente esperando o Evangelho! Mas sair... enviados. Não se trata simplesmente de abrir a porta para que venham, para acolher, mas de sair porta fora, para procurar e encontrar”.

O Ano do Laicato vem para animar os leigos para que se sintam chamados a ser protagonistas dessa “nova saída missionária”.

Por meio do Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, o Santo Padre encaminhou ao Brasil uma carta saudando a abertura do Ano Nacional do Laicato, onde afirma que “de modo concreto, os leigos, através de sua consagração pelo Batismo e Confirmação, têm como missão particular ‘a transformação das diversas realidades terrenas para que toda a atividade humana seja transformada pelo Evangelho’ (Evangelii Gaudium, 201)”.

Assim, pode-se observar a fundamental importância da Iniciação à Vida Cristã para a formação de novos leigos “em saída”, pois é a partir dos sacramentos da Iniciação (Batismo, Eucaristia e Confirmação), que somos consagrados e fortalecidos para essa missão. O Papa ainda assegura que “Somos parte da Igreja; mais ainda, tornamo-nos construtores da Igreja e protagonistas da história. São Pedro nos diz que somos pedras vivas que formam um edifício espiritual (1Pe 2,5)”.

O trabalho do Evangelho com as crianças e jovens é o modo mais eficiente para atingir o objetivo geral deste ano dedicado ao laicato que é: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Francisco dirige-se aos jovens garantindo: “Vocês são o Campo da Fé! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor. Elevemos o olhar para Nossa Senhora. Ela nos ajuda a seguir Jesus, nos dá o exemplo com o seu “sim” a Deus: ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra’ (Lc 1,38). Também nós o dizemos a Deus, juntos com Maria: faça-se em mim segundo a Tua palavra. Assim seja!”.

Page 8: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

Paróquia Santíssimo SacramentoParóquia Santíssimo SacramentoParóquia Santíssimo SacramentoParóquia Santíssimo Sacramento

(47) 3348-12543348-5431 / 3248-8035

[email protected]

Paroquia SantissimoSacramento Itajai

obra, sua biografia é marcada pelo amor de Jesus aos irmãos. Programa: Voz do SantíssimoNo decorrer da programação; boa música, agenda cultural e Responsabilidade: Pia União de Santo Antôniosocial e informações.Horário: Às terças-feiras

Junte-se aos devotos e espalhe o convite antoniano.Comunicadoras: Vilma M. Dagnoni e profª Yvone Garrizi S. A. Rogai por nós.Silva

A Rádio Conceição você encontraPrograma "Voz do Santíssimo" apresentado diariamente

na sua Rádio Conceição por uma equipe de apoio, isto é, APP para Android - Rádio Conceição 105.9 FMrepresentantes das diversas pastorais da Igreja Matriz do FANPAGE - @rádioconceição 105.9 FMSantíssimo Sacramento, no horário matinal das 10 às 11 SIE - radioconceicaofm.com.brhoras.INSTARGRAM - @rádio-conceição-fm-itajaíA Pia União de Santo Antônio leva aos ouvintes da Rádio YOUTUBE - Rádio Conceição FM ItajaíConceição com muita honra o Programa do grande Doutor WHATSAPP - 47 98459-1417da Igreja Santo Antônio de Pádua/Santo Antônio de Lisboa -

às terças-feiras.ConviteÉ um programa repleto de conhecimentos que renova o

auxílio, a proteção e o amparo de Santo Antônio por meio de Todas as terças-feiras, às 19:30h Missa e Novena ovações, bênçãos e partilha. No decorrer do Programa,

Eucarística de S. Antônio.apresentamos a cada terça-feira a TREZENA de Santo Adquira o seu cordão na Igreja com treze nós a cada terça-Antônio sendo treze (13) terças-feiras.

feira desate um nó, após 13 nós desatados, acompanhado de Nossa programação para 2018 vai relatar episódios, seu pedido (intenção) deixe-o no cesto de entrega, pois será milagres, orações, discursos, palestras da vida de S. Antônio.queimado.Sinta em seu lar a presença do Santo Milagreiro, o grande

Alcançada a graça, o pedido, apresente seu testemunho.missionário e fortaleça sua fé, estudando, apreciando sua

Page 9: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

FORMATURAS - FEVEREIRO/2018

Direito – UnivaliArquitetura – UnivaliPsicologia - UnivaliEngenharia Civil - Univali

02/02 – 21h16/02 – 21h23/02 – 21h28/02 – 21h

Igreja MatrizIgreja MatrizIgreja MatrizIgreja Matriz

CURSO LOCALDATA E HORÁRIOIgreja Matriz:

Igreja Nossa Senhora da Paz – Vila Operária:

Capela do Colégio Salesiano:

2ª feira – 19h30 – Missa e bênção c/ as relíquias de Sta. Paulina.

“ – 20h30 – Terço dos Homens (Igreja Matriz)

3ª feira – 19h30 – Missa com Trezenario de Sto. Antônio.

4ª feira – 14h30 – Atendimento de Confissões.

“ – 15h e 19h30 – Missa e Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

5ª feira – 15h às 18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento

“ – 19h30 – Missa com procissão e bênção c/Santíssimo.

6ª feira – 19h30 – Missa.

Sábado – 19h30 – Missa.

Domingo – 9h30 – Missa (transmitida pela Rádio Conceição FM.105.9)

“ – 18h – Missa.

1º Sábado do mês – 19h30 – Missa em desagravo ao Coração Imaculado de Maria.

1º Domingo do mês – 19h30 - Missa com Procissão e Bênção c/Santíssimo.

2º Domingo do mês – 19h30 - Missa do Divino.

2ª feira – l9h30 – Grupo de Oração – RCC.

4ª feira – 19h30 – Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

6ª feira – 15h – Terço da Divina Misericórdia.

1ª Sexta-feira do mês – 19h30 – Missa.

Sábado – 18h – Missa.

Sábado – 19h – Missa.

Batizados na Paróquia Santíssimo SacramentoAos domingos, na missa das 9h30.Documentos necessários para agendamento:- Certidão de Nascimento da Criança;- Comprovante do Curso de Batismo dos Pais e dos Padrinhos;- Taxa de agendamento;- Autorização da paróquia de residência (caso os pais não residam em

Itajaí).O Batizado deve ser agendado na semana que antecede o domingo do

Batismo, de segunda à quinta-feira, na Secretaria Paroquial.Mais informações na secretaria paroquial ou pelo fone:3348-5431.

ENCONTRO PARA PAIS E PADRINHOS DE BATISMO - 2018

DATA PARÓQUIA/COMUNIDADE FONEHORA1º Sábado do mês

1ª Quarta-feira do mês

2ª Sexta-feira do mês

2ª Sexta-feira do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

2º Sábado do mês

3ª Quarta-feira do mês

4º Sábado do mês

4º Sábado do mês

Última 2ª feira do mês

Último Sábado do mês

13h30

19h30

19h

19h

13h30

14h

14h

13h30

19h

13h30

13h30

19h

13h30

Paróquia São Cristóvão (Itajaí)

Paróquia São João Batista (Itajaí)

Paróquia São Sebastião (Baln. Camboriú)

Paróquia N. Sra. Aparecida (Baln. Camb.)

Comunidade Cristo Rei (Costa Cavalcanti)

Paróquia São João Bosco (Dom Bosco)

Paróquia Santa Inês (Baln. Camboriú)

Capela N. Sra. de Fátima (São Vicente)

Paróquia Santa Inês (Baln. Camboriú)

Comunidade N.Sra. Perp. Socorro (Votorantim)

Paróquia São Vicente de Paulo (São Vicente)

Paróquia Santíssimo Sacramento (Centro)

Paróquia São Pedro Apóstolo (Itaipava)

3341-1408

3348-2594

3360-4321

3360-0488

3341-1408

3348-2728

3367-0847

3241-2742

3367-0847

3341-1408

3241-2742

3348-1254

3346-2874

Page 10: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

KLEIS & CIA. LTDA.Artigos para Decoradores

Tapeceiros & ToldeirosComunicação Visual

ALFREDO KLEIS

Homepage: www.kleis.com.br / e-mail: [email protected]

MATRIZ: Rua Brusque, 29 - Telefax: (47) 3348 - 4477 - Centro - Itajaí - SCFILIAL: Av. do Estado, 3439 - Telefax: (47) 3367 - 3466 - Balneário Camboriú - SC

Page 11: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

ANOSANOS

“Para sonhar um novo ano que mereça este nome, você tem de merecê-lo, sei que não é fácil, mas tente, experimente. É dentro de você o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade).

Que o Ano Novo de 2018 que se iniciou não seja como o outono da vida, quando as folhas caem deixando apenas lembranças de dias bons e ruins, mas que seja como a primavera da vida que produz frutos e dos frutos sementes que podem ser plantadas e colhidas a cada amanhecer.

Mais um ano começou, e a oportunidade de fazer tudo aquilo que sonhou no ano que passou, ainda há tempo, pois as alegrias e as conquistas estão guardadas dentro de nós, alimentadas pela palavra de Deus e pela coragem de cada um em enfrentar novos desafios e de desempenhar a função de batizado.

Que este ano seja abençoado e feliz.

O Grupo de Oração Nossa Senhora da Paz acontece toda Foi fundado há mais de vinte anos pela D. Linda Russi (in segunda-feira às 20h na Igreja da Vila Operária. Com memorian) e sua família. Pertence a Renovação Carismática pregação da Palavra de Deus, invocação do Espírito Santo, Católica, cuja identidade é a Efusão do Espírito Santo!louvor e adoração! Venha participar conosco!

Page 12: Paróquia Nossa S ão João - paroquiadamatriz.com.br · Vaticano. Caso percebam que a prova é conclusiva, representantes podem ser enviados à cidade gaúcha para investigar o episódio

Deus e Pai, Derrama sobre nós o Espírito Santo,nós vos louvamos pelo vosso infinito amor para que, com o coração convertido,e vos agradecemos por ter enviado Jesus, acolhamos o projeto de Jesus

o Filho amado, nosso irmão. e sejamos construtores de uma sociedadeEle veio trazer paz e fraternidade à terra justa e sem violência,

e, cheio de ternura e compaixão, para que, no mundo inteiro, cresçasempre viveu relações repletas o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

de perdão e misericórdia. Amém!