parte de naan

4
A importância do sistema operacional nas empresas. Sistema operacional ou sistema operativo (em inglês: Operating System – OS) é um conjunto de instruções dadas ao computador que tem como objetivo principal o gerenciamento dos recursos oferecidos pelo sistema e de seus periféricos (como memória, discos, arquivos, impressoras e etc.). O SO assume o controle dos PC’s, ele inicializa o hardware, fornece rotinas básicas para o controle de dispositivos, gerencia tarefas, mantem a integridade do sistema verificando os dispositivos instalados, aciona o monitor, carrega as interfaces gráficas, e permite executar qualquer rotina como: imprimir, editar textos, digitalizar imagens entre outras. Mas além de gerenciar os recursos disponíveis, o sistema operacional é responsável por fazer a mediação entre o computador e o usuário. Devido à tamanha importância que o sistema operacional tem seria inviável uma empresa se manter competitiva no mercado sem ele, pois atualmente nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio da informática, é através dela, que tudo é resolvido. E sem um sistema operacional confiável para gerenciar essas informações será impossível a empresa se manter viva dentro desse mundo informatizado. Sistema operacional livre Os sistemas operacionais livres são aqueles que têm distribuição gratuita, ou seja, você não precisa pagar para utilizá-lo em seu computador, basta que o usuário instale esse sistema livre na máquina e assim poderá usá-la sem problemas. O problema é que quando se trata de software livre surgem varias duvidas sobre sua confiabilidade, compatibilidade com outros programas e também sua facilidade em ser manuseado pelo usuário, devido a essas

Upload: gabinho25

Post on 24-Dec-2015

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

sistemas operacionaiis

TRANSCRIPT

Page 1: Parte de Naan

A importância do sistema operacional nas empresas.

Sistema operacional ou sistema operativo (em inglês: Operating System – OS)

é um conjunto de instruções dadas ao computador que tem como objetivo

principal o gerenciamento dos recursos oferecidos pelo sistema e de seus

periféricos (como memória, discos, arquivos, impressoras e etc.). O SO

assume o controle dos PC’s, ele inicializa o hardware, fornece rotinas básicas

para o controle de dispositivos, gerencia tarefas, mantem a integridade do

sistema verificando os dispositivos instalados, aciona o monitor, carrega as

interfaces gráficas, e permite executar qualquer rotina como: imprimir, editar

textos, digitalizar imagens entre outras.

Mas além de gerenciar os recursos disponíveis, o sistema operacional é responsável por fazer a mediação entre o computador e o usuário. Devido à tamanha importância que o sistema operacional tem seria inviável uma empresa se manter competitiva no mercado sem ele, pois atualmente nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio da informática, é através dela, que tudo é resolvido. E sem um sistema operacional confiável para gerenciar essas informações será impossível a empresa se manter viva dentro desse mundo informatizado.

Sistema operacional livre

Os sistemas operacionais livres são aqueles que têm distribuição gratuita, ou seja, você não precisa pagar para utilizá-lo em seu computador, basta que o usuário instale esse sistema livre na máquina e assim poderá usá-la sem problemas. O problema é que quando se trata de software livre surgem varias duvidas sobre sua confiabilidade, compatibilidade com outros programas e também sua facilidade em ser manuseado pelo usuário, devido a essas questões e também por causa do mercado de softwares pagos, o software livre não é bem visto pelo usuário comum que tem receio de optar por um desses sistemas e se arrepender posteriormente. Mas o que muitos não sabem é que esses sistemas estão mais presentes em seu dia a dia do que muitos imaginam ele está em lugares de extrema importância, comprovando assim toda sua capacidade que muitos não conhecem, como por exemplo, serviços como o Google, Facebook tem “Linux” rodando em seus servidores para armazenar muito conteúdo e também todos os serviços de web da Google, como Docs, Agenda e Calendário ficam em máquinas que tem como sistema operacional o “Linux”. O “Linux” também está presente em sistemas de tráfego aéreo, bolsa de Nova York, e o sistema da Google para dispositivos móveis o conhecido Android, tem como base o “Linux”.

Page 2: Parte de Naan

Sistema operacional para servidor.

Na hora de escolher o sistema que irá operar em um servidor é de grande importância saber qual a função principal desse servidor, pois existem diversas funções para um servidor como: servidor de fax, servidor de arquivos, servidor de impressão, servidor de banco de dados, servidor DNS, entre outros. E dependendo de qual dessas funções ele irá desempenhar será escolhido um sistema que melhor irá gerenciar essa função. Exemplos de alguns sistemas operacionais para servidores:

Windows Server (independente do ano ou versão) é mais fácil de ser gerenciado e usado, mas também não é tão seguro quanto os outros sistemas operacionais e o custo da sua licença é bastante elevado. É mais recomendado para servidores de autenticação de usuário, banco de dados e impressão.

Linux, é gratuito e é mantido pela comunidade Linux em geral programadores, analistas, estudantes, você pode customizá-lo conforme a sua necessidade mas são poucas pessoas que sabem fazer isso, o que aumenta o custo com sua manutenção.

FreeBSD, IBM, ele é gratuito e considerado um dos sistemas mais seguros, indicado para segurança e firewall.

Bibliografia (nomes dos sites)

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1570/a_importancia_da_informatica_na_empresa_nos_tempos_de_hoje

http://www.racker.com.br/artigos/top-7-sistemas-operacionais-de-servidores

Page 3: Parte de Naan