pastoral discipulado e a doutrina da santidade · características: • É uma decisão ......

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Discipulado e a doutrina da santidade “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (Efésios 1:4) D eus deseja que você e eu sejamos santos(as). Antes da fundação do mundo, Ele estabeleceu o propósito de que você e eu fôssemos santos(as) e irrepreensíveis. O apóstolo Pe- dro escreve: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (1 Pd 1:15). Nenhuma pessoa que trate a Bíblia com seriedade pode ignorar a im- portância do conceito de santida- de. Em termos práticos, Jesus é o nosso exemplo. Em 1 Pedro 2:21, le- mos: “Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas”. O processo de santificação começa em nós no momento em que nasce- mos de novo. Nosso passado é perdoado e somos feitos novas criaturas: “Se alguém está em Cristo...”. Crescer em santidade é crescer na seme- lhança com Jesus. Daí a importância da dinâmica do discipulado para uma vida de santidade. “Disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16:24). Note que os requerimentos de Jesus para o discipulado não compar- timentalizam a vida cristã. O conceito de discipulado trata a vida do(a) discípulo(a) como um todo. Ser discípulo(a) implica em rendição de todas as áreas da vida. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 625 | 10 DE JULHO DE 2016 “Santidade”, em hebraico

Upload: buihanh

Post on 09-Nov-2018

224 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Discipulado e a doutrina da santidade

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (Efésios 1:4)

Deus deseja que você e eu sejamos santos(as). Antes da fundação do mundo, Ele

estabeleceu o propósito de que você e eu fôssemos santos(as) e irrepreensíveis. O apóstolo Pe-dro escreve: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (1 Pd 1:15).

Nenhuma pessoa que trate a Bíblia com seriedade pode ignorar a im-portância do conceito de santida-

de. Em termos práticos, Jesus é o nosso exemplo. Em 1 Pedro 2:21, le-mos: “Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas”.

O processo de santificação começa em nós no momento em que nasce-mos de novo. Nosso passado é perdoado e somos feitos novas criaturas: “Se alguém está em Cristo...”. Crescer em santidade é crescer na seme-lhança com Jesus.

Daí a importância da dinâmica do discipulado para uma vida de santidade. “Disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16:24).

Note que os requerimentos de Jesus para o discipulado não compar-timentalizam a vida cristã. O conceito de discipulado trata a vida do(a) discípulo(a) como um todo. Ser discípulo(a) implica em rendição de todas as áreas da vida.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIV | Nº 625 | 10 DE JULHO DE 2016

“Santidade”, em hebraico

Há uma decisão a ser tomada (v.24). “Se alguém quer vir após mim...” Essa decisão, que tem consequências eternas, apresenta pelo menos três características:

• É uma decisão baseada no reconhecimento da identidade de Jesus. Ele é o Messias, Ele é a única fonte da verdadeira vida, Ele é o Senhor e Ele é o único caminho. É preciso reconhecer a autoridade de Jesus, Seu direito de controlar todos os aspectos da nossa vida;

• É uma decisão baseada na aceitação do convite de Jesus. Ele não está dizendo: “Tente me seguir por alguns dias para ver se você gosta”. O chamado d’Ele é para compromisso total e definitivo.

• É uma decisão de se comprometer com uma pessoa. Não é compromisso com um credo, uma denominação, um corpo doutrinário. Seguir a Jesus é seguir uma pessoa – o filho de Deus, o Senhor da Igreja. Discipulado requer o estabelecimento de um relacionamento pessoal com Jesus.

Há uma morte a ser experimentada (v.24). “A si mesmo se negue...” A morte do ego é a chave para se obter e manter uma vida de santidade. Re-jeitar a centralidade do ego tem a ver com uma mudança radical de atitu-de e motivação. Isso envolve, em primeiro lugar, a renúncia da minha von-tade: “Se for possível, passa de mim esse cálice, porém, não seja a minha vontade...” (Mt 26:39). Em segundo lugar, envolve submissão à vontade de Deus: “...Mas sim a sua vontade”.Há um compromisso a ser cumprido (v.24). A ordem “siga-me” é um im-perativo presente que sugere uma ação contínua. Em primeiro lugar, seguir a Jesus é manter o foco. Discipulado requer que mantenhamos os nossos olhos em Jesus, “olhando firmemente para o autor e consumador da fé”. Discipulado requer que cultivemos uma comunhão bem próxima com Je-sus. Mais do que nosso mestre, Ele deseja ser nosso amigo. Amigos com-partilham.Nessa comunhão, Jesus compartilha conosco Seus planos, Sua visão, não apenas para a nossa vida, mas para a nossa família, nossa igreja, nosso pa-ís, o mundo. O chamado para o discipulado é aberto a todos(as). Não é um programa da igreja. É um desafio de Jesus.

E quem quer que decida vir a Jesus precisa estar disposto(a) a cumprir estas três condições: 1) negar-se a si mesmo(a); 2) tomar a cruz (dia após dia); e 3) seguir a Ele.

Bispo João Carlos Lopes, presidente da 6ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista no Brasil

“ A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão. ”

John Wesley, precursor do metodismo (1703-1791)

Reflexão

As dimensões da paz“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; por-que ele confia em ti” (Is 26:3).

O homem é um ser em conflito: conflito com Deus, com o próxi-mo e consigo mesmo. O homem é uma guerra civil ambulante. O pe-cado arruinou seu corpo, sua men-te e sua alma. O mundo é um bar-ril de pólvora porque o homem não está em paz. Ele precisa de paz. Mas, que paz?

Em primeiro lugar, paz com Deus. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5:1). O pecado é o maior mal, pois nos priva do maior bem. O pecado faz separação entre o homem e Deus. O pecado separa o homem de Deus agora e para sem-pre. O homem não pode limpar-se de seus pecados. Nenhuma religião tem poder para perdoar pecados. Portanto, o Deus ofendido procurou o homem ofensor. O próprio Deus tomou a iniciativa de nos reconciliar consigo mes-mo por meio de Cristo. O Filho de Deus veio ao mundo como nosso subs-tituto. Deus lançou sobre Ele a iniquidade de todos nós. Ele carregou so-bre o seu corpo, no madeiro, os nossos pecados. Ele pagou a nossa dívida e morreu a nossa morte. Agora, os que estão em Cristo estão quites com as exigências da lei e com as demandas da justiça. Fomos justiçados. Es-tamos reconciliados. Não pesa mais sobre nós, que cremos em Cristo, ne-nhuma condenação. Temos paz com Deus!

Em segundo lugar, paz com o próximo. “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12:18). Ao desfrutarmos da paz com Deus, precisamos ser agentes da paz com o próximo. Aqueles que fo-ram reconciliados com Deus precisam se reconciliar com os seus irmãos. Em vez de cavarmos abismos de mágoa, devemos construir pontes de re-conciliação. Em vez de criarmos divisões, devemos ser aliviadores de ten-sões. Em vez de jogarmos uma pessoa contra a outra, devemos ser pacifi-cadores. Em vez de sermos o estopim dos conflitos, devemos trabalhar pe-la preservação da unidade e pela promoção da paz. Em vez de guardar res-sentimento, devemos exercitar o perdão. Em vez de sermos os iniciadores de conflitos, devemos ter paz com todos os homens.

Em terceiro lugar, paz com nós mesmos. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4:7). Aqueles que têm paz com Deus desfrutam da paz de Deus. Paz com Deus não é um sentimento, mas um relacionamento certo com Ele. Aqueles que foram reconciliados com Deus experimentam a Sua paz. Essa paz inte-

“Pomba”, por H. Lee Shapiro (2007)

rior, entretanto, não é apenas uma emoção, mas, sobretudo, uma pessoa. Nossa paz é Jesus. Aqueles que conhecem a Jesus, podem cantar nas noi-tes mais escuras da alma. Aqueles que são salvos por Jesus e vivem em paz com os irmãos experimentam uma paz que excede todo o entendimento. Es-sa paz não é simplesmente a presença de coisas boas nem apenas a ausên-cia de coisas ruins. Essa paz é o governo de Cristo em nosso coração. Es-sa paz coexiste com a dor. Está presente nas tempestades da vida. Susten-ta-nos nos vales mais escuros. Consola-nos na hora do choro mais amargo.

Você já tem paz com Deus? Seus pecados já foram perdoados? Você tem a alegria de ter seu nome escrito no Livro da Vida? Você está em paz com todos os homens? Há ainda alguma mágoa em seu coração? Hoje é o tem-po oportuno para você fazer uma assepsia em sua alma e lancetar os ab-cessos do seu coração. Agora é a hora de perdoar, pedir perdão e ter paz com o seu próximo.

Você está desfrutando da paz de Deus? Tem recebido o consolo do Altís-simo? Tem experimentado o conforto do Espírito no meio das lutas? É tempo de você tomar posse de todas as di-mensões da paz: paz com Deus, paz com o próximo e paz com você mesmo!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor presbiteriano

“ Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que

decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração. ”

Tenzin Gyatso (Dalai Lama), líder espiritual do budismo tibetano

AvisosEscola Dominical em julhoDurante os domingos de julho, estamos promovendo aulas especiais na Es-cola Dominical. As classes são únicas, ou seja, todos ficam juntos, participan-do da mesma turma. Estamos abordando temas muito interessantes, como “Missões”, “Compulsões”, “Conflito de Gerações” e outros. Não perca!

Cursos do segundo semestre da Escola DominicalA partir do primeiro domingo de agosto, voltaremos com os cursos semes-trais da Escola Dominical. As classes sobre o Antigo Testamento e o No-vo Testamento continuarão no Módulo 2. E haverá dois novos cursos: “Dis-cipulado, um Estilo de Vida” e “Finanças à Luz da Bíblia”. Para inscrever-se num deles, fale com a Deise.

Férias da Equipe PastoralNeste mês de julho, a Equipe Pastoral da nossa igreja gozará de um tem-po de descanso e de momentos com suas famílias. As férias dos pastores e do seminarista foram organizadas desta forma:Pr. Tiago – de 4 a 13 de julho; Sem. Lucas – de 20 a 29 de julho.

Acampamento 2016Data: De 12 a 14 de novembro de 2016;Tema: “Comunidade”;Local: Acampamento do Lelé, em Taubaté (SP);Investimento: R$ 250,00 para quem vai de ônibus e R$ 220,00 para quem vai de carro;Inscrições: Com o Eduardo Freitas (Cherokee). Vagas limitadas!

Escola Bíblica de Férias (EBF) 2016Todas as crianças de 3 a 12 anos estão convidadas para a Escola Bíblica de Férias 2016, que este ano estará cheia de novidades. Nossa EBF tam-bém vai ser um acampadentro das crianças! Começaremos no dia 15/7 (sexta-feira), às 20h00, e as crianças ficarão para dormir na igreja. No dia 16/7 (sábado), haverá várias atividades, que vão começar pela manhã e se encerrar às 16h00. O fechamento vai ser no domingo, dia 17/7. Venha e convide outras crianças. Será um tempo de alegria e amadurecimento na presença de Jesus!

Aniversariantes12/7 Antônio Soares dos Santos;

14/7 Ana Izabel de Araújo Gonçalves e Ana Melissa Fonseca Zacara Fernandes;

15/7 Matteo Ribeiro Perazza.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da d. Alda, do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Edelita (irmã da Marilene), da Ester Laguna, da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Juraci, do Luciano Amo-rim (primo da Claudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana de

Parnaíba), do Paulo (marido da Rose Assunção), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wander-lei e do William (de Santana de Parnaíba);

• Oremos especialmente pelo Projeto Missionário “Uma Semana para Jesus”, que começou no dia 9 e vai até 16 de julho.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Seminarista: Lucas Gomes

programação semanal2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáb. domingo

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontros dos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

Horários de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago

20hTiago

20hTiago e Laura

19hTiago

19hTiago e Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

boleTim informaTivo (boin) da igreJa meTodisTa em iTaberabaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa ValentinCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (10/7) PRÓX. DOMINGO (17/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Dinho Tiago

INTERCESSÃO --- ---

MINISTÉRIO INFANTIL Bia Santos/Bia B./Silvana Não haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

OPERADOR DE CÂMERA Guto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Sem. Lucas/Marilene Pr. Tiago/Sem. Lucas

PREGADOR Sem. Lucas EBF