paulo fernandes paulo valverde bruno araújo gustavo araújo victor cerqueira glauber brennon...

11
Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

Upload: manoel-gusmao-veiga

Post on 07-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

Paulo Fernandes

Paulo Valverde

Bruno Araújo

Gustavo Araújo

Victor Cerqueira

Glauber Brennon

Guilherme Velloso

Page 2: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

►Neste trabalho vamos apresentar sobre o Neste trabalho vamos apresentar sobre o Mundo do Trabalho, suas influências e seus Mundo do Trabalho, suas influências e seus importantes desdobramentos. Iremos importantes desdobramentos. Iremos mostrar como o conceito de trabalho é mostrar como o conceito de trabalho é bastante amplo e que está coberto de bastante amplo e que está coberto de influências ideológicas.influências ideológicas.

►Mostraremos as diferenças entre trabalho Mostraremos as diferenças entre trabalho manual e trabalho intelectual, na visão da manual e trabalho intelectual, na visão da sociedade e nos bens lucrativos.sociedade e nos bens lucrativos.

Introdução

Page 3: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

O Conceito de TrabalhoO Conceito de Trabalho► Ocupação manual Ocupação manual

ou intelectual.ou intelectual.► Com o passar do Com o passar do

tempo o trabalho tempo o trabalho deixou de ser deixou de ser apenas esforço, apenas esforço, tornando ganho de tornando ganho de lucros, ficando lucros, ficando conhecido como conhecido como emprego.emprego.

Page 4: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

O percurso do trabalhoO percurso do trabalho► No começo dos tempos, o No começo dos tempos, o

trabalho era a luta constante trabalho era a luta constante para sobreviver. A necessidade para sobreviver. A necessidade de comer de se abrigar, etc., de comer de se abrigar, etc., era que determinava a era que determinava a necessidade de trabalhar. necessidade de trabalhar.

► Na Idade Moderna as coisas Na Idade Moderna as coisas começam a mudar. Nessa começam a mudar. Nessa época, existiam várias época, existiam várias empresas familiares que empresas familiares que vendiam uma pequena vendiam uma pequena produção artesanal, todos os produção artesanal, todos os membros da família membros da família trabalhavam juntos para trabalhavam juntos para vender produtos nos mercados.vender produtos nos mercados.

Page 5: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

Trabalho Intelectual X Trabalho Trabalho Intelectual X Trabalho ManualManual

► No modo de produção industrial, o No modo de produção industrial, o trabalhador manual torna-se uma trabalhador manual torna-se uma propriedade. Os trabalhadores intelectuais propriedade. Os trabalhadores intelectuais da produção então classificam e distribuem da produção então classificam e distribuem os operários, trabalhadores manuais, de os operários, trabalhadores manuais, de acordo com suas capacidades físicas. acordo com suas capacidades físicas.

► Na indústria, a divisão entre trabalho manual Na indústria, a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual se dá na relação entre e trabalho intelectual se dá na relação entre os trabalhadores técnico-científicos, cuja os trabalhadores técnico-científicos, cuja função é organizar o processo de trabalho e função é organizar o processo de trabalho e os operários que executam este trabalho. os operários que executam este trabalho.

Page 6: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

O trabalho escravo no século XX O trabalho escravo no século XX e XXI:e XXI:

►No Brasil, cerca de No Brasil, cerca de 25.000 pessoas 25.000 pessoas vivem sem salário e vivem sem salário e sem liberdade. Esses sem liberdade. Esses trabalhadores se trabalhadores se submetem a jornadas submetem a jornadas excessivas de excessivas de trabalho, que causam trabalho, que causam desgaste físico e desgaste físico e mental, e não são mental, e não são recompensados por recompensados por isso. isso.

Page 7: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso
Page 8: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

O trabalho na revolução industrial do O trabalho na revolução industrial do séc. XX e início do séc. XXIséc. XX e início do séc. XXI

► Caracterizada pelo uso Caracterizada pelo uso de novas fontes de de novas fontes de energia, pelo o grande energia, pelo o grande aumento do uso das aumento do uso das máquinas para aumentar máquinas para aumentar a quantidade da a quantidade da produção, pela divisão do produção, pela divisão do trabalho e especialização trabalho e especialização do mesmo e pelo uso da do mesmo e pelo uso da comunicação e do comunicação e do transporte como transporte como facilitadores do mesmo.facilitadores do mesmo.

Page 9: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

Ideologia do TrabalhoIdeologia do Trabalho►Define-se TRABALHO como uma atividade Define-se TRABALHO como uma atividade

em que o homem exerce e com sua em que o homem exerce e com sua inteligência transforma a natureza, ao inteligência transforma a natureza, ao mesmo tempo busca um meio de se mesmo tempo busca um meio de se sustentar através da atividades sustentar através da atividades remuneradas.remuneradas.

►O trabalho é aliado a uma ideologia, na qual O trabalho é aliado a uma ideologia, na qual aparecem um mundo, com doutrinas, aparecem um mundo, com doutrinas, normas, regras, e o trabalhador, o homem normas, regras, e o trabalhador, o homem não é livre da ideologia.não é livre da ideologia.

Page 10: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

A revolução do proletariado na A revolução do proletariado na Rússia Rússia

► A revolução proletária russa A revolução proletária russa no início do século XX foi no início do século XX foi uma crítica teórica e prática uma crítica teórica e prática que escarneceu sem que escarneceu sem piedade todos os processos piedade todos os processos revolucionários revolucionários desenvolvidos pelo desenvolvidos pelo proletariado nos séculos proletariado nos séculos XVIII e XIX, se XVIII e XIX, se desenvolvendo como desenvolvendo como superação aos processos superação aos processos anteriores e tornando-se anteriores e tornando-se paradigma revolucionário paradigma revolucionário até os dias atuais.até os dias atuais.

Page 11: Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

ConclusãoConclusão

►Vários fatos históricos, como a crise de Vários fatos históricos, como a crise de 29 e a Terceira Revolução Industrial, 29 e a Terceira Revolução Industrial, foram acontecimentos importantes que foram acontecimentos importantes que ajudaram a mudar o conceito de ajudaram a mudar o conceito de trabalho.trabalho.

►Daqui a alguns anos, por exemplo, Daqui a alguns anos, por exemplo, poderemos observar os reflexos que a poderemos observar os reflexos que a atual crise econômica mundial atual crise econômica mundial provocara no mundo do trabalho.provocara no mundo do trabalho.