período - energia e saneamentoo museu da energia de são paulo, ... o acervo destaca os principais...

48
Janeiro/2015 Período 1 a 31 de janeiro de 2015

Upload: others

Post on 05-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Janeiro/2015

Período1 a 31 de janeiro de 2015

Cem anos de Relações Públicas no Brasil será tema de encontro no Museu de Energia de São Paulo

Livro e documentário que resgatam os principais fatos dessa profissão no país serão apresentados no dia 24, quando o Museu receberá especialistas e estudantes do setor, além dos visitantes, para conhecer mais sobre essa ciência tão desafiadora nos dias atuais

O Museu da Energia de São Paulo, instituição mantida pela Fundação Saneamento e Energia, abrirá suas portas para prestigiar osprofissionais de Relações Públicas, em um encontro que reforçará o primeiro centenário desse setor no Brasil, além de apresentar o livro“100 anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena”. A ocasião será também marcada pela exibição do documentário “1jornalista, 10 errepês, 100 anos”, que traça o perfil dessa profissão e lança perguntas para o seu futuro, nos dias atuais. Gratuito, oevento ocorrerá a partir das 11 horas.

Os convidados poderão compartilhar experiências, saber algumas curiosidades, além de se inteirarem sobre o trabalho de ManoelMarcondes Machado Neto e Marcelo Fischer, autores dessas obras e que são também professores universitários da área de Comunicaçãoe Relações Públicas. Na ocasião, os participantes poderão, ainda, adquirir exemplares autografados, além de fotos durante o coquetel, queserá servido no local.

A relação entre o setor de Energia e as Relações Públicas no Brasil é longínqua, sendo que graças ao primeiro trabalho do setor foi que aprofissão deslanchou por aqui. Trata-se de um case, no qual se destacou o primeiro departamento dedicado às relações e comunicaçãocorporativa para a The São Paulo Tramway Light and Power Company – companhia que originou a Eletropaulo e a Light Rio – com objetivode melhorar a relação entre a empresa, seus clientes e autoridades governamentais. Essa história, além de outros cases, fotos raras ecomentários de profissionais memoráveis compõem toda a obra literária e o documentário, reprisando de 1914 à 2014. Além disso, traçaum perfil dessa ciência nos dias atuais, agora bastante difundida e ligada diretamente aos serviços de atendimento ao consumidor, naprodução e contexto do universo corporativo; junto aos principais órgãos do governo; atuando inclusive nos mais diversos tipos deeventos sociais, entre outros nichos da sociedade.

O Museu de Energia de São Paulo está localizado na Avenida Cleveland, nº 601, no bairro dos Campos Elíseos, em São Paulo (SP). Maisinformações sobre o evento podem ser obtidas por meio do telefone (11) 3333-5600 ou pelo e-mail [email protected].

Serviço:Evento “Cem anos de Relações Públicas no Brasil” - GRATUITOMuseu da Energia de São PauloData: 24 de janeiroHorário: das 11h às 14h.Local: Avenida Cleveland, 601 – Campos Elíseos – São Paulo – SP.Tel: (11) 3333-5600www.energiaesaneamento.org.br

Sobre os autoresManoel Marcondes Machado Neto - Relações Públicas, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Consultor, especialista em sistemas de informação, professor associado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, editor dos sites marketing-e-cultura.com.br e RRPP.com.br. Diretor-presidente do OCI (Observatório da Comunicação Institucional).

Marcelo Ficher - Relações Públicas, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especializado em comunicação comunitária, consultor e professor da pós-graduação em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Diretor executivo do OCI ((Observatório da Comunicação Institucional).

Sobre a Fundação Energia e SaneamentoCriada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais. EMPRESAS MANTENEDORAS: AES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE.

Museu da Energia de São Paulo promove exposição da história da energia elétrica no Estado, no Metrô Paraíso

Intitulada “História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo”, mostra exibe a história da construção das primeiras usinashidroelétricas, além da inauguração da iluminação pública em cidades do interior

O Museu da Energia de São Paulo, instituição mantida pela Fundação Energia e Saneamento, inaugura no próximo dia 10, a exposição"História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013)". A mostra reúne, em uma linha cronológica, os marcos do processode evolução da indústria de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo.

Por meio de painéis fotográficos e textos, os visitantes podem acompanhar o processo de implantação da energia, iniciado no final doséculo 19 com o capital oriundo da cafeicultura introduzida em terras do Vale do Paraíba e do oeste paulista. A exposição destaca, porexemplo, a construção de algumas das primeiras usinas hidrelétricas e a inauguração de iluminação pública em diversas cidades doEstado. Na cidade de São Paulo, o marco foi a chegada da Light, em 1900, que implantou as primeiras linhas de bonde elétrico da cidadede São Paulo.

A partir da década de 1950, o Estado passou a ser o grande indutor do setor elétrico. Empresas foram estatizadas e outras de capitalmisto foram criadas. Esse cenário voltou a se modificar na década de 1990 quando várias estatais foram privatizadas e as empresasestrangeiras voltaram a operar no setor, sobretudo na distribuição de energia.

A exposição “História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013)” segue aberta, gratuitamente, até 31 de janeiro, e pode ser conferida diariamente no Metrô Santa Cecília com visitação gratuita.

Sobre a Fundação Energia e SaneamentoCriada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águase do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

EMPRESAS MANTENEDORASAES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE

ServiçoExposição “História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013)”Data: 10 a 31 de janeiroEndereço: Rua Vergueiro, 1.456- Liberdade/ São PauloInformações: 11 3333-5600Site: www.energiaesaneamento.org.br

Mostra itinerante sobre evolução da luz elétrica chega à estação Paraíso do metrô

EDP e Fundação Energia e Saneamento promovem exposição de fotos e textos curiosos sobre a implantação do sistema elétrico na capital e nas cidades do interior do Estado

Em janeiro, na Linha Azul do Metrô, será possível conhecer um pouco mais sobre a implantação do sistema elétrico em São Paulo, pormeio da exposição História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013). A mostra tem patrocínio da EDP, empresa que atuana área de comercialização, geração e distribuição de energia elétrica no País; apoio do Instituto EDP, organização que coordena as açõessocioambientais do Grupo; e é uma realização da Fundação Energia e Saneamento. As peças ficarão expostas na estação Paraíso até o dia31 de janeiro.

Trata-se um conjunto de painéis fotográficos e textos que retratam o início das instalações, ocorridas no final do século 19, impulsionadoprincipalmente pelo grande volume de capital gerado pelas fazendas de café existentes nas regiões do Vale do Paraíba e Oeste do Estado.

O acervo destaca os principais marcos na evolução da indústria de eletricidade em São Paulo, como a construção das primeiras usinashidrelétricas e a inauguração da iluminação pública em diversos municípios do Estado. Outros pontos importantes foram a chegada daLight à capital paulista em 1900, a instalação das primeiras linhas de bonde elétrico na cidade no início do século passado, bem como aprivatização das estatais do setor e, o retorno de empresas estrangeiras ao Estado na década de 1990, para atuar na distribuição deenergia.

ServiçoExposição História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1847-2013)Data: até 31 de janeiro Horário: de segunda a domingo, das 4h45 à 0h.Local: Estação Paraíso do metrô

5ª edição da feira cultural “Arte no Beco” celebra os 405 anos de Itu

Com apoio do Museu da Energia, evento oferece oficinas gratuitas e diversas manifestações em Artes Visuais, Pintura, Música, Dança, Teatro, Fotografia, Artesanato e Reciclagem

O tradicional “Beco dos 4 Cantos” (passeio público Marcos Steiner Netto), no centro histórico de Itu (SP), ao lado do Museu da Energia, se prepara para receber mais uma edição do “Arte no Beco”, feira multicultural que se consolidou no calendário da cidade e que, desta vez, integrará a agenda das comemorações pelos 405 anos do município. Gratuito, o evento ocorrerá neste domingo, 1º de fevereiro, a partir das 11 horas. As atividades da programação têm vagas limitadas e as inscrições poderão ser feitas no local.

Entre as atrações, os visitantes terão a oportunidade de conferir exposições como a mostra “Conexões”, inspirada em olhares capturados em tintas acrílicas, lápis aquarela e nanquim, com o intuito de instigar a curiosidade dos espectadores. Em “As telas da fase – Obras inacabadas” são as pinturas mais psicanalíticas que se destacam e, ainda, a mostra “O bem das Artes” traz ao “Beco dos 4 Cantos” origamis em tecido.

No ambiente das oficinas, o público poderá imergir no universo musical com o projeto “Cuidar com Canção”; ou aprender a criar instrumentos de percussão com o “Contarolando”, e ainda conhecer um pouco mais de música brasileira com o “Samba das Antigas”, que promete ser também um convite à dança ao oferecer, junto da música, uma oficina de dança para marchinhas de Carnaval. Na 5ª edição do Arte no Beco, outras artes completam a extensa programação, incluindo Teatro, Xilogravura, Grafite, Caricatura, a gibiteca do Museu de Energia de Itu e até uma exposição fotográfica, inspirada na artista mexicana Frida Khalo, na qual os visitantes poderão se tornar a própria pintora sob as lentes da fotógrafa Camila Fontenele de Miranda.

Com apoio do Museu de Energia de Itu, instituição mantida pela Fundação Energia e Saneamento, e realização da Motirõ Cultural, a feira multicultural Arte no Beco tem por objetivo reforçar esse tradicional espaço da cidade como um ponto de encontro com a arte e agente intermediador socioeducativo para todas as faixas etárias, além de sensibilizar a população para a preservação e valorização do patrimônio público. Confira abaixo a programação:

Serviço:5ª edição Arte no BecoGRATUITODia: 01/02/2015Horário: Das 11h às 15h.Endereço: Passeio Público Marcos Steiner (Beco dos 4 Cantos), entre as ruas os Andradas e Paula Souza, no centro de Itu (SP) – ao lado do Museu da Energia.

OFICINASProjeto: “Cuidar com Canção” - O despertar da Música para o outro – Músicos do EloArtista: Leili Camargo – SaltoHorário: 11h15 às 11h45Máximo: 20 pessoasIdade Mínima: 18 anos (Jovens e Adultos)Descrição: A oficina objetiva mostrar para o público que há muitas formas de abordar a música, além dos seus benefícios às pessoas quando é ouvida e/ou cantada.

Oficina de XilogravurasArtistas: Ana Paula Mello e César de OliveiraHorário: 11h às 14hMáximo: 12 pessoasIdade Mínima: 12 anosDescrição: As atividades da oficina serão orientadas pelos artistas plásticos e os participantes poderão aprender essa técnica milenar de gravura, originária da China. Também poderão conferir sobre a xilogravura no Brasil, popularizada pelo Cordel, no Norte e Nordeste. As xilogravuras produzidas serão expostas em um lindo cordel, além dos trabalhos dos artistas que estarão com preços acessíveis.

Oficina de Musicalização “Contarolando” Horário: das 12h às 13hMáximo: 15 vagas. Faixa etária: 5 a 11 anos. Descrição: Participantes poderão criar instrumentos musicais de percussão, com materiais recicláveis (garrafas pet, latas e canudos), utilizando-os na sequência como uma inicialização musical. O objetivo é, além de despertar a imaginação, também conscientizar sobre a reciclagem dos materiais.

Oficina: “O bem das artes”Artista: Paula TeixeiraHorário: 13h às 13h30Máximo: 15 pessoasFaixa Etária: 10 anosDescrição: Apresentação da técnica do artesanato oriental, conhecida Furoshiki (arte japonesa de embrulhar objetos apenas com nós e dobras).

Oficina de Lanternas de Jardim – Museu da EnergiaHorário: 13h45 às 14h15Máximo: 15 pessoasFaixa Etária: acima de 7 anosDescrição: Os participantes poderão criar lanternas de jardim a partir de latas de alumínio, incentivando o consumo consciente.

TEATROIntervenção Teatral: "O Reino da Fantasia no Carnaval de Itu" Artistas: Grupo de teatro Yara Produções Artísticas Horário: 12h00 às 12h20 Faixa Etária: Livre Descrição: Apresentação de um esquete teatral, na qual alguns personagens (Jasmine, Chapeleiro Maluco e Sininho) viajam para Itu em busca do Carnaval e juntos celebram essa grande festa com música e dança.

INCENTIVO A LEITURAGibiteca do Museu da Energia Horário: 11h às 15hDescrição: A Gibiteca do Museu estará aberta com espaço para leitura e credenciamento de novos leitores.

EXPOSIÇÕESProjeto “Conexões”Artista: Cláudia ItamiDescrição: São olhares, arabescos como complemento do que ainda está vago e confuso. O projeto nasceu da necessidade da artista em se conectar com seu silêncio interior. Café, acrílica, lápis aquarela e caneta nanquim são usados para que sejam criadas essas conexões.

Exposição “As telas da fase – Obras Inacabadas”Artista: Antonio DecoDescrição: As pinturas são de cunho psicanalítico e autobiográfico, envolvendo objetos oníricos e memória. Também compõem a paleta do pintor a simbologia, minimalismo, psicanálise Freudiana e o erro.

Projeto: “O bem das Artes”Artista: Paula TeixeiraDescrição: Exposição e venda de Furoshiki, Orinuno (origami em tecido) e Artesanato Reciclado.

Projeto: “A nossa Arte é itinerante”Artista: TishaDescrição: T-shirts criadas por artistas que ganham royalties por cada peça vendida. Corte despojado, estampas únicas, tecido premium e produção limitada de peças artísticas envolvem essa produção. Haverá artistas criando no local.

Projeto: Mandalas – “Sob a influência das formas circulares” Artista: Patrícia CasselliDescrição: Destaca oficina de Pintura, Exposição e Venda de Produtos. A artista plástica nos convida a conhecer o universo das mandalas com sua exposição “Sob a influência das formas circulares”. Para compartilhar a influência que a arte das mandalas exerceu sob sua vida, ela leva ao público a experiência livre de construir ou colorir uma linda mandala.

Projeto: Exposição de CaricaturasArtista: Rodrigo BixigãoDescrição: Rodrigo Schiavoni “BIXIGÃO” reside na cidade de Salto – SP e é formado em Comunicação Social. Ele começou a estudar desenho artístico desde cedo e logo se apaixonou por anatomia facial e expressões. Nesse período de estudo, desenvolveu um olhar e um estilo próprio para retratar e caricaturar. Em 2000, inaugurou seu atelier na cidade, onde leciona artes plásticas e comercializa suas obras. É premiado nos diversos salões de Humor do país, como as duas edições consecutivas do Mapa Cultural Paulista 2009/2010 e 2011/2012. Desde 2009 ilustra para a coluna "Aspas" da revista "Seleções" (Reader's Digest).

MÚSICA E DANÇAProjeto “Samba das Antigas com Oficina de Dança para Marchinha de Carnaval”Músicos: Cadu Teixeira e Luis FernandoDançarino: Jean Francisco Descrição: Entre uma canção e outra, os músicos Cadu Teixeira e Luis Fernando apresentarão ao público um pouco da história do Samba Rock e todos os elementos que o compõe. O dançarino Jean Francisco ensinará o público a dançar as famosas Marchinhas de Carnaval para que todos possam explorar seus novos passos comemorando essa grande festa.

Apresentação Musical MPB Acústico Artista: Paula TeixeiraDescrição: A cantora Paula Teixeira fará uma apresentação musical e levará ao público o que há de melhor da Música Popular Brasileira.

INTERVENÇÃOThe Project: Todos Podem Ser FridaArtista: Camila Fontenele de Miranda, fotógrafa.Descrição: Após criar cinco fragmentos fotográficos da vida e da obra da artista mexicana Frida Khalo, a fotógrafa Camila Fontenele Miranda, propiciou ao público a possibilidade de ser a artista por meio de uma intervenção fotográfica. Ao chegarem ao local, adultos, jovens e crianças de todos os sexos se transformam em Frida Khalo e podem por alguns minutos vivenciar esta intensa experiência e serem fotografados pela artista. Esse projeto leva em consideração os reais objetivos de aproximar o público da obra de Frida Kahlo e debates sobre a conexão da arte, identidade de gênero e comportamento social. Todos Podem Ser Frida é um projeto intenso que nasceu de um sonho pessoal e transcendeu para algo mais coletivo, possibilitando que esses indivíduos através da arte se permitissem a uma nova experiência.

Projeto: Street Hugs AttackArtista: Emersinho LuzDescrição: Intervenções de clown com o público, com o objetivo de promover a interação e estímulos sensoriais.

GRAFITEProjeto: GusArtista: Gustavo VazDescrição: Exposição e venda de produtos criados por meio da arte Grafite. As criações de Gus viajam pelo universo simples, entre o lúdico e infantil, com objetivo de expressar a liberdade do mundo de fantasias e crenças populares, com referências ainda do interior. Seus trabalhos já foram apresentados Jundiaí, Itu, Porto Feliz, Salto, Indaiatuba e Cabreúva, onde mantém seu estúdio de criação.

FOTOGRAFIAProjeto: Vida com alma, arte com essência - SoulframeArtistas: Guilherme Ginsante, Thiago Camargo e Yuri de Paula.Descrição: A Soul Frame busca captar, por meio de sua visão e em forma de imagens, um sentimento de emoção, vida, arte e essência. A arte de gravar uma imagem é eternizar um momento. Respire, sinta e viva.

AÇÃO SOCIALProjeto: Exposição de Murais das Oficinas de Desenho e GrafiteArtistas: Crianças do CRAS – ITU/SPDescrição: Em setembro e outubro do ano passado, mais de 200 crianças e jovens assistidos pelos CRAS – Centros de Referência deAssistência Social participaram de uma oficina de Desenho e Grafite promovidos pela Secretaria de Promoção e DesenvolvimentoSocial em parceria com a empresa Motirõ Cultural e o Estúdio Gus. O objetivo da ação era promover a conscientização sobre a formalegal de manifestar a arte por meio do grafite e não da pichação. Como fruto desta oficina, os pequenos e novos artistas criaram lindosmurais feitos por eles próprios e todo esse trabalho será exposto no Arte no Beco para que todos se conscientizem do quanto sãocapazes de se manifestarem por meio da arte do grafite.

SitesNúmero de veículos utilizados: 40

Quais foram: Explora Sampa, Diário de Notícias, Versátil RP, DCI, Observatório da Comunicação,

Itu.com.br, agenda de cultura da Prefeitura de SP (SPTuris), site da prefeitura de Itu, Todos Podem Ser

Frida, Itu Notícias, Arquitetos Em Itu, Camara Portuguesa, Jornal Periscópio, Notícia Fácil, Jornal

Cruzeiro do Sul.

Número de inserções: 27

RádioNúmero de veículos utilizados: 9

Quais foram: Rádio Nova Itu

Número de inserções: 1

TVNúmero de veículos utilizados: 6

Quais foram: sem menções nesse período.

Número de inserções:

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição História da Energia Elétrica no

Estado de São Paulo

Publicado em: 15/01/2015

Veículo: Explora Sampa

Publicado em: 21/01/2015

Veículo: Câmara

Portuguesa

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Evento pelos Cem Anos de Relações

Públicas no Brasil

Publicado em: 17/01/2015

Veículo: Observatório da Comunicação (OCI)

Publicado em: 23/01/2015

Veículo: Observatório da Comunicação (OCI)

Publicado em: 26/01/2015

Veículo: Versátil RP

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Comemoração 405 anos de Itu e 5ª

Arte no Beco

Publicado em: 28/01/2015

Veículo: Itu.com.br

Publicado em: 28/01/2015

Veículo: Prefeitura da cidade de Itu

Publicado em: 27/01/2015

Veículo: Todos Podem Ser Frida

Publicado em: 29/01/2015

Veículo: Itu Notícias

Publicado em: 28/01/2015

Veículo: Itu Notícias

Publicado em: 31/01/2015

Veículo: Jornal Pericóspio

Publicado em: 31/01/2015

Veículo: Notícia Fácil

Publicado em: 31/01/2015

Veículo: Jornal Cruzeiro do Sul

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Gibiteca do Museu nas Férias

Publicado em: 02/01/2015

Veículo: Itu Notícias

Publicado em: 06/01/2015

Veículo: Jornal Pericóspio

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Gibiteca do Museu de Energia de Itu

Publicado em: 15/01/2015

Veículo: Itu.com.br

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Institucional

Publicado em: 12/01/2015

Veículo: Arquitetos em Itu

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição História da Energia

Elétrica no Estado de São Paulo

Publicado em: 27/01/2015

Veículo: DCI - online

Publicado em: 27/01/2015

Veículo: DCI

Publicado em: 16/01/2015

Veículo: Diário de Notícias

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição “Os Ituanos e a chegada da luz”

Publicado em: 08/01/2015

Veículo: Itu Notícias

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Visita de professores ao Museu de Energia de Itu

Publicado em: 27/01/2015

Veículo: Itu Notícias

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Atividades no Museu de Itu na Cidade das Crianças

Publicado em: 14/01/2015

Veículo: Itu Notícias

Publicado em: 15/01/2015

Veículo: Jornal Pericóspio

Publicado em: 24/01/2015

Veículo: Jornal Pericópio

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Evento de comemoração pelo fim de 2014

Publicado em: 26/01/2015

Veículo: Difundir

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição “Os ituanos e a chegada da luz”

Publicado em: 08/01/2015

Veículo: Blog História de Indaiatuba

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Exposição “Os ituanos e a chegada da luz”

Publicado em: 08/01/2015

Veículo: Jornal Periscópio

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Brinquedoteca no Museu da Energia de Itu

Publicado em: 08/01/2015

Veículo: Itu.com.br

Cliente: Fundação Saneamento e Energia

Assunto: Brinquedoteca no Museu da Energia de Itu

Publicado em: 12/01/2015

Veículo: Envolverde