pesquisa reeducação alimentar

18
Reeducação alimentar “Um novo olhar, um novo paladar”

Upload: adriane-anzoategui-cordeiro

Post on 04-Jul-2015

309 views

Category:

Business


0 download

DESCRIPTION

Pesquisa sobre reeducação alimentar em setores privados.

TRANSCRIPT

Page 1: Pesquisa reeducação alimentar

Reeducação alimentar

“Um novo olhar, um novo paladar”

Page 2: Pesquisa reeducação alimentar

A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem e de mudança comportamental exercido por meio de orientações nutricionais específicas em que o indivíduo conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis.

Disciplina do paladar

Page 3: Pesquisa reeducação alimentar

Aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em

gordura, sal e açúcar, mas pobres em nutrientes ocorre juntamente com o crescimento do sedentarismo, mudanças nos meios de transporte e aumento da urbanização

Antes considerados problemas de países ricos, o sobrepeso e a obesidade estão em alta nas nações de baixa e média rendas, em especial nas áreas urbanas, conforme estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No mundo todo, já são responsáveis por mais mortes do que a desnutrição.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, em agosto de 2010, os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008–09), indicando que o peso dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos.

O (mal) hábito faz o monge

Page 4: Pesquisa reeducação alimentar

O excesso de peso em homens adultos saltou de 18,5% para 50,1% —

ou seja, metade dos homens adultos já estava acima do peso — e ultrapassou, em 2008–09, o excesso em mulheres, que foi de 28,7% para 48%.

No início de fevereiro, foram divulgados os resultados de um levantamento realizado pelo Programa Meu Prato Saudável, coordenado pelo Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, no município de São Paulo, apontando que 66,3% dos entrevistados estão acima do peso: 28,9% estão obesos — sendo 19% com obesidade grau 1 (forma mais leve), 7,2% com grau 2, e 2,7% com o grau 3, conhecido como obesidade mórbida — e 37,4% com sobrepeso.

O (mal) hábito faz o monge

Page 5: Pesquisa reeducação alimentar

O (mal) hábito faz o monge

Fonte Jornal do Senado – março 2013

Page 6: Pesquisa reeducação alimentar

Um novo olhar, um novo paladar.

Page 7: Pesquisa reeducação alimentar

Projeto Viva Melhor - 2005

Desde a sua criação, o programa já atendeu uma média de 50 mil funcionários em mais de 46 empresas clientes, localizadas no Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo. O Viva Melhor consiste em proporcionar aos interessados uma reeducação alimentar através de atendimento individualizado e personalizado feito por um dos nutricionistas da empresa.

www.risotolandia.com.br

Empresas conscientes

Page 8: Pesquisa reeducação alimentar

Microempresa de Pernambuco - a criatividade tem sido a

alternativa para garantir qualidade de vida dos funcionários. Eles podem participar de um programa de reeducação alimentar que é realizado fora da empresa durante duas semanas, aprendem com uma nutricionista como equilibrar a alimentação, melhorando a saúde e - claro - aumentando a disposição para o trabalho. "A reeducação alimentar é um instrumento eficaz para que o trabalhador seja capaz de fazer escolhas saudáveis e assim melhorar sua saúde - e prevenir as doenças", diz a nutricionista do Senac, Aline Sales.

www.educacaofisica.com.br

Empresas conscientes

Page 9: Pesquisa reeducação alimentar

Proposta de Intervenção em Empresa de Desenvolvimento de

Tecnologias de Informática com Programa de Reeducação Alimentar – Unicamp (material em pdf)

Na Caixa Seguros, os profissionais interessados em emagrecer podem contar com a ajuda dos Vigilantes do Peso. O programa, que incentiva a reeducação alimentar, tem 75% do custeio pago pela seguradora. O valor pago pelos funcionários é uma maneira de fazer com que eles se comprometam com o programa. O valor é descontado diretamente na folha de pagamento. Outra vantagem é que as reuniões semanais acontecem dentro da empresa

www.ativevida.com.br

Empresas conscientes

Page 10: Pesquisa reeducação alimentar

Criado em 2004, o programa Mais Saúde, da Puras, que gerencia 818

restaurantes em 258 municípios brasileiros, servindo por dia 650 mil refeições, trabalha conceitos e informações sobre nutrição com base em uma série de iniciativas, que envolvem ciclo de vídeos, palestras, fichas colecionáveis, informações on-line e uma série de eventos com caráter educativo. Nas empresas que adotam o módulo avançado do programa, os trabalhadores são submetidos a exames personalizados de nutricionistas clínicos. (Revista Melhor Gestão de Pessoas – novembro/2013)

Desde que foi implantado, o programa já fez cerca de 9 mil atendimentos e tem como clientes as empresas Gerdau, Avon, Bosch, Arcelor Mittal Inox, Klabin, entre outras. Como base de informações para suas ações, o Mais Saúde utiliza a Estratégia Global sobre Alimentação Saudável, Saúde e Atividade Física, da Organização Mundial da Saúde, que recomenda o limite do consumo de gorduras saturadas e de açúcar, e o aumento da ingestão de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e água.

Empresas conscientes

Page 11: Pesquisa reeducação alimentar

A Nutrin, empresa de alimentação empresarial que tem uma carteira

de 230 clientes e mais de 100 mil refeições servidas por dia, também aposta na conscientização. Dentro de seu programa Vida & Saúde, criado em 2004, promoveu a campanha Coma Bem e Viva Melhor: durante seis meses, com orientação nutricional, os colaboradores foram convidados a acompanhar seu peso ideal com medições regulares. O resultado foi uma redução de 33,7% do número de quilos dos participantes que estavam acima do peso. (Revista Melhor Gestão de Pessoas – novembro/2013)

Empresas conscientes

Page 12: Pesquisa reeducação alimentar

A Ticket é outro exemplo de empresa preocupada com os hábitos

alimentares tanto de seus 1.200 colaboradores quanto dos trabalhadores das suas empresas clientes. Para os seus funcionários, ela oferece o programa Viva Melhor, no qual todos os profissionais passam por exames com nutricionistas que montam cardápios específicos para cada caso. Para os seus clientes, há um portal que traz orientações e artigos sobre alimentação responsável. "É o que chamamos de ganha-ganha - com a ingestão de alimentos saudáveis, ganha o indivíduo e ganha a organização.”(Revista Melhor Gestão de Pessoas – novembro/2013)

Empresas conscientes

Page 13: Pesquisa reeducação alimentar

O comer contemporâneo – novo olhar

Page 14: Pesquisa reeducação alimentar

O que é o Programa de Educação Alimentar? É um programa que visa a estimular empresas a adotar um processo educativo permanente destinado a fazer do ato de alimentar-se no contexto do trabalho uma fonte de saúde, bem-estar e de qualidade de vida e produtividade aos trabalhadores.

Base de um Programa alimentar

Page 15: Pesquisa reeducação alimentar

Para a empresa:

- bem-estar dos trabalhadores; - diminuição da rotatividade; - redução do índice de acidentes do trabalho e das doenças crônicas não-transmissíveis; - maior valorização da empresa pelos trabalhadores; - melhoria do relacionamento entre os trabalhadores; - redução do desgaste físico e psíquico dos trabalhadores; - maior produtividade.

Benefícios

Page 16: Pesquisa reeducação alimentar

Para o trabalhador:

- melhoria do bem-estar e saúde; - crescimento sociocultural.

Para a sociedade: - maior capacidade de produção da sociedade; - redução de custos com saúde da população; - revigoramento dos valores éticos; - aumento da competitividade no mercado global.

Benefícios

Page 17: Pesquisa reeducação alimentar

Quem são os agentes da educação alimentar? - profissionais da área de saúde; - empresas fornecedoras e prestadoras de serviços de alimentação coletiva; - nutricionistas e demais profissionais da área de saúde; - família do trabalhador; - Delegacias Regionais do Trabalho; - sindicatos laborais e patronais.

Catalizadores

Page 18: Pesquisa reeducação alimentar

O comer contemporâneo – novo paladar

A palavra chave é conscientizar! Adriane Anzoategui Cordeiro