pgn sistema nervoso, endocrino e excretor (1)

8
SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES Integrar o organismo com o meio externo, detectando as mudanças ambientais externas e internas , interpretar essas mudanças, responder a essas interpretações iniciando a secreção glandular ou contração muscular, assimilar experiências necessárias à memória, ao aprendizado e a inteligência, programar o comportamento instintivo (importante em animais superiores). DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, SNC, encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo) e medula SISTEMA NERVOSO PERIFÈRICO , SNP, nervos cranianos,12 pares, mais os nervos espinhais ou raquidianos, 31 pares. SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO, SNA. Divide se em: Simpático e parassimpático SISTEMA NERVOSO CENTRAL Formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, recoberto pelas meninges, banhado pelo líquido cerebrospinal, apresenta uma substância branca e uma cinzenta. Subst. BRANCA- constitui os axônios . Subst. CINZENTA- constitui os corpos celulares das cel. Nervosas (neurônios). DIVISÕES DO ENCEFALO

Upload: livia-souza

Post on 21-Jan-2016

15 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pgn Sistema Nervoso, Endocrino e Excretor (1)

SISTEMA NERVOSO

FUNÇÕES

Integrar o organismo com o meio externo, detectando as mudanças ambientais externas e internas , interpretar essas mudanças, responder a essas interpretações iniciando a secreção glandular ou contração muscular, assimilar experiências necessárias à memória, ao aprendizado e a inteligência, programar o comportamento instintivo (importante em animais superiores).

DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO

SISTEMA NERVOSO CENTRAL, SNC, encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo) e medula

SISTEMA NERVOSO PERIFÈRICO , SNP, nervos cranianos,12 pares, mais os nervos espinhais ou raquidianos, 31 pares.

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO, SNA. Divide se em:

Simpático e parassimpático

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, recoberto pelas meninges, banhado pelo líquido cerebrospinal, apresenta uma substância branca e uma cinzenta.

Subst. BRANCA- constitui os axônios .

Subst. CINZENTA- constitui os corpos celulares das cel. Nervosas (neurônios).

DIVISÕES DO ENCEFALO

LOBO FRONTAL- Controle voluntário motor dos músculos, personalidade, inteligência, comunicação verbal.

LOBO PARIETAL- Interpretação somestésica (sensações cutâneas e musculares); entendimento e expressão verbal.

LOBO TEMPORAL – Interpretação das sensações auditivas; memória auditiva e visual.

LOBO OCCIPITAL – Integração dos movimentos de focalização visual; correlacionamento das imagens com a experiência visual prévia e outros estímulos sensoriais; visão consciente.

Page 2: Pgn Sistema Nervoso, Endocrino e Excretor (1)

LOBO ÍNSULAR (ÍNSULA) – Memória, interpretação de outras atividades.

CEREBRO

Formado por circunvoluções em toda sua superfície, constituído por dois hemisférios, ligados pelo corpo caloso, constituído por 200 milhões de fibras ligando um ao outro.

Córtex Cerebral => camada fina externa de cor cinzenta formado pelos corpos celulares, e internamente por uma subst. branca, os axônios.

Na região ventral do cérebro vemos os doze pares de nervos cranianos , que inervam a cabeça e somente o nervo vago sai do crânio para inervar vísceras como ,pulmão, rins, coração, digestório, etc...

Ainda no cérebro temos o cerebelo, que coordena funções motoras auxiliando o cérebro. Da um automatismo e ajuste adequado aos movimentos.

MENINGES E LIQUOR

Além da caixa craniana e vértebras , o SNC é recoberto por três membranas, as MENINGES, que são de fora para dentro a dura-mater, aracnóide e pia-mater. Entre a aracnóide e a pia-mater , temos o líquido cefalorraquidiano ou LIQUOR, e serve para amortecimento de choques mecânicos e regular a pressão no interior de todo SNC.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)

Formado por nervos (axônios) e dendritos, podem ser motores ou mistos (sensoriais e motores), formam gânglios ,que são concentrações de corpos celulares dos neurônios, constituem os 12 pares cranianos e os 31 pares espinhais.

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO- SNA

Todos órgãos viscerais possuem uma regulação autônoma sem necessidade de um controle voluntário. São as funções vegetativas, como respiração, circulação, digestão, etc., que além de involuntários são auto-reguláveis.O SNA é constiuído por dois grupos.

S.N. SIMPÁTICO- Formado por gânglios situado nos dois lados da medula, nas regiões torácica e lombar. Seu mediador químico e a adrenalina, por isso são chamadas de fibras adrenérgicas.

S.N.PARASSIMPÁTICO- Parte do cérebro e região sacra da medula, são longas fibras, tem como neurotransmissor a acetilcolina, sendo chamadas de fibras colinérgicas.

Page 3: Pgn Sistema Nervoso, Endocrino e Excretor (1)

INTEGRAÇÃO SIMPÁTICO - PARASSIMPÁTICO

Os órgãos viscerais recebem fibras simpáticas e fibras parassimpáticas que atuam de forma antagônica, uma estimulando e a outra inibindo.

Ex. na regulação da freqüência cardíaca, a fibra parasssimpática chega ao coração por um ramo do nervo vago e libera acetilcolina, que inibe o batimento cardíaco, enquanto a fibra simpática libera adrenalina, aumentando o batimento cardíaco.

No sistema digestório essa ação é contrária, a acetilcolina estimula os movimentos peristálticos e a adrenalina inibe o peristaltismo.

SISTEMA ENDÓCRINO

HORMÔNIOS – do Gr. Hórmon = acordar, excitar. São mensageiros químicos produzidos por várias células ou glândulas de ação estimulante ou inibitória em outras células ou órgãos. Transportados pelo sangue, indo agir em órgãos alvos. ATUAM em pequenas doses no metabolismo geral: reprodução, crescimento, desenvolvimento geral, reprodução, etc.

NATUREZA DOS HORMÔNIOS

PODEM ser polipeptídios simples (ADH= horm. Antidiurético), proteínas (insulina), esteróides (horm. Sexuais), e derivados de aminoácidos ( horm. da tireóide)

SÃO produzidos por glândulas de liberação endócrina (pâncreas, tireóide, hipófise, testículos, ovários, supra renais, etc.), qdo seu produto é liberado diretamente no sangue.

FUNÇÕES

POSSUEM funções reguladoras, e a variação de sua concentração no sangue provoca sinais clínicos bem marcantes , bócio endêmico, diabetes, gigantismo, nanismo, etc.

HIPÓFISE

Do tamanho de uma ervilha, a hipófise compõe-se de duas partes: lobo anterior ou adenohipófise e lobo posterior ou neurohipófise.

È importante para a regulação endócrina geral, controlando outras glândulas.

Page 4: Pgn Sistema Nervoso, Endocrino e Excretor (1)

A adenohipófise recebe do hipotálamo os hormônios liberadores, que estimulam a hipófise a produzir seus hormônios tróficos. Esses irão agir em outros órgãos-alvo.

PRINCIPAIS HORMÔNIOS TRÓFICOS

Prolactina (lactotrófico), gonadotrófico (GH), tireotrófico (TSH), adrenocorticotrófico (ACTH), e a somatotrofina, (HGH, horm. crescimento).

A neurohipófise recebe e armazena os horm. Ocitocina e o antidiurético(ADH).

TIREÓIDE

LOCALIZADA na laringe, produz os horm. Tereóideanos: O tri-iodo-tironina (T³) e o tetra-iodo-tironina (T4) ou tiroxina. A falta do iodo p fabricar esse horm. Causa o bócio endêmico.

A tireóide também produz a calcitonina em pequenas quantidades, que retira o cálcio do sangue e incorpora o nos ossos. Tem ação contrária ao paratormônio, das paratireóides, que retira cálcio dos ossos.

PARATIREÓIDE

São 4 pequenas glândulas sob a tireóide. Produzem os PARATORMÔNIOS. Seu horm. CALCITONINA, regula o cálcio e o fósforo no plasma sangüineo , além de remover o Ca dos ossos, ele também estimula a reabsorção do Ca nos túbulos renais e a absorção do Ca dos alimentos, no intestino.

PÂNCREAS secreção endócrina

PRODUZ A INSULINA E O GLUCAGON- Grande glândula no abdômem, junto ao estômago.

INSULINA- facilita a entrada da glicose nas células e a síntese de glicogênio nos músculos e fígado.

GLUCAGON- Estimula a glicogenólise, desdobramento do glicogênio em glicose no fígado e sua liberação no sangue.

SECREÇÃO EXÓCRINA DO PÂNCREAS

Todos as enzimas já citadas no sistema digestório.

SISTEMA EXCRETOR

Page 5: Pgn Sistema Nervoso, Endocrino e Excretor (1)

A CAPACIDADE do organismo de regular o pH e a composição de seus líquidos biológicos(plasma, linfa e LEC), composição que não deve oscilar além de certos limites, constitui a HOMEOSTASE. Certas subst. podem ficar em concentrações abaixo do normal => por perdas pelo suor ou fezes.

A COMPOSIÇÃO DOS LÍQUIDOS corporais é em grande parte garantida pelo sistema EXCRETOR.

FUNÇÕES

A) Eliminação de subst. tóxicas de origem celular. Amônia, uréia e ác. Úrico, subst. nitrogenadas, originadas do metabolismo das proteínas.

B) Regulação do equilíbrio hidrossalino (osmorregulação).

EXCREÇÃO => é a eliminação de subprodutos do metabolismo celular. As fezes são resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos.

FORMAÇÃO DA URINA

Constitui um processo de filtração-reabsorção seletiva, integrado com mecanismos reguladores neurormonais.

FILTRAÇÃO: ocorre no interior da cápsula de Bowman , produz o filtrado glomerular, que contém água, sais, glicose, aminoácidos, vitaminas, uréia, etc., que serão reabsorvidas ao longo dos túbulos contorcidos proximais (TCP) e túbulos contorcidos distais (TCD) do néfron.

PROTEINAS não passam pelo glomérulo devido seu alto peso molecular, sua presença na urina, é indício de lesões nos rins, ex. nefrites.

REABSORÇÃO: ao longo dos TCP e TCD , por transporte ativo, com gasto energético, e presença de hormônio antidiurético (ADH). Fica claro que a filtração e um processo de filtração seguido de uma reabsorção ativa e seletiva.

COMPOSIÇÃO DA URINA

Apresenta 95% de água e 5% de subst. orgânicas e inorgânicas dissolvidas.

Em 1000ml , cerca de 25 g são de uréia, o restante são sais (9g de NaCl) , creatinina, ac. Úrico e amônia.

REGULAÇÃO DA DIURESE

São conhecidos dois mecanismos responsáveis pela regulação dos líquidos corporais.

Page 6: Pgn Sistema Nervoso, Endocrino e Excretor (1)

a) HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO (ADH) - liberado pelos centros osmorreguladores , hipófise e hipotálamo, aumenta a permeabilidade das membranas das células dos túbulos em relação a água, facilitando sua reabsorção nos túbulos.

b) ALDOSTERONA- liberado pelas glândulas supra renais (adrenais) este aumenta a reabsorção (ativa) do sódio nos túbulos renais, com isso aumenta a retenção de água no organismo.

EXCREÇÃO DE NITROGENIO

Nas formas de:

AMÔNIA- precisa de muita água. Mto tóxico, ex. animais aquáticos

URÉIA- pouca água, ex mamíferos, homem. Mediana toxicidade.

ÁCIDO ÚRICO- pouquíssima água, ex, insetos, aves, repteis. Baixa toxicidade.

ANIMAIS PODEM SER

a) AMONIOTÉLICOS - (Excretam amônia)

b) UREOTÉLICOS – (Excretam uréia)

c) URICOTÉLICOS – (Excretam ácido úrico)

FIM