plano de aula 1_rev (1)

5
Universidade Feevale Instituto de Ciências Humanas Letras e Artes Curso de Letras Nome: Daiana Apollo de Moraes Plano de aula Data Turma Duração 09/04/13 Plano Nº1 82 (8º Série) 2 períodos Conteúdo Pontuação Objetivos Específicos O aluno deverá ser capaz de empregar corretamente os sinais de pontuação em suas produções. Materiais Folhinha xerocada. Procedimentos Professora Apresentação da professora estagiária e dos alunos. Chamada. Dinâmica de apresentação. Em círculo, os alunos irão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) fala seu primeiro nome e faz um gesto que o identifique, na sequencia outro colega repete o nome e o gesto e assim sucessivamente. 10 min. Alunos Atividade de Pré-leitura Escutaremos a Música: OUVIR ESTRELAS - KID ABELHA. Após será questionado aos alunos se é possível ouvir estrelas? 15 minutos

Upload: melinda-pierce

Post on 30-Dec-2014

53 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Aula 1_REV (1)

Universidade FeevaleInstituto de Ciências Humanas Letras e Artes

Curso de Letras

Nome: Daiana Apollo de Moraes

Plano de aula

Data Turma Duração

09/04/13Plano Nº1

82(8º Série)

2 períodos

Conteúdo

Pontuação

Objetivos Específicos

O aluno deverá ser capaz de empregar corretamente os sinais de pontuação em suas produções.

Materiais

Folhinha xerocada.

Procedimentos

Professora Apresentação da professora estagiária e

dos alunos. Chamada.

Dinâmica de apresentação.Em círculo, os alunos irão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) fala seu primeiro nome e faz um gesto que o identifique, na sequencia outro colega repete o nome e o gesto e assim sucessivamente.

10 min.

Alunos

Atividade de Pré-leitura Escutaremos a Música: ♥♫ OUVIR ESTRELAS - KID ABELHA.♥♫ Após será questionado aos alunos se é possível ouvir estrelas? Leitura do poema Via Láctea, de Olavo Bilac (folha anexo 1)

Após, discussão sobre a pontuação usada no poema e seus efeitos nos versos. Perguntar:Que elementos do poema indicam que se trata de um diálogo? Qual a diferença de ponto de vista entre o poeta e seu interlocutor?A professora pedirá que os alunos expliquem qual a importância dos parênteses no primeiro verso. O que sugere o uso das reticências no verso "E

15 minutos

Page 2: Plano de Aula 1_REV (1)

abro as janelas, pálido de espanto...? - Qual a condição indicada pelo poeta para se poder ouvir as estrelas e que sinal de pontuação nos sugere essa percepção ou sensação? Dessa forma, perceberão a importância da pontuação estilística, ou seja, utilizada para sugerir uma emoção, uma sensação, um sentimento.

AlunosAtividade de Pré-Leitura A professora irá perguntar ao alunos: "Vocês já pensaram para quem irão deixar sua herança?"Leitura do texto: A herança ( folha anexo 2) Atividade (anexo 2)Após, solicitar que três alunos façam a leitura dos seus textos.

30 min.

Professora Discussão sobre o uso das vírgulas; do ponto final, do ponto e vírgula e de outros sinais que tenham usado para concluir as mensagens.

15 min.

Professora A professora fará a leitura de um texto sem o uso de pontuações. Após irá questionar o que foi entendido pelos alunos. Em seguida, entregará cópia do texto para que os alunos pontuem corretamente (anexo 3).Correção.

15 min.

Alunos Atividade de encerramento

Pedir voluntários para retirar do saco (saco de pano contendo sinais de pontuação em E.V.A) um sinal de pontuação e explicar seu uso citar exemplos .

10 min.

Professora Encerramento da aula Fazer feedback da aula. A professora irá passar no quadro as seguintes perguntas: 1. Para que serve a pontuação?2. Em que você se baseia para pontuar seus textos?3. Como você sabe qual sinal de pontuação usar?Cada aluno deverá responder individualmente em seu caderno. Após será solicitado que alguns voluntários leiam suas respostas.

15 min.

Avaliação

A aula será considerada satisfatória se os alunos empregarem corretamente os sinais de pontuação em suas produções.

Page 3: Plano de Aula 1_REV (1)

Anexos

Anexo 1

Via Láctea

Ora, (direis) ouvir estrelas!

Certo perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,

Que, para ouvi-las, muita vez desperto

E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto

A via láctea, como um pálio aberto,

Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!

Que conversas com ela? Que sentido

Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!

Pois só quem ama pode ter ouvido

Capaz de ouvir e de entender estrelas."

BILAC, Olavo, In: Antologia dos Poetas Parnasianos, Manuel Bandeira, Rio de Janeiro, Edições de Ouro, 1968. p.195

Anexo 2Leia o textoA herança Um homem rico estando muito mal de saúde pediu que lhe trouxessem papel e tinta. Escreveu o seguinte: Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Eram apenas quatro os citados. No dia seguinte, ao receberem o papel, cada um dos citados deu ao texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia.

Reescreva o texto pontuando da mesma forma que eles. O sobrinho fez a seguinte pontuação: A irmã chegou em seguida e o pontuou assim: O padeiro pediu cópia do original e o deixou dessa forma: A notícia se espalhou pelas redondezas e um sabido homem representando os pobres deixou o texto desse jeito:

BASTOS, Lúcia K. e Maria A. de Mattos: A Produção Escrita e a Gramática, São Paulo, Martins Fontes, 1990.

Page 4: Plano de Aula 1_REV (1)

Anexo 3

PARA VOCÊ PONTUAR Leia, e pontue corretamente usando: . ! ? : _ ,

Depois coloque um títuloEu estava num banco da pracinha observando um menino A primeira coisa que notei

foi que ele estava olhando continuamente para o céu Aproximei-me dele e disse-lheEi garoto O que você faz assentado aíFico observando as nuvensPor quêPorque me sinto felizO que você vê nas nuvensVejo carneirinhos coelhinhos rostos e muitas outras coisasMas eu olho para o céu e não vejo nada do que você vêSe você prestar atenção verá mais do que eu Tente

Texto: Graça Batituci