plano de aula 2

18
Série: 2º ano Conteúdo: Medida de capacidade Matéria: Matemática Objetivo: Identificar os instrumentos usados para medir a capacidade e suas medidas. Metodologia: Aula expositiva, explicação, introdução, texto e atividade. Desenvolvimento: Levar vários recipientes diferentes de 1 litro, 500 ml e 250 ml. Prepara na sala um suco para os alunos enfocando as medidas de capacidade. Desenvolver em sala experiência com diversos tamanhos de recipientes fazendo comparações entre quantidades, grandezas e formas. Passar no quadro: O litro é a unidade de base utilizada par medir a quantidade de líquido que cabe num recipiente. A palavra litro pode ser abreviada assim: L A quantidade de líquido que um recipiente pode conter é chamada capacidade. Medimos, em litros, o leite, o azeite, a água, o álcool etc. Meio litro é a metade de 1 litro. 500 ml + 500 ml = 1000 ml ou 1 litro 250 ml + 250 ml = 500 ml 250 ml + 250 ml + 250 ml + 250 ml = 1000 ml ou 1 litro Atividades: 1) Quantas vezes meio litro cabe em um litro? 2) Mara disse que 1 litro de refrigerante dá para encher 4 copos. As crianças compraram duas garrafas de 2 litros de refrigerante. Quantos copos de refrigerante serão, no total? Pense: 1 litro dá para encher................ copos. 2 litros enchem................... copos.

Upload: debora-c-menon

Post on 25-Jul-2015

5.415 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Aula 2

Série: 2º anoConteúdo: Medida de capacidadeMatéria: MatemáticaObjetivo: Identificar os instrumentos usados para medir a capacidade e suas medidas.Metodologia: Aula expositiva, explicação, introdução, texto e atividade.Desenvolvimento:

Levar vários recipientes diferentes de 1 litro, 500 ml e 250 ml. Prepara na sala um suco para os alunos enfocando as medidas de capacidade. Desenvolver em sala experiência com diversos tamanhos de recipientes

fazendo comparações entre quantidades, grandezas e formas. Passar no quadro: O litro é a unidade de base utilizada par medir a quantidade

de líquido que cabe num recipiente. A palavra litro pode ser abreviada assim: L A quantidade de líquido que um recipiente pode conter é chamada capacidade.Medimos, em litros, o leite, o azeite, a água, o álcool etc.Meio litro é a metade de 1 litro.

500 ml + 500 ml = 1000 ml ou 1 litro250 ml + 250 ml = 500 ml 250 ml + 250 ml + 250 ml + 250 ml = 1000 ml ou 1 litro

Atividades:

1) Quantas vezes meio litro cabe em um litro?

2) Mara disse que 1 litro de refrigerante dá para encher 4 copos. As crianças compraram duas garrafas de 2 litros de refrigerante. Quantos copos de refrigerante serão, no total?

Pense:1 litro dá para encher................ copos.2 litros enchem................... copos.

3)

Tarefa de casa: Pedir para os alunos trazerem rótulos de embalagens que são medidos em litros e ml.

Page 2: Plano de Aula 2

Recursos: recipientes, suco.

Hora do lanche e recreio: 15:20 horas as 15:50 horas

Conteúdo: Partilha Matéria: Ensino Religioso e PortuguêsObjetivo: Desenvolver o Dom da partilha.Metodologia: Aula expositiva, dinâmica e atividade.Desenvolvimento: Dinâmica “O PRESENTE” Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 1:

1. PARABÉNS!*Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

2. ALEGRIA! ALEGRIA!Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.

3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.

5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera SOLIDÁRIO

6. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc...).

7. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, entregue-o a uma pessoa SENSÍVEL.

8. Ser sensível é um Dom de Deus, qualquer coisa lhe atinge, atinge a sua sensibilidade, e esta sensibilidade lhe diz que este presente não é seu, então, entregue-o a uma pessoa CARINHOSA.

Page 3: Plano de Aula 2

9. Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas.... todo este carinho você irá demonstrar, passe-o para uma pessoa OTIMISTA.

10. Ser otimista é estar sempre disposto (a) a começar tudo de novo. Quanta força de vontade tem dentro de você. Você é tão otimista que acredita que este presente é seu, mas ... não é... dê o presente à pessoa CALMA.

11. Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu... Entregue-o a pessoa mais CRIATIVA.

12. Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você, as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher uma pessoa mais do grupo. Aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa SINCERA

13. Ser sincero(a) é ser fiel, é ser uma pessoa em quem se possa confiar, tomara que haja mais pessoas como você. Não fique com o presente, seja sincero(a), entregue-o a pessoa mais SIMPÁTICA.

14. Nós admiramos você pela sua simpatia e na sua simpatia, passe o presente para alguém que goste de FALAR BASTANTE.

15. Feliz é quem tem o dom da palavra certa na hora certa. Passe o presente para uma pessoa TIMIDA.

16. Colega, timidez não é defeito. Às vezes é preciso nos recolhermos em nós mesmos para que Deus fortaleça nosso espírito. Passe este presente para uma pessoa SORRIDENTE.

17. Este teu sorriso encanta todo mundo, principalmente quando a pessoa está triste. Dê este presente para uma pessoa ESTUDIOSA.

18. Muito bem, são poucas as pessoas que gostam de estudar. Continue sempre estudando. Dê este presente para uma pessoa AGRADÁVEL.

19. Agradável, você foi escolhido. Sua companhia agrada muita gente. Dê este presente para uma pessoa muito CORAJOSA.

20. Feliz é quem sabe enfrentar sem medo a verdade, porque assim estará construindo um mundo mais autêntico. Passe o presente para a pessoa mais EXTROVERTIDA.

21. Por ter esse jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhida para receber o presente, mas infelizmente ele não é seu! Entregue-o a uma pessoa PACIENTE. 

22. A paciência é um fruto do Espírito Santo, você possui essa doce marca, parabéns. E com toda a sua paciência e tranqüilidade, entregue-o para alguém que, na sua opinião, é muito MEIGA.

23. A meiguice é algo muito raro e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não será seu e você com seu jeito amigo vai fazer questão de entregá-lo àquela pessoa mais TEIMOSA.

24. Esta sua teimosia não leva a nada. Não implique com as coisas que a vida lhe dá. Passe este presente para uma pessoa GENEROSA.

Page 4: Plano de Aula 2

25. Parabéns a você que foi considerada uma pessoa generosa. É belo doar, quando solicitado é mais belo, porém, dar sem ser solicitado por haver compreendido. E para os generosos, procurar quem receberá é uma alegria maior ainda que dar. Generoso nos fala de amor, respeito, compreensão, partilha e perdão. Por isso o presente é seu. Faça dele o que quiser.

Questionamentos orais e no caderno:1) O que vocês entendem por partilha?2) Como devemos partilhar o que nós temos?3) Nós sabemos partilhar?4) O que você faz para ajudar as pessoas?

CANTAR O HINO 17:15 HORAS

Atividade extra:

Procure no dicionário o significado das palavras:

- generosa- teimosa- meiga- corajosa- otimista- solidária- sensível

Recursos: Uma caixa de bombom.Avaliação: Acontecerá durante aula para ver se os alunos estão entendendo o que a professora está explicando.

Série: 2° anoMatéria: Ciências e PortuguêsConteúdo: SoloObjetivo: - Mostrar a importância do solo- Identificar erosão, causas, conseqüências e atitudes de prevenção.Metodologia: Aula expositiva, explicação, texto, atividade e experiência.Desenvolvimento: Começar a aula entregando o texto “O SOLO”

Responder:1) O que é o solo?

Page 5: Plano de Aula 2

2) O que vive no solo?3) Como também é chamado o solo? Entregar:

Definição: Quando o solo não recebe tratamento adequado ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil. Para sua conservação, algumas medidas podem ser tomadas:Conservação da vegetação nativa: Uma das mais importantes medidas para conservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural possui características que conservam o solo.Combate à erosão: Feito através do sistema de curvas de nível. Valetas em sentido circular são feitas no solo de regiões altas (montanhas, morros, serras). Estas valetas absorvem a água, evitando assim as enxurradas que levam as terras.Reflorestamento: A falta de vegetação pode facilitar a ocorrência da erosão. Com a plantação de árvores em regiões que sofreram desmatamento, evita-se a erosão. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais utilizadas neste processo, pois suas raízes “seguram” a terra e absorvem parte da água.

Conversação oral:1) O que ocorre com o solo sem vegetação?2) Quais são as formas de degradação do solo?3) Para onde vai à terra levada pelas chuvas?4) Como podemos preservar o solo?

Experiência:1° pegar uma caixa com terra e mostrar o que a chuva faz com o solo quando não possui vegetação.2° outra caixa com terra e grama colocar água para mostrar a diferença entre há que não tem grama e há que tem grama o que acontece.

Atividade:

1) Complete as frases de maneira que fiquem corretas.

O ___________ é a parte da crosta terrestre onde nascem e

______________ diversas plantas, onde vivem as ____________

e muitos outros ____________________.

( pessoas – animais – solo – crescem )

2) Marque V para alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O solo também é chamado de terra ou chão.

( ) O solo é formado de pequeninos pedaços de rochas e restos de plantas e

animais.

( ) na superfície terrestre podemos encontrar apenas um tipo de solo.

( ) na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo.

Page 6: Plano de Aula 2

Recursos: caixa de madeira, terra e grama, sulfite.

Hora do lanche e recreio 15:20 horas as 15:50 horas

Matéria: MatemáticaConteúdo: Medida de capacidadeObjetivo: Diferenciar os tipos de medidas de litro.Analisar os vários formatos (grande pequeno)Metodologia: Aula expositiva, fazer um cartaz e atividade.Desenvolvimento: Recolher os rótulos que foram pedidos para os alunos trazerem de casa e fazer um cartaz para podermos analisar os vários tipos de medidas e embalagens que existem.

Atividade:

1) Faça uma lista de líquidos que são vendidos em:a) Garrafas e caixas de 1 litro:

b) Garrafas e caixas de meio litro:

c) Garrafas, caixas e copos de menos de meio litro:

2)

Page 7: Plano de Aula 2

3) A capacidade do tanque do combustível do carro de Marina é de 60 litros. Ela parou em um posto para abastecer o carro, e o tanque ficou cheio após serem colocados 50 litros de gasolina. Quantos litros de gasolina havia no tanque?

Recursos: lápis de cor, rótulo e cartolina.Avaliação: acontecerá no decorrer da aula observando se os alunos estão entendendo o que esta sendo a explicação.

Série: 2° anoMatéria: Ciências e PortuguêsConteúdo: SoloObjetivo: Compreender a importância do solo na produção de alimentos, no cultivo de vegetais, construção de casas e estradas.Metodologia: Aula expositiva, texto, atividade e produção de texto sobre solo.Desenvolvimento: Começar a aula dando uma poesia “SOLO TRISTE”, fazer a leitura, conversação e perguntas: Solo Triste. Se te sentes tão fraquinhoPensando em desanimarPede ao homem consciênciaE em tudo melhorarSalvar os teus nutrientesQue estão tentando levar.

Solo que nos dá farturaPõe na mesa o alimentoPra tanta gente fartarExiges conhecimentoDo homem que traga a terraDeixando-a no esquecimento.

Pedes para a naturezaSer compassiva contigoE que ensine ao próprio homem

A não ser seu inimigoTira de ti, seu sustentoMais é um ser pervertido.

Solo do agreste sertãoCastigado pela secaEspera a chuva já vemMuito em breve não te esqueçasOs botõezinhos em florBrotarão, não te esmoreças.

Faz brotar a erva daninhaTambém os lírios do campoCobre a relva e toda a terraCom resplendor e encantoSe o homem não te cuidarEm breve virá seu pranto.

Autor: Goretti Albuquerque.

Interpretação escrita: 1. O que aconteceu com o solo?

2. O que ele oferece para nós?1) O solo é importante para nós?

Dar um desenho para eles observarem e fazer uma produção de texto:

Page 8: Plano de Aula 2

Recurso: texto.

Hora do lanche e recreio 15:20 horas as 15:50 horas

Matéria: MatemáticaConteúdo: Medida de capacidadeObjetivo: Compreender como podemos medir os líquidos em vários recipientes.Metodologia: Aula expositiva e atividade.Desenvolvimento: Atividade: será passado no quadroResolva os problemas:

1. Num reservatório de gasolina havia 500 litros. Até agora foram vendidos 200 litros. Quantos litros de gasolina ainda restam no reservatório?

2. Num aquário cabem 20 litros de água. Já coloquei 12 litros. Quantos litros faltam para encher o aquário?

3.

Digitado:

4.

Page 9: Plano de Aula 2

5)

Recursos: atividades, folha impressa.Avaliação: Acontecerá no decorrer da aula observando se os alunos estão aprendendo o que esta sendo ensinado para ver se precisa mudar a forma de explicação da matéria

Série: 2° anoMatéria: História, Geografia e PortuguêsConteúdo: Moradia Objetivo: Diferenciar os vários tipos de moradias existentes no mundo.Observar o formato das casas, como elas são construídas.Metodologia: Aula expositiva, texto, atividades, explicação.Desenvolvimento: digitado o texto “A CASA AMBULANTE”

Page 10: Plano de Aula 2

Perguntas:

1) O que os bichos perguntaram para o caracol?2) Onde o caracol carregava sua casa?3) Quais foram os bichos que falaram com o caracol?

Texto: informativo para a professora e levar os tipos de casa no concerto.

Page 11: Plano de Aula 2

Questionamentos orais:1) Vocês já viram alguma dessas casas?2) A onde vocês viram?3) Quais os tipos de casa que existe mais em nossa cidade?

Digitado o texto “TIPO DE CASA” e cada aluno vai desenhar sua casa.

Cantar a música “UMA CASA MUITO ENGRAÇADA”

Page 12: Plano de Aula 2

Recursos: Rádio, cd, maquete das casas

Hora do lanche e recreio 15:20 horas as 15:50 horas

Conteúdo: Medida de capacidadeMatéria: Matemática Objetivo: Desenvolver a percepção do gasto de volume de água em litros.Metodologia: Aula expositiva e atividadeDesenvolvimento: Passar uma tabela com valor gastos de água em uma família.

3) A mãe do Juca usou 2 litros de água para fazer o almoço. Depois, o pai dele usou 9 litros de água para lavar a louça. Quantos litros de água foram gastos no total?

Recursos: atividadeAvaliação: Acontecerá no decorrer da aula e uma auto avaliação das aulas que foram dadas durante a semana para ver se os alunos aprenderam os conteúdos trabalhados.

Série: 2° anoConteúdo: PsicomotricidadeMatéria: Educação Física Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, o jogo cooperativo.Metodologia: Aula expositiva, alongamento, corrido.Desenvolvimento: Começar a aula com um alongamento

Aquecimento Brincadeiras:1) SALVAR O AMIGOMaterial: Um objeto qualquerFormação: Os jogadores ficam dispersos pelo campo. Um deles tem nas mãos o objeto. Um pouco afastado ficará o perseguidor.Desenvolvimento: Dado o sinal, correrá o perseguidor atrás do possuidor do objeto, com o intuito de se apoderar deste. Os companheiros, impedindo que ele realize seu objeto, correrão a “salvar o amigo”.

Um receberá o objeto e o defenderá do perseguidor, fugindo acompanhado por todos os jogadores, que, solidários, procurarão auxiliar sempre o que está sendo perseguido. Quando o fugitivo for tocado, entregará o objeto ao adversário e, imediatamente, invertidos os papeis, partirá em seu encalço.

2) FUTPARMaterial: Uma bola de futebol Organização: Formar dois times com quatro duplas em cada um; cada dupla fica de mãos dadas. Escolher um goleiro, sem par, para cada time.Desenvolvimento: Seguir as regras do jogo de futebol, normalmente, mas sem que os pares soltem as mãos.

Recursos: Bola, objeto.

Page 13: Plano de Aula 2

Avaliação: Acontecerá no decorrer da aula observando se alunos estão fazendo as atividades certas.

Série: 2°anoDisciplina: ArtesConteúdo: Música: classificar os diferentes sons da natureza e os sons produzidos pelo homem.Objetivos: - Identificar os diferentes tipos de sons naturais e artificiais.- Produzir diversos tipos de sons.- Diferenciar os sons produzidos pela natureza e pelo homem.- Identificar as fontes sonoras.Metodologia: aula expositiva, atividade, música.Desenvolvimento: pedir para os alunos ficarem em silêncio e ouvir o que se passa lá fora.- Em seguida desenhar em uma folha sulfite os sons produzidos pelo homem.- Entregar uma folha com o nome dos sons que serão escutados no cd, onde os alunos irão enumerar a sequência correta do som. (passar 2 vezes para depois corrigir).- Com lápis de cor verde sublinhar os sons produzidos pela natureza e com lápis de cor vermelho sublimar os sons produzidos pelo homem.

Atividade:

Enumere a sequência dos sons:( ) navio( ) gato( ) avião ( ) mar( ) moto( ) cachorro( ) trovão( ) telefone( ) serrote cortando( ) trem( ) neném chorando( ) vento( ) relógio( ) carro( ) chuva- Criar diferentes tipos de sons com os dedos batendo na palma da mão, por exemplo, representar os pingos da chuva.

Recursos: cd, rádio, folha sufite, lápis de cor.Avaliação: Os alunos serão avaliados no decorrer das atividades.

Page 14: Plano de Aula 2

Série: 2° anoMatéria: LiteraturaConteúdo: Fábula Objetivo: Desenvolver a imaginação da criança levando ela para o mundo da fantasia.Metodologia: Aula expositiva, leitura de história e atividade.Desenvolvimento: Começar a aula contando a história “O Barco” de Eliardo França.O BARCOAutor: Eliardo FrançaAdeus, papai! Adeus, mamãe! Agora, vou navegar.Vou levar o meu barco para o rio e vou navegar.Vou ver os peixes grandes e pequenos.Vou ver a tartaruga nadar.O rio passa pelas montanhas. Passa no meio da mata.Vou ver jacaré dormindo. Vou ver onça beber água.O rio passa lá longe, onde o índio vai pescar.As águas do rio não param. Elas vão até o mar.Com meu barco, eu vou navegar. Vou também até o mar.Vou longe... longe... com meu barco de papel.

Conversação oral:1) Para onde o menino queria ir?2) O que ele encontrou no caminho?3) Como era feito o seu barco?

Atividade: Vão fazer a dobradura de um barco, onde os alunos colarão numa folha de sultife e vão desenhar o que aconteceu na história>

Recursos: Folha sulfite, cola, lápis de cor.Avaliação: Acontecerá no decorrer da aula observando se os alunos conseguem fazer o que foi ensinado.