plantio direto fundaÇÃo agrisus e a bandeira do plantio … · agrisus. um destaque e uma...

3
A GRANJA | 61 FUNDAÇÃO AGRISUS e a bandeira do plantio direto PLANTIO DIRETO E xiste no Brasil uma fundação que é a única entidade privada, sem fins lucrativos, que destina recur- sos próprios para o apoio a projetos edu- cacionais, de pesquisa, desenvolvimen- to e divulgação de novas tecnologias relacionadas à conservação e melho- ria da fertilidade do solo. A Agrisus (www.agrisus.org.br) completou 15 anos de atividades em 24 de abril, tendo como uma de suas bandeiras a defesa dos benefícios do plantio direto. Tudo começou quando o engenhei- ro agrônomo Fernando Penteado Car- doso, fundador da Manah, empresa de fertilizantes e gado de corte que mar- cou época (quem não se lembra do slo- gan “Com Manah, adubando dá!”), ven- deu suas ações, depois de ter sido seu presidente de 1947 até 2000. Em um gesto pouco comum no Brasil, a famí- lia resolveu abrir mão de parte dos re- cursos ganhos para destiná-los a um organismo que continuasse as pesqui- sas iniciadas pela empresa, sempre com a mentalidade de melhorar as condições do solo. Dr. Cardoso presidiu a Funda- ção Agrisus desde a sua criação até 2011. Uma produção agropecuária econô- mica e sustentável é de interesse tanto dos produtores como da sociedade con- sumidora. Para tanto, é preciso estimu- lar a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, assim como incentivar a Engenheiro agrônomo e PhD em Ciência do Solo Ondino Cleante Bataglia, secretário executivo da Fundação Agrisus pesquisa agronômica e a extensão ru- ral. Com isso, pode-se gerar, desenvol- ver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade do solo de forma sustentável e favorável ao ambiente. O apoio da Agrisus tem várias linhas de projetos, tanto de educação indivi- dual, como bolsas de graduação e pós- graduação, auxílio de participação em Fotos: Divulgação A Fundação Agrisus começou quando o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso (foto) vendeu a Manah, empresa de fertilizantes que fundou, e a família destinou parte dos recursos da venda à entidade

Upload: others

Post on 27-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PLANTIO DIRETO FUNDAÇÃO AGRISUS e a bandeira do plantio … · Agrisus. Um destaque e uma exigência de financiamento de todos os projetos de pesquisa é a formalização de um

A GRANJA | 61

FUNDAÇÃO AGRISUS e abandeira do plantio direto

PLANTIO DIRETO

E xiste no Brasil uma fundação queé a única entidade privada, semfins lucrativos, que destina recur-

sos próprios para o apoio a projetos edu-cacionais, de pesquisa, desenvolvimen-to e divulgação de novas tecnologiasrelacionadas à conservação e melho-ria da fertilidade do solo. A Agrisus(www.agrisus.org.br) completou 15anos de atividades em 24 de abril, tendocomo uma de suas bandeiras a defesados benefícios do plantio direto.

Tudo começou quando o engenhei-ro agrônomo Fernando Penteado Car-doso, fundador da Manah, empresa defertilizantes e gado de corte que mar-cou época (quem não se lembra do slo-gan “Com Manah, adubando dá!”), ven-deu suas ações, depois de ter sido seupresidente de 1947 até 2000. Em umgesto pouco comum no Brasil, a famí-lia resolveu abrir mão de parte dos re-cursos ganhos para destiná-los a umorganismo que continuasse as pesqui-sas iniciadas pela empresa, sempre coma mentalidade de melhorar as condiçõesdo solo. Dr. Cardoso presidiu a Funda-ção Agrisus desde a sua criação até 2011.

Uma produção agropecuária econô-mica e sustentável é de interesse tantodos produtores como da sociedade con-sumidora. Para tanto, é preciso estimu-lar a capacitação e o aperfeiçoamentoprofissional, assim como incentivar a

Engenheiro agrônomo e PhD em Ciência do Solo Ondino Cleante Bataglia, secretário executivo da Fundação Agrisus

pesquisa agronômica e a extensão ru-ral. Com isso, pode-se gerar, desenvol-ver e difundir tecnologias destinadas aotimizar a fertilidade do solo de formasustentável e favorável ao ambiente.

O apoio da Agrisus tem várias linhasde projetos, tanto de educação indivi-dual, como bolsas de graduação e pós-graduação, auxílio de participação em

Fot

os:

Div

ulga

ção

A Fundação Agrisus começouquando o engenheiro agrônomo

Fernando Penteado Cardoso(foto) vendeu a Manah, empresade fertilizantes que fundou, e a

família destinou parte dosrecursos da venda à entidade

Page 2: PLANTIO DIRETO FUNDAÇÃO AGRISUS e a bandeira do plantio … · Agrisus. Um destaque e uma exigência de financiamento de todos os projetos de pesquisa é a formalização de um

62 | JUNHO 2016

PLANTIO DIRETO

eventos e em viagens de estudos, comoem educação coletiva, com o apoio aeventos variados e formação de biblio-tecas. O destaque fica por conta dosprojetos de pesquisa agronômica e pes-quisa do estado da arte, que já desper-taram interesse dos principais pesqui-sadores do País, inclusive de órgãospúblicos como Embrapa, Instituto Agro-nômico (IAC), de Campinas/SP, e dife-rentes universidades. São muitos os ar-tigos científicos já publicados até ago-ra, no Brasil e no exterior, que tiveramcomo base os estudos financiados pelaAgrisus. Um destaque e uma exigênciade financiamento de todos os projetosde pesquisa é a formalização de um ar-tigo técnico para divulgação que possabeneficiar o agricultor.

Para se ter uma ideia, de abril de2001 a abril de 2016 foram recebidosum total de 1.798 solicitações de apoio,dentre as quais foram aprovadas 795,sendo 224 pesquisas científicas, 172bolsas de estudo e 399 eventos técni-co-científicos.

Sustentabilidade e plantio direto— A sustentabilidade da produção agrí-cola e a adequação ambiental são indis-sociáveis. Grandes avanços estão ocor-rendo na agropecuária brasileira e paracontinuar crescendo e se firmar nasposições de liderança da produção, oBrasil precisa também posicionar-se naliderança da implantação de ações quegarantam essa situação.

Um dos principais fatores para a ga-rantia dessa sustentabilidade foi, justa-

Irrigação (Febrapdp), que esteve presentena comemoração dos 15 anos da Agri-sus, realizada no mês passado, no IAC,atualmente no País já são 35 milhões dehectares que utilizam o sistema.

A adoção da técnica, iniciada no Pa-raná, em 1972, por Herbert Bartz, nomunicípio de Rolândia, teve tambémcomo protagonistas Manoel HenriquePereira e Franke Dijkstra. Baseado nacobertura permanente, no mínimo re-volvimento do solo e, sempre que pos-sível, na rotação de culturas, sua utili-zação demonstra como a agriculturabrasileira evoluiu nesses anos, gerandovantagens tanto para o meio ambientequanto para o produtor.

Bandeira da Agrisus: um dosprincipais fatores para a garantiada sustentabilidade é o sistema

plantio direto na palha,tecnologia que revolucionou a

agricultura brasileira, e hoje são35 milhões de hectares

praticados em PD no Pais

Bataglia, secretário-executivo daAgrisus: o apoio tem várias linhas

de projetos, tanto de educaçãoindividual, como bolsas de

graduação e pós-graduação,auxílio de participação em

eventos e em viagens de estudos,assim como em educação coletiva

mente, a adoção e a implantação do sis-tema do plantio direto em seus campos,uma tecnologia que viria a revolucionara agricultura brasileira. De acordo comAlfonso Antonio Sleutjes, presidente daFederação Brasileira de Plantio Direto e

Page 3: PLANTIO DIRETO FUNDAÇÃO AGRISUS e a bandeira do plantio … · Agrisus. Um destaque e uma exigência de financiamento de todos os projetos de pesquisa é a formalização de um

A GRANJA | 63

Além de ser uma prática conserva-cionista, o plantio direto também trazbenefícios econômicos que se traduzemna redução do uso de máquinas e noganho de produtividade, entre muitosoutros. É da maior importância para osprodutores a continuidade de seu siste-ma agrícola, evitando a erosão, a perdade fertilidade e a consequente decadên-cia. Dessa forma, não se concebe maiso uso isolado de algumas práticas deprodução.

Atualmente a agricultura conserva-cionista nos sistemas agrícolas produ-tivos é conceituada por processos tec-nológicos que objetivam melhorar e oti-mizar os recursos naturais mediante omanejo integrado do solo, da água e dabiodiversidade de forma integrada ao usode insumos externos. O complexo deprocessos tecnológicos usados nestaagricultura moderna não pode se limitara conceitos passados onde predomina-va o reducionismo visando exclusiva-mente à redução da intensidade de mo-bilização do solo em relação ao preparoconvencional com arações e gradagens.

Nesse contexto moderno da agricul-tura conservacionista, presume-se oenvolvimento concomitante de reduçãoou eliminação de mobilizações do solo,preservação de resíduos na superfície,manutenção de cobertura permanente,ampliação de biodiversidade por uso dediferentes plantas, integração de siste-mas agrícolas com pastejo de animais,manejo integrado de pragas e doenças,controle de tráfego de máquinas, usopreciso de insumos agrícolas e empre-go de práticas complementares paracontrole total da erosão.

O conceito moderno exige que ossistemas de produção envolvam a con-servação do solo, da água, do ar e dabiota, prevenindo a degradação dos sis-temas e do entorno de modo que a agri-cultura possa ser interpretada como efi-ciente ou efetiva no uso dos recursosdisponíveis. O plantio direto no seu con-ceito amplo é a base essencial dos sis-temas.

Situação do plantio direto no Bra-sil — Entre as pesquisas apoiadas pelaFundação Agrisus, uma merece espe-cial destaque e se refere ao Rally da Sa-fra, projeto destinado a fazer um ba-lanço in loco da situação das safras demilho e soja. Como parte dessa ativida-de, por vários anos, a partir de 2006 eaté 2015, a entidade financiou uma pes-quisa específica que fez o levantamen-to do Estado da Arte no plantio diretoem diferentes regiões. Em 2009, foramcoletadas 2.348 amostras de solo de1.147 pontos diferentes, por todo o País.Essa análise rendeu dois trabalhos es-pecíficos de muita relevância, um so-bre os níveis de fósforo e outro sobrebases trocáveis em solos sob o sistemade plantio direto. Esses relatórios estãodisponíveis no site da Agrisus.

O trabalho como um todo eviden-ciou, de forma bastante consistente, apredominância de boa cobertura de solona Região Sul onde o plantio direto épraticado há mais tempo. No Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste, regiõescaracterizadas por inverno quente esemi-úmido ou quente e seco, o plantiode culturas no inverno é dificultado pelaescassez de chuvas. Dessa forma, osdados evidenciam que o percentual deáreas com quantidades de resíduos nosníveis desejáveis para indicar um bomplantio direto ainda é insuficiente e bemabaixo do observado no Sul.

Nas regiões novas e em especial nachamada Matopiba (Maranhão, Tocan-tins, Piauí e Bahia) começam a apare-cer indícios de resíduos de capim bra-quiária. É uma indicação do uso da in-tegração lavoura-pecuária, ou mesmo deuso da braquiária após o cultivo princi-pal de soja ou em plantio consorciadocom milho para incrementar a produ-ção de palha visando à melhoria do sis-tema de plantio direto.

Apesar do crescimento da área deplantio direto no Brasil, ainda faltammuitos estudos sobre os melhores sis-temas em cada região para garantir pa-lha suficiente e de qualidade desejável.Muitas experiências são praticadas pe-los próprios agricultores e em projetosde pesquisa. O crescimento do tama-nho das máquinas de plantio e outrasatividades exige áreas desimpedidas deterraços e outros meios complementa-res de conservação do solo, o que vemde certa forma reduzindo a eficiênciados sistemas de plantio direto no con-trole da erosão. São temas que preci-sam ser resolvidos no futuro para ga-rantir o sucesso desse importante siste-ma de plantio nas lavouras do País.