pnaic cenas cotidianas_na_escola

1
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EQUIPE PEDAGÓGICA RN ENCONTRO INICIAL- 2015 24, 25 e 26 de Agosto de 2015 Análise de cenas cotidianas em escolas Cena 1 Recém-graduada em Pedagogia, a professora Maria José foi aprovada para uma vaga como professora do Ensino Fundamental em uma instituição privada de sua cidade. Para dar início à sua atuação, a docente foi convidada à participar da Semana Pedagógica da Escola, período em que, segundo a Coordenação, os professores iriam reformular o currículo escolar. Ávida por participar do processo de criação da Proposta Curricular, contribuindo com seus conhecimentos/experiências, a professora foi informada que faria parte do grupo que discutiria a área de Língua Portuguesa e que deveria consultar a lista de conteúdos Cena 2 Início do ano letivo de 2008 em uma Escola pública da rede municipal de educação em Natal. Durante a semana pedagógica, a equipe docente se reúne para discutir sobre a proposta pedagógica daquela Instituição. As coordenadoras propõem que o grupo leia os itens relacionados aos valores da escola e aos conteúdos e objetivos para o 1º e 2º anos do Ciclo de Alfabetização, pois no ano anterior perceberam que as práticas desenvolvidas na escola e , especialmente, nessas turmas vinham apontando pra novas ideias e perspectivas que não estavam contempladas naquele documento. Sendo assim, a equipe foi dividida em grupos para leitura e discussão dos tópicos selecionados. Em seguida, as impressões dos pequenos grupos foram socializadas coletivamente. A partir dessa

Upload: claudio-pessoa

Post on 24-Jan-2017

340 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pnaic cenas cotidianas_na_escola

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTAEQUIPE PEDAGÓGICA RN

ENCONTRO INICIAL- 201524, 25 e 26 de Agosto de 2015

Análise de cenas cotidianas em escolasCena 1

Recém-graduada em Pedagogia, a professora Maria José foi aprovada para uma vaga como professora do Ensino Fundamental em uma instituição privada de sua cidade.

Para dar início à sua atuação, a docente foi convidada à participar da Semana Pedagógica da Escola, período em que, segundo a Coordenação, os professores iriam reformular o currículo escolar.

Ávida por participar do processo de criação da Proposta Curricular, contribuindo com seus conhecimentos/experiências, a professora foi informada que faria parte do grupo que discutiria a área de Língua Portuguesa e que deveria consultar a lista de conteúdos programáticos disposta no anexo do livro didático adotado pela Instituição e, em seguida, subdividi-los em quatro bimestres letivos, reestruturando, assim, a Proposta Curricular da área e construindo trajetórias para o seu planejamento anual.

Cena 2

Início do ano letivo de 2008 em uma Escola pública da rede municipal de educação em Natal. Durante a semana pedagógica, a equipe docente se reúne para discutir sobre a proposta

pedagógica daquela Instituição. As coordenadoras propõem que o grupo leia os itens relacionados aos valores da escola e aos conteúdos e objetivos para o 1º e 2º anos do Ciclo de Alfabetização, pois no ano anterior perceberam que as práticas desenvolvidas na escola e , especialmente, nessas turmas vinham apontando pra novas ideias e perspectivas que não estavam contempladas naquele documento.

Sendo assim, a equipe foi dividida em grupos para leitura e discussão dos tópicos selecionados. Em seguida, as impressões dos pequenos grupos foram socializadas coletivamente. A partir dessa dinâmica, dois valores foram acrescentados como característicos daquela comunidade escolar e o trabalho com a consciência fonológica foi incorporado como objetivo para os primeiros anos do ciclo de alfabetização.

Um pequeno grupo ficou responsável por redigir o texto para alteração do documento e trazer na próxima reunião de estudo para ser apreciado e aprovado pela equipe.