política e ideologia o poder da ideologia istván mészáros

41
Política e Política e Ideologia Ideologia O poder da O poder da Ideologia Ideologia István István Mészáros. Mészáros.

Upload: aline-farias-palmeira

Post on 07-Apr-2016

237 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Política e IdeologiaPolítica e IdeologiaO poder da O poder da IdeologiaIdeologia

István István Mészáros.Mészáros.

Page 2: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Mãos DadasComposição: Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco.Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros.Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,

não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,

não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,

a vida presente.

Page 3: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

A ideologia administrativa e A ideologia administrativa e o Estadoo Estado

A idéia de dominar a sociedade por meio A idéia de dominar a sociedade por meio de algum tipo de “consenso”.de algum tipo de “consenso”.

A utopia administrativa de F.W.Taylor é A utopia administrativa de F.W.Taylor é instrutiva para mostras o quanto eram instrutiva para mostras o quanto eram profundas as aspirações capitalistas.profundas as aspirações capitalistas.

O problema que Taylor tinha que O problema que Taylor tinha que enfrentar:enfrentar:

O excedente socialmente produzido e O excedente socialmente produzido e conflitos gerados por sua divisão injusta.conflitos gerados por sua divisão injusta.

Page 4: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

A solução de TaylorA solução de Taylor ““A administração cientifica: significará a eliminação de A administração cientifica: significará a eliminação de

quase todos os motivos de disputas e desentendimento quase todos os motivos de disputas e desentendimento entre empregadores e trabalhadores, o trabalho diário entre empregadores e trabalhadores, o trabalho diário justa será uma questão de investigação cientifica e não justa será uma questão de investigação cientifica e não um objeto de barganha e disputa;”um objeto de barganha e disputa;”

Procura acabar com a “guerra” pela eliminação radical Procura acabar com a “guerra” pela eliminação radical do que ela chamava de “motivo para guerra”.do que ela chamava de “motivo para guerra”.

Solução : deslocamento conceitual mistificador.Solução : deslocamento conceitual mistificador. Ou seja, a partir de que critérios controla a produção e Ou seja, a partir de que critérios controla a produção e

distribuição das riquezas?distribuição das riquezas? Deslocamento: de quem? Para quanto? E do social total Deslocamento: de quem? Para quanto? E do social total

para “empresarial particular- plausibilidade da solução para “empresarial particular- plausibilidade da solução “cientifica”de Taylor.“cientifica”de Taylor.

Portanto para esse deslocamento, consideravas que as Portanto para esse deslocamento, consideravas que as contradições estruturais da base material são resolvidas contradições estruturais da base material são resolvidas na quadro da superestrutura política e jurídica, por meio na quadro da superestrutura política e jurídica, por meio de intervenções estatais mais ou menos poderosamente de intervenções estatais mais ou menos poderosamente manipuladoras.manipuladoras.

Page 5: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

..Configuração da política e Configuração da política e da ideologia no pós guerra:da ideologia no pós guerra:

Uma solução qualitivamente mais Uma solução qualitivamente mais avançada do ponto de vista do Capital.avançada do ponto de vista do Capital.

O Estado do pós guerra autenticava o O Estado do pós guerra autenticava o mundo da utopia administrativa adotando mundo da utopia administrativa adotando as aspirações consensuais, altamente as aspirações consensuais, altamente partidárias em sua substancia. Ao mesmo partidárias em sua substancia. Ao mesmo tempo a adoção dos abjetivos ideais da tempo a adoção dos abjetivos ideais da administração cientifica autentificava o administração cientifica autentificava o Estado neocapitalista intervencionista Estado neocapitalista intervencionista como a única realização viável, do ponto como a única realização viável, do ponto de vista prático, dos objetivos e valores de vista prático, dos objetivos e valores universais da sociedade.universais da sociedade.

Page 6: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

As raízes ideológicas da As raízes ideológicas da “antiideologia” do pós-“antiideologia” do pós-

guerra:guerra: Contexto histórico: “ encuzamento de Contexto histórico: “ encuzamento de

linhas” que atravessou as fronteiras linhas” que atravessou as fronteiras ideológicas- da democracia anglo-ideológicas- da democracia anglo-saxônica e francesa até Alemanha no saxônica e francesa até Alemanha no inicio século XX, e desta até a inicio século XX, e desta até a sociologia política norte-americana, em sociologia política norte-americana, em relação a Europa do pós-guerra.relação a Europa do pós-guerra.

Crença do pós guerra no “fim da Crença do pós guerra no “fim da ideologia”: Max Weber, o mais influente ideologia”: Max Weber, o mais influente dos ideológicos “pós-marxixtas”.dos ideológicos “pós-marxixtas”.

Page 7: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Lukás descreveu deste Lukás descreveu deste modo sobre Weber neste modo sobre Weber neste

contexto histórico:contexto histórico: “ “ Max Weber ocupou posição especial no Max Weber ocupou posição especial no

desenvolvimento ideológicos na Alemanha desenvolvimento ideológicos na Alemanha no inicio do século XX, ele adotava a crítica no inicio do século XX, ele adotava a crítica sociológica ocidental da democracia sociológica ocidental da democracia moderna, porém apesar da crítica, encarava moderna, porém apesar da crítica, encarava a democracia como a forma mais adequada a democracia como a forma mais adequada à expansão imperialista de uma potencia à expansão imperialista de uma potencia moderna importante. Percebeu que a moderna importante. Percebeu que a debilidade do imperialismo da Alemanha debilidade do imperialismo da Alemanha era conseqüência da ausência de era conseqüência da ausência de desenvolvimento democrático interno.”desenvolvimento democrático interno.”

Page 8: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Max WeberMax Weber Compartilhava com outros imperialistas Compartilhava com outros imperialistas

alemães a visão da missão política alemães a visão da missão política mundial colonizadora das “raças mundial colonizadora das “raças dominantes”.dominantes”.

PORÉM, divergia deles, por não PORÉM, divergia deles, por não idealizar a situação da Alemanha sob idealizar a situação da Alemanha sob um Governo aparentemente um Governo aparentemente parlamentar, mas também por criticas parlamentar, mas também por criticas violentas, como:violentas, como:

...os alemães só poderiam se tornar uma ...os alemães só poderiam se tornar uma “raça dominante em uma Democracia...“raça dominante em uma Democracia...

Page 9: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Max WeberMax Weber

Concepção de Democracia: Concepção de Democracia: conservadora e inclinada para o conservadora e inclinada para o Bonapartismo.Bonapartismo.

Valores máximo da “Democracia Valores máximo da “Democracia Liberal” e do “Mundo Livre”.Liberal” e do “Mundo Livre”.

A influência de Weber: foi a A influência de Weber: foi a conjunção favorável entre as conjunção favorável entre as características de sua orientação e as características de sua orientação e as necessidades ideológicas da ordem necessidades ideológicas da ordem sóciopolítico internacional em sóciopolítico internacional em mudança.mudança.

Page 10: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Democracia para Max Democracia para Max Weber:Weber:

Palavras registradas pela por Mariane Palavras registradas pela por Mariane Weber, que foi esposa de Max Weber:Weber, que foi esposa de Max Weber:

...EM UMA DEMOCRACIA , O POVO ELEGE ...EM UMA DEMOCRACIA , O POVO ELEGE COMO LÍDER UM HOMEM EM QUE COMO LÍDER UM HOMEM EM QUE CONFIA.ENTÃO O ELEITO DIZ: “AGORA CONFIA.ENTÃO O ELEITO DIZ: “AGORA CALEM A BOCA E OBEDEÇAM”.NEM O CALEM A BOCA E OBEDEÇAM”.NEM O POVO NEM OS PARTIDOS PODEM POVO NEM OS PARTIDOS PODEM CONTRADIZÊ-LO....DEPOIS DISSO CABE CONTRADIZÊ-LO....DEPOIS DISSO CABE AO POVO JULGAR SE O LÍDER FALHOU A AO POVO JULGAR SE O LÍDER FALHOU A FORCA COM ELE.FORCA COM ELE.

PORTANTO, a idéia de Weber de PORTANTO, a idéia de Weber de democracia caía em um carisma democracia caía em um carisma bonapartista.bonapartista.

Page 11: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

A perspectiva weberiana de A perspectiva weberiana de Raymond Aron.Raymond Aron.

Eternizarão da ordem social estabelecida.Eternizarão da ordem social estabelecida. Defensores do capitalismo: em nome da Defensores do capitalismo: em nome da

racionalização, do cálculo, da eficiência, racionalização, do cálculo, da eficiência, da tecnologia e de coisas similares, era da tecnologia e de coisas similares, era possível “provar” como se fossem fatos possível “provar” como se fossem fatos estabelecidos, várias noções que eram estabelecidos, várias noções que eram tão-somente o que eles desejariam que tão-somente o que eles desejariam que fosse realidade.fosse realidade.

Assim estabelecesse a identidade Assim estabelecesse a identidade fundamental entre capitalismo e fundamental entre capitalismo e socialismo:socialismo:

Page 12: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Identidade fundamental Identidade fundamental entre capitalismo e entre capitalismo e

socialismo:socialismo: “ “ Na medida em que a industrialização leva a uma Na medida em que a industrialização leva a uma

maior racionalização, as empresas desenvolvem maior racionalização, as empresas desenvolvem cada vez mais aspectos em comum. Elas devem cada vez mais aspectos em comum. Elas devem calcular despesas, receitas, lucros e impostos;os calcular despesas, receitas, lucros e impostos;os cálculos devem cobrir um certo período- visto que cálculos devem cobrir um certo período- visto que o próprio ciclo de produção requer tempo;todos os o próprio ciclo de produção requer tempo;todos os elementos do balancete devem ser traduzidos em elementos do balancete devem ser traduzidos em quantidades comparáveis- e assim nenhuma quantidades comparáveis- e assim nenhuma distinção essencial pode se estabelecer entre custo distinção essencial pode se estabelecer entre custo do trabalho humano e o do material. O homem é do trabalho humano e o do material. O homem é substituído pela máquina, quando os números substituído pela máquina, quando os números mostram que isso seria lucrativo. Sob esse aspecto mostram que isso seria lucrativo. Sob esse aspecto não apenas a sociedade capitalista, mas qualquer não apenas a sociedade capitalista, mas qualquer sociedade trata o homem como se ele fosse uma sociedade trata o homem como se ele fosse uma mercadoria ou instrumento de produção.”mercadoria ou instrumento de produção.”

Page 13: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Análise do trecho acima:Análise do trecho acima: O cálculo seria a única estrutura O cálculo seria a única estrutura

orientadora “racional” concebível , e isso orientadora “racional” concebível , e isso seria ao mesmo tempo sua justificação.seria ao mesmo tempo sua justificação.

O “cálculo neutro” e o inevitável ( absoluto) O “cálculo neutro” e o inevitável ( absoluto) é relevado.é relevado.

Seria lucrativo substituir o homem pela Seria lucrativo substituir o homem pela máquina.máquina.

Orientação para o lucro ao cálculo racional.Orientação para o lucro ao cálculo racional. A “equação” segundo a qual toda sociedade A “equação” segundo a qual toda sociedade

trata o homem como uma “ mercadoria ou trata o homem como uma “ mercadoria ou um instrumento de produção”.um instrumento de produção”.

Page 14: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

PORÉM:PORÉM: Diante tais aspectos:Diante tais aspectos: Certamente é verdade que em todas as sociedades Certamente é verdade que em todas as sociedades

os homens tratam a si mesmos como instrumento os homens tratam a si mesmos como instrumento de produção, MAS apenas sob o domínio do capital de produção, MAS apenas sob o domínio do capital é tratado como uma mercadoria. ENTRETANTO a é tratado como uma mercadoria. ENTRETANTO a equação falaciosa de Aron apaga esta diferença equação falaciosa de Aron apaga esta diferença fundamental e reduz tudo a um denominador fundamental e reduz tudo a um denominador comum da sociedade industrial moderna, que não comum da sociedade industrial moderna, que não se pode superar e na qual tais diferenças , por se pode superar e na qual tais diferenças , por definição não tem nenhuma importância.definição não tem nenhuma importância.

Assim, anunciando a sí esmo como manifestação Assim, anunciando a sí esmo como manifestação evidentemente superior da sabedoria cientifica evidentemente superior da sabedoria cientifica pragmática, orientada para a eficiência e pragmática, orientada para a eficiência e tecnologia , não utópica, modestamente realista, tecnologia , não utópica, modestamente realista, voltada para a engenharia social, racional e voltada para a engenharia social, racional e antiideologica.antiideologica.

Page 15: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria crítica de Adorno.Teoria crítica de Adorno. Forte tendência elitista.Forte tendência elitista. Adorno elevou sua acomodação ao nível de um principio filosófico Adorno elevou sua acomodação ao nível de um principio filosófico

estético da mais alta ordem- ao dizer que a arte participa da politiza estético da mais alta ordem- ao dizer que a arte participa da politiza mesmo que seja apolítica, e que é a ênfase no nexo entre arte e mesmo que seja apolítica, e que é a ênfase no nexo entre arte e sociedade, é válida , desde que EVITE PARTIDARISMO DIRETO, como sociedade, é válida , desde que EVITE PARTIDARISMO DIRETO, como aquele que encontramos hoje em dia como se chama de compromisso. aquele que encontramos hoje em dia como se chama de compromisso.

As tentativas de escritores e artistas de mudança social por meio de As tentativas de escritores e artistas de mudança social por meio de intervenções eram condenadas por Adorno como “dúbias”, porque intervenções eram condenadas por Adorno como “dúbias”, porque segundo ele , faziam com que seus autores se encontrassem “ segundo ele , faziam com que seus autores se encontrassem “ regularmente envolvidos em uma falsa consciência social.regularmente envolvidos em uma falsa consciência social.

Ideologia e coletividade tornaram-se “palavrão” na filosofia de Adorno. Ideologia e coletividade tornaram-se “palavrão” na filosofia de Adorno. A própria época foi definida como: “ a época da coletividade A própria época foi definida como: “ a época da coletividade repressiva”.repressiva”.

Vejamos:Vejamos: ““O discurso de Adorno sobre a mediação entre práxis intelectual e O discurso de Adorno sobre a mediação entre práxis intelectual e

práxis política permaneceu abstrato e vago, sem explicação do agente práxis política permaneceu abstrato e vago, sem explicação do agente social que poderia servir como condutor desta mediação, uma vez que social que poderia servir como condutor desta mediação, uma vez que o papel do partido foi rejeitado . Se adorno compreendesse que a o papel do partido foi rejeitado . Se adorno compreendesse que a música é por pessoas e para pessoas- e se ela desenvolve, esse música é por pessoas e para pessoas- e se ela desenvolve, esse desenvolvimento não é abstrato, pode ser ligado a relacionamentos desenvolvimento não é abstrato, pode ser ligado a relacionamentos sociais, ele não diria esse absurdo abstrato. Havia realmente algo de sociais, ele não diria esse absurdo abstrato. Havia realmente algo de metafísico na ênfase que adorno confere a verdade....”metafísico na ênfase que adorno confere a verdade....”

Page 16: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de AdornoTeoria de Adorno Falta do Agente Social.Falta do Agente Social. Falta da Mediação.Falta da Mediação. “ “ Dialética Negativa”, oposta a Dialética Negativa”, oposta a

adoção de um ponto de vista social.adoção de um ponto de vista social. Evitava sempre constatar os Evitava sempre constatar os

antagonismos sociais fundamentais antagonismos sociais fundamentais capitalista.capitalista.

Rejeitava a sociologia do Rejeitava a sociologia do conhecimento de Mannheim.conhecimento de Mannheim.

Page 17: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de AdornoTeoria de Adorno Dependência consciente em relação a qualquer agente Dependência consciente em relação a qualquer agente

socialmente identificável de negação e emancipação.socialmente identificável de negação e emancipação. Os únicos agentes sociais capazes de empreender a Os únicos agentes sociais capazes de empreender a

necessária busca da emancipação foram sumariamente necessária busca da emancipação foram sumariamente rejeitados como “repressivos” e “ integrados”, rejeitados como “repressivos” e “ integrados”, juntamente com a própria época, que para ele juntamente com a própria época, que para ele representava “ a condição irredimível do mundo”.representava “ a condição irredimível do mundo”.

Crença, de que as contradições do Capitalismo se Crença, de que as contradições do Capitalismo se ninguém mais falasse delas.ninguém mais falasse delas.

Nega a realidade de lutas de classes, todas as pretensões Nega a realidade de lutas de classes, todas as pretensões de radicalismo acabam junto com essa negação.de radicalismo acabam junto com essa negação.

Assim, a ordem social com todas essas contradições, Assim, a ordem social com todas essas contradições, permanece totalmente inalterada,tendente ao Fascismo- permanece totalmente inalterada,tendente ao Fascismo- de toda a negação política prática daquela ordem.de toda a negação política prática daquela ordem.

Adorno possuía uma concepção de ideologia negativa, Adorno possuía uma concepção de ideologia negativa, unilateral, não dialeticamente simplificada e unilateral, não dialeticamente simplificada e tendenciosamente confusa. Deste modo declarou: “ tendenciosamente confusa. Deste modo declarou: “ ideologia significa a sociedade enquanto aparência”.ideologia significa a sociedade enquanto aparência”.

Page 18: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de HabermasTeoria de Habermas As soluções oferecidas por Habermas As soluções oferecidas por Habermas

politicamente mais ativo, não foram politicamente mais ativo, não foram menos problemáticas das de Adorno.menos problemáticas das de Adorno.

A definição de Lukács da consciência de A definição de Lukács da consciência de Classe, foi transformada por Habermas na Classe, foi transformada por Habermas na categoria vaga e vazia das “ Necessidades categoria vaga e vazia das “ Necessidades dos membros de um sistema social dos membros de um sistema social interpretadas de modo coletivo e interpretadas de modo coletivo e vinculante” de modo a poder impor a vinculante” de modo a poder impor a teoria social “antiideologica”...as teoria social “antiideologica”...as condições limitadoras e imperativos condições limitadoras e imperativos funcionais da sociedade, ou seja camisa funcionais da sociedade, ou seja camisa de força anti-histórica da teoria dos de força anti-histórica da teoria dos sistemas.sistemas.

Page 19: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de Habermas.Teoria de Habermas. Defensor da “ comunidade ideal de Defensor da “ comunidade ideal de

comunicação” e sua “situação comunicação” e sua “situação ideal da fala”.ideal da fala”.

Vejamos:Vejamos: “ “ Quando iniciamos um discurso e Quando iniciamos um discurso e

o continuamos por tempo o continuamos por tempo suficiente, teria sempre de resultar suficiente, teria sempre de resultar um consenso, e ele seria por ser um consenso, e ele seria por ser um consenso verdadeiro.”um consenso verdadeiro.”

Page 20: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de Habermas.Teoria de Habermas. PORTANTO, os “Agentes PORTANTO, os “Agentes

Emancipatórios” engajados na Emancipatórios” engajados na produção de tal “ consenso produção de tal “ consenso verdadeiro” só poderia ser dá elite verdadeiro” só poderia ser dá elite privilegiada, ou seja, os autonomeados privilegiada, ou seja, os autonomeados especialista da comunicação- que especialista da comunicação- que continuaria por tempo suficiente seu continuaria por tempo suficiente seu discurso ideal, enquanto outros discurso ideal, enquanto outros estariam trabalhando por tempo estariam trabalhando por tempo também suficiente para seu benefício .também suficiente para seu benefício .

Page 21: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de HabermasTeoria de Habermas

Mais importante ainda: O Universo social em que Mais importante ainda: O Universo social em que essa comunicação ideal e geradora de consenso essa comunicação ideal e geradora de consenso poderia ser eficaz teria de ter inicio em um mundo poderia ser eficaz teria de ter inicio em um mundo essencialmente livre de conflitos, tornando assim essencialmente livre de conflitos, tornando assim totalmente redundante o trabalho de nossos “ totalmente redundante o trabalho de nossos “ falantes ideais”falantes ideais”

O O verdadeiro significado da teoria das verdadeiro significado da teoria das comunicações de Habermas só pode ser apológico comunicações de Habermas só pode ser apológico e ideológico, acultando a permanência dos e ideológico, acultando a permanência dos antagonismos estruturais na sociedade capitalista antagonismos estruturais na sociedade capitalista e ficticiamente “ superando as deficiências da e ficticiamente “ superando as deficiências da “comunicação distorcida” utilizando os “comunicação distorcida” utilizando os procedimentos vazios de sua “ comunidade ideal procedimentos vazios de sua “ comunidade ideal de comunicação” circularmente autoprevista e de comunicação” circularmente autoprevista e autoconsumada.autoconsumada.

Page 22: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de HabermasTeoria de Habermas Rompido com todos os laços de um Rompido com todos os laços de um

agente histórico social de emancipação agente histórico social de emancipação historicamente identificável , o que historicamente identificável , o que restou a Habermas foram as restou a Habermas foram as suposições de uma “ pseudo- suposições de uma “ pseudo- antropologia” transcendental desde antropologia” transcendental desde uma fictícia “ necessidade primordial uma fictícia “ necessidade primordial de auto-reflexão até explicação do de auto-reflexão até explicação do desenvolvimento social em termos de “ desenvolvimento social em termos de “ automatismo do não-poder-deixar-de-automatismo do não-poder-deixar-de-apreender”. apreender”.

Page 23: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de Habermas.Teoria de Habermas. Portanto, o verdadeiro significado da Teoria Portanto, o verdadeiro significado da Teoria

das Comunicações, era mostrar que as das Comunicações, era mostrar que as sociedades do capitalismo organizado, sociedades do capitalismo organizado, avançado, resolveram com sucesso seus avançado, resolveram com sucesso seus problemas estruturais através de uma problemas estruturais através de uma crescente interdependência da pesquisa e da crescente interdependência da pesquisa e da tecnologia , o que transformou as ciências tecnologia , o que transformou as ciências na principal força produtiva...eliminado na principal força produtiva...eliminado deste modo, as condições relevantes para a deste modo, as condições relevantes para a aplicação da economia política na versão aplicação da economia política na versão corretamente formulada por Marx para o corretamente formulada por Marx para o capitalismo liberal.capitalismo liberal.

Page 24: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

A refutação de Marx pela A refutação de Marx pela teoria crítica de Habermas:teoria crítica de Habermas:

A teoria crítica de Habermas, parte A teoria crítica de Habermas, parte de uma percepção invertida dos de uma percepção invertida dos desenvolvimentos capitalistas desenvolvimentos capitalistas modernos, descritos como: modernos, descritos como: “ A “ A CIENTIFICIZAÇÃO DA CIENTIFICIZAÇÃO DA TECNOLOGIA”, TECNOLOGIA”, quando o que quando o que estamos testemunhando de fato, um estamos testemunhando de fato, um processo perigoso que deveria ser processo perigoso que deveria ser caracterizado como: caracterizado como: A A TECNOLOGIZAÇÃO DA CIÊNCIA.TECNOLOGIZAÇÃO DA CIÊNCIA.

Page 25: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

A Rejeição por Habermas a A Rejeição por Habermas a Teoria Marxiana do valor.Teoria Marxiana do valor.

“ “ Assim a tecnologia e a ciência se Assim a tecnologia e a ciência se transformam na principal força produtiva, transformam na principal força produtiva, tornando inoperante a teoria do valor-tornando inoperante a teoria do valor-trabalho de Marx. Já não faz sentido trabalho de Marx. Já não faz sentido calculara quantidade de investimento de calculara quantidade de investimento de capital na pesquisa e no desenvolvimento, capital na pesquisa e no desenvolvimento, tendo como base o valor da força de tendo como base o valor da força de trabalho não especializada (simples), trabalho não especializada (simples), quando o progresso cientifico-técnico se quando o progresso cientifico-técnico se tornou uma fonte independente de mais-tornou uma fonte independente de mais-valia, em relação ao qual a única fonte de valia, em relação ao qual a única fonte de mais-valia considerada por Marx, isso é, a mais-valia considerada por Marx, isso é, a força de trabalho dos produtores imediados, força de trabalho dos produtores imediados, desempenha um papel cada vez menor.”desempenha um papel cada vez menor.”

Page 26: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Citação de Marx:Citação de Marx: “ “ O fato se que , no desenvolvimento do O fato se que , no desenvolvimento do

poder produtivo do trabalho, as condições poder produtivo do trabalho, as condições objetivas de trabalho, o trabalho objetivado, objetivas de trabalho, o trabalho objetivado, devem evoluir em relação ao trabalho vivo- devem evoluir em relação ao trabalho vivo- está é na verdade uma afirmação está é na verdade uma afirmação tautológica, pois o que mais o crescente tautológica, pois o que mais o crescente poder produtivo do trabalho senão que poder produtivo do trabalho senão que menos trabalho imediato é exigido para menos trabalho imediato é exigido para criação de um produto maior, e que, criação de um produto maior, e que, portanto a riqueza social se expressa cada portanto a riqueza social se expressa cada vez mais nas condições de trabalho criadas vez mais nas condições de trabalho criadas pelo próprio trabalho?”pelo próprio trabalho?”

Page 27: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de Habermas.Teoria de Habermas.

O O trabalho vivo, juntamente com a trabalho vivo, juntamente com a ciência e a tecnologia, constituí uma ciência e a tecnologia, constituí uma unidade complexa e contraditória sob as unidade complexa e contraditória sob as condições dos desenvolvimentos condições dos desenvolvimentos capitalistas por mais que avançados e capitalistas por mais que avançados e organizado que sejam. É precisamente organizado que sejam. É precisamente esta conjunção contraditória do trabalho esta conjunção contraditória do trabalho vivo com a ciência que Habermas quer vivo com a ciência que Habermas quer substituir por uma configuração substituir por uma configuração consensual fictícia.consensual fictícia.

Page 28: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Os dilemas da “Grande Os dilemas da “Grande Recusa” de Marcuse.Recusa” de Marcuse.

A abordagem de Marcuse à crítica A abordagem de Marcuse à crítica social, foi de muitas maneiras social, foi de muitas maneiras diferente. Seu ódio e denúncia da diferente. Seu ódio e denúncia da dominação sufocante exercida pela dominação sufocante exercida pela ordem social dominante- por isso é ordem social dominante- por isso é paradoxal- como resultado da adoção paradoxal- como resultado da adoção das perspectivas sóciopolíticas que das perspectivas sóciopolíticas que atribuíam um poder integrador atribuíam um poder integrador socialmente incontestável ao socialmente incontestável ao “ “ capitalismo organizado”.capitalismo organizado”.

Page 29: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de MarcuseTeoria de Marcuse A A negatividadenegatividade era o principio era o principio

arientador da filosofia de arientador da filosofia de Marcuse.Marcuse.

Pela ênfase unidimensional na Pela ênfase unidimensional na negatividade, a visão da ordem negatividade, a visão da ordem dominante só poderia ser dominante só poderia ser contraposta uma dimensão contraposta uma dimensão estética totalmente utópica.estética totalmente utópica.

Page 30: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria de Marcuse.Teoria de Marcuse. Embora Marcuse tivesse grande simpatia “ Embora Marcuse tivesse grande simpatia “

condenados da Terra”- diferentemente de condenados da Terra”- diferentemente de Adorno-, a sua prespectiva social geral era Adorno-, a sua prespectiva social geral era baseada no mesmo diagnóstico errado das baseada no mesmo diagnóstico errado das potencialidades e realizações produtivas potencialidades e realizações produtivas inerentes ao sistemas capitalista. Exagerava inerentes ao sistemas capitalista. Exagerava o papel do progresso tecnológico e das o papel do progresso tecnológico e das capacidades técnicas para a emancipação capacidades técnicas para a emancipação humana, entendendo suas limitações sociais humana, entendendo suas limitações sociais inevitáveis não apenas em relação a sua inevitáveis não apenas em relação a sua realidade, mas também a sua potencialidade.realidade, mas também a sua potencialidade.

Page 31: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Teoria Marcuse.Teoria Marcuse. Marcuse superestimou muito a Marcuse superestimou muito a

capacidade capitalista global de resolver capacidade capitalista global de resolver seus antagonismos profundamente seus antagonismos profundamente arraigados ao afirmar um domínio total arraigados ao afirmar um domínio total da reificação do mundo social.....as da reificação do mundo social.....as consequências contraditórias, Marcuse consequências contraditórias, Marcuse declarou: declarou: “ maior felicidade e alegria à “ maior felicidade e alegria à maioria da população, a classe maioria da população, a classe trabalhadora, ...tornou-se uma força trabalhadora, ...tornou-se uma força conservadora, e até contra-conservadora, e até contra-revolucuonária.revolucuonária.

Page 32: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Marcuse.Marcuse. Desse modo nas palavras de Marcuse:Desse modo nas palavras de Marcuse: “ “ O futuro ingressa no presente: em sua O futuro ingressa no presente: em sua

negatividade a arte dessublimadora e negatividade a arte dessublimadora e antiarte atual “ antecipam” um estágio antiarte atual “ antecipam” um estágio em que a capacidade de produção da em que a capacidade de produção da sociedade pode ser semelhante à sociedade pode ser semelhante à capacidade criadora da arte,e a capacidade criadora da arte,e a construção do mundo da arte semelhante construção do mundo da arte semelhante a reconstrução do mundo real - a união da a reconstrução do mundo real - a união da arte libertadora e da tecnologia arte libertadora e da tecnologia lebertadora... uma visão utópica, mas lebertadora... uma visão utópica, mas suficientemente realista para animar os suficientemente realista para animar os estudantes militantes da Écolo des Beaux estudantes militantes da Écolo des Beaux - Arts em maio de 1968.”- Arts em maio de 1968.”

Page 33: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Análise do trecho acima:Análise do trecho acima: MAS, o que é apresentado nesse MAS, o que é apresentado nesse

ensaio é um conjunto de ensaio é um conjunto de imperativos categóricos, ligados imperativos categóricos, ligados ao estabelecimento veleitário de ao estabelecimento veleitário de uma “sensibilidade bilológica” uma “sensibilidade bilológica” miticamente crescente na miticamente crescente na verdade, outro “DEVE SER.”verdade, outro “DEVE SER.”

Page 34: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Reflexão:Reflexão: Figuras tão diversas quanto: Adorno, Aron, Figuras tão diversas quanto: Adorno, Aron,

Habermas, Marcuse- com ideologias que vão Habermas, Marcuse- com ideologias que vão desde a explicita cumplicidade da “engenharia desde a explicita cumplicidade da “engenharia social gradativa” com a ordem dominante até o social gradativa” com a ordem dominante até o desespero ensimesmado da “ dialética negativa desespero ensimesmado da “ dialética negativa sem ponto de vista”, e desde ao sem ponto de vista”, e desde ao transcedentalismo apologético da “ comunidade transcedentalismo apologético da “ comunidade ideal de comunicação” até o radicalismo ideal de comunicação” até o radicalismo denunciatório da “ Grande Recusa”- tinham denunciatório da “ Grande Recusa”- tinham encontrado seu suspeito denominador comum, a encontrado seu suspeito denominador comum, a despeito da grande diferença de suas motivações despeito da grande diferença de suas motivações pessoais e politicas, nas conceituações da pessoais e politicas, nas conceituações da “resignação universal” do pós-guerra.“resignação universal” do pós-guerra.

Page 35: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

O pensamento weberiano e O pensamento weberiano e seu renascimento no pós-seu renascimento no pós-

guerra.guerra. Observação de Lukács, sobre Max Weber:Observação de Lukács, sobre Max Weber: “ “ A seus olhos no final das contas,a de A seus olhos no final das contas,a de

mocratização de da Alemanha era apenas um mocratização de da Alemanha era apenas um passo técnico em direção a um imperialismo passo técnico em direção a um imperialismo que funcionasse melhor, apenas um que funcionasse melhor, apenas um alinhamento da estrutura social da Alemanha alinhamento da estrutura social da Alemanha com aquelas democracias da Europa ocidental. com aquelas democracias da Europa ocidental. E, estas ele percebia claramente, estavam E, estas ele percebia claramente, estavam igualmente sujeitas aos problemas de igualmente sujeitas aos problemas de “desencantamento”, etc., com respeito a sua “desencantamento”, etc., com respeito a sua vida social essencial. Então, quando ele vida social essencial. Então, quando ele começou a observar a essência da vida da começou a observar a essência da vida da sociedade, viu apenas tristeza geral em toda sociedade, viu apenas tristeza geral em toda parte.”parte.”

Page 36: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

WeberWeber Weber tornou-se “ homem para todas as Weber tornou-se “ homem para todas as

estações” do capitalismo do século XX, estações” do capitalismo do século XX, porque traçou linnhas de demarcação porque traçou linnhas de demarcação engenhosas, que se harmonizaram com as engenhosas, que se harmonizaram com as necessidades intelectuais da época, à necessidades intelectuais da época, à medida que elas surgiam de acordo com medida que elas surgiam de acordo com as novas circunstâncias.as novas circunstâncias.

A tarefa de Weber foi definida como a A tarefa de Weber foi definida como a conciliação do inconciliável: isto é, conciliação do inconciliável: isto é, encontrar um lugar para a fé, para encontrar um lugar para a fé, para aceitação de uma perspectiva que era aceitação de uma perspectiva que era reconhecida com tristeza como isenta de reconhecida com tristeza como isenta de perspectiva, para conseguir isso ele perspectiva, para conseguir isso ele utilizou a estratégia:utilizou a estratégia:

Page 37: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

WeberWeber Extrema relativização dos valores, acompanhada da Extrema relativização dos valores, acompanhada da

glorificação da subjetividade arbitrária e de suas glorificação da subjetividade arbitrária e de suas acomodações dúbias à “ exigência da época”. Quanto acomodações dúbias à “ exigência da época”. Quanto aos fundamentos a partir dos quais o próprio aos fundamentos a partir dos quais o próprio indivíduo poderia tomar sua decisão. De acordo com indivíduo poderia tomar sua decisão. De acordo com isso,era preciso mostrar que aqueles que escolhessem isso,era preciso mostrar que aqueles que escolhessem a ciência como sua “vocação” poderiam embora a ciência como sua “vocação” poderiam embora incorrigivelmente subjetivos em realção a sua posição incorrigivelmente subjetivos em realção a sua posição fundamental-ser rigorosamente objetivos em sua fundamental-ser rigorosamente objetivos em sua busca cientifica,e, ao mesmo tempo, que as condições busca cientifica,e, ao mesmo tempo, que as condições objetivas objetivas da atividade cientifica como tal os objetivas objetivas da atividade cientifica como tal os capacitavam para agir desse modo.capacitavam para agir desse modo.

Traçando deste modo as linhas de demarcação, Weber Traçando deste modo as linhas de demarcação, Weber produziu uma solução que parecia satisfazer as produziu uma solução que parecia satisfazer as exigências de exatidão cientifica, sem interferir com o exigências de exatidão cientifica, sem interferir com o anseio do indivíduo isolado pela autodeterminação anseio do indivíduo isolado pela autodeterminação subjetiva e soberana na esfera dos valoressubjetiva e soberana na esfera dos valores..

Page 38: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

O poder e papel ativo da O poder e papel ativo da ideologia.ideologia.

Os desenvolvimentos citados manifestavam de Os desenvolvimentos citados manifestavam de modo inequívoco a forte marca do mundo no pós-modo inequívoco a forte marca do mundo no pós-guerra, no período pós-guerra, a tendência guerra, no período pós-guerra, a tendência ideológica dominante da “antiideologia” teve de ideológica dominante da “antiideologia” teve de desenvolver e consolidar suas posições em desenvolver e consolidar suas posições em confrontos constantes com tendências rivais e confrontos constantes com tendências rivais e opiniões opostas, como: Aron X Marx.opiniões opostas, como: Aron X Marx.

As ideologias dominantes insistiam nas As ideologias dominantes insistiam nas insuperáveis virtudes do pragmatismo e da insuperáveis virtudes do pragmatismo e da engenharia social gradual, rejeitando todas as engenharia social gradual, rejeitando todas as formas de “síntese total”-isto é, nas palavras formas de “síntese total”-isto é, nas palavras autoconfortantes de suas figuras representativas, autoconfortantes de suas figuras representativas, qualquer concepção da ordem social “ qualquer concepção da ordem social “ radicalmente diferente daquela estabelecida.radicalmente diferente daquela estabelecida.

Page 39: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

O poder e o papel ativo da O poder e o papel ativo da ideologia.ideologia.

A inevitável desvantagem posicional das A inevitável desvantagem posicional das ideologias críticas se manifestaem dois ideologias críticas se manifestaem dois aspectos importantes:aspectos importantes:

A reação contra a pressão de apresentar A reação contra a pressão de apresentar alternativas práticavies - a preticabilidade é alternativas práticavies - a preticabilidade é sempre definida do ponto de vista dos sempre definida do ponto de vista dos interesses dos proponderantes, tendem assumir interesses dos proponderantes, tendem assumir uma postura negativauma postura negativa..

O ato de opor à rede institucional dominante da O ato de opor à rede institucional dominante da ordem estabelecida- “o odiado sistema”-, ordem estabelecida- “o odiado sistema”-, freqüentemente se recusam a vincular sua freqüentemente se recusam a vincular sua crítica as quaisquer estruturas institucionais crítica as quaisquer estruturas institucionais específicas , atacando as instituições e específicas , atacando as instituições e defendendo os “ impulsos do individualismo defendendo os “ impulsos do individualismo anarquista”anarquista”

Page 40: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

Politica e IdeologiaPolitica e Ideologia Os aspectos citados anteriormente Os aspectos citados anteriormente

resulta de uma debilidade interna da resulta de uma debilidade interna da posição crítica assumida, e o deafio posição crítica assumida, e o deafio de articular de modo abrangente a de articular de modo abrangente a teoria alternativa- tanto no plana da teoria alternativa- tanto no plana da açõ individual como no coletivo açõ individual como no coletivo juntamente com todos os complexos juntamente com todos os complexos instrumentais constitucionais- NÃO instrumentais constitucionais- NÃO PODE SER EVITADO.PODE SER EVITADO.

Page 41: Política e Ideologia O poder da Ideologia István Mészáros

REFLEXÃO:REFLEXÃO: Na da prática profissional do Serviço Na da prática profissional do Serviço

Social, quais seriam as alternativas Social, quais seriam as alternativas dentro do sistema capitalista atual , dentro do sistema capitalista atual , através de mediação social, que através de mediação social, que possibilitassem realmente a possibilitassem realmente a transformação social e real?transformação social e real?

??