polpa de abacaxi cong. - uft.doc

14
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Polpa de Fruta Congelada

Upload: charles-frede

Post on 24-Apr-2015

36 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Polpa de Fruta Congelada

Palmas, 30 de agosto.

Page 2: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

2010

POLYANA MORAIS DE MELO

TATIANE DE SOUZA MENDONÇA

SHYRLEN MARIA DE SOUSA

Prática n°1

Polpa de Fruta CongeladaRelatório acadêmico apresentado ao curso de

Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade

Federal do Tocantins para avaliação parcial da disciplina

Tecnologia de frutas e Hortaliças, sob orientação do

Professor Dr. Aroldo Arévalo Pinedo.

Page 3: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

SUMÁRIO

INTRODUÇÃOp.4

MATERIAS, QUIPAMENTOS E OBJETIVO p.5

ETAPAS DE PROCEDIMENTOS DO ABACAXIp.6

RENDIMENTO p.7

DISCUSSÃO E RESULTADOS p.8

FLUXOGRAMA QUANTITATIVO DO PROCESSAMENTO DA POLPA p.9

CONCLUSÃO p.10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASp.11

Page 4: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

INTRODUÇÃO

O congelamento de polpa de fruta é um método de conservação que preserva as características da fruta e permite seu consumo nos períodos de entressafra. Esse processo possibilita ao produtor uma alternativa para a utilização de frutas que não atendam ao padrão de comercialização do produto in natura, ou cujos preços não sejam compensadores.

O aproveitamento de frutas na forma de polpa congelada proporciona, também, a possibilidade de utilização de frutas pouco conhecidas, como as provenientes do Cerrado e das regiões Norte e Nordeste, que já despertam interesse no mercado externo. A produção de polpa de fruta congelada, antes concentrada somente na Região Nordeste, já se expandiu por todo o território nacional. É um segmento que, apesar de englobar grandes indústrias, está caracterizado pela presença de micro e pequenas empresas. Muitas vezes, pelo desconhecimento das boas práticas de fabricação, o processamento da polpa de fruta é conduzido sem os cuidados de higiene necessários, o que compromete a qualidade do produto final.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de abacaxi. Segundo dados do ministério da agricultura e do abastecimento (2003) exportaram em 1998, 1.835,8 toneladas de suco, com uma estimativa de produção de 36.471 toneladas para 2005. A crescente demanda na produção de suco de abacaxi desperta interesse no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias que oferecem vantagens competitivas ao produto, buscando atender as demais demandas do mercado consumidor que procura produtos com características sensoriais e nutricionais similares ao produto ‘in natura’.

O abacaxi, pertencente à família das bromeliáceas, é oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente do mundo. Quando maduro o abacaxi apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. É rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras.

Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes. No Brasil, são cultivadas várias espécies, como o abacaxi amarelo, porém a que se destaca é a variedade Pérola, de polpa amarelo-pálida, sabor bastante doce, casca esverdeada, mesmo quando maduro e pouca acidez.

Os principais países produtores de abacaxi são os Estados Unidos, o Brasil, a Malásia, Formosa, México e as Filipinas.

Page 5: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

MATERIAS E EQUIPAMENTOS

Fruta: Abacaxi Balança Despolpadeira Peneira de despolpadeira: 1,5 mm, 1,00 mm e 0,8 mm. Liquidificador industrial basculante Dosador manual Mesa de seleção Sacos plásticos Facas de aço inoxidável Freezer

Objetivos

Processar polpa de frutas

Realizar Cálculos de processamento

Page 6: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

ETAPAS DE PROCESSAMENTO DO ABACAXI

Recepção e pesagem;A fruta já estava selecionada e posteriormente foi pesada em balança apropriada, com o

valor total de 14, 702 kg.

Descascamento;O abacaxi foi descascado e cortado manualmente em pedaços pequeno (em forma de

cubo) com o auxilio de uma faca para facilitar a extração de polpa. A casca apresentou um valor total de 4, 339 kg.

Desintegração/ corte;A desintegração da polpa de abacaxi foi realizada em um liquidificador industrial

vasculante que possui uma estrutura móvel, coloca-se o abacaxi em quantidades pequenas para facilitar a desintegração.

Despolpamento;O abacaxi foi desintegrado e descascado para passar pela despolpadeira, que e provida

com furos de diâmetros de 1 a 1,5 mm. A polpa foi recolhida em balde limpo, de aço inoxidável.

Refinamento;Esse procedimento foi feito na mesma despolpadeira no qual se utilizou peneiras com

diâmetro menor na fase de despolpamento. Foi utilizado peneiras com furos de diâmetros de 0,5 a 0,8 mm. Em seguida com a retirada das peneiras, foi pesado o bagaço, que apresentou um valor de 0,815 kg.

Embalagem;A polpa extraída foi acondicionada em sacos plásticos e posteriormente pesada, cada

saco com aproximadamente 800 g de polpa de abacaxi. Após o envase, os sacos foram fechados com o auxilio de uma seladora manual e em seguida levados para o congelamento.

Devem se constar as seguintes informações no rotulo da embalagem:a) Denominação- Polpa seguida do nome da frutab) Quantidade em gramas (g)c) Data de fabricaçãod) Prazo de validadee) Expressões: 100 % integral ( caso o produto não possua qualquer aditivo), não-

fermentado e não alcoólico.f) Denominação: Industria Brasileira e Ministro da Agricultura, Pecuária e abastecimento.g) Nome e endereço da empresa, CGC e inscrição estadual.

Congelamento;A Polpa foi congelada após a envase no freezer.

Armazenamento;Foi armazenada a temperatura indicada (-8 a – 22°C) por uma semana.

Page 7: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

RENDIMENTO

CALCULO DE RENDIMENTO DO PROCESSO

Peso da fruta inteira14,702 kg

Peso da polpa (obtida da despolpadeira)8,630 kg

Peso dos resíduos (casca + bagaço )5,214 kg

Rendimento em polpa, casca, bagaço encontrado para a fruta avaliada.

Em relação;

FRUTA POLPA(%)

BAGAÇO(%)

CASCA (%)

CASCA+BAGAÇO(%)

Maça 90,00 0,56 7,78 8,34

FRUTA POLPA(%)

BAGAÇO(%)

CASCA (%)

CASCA+BAGAÇO(%)

Abacaxi 59.37 5.54 29.92 35.46

Page 8: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

Discussão e Resultados

Na prática desenvolvida não foi tão perspective a perda da polpa de abacaxi, pois poderíamos ter comparado o mesmo procedimento com outro fruto, ex. a maça, o que havia grande diferença de rendimento.

Observa-se quanto ao diâmetro interno do abacaxi haveria uma diferença se analisamos frutos com espessuras diferentes, exemplo o abacaxi em relação a maça, haja vista que se fosse feita medidas de corte das frutas medidas realizadas em cortes diferentes: o da maçã fosse em corte longitudinal e do abacaxi nesta prática foi feito em cubos. Então o rendimento comparado com as frutas influenciaria por vários fatores do fruto. Por diferença entre as medidas da largura do fruto com e sem casca, pode-se inferir a espessura dessa estrutura. A casca segundo Ornelas (2006), é um invólucro natural que protege as frutas. A casca do abacaxi apresenta-se mais espessa que a casca da maçã. Quanto a coroa do abacaxi, suas cascas pesam mais que os resíduos da maça, pois sua casca é apenas um película.

De acordo com Ornelas (2006), algumas frutas apresentam grande percentagem de desperdício porque tem cascas grossas e bagaços volumosos ou sementes numerosas, portanto, tendem a ter fatores de correção mais altos, devendo assim, por motivos de economia, efetuar processamento de maneira adequada a prevenir perdas.

O resultado obtido no rendimento do abacaxi foi de 59,37 %, o que acarretou grande desperdício por possui cascas grossas, assim dificultou o seu processamento de desintegração da polpa.

Page 9: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

FLUXOGRAMA QUANTITATIVO DO PROCESSAMENTO DAS FRUTAS CONGELADAS

matéria-prima previamente selecionada.

ABACAXI

Lavagem e limpeza do abacaxi

Descascamento

Despolpamento

Corte

Refinamento

Embalagem

Congelamento

Armazenamento

Cascas4,399

kg

Bagaço0,815

kg

815

Page 10: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

CONCLUSÃO

Ao fim da aula prática, torna-se visível a importância do engenheiro de alimentos na industrialização de polpas de frutas desde a seleção da matéria-prima até a comercialização, atendendo as regras cabíveis para o bom aproveitamento da polpa finalizada.

A higienização e fundamental em todos as etapas de processamento, pois o resultado do produto final depende de frutas sadias, limpas, isentas de parasitas e de detritos animais ou vegetais. Não podendo conter fragmentos de partes não comestível da fruta, nem substância estranhas na sua composição normal.

.

Page 11: Polpa de Abacaxi cong. - UFT.doc

BIBLIOGRAFIA

Abacaxi. Brasil Escola. Patrícia Lopes; em Disponível em: http://www.brasilescola.com/frutas/abacaxi.htm; Acesso em 26 de agosto.

Polpa de Fruta Congelada. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Agroindústria de Alimentos; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Virgínia Martins da Matta; Murillo Freire Junior; Lourdes Maria Corrêa Cabral; Ângela Aparecida Lemos Furtado Disponível em: http://livraria.sct.embrapa.br/liv_resumos/pdf/00076180.pdf;Acesso em: 25/08.

BRASIL.Minitério da Agricultura e do Abastecimento Instrução Normativa n°01, de 07 de janeira de 2000; Regulamento TÉCNICO GERAL PARA FIXAÇÃO DOS PADRÕES DE INDENTIDADE E QUALIDADE PARA POLPA DE FRUTA. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasílis, DF, 10 jan. Seção1, p. 54-58.

PHILIPPI, S.T. Nutrição e técnica dietética. 2ed. SP: Manole, 2006.

ORNELAS, L.H. Técnica dietética: seleção e preparo dos alimentos. 8 ed. SP: ATHENEU, 2006.