pontifÍcia universidade catÓlica de goiÁs escola de...

26
Pág. 1 de 26 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Lista de exercícios para a prova 3 Grupo Teórico 1) Existem três alternativas básicas que podem ser seguidas para traçar os rumos estratégicos da produção baseando nas variáveis que influenciam as taxas de demanda e produção. Explique cada uma delas 2) A escolha de determinada estratégia competitiva define a alocação de recursos e as habilidades organizacionais necessárias para a produção de bens e/ou serviços. Assim, a melhor relação entre margem de lucro e volume vendido definirá a escolha de determinada estratégia competitiva. Dessa forma, cite qual estratégia genérica de margem/volume é empregada pelas empresas abaixo e por que. a. Wal Mart: b. Casas Bahia: c. Sabão em pó Omo: d. Itaú Personalitè e. Hipermercados Extra: f. Coca-cola: g. Vivo: h. Carrefour: 3) O Plano Mestre de Produção diferencia do Plano Agregado de Produção sob dois aspectos. Quais são eles? 4) Podemos definir a estratégia da produção como um conjunto coeso de políticas nas diversas áreas de decisão relativas ao sistema de produção que sustentem essa posição competitiva. Sendo assim, defina 4 áreas de decisão com a descrição das decisões que devem ser tomadas. 5) Qual a função da análise da capacidade produtiva no planejamento agregado da produção? 6) A escolha de determinada estratégia competitiva define a alocação de recursos e as habilidades organizacionais necessárias para a produção de bens e/ou serviços. Assim, a melhor relação entre margem de lucro e volume vendido definirá a escolha de determinada estratégia competitiva. Dessa forma, defina as três estratégias genéricas de margem/volume que podem ser empregadas pelas empresas.

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 1 de 26

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Lista de exercícios para a prova 3

Grupo Teórico 1) Existem três alternativas básicas que podem ser seguidas para traçar os rumos estratégicos da produção baseando nas variáveis que influenciam as taxas de demanda e produção. Explique cada uma delas 2) A escolha de determinada estratégia competitiva define a alocação de recursos e as habilidades organizacionais necessárias para a produção de bens e/ou serviços. Assim, a melhor relação entre margem de lucro e volume vendido definirá a escolha de determinada estratégia competitiva. Dessa forma, cite qual estratégia genérica de margem/volume é empregada pelas empresas abaixo e por que. a. Wal Mart: b. Casas Bahia: c. Sabão em pó Omo: d. Itaú Personalitè e. Hipermercados Extra: f. Coca-cola: g. Vivo: h. Carrefour: 3) O Plano Mestre de Produção diferencia do Plano Agregado de Produção sob dois aspectos. Quais são eles? 4) Podemos definir a estratégia da produção como um conjunto coeso de políticas nas diversas áreas de decisão relativas ao sistema de produção que sustentem essa posição competitiva. Sendo assim, defina 4 áreas de decisão com a descrição das decisões que devem ser tomadas. 5) Qual a função da análise da capacidade produtiva no planejamento agregado da produção? 6) A escolha de determinada estratégia competitiva define a alocação de recursos e as habilidades organizacionais necessárias para a produção de bens e/ou serviços. Assim, a melhor relação entre margem de lucro e volume vendido definirá a escolha de determinada estratégia competitiva. Dessa forma, defina as três estratégias genéricas de margem/volume que podem ser empregadas pelas empresas.

Page 2: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 2 de 26

7) Quais as dimensões da variável tempo no PMP? O que significa cada uma? 8) Qual a importância da Missão Corporativa para uma empresa?

9) Defina missão, estratégia corporativa e estratégia competitiva e explique a relação de dependência entre elas.

Grupo Cálculo 10) Desenvolva um plano agregado de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais com base na seguinte alternativa:

a. Produção constante somente em turno normal (considerar a produção como a média trimestral da demanda).

b. Se utilizarmos uma produção constante em turno normal de 600 unidades por trimestre e podendo usar turno extra e subcontratação, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo menor? Utilizar as seguintes considerações:

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

1040 950 1200 650

Estoque inicial = 25 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 10 por unidade

Turno extra = $ 15 por unidade

Subcontratação = $ 20 por unidade

Custo de estocagem = $ 12 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 25 por unidade por trimestre

Período

Demanda

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

1040 950 1200 650 3840

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Page 3: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 3 de 26

Capacidade máxima do turno extra: 300 peças por trimestre; Não existe tamanho de lote de produção; O estoque final do 4o trimestre deve ser de 10 peças.

11) Desenvolva um plano agregado de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais com base na seguinte alternativa:

Suponhamos que o orçamento para o próximo ano seja de R$175.000,00. Se utilizarmos uma produção constante em turno normal de 700 unidades por trimestre e podendo usar turno extra e subcontratação, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo dentro desse orçamento? Utilizar as seguintes considerações: Tamanho de lote de produção para turno extra e subcontratação: 50 peças;

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

1040 950 1200 650 3840

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

770 960 800 750

Estoque inicial = 50 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 50 por unidade

Turno extra = $ 65 por unidade

Subcontratação = $ 55 por unidade

Custo de estocagem = $ 40 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 110 por unidade por trimestre

Período

Demanda

Page 4: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 4 de 26

Capacidade máxima do turno extra e da subcontratação: 200 peças por trimestre;

12) Completar os dados do programa-mestre de produção para um determinado produto acabado segundo a política de lotes de 50 unidades e estoque mínimo de 30 unidades.

13) Para as duas questões abaixo, utilizar a figura abaixo (perfil de carga do setor de usinagem para um determinado produto).

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

770 960 800 750 3.280

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Demanda

Período

1 2 3 4 1 2 3 4

Demanda prevista 230 230 250 240 270 270 300 300

Demanda confirmada 250 235 210 160 70 10 0 0

Recebimentos programados 150 150 100

Estoques projetados 50

PMP

PeríodoMaio Junho

Page 5: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 5 de 26

a. Calcular a capacidade de produção deste setor para o plano desenvolvido no exercício 12. b. O PMP planejado é viável para a capacidade instalada, considerando que a empresa trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana? Por que? 14) Desenvolva um plano de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais com base na seguinte alternativa: a. Produção constante somente em turno normal (considerar a produção como a média trimestral da demanda).

0,1 0,1

0,2

0,3

0,2

0

0,1

0,2

0,3

Ho

ra

1 2 3 4 5

Usinagem

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

410 350 320 360

Estoque inicial = 25 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 3 por unidade

Turno extra = $ 5 por unidade

Subcontratação = $ 8 por unidade

Custo de estocagem = $ 3 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 8 por unidade por trimestre

Período

Demanda

Page 6: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 6 de 26

b. Se utilizarmos uma produção constante em turno normal de 300 unidades por trimestre e podendo usar turno extra e subcontratação, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo menor?

15) Desenvolva um plano de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais com base na seguinte alternativa: a. Produção constante somente em turno normal (considerar a produção como a

média trimestral da demanda).

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

410 350 320 360 1440

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

410 350 320 360 1440

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Page 7: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 7 de 26

b. Se utilizarmos uma produção constante em turno normal de 700 unidades por trimestre e podendo usar turno extra e subcontratação, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo menor?

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

850 790 890 690

Estoque inicial = 15 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 5 por unidade

Turno extra = $ 7,5 por unidade

Subcontratação = $ 10 por unidade

Custo de estocagem = $ 5 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 10 por unidade por trimestre

Período

Demanda

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

850 790 890 690 3220

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Page 8: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 8 de 26

16) Completar os dados do programa-mestre de produção para um determinado produto acabado segundo a política de lotes de 120 unidades e estoque mínimo de 30 unidades.

17) Para as duas questões abaixo, utilizar a figura abaixo (perfil de carga do setor de montagem para um determinado produto).

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

850 790 890 690 3220

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

1 2 3 4 1 2 3 4

Demanda prevista 50 50 60 60 70 80 80 80

Demanda confirmada 55 45 30 15 0 0 0 0

Recebimentos programados 120 120

Estoques projetados 40

PMP

PeríodoOutubro Novembro

0

0,3

0,2

0,4

0

0,1

0,2

0,3

0,4

Ho

ra

1 2 3 4

Montagem

Page 9: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 9 de 26

a. Calcular a capacidade de produção deste setor para o plano desenvolvido no exercício 16.

b. O PMP planejado é viável para a capacidade instalada, considerando uma semana com 44 horas de trabalho? Por que?

18) Dado o roteiro de fabricação abaixo, determine o caminho crítico de fabricação deste produto, admitindo que o lote de produção seja de 40 unidades.

19) Completar os dados do programa-mestre de produção para um determinado produto acabado segundo a política de lotes de 80 unidades e estoque mínimo de 20 unidades.

20) Dado o roteiro de fabricação abaixo, determine:

2,1 h/unid

2,5 h/unid 2,4 h/unid

1,4 h/unid 0,9 h/unid 3,0 h/unid

5 dias/lote 3 dias/lote 4 dias/lote

Compra peça 1 Compra peça 2 Compra peça 3

Montagem

Montagem comp. A Montagem comp. B

Fabricação peça 1 Fabricação peça 2 Fabricação peça 3

1 2 3 4 1 2 3 4

Demanda prevista 25 30 30 35 40 40 45 45

Demanda confirmada 30 25 15 5 0 0 0 0

Recebimentos programados 80

Estoques projetados 20

PMP

PeríodoOutubro Novembro

1,5 h/unid

2,5 h/unid 2 h/unid

2 h/unid 0,5 h/unid 2 h/unid 0,5 h/unid

4 dias/lote 3 dias/lote 3 dias/lote 4 dias/lote

Fabricação peça 4

Compra peça 1 Compra peça 2 Compra peça 3 Compra peça 4

Montagem

Montagem comp. A Montagem comp. B

Fabricação peça 1 Fabricação peça 2 Fabricação peça 3

Page 10: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 10 de 26

a. O caminho crítico de fabricação deste produto, admitindo que o lote de produção seja de 20 unidades.

b. Considerando um PMP com horizonte de tempo de 12 semanas, indique qual a duração do PMP firme e qual a duração do PMP flexível.

21) Desenvolva um plano agregado de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais, com base nas seguintes alternativas:

a. Produção constante somente em turno normal (considerar a produção como a

média trimestral da demanda).

b. Se utilizarmos uma produção constante em turno normal de 700 unidades por trimestre e podendo usar turno extra e subcontratação, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo menor? Utilizar as seguintes considerações: Capacidade máxima do turno extra: 300 peças por trimestre; Tamanho de lote de produção do turno extra: 20 peças; Capacidade máxima da subcontratação: 200 peças por trimestre;

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

910 980 940 690

Estoque inicial = 25 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 50 por unidade

Turno extra = $ 75 por unidade

Subcontratação = $ 70 por unidade

Custo de estocagem = $ 20 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 100 por unidade por trimestre

Período

Demanda

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

910 980 940 690 3520

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Page 11: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 11 de 26

Tamanho de lote da subcontratação: 50 peças.

22) Dado o plano agregado de produção e os padrões de consumo abaixos, determine:

a. A necessidade de capacidade de produção; b. Considerando que a empresa trabalhe 44 horas semanais, a capacidade obtida

na alternativa a em cada trimestre é suficiente para atender o plano agregado de produção? Explique.

23) Completar os dados do programa-mestre de produção para um determinado produto acabado segundo a política de lotes de 40 unidades e estoque mínimo de 20 unidades.

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

910 980 940 690 3520

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Plano agregado de produção

Período 1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

Família 1 880 880 880 880

Família 2 800 800 750 750

Padrão de consumo (em minutos)

Célula 1 Célula 2 Célula 3

Família 1 15 23 17

Família 2 23 15 0

1 2 3 4 1 2 3 4

Demanda prevista 330 330 350 350 340 340 400 400

Demanda confirmada 350 340 350 310 170 65 30 0

Recebimentos programados 400 200

Estoques projetados 20

PMP

Novembro DezembroPeríodo

Page 12: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 12 de 26

24) Desenvolva um plano de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais, com base na seguinte alternativa: Suponhamos que o orçamento para o próximo ano seja de R$ 15.500.000,00. Se utilizarmos uma produção constante em turno normal de 250.000 unidades por trimestre e podendo usar turno extra e subcontratação, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo dentro desse orçamento? Utilizar as seguintes considerações: - Tamanho de lote de produção para turno extra: 5.000 peças; - Tamanho de lote de produção para subcontratação: 10.000 peças; - Capacidade máxima do turno extra: 100.000 peças por trimestre; - Estoque médio mínimo de 1.000 peças por trimestre.

Mês SemanaEstoque

inicial

Recebimentos

programadosDemanda

Estoque antes

do PMPPMP

Estoque

final

1

2

3

4

1

2

3

4

Novembro

Dezembro

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

250.000 350.000 310.000 420.000

Estoque inicial = 5.000 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 10 por unidade

Turno extra = $ 13 por unidade

Subcontratação = $ 16 por unidade

Custo de estocagem = $ 6 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 40 por unidade por trimestre

Demanda

Período

Page 13: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 13 de 26

25) O primeiro trimestre do plano agregado do exercício anterior foi desmembrado no plano mestre da produção abaixo. Finalize a sua elaboração, obedecendo a uma política de lotes de produção de 5.000 peças. Não se esqueça que o total de peças produzidas tem que ser igual ao total colocado no exercício anterior e o estoque final do último mês do PMP tem que ser igual ao estoque final do primeiro trimestre do plano agregado de produção do exercício anterior. 26) Dados o plano agregado de produção e os padrões de consumo abaixos, determine:

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

250.000 350.000 310.000 420.000 1.330.000

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Período 1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

Família 1 450 450 450 450

Família 2 260 280 300 350

Família 3 380 350 300 250

Plano agregado da produção

Plano agregado de produção

Período 1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

Família 1 880 880 880 880

Família 2 800 800 750 750

Padrão de consumo (em minutos)

Célula 1 Célula 2 Célula 3

Família 1 15 23 17

Família 2 23 15 0

Célula 1 Célula 2 Célula 3

Família 1 14 0 25

Família 2 0 15 10

Família 3 5 15 8

Padrão de consumo (em minutos)

Page 14: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 14 de 26

a. A necessidade de capacidade de produção; b. Considerando que a empresa trabalhe 44 horas semanais, a capacidade obtida

na alternativa a em cada trimestre (com 13 semanas) é suficiente para atender o plano agregado de produção? Explique.

27) Desenvolva um plano de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais, com base na seguinte alternativa: Suponhamos que o orçamento para o próximo ano seja de R$ 15.000.000,00. existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo dentro desse orçamento? Utilizar as seguintes considerações: - Tamanho de lote de produção para os turnos normal e extra: 5.000 peças; - Tamanho de lote de produção para subcontratação: 10.000 peças; - Capacidade máxima do turno normal: 300.000 peças por trimestre; - Capacidade máxima do turno extra: 100.000 peças por trimestre; - Estoque médio mínimo de 1.000 peças por trimestre; - Não são permitidos atrasos.

Estoque

inicial

Recebimentos

programadosDemanda

Estoque

antes PMPPMP Estoque final

1

2

3

4

1

2

3

4

1

2

3

4

Ag

osto

Ju

nh

oJu

lho

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

420.000 350.000 310.000 250.000

Estoque inicial = 5.000 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 10 por unidade

Turno extra = $ 13 por unidade

Subcontratação = $ 16 por unidade

Custo de estocagem = $ 6 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 40 por unidade por trimestre

Demanda

Período

Page 15: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 15 de 26

28) O primeiro trimestre do plano agregado do exercício anterior foi desmembrado no plano mestre da produção abaixo. Finalize a sua elaboração, obedecendo a uma política de lotes de produção de 5.000 peças e estoque mínimo de 1.000 peças. Não se esqueça que o total de peças produzidas tem que ser igual ao total colocado no exercício anterior e o estoque final do último mês do PMP tem que ser igual ao estoque final do primeiro trimestre do plano agregado de produção do exercício anterior.

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

420.000 350.000 310.000 250.000 1.330.000

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4

Demanda prevista 25.000 25.000 30.000 30.000 32.000 32.000 38.000 38.000 42.000 42.000 42.000 44.000

Demanda confirmada 25.000 24.000 22.000 15.000 10.000 5.000 0 0 0 0 0 0

Recebimentos programados

Estoques projetados 5.000

PMP

PeríodoJunho Julho Agosto

Page 16: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 16 de 26

29) Dados o plano agregado de produção e os padrões de consumo abaixo, determine:

a. A necessidade de capacidade de produção. b. Considerando que a empresa trabalhe 44 horas semanais, a capacidade obtida

na alternativa a em cada trimestre (com 13 semanas) é suficiente para atender o plano agregado de produção? Explique.

30) Desenvolva um plano de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais, com base na seguinte alternativa: Suponhamos que o orçamento para o próximo ano seja de R$ 4.000.000,00, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo dentro desse orçamento? Utilizar as seguintes considerações: - Tamanho de lote de produção para turno normal: 250 peças; - Tamanho de lote de produção para turno extra: 250 peças;

Estoque

inicial

Recebimentos

programadosDemanda

Estoque

antes PMPPMP Estoque final

1

2

3

4

1

2

3

4

1

2

3

4

Ag

osto

Ju

nh

oJu

lho

Período 1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

Família 1 450 450 450 450

Família 2 260 280 300 350

Família 3 380 350 300 250

Plano agregado da produção

Plano agregado de produção

Período 1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

Família 1 880 880 880 880

Família 2 800 800 750 750

Padrão de consumo (em minutos)

Célula 1 Célula 2 Célula 3

Família 1 15 23 17

Família 2 23 15 0

Célula 1 Célula 2 Célula 3

Família 1 14 0 25

Família 2 0 15 10

Família 3 5 15 8

Padrão de consumo (em minutos)

Page 17: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 17 de 26

- Tamanho de lote de produção para subcontratação: 700 peças; - Capacidade máxima do turno normal: 35.750 peças por trimestre (143 lotes); - Capacidade máxima do turno extra: 6.500 peças por trimestre (26 lotes); - Capacidade máxima da subcontratação: 9.100 peças por trimestre (13 lotes) - Estoque mínimo de 200 peças por trimestre.

31) O primeiro trimestre do plano agregado do exercício anterior (exercício 31) foi desmembrado no plano mestre da produção abaixo. Finalize a sua elaboração, obedecendo a uma política de lotes de produção múltiplos de 450 peças, estoque mínimo de 200 peças, capacidade máxima semanal do turno normal de 2.750 peças e do turno extra, 500 peças. Não se esqueça que o total de peças produzidas tem que ser igual ao total colocado no exercício anterior e o estoque

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

34.600 55.900 22.100 68.400

Estoque inicial = 200 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 12 por unidade

Turno extra = $ 19 por unidade

Subcontratação = $ 32 por unidade

Custo de estocagem = $ 6 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 250 por unidade por trimestre

Demanda

Período

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

34.600 55.900 22.100 68.400 181.000

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Produção total

Page 18: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 18 de 26

final do último mês do PMP tem que ser igual ao estoque final do primeiro trimestre do plano agregado de produção do exercício anterior.

32) Para as questões a e b, utilizar a figura abaixo (perfil de carga do setor de usinagem para um determinado produto).

1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4

Demanda prevista 3.000 3.000 3.500 3.500 4.000 4.500 4.500 5.500 6.000 6.000 6.300 7.000

Demanda confirmada 3.000 2.900 2.500 1.800 950 200 50 0 0 0 0 0

Recebimentos programados

Estoques projetados 200

PMP

PeríodoJaneiro Fevereiro Março

Estoque

inicial

Recebimentos

programadosDemanda

Estoque

antes PMPPMP Estoque final

1

2

3

4

1

2

3

4

1

2

3

4

Març

oJan

eir

oF

evere

iro

Page 19: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 19 de 26

a) Calcular a capacidade de produção deste setor para o plano desenvolvido no exercício 32.

b) O PMP planejado é viável para a capacidade instalada, considerando uma semana com 144 horas de trabalho? Por quê?

33) Você foi contratado (a) para a área de PCP da empresa e se deparou com a situação colocada nos exercícios 31, 32 e 33. Qual a análise é possível de ser feita a partir dos resultados encontrados? 34) Desenvolva um plano de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais, com base na seguinte alternativa: Suponhamos que o orçamento para o próximo ano seja de R$ 390.000,00, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo dentro desse orçamento? Utilizar as seguintes considerações: - Tamanho de lote de produção para turno normal: 150 peças; - Tamanho de lote de produção para turno extra: 150 peças; - Tamanho de lote de produção para subcontratação: 400 peças; - Capacidade máxima do turno normal: 5.850 peças por trimestre (39 lotes); - Capacidade máxima do turno extra: 1.950 peças por trimestre (13 lotes); - Capacidade máxima da subcontratação: 5.200 peças por trimestre (13 lotes) - Estoque mínimo de 40 peças por trimestre.

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

6.450 8.270 3.120 13.920

Estoque inicial = 50 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 8 por unidade

Turno extra = $ 11 por unidade

Subcontratação = $ 18 por unidade

Custo de estocagem = $ 4 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 35 por unidade por trimestre

Demanda

Período

Page 20: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 20 de 26

35) O primeiro trimestre do plano agregado do exercício anterior foi desmembrado no plano mestre da produção abaixo. Finalize a sua elaboração, obedecendo a uma política de lotes de produção múltiplos de 150 peças, estoque mínimo de 40 peças, capacidade máxima semanal do turno normal de 450 peças (3 lotes) e do turno extra, 150 peças (1 lote). Não se esqueça que o total de peças produzidas tem que ser igual ao total colocado no exercício anterior e o estoque final do último mês do PMP tem que ser igual ao estoque final do primeiro trimestre do plano agregado de produção do exercício anterior.

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

6.450 8.270 3.120 13.920 31.760

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Produção total

1 2 3 4 5 1 2 3 4 1 2 3 4

Demanda prevista 260 280 300 350 400 450 500 550 600 600 650 700 810

Demanda confirmada 240 150 200 140 70 25 0 0 0 0 0 0 0

Recebimentos programados

Estoques projetados 50

PMP

MarçoPeríodo

FevereiroJaneiro

Page 21: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 21 de 26

36) Para as questões a e b, utilizar a figura abaixo (perfil de carga do setor de revisão para um determinado produto).

a) Calcular a capacidade de produção deste setor para o plano desenvolvido no exercício 36

b) O PMP planejado é viável para a capacidade instalada, considerando uma semana com 144 horas de trabalho? Por quê?

37) Você foi contratado (a) para a área de PCP da empresa e se deparou com a situação colocada nos exercícios 35, 36 e 37. Qual a análise é possível de ser feita a partir dos resultados encontrados?

Estoque

inicial

Recebimentos

programadosDemanda

Estoque

antes PMPPMP Estoque final

1

2

3

4

5

1

2

3

4

1

2

3

4

Març

oF

evere

iro

Jan

eir

o

Page 22: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 22 de 26

38) Desenvolva um plano de produção de uma família de produtos para o próximo ano com períodos trimestrais, com base na seguinte alternativa: Suponhamos que o orçamento para o próximo ano seja de R$ 4.500.000,00, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo dentro desse orçamento? Utilizar as seguintes considerações: - Tamanho de lote de produção para turno normal: 400 peças; - Tamanho de lote de produção para turno extra: 400 peças; - Tamanho de lote de produção para subcontratação: 550 peças; - Capacidade máxima do turno normal: 46.800 peças por trimestre (117 lotes); - Capacidade máxima do turno extra: 10.400 peças por trimestre (26 lotes); - Capacidade máxima da subcontratação: 3.850 peças por trimestre (7 lotes) - Estoque mínimo de 200 peças por trimestre..

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre

44.700 36.900 99.400 25.900

Estoque inicial = 300 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = $ 15 por unidade

Turno extra = $ 18 por unidade

Subcontratação = $ 30 por unidade

Custo de estocagem = $ 9 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = $ 200 por unidade por trimestre

Demanda

Período

1º trimestre 2º trimestre 3º trimestre 4º trimestre Total

44.700 36.900 99.400 25.900 206.900

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Produção total

Page 23: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 23 de 26

39) O primeiro trimestre do plano agregado do exercício 38 foi desmembrado no plano mestre da produção abaixo. Finalize a sua elaboração, obedecendo a uma política de lotes de produção múltiplos de 400 peças, estoque mínimo de 200 peças, capacidade máxima semanal do turno normal de 3.600 peças (9 lotes) e do turno extra, 800 peças (2 lote). Não se esqueça que o total de peças produzidas tem que ser igual ao total colocado no exercício anterior e o estoque final do último mês do PMP tem que ser igual ao estoque final do primeiro trimestre do plano agregado de produção do exercício 38.

40) Para as questões a e b, utilizar a figura abaixo (perfil de carga do setor de marcenaria para um determinado produto).

1 2 3 4 5 1 2 3 4 1 2 3 4

Demanda prevista 2.400 2.500 2.800 2.800 3.000 3.500 3.500 3.800 4.000 4.000 4.000 4.000 4.400

Demanda confirmada 2.350 2.100 1.800 1.050 850 530 210 10 0 0 0 0 0

Recebimentos programados

Estoques projetados 300

PMP

PeríodoFevereiroJaneiro Março

Estoque

inicial

Recebimentos

programadosDemanda

Estoque

antes PMPPMP Estoque final

1

2

3

4

5

1

2

3

4

1

2

3

4

Març

oF

evere

iro

Jan

eir

o

Page 24: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 24 de 26

a) Calcular a capacidade de produção deste setor para o plano desenvolvido no exercício 39.

b) O PMP planejado é viável para a capacidade instalada, considerando uma semana com 144 horas de trabalho? Por quê?

41) Você foi contratado (a) para a área de PCP da empresa e se deparou com a situação colocada nos exercícios 38, 39 e 40. Qual a análise é possível de ser feita a partir dos resultados encontrados? 42) Desenvolva um plano de produção de uma família de produtos para o próximo semestre com períodos mensais, com base na seguinte alternativa: Suponhamos que o orçamento para o próximo semestre seja de R$ 650.000,00, existe alguma alternativa que possa deixar o plano de produção com um custo dentro desse orçamento? Utilizar as seguintes considerações: - Tamanho de lote de produção para turno normal: 40 peças; - Tamanho de lote de produção para turno extra: 40 peças; - Tamanho de lote de produção para subcontratação: 25 peças; - Capacidade máxima do turno normal: 3.840 peças por mês (96 lotes); - Capacidade máxima do turno extra: 640 peças por mês (16 lotes); - Capacidade máxima da subcontratação: 625 peças por mês (25 lotes) - Estoque mínimo de 120 peças por mês.

Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6

4.300 5.950 3.600 1.250 3.408 4.807

Estoque inicial = 250 unidades

Custos produtivos:

Turno normal = R$ 20 por unidade

Turno extra = R$ 28 por unidade

Subcontratação = R$ 37 por unidade

Custo de estocagem = R$ 12 por unidade por trimestre sobre o estoque médio

Custos de atraso na entrega = R$ 280 por unidade por trimestre

Demanda

Período

Page 25: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 25 de 26

43) Os dois primeiros meses do plano agregado do exercício 42 foi desmembrado no plano mestre da produção abaixo. Finalize a sua elaboração, obedecendo a uma política de lotes de produção múltiplos de 40 peças, estoque mínimo de 120 peças, capacidade máxima semanal do turno normal de 960 peças (24 lotes) e do turno extra, 160 peças (4 lote). Não se esqueça que o total de peças produzidas tem que ser igual ao total colocado no exercício anterior e o estoque final da última semana de cada mês do PMP tem que ser igual ao estoque final dos respectivos meses do plano agregado de produção do exercício 42.

Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Total

4.300 5.950 3.600 1.250 3.408 4.807 23.315

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Prod - Demanda

Estoques:

Inicial

Final

Médio

Atrasos

Custos $

Produção:

Normal

Turno extra

Subcontratação

Estoques

Atrasos

Total $

Período

Demanda

Produção total

1 2 3 4 1 2 3 4

Demanda prevista 1.000 1.000 1.150 1.150 1.400 1.400 1.500 1.650

Demanda confirmada 1.000 900 600 200 50 0 0 0

Recebimentos programados

Estoques projetados 250

PMP

PeríodoMês 2Mês 1

Page 26: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ...professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/10107... · Estoques: Inicial Final Médio Atrasos Custos $ Produção:

Pág. 26 de 26

44) Para as questões a e b, utilizar a tabela abaixo (padrão de consumo em minutos da indústria em questão).

a. Calcular a capacidade de produção deste setor para o plano agregado desenvolvido no exercício 42. OBS.: Utilizar o total da produção planejada no turno normal e no turno extra.

b. O plano agregado de produção planejado é viável para a capacidade instalada, considerando uma disponibilidade de 8,8 horas por dia e 22 dias por mês? Por quê?

45) Você foi contratado (a) para a área de PCP da empresa e se deparou com a situação colocada nos exercícios 42, 43 e 44. Qual a análise é possível de ser feita a partir dos resultados encontrados?

Estoque

inicial

Recebimentos

programadosDemanda

Estoque

antes PMPPMP Estoque final

1

2

3

4

1

2

3

4

Mês 1

Mês 2

Fabricação Pintura Montagem

Produto 1 1,3 2,9 4,1