ppj programa jornalismo digital - 11.04.2013

5
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E ARTES – CCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO MESTRADO EM JORNALISMO (Nível PROFISSIONAL) Proposta de Programa - Disciplina JORNALISMO DIGITAL - 2013 - Carga Horária: 45 - Créditos: 03 Professores Ministrantes: Claudio Cardoso de Paiva : [email protected] ; http://lattes.cnpq.br/3105666841210272 Thiago Soares: [email protected] ; [email protected] ; http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 EMENTA : Investiga o processo da produção jornalística mediado pela convergência midiática. Práticas jornalísticas online e constituição de novos espaços de apuração, redação e circulação de conteúdos jornalísticos. Novos atores dos processos jornalísticos: jornalismo cidadão, jornalismo colaborativo, jornalismo em redes sociais, entre outros. Mobilidade e jornalismo: Práticas jornalísticas com celulares. Fomenta a análise de produtos jornalísticos digitais, assim como a experimentação e a confecção de práticas e produtos que promovam sinergia entre jornalismo e tecnologias digitais. ESTRATÉGIA METODOLÓGICA : A disciplina será dividida em dois módulos, a cargo de cada um dos professores. O 1º módulo será constituído de sete sessões. Considerando a natureza do programa, propomos aulas expositivas, teóricas, analíticas e laboratoriais, estimulando um exercício pragmático, em que os inscritos na disciplina deverão interagir em sala, e desenvolver tarefas, a partir dos conteúdos propostos. A avaliação do desempenho dos alunos se fará a partir do cumprimento destas tarefas e da sua participação/interação com a matéria apresentada. Módulo I – Claudio C. Paiva (sete sessões); Thiago Soares (seis sessões) Discutiremos em sala outras atividades como entrevistas a serem realizadas com jornalistas convidados, ou como trabalhos de campo, para complementar a carga horária. Primeira sessão : A comunicação, a mídia e o jornalismo: ontem e hoje; O perfil do profissional de jornalismo; a imagem dos jornalistas no cinema; a nova ecologia da comunicação e o jornalismo do século XXI; o jornalismo e o quarto poder; Ética, estética e esfera pública informacional; O jornalismo na cibercultura; O observatório da Imprensa: exercícios de monitoramento e interpretação; a circulação e os sistemas sociais de resposta; Empoderamento: e-leitores, cibercidadãos. Tarefa 1: Explorar uma notícia monitorada e disponibilizada no site Observatório da Imprensa, relacionada ao seu objeto de estudo; em seguida postar um comentário no O.I. Quando o seu comentário tiver sido publicado no site, enviar para o email [email protected] . O próximo passo será uma apreciação coletiva da matéria escolhida, do tratamento conferido à reportagem e naturalmente, da forma e sentido dos comentários postado pelos alunos. Segunda sessão : Interfaces da Comunicação e do Jornalismo; Convergências sociotecnológicas e empoderamentos coletivos; Parajornalismo; WEB 2.0:

Upload: claudiocpaiva

Post on 14-Dec-2014

167 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Programa da disciplina - Jornalismo Digital - Mestrado Profissional em Jornalismo - UFPB - 2013

TRANSCRIPT

Page 1: PPJ   programa jornalismo digital - 11.04.2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBACENTRO DE COMUNICAÇÃO E ARTES – CCTA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMOMESTRADO EM JORNALISMO (Nível PROFISSIONAL)

Proposta de Programa - Disciplina JORNALISMO DIGITAL - 2013 - Carga Horária: 45 - Créditos: 03Professores Ministrantes: Claudio Cardoso de Paiva : [email protected]; http://lattes.cnpq.br/3105666841210272Thiago Soares: [email protected]; [email protected]; http://lattes.cnpq.br/8404228786481624

EMENTA: Investiga o processo da produção jornalística mediado pela convergência midiática. Práticas jornalísticas online e constituição de novos espaços de apuração, redação e circulação de conteúdos jornalísticos. Novos atores dos processos jornalísticos: jornalismo cidadão, jornalismo colaborativo, jornalismo em redes sociais, entre outros. Mobilidade e jornalismo: Práticas jornalísticas com celulares. Fomenta a análise de produtos jornalísticos digitais, assim como a experimentação e a confecção de práticas e produtos que promovam sinergia entre jornalismo e tecnologias digitais.

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: A disciplina será dividida em dois módulos, a cargo de cada um dos professores. O 1º módulo será constituído de sete sessões. Considerando a natureza do programa, propomos aulas expositivas, teóricas, analíticas e laboratoriais, estimulando um exercício pragmático, em que os inscritos na disciplina deverão interagir em sala, e desenvolver tarefas, a partir dos conteúdos propostos. A avaliação do desempenho dos alunos se fará a partir do cumprimento destas tarefas e da sua participação/interação com a matéria apresentada.

Módulo I – Claudio C. Paiva (sete sessões); Thiago Soares (seis sessões)Discutiremos em sala outras atividades como entrevistas a serem realizadas com jornalistas convidados, ou como trabalhos de campo, para complementar a carga horária.

Primeira sessão: A comunicação, a mídia e o jornalismo: ontem e hoje; O perfil do profissional de jornalismo; a imagem dos jornalistas no cinema; a nova ecologia da comunicação e o jornalismo do século XXI; o jornalismo e o quarto poder; Ética, estética e esfera pública informacional; O jornalismo na cibercultura; O observatório da Imprensa: exercícios de monitoramento e interpretação; a circulação e os sistemas sociais de resposta; Empoderamento: e-leitores, cibercidadãos.

Tarefa 1: Explorar uma notícia monitorada e disponibilizada no site Observatório da Imprensa, relacionada ao seu objeto de estudo; em seguida postar um comentário no O.I. Quando o seu comentário tiver sido publicado no site, enviar para o email [email protected] . O próximo passo será uma apreciação coletiva da matéria escolhida, do tratamento conferido à reportagem e naturalmente, da forma e sentido dos comentários postado pelos alunos.

Segunda sessão: Interfaces da Comunicação e do Jornalismo; Convergências sociotecnológicas e empoderamentos coletivos; Parajornalismo; WEB 2.0: Conectividade, mobilidade, ubiquidade; O YouTube e o webjornalismo: noções, conceitos e categorias. Produção e compartilhamento de conteúdos. A comunicação interativa e as comunidades virtuais. O telejornal digital, a pós-televisão.

Tarefa 2: Realizar um mapeamento na plataforma de vídeos YouTube, escolher um produto relacionado ao conteúdo do Programa do MESTRADO EM JORNALISMO e enviar o seu título e endereço (URL) para o email coletivo do Grupo - Mestrado Profissional em Jornalismo - http://migre.me/e5XQo . O material será debatido em sala junto com a equipe.

Terceira sessão: O jornalismo mediado pela convergência tecnológica; Uso do correio eletrônico (E-mail) e entrevista digitalizada; Chats, listas de discussão; comunidades virtuais; linguagens líquidas e presente contínuo da notícia; metamorfoses jornalísticas: blogs, blogueiros, blogosfera; a gramática do ciberespaço e a sintaxe dos blogueiros, e-leitores, cidadãos; anônimos e celebridades em rede; os jornalistas / os blogueiros e os formadores de opinião.

Tarefa 3: Escolher o Blog de um jornalista ou de um pesquisador na área de Jornalismo e/ou Comunicação, e enviá-lo para o email eletrônico do grupo (ou para o grupo do FaceBook); em sala de aula discutiremos os parâmetros de avaliação dos blogs, considerando a sua pertinência para o campo do jornalismo, a sua inserção junto aos mercados e às comunidades.

Quarta sessão: O jornalismo, as mídias e redes sociais; a websemântica, a reportagem e a contruç@o do acontecimento; a subjetividade (a cidadania virtual), a objetividade e a credibilidade jornalística; Orkut, FaceBook e Twitter; O narcisismo em rede; solidariedade, sociabilidade e socialidade: níveis de interação social na era da informação; O tempo das tribos: o jornalismo e a audiência segmentada.

Page 2: PPJ   programa jornalismo digital - 11.04.2013

Tarefa 4: Escolher uma postagem no FaceBook ou Twitter que seja relacionada ao tema da sua pesquisa e/ou ao conteúdo programático da disciplina, e justificar a sua escolha (em 5 a 10 linhas); enviar por email.

Quinta sessão: Jornalismo e espaço crítico; para uma crítica da economia-política do webjornalismo; responsabilidade social, direitos e deveres no ciberespaço; copyright x copyleft; netativismo; Movimento Occupy; Primavera Árabe; WikiLeaks; Anonymous; O Estado, a Empresa, a Escola, as comunidades e os cidadãos como atores sociais (presenciais) e em rede. Galaxia internet e Poder.

Tarefa 5: Escolher uma matéria na internet relativa ao fenômeno do netativismo ou ciberativismo: justificar a sua escolha, apontar elementos positivos e negativos desta experiência (5 a 15 linhas).

Sexta Sessão: O espaço, a duração e a linguagem na linha de tempo das redes sociais; as formas comunicativas do habitar; elementos de webjornalismo: os olhares, as vozes e as tecnologias móveis; Google Earth; Google Maps; Vigilância e Visibilidade na era da Comunicação Líquida; o monitoramento da atividade política e as redes sociais interpretativas; Cibercidades e espaço público digital: o presencial e o pós-orgânico: relações simbióticas.

Tarefa 6: Escolher um texto/artigo (disponível em rede) acerca do problema da Vigilância e Visibilidade nas cidades (monitoramento por câmeras); fazer um RESUMO/RESENHA do mesmo (5 a 10 linhas); enviar para o email do grupo e apresentá-lo em sala de aula, para ser discutido e apreciado pelos membros do grupo

Sétima Sessão: O (neo)jornalismo: ética, estética, cognição e política; Jornalismo, Modernidade Tecnológica e Desenvolvimento Social; Mídia, Estado laico e sociedade multicultural; Os novos donos do poder, agenciamentos sociotécnicos, inteligências coletivas conectadas; O novo ecossistema comunicacional (e jornalístico): teoria e pragmática do (neo)jornalismo; (Neo)jornalismo: arte, técnica, linguagem e cognição colaborativas. O jornalismo, o (pós)orgânico e a imaginação criadora.

Tarefa 7: Escolher uma matéria jornalística disponibilizada em rede acerca do tema “Mídia, Estado laico e Sociedade Multicultural”; escrever resumo e comentário, enfatizando ação das mídias e redes sociais no que respeita à questão.

REFERÊNCIAS

Claudio Cardoso de Paiva

AMARAL, A; RECUERO, R; MONTARDO, S. (org.) Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009. Disponível em: <http://www.sobreblogs.com.br/blogfinal.pdf>

BARBOSA, Susana. Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã: LABCOM – Universidade da Beira Interior, 2006. Disponível em: http://migre.me/dNmdH Acesso em: 11.04.2013

BORGES, Juliano. Webjornalismo: política e jornalismo em tempo real. São Paulo: Apicuri, 2009.

BRUNO, Fernanda; KANASHIRO, M; FIRMINO, Rodrigo. (org.) Vigilância e Visibilidade: espaço, tecnologia e identificação. Porto Alegre: Sulina, 2010.

CANAVILHAS, João (org.) Notícias e mobilidade. Jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã, UBI, LabCom, Livros Labcom, 2013. http://migre.me/e55Cr Acesso em: 11.04.2013

DALMONTE, Edson. Pensar o discurso no webjornalismo: temporalidade, paratexto e comunidades de experiência. Salvador: Edufba, 2009.

FAUSTO NETO, A; FERNANDES, J.D.C. (org.) Interfaces Jornalísticas. Ambientes, tecnologias e linguagens. João Pessoa: ED.UFPB, 2011. Disponível em: file:///C:/Documents%20and%20Settings/Administrador/Meus%20documentos/Downloads/LIVRO_Interfaces_Jornalisticas%20(2).pdf Acesso em: 13.04.2013

FELIX, L; PAIVA, C.C. “Twitter, Celulares e Jornalismo: Mídias Móveis no Processo Informativo”. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM. Curitiba, PR, 2009 http://migre.me/e5jDk

Page 3: PPJ   programa jornalismo digital - 11.04.2013

MARTINS, A.V; PAIVA, C. C. Características do Webjornalismo. “Os Blogs de Diogo Mainardi e Marcelo Tas”. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM. Curitiba, PR, 2009. Disponível em: http://migre.me/e5im4

MARTINS, A.V; PAIVA, C.C. “Legitimidade na Blogosfera: Da Liberdade de Expressão à Monetização Comunicativa”. In: Revista Eletrônica Temática. PPGC/UFPB, 2010. http://migre.me/e5jAl

MARTINS, A.V; PAIVA, C.C. “As Rotinas Produtivas do Newsmaking e as Seleções do Gatekeeper no Blog do Noblat”. In: Iniciacom, v. 2, n. 2 (2010). Disponível em: http://migre.me/e5jH3

MATTOS, M.A; JANOTTI JUNIOR, J; JACKS, N. (org.) Mediação & Midiatização. Salvador: Ed.UFBa; Brasília: Compós, 2012. http://migre.me/e4VUf Acesso em: 12.04.2013

PAIVA, C.C. “A bomba informática do WikiLeaks. Para entender o estado da arte do jornalismo no século 21”. In: 9º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. SBPJor. Rio: ECO-UFRJ, 2011. Disponível em: http://migre.me/e5cqB

PAIVA, C.C. “A crítica da mídia na era digital”. In: Observatório da Imprensa, 12/10/2010 na edição 611. Disponível em: http://migre.me/e5cMS Acesso em: 12.04.2013

PAIVA, C.C. “O Espírito de Narciso nas Águas do Facebook. As Redes Sociais como Extensões do Ego e da Sociabilidade Contemporânea”. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM - Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012. Disponível em: http://migre.me/e5dcC Acesso em: 12.04.2013

PAIVA, C.C. “O julgamento do mensalão e as redes sociais de interpretação. Pistas para uma hermenêutica da comunicação e cultura midiática compartilhada”. In: XXII Encontro Anual da Compós. Salvador – 2013. Disponível em: http://migre.me/e5dDh; http://migre.me/e5e1j Acesso em: 12.04.2013

PAIVA, C.C. “Os blogs e outras narrativas do ciberespaço”. In: SOSTER, D; FIRMINO, F. (org.) Metamorfoses jornalísticas II. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

PAIVA, C.C. “Os jornalistas, a televisão e outras mídias no cinema: um estudo de ética e representação na arte cinematográfica”. In: Revista FAMECOS. PUC-RGS. Porto Alegre, nº 32, abril de 2007. Disponível em:

PAIVA, C.C. “O blog do Tas e a Crise do Senado Federal na Gestão Sarney”. In: III Simpósio Nacional ABCiber. Associação Brasileira de Cibercultura. São Paulo: ESPM, 2009. http://migre.me/e5hTw

PAIVA, C.C. “O Cinema, a realidade virtual e a memória do futuro”. In: Revista Fronteiras. Estudos midiáticos. UNISINOS, 2008. Disponível em: http://migre.me/e5j6d Acesso em: 13.04.2013

PAIVA, C.C. “Raízes e antenas do Brasil”. In: BOCC.UBI.PT. http://migre.me/e5jax Acesso em: 13.04.2013

PAIVA, C.C. “Elementos para uma epistemologia da cultura midiática”, In: Culturas Midiáticas. Revista do PPGCOM/UFPB, João Pessoa, nº 1, 2008.

SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação. Conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010; ___ Linguagens líquidas na era da mobilidade. Paulus, 2007.

SCHWINGEL, C; ZANOTTI, C. (org.) Produção e Colaboração no Jornalismo Digital. Florianópolis: Ed. Insular: 2010.

SERRANO, P.H.S.M; PAIVA, C.C. “Critérios de Categorização para os Vídeos do Youtube”. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. INTERCOM, Natal, 2008. Disponível em: http://migre.me/e5i16 Acesso em: 13.04.2013

SILVA, A.R.T; PAIVA, C.C. “Televisão e Auto-Referência. A metalinguagem nos discursos dos apresentadores do Jornal Nacional e do Fantástico”. In: XVIII Encontro da Compós, PUCMG, Belo Horizonte, MG, 2009. http://migre.me/e5ieA

MOUILLAD, M; PORTO, S. D. (org.) O jornal – Da Forma ao Sentido. Brasília: Ed.UNB, 2012. http://migre.me/cnyEg

TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo. Vol. 1 Porque as notícias são como elas Insular, 2005. Disponível em: http://migre.me/cnzGw