pre-crisma e crisma

24
PRÉ-CRISMA e CRISMA - 2016 CATEQUESE VOCACIONAL

Upload: others

Post on 18-Jan-2022

12 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PRÉ-CRISMA e CRISMA - 2016

CATEQUESE VOCACIONAL

03

ÍNDICE

Apresentação..............................................................................05

Primeiro encontro......................................................................07

Segundo encontro ......................................................................12

Terceiro encontro........................................................................15

Quarto encontro .........................................................................19

Carta para você jovem da Crisma................................................21

Subsídio catequético elaborado pelaEquipe de Serviço de Animação Vocacional da

Diocese de Caxias do Sul - RS

APRESENTAÇÃO

Olá catequistas, educadores de Ensino Religioso, liderançaspastorais!

Com alegria, fazemos chegar até suas mãos este subsídio decatequese sugerindo quatro encontros de diálogo e reflexão sobre otema VOCAÇÃO e ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA.

Esta proposta para adolescentes e jovens de Pré-crisma eCrisma, também pode ser adaptada para o Ensino Fundamental, apartir do 6º ano e ao Ensino Médio. Foi elaborada pela Equipe deAnimação Vocacional da Diocese de Caxias do Sul / RS [email protected]

Sugerimos que o conteúdo seja trabalhado ao longo do ano,mais intensamente nos meses de abril a agosto.

Conte-nos suas experiências na missão de motivar crianças,jovens e adolescentes na construção de um Projeto de Vida.

Na última página indicamos atividades de apoio através deblogs e filmes. Nos blogs contamos com sua parceria incentivandopostagens nos comentários.

Que a graça/bênção de Deus e intercessão de Maria, Mãe dasVocações e Mãe de Misericórdia, sempre nos acompanhem e nosfortaleçam para assim sermos animadores e animadoras vocacionaisna missão de ajudar crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultasna construção do próprio Projeto de Vida e a fazerem escolhascorajosas em favor da Vida.

Coordenação da Animação Vocacional CNBB Regional Sul 3

[email protected]

WebRadio – www.vocacionar.rcr.org.br

Porto Alegre – RS, fevereiro de 2016

05

06

07

1. Preparação do ambiente: Bíblia aberta, vela acesa, título doencontro escrito no quadro ou num cartaz. Cartaz da Campanha daFraternidade 2016 e Cartaz Vocacional 2016, cartaz do Ano daMisericórdia.

2. Preparação do encontro:

Motivação com a dinâmica da APRESENTAÇÃO MÚTUA

Motivar adolescentes e jovens a conversarem entre si, dois a dois,para se conhecerem mais e depois mutuamente se apresentarem aogrupo.

2.1. Apresentação mútua. Favorecer uns minutos de conversadois a dois a fim de se conhecerem. Exemplo: quem é, onde mora,onde estuda, o que espera do encontro de hoje... (não falar ao grupo

como será a apresentação posterior).

2.2. Colocar-se no lugar do outro. No plenário, cada dupla, umprocura apresentar o outro como o conheceu, imitando-o na fala, nosgestos...

2.3. Conclusões. Os participantes podem acrescentar dizendo e

Primeiro Encontro

ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA

08

imitando algo mais na apresentação do outro.

2.4. Tirar proveito da dinâmica. Dialogar sobre o significadode como cada um procurou colocar-se no lugar do outro. Osignificado disto para a nossa vida. Frase bíblica para ilustrar:“ ” (Fl 2,5). OTende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus

outro é importante para nós. Motivar para que cada participanteexpresse quem são as pessoas importantes na sua vida. E para quemcada qual sente que é importante.

3. Acolhida e oração: Iniciar com o sinal da cruz e um cantovocacional.

4. Recordação da vida: Fazer memória do encontro anterior.Retomar o título do texto lido, refletido e estudado. Escutar asexperiências dos participantes de como vivenciaram o encontroanterior ao longo da semana. Recordar alguns fatos próximos etambém distantes acontecidos na semana que passou.

5. Iluminação da vida.

ASSUNTO DO ENCONTRO DE CATEQUESE – O ANOJUBILAR DA MISERICÓRDIA

1º passo - Dialogar com os catequizandos sobre o porquê daproclamação do Ano da Misericórdia.

No Antigo Testamento a cada sete anos era celebrado um anosabático, no qual as pessoas entre si se perdoavam todas as dívidas. Ea cada 50 anos celebrava-se tempo do Jubileu, um tempo de paz ereconciliação, um tempo de festa e de perdão, um tempo de graçadivina.

Com apoio na tradição bíblica, a Igreja propõe a cada 50 anos acelebração de um Jubileu. E a cada 25 anos a Igreja celebra o quenomeia de “Ano Santo”. O último jubileu celebrado foi o do Ano2000, convocado por João Paulo II.

O Papa Francisco convocou um jubileu extraordinário na Igreja,chamado Ano da Misericórdia. Escreveu uma carta chamada bula -

09

que tem por nome em latim traduzindoMisericordiae Vultus –

significa .o Rosto da Misericórdia

O conceito de um "Deus misericordioso" aparece em várias religiões,incluindo , e também no . O atoo oCristianismo IslamismoJudaísmo

de realizar ações de misericórdia como um componente da crençareligiosa também é enfatizado através de ações como a doação deesmolas, cuidar dos doentes e as obras de misericórdia.

Misericórdia é um termo amplo que se refere à , aobenevolênciaperdão bondadee à em uma variedade de contextos éticos,religiosos, sociais e legais. No contexto social e legal, a misericórdiapode se referir tanto ao comportamento compassivo por parte dequem está no poder (por exemplo, a misericórdia mostrada por umjuiz no sentido de um presidiário), humanitário ou por parte de umterceiro, por exemplo, uma missão de misericórdia com o objetivo detratar vítimas de guerra.

Misericórdia é a junção de duas palavras em latim: miseratio

(compaixão) + (coração). Assim, pode-se entendercordis

literalmente misericórdia, como "coração compadecido".

Significado de Misericórdia - Sentimento de pesar ou decaridade despertado pela infelicidade de outrem; piedade,compaixão. Ação real demonstrada pelo sentimento demisericórdia; perdão concedido unicamente por bondade; graça.Misericórdia divina é atribuição de Deus que o leva a perdoar ospecados e faltas cometidas pelos pecadores.

Sinônimos de Misericórdia: bondade, clemência e indulgência.

Antônimos de Misericórdia: inclemência, inflexibilidade,intolerância e intransigência.

Qual o objetivo da celebração do Jubileu Ano daMisericórdia? Estabelecer um tempo favorável para a Igreja.

Quando é celebrado? O início registra-se na Solenidade daImaculada Conceição (08/12/2015), fato que nos apresenta a

10

pedagogia divina: perante a gravidade do pecado, Deus respondecom a plenitude do perdão. Essa data também celebra ocinquentenário de encerramento do Concílio Ecumênico VaticanoII, momento em que a Igreja, nas palavras do Papa João XXIII,“preferiu usar mais o remédio da misericórdia que da severidade”.

A data de celebração do encerramento do ano da misericórdia é nafesta de Cristo Rei, (20/11/2016).

Um gesto simbólico marca o início do jubileu em toda a Igreja. No dia08/12/2015 em uma celebração especial o Papa Francisco realiza aabertura da Porta Santa, na Basílica do Vaticano, em Roma. Nodomingo seguinte (13/12/2015), o Papa abre a Porta Santa daCatedral de Roma - Basílica de São João de Latrão - e no mesmo diatodos os bispos de todas as dioceses do mundo realizam abertura daPorta Santa em suas Catedrais e Santuários.

É missão da Igreja, anunciar com alegria a misericórdia de Deus. Notempo atual, como Igreja comprometida na nova evangelização, otema da misericórdia precisa ser reproposto com novo entusiasmo ecom uma ação pastoral renovada. Chegou de novo, para a Igreja, otempo de assumir e anunciar com alegria o perdão.

O Lema do ano do Jubileu é: MISERICORDIOSOS COMO O PAI (Cf.Lc 6,36).

2º passo – atividade prática:

a) Ilustrar com recortes de figuras (jornais e revistas) situações queexpressam gestos de misericórdia;

b) Incentivar a criatividade dos catequizandos para que representemnum desenho situações expressando a misericórdia entre pessoas;

c) Elaborar frases curtas motivando o perdão, a(slogan)

misericórdia.

6. Oração da vida: Escrever uma oração agradecendo a Deus peloperdão.

11

7. Compromisso.

a) Somos chamados à Vida e criados a imagem e semelhança deDeus. Durante a semana dialogar com as pessoas lá em casa sobreo que é PERDÃO e o que é MISERICÓRDIA. Escrever no cadernode catequese e no próximo encontro relatar uma síntese daexperiência realizada.

b) Pesquisar sobre qual a programação do Ano Jubilar daMisericórdia na comunidade, na diocese e em toda a Igreja.

c) Pesquisar na internet ou ver edição impressa da Bula (carta) doPapa sobre o Ano Jubilar da Misericórdia

Canto:

Cantar um canto que expresse perdão, misericórdia...

8. Conclusão. Escrever bem grande e de forma criativa no quadroou num cartaz as palavras PERDÃO e MISERICÓRDIA. Nummomento de silêncio cada qual olha atentamente para estaspalavras.

Rezar a oração pelas vocações.

Canto final a escolher.

12

1. Preparação do ambiente: Bíblia aberta, vela acesa, título doencontro de hoje escrito no quadro ou num cartaz. Cartaz daCampanha da Fraternidade 2016 e Cartaz Vocacional 2016

2. Preparação do encontro

Motivação e dinâmica de integração. Pode-se repetir a dinâmica doprimeiro encontro, mas formando outras duplas.

3. Acolhida e oração: Iniciar com o sinal da cruz e um cantovocacional.

4. Recordação da vida: Fazer memória do encontro anterior.Escutar as experiências dos participantes de como vivenciaram oencontro anterior ao longo da semana. Recordar alguns fatospróximos e também distantes acontecidos na semana que passou.

5. Iluminação da vida

a) Conversar com os catequizandos indicando fatos bíblicos enomes de pessoas que se relacionam com o PERDÃO, com aMISERICÓRDIA. Escrever tais fatos e nomes no quadro ou num

Segundo Encontro

COMO CELEBRAR O ANO

DA MISERICÓRDIA?

13

cartaz e também cada participante escreve no caderno.

b) Fundamentação:

Na Bíblia está bem claro que é Deus quem conduz a história. Ainiciativa é sempre dele. O nosso Deus é um Deus misericordioso, queperdoa, escolhe e chama pessoas para uma missão bem concreta edefinida. Esta sempre foi a certeza presente na consciência do povo daBíblia. No Antigo Testamento o Deus Javé chama e escolhe Israel, opovo de Deus, porque o ama, conforme nos apresenta Dt 7,6-8:6Porque és um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, o qual te

escolheu para seres o seu povo, sua propriedade exclusiva, entre

todas as outras nações da terra. Não é porque sois mais numerosos7

que todos os outros povos que o Senhor se uniu a vós e vos escolheu;

ao contrário, sois o menor de todos. Mas o Senhor ama-vos e quer8

guardar o juramento que fez a vossos pais. Por isso a sua mão

poderosa tirou-vos da escravidão.

A Igreja nos motiva e nos apresenta formas concretas para bem viver oANO DA MISERICÓRDIA. Vejamos três formas concretas possíveisde serem realizadas entre nós:1) a ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS - para sermos capazes demisericórdia, devemos primeiro colocar-nos em atitude escuta daPalavra de Deus. Então lembremos sempre de buscar na Bíblia e leratentamente situações que manifestam o perdão e misericórdia deDeus para conosco.

2) o SILÊNCIO - significa recuperar o valor do silêncio para bemmeditar a Palavra que nos é dirigida. Quando e por que fazer silêncio?Dialogar sobre o significado do silêncio em nossa vida...Momentos e lugares significativos de praticar o silêncio...No contexto bíblico é no SILÊNCIO quando cada pessoa faz aexperiência de Deus que chama e escolhe para uma missão bemdefinida. São homens e mulheres que na sua vida percebemmanifestações do chamado, da escolha e do amor misericordioso deDeus. Assim temos a história vocacional de cada pessoa.

3) a PEREGRINAÇÃO - é um sinal que caracteriza o Ano Santo.Caminhada lembra o que cada pessoa realiza ao longo da suaexistência.

14

Dialogar sobre o sentido de caminhadas conhecidas e realizadas pelaspessoas. Exemplos: prática da caminhada diária para cuidar da saúde;caminhada dos migrantes em busca de novas terras e oportunidades;caminhadas para escapar das guerras e perseguições em busca desegurança; caminhadas para escapar das destruições dos terremotose dos alagamentos; caminhadas com o sentido de manifestações emfavor da paz e da justiça; caminhadas de pessoas que andam errantesao longo das estradas; caminhadas de FÉ, peregrinações aos lugaresde devoção popular, os santuários; outros exemplos de caminhadas...

Lembrar:

- a caminhada do povo de Deus durante 40 anos no deserto em buscada Terra Prometida;- a caminhada – – de Jesus para o monte Calvário, lugarvia crucis

onde foi crucificado;- a caminhada dos discípulos de Emaús – Lc 21,13-35- outros exemplos de caminhada na Bíblia...

c) Tarefa – atividade:

De forma criativa representar um cenário e motivação decaminhada/peregrinação de pessoas.

6. Oração da vida. Motivar cada catequizando a escrever uma breveoração agradecendo a Deus o caminho já percorrido ao longo da suaprópria vida.

7. Compromisso. Durante a semana dialogar com as pessoas lá emcasa sobre: ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS, o SILÊNCIO, aaPEREGRINAÇÃO. Escrever no caderno de catequese e no próximoencontro relatar uma síntese da experiência realizada.

Sugestão: organizar com todos os catequizandos da comunidade,juntamente com seus familiares, uma peregrinação a um santuário daregião. Ver, juntos, um dia significativo e a forma de realizá-la.

8. Conclusão. Rezar a oração pelas vocações conhecida pelo grupo epela comunidade.Canto final a escolha...

15

Terceiro Encontro

EXERCÍCIO E PRÁTICA DA

MISERICÓRDIA

1. Preparação do ambiente: Bíblia aberta, vela acesa, título doencontro de hoje escrito no quadro ou num cartaz. Cartaz daCampanha da Fraternidade 2016 e Cartaz Vocacional 2016.

2. Preparação do encontro

Motivação com uma dinâmica a escolha.

3. Acolhida e oração: Iniciar com o sinal da cruz e um cantovocacional.

4. Recordação da vida: Fazer memória do encontro anterior.Escutar as experiências dos participantes de como vivenciaram oencontro anterior ao longo da semana. Recordar alguns fatospróximos e também distantes acontecidos na semana que passou.

5. Iluminação da vida.

Ao longo da história a Igreja nos apresenta a prática das Obras deMisericórdia, corporais e espirituais. É preciso manifestar confiançana Misericórdia Divina e a prática das obras de Misericórdia é pedidapor Jesus no Evangelho.

A Igreja é mãe, ensinando aos seus filhos as obras de misericórdia.Aprendemos este caminho com Jesus. Não basta fazer o bem a quemnos faz o bem. Para mudar o mundo para melhor é necessário fazer obem a quem não é capaz de nos retribuir. Fazer o bem sem esperarnada em troca. Assim Deus fez conosco e nós devemos fazer omesmo. Faça o bem e siga adiante!

A Igreja nos ensina as coisas que Jesus ensinou. Sejamos pessoasagradecidas por tudo o que aprendemos na Igreja, sobretudo poraprendermos o caminho da misericórdia, que é o caminho da vida.

16

No Antigo Testamento Deus se revela "misericordioso ecompassivo". A ênfase na misericórdia aparece em numerosas partesdo Novo Testamento, por exemplo, como nas Bem-aventuranças, emMateus 5,7 - "Bem-aventurados os misericordiosos, porque elesalcançarão misericórdia". A Parábora do Filho Pródigo - Lc 15, 11-32 -tornou-se um tema importante sobre a extensão da misericórdiadivina. Na carta aos Efésios 2, 4-5, Paulo refere-se à misericórdia deDeus em termos de salvação: "Mas Deus, rico em misericórdia, peloimenso amor com que nos amou, quando estávamos mortos pelosnossos pecados, deu-nos a vida com Cristo (É por graça que fostessalvos)".

Santo Agostinho chamou a misericórda "tão antiga e tão nova”. Asobras de misericórdia são parte da tradição Católica. O Catecismo daIgreja Católica destaca a importância das obras de misericórdia(item 2447).

Dialogar sobre o significado das Obras de Misericórdia: Obra demisericórdia é aquela com que se socorre o próximo nas suasnecessidades corporais ou espirituais. São enumeradas quatorze:sete corporais e sete espirituais, conforme as necessidadessocorridas.

As obras de misericórdia corporais são:

1ª Dar de comer a quem tem fome;

2ª Dar de beber a quem tem sede;

3ª Vestir os necessitados;

4ª Dar abrigo aos peregrinos;

5ª Visitar os doentes;

6ª Visitar os presos;

7ª Enterrar os mortos.

As obras de misericórdia espirituais são:

1ª Dar bons conselhos;

2ª Ensinar os valores do Evangelho;

3ª Corrigir com ternura a quem erra;

4ª Consolar os aflitos;

17

5ª Perdoar as ofensas;

6ª Ter paciência diante das fraquezas do outro;

7ª Rezar pelos vivos e falecidos.

Cada um conforme suas possibilidades e dons, em diversosmomentos da vida, pode praticar as obras de misericórdia. Para unsé mais fácil visitar enfermos, para outros é mais fácil ensinar... Maspara todos em alguma fase da vida surgirão os momentos de"perdoar as ofensas" e "ter paciência para com as fraquezas dopróximo". Praticar obras de Misericórdia é amar concretamente aJesus no próximo. Que recompensa há em amar somente aos que nosamam? Como amar nossos inimigos? Gestos de bondadetransformam por primeiro quem os pratica e em consequência quemestá próximo de nós.

Dialogar sobre as três as palavras-chave que o Papa Francisco indicapara a paz nas famílias: “com licença, obrigado e desculpas”. Qual osignificado? – diante de outra pessoa requer de nós1) Com licençadelicadeza, respeito e comportamento não invasor. –2) Obrigadodevemos ser pessoas capazes de agradecer, pois quem não sabeagradecer é alguém que esqueceu a linguagem de Deus. 3) Pedirdesculpas – é palavra muito necessária. Na oração do Pai Nossorezamos: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nósperdoamos a quem nos tem ofendido”. Se não formos capazes depedir desculpas, não seremos capazes de perdoar. Nas casas aondenão se pede desculpas, falta ar e feridas começam a se abrir.

O Papa Francisco afirmou que “estas três palavras são tão simplesque até podem fazer as pessoas sorrirem, mas quando sãoesquecidas, não é muito engraçado”. Vamos cuidar de colocá-las nolugar certo, no nosso coração, em nossas casas e também naconvivência social.

Tarefa – atividade:

De forma criativa montar um cenário expressando as três palavras:com licença, obrigado e desculpa.

6. Oração da vida. Motivar cada qual a escrever uma oração

18

manifestando para Deus o que se sente chamado a ser e a realizar navida, e desta forma, colocando o projeto pessoal de vida em sintoniacom o projeto de Deus. (Deixar o tempo necessário para este

momento e após incentivar para conversar com alguém sobre o que

cada qual se sente chamado a ser, a vocação que deseja seguir na

vida).

Depois desta atividade, entregar o folder vocacional da diocese quetraz referências e contatos com a equipe diocesana de AnimaçãoVocacional. (Conversar sobre as informações contidas no folder:

imagens, textos, endereços...)

7. Compromisso. Durante a semana dialogar com as pessoas lá emcasa sobre as três palavras: com licença, obrigado e desculpa.Escrever no caderno de catequese e no próximo encontro relataruma síntese da experiência realizada.

8. Conclusão. Rezar a oração pelas vocações.

Canto a escolher

19

Quarto Encontro

PARÁBOLAS SIGNIFICATIVAS

DE MISERICÓRDIA

o filho pródigo

a ovelha perdida

acolhida da mulher pecadora

1. Preparação do ambiente: Bíblia aberta, vela acesa, título doencontro de hoje escrito no quadro ou num cartaz. Cartaz daCampanha da Fraternidade 2016 e Cartaz Vocacional 2016.

2. Preparação do encontro

Motivação com uma dinâmica a escolher.

3. Acolhida e oração: Iniciar com o sinal da cruz e um cantovocacional.

4. Recordação da vida: Fazer memória do encontro anterior.Escutar as experiências dos participantes de como vivenciaram oencontro anterior ao longo da semana. Recordar alguns fatospróximos e também distantes acontecidos na semana que passou.

5. Iluminação da vida.

No Ano Jubilar da Misericórdia, as leituras do evangelho para osdomingos do tempo comum serão extraídas do livro de Lucas,

20

chamado “o evangelista da misericórdia”.

Algumas das parábolas mais conhecidas escritas por ele são: a) aovelha perdida – Lc 15,1-7; b) a mulher pecadora – Jo 8, 1-11; c) o paimisericordioso – o Filho Pródigo – Lc 15, 11-32.

Com os catequizandos ler, encenar e dialogar sobre o conteúdodestas parábolas e de outras a escolher nos textos dos evangelhos eque se referem ao tema da misericórdia.

6. Oração da vida. Motivar cada qual para escrever uma oraçãoagradecendo a Deus pelas pessoas significativas em sua própria vida,quem o ajuda, quem é exemplo de vida a ser seguido... (Deixar

bastante tempo para este momento e após incentivar a encontrar

tempo para conversar com estas pessoas, o que gostaria de

perguntar-lhes e o que admira nelas...)

7. Compromisso. Dialogar lá em casa sobre a experiênciavivenciada no encontro de catequese de hoje.

8. Conclusão. Rezar a oração pelas vocações.

� Também num dos encontros ao longo do ano sugerimos dialogarcom o grupo sobre a Carta Vocacional para jovens da

catequese de Crisma. Motivar para responder a carta eendereçar para alguém (para a catequista, o animador ouanimadora vocacional, outra pessoa, ou para o [email protected]).

21

CARTA para cada Jovem da

Catequese de Crisma

Eis-me aqui, envia-me (Is, 6,8).

OLÁ jovem, o sacramento da Crisma é confirmação docompromisso assumido no Batismo. Você é feliz por acolher em suavida a mensagem do Evangelho, a Palavra que é Jesus Cristo. Felizescom você estão catequistas que com generosa dedicação transmitemas verdades da fé cristã. Quanto é importante o serviço decatequistas, na criatividade, no método e na forma de apresentarJesus Cristo que é o mesmo Ontem, Hoje e Sempre.

JOVEM, a ação do Espírito Santo anima cada pessoa a criarunidade, tornando-a forte e corajosa na vivência da fé cristã em meioa todas as dificuldades e contradições. O Papa João Paulo II, grandeamigo dos jovens, escreveu em 1985: “O primeiro apelo que quero

fazer aos jovens é: Não tenhais medo danão tenhais medo!

vossa própria juventude, nem dos desejos profundos que

experimentais de felicidade, de verdade, de beleza e de amor

duradouro. Não tenhais medo! Quando olho para vocês, jovens,

sinto uma ”.profunda gratidão e uma grande esperança

Sim, o tempo em que vivemos é tempo de esperança. E você jovem,pelo sacramento da crisma é discípulo missionário de Jesus Cristo.Você, juntamente com outros, é protagonista e agente da construçãode um mundo de esperança e de paz. Juntos, os jovens são adiferença! Em Jesus Cristo, Deus torna-Se próximo de cada um de

22

nós, liberta-nos e nos renova. Jovem, enraizados e edificados emCristo, firmes na fé, testemunhamos ao mundo que pertencemos aJesus Cristo, pois recebemos o sacramento da Crisma, somos marcadoscom a unção do óleo da Crisma e somos chamados a testemunhar, nomundo, nossa fé cristã.

Nós da equipe de Animação Vocacional, estamos felizes porchegar até você, pois temos a missão de ir ao encontro de muitosadolescentes e jovens, nas escolas, na catequese, nas comunidades e nafamília para ajudar no despertar vocacional e na construção de umprojeto de vida. Sabemos que é Deus quem chama e Ele se serve depessoas, amigos e amigas, pais, catequistas, religiosos, religiosas,padres, para serem sinal e mediação da missão que ele tem para cadapessoa.

Sabemos que é muito importante rezar pelas vocações, para queadolescentes e jovens possam descobrir o que Deus lhes tem reservadocomo vocação. Sua família é também muito importante, pois é nafamília que nasce e por primeiro se cultiva a vocação. Toda a pessoabatizada recebe a semente da vocação, pela graça do Espírito Santo, afim de que possa bem realizar sua missão neste mundo, pois Deus nosquer seus colaboradores na obra da criação, nos quer pessoas felizes erealizadas.

Para viver a sua vocação e missão neste mundo cada pessoa podeescolher um dos seguintes caminhos:

�Matrimônio, formar família e atuar no mundo, como família cristã,no trabalho, na comunidade, testemunhando o amor de Deus noserviço aos outros.

�Sacerdote, padre, seguindo a missão de Jesus confiada aos dozeapóstolos, animar as comunidades e ministrar os sacramentos daIgreja, para a salvação de todos.

�Vida Religiosa Consagrada, Irmão ou Irmãsendo , pessoas quese consagram para viver o estilo de vida de Jesus, na pobreza, castidadee obediência, para melhor servir no anúncio do Reino de Deus. Vivemum carisma especial e dedicam sua vida aos mais necessitados. Comopessoas consagradas vivem em comunidade, partilhando a vida.

�Leigo ou leiga consagrada, (pessoas solteiras ou casadas) com uma

missão específica a realizar na Igreja e no mundo.

Deus é quem chama, nós somos mediadores. Deus se serve depessoas e de sinais para despertar a vocação e cada qualdeve dar uma resposta, segundo a própria consciência,escolhendo o caminho que Deus lhe chama a seguir. É importantevocê buscar ajuda e ser capaz de perceber os sinais devocação na sua vida, pois da escolha certa é que você vai realizarcom alegria a sua missão neste mundo.

Que o Espírito Santo nos conceda as graças e as bênçãos necessáriaspara sermos discípulos missionários de Jesus Cristo agora, aqui,neste chão.

Pedimos a Deus, por meio do Espírito Santo e de Maria, a mãe deJesus, exemplo do SIM a Deus, que ilumine, abençoe e mostre a vocêa vocação a seguir para alcançar a felicidade e a plena realização devida. Sejamos discípulos missionários de Jesus Cristo aqui e agora.

Um fraterno abraço a você e à sua família. Que você sempre possaencontrar ajuda e coragem no seguimento da sua VOCAÇÃO. Vivasua VOCAÇÃO!

Carta elaborada pela Equipe Vocacional da

Diocese de Caxias do Sul / RS

[email protected]

23

DICAS !

1. textos indicados para a Catequese e Ensino Religioso:BLOG

2. para ajudar nos Encontros de Formação de Catequistas:FILMES

1.1) http://www.savcaxias.blogspot.com.br/1.2) http://www.vacariasav.blogspot.com.br/

2.1) Escritores da Liberdade.2.2) Sociedade dos poetas mortos (jovens definindo o futuro, qualrumo seguir, qual o sentido da vida...).2.3) De repente 30 (e outros). (menina que se descobre aos 30 anosnuma vida sem sentido e que, ao "acordar", refaz todo o rumo do viver).2.4) As melhores coisas do mundo (o bullyng na escola, preconceitos,as relações afetivas, as inseguranças dos adolescentes...).2.5) Confiar (uma família com problemas com a filha que se relacionacom um namorado muito mais velho pela internet e que se aproveita dela.Bom para refletir sobre a geração Net).2.6) Documentário: Pro dia nascer Feliz (sobre a realidade dasjuventudes e a situação da educação no Brasil).

24

General Canabarro, 759 - Passo Fundo - RSFones: (54) 3313.6466 / 3045.6466

E-mail: [email protected]

15(Serviço de Animação Vocacional - 20 )

Jesus, mestre divino, que chamastes os

Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pe-

los nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas

nos-sas escolas e continuai a repetir o convite a

muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas

convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis co-

mo apóstolos leigos, como sacerdotes, como reli-

giosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e

toda a humanidade.Amém.

(Papa Paulo )VI

Oração pelas vocações