preparo da calda viÇosa

1
PREPARO DA CALDA VIÇOSA CARACTERÍSTICAS Viçosa é uma variação da Calda Bordalesa, sendo na verdade uma mistura da Calda Bordalesa com micronutrientes. Ela foi testada com sucesso pela Universidade Federal de viçosa nas culturas do tomate e do café, tendo apresentado excelentes resultados no controle fitossanitário, melhoria do estado nutricional e aumento da produtividade. As suas principais características são: mistura de pós solúveis, compreendendo a calda bordalesa (sulfato de cobre e cal hidratada), acrescentada de micronutrientes (sulfato zinco, sulfato de magnésio e boro), uréia (nitrogênio e cloreto de potássio. O produtor deve acrescentar os micronutrientes de acordo com a exigência da sua cultura. A uréia tem sido incluída na mistura para melhorar a absorção dos micronutrientes, enquanto o Cloreto de Potássio para evitar a inibição do zinco e boro pelo cobre. PREPARO DA CALDA VIÇOSA Para 100 litros de água, utiliza-se: 500 g de sulfato de cobre + 600 g de sulfato de zinco + 400 g de sulfato de magnésio + 100 g de ácido bórico + 500 g de cal hidratada. Utilize duas caixas reservatórios, sendo uma de 60 litros (A) e outra de 180 litros (B). Na caixa A com 50 litros de água, coloque o cobre, zinco, magnésio, ácido bórico, e uréia dentro de um saco poroso. Na caixa B com 50 litros de água coloque 500 gramas de cal hidratada, formando o leite de cal. A solução da caixa A é despejada sobre o leite de cal da caixa B, agitando energicamente para obter uma boa calda. A ordem da mistura não pode ser invertida. Se a mistura tiver aspecto de "leite talhado" é porque a cal hidratada está velha, recarbonatada e imprópria para este uso. Recomenda-se utilizar cal virgem hidratado ou uma hidratada nova. Uma calda viçosa bem preparada, quando em repouso, mantém a suspensão por mais de 10 minutos. A calda Viçosa para Ter uma boa eficiência deve Ter uma reação levemente alcalina. O PH ideal da solução deve estar de 7,5 a 8,5. Antes de colocar a calda viçosa no pulverizador (através da torneira existente no reservatório) utilize um coador de tela fina (que pode ser a mesma, também, do pulverizador). A quantidade a ser aplicada depende da altura da planta, por exemplo no cafeeiro, considerando-se uma pulverização para 1300 pés ou 100 covas, seriam necessários 100 litros de calda viçosa, para pés de café com 0,5 m de altura. A aplicação deve ser feita de 30 em 30 dias, com calda viçosa concentrada. Caldas com baixo teor de micronutrientes podem ser utilizadas semanalmente. O produto deve ser preparado no próprio dia da pulverização.

Upload: rogerio-pego

Post on 28-Nov-2015

31 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: PREPARO DA CALDA VIÇOSA

PREPARO DA CALDA VIÇOSA

CARACTERÍSTICAS Viçosa é uma variação da Calda Bordalesa, sendo na verdade uma

mistura da Calda Bordalesa com micronutrientes. Ela foi testada com sucesso pela Universidade Federal de viçosa nas culturas do tomate e do café, tendo apresentado excelentes resultados no controle fitossanitário, melhoria do estado nutricional e aumento da produtividade.

As suas principais características são: mistura de pós solúveis, compreendendo a calda bordalesa (sulfato de cobre e cal hidratada), acrescentada de micronutrientes (sulfato zinco, sulfato de magnésio e boro), uréia (nitrogênio e cloreto de potássio. O produtor deve acrescentar os micronutrientes de acordo com a exigência da sua cultura.

A uréia tem sido incluída na mistura para melhorar a absorção dos micronutrientes, enquanto o Cloreto de Potássio para evitar a inibição do zinco e boro pelo cobre.

PREPARO DA CALDA VIÇOSA

Para 100 litros de água, utiliza-se: 500 g de sulfato de cobre + 600 g de

sulfato de zinco + 400 g de sulfato de magnésio + 100 g de ácido bórico + 500 g de cal hidratada.

Utilize duas caixas reservatórios, sendo uma de 60 litros (A) e outra de

180 litros (B). Na caixa A com 50 litros de água, coloque o cobre, zinco, magnésio,

ácido bórico, e uréia dentro de um saco poroso. Na caixa B com 50 litros de água coloque 500 gramas de cal hidratada,

formando o leite de cal. A solução da caixa A é despejada sobre o leite de cal da caixa B,

agitando energicamente para obter uma boa calda. A ordem da mistura não pode ser invertida. Se a mistura tiver aspecto de

"leite talhado" é porque a cal hidratada está velha, recarbonatada e imprópria para este uso. Recomenda-se utilizar cal virgem hidratado ou uma hidratada nova. Uma calda viçosa bem preparada, quando em repouso, mantém a suspensão por mais de 10 minutos. A calda Viçosa para Ter uma boa eficiência deve Ter uma reação levemente alcalina. O PH ideal da solução deve estar de 7,5 a 8,5.

Antes de colocar a calda viçosa no pulverizador (através da torneira existente no reservatório) utilize um coador de tela fina (que pode ser a mesma, também, do pulverizador).

A quantidade a ser aplicada depende da altura da planta, por exemplo no cafeeiro, considerando-se uma pulverização para 1300 pés ou 100 covas, seriam necessários 100 litros de calda viçosa, para pés de café com 0,5 m de altura.

A aplicação deve ser feita de 30 em 30 dias, com calda viçosa concentrada. Caldas com baixo teor de micronutrientes podem ser utilizadas semanalmente. O produto deve ser preparado no próprio dia da pulverização.