presidente eunice cabral ano 18 • n o editorial confira ...presidente eunice cabral ano 18 • n o...

2
Ano 18 • n o 184 • Fevereiro/2011 Presidente Eunice Cabral EDITORIAL O Supremo Tribunal Federal divulgou essa semana que os segurados que se aposen- taram entre 2000 e 2003 têm mais chances de garantir a revisão pelo teto se o fator previdenciário usado na hora de calcular o beneficio foi maior do que 1. A revisão pelo teto foi garantida pelo STF para os aposentados entre outubro de 1988 e dezembro de 2003 que tiveram, na con- cessão, o benefício limitado ao teto previdenciário (valor máximo pago pela previdência). Como o fator modifica o valor final do benefício, quanto maior o índice usado para calcular as aposentadorias por tempo de contribuição, maior será o reajuste. Neste período, só quem teve fator maior que 1 terá direito a revisão. Para ver se tem direito o aposentado deve verificar a carta de concessão. O fator previdenciário passou a entrar na conta das aposentadorias por tempo de contribuição depois de 2.000. Fonte: Jornal Agora CONFIRA QUEM TEM DIREITO A REVISÃO DO TETO DE 2000 A 2003 O Seminário “O País em que Vivemos (Indicadores Econô- micos e Sociais)” reuniu aposentados(as) e trabalhadores(as) no dia 19 de fevereiro, no Sítio Escola, em Mogi das Cruzes/SP. A palestra foi ministrada pelo assessor político, Luiz Coelho, que entre os temas abordados falou sobre a posição do Brasil entre as economias no mundo, expectativa de vida do brasileiro, concentração de renda, entre outros. Ao final, foram discutidos os atuais desafios da classe trabalhadora e quais são os caminhos para garantir mais qualidade de vida para a categoria. APOSENTADOS(AS) DISCUTEM DESAFIOS SOCIAIS E ECONÔMICOS EM SEMINÁRIO Passado o momento de negociação do reajuste das aposentadorias, a classe tra- balhadora enfrenta uma ver- dadeira “queda de braço” com relação ao reajuste do salário mínimo. Este cenário deixa bem claro que a campanha salari- al deste ano vai ser de muito trabalho e luta. O Congresso das Costureiras vem aí e esta será uma das bandeiras de luta que prometem mobilizar toda a categoria. Sabemos que somente com a união de todos (as) é que iremos ga- rantir a manutenção de nos- sas conquistas e a garra para enfrentar novas lutas. O Departamento dos Apo- sentados tem um papel fun- damental neste processo. Afinal nossa história é marcada pela presença de cada um (a) de vocês! A participação ativa des- te departamento no Con- gresso fará toda a diferença! Contamos com vocês. Eunice Cabral Presidente ENTRAMOS FIRME EM 2011!

Upload: others

Post on 20-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Ano 18 • no 184 • Fevereiro/2011Presidente Eunice Cabral

    EDITORIAL

    O Supremo Tribunal Federal divulgou essasemana que os segurados que se aposen-taram entre 2000 e 2003 têm mais chancesde garantir a revisão pelo teto se o fatorprevidenciário usado na hora de calcular obeneficio foi maior do que 1.

    A revisão pelo teto foi garantida pelo STFpara os aposentados entre outubro de 1988e dezembro de 2003 que tiveram, na con-cessão, o benefício limitado ao tetoprevidenciário (valor máximo pago pela previdência).

    Como o fator modifica o valor final do benefício, quanto maioro índice usado para calcular as aposentadorias por tempo decontribuição, maior será o reajuste. Neste período, só quem tevefator maior que 1 terá direito a revisão. Para ver se tem direito oaposentado deve verificar a carta de concessão. O fatorprevidenciário passou a entrar na conta das aposentadorias portempo de contribuição depois de 2.000.

    Fonte: Jornal Agora

    CONFIRA QUEM TEM DIREITO AREVISÃO DO TETO DE 2000 A 2003

    O Seminário “O País em queVivemos (Indicadores Econô-micos e Sociais)” reuniuaposentados(as) etrabalhadores(as) no dia 19 defevereiro, no Sítio Escola, emMogi das Cruzes/SP.

    A palestra foi ministrada peloassessor político, Luiz Coelho,que entre os temas abordados falou sobre a posição do Brasilentre as economias no mundo, expectativa de vida do brasileiro,concentração de renda, entre outros. Ao final, foram discutidos osatuais desafios da classe trabalhadora e quais são os caminhospara garantir mais qualidade de vida para a categoria.

    APOSENTADOS(AS) DISCUTEM DESAFIOSSOCIAIS E ECONÔMICOS EM SEMINÁRIO

    Passado o momento denegociação do reajuste dasaposentadorias, a classe tra-balhadora enfrenta uma ver-dadeira “queda de braço”com relação ao reajuste dosalário mínimo.

    Este cenário deixa bemclaro que a campanha salari-al deste ano vai ser de muitotrabalho e luta. O Congressodas Costureiras vem aí e estaserá uma das bandeiras deluta que prometem mobilizartoda a categoria. Sabemosque somente com a união detodos (as) é que iremos ga-rantir a manutenção de nos-sas conquistas e a garra paraenfrentar novas lutas.

    O Departamento dos Apo-sentados tem um papel fun-damental neste processo.Afinal nossa história émarcada pela presença decada um (a) de vocês!

    A participação ativa des-te departamento no Con-gresso fará toda a diferença!

    Contamos com vocês.

    Eunice CabralPresidente

    ENTRAMOSFIRME EM 2011!

  • “ATIVA” é uma publicação de responsabilidade do Sind. das Costureiras de SP e Osasco. Jornalista: Miriam Modesto MTB n° 51.582/SP - Repórter fotográfico: Mário B. SilvaAssessoria de Comunicação: Amélia Cibele S. Eloy - QS GRAPH - Tel.: (11) 3326-4565 - www.qsgraph.com.br - Impressão: Gráfica do Sindicato

    Até 01 salário mínimo

    Acima de 01 salário mínimo

    FINAL DOBENEFÍCIO

    1

    2

    3

    4

    5

    6

    7

    8

    9

    0

    22/02

    23/02

    24/02

    25/02

    28/02

    01/03

    02/03

    03/03

    04/03

    10/03

    DATA DOPAGAMENTO

    DATA DOPAGAMENTO

    01/03

    02/03

    03/03

    04/03

    5 e 0

    1 e 6

    2 e 7

    3 e 8

    4 e 9

    FINAL DOBENEFÍCIO

    10/03

    Tema: “A importância da Ginástica Laboral no Trabalho”, ministrado pela EBA Assessoria e Saúde

    Data: 25/03/2011 (sexta-feira)Local: Sede do Sindicato – 2º andar – AuditórioHorário: Das 18h00 às 19h00

    Data: 19/03/2011 (sábado)Local: Sítio Escola Itamar Barbosa / Mogi das Cruzes/SPSaída: Às 07h00, da Sede do Sindicato

    Data: 29/03/2011 (terça-feira)Local: Sede do Sindicato – 2º andar - AuditórioHorário: A partir das 14h00

    REUNIÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHOREUNIÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHOREUNIÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHOREUNIÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHOREUNIÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

    PRÓXIMA REUNIÃO DOS APOSENTPRÓXIMA REUNIÃO DOS APOSENTPRÓXIMA REUNIÃO DOS APOSENTPRÓXIMA REUNIÃO DOS APOSENTPRÓXIMA REUNIÃO DOS APOSENTADOSADOSADOSADOSADOS

    PRÓXIMO SEMINÁRIOPRÓXIMO SEMINÁRIOPRÓXIMO SEMINÁRIOPRÓXIMO SEMINÁRIOPRÓXIMO SEMINÁRIO: “: “: “: “: “A FORÇA DA FORÇA DA FORÇA DA FORÇA DA FORÇA DA MULHERA MULHERA MULHERA MULHERA MULHER”””””

    CALENDÁRIO PARA

    PAGAMENTO DO BENEFÍCIOArt. 4.º Nenhum idoso será ob-jeto de qualquer tipo de negligên-cia, discriminação, violência, cru-eldade ou opressão, e todo aten-tado aos seus direitos, por açãoou omissão, será punido na for-ma da lei.

    ESTESTESTESTESTAAAAATUTTUTTUTTUTTUTO DO IDOSOO DO IDOSOO DO IDOSOO DO IDOSOO DO IDOSO

    Aposentados(as) e trabalhadores(as) compareceram empeso ao primeiro Ação Cidadania de 2011. O evento foi reali-zado no dia 13 de fevereiro e contou com diversas ativida-des e muita música. O ponto alto da festa foi o sorteio dosbrindes que teve como grande prêmio uma TV LCD 32 pole-gadas, a vencedora foi Neuma Soares da Costa, da Confec-ção Is Fashion Ltda.

    Os(as) companheiros(as) ainda puderam usufruir demassagem, manicure, cabeleireiro e se divertiram ao somde muito forró.

    Confraternização entre trabalhadores(as)e aposentados(as) marca o Ação Cidadania