prof. andrÉ marques prof. regilene alvares prof. silvia cinelli

17
JORNADA PEDAGÓGICA 2014 Secretaria de Educação “CRIANDO NOVAS ESTRATÉGIAS” PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

147 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

JORNADA PEDAGÓGICA2014

Secretaria de Educação

“CRIANDO NOVAS ESTRATÉGIAS”

PROF. ANDRÉ MARQUESPROF. REGILENE ALVARESPROF. SILVIA CINELLI

Page 2: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

INTERDISCIPLINARIDADE: POSSIBILIDADES NA

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Page 3: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

DINÂMICA

Page 4: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

PROCESSOS MENTAIS BÁSICOSDe acordo com Lorenzato (2011, p. 25), é fundamental que o

professor conheça os processos mentais básicos que a criança

precisa para desenvolver a aprendizagem da matemática. São

classificados em sete, apresentados a seguir:

1 - CORRESPONDÊNCIA: É o ato de estabelecer a relação “um a um”. Exemplo: um

prato para cada pessoa; cada pé com seu sapato; uma carteira para cada aluno.

2 - COMPARAÇÃO: É o ato de estabelecer diferença ou semelhanças. Exemplo: esta

bola é maior que aquela; moro mais longe que ela.

3 - CLASSIFICAÇÃO: É o ato de separar em categorias de acordo com semelhanças ou

diferenças. Exemplo: na escola, a distribuição dos alunos por ano.

Page 5: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

5 - SERIAÇÃO: É o ato de ordenar uma sequência segundo um critério. Exemplos: fila de alunos, do mais baixo para o mais alto; lista de alunos; numeração das casas nas ruas; calendário; loteria federal (a ordem dos números sorteados para o primeiro ao quinto influi nos valores a serem pagos); o modo de escrever números (por exemplo, 123 significam uma centena de unidades, mais duas dezenas de unidades, mais três unidades e, portanto, é bem diferente de 321).

6 – INCLUSÃO: É o ato de fazer abranger um conjunto no outro. Exemplos: incluir as ideias de laranjas e de bananas, em frutas; meninos e meninas, em crianças; varredor, professor e porteiro, em trabalhadores; losangos, retângulos e trapézios, em quadriláteros.

7 – CONSERVAÇÃO: É o ato de perceber que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição. Exemplos: uma roda grande e outra pequena, ambas formadas com a mesma quantidade de crianças; um copo largo e outro estreito, ambos com a mesma quantidade de água; uma caixa com todas as faces retangulares, ora apoiada sobre a face menor, ora sobre a outra face, conserva a quantidade de lados ou de cantos, as medidas e, portanto, seu perímetro, área e volume.

PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS4 - SEQUÊNCIAÇÃO: É o ato de fazer suceder a cada elemento um outro sem considerar ordem entre eles. Exemplos: chegada dos alunos à escola; entrada dos jogadores de futebol no campo;

Page 6: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

VÍDEO DE PERCEPÇÃO DE LEITURA CORPORAL

Page 7: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

LEITURA

É impossível conceber a alfabetização como leitura da palavra, sem admitir que ela é necessariamente precedida de uma leitura de mundo. A aprendizagem da leitura e da escrita equivale a uma releitura do mundo. (FREIRE, 1991)

Page 8: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

IDENTIFIQUE AS IMAGENS

Page 9: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI
Page 10: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI
Page 11: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI
Page 12: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI
Page 13: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI
Page 14: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

ESPÍRITO NATALINO

Primeira coisa que ele fez, ao chegar em casa, foi tirar a roupa de Papai Noel: estava muito quente, suava em bicas. Também se queixou de dor na coluna. Isso é por causa do saco que você carrega, observou a mulher. De fato pesava bastante, o tal saco.A razão ficou óbvia quando ele esvaziou o conteúdo sobre a mesa: revólveres, granadas, submetralhadoras, vários pentes de munição. Já não dá para sair de casa sem um arsenal, resmungou. O seu mau humor era tão óbvio que ela tentou amenizá-lo, puxando conversa.- Como foi o seu dia, perguntou.- Um desastre - foi azeda a resposta.- Mais uma vez errei a pontaria. Já é a segunda vez nesta semana.- Isto é o cansaço - disse ela.- Você precisa de um repouso. Amanhã você vai ficar em casa, não vai?- De que jeito? Tenho trabalho.- Amanhã? No dia de Natal?- O que é que você quer? É a minha última chance de usar a fantasia de Papai Noel. Tenho de aproveitar.Suspirou:- Vida de pistoleiro de aluguel é assim mesmo, mulher. Natal, Ano Novo, essas coisas para nós não existem. Primeiro a obrigação. Depois a celebração.Ela ficou pensando um instante.- Neste caso — disse —, vamos antecipar a nossa festinha de Natal. Vou lhe dar o seu presente.Abriu um armário e de lá tirou um caprichado embrulho. Surpreso, o homem o abriu com mãos trêmulas.E aí o seu rosto se iluminou:- Um colete à prova de balas! Exatamente o que eu queria! Como é que você adivinhou?- Ora - disse ela, modesta - afinal de contas eu conheço você há um bocado de tempo.Ele examinava o colete, maravilhado. E aí notou que ele era todo enfeitado com minúsculos desenhos.- O que é isto? - Perguntou intrigado.Ela explicou: eram pequenas árvores de Natal e desenhos do Papai Noel, trabalho de uma habilidosa bordadeira nordestina:- Para você lembrar-se de mim quando estiver trabalhando.Ele começou a chorar baixinho. Em silêncio, ela o abraçou. Compreendia perfeitamente o que se passava com ele. Ninguém é imune ao espírito natalino.

Moacyr Scliar“Homem disfarçado de Papai Noel tenta matar publicitária em SP.” (Caderno Cotidiano - FSP

– 18-12-01)

Page 15: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

“Para alfabetizar-se, para

adquirir o raciocínio lógico

matemático ou para apreender

qualquer outra espécie de

conteúdo o caminho obrigatório

é a passagem pelo movimento, a

raiz de toda a construção do

conhecimento”. (NEIRA, 2003 p.

27)

Page 16: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

REFERÊNCIALORENZATTO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 3. ed. rev. (Coleção Formação de Professores). Campinas, SP. Autores Associados, 2011.  MURAKAMI, Cristiane; FRANCO, Valdeni Soliani. Relações Topológicas na Educação Infantil: o que conhece o professor?. Disponível em:http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/169-1-A-gt1_murakami_ta.pdf>. Acesso em 25/04/2013.

Dicionário online de português. Disponível em http://www.dicio.com.br/topologia/>. Acesso em 25/04/2013.

Freire, P. e Campos, M. D., "Leitura da Palavra... leitura do mundo ", o CORREIO da UNESCO, 19, 2, fevereiro 1991. pp. 4-9. Disponível em <http://www.sulear.com.br/texto06.pdf>. Acesso em 25/02/2014

MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia (Org.). Educação Física Infantil: construindo o movimento na escola. São Paulo: Phorte, 1999.

Page 17: PROF. ANDRÉ MARQUES PROF. REGILENE ALVARES PROF. SILVIA CINELLI

VAMOS PRATICAR !!!