professor - lÍngua portuguesa...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que...

15
Nome do Candidato Inscrição PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA 01 a 20 Redação COMPOSIÇÃO DO CADERNO: Conhecimentos Pedagógicos • Confira, na sua Folha de Respostas e na Versão Definitiva da Redação, seu nome, documento e o número de sua inscrição, assinando-as no lugar indicado; • Confira, no Caderno de Questões, se o cargo corresponde àquele para o qual você se inscreveu e se há falhas de impressão e numeração, preenchendo seu nome e número de inscrição. ATENÇÃO TEMPO • O prazo de realização da prova é de 4 horas, incluindo o preenchimento da Folha de Respostas e a transcrição da Versão Definitiva da Redação; • A liberação para deixar o local de aplicação e utilizar o sanitário ocorrerá após 60 minutos do início da prova, não podendo, no entanto, levar o caderno de questões, nem qualquer tipo de anotação de suas respostas; • Os 3 últimos candidatos deverão retirar-se da sala juntos, após assinatura do Termo de Fechamento do envelope de retorno. • O NÃO cumprimento de qualquer uma das determinações constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas incorrerá em eliminação. IMPORTANTE • De acordo com o Edital, os Cadernos de Questões poderão ser levados somente pelos candidatos que permanecerem em sala até o final do tempo de aplicação da prova; • Os Cadernos de Questões serão divulgados, no site www.aocp.com.br, juntamente com os gabaritos, 2 (duas) horas após a aplicação da prova objetiva. FOLHA DE RESPOSTAS • Os únicos documentos válidos para avaliação são a Folha de Respostas e a Versão Definitiva da Redação, que devem ser devolvidas ao fiscal ao término da prova; • O candidato deve preencher e assinar, com caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta, sua Folha de Respostas e a Versão Definitiva da Redação. • O preenchimento da Folha de Respostas deve ser realizado da seguinte maneira: CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA ESTADO DA BAHIA Fraudar ou tentar fraudar Concursos Públicos é Crime! Previsto no art. 311 - A do Código Penal 01 21 a 50 Conhecimentos Específicos

Upload: others

Post on 31-Dec-2020

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

Nome do Candidato Inscrição

PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

01 a 20

RedaçãoComposição do Caderno:

Conhecimentos Pedagógicos

•Confira, na sua Folha de Respostas e na VersãoDefinitiva da Redação, seu nome, documento e onúmero de sua inscrição, assinando-as no lugarindicado;•Confira, no Caderno de Questões, se o cargocorresponde àquele para o qual você se inscreveu eseháfalhasdeimpressãoenumeração,preenchendoseunomeenúmerodeinscrição.

ATENÇÃO

TEMPO

•Oprazoderealizaçãodaprovaéde4horas,incluindoopreenchimentodaFolhadeRespostaseatranscriçãodaVersãoDefinitivadaRedação;•Aliberaçãoparadeixarolocaldeaplicaçãoeutilizarosanitárioocorreráapós60minutosdoiníciodaprova,nãopodendo,noentanto,levarocadernodequestões,nemqualquertipodeanotaçãodesuasrespostas;•Os 3 últimos candidatos deverão retirar-se da salajuntos, após assinatura doTermo de Fechamento doenvelopederetorno.

•O NÃO cumprimento de qualquer uma dasdeterminações constantes em Edital, nopresenteCadernoounaFolhadeRespostasincorreráemeliminação.

IMPORTANTE

•De acordo com o Edital, os Cadernos deQuestõespoderãoserlevadossomentepeloscandidatosquepermanecerememsalaatéofinaldotempodeaplicaçãodaprova;•OsCadernosdeQuestõesserãodivulgados,nositewww.aocp.com.br, juntamentecomosgabaritos,2(duas)horasapósaaplicaçãodaprovaobjetiva.

FOLHA DE RESPOSTAS •Os únicos documentos válidos para avaliação são aFolhadeRespostaseaVersãoDefinitivadaRedação,que devem ser devolvidas ao fiscal ao término daprova;•O candidato deve preencher e assinar, com canetaesferográfica transparente de cor azul ou preta, suaFolhadeRespostaseaVersãoDefinitivadaRedação.•O preenchimento da Folha de Respostas deve serrealizadodaseguintemaneira:

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANAESTADO DA BAHIA

Fraudar ou tentar fraudar Concursos Públicos é Crime!Previstonoart.311-AdoCódigoPenal

01

21 a 50ConhecimentosEspecíficos

Page 2: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

4PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

Conhecimentos Pedagógicos

1. O artigo 26º da Lei n° 9394/96 estabelece que “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada,exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. Além dabase estabelecida no 1º parágrafo, em 2018, nos temas transversais, o que foi incluído?

(A) Aeducaçãofísica.(B) Aeducaçãoambiental.(C) Aeducaçãodoméstica.(D) Aeducaçãomusical.(E) Aeducaçãoalimentarenutricional.

2. Quanto ao que a Lei n° 8069/90 tem estabelecido sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, assinale aalternativaINCORRETA.

(A) É dever do Estado assegurar à criança eaoadolescenteoatendimentoemcrecheepré-escolaàscriançasdezeroaseisanosde idade.

(B) É direito dos pais ou responsáveis terciência do processo pedagógico, bemcomoparticipardadefiniçãodaspropostaseducacionais.

(C) É dever do Estado assegurar à criança eaoadolescenteoatendimentoeducacionalespecializadoaosportadoresdedeficiência,preferencialmente na rede regular deensino.

(D) Acriançaeoadolescente têmasseguradoo direito de contestar critérios avaliativos,podendo recorrer às instâncias escolaressuperiores.

(E) Oacessoaoensinoobrigatórioegratuitoédireitopúblicosubjetivo.

3. Oart.79-BdaLein°10639/03estabelece

que o “calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.” A escolha dessadata deve-se ao fato de ser o dia da

(A) promulgaçãodaLei.(B) mortedolíderquilombolanegroZumbidos

Palmares.(C) criaçãodaUniãodaÁfricadoSul.

(D) chegadadoprimeironegroaoBrasil.(E) Independência da África do domínio

europeu.

4. Analise as assertivas e assinale a alternativaqueapontaa(s)correta(s).Quanto ao Plano Nacional de Educação emDireitosHumanos(2007),oprocessode construção da concepção de uma cidadania planetária e do exercício da cidadania ativa requer, entre outros:

I. aformaçãodecidadãos(ãs)conscientesdeseusdireitosedeveres.

II. cidadãosprotagonistasdamaterialidadedas normas e pactos que os(as) protegem.

III. a formação de cada cidadão(ã) comosujeito de direitos, capaz de exercitaro controle democrático das ações do Estado.

(A) ApenasI.(B) ApenasIeIII.(C) ApenasIII.(D) I,IIeIII.(E) ApenasIeII.

5. De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a respeito dos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) Aeducaçãoemdireitoshumanos, por seucarátercoletivo,democráticoeparticipativo,deve ocorrer em espaços marcadospelo entendimento mútuo, respeito eresponsabilidade.

(B) Aescola, comoespaçoprivilegiadoparaaconstrução e consolidação da cultura dedireitos humanos, deve assegurar que osobjetivos e as práticas a serem adotadossejamcoerentescomosvaloreseprincípiosdaeducaçãoemdireitoshumanos.

(C) Aeducação,porestarrestritaaopapelquelhecabe,deveterafunçãodedesenvolveruma cultura de direitos humanosexclusivamenteemseuambienteescolar.

(D) Aeducaçãoemdireitoshumanosdeveserum dos eixos fundamentais da educaçãobásica e permear o currículo, a formaçãoinicial e continuada dos profissionais daeducação,oprojetopolítico-pedagógicodaescola, os materiais didático-pedagógicos,omodelodegestãoeaavaliação.

Page 3: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

5PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

(E) A prática escolar deve ser orientadapara a educação em direitos humanos,assegurandooseucaráter transversalearelação dialógica entre os diversos atoressociais.

6. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é

(A) umareferêncianacional obrigatóriaparaaelaboração ou adequação dos currículose propostas pedagógicas das redes deensinoe instituiçõesescolares públicas eparticulares.

(B) uma referência nacional, mas nãoé obrigatória para a elaboraçãoou adequação dos currículos epropostas pedagógicas das redes deensinoe instituiçõesescolares públicas eparticulares.

(C) umareferêncianacional obrigatóriaparaaelaboração ou adequação dos currículose propostas pedagógicas apenas para asredes de ensino e instituições escolarespúblicas.

(D) umareferêncianacional obrigatóriaparaaelaboração ou adequação dos currículose propostas pedagógicas apenas para asredes de ensino e instituições escolaresparticulares.

(E) um documento oriundo dos PCNs –Parâmetros Curriculares Nacionais, comosmesmosvaloreseobjetivos.

7. Quanto aos fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimentodecompetências.

II. As decisões pedagógicas devem indicar claramente o que os alunos devem “saber” e, sobretudo, o que devem “saberfazer”.

III. Propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento.

(A) ApenasI.(B) I,IIeIII.(C) ApenasII.(D) ApenasIIeIII.(E) ApenasIeIII.

8. Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirmaaseguir eassinaleaalternativa comasequênciacorreta.As decisões em relação ao currículo resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade e referem-se, entre outras ações, a:

( ) conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajarosalunosnasaprendizagens.

( ) selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiaroprocessodeensinareaprender.

( ) construir e aplicar procedimentos de avaliação somativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores edosalunos.

( ) contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias paraapresentá-los, representá-los, exemplificá-los,conectá-losetorná-lossignificativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estãosituadas.

(A) V–V–V–F.(B) F–V–V–F.(C) V–F–V–V.(D) V–V–F–V.(E) F–F–F–V.

9. A elaboração do Projeto PolíticoPedagógico (PPP) da escola deve envolver

(A) apenasaequipegestora.(B) apenasaequipegestoraeosfuncionários.(C) apenas a equipe gestora, os alunos e os

professores.(D) apenas a equipe gestora e os pais ou

responsáveisoualunosmaioresdeidade.(E) aequipegestora,osalunos,osprofessores,

osfuncionários,ospaisouresponsáveiseacomunidadeexterna.

Page 4: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

6PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

10. Sobre o Projeto Político Pedagógico(PPP),assinaleaalternativaINCORRETA.

(A) Pode ser encontrado em diferentesformatos,masdeveserumareferênciaparaoquesequerprojetar.

(B) Seuselementosdevemseinter-relacionaredarsentidoaoquesedesejapromover.

(C) É um documento que, após a suaelaboração, deve ser seguido por todose ser reavaliado ao final de cada nível deensino.

(D) Deve caracterizar: a população e seuscostumes, a situação econômica eeducacionaldacomunidade,nívelderenda,condiçõesdetrabalho,etc.

(E) Devedescreverasituaçãofísicadaescola,o estado da edificação, suas dimensões,ostiposdedependência,ascondiçõesdeusoeomododeutilização.

11. Considerando a perspectiva interacionista de ensino e de aprendizagem, assinale a alternativa correta.

(A) Um elemento essencial para queo processo formativo promova desenvolvimento é a instauração dapráticareflexiva,da participaçãocríticadoaprendiznoprocesso.

(B) O homem se relaciona com o mundomediado exclusivamente por instrumentosmateriais.

(C) Os signos, independentemente de suainternalização pelo indivíduo, provocamtransformações comportamentais.

(D) O desenvolvimento individual ocorreapenas quando do uso de instrumentosmateriaispelohomem.

(E) A aprendizagem é desenvolvimentohumano.

12. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área do conhecimento denominada Linguagens, no currículo no Ensino Fundamental, deve ser contemplada pelos seguintes componentes curriculares:

(A) apenas Língua Portuguesa, Arte eEducaçãoFísica.

(B) apenasLínguaPortuguesa,Arte,EducaçãoFísicaeLínguaInglesa.

(C) apenasLínguaPortuguesaeArte.(D) apenas Língua Portuguesa e Língua

Inglesa.

(E) apenas Língua Portuguesa, Matemática,Arte,EducaçãoFísicaeLínguaInglesa.

13. Sobre a avaliação da aprendizagem escolar,écorretoafirmarque

(A) existemapenasdoistipos:adiagnósticaeaformativa.

(B) todososdadosdosalunosobservadospeloprofessordevemcomporaavaliação.

(C) deve se pautar nos conteúdos doconhecimentoemdetrimentodosaspectosafetivosoupsicomotores.

(D) o primeiro ato básico é o de diagnosticar,ou seja, coletar dados relevantes sobre oestadodeaprendizagemdoeducando.

(E) independe de disposição acolhedora doeducadorsobreoqueestáacontecendo.

14. Sobre os instrumentos de avaliação, assinaleaalternativacorreta.

(A) Suaseleçãoindependedotipodecondutaedehabilidadequeseestáavaliando.

(B) Devemavaliar todo o conteúdo planejado,independente da sua essencialidade ourealizaçãonoprocesso.

(C) Devem ser adequados na linguagem, naclareza e na precisão da comunicação doqueseesperadoaluno.

(D) Sãoassimdesignadosapenasaquelesquesejamdotipotesteouprova,emfunçãodasuaobjetividade.

(E) Podemedevemserconsideradoscomoumrecursodedisciplinamentodosalunos.

15. A epistemologia genética denomina o período de desenvolvimento no qual a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, entre outros, abstraindo dados da realidade.Esseperíodoédenominado

(A) operatórioformal.(B) operatórioinformal.(C) sensório-motor.(D) pré-operatório.(E) operatórioconcreto.

16. De acordo com a teoria sociocultural, é corretoafirmarque

(A) a aprendizagem ocorre principalmente emprocessosderelaçõessociais.

(B) a aprendizagem está relacionadadiretamente à inteligência emocional dossujeitos.

Page 5: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

7PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

(C) aeducaçãomoraléfrutodasrelaçõesqueos adultos estabelecem com as crianças,uma vez que os pequenos nascem semqualquer conhecimento sobre o certo e oerrado.

(D) o desenvolvimento promove aaprendizagem.

(E) a aprendizagem é diretamente ligada àmaturaçãobiológica.

17. Sobre os objetivos educacionais, écorretoafirmarque

(A) são formuladosapartir do conteúdoa serensinado.

(B) definem precisamente como o professordeveconduziroprocessodeensino.

(C) são classificados em dois domínios:cognitivoepsicomotor.

(D) orientam o professor quanto à seleção doconteúdo.

(E) servemparapadronizaraavaliação.

18. A realização da gestão democrática é um princípio definido na Lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 3º. Inciso VIII) e na ConstituiçãoFederal (Art. 206, Inciso VI). Sobrea gestão democrática, assinale a alternativaINCORRETA.

(A) Assenta-se no pressuposto de quea educação é um processo socialcolaborativo.

(B) Reconhece não apenas o direito de aspessoas usufruírem dos bens e dosserviços produzidos em seu contexto,mas também, e sobretudo, seu direito eseu dever de assumirem responsabilidadepela produção e melhoria desses bens eserviços.

(C) A participação ocorre exclusivamente apartirdosórgãoscolegiados.

(D) Deve criar, na escola, uma visão deconjunto, que estabelece o sentido deunidadeeorientaosentidodecooperaçãoeaçãoarticulada.

(E) Deve desenvolver a prática das decisõescolegiadas e compartilhamento deresponsabilidades.

19. Sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem, assinale aalternativacorreta.

(A) Os alunos aprendem mais efetivamentequando são ensinados por meio de umasequência organizada de exercício-e-prática.

(B) Nosambientesinterativosde aprendizado,este é entendido como a construçãoindividual do conhecimento a partir de atividades de exploração, investigação edescoberta.

(C) Em um ambiente interativo deaprendizagem, o tutor é responsável pelofeedbackaoaluno.

(D) Umdosprincípiosdosambientesinterativosde aprendizagem é que o estudantenão tenha um controle exclusivo da suaaprendizagem, sobpenade se isolar doscolegas.

(E) Esse uso independe do Projeto PolíticoPedagógico da escola, mas depende dametodologiadoprofessor.

20. A Didática baseada na Pedagogia Histórico-Crítica tem como um dos seus cinco passos a instrumentalização, que consiste

(A) emelaborarmentalmenteonovoconceitodo conteúdo dado.

(B) no educando pôr em exercício social oconteúdocientíficoaprendido.

(C) no professor anunciar aos alunos osconteúdos que serão estudados e seus respectivosobjetivos.

(D) na discussão sobre esses problemas emsua relação com o conteúdo científico doprograma,buscandoasrazõespelasquaiso conteúdo escolar deve ou precisa seraprendido.

(E) em apresentar aos alunos, por meiode ações docentes adequadas, o conhecimentocientífico.

Page 6: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

8PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

ConhecimentosEspecíficos

Combasenosfragmentosdetextosaseguir,respondaàsquestões21e22.

DepoisqueaArgentinafoimassacradapelaCroácianasuaúltimaapariçãonaCopadoMundo2018,osbrasileirosnãoperderamtempoecomemoramnasredessociais.AlgunstorcedoresqueestavamnaRússiaaproveitaramosucessodasérie“LaCasadePapel”efizeramumaparódiaespecialde“BellaCiao”,umadascançõesmaisfamosasdasérie.

Letra original – Bella Ciao

Unamattinamison’svegliato Obellaciao,bellaciao,bellaciao,ciao,ciao

Unamattinamison’svegliatoEhotrovatol’invasor

Opartigiano,portamivia

Obellaciao,bellaciao,bellaciao,ciao,ciaoOpartigiano,portamiviaChémisentodimorir

Letra alterada – Messi tchau

ODiMaría,oMacheranoOMessitchau,Messitchau,

Messitchau,tchau,tchau,tchauEoargentinoestáchorando

PorqueessaCopaeuvouganhar

Disponível em: <https://www.metrojornal.com.br/entretenimento/2018/06/22/la-copa-de-papel-brasileiros-celebram-derrota-da-argentina-com-parodia-de-bella-ciao.html>.Acessoem:20jul.2018.

Popularmente, o que se sabe sobre paródia é que ela consiste na recriação de uma obra jáexistente,apartirdeumpontodevistacômico.Alémdacomédia,aparódiatambémpodetransmitirumteor crítico,irônicoousatírico,pormeiodealteraçõesnotexto.Adaptadode:<https://www.significados.com.br/parodia/>.Acessoem:20jul.2018.

Sant’Anna(1985)apresentaaparódiaapartir,dentreoutras,danoçãodedesvio.Elepropõe-partindoda comparação entre paráfrase, estilização e paródia – considerar-se que os jogos estabelecidosnasrelaçõesintraeextratextuaissãodesviosmaioresoumenoresemrelaçãoaooriginal.Assim,aparáfrasesurgecomoumdesviomínimo,aestilizaçãocomoumdesviotolerável,eaparódiacomoumdesviototal.Segundoele,aparódiadeformaotextooriginalsubvertendosuaestruturaesentido[...]

SegundoFávero (2003), falaremparódiaé falaremBakhtin,umavezqueestá inseridaemsuaconcepção de carnavalização, da qual provêm os gêneros cômico-sério-críticos. Em seu sentidoetimológico,paródiasignificacantoparalelo (para=ao ladode;ode=canto), incorporandoa ideiadeumacançãoproferidaao ladodeoutra,comoumaespéciedecontracanto.Entretanto,podesertomadatambémnosentidodeimitaçãocaricata,burlesca.

Disponívelem:<http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/060.pdf>.Acessoem:18jul.2018.

Page 7: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

9PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

21. Considerando os textos apresentados e pressupostos teóricos a respeito da linguagem, assinaleaalternativaINCORRETA.

(A) Naparódia,oautordotextoprocuraseguirosentidoimpressopeloautordotextooriginal.(B) Seoreceptor,apartirdeseurepertório,nãoassociaonovotextoaotextoanteriorquelhedeua

causa,nãoserealizaoefeitodaparódia.(C) Paródiasedefinepormeiodeumjogointertextual.Pode-sefalardeintertextualidadequandoum

autorremeteaumtextodeoutro.(D) Pode-se afirmar, usando a noção de desvio, que o texto “Messi tchau” se apresenta, em sua

generalidade,comoumdesviototal,umadeformaçãodotextooriginal.(E) Há,notexto“Messitchau”,umasubversãodeformaedesentido. 22. A paródia geralmente utiliza como recurso a (A) reafirmação.(B) paráfrase.(C) citação.(D) ironia.(E) sinonímia. 23. Arespeitodosprincípioserecursosdialógicosdalinguagem,assinaleaalternativacorreta.(A) Asrelaçõesdialogaisentretextospartemdoprincípiodequetodotextoestáisoladonouniverso

comunicativo.(B) Quantomaiorforoconhecimentodemundo(bagagemcultural)dointerlocutor,maisdificuldadeele

teráemperceberasrelaçõesdialogaisentreosmaisdiversosenunciados.(C) Assim comoa intertextualidade, a interdiscursividade é uma relaçãodialógica necessariamente

materializadalinguisticamente.(D) Ostextosdialógicosresultamdoembatedevozessociaisantagônicas.(E) O processo dialógico pode ser entendido sob dois aspectos: o da interação verbal e o da

intertextualidade.

Page 8: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

10PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

24. Assinaleaalternativaemqueháintertextualidadeimplícita.

(A)

(B) Noiníciode1950,MandelaeoANCtentaramdesafiarasleisinjustasaceitandoasconsequências,masparaqueissofuncionasse,“deveriaexistirummínimodeengajamentosocial”,disseMason.

(C)

(D) Esteinstrumentodeavaliaçãododesempenhodosalunosnãoapresentaembasamentoestatísticoenãopodeserprovado(MILLON,1999apudSISTO,2000,p.40).

(E)

25. Variações linguísticas são as diferentes manifestações da língua decorrentes de fatores de naturezasocial,histórica,regionalousituacional.Emrelaçãoaesseassunto,informeseéverdadeiro(V)oufalso(F)oqueseafirmaaseguireassinaleaalternativacomasequênciacorreta.

( ) Variação diacrônica (do grego dia + kronos = ao longo de, através de + tempo): as diversas manifestaçõesdeumalínguaatravésdostempos.

( ) Variação diatópica: modos de falar que correspondem a códigos de comportamento de determinadosgrupossociais.

( ) Variação diafásica:variaçãorelacionadaadiferentesituaçãodecomunicação.Emfunçãodocontexto,umfalantevariaoseuregistodelíngua,adaptando-oàscircunstâncias.

( ) Variação diastrática: variação relacionada a fatores geográficos (pronúncia diferente,acepções de um termo diferentes de região para região, expressões ou construções frásicas própriasdeumaregião).

Page 9: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

11PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

(A) V–V–V–F.(B) F–V–V–F.(C) V–F–V–F.(D) V–F–F–V.(E) F–F–V–V.

26. Analise as assertivas e assinale a alternativaqueapontaa(s)correta(s).O ensino de Língua Portuguesa que se pauta no ensino de definições e regrasde gramática normativa considera:

I. avariedadepadrão,que,emborasejaumaentre as muitas variedades linguísticas, é a privilegiada no ensino e atua como norma.

II. queotrabalhocomavariaçãolinguísticanão consiste em privilegiar uma variante em detrimento de outra, mas em superar osestigmasquesecriam.

III. o ensino prescritivo, preocupadoem marcar o “certo” e o “errado”, sem valorizar os aspectos textuais e discursivos.

(A) ApenasI.(B) ApenasII.(C) ApenasIII.(D) ApenasIeIII.(E) ApenasIIeIII.

Com base no texto a seguir, responda às questões27,28,29e30.

O lobo e a cabra

Um lobo viu uma cabra pastando em cimade um rochedo escarpado e, como não tinhacondiçõesdesubiraté lá, resolveuconvenceracabraavirmaisparabaixo.

–Minhasenhora,queperigo!–disseelenumavozamistosa.–Nãosejaimprudente,desçadaí!Aquiembaixoestácheiodecomida,umacomidamuitomaisgostosa.

Mas a cabra conhecia os truques do espertolobo.

– Para o senhor, tanto faz se a relva queeu como é boa ou ruim! O que o senhor queréme comer!

Moral: Cuidado quando um inimigo dá umconselhoamigo.

Disponívelem:<https://www.refletirpararefletir.com.br>.Acessoem:20jul.2018.

27. Assinale a alternativa que corresponde aogênerotextualdotextoapresentado.

(A) Conto.(B) Fábula.(C) Crônica.(D) Charge.(E) Lenda.

28. Assinale a alternativa que NÃO correspondeaotexto“Oloboeacabra”.

(A) Linguagemcomplexaerebuscada.(B) Protagonistasanimais.(C) Narrativaalegórica.(D) Textoreflexivo.(E) Carátermoralista.

29. Referente a algumas características da tipologia desse texto, assinale a alternativacorreta.

(A) Nãoexistesequênciadefatos.(B) Faltampersonagens.(C) Écompostoporintrodução,desenvolvimento,

clímaxedesfecho.(D) Nãoháumespaço,poisessacaracterística

éirrelevante.(E) Háumnarrador/personagem.

Page 10: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

12PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

30. Assinale a alternativa em que o(s) elemento(s) coesivo(s) destacado(s) corresponde(m) ao que se afirma entreparênteses.

(A) “Umloboviuumacabrapastandoemcimade umrochedoescarpado[...]”(introduzemno discurso uma entidade que ainda nãofoi referida anteriormente. Tratando-se deuma informação nova e não previsível, asentidade foram introduzidas pelos artigosindefinidos).

(B) “[...] como não tinha condições de subiraté lá [...]”. “Não seja imprudente, desçadaí.” (são elementos lexicais que indicamreferência espacial e estão retomando“rochedoescarpado”).

(C) “Aqui embaixo está cheio de comida, umacomida muito mais gostosa.” (repetiçãovocabularquegaranteaprogressãotextual;noentanto,paraevitararepetição,otermopoderia ser substituído por um pronomecatafórico. No caso, o pronome relativo“que”).

(D) “–Minha senhora, que perigo! –disse ele numavozamistosa.”(emambosostermos,háindicaçãodomesmoreferente.Noverbo“disse”,háumacoesãoporelipse;em“ele”,há coesão referencial que se realiza pormeiodopronomepessoalanafórico).

(E) “–Minhasenhora,queperigo!”(ospronomespossessivoedetratamentosãohiperônimosqueretomamoreferente“cabra”).

31. Em relação ao que remete ao conceito ou que caracteriza texto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativacomasequênciacorreta.

( ) Linguagem em uso, cumprindo uma funçãoidentificávelemumdadojogodeatuaçãosociocomunicativa.

() Materializa-seemalgumgênerotextual.( ) Uma unidade da manifestação do

significado,dopensamento,daemoçãoedosentido.

( ) Unidade concreta, tomada pelos usuários da língua em uma situação de interação comunicativa específica, com sentido epreenchendoumafunçãocomunicativa.

( ) Sequência de palavras e frases escritas que, formando parágrafos, podem ou nãoapresentarsentido.

(A) V–F–V–V–V.(B) V–F–V–F–V.

(C) V–V–V–V–F.(D) F–V–V–F–V.(E) V–V–F–V–F.

32. Para a manifestação verbal ter tessitura, ou seja, na criação de um texto, éfundamental o uso dos mecanismos de coerênciaecoesãotextuais.Sobreesseassunto,assinaleaalternativacorreta.

(A) A coesão está diretamente ligada àpossibilidade de estabelecer um sentidoparaotexto.

(B) A coerência proporciona um significadoparaoleitor,possibilitandoacompreensãoeoentendimentodotextoemumasituaçãodecomunicação.

(C) A coerência é explicitamente reveladaatravés de marcas linguísticas, índicesformais na estrutura da sequêncialinguística e superficial do texto, sendo,portanto, de caráter linear, já que semanifesta na organização sequencial dotexto.

(D) Acoerênciatextualcontribuiparaaligaçãointerna do texto, possibilitando a suatessitura.

(E) Considera-se a coesão como princípiode interpretabilidade, dependente dacapacidade dos usuários de recuperar osentidodotextopeloqualinteragem.

33. Ao promover a leitura fundamentada na concepção dialógica de linguagem, possibilita-se o desenvolvimento de um leitor competente. Nesse sentido, aleituracomoobjetodeensino

(A) deve estar centrada nas habilidadesmecânicas de decodificação, que significapassardocódigoescritoparaocódigooral.

(B) apoia-se na aprendizagem da teoriagramatical,queéagarantiaparasealcançarodomíniodaslinguagens(oraleescrita).

(C) é usada para exteriorizar o pensamento,avaliando-seoseudomíniopelacapacidadede o indivíduo expressar-se corretamentepelaoralidade.

(D) éumaatividadequeexigedo leitoro foconotexto,emsualinearidade,umavezquetudoestáditonodito,ouseja,cabeaoleitorrealizar uma atividade de reconhecimentodo sentido das palavras e das estruturastextuais.

(E) compreendequeoprocessodesignificaçãode um texto perpassa pela interação,ou seja, pelo intercâmbio mútuo dosconhecimentosdoleitor,doautoredotexto.

Page 11: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

13PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

Com base no excerto a seguir, responda àsquestões34e35.

A falta de consistência teórica observadana formulação dos conceitos tradicionais decoordenação e subordinação tem motivado osurgimentodenovasposturasporpartedealgunsautoresemrelaçãoaotratamentodesseassunto.Algunsdosaspectosdaabordagemdesentençascomplexas que são focalizados se referem àinterpenetração dos processos sintáticos decoordenaçãoesubordinação,aoquestionamentodos critérios e das nomenclaturas utilizadospela gramática tradicional e à proposição denovos critérios para classificação de sentençascomplexas.Porexemplo,linguistasdeperspectivasteóricas diferentes, tais como GARCIA (1967),BORBA (1979) e alguns representantes dalinguística textual (SILVAeKOCH,1983;KOCH,1984,1989,1995,1997;FÁVERO,1987,dentreoutros),têmcentradosuaatençãonainsuficiênciadecritériossemânticosadotadospelagramáticatradicionalparadistinguiroraçõescoordenadasesubordinadas.

Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/cap01.pdf>.Acessoem:20jul.2018.

34. Apesar de alguns gramáticos jáapresentarem uma visão funcionalista de língua, a maior parte carrega a tradição emsuaspostulações.Sobreotratamentodas orações complexas na Gramática Tradicional,assinaleaalternativacorreta.

(A) Geralmente, as orações coordenadas sãoconsideradasindependentesquantoaoseusignificado,masnãoquantoàestruturaçãosintática, e as subordinadas sãoconsideradas dependentes, porque, alémde necessitarem de uma outra para quetenham sentido completo, desempenhamnessaumafunçãosintática.

(B) Na divisão entre oração subordinada eoração principal, a oração subordinadadetémosentidomaisimportante.

(C) Asconjunçõesemnadaajudamnomomentodeidentificararelaçãodesentidoexistenteentreasorações.

(D) A oração principal desempenha semprepapel de sujeito, objeto direto, objetoindireto, complemento nominal, aposto,predicativo, adjunto adnominal, adjuntoadverbial; figurando entre as funções deadjetivo,desubstantivooudeadvérbio.

(E) Orações subordinadas adverbiais são asqueexercemafunçãodeadjuntoadverbial,tendo a mesma função de um advérbiona estrutura. Classificam-se em: causal,concessiva, final, condicional, temporal,conformativa, consecutiva, modal eproporcional.

35. Em “[...] têm centrado sua atenção nainsuficiência de critérios semânticosadotados pela gramática tradicional para distinguir orações coordenadas e subordinadas.”,aoraçãoemdestaqueéuma

(A) Oração Subordinada SubstantivaCompletivaNominal.

(B) OraçãoSubordinadaAdjetivaExplicativa.(C) OraçãoSubordinadaAdverbialFinal.(D) OraçãoSubordinadaSubstantivaApositiva.(E) OraçãoSubordinadaAdverbialCausal.

36. É por meio das estratégias de leitura que se pode formar leitores autônomos, osquaissejamcapazesde lerdeformainteligente textos de diversos gêneros e áreas.Considerandooexposto,assinalea alternativa que NÃO corresponde a um procedimentodeleituraouquedificultaoprocessodecompreensão.

(A) Fazerinferência.(B) Fazerresumo.(C) Levantarhipóteses.(D) Fazerretenção.(E) Realizarverificação.

Com base no texto a seguir, responda à questão37.

Autopsicografia

Opoetaéumfingidor,FingetãocompletamenteQuechegaafingirqueédorAdorquedeverassente.

Eosquelêemoqueescreve,Nadorlidasentembem,Nãoasduasqueeleteve,Massóaqueelesnãotêm.

EassimnascalhasderodaGira,aentreterarazão,EssecomboiodecordaQuesechamaocoração.

PESSOA,Fernando.OBRAPOÉTICA.Seleção,OrganizaçãoeNotasdeMariaAlieteDoresGalhoz.CronologiaporJoãoGasparSimões.IntroduçãoporNellyNovaesCoelho.EditoraVozesLtda.,1986.

Page 12: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

14PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

37. Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito do poemaAutopsicografia.

(A) Naprimeiraestrofe,verifica-seaexistênciade uma metáfora que classifica o poetacomo um fingidor. Isso significa que elenãoécapazdesetransformarnosprópriossentimentosqueestãodentrodele.

(B) Asegundaestrofeexpressaoagenciamentodosentimentoestético,poisoatodefingir,responsável pela criaçãodo texto literário,temcomoresultado,narecepçãodoleitor,a magia de aliviar aquele sentimentoprofundo.

(C) A primeira estrofe espanta, de imediato, oleitor,porquealiseesboçaomecanismodoato de fingir, como instrumento da criaçãoliterária,emumjogoderepetiçõesearranjospoucoenvolvente.

(D) Aimportânciafundamentalqueseconfereàestéticaestá,justamente,noequilíbrioquea obra artística não pode produzir no serhumano.

(E) Nasegundaestrofedopoema,oqueseteméexatamenteisto:apurificaçãodaemoçãodoleitoraoperceberquesuadorrealmenteexiste.

38. Para compreender a Literatura Brasileira, sua história e origens, é imprescindível conhecer as origens e alguns aspectos daLiteraturaPortuguesa,queinfluencioue ainda influencia nossa produçãoliterária.Sobreesseassunto,assinaleaalternativacorreta.

(A) Denomina-se como Literatura Portuguesatoda produção literária escrita em línguaportuguesaporescritoresportugueses.

(B) Por Literatura Lusófona, compreende-se toda produção em língua portuguesa,de diferentes países de cultura lusófona,escritaporpoetasbrasileiros.

(C) LiteraturaBrasileiraeLiteraturaPortuguesaestabelecemumaenormerelaçãodialógica,visto que as primeiras manifestações denossaliteraturaocorreramduranteoperíodopré-colonial.

(D) O Trovadorismo foi o segundo movimentoliteráriodalínguaportuguesa.

(E) O teatro se consolidou no período doRenascimento.

39. Após a era Medieval, surge a era Clássica, que compreende qual/quais escola(s) literária(s)?

(A) TrovadorismoeHumanismo.(B) HumanismoeRenascimento.(C) ApenasRenascimento.(D) RenascimentoeBarroco.(E) Renascimento,BarrocoeNeoclassicismo.

40. Assinale a alternativa que apresenta as características da escola literária mencionadaentreparênteses.

(A) Enquanto no mundo havia uma crise dohomem com a igreja, essa escola literáriaapareceu com a intenção de reconciliaro homem com a fé. Era comumencontraro uso de imagens contrastantes comoo crepúsculo (dia/noite) e a aurora(noite/dia)–(Barroco).

(B) Essa escola literária se caracteriza pelotema do amor constante e do sofrimento e, também, a subjetividade e a liberdadeformal.Muitosautoresdesseperíodoeramjovensemorreramcedo–(Arcadismo).

(C) O mundo romântico é substituído pelodesencanto e pela crença no material eno racional. O escritor vira apenas umobservador da vida das personagens –(Romantismo).

(D) Nessa escola literária, começa a surgirum olhar crítico aos problemas sociais doBrasil eumnacionalismocrítico começaaaparecer–(Realismo).

(E) Háadesmistificaçãodapoesia,sinestesia,musicalidade, preferência pela cor branca,sensualismo,dorerevolta–(Modernismo).

41. O Romantismo surgiu com a publicação de qual das seguintes obras?

(A) Suspiros Poéticos e Saudades, deGonçalvesdeMagalhães.

(B) Suspiros Poéticos, de Gonçalves deMagalhães.

(C) Memórias Póstumas de Brás Cubas, deMachadodeAssis.

(D) OMulato,deAluísioAzevedo.(E) OsSertões,deEuclidesdaCunha.

Page 13: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

15PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

42. Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritorese poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano.Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta características dorealismo.

(A) Linguagem rebuscada, vocabulário culto,temasmitológicosedescriçõesdetalhadas.Os autores diziam que faziam a artepela arte. Graças a essa postura, foramchamados de criadores de uma literaturaalienada.

(B) Linguagem complexa, trocada por umalinguagemmais fácil.Os ideaisdevidanocamposãoretomados(fugereurbem=fugadascidades)eavidabucólicapassaaservalorizada, assim como a idealização danaturezaedamulheramada.

(C) Individualismo,nacionalismo,retomadadosfatos históricos importantes, idealizaçãoda mulher, espírito criativo e sonhador,valorizaçãodaliberdadeeusodemetáforas.

(D) Objetivismo, linguagem popular, tramapsicológica, valorização de personagensinspirados na realidade, uso de cenascotidianas, crítica social, visão irônica darealidade.

(E) Linguagemabstrataesugestiva,enchendosuas obras de misticismo e religiosidade.Valorizavam-semuitoosmistériosdamortee dos sonhos, carregando os textos desubjetivismo.

43. Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentamcaracterísticas análogas. No gêneronarrativo, há a presença de um narrador, responsável por contar uma história na qual as personagens atuam em um determinadoespaçoetempo.Pertencema esse gênero as seguintes modalidades, EXCETO

(A) romance.(B) novela.(C) conto.(D) comédia.(E) crônica.

Com base no texto a seguir, responda à questão44.

Solidão

Echove...Umagoteira,fora,comoalguémquecantademágoa,canta,monótonaesonora,abaladadopingod’água.Choviaquandofosteembora...RibeiroCouto(1921)

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult006h.htm>.Acessoem:18jul.2018.

44. Assinale a alternativa correta quanto às afirmaçõessobreogênerolírico.

(A) Otextosepropõeacontarumahistória.(B) Há a captação de um momento

emocionalmente especial, e issomedianteumprocessomuitomaissugestivoemusicaldoquelógicoediscursivo.

(C) Suaextensãogeralmenteélonga.(D) O lirismoéassimdenominadoporque,em

outrostempos,osversossentimentaiseramdeclamadosemjardins,comvariedadesdelírios.

(E) O narrador é onisciente, ou seja, conhecetoda a história.

45. Conto e novela são gêneros cada qual com suas especificidades,apesar de algumas características se assemelharem. Assinale a alternativacorreta quanto às características do conto.

(A) A palavra “conto” provém do verbocomputare, que significa, em latim,“calcular”,“contar”.Assim,naIdadeMédia,o conto remetia a um relato simples queenumeravaeventos.

(B) Ocontoéumanarrativalongaquetemcomoobjetoaventurasfabulosasequerenuncia,comisso,aqualqueraspiraçãorealista.

(C) Nospersonagensdoconto,geralmente,háprofundidadepsicológicaeelesevoluemnotemposócio-histórico.

(D) Ocontoéumanarrativaenraizadanaculturareal, sofisticada. Essa proveniência deixasuasmarcasnaprópriaformadanarrativa,fortementemarcadapelaescrita.

(E) Por meio da sua intenção informativa, ocontorevelaumparentescocomanotícia.

Page 14: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

16PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

46. Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito do gênerotragédia.

(A) No que diz respeito ao meio da imitação,a tragédia utiliza a escrita dos livrosimpressos.

(B) A tragédiaéuma imitação feita por atoresagindo. A palavra “drama” em “gênerodramático”significaetimologicamente“agir”.

(C) A tragédia é uma imitação de açõesefetuadasporhomenssocialemoralmenteinferiores a nós.

(D) OefeitoprovocadopelatragédiaéchamadoporAristótelesdeperipécia.

(E) WilliamShakespearefoiomaiordramaturgoocidental,umdosescritoresmaisgeniaisdahumanidade. Suas tragédias representamconflitos amorosos em que se envolvemplebeus.

Com base no texto a seguir, responda às questões47e48.

Asjanelas

Quem olha, de fora, através de uma janelaaberta,nãovêjamaistantascoisasquantoquemolha uma janela fechada. Não há objeto maisprofundo, mais misterioso, mais fecundo, maistenebroso,maisdeslumbrantedoqueumajanelailuminadaporumavela.Oquesepodeleràluzdosolésempremenosinteressantedoqueoquese passa atrás de uma vidraça. Nesse buraconegroouluminosoviveavida,sonhaavida,sofreavida.

Alémdasvagasdoteto,perceboumamulhermadura, enrugada mesmo, pobre, sempreinclinadasobrequalquercoisaequenuncasaidecasa.Porseurosto,porseusvestidos,porseusgestos,porquasenadaeurefaçoahistóriadessamulher,ouantes,sualegendae,àsvezes,contoamimmesmo,chorando,essahistória.

Se tivessesidoumpobrevelho,eu, também,refariaadele,facilmente.

E me deito orgulhoso de ter vivido e sofridonosoutroscomosefosseemmimmesmo.

Talvez vocês me dirão: “Estás certo de queestafábulasejaverdadeira?”Queimportaoquepossaserarealidadesituadaforademim,seelameajudaaviver,asentirqueexistoeoquesou?

BAUDELAIREDisponívelem:<https://iedamagri.files.wordpress.com/2014/07/bau-delaire-spleen-de-paris.pdf>.Acessoem:18jul.2018.

47. Otexto“Asjanelas”é(A) umpoemaépico.(B) umpoemaemverso.(C) umpoemaemprosa.(D) umconto.(E) umacrônica.

48. Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito do texto “Asjanelas”.

(A) OquesurpreendenotextodeBaudelaireéaescolhadopontodevista,odeolharporumajanelaabertaparadentrodeumacasa.

(B) O texto propõe como objeto do olhar umacenaerótica,umajovemmulheremiserável.

(C) Otítulodotextodeveriaser“Ajanela”,tendoemvistaquetudoaconteceatravésdeumaúnicajanela.

(D) A imagem exposta no texto de Baudelaireremete a um ato de olhar desprovido deperversidade, cujoprazerdependedo fatodeseuagentepermanecerescondido.

(E) O texto tem como seu núcleo um ato deespiar a vida dos outros através de umajanelafechada.

Page 15: PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA...cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem. III. a formação de cada cidadão(ã) como ... os alunos nas aprendizagens

17PROFESSOR - LÍNGUA PORTUGUESA

Combasenotextoaseguir,respondaàsquestões49e50.

Arte de Amar Sequeressentirafelicidadedeamar,esqueceatuaalma. Aalmaéqueestragaoamor. SóemDeuselapodeencontrarsatisfação. Nãonoutraalma. SóemDeus-ouforadomundo. Asalmassãoincomunicáveis. Deixaoteucorpoentender-secomoutrocorpo. Porqueoscorposseentendem,masasalmasnão.

Manuel BandeiraDisponívelem:<http://em-prosa-e-verso.blogspot.com/2010/05/arte-de-amar-segundo-manuel-bandeira.html>.Acessoem:18.Jul.2018.

49. Assinaleaalternativacorretareferenteaopoema“ArtedeAmar”,deManuelBandeira.(A) ÉumpoemaParnasiano,emquenãohápreocupaçãocomaforma.(B) ÉumpoemaRealista.Nele,evidencia-searealidadedequemama.(C) ÉumapoesiaRomântica,poistemcomotemaoamor.(D) ÉumpoemaModernista,queapresentaversoslivres.(E) Nãoéumpoema,masumtextoemprosa.

50. Em “Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.”, a oração em destaqueexpressa

(A) causa.(B) finalidade.(C) condição.(D) concessão.(E) contraste.