programa teoria da comunicaÇÃo ii 2011.2 [versão word]

5
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA: DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO II PERÍODO: 2011.2 05 Créditos: 75HORAS Ministrante: Cláudio CARDOSO DE PAIVA [email protected] Fone: 83-88630729 Este programa de curso tem como objetivo apresentar o itinerário da disciplina e enunciar as regras para o trabalho durante o semestre letivo. A disciplina Teoria da Comunicação II busca estimular o rigor e refinamento no tratamento das questões de mídia, sociedade, cultura e política, e pretende consolidar as bases para o pensar, dizer e agir comunicacionais, em termos de Conhecimento Científico. Sendo esta uma matéria de fundamentação científica, buscamos promover um treinamento com os alunos, tornando-os aptos a uma competência comunicativa que os habilite para a leitura, interpretação e discussão dos meios e produtos de comunicação. No curso de Graduação em Comunicação, os estudantes são convocados para um exercício de abstração teórica mais rigorosa que lhes permita realizar pesquisas e desenvolver análises, produzindo discursos consistentes, apoiados em bases epistemológicas, ou seja, buscando sintonia com o conhecimento científico. É pertinente relembrar que esta disciplina é fundamental para iniciar a elaboração do Projeto Experimental (a rigor, o Trabalho de Conclusão de Curso) que confere o grau de Bacharel aos inscritos no Programa de Graduação. EMENTA : O objeto da comunicação social. Percurso histórico das Ciências da Comunicação. A comunicação e suas interfaces com os indivíduos e as comunidades. Contribuições interdisciplinares para as Teorias da Comunicação. Diferentes correntes teóricas e autores mais significativos. Leitura, análise, crítica e compreensão dos meios e produtos de comunicação. I. OBJETIVOS Objetivo Geral: - Instrumentalizar os recursos cognitivos dos alunos para as atividades básicas da comunicação, ou seja, despertar as suas faculdades da percepção, crítica e compreensão para a natureza dos processos midiáticos e dos fenômenos comunicacionais. Objetivos especifícos: 1) Estimular os futuros comunicólogos para o exercício de uma argumentação sólida, baseada nos estudos sistemáticos e na discussão aprofundada dos temas específicos da ética, estética, sociedade, cultura e política; 2) Fornecer instrumentos eficazes para a elaboração de trabalhos críticos e criativos, instigando os atos de compreender e interagir nos espaços e tempos da realidade cotidiana; 3) Apresentar mecanismos para otimizar o trabalho de interpretação dos textos, 1

Upload: claudiocpaiva

Post on 14-Dec-2014

605 views

Category:

Technology


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Programa TEORIA DA COMUNICAÇÃO II 2011.2 [Versão word]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBACENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

PROGRAMA: DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO II PERÍODO: 2011.2 05 Créditos: 75HORASMinistrante: Cláudio CARDOSO DE PAIVA [email protected] Fone: 83-88630729

Este programa de curso tem como objetivo apresentar o itinerário da disciplina e enunciar as regras para o trabalho durante o semestre letivo. A disciplina Teoria da Comunicação II busca estimular o rigor e refinamento no tratamento das questões de mídia, sociedade, cultura e política, e pretende consolidar as bases para o pensar, dizer e agir comunicacionais, em termos de Conhecimento Científico. Sendo esta uma matéria de fundamentação científica, buscamos promover um treinamento com os alunos, tornando-os aptos a uma competência comunicativa que os habilite para a leitura, interpretação e discussão dos meios e produtos de comunicação. No curso de Graduação em Comunicação, os estudantes são convocados para um exercício de abstração teórica mais rigorosa que lhes permita realizar pesquisas e desenvolver análises, produzindo discursos consistentes, apoiados em bases epistemológicas, ou seja, buscando sintonia com o conhecimento científico. É pertinente relembrar que esta disciplina é fundamental para iniciar a elaboração do Projeto Experimental (a rigor, o Trabalho de Conclusão de Curso) que confere o grau de Bacharel aos inscritos no Programa de Graduação.

EMENTA: O objeto da comunicação social. Percurso histórico das Ciências da Comunicação. A comunicação e suas interfaces com os indivíduos e as comunidades. Contribuições interdisciplinares para as Teorias da Comunicação. Diferentes correntes teóricas e autores mais significativos. Leitura, análise, crítica e compreensão dos meios e produtos de comunicação.

I. OBJETIVOS

Objetivo Geral: - Instrumentalizar os recursos cognitivos dos alunos para as atividades básicas da comunicação, ou seja, despertar as suas faculdades da percepção, crítica e compreensão para a natureza dos processos midiáticos e dos fenômenos comunicacionais. Objetivos especifícos: 1) Estimular os futuros comunicólogos para o exercício de uma argumentação sólida, baseada nos estudos sistemáticos e na discussão aprofundada dos temas específicos da ética, estética, sociedade, cultura e política; 2) Fornecer instrumentos eficazes para a elaboração de trabalhos críticos e criativos, instigando os atos de compreender e interagir nos espaços e tempos da realidade cotidiana; 3) Apresentar mecanismos para otimizar o trabalho de interpretação dos textos, imagens e discursos gerados pelas mídias, e instigar o entendimento para os processos de montagem, desmontagem e remontagem dos significados através de procedimentos científicos.

II. ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

O primeiro passo do trabalho é realizar um mapeamento seletivo dos fatos e acontecimentos de repercussão na mídia e reorganizá-los-a fim de delimitar o corpus empírico. Segundo passo: realizar um exercício de observação sistemática e descrição minuciosa do(s) objeto(s) de estudo. O terceiro passo será partir para o trabalho de análise, crítica e interpretação, a partir das noções e conceitos básicos do campo da comunicação, procurando promover uma contextualização histórica, social, política e cultural. Metodologicamente, recorreremos aos dispositivos audiovisuais, internet e hipermídia, partindo do pressuposto que o estudo das imagens e sons interferem nos processos de percepção, memória e cognição, contribuem para a otimização das competências comunicativas e sua aplicação no exame das questões do cotidiano (jornalismo, notícias, moda, linguagens emergentes), economia, política, ciência, ética e produção artístico-cultural. Utilizaremos os recursos de aulas expositivas, exibição e discussão de vídeos concernentes aos temas da disciplina, e como avaliação, realizaremos Trabalhos Escritos, individualmente e em grupo.

III. ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA DE CURSO

UNIDADE I

1

Page 2: Programa TEORIA DA COMUNICAÇÃO II 2011.2 [Versão word]

1. História das Teorias da Com. (De Aristóteles a Internet; Do paradigma clássico à Teoria da Complexidade);2. O modelo tradicional da comunicação (Os estudos americanos, o funcionalismo, Escola de Chicago);3. Teoria da Informação e Cibernética (A entropia, o ruído, o feed back, a interação e a interatividade);4. Atualidade da Teoria Crítica (Escola de Frankfurt; a indústria cultural, as mídias sociais, o ciberativismo).

UNIDADE II 5. Informação, Linguagem, Comunicação (Semiologia, Semiótica; Teoria da significação; Texto, Narrativa, Discurso);6. Comunicação e Poder (Estado, Empresa, Instituições; Cidadania, Micropolítica, Biopoder);7. Da Galáxia de Gutemberg à Galaxia Internet (aldeia global, globalização, o meio é a mensagem);8. Apocalípticos e Integrados (Estado, Escola, Mercado e Sociedade: redes sociais e comunicação compartilhada).

UNIDADE III 9. A Comunicação e as Organizações (Estado, empresas, instituições e cultura organizacional);10. Recepção e Mediação dos bens simbólicos (usuários e-leitores, consumidores, cidadãos);11. Estudos Latino-americanos (Identidades culturais; folkcomunicação e ativistas midiáticos);12. Comunicação e Cibercultura (Código aberto, banda larga e acesso ilimitado, inteligências coletivas conectadas).

UNIDADE IV 13. Antropologia e Comunicação (História, Cultura, Mitologia; Dionísio, Hermes e Narciso na era da informação);14. Ética e Comunicação (As leis, o contrato social, a religião e a filosofia; a conduta, o bem, o mal e a mídia);15. Mundialização, Mídia, Culturas locais e globais (O poder da Identidade; cibercidadania e empoderamento coletivo).

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas, Vol.1. Magia e Técnica, Arte e Política. Brasiliense, 1985. HOHLFELDT, A. “As origens antigas: a comunicação e as civilizações”. In: HOHLFELDT, A. et al. Teorias da Comunicação – conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 61-98.LÉVY, P. Cibercultura. S.Paulo: Ed. 34, 1999.MARCONDES FILHO. Dicionário da Comunicação. Paulus, 2009.MARTIN-BARBÉRO, J Dos meios às mediações – Comunicação, cultura e hegemonia. Ed. UFRJ, 2001, NOVAES, A. Rede Imaginária, Televisão e Democracia. Companhia das Letras, 1991. [Ver outros do autor]MUNIZ SODRÉ, Máquina de Narciso. Rio: Achiamé, 1984; Antropológica do Espelho. Vozes, 2002.SANTAELLA, L. Comunicação & Pesquisa. S. Paulo: Hacker, 2003;WOLF, M. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 1987.

Os textos que se seguem se estão disponíveis na Internet

AMARAL, A; RECUERO, R; MONTARDO, S. P. Blogs.com: estudos sobre blogs e Comunicação. E-book (2009). http://www.slideshare.net/gestaohipermidia/blogcom-estudos-sobre-blogs-e-comunicaoLAIGNER, P. Por uma teoria do jornalismo: Muniz Sodré em busca dos elementos que compõem o acontecimento midiático. Revista MATRIZES, nº 1, ago./dez. 2009 http://www.matrizes.usp.br/ojs/index.php/matrizes/article/download/90/82LÉVY, P. “A revolução contemporânea em matéria de comunicação”. In: Revista FAMECOS: mídia, cultura e Tecnologia. POA: EDIPUCRS, nº 9, jul./1998. p. 37-49.MAFFESOLI, M. A comunicação sem fim. Teoria pós-moderna da comunicação. In: Revista FAMECOS, nº 20.www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/20/a02v1n20.pdfMORIN, E. Teoria complexa da com. Rev. FAMECOS, 20. PUC-RGS www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/20/a01v1n20.pdfMUNIZ SODRÉ. Objeto da Comunicação é a Vinculação Social. In: PCLA - Revista do Pensamento Comunicacional Latino-Americano. PCLA - Volume 3 - número 1:  out / nov / dez 2001

http://www2.metodista.br//unesco/PCLA/revista9/revista9.htmMUNIZ SODRÉ. A televisão é uma forma de vida. In: Revista FAMECOS, nº 16, 2001, PUC-RGS.

2

Page 3: Programa TEORIA DA COMUNICAÇÃO II 2011.2 [Versão word]

www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/16/a02v1n16.pdfMuniz SODRÉ. Sobre a episteme comunicacional. In: Revista MATRIZES, ECA/USP, nº 1, out./2007http://www.matrizes.usp.br/ojs/index.php/matrizes/article/download/8/5PAIVA, C.C. Epifanias do sublime, do trágico e do maravilhoso na minissérie Hoje é dia de Maria. In: BOCC. Biblioteca on line de Ciências da Comunicação. Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.http://www.bocc.ubi.pt/pag/paiva-claudio-epifania-do-sublime.pdfPAIVA, C.C. De olho nos traficantes, malandros e celebridades: um estudo de mídia e violência urbana. In: BOCC. Portugal. http://www.bocc.ubi.pt/pag/paiva-claudio-midia-violencia-urbana.pdfPAIVA, C.C. Imagens do Nordeste Brasileiro na Idade Mídia. In: BOCC. Portugal. http://www.bocc.ubi.pt/pag/paiva-claudio-cardoso-imagens-nordeste-brasileiro.pdfPAIVA, C.C. Raízes e Antenas do Brasil http://bocc.ubi.pt/pag/cardoso-claudio-raizes-antena-Brasil.htmlPAIVA, C.C. O campo híbrido da informação e da comunicação. In: BOCC. Portugal. http://www.bocc.ubi.pt/pag/paiva-claudio-campo-hibrido-informacao-comunicacao.pdfPAIVA, C.C. Êxtase da juventude e estesia da televisão. Ciranda Cirandinha, Armação Ilimitada e Malh@ção. Anais do 24. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Campo Grande/MS, setembro 2001 São Paulo: Intercom, 2001

http://hdl.handle.net/1904/5023PAIVA, C.C. O cinema de Hollywood e a invenção da América. Mídias e interculturalidades locais e globais. In: BOCC. Portugal. http://www.bocc.ubi.pt/pag/paiva-claudio-hollywood-invencao-america.pdfPAIVA, C.C. Os jornalistas, os jornais e outras mídias no cinema. In: BOCC. Biblioteca on line de Ciências da Comunicação. Portugal. http://www.bocc.ubi.pt/pag/paiva-claudio-jornalistas-no-cinema.pdfPAIVA, C.C. Walter Benjamin e a Imaginação Cibernéticahttp://bocc.ubi.pt/pag/cardoso-claudio-paiva-walter-benjamin.htmlPAIVA, C.C. Afinidades estéticas no contexto da latinidade. In: Revista on Line do Pensamento Comunicacional Latinoamericanohttp://www.metodista.br/unesco/PCLA/revista9/revista9.htmPAIVA, C.C. O caos urbano e a poética das cidades; In: Revista FAMECOS: mídia, cultura e Tecnologia. POA: EDIPUCRS, nº 16, dez./2001. www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/16/a07v1n16.pdfPAIVA, C.C. Uma cartografia das Teorias da Comunicação http://www.slideshare.net/claudiocpaiva/teorias-da-comunicao-23052011PAIVA, C.C. Hermes no Ciberespaço. E-book http://www.slideshare.net/claudiocpaiva/hermes-no-ciberespao-com-index-reparado-1908PAIVA, C.C. Dionísio na Idade Mídia. http://www.slideshare.net/claudiocpaiva/dionsio-na-idade-mdia-verso-2001Revista Científica On line Pensamento Comunicacional Latino Americano – METODISTA/UNESCO. http://www.umesp.com.br/unesco/pcla/revista1/perfis1.htm#Revista Continente Multicultural. Cia Editora de Pernambuco. http://www.continentemulticultural.com.br/SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura: o avento do pós-humano. In: Rev. FAMECOS, nº 22.http://www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/22/a03v1n22.pdfTRIVINHO, E; CAZELOTO, E. (org.) A cibercultura e seu espelho. Campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. Coleção ABCiber, vol. 1. S. Paulo – ABCiber – Itaú Cultural, 2009. http://abciber.org/publicacoes/livro1/rosto/TRIVINHO, E; REIS, A.P; CENCIB/PUC/SP (org). A cibercultura em transformação. Poder, liberdade e sociabilidade em tempos de compartilhamento, nomadismo e mutações de direitos. E-book. ABCiber, vol. 2. S. Paulo, 2010.http://abciber.org/publicacoes/livro2/sumario/ [Todas as conferências disponibilizadas em vídeo].VOGT, C. Semiótica e semiologia. In: Revista on line ComCiência. SBPC.http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=11Website COMPOLÍTICA. Associação de Brasileira de Pesquisadores em Com. e Política. http://www.compolitica.org/Website da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação(clicar em biblioteca e buscar os textos de interesse) http://www.compos.org.br/Website da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação(clicar em papers e buscar os temas de interesse) http://www.intercom.org.br/index.shtmlWebsite Observatório da Imprensa http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/index.aspWebsite ATOPOS. O século McLuhan. http://www.atopos.usp.br/mcluhan/

3