programa xxv...a fada oriana na floresta da menina do mar – sophia 2.0 o som do algodão partindo...

5
EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS DO PORTO XXV 7 e 8 de março 2020 Alfândega do Porto Programa SÁB 14:30-19:00 DOM 10:00-19:00 ENTRADA LIVRE

Upload: others

Post on 03-Mar-2021

11 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programa XXV...A Fada Oriana na floresta da Menina do Mar – Sophia 2.0 O Som do Algodão Partindo das personagens do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, abre-se a …

EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS DO PORTO

XXV

7 e 8 de março 2020Alfândega do Porto

Programa

SÁB 14:30-19:00 DOM 10:00-19:00

ENTRADA LIVRE

Page 2: Programa XXV...A Fada Oriana na floresta da Menina do Mar – Sophia 2.0 O Som do Algodão Partindo das personagens do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, abre-se a …

PRÉ-EVENTO

5, 6 e 7 de março 10:30-11:30 • 16:00-17:00Animação itinerante em Estações de Metro da cidade

Agostinho e FelicidadeBoca de CãoApós a colheita de flores e plantas medicinais, este casal de velhotes parte da sua aldeia, andando de terra em terra a trocar o que têm por aquilo que mais precisam.

Criação e interpretação: Hugo Ribeiro

e Muni Joana Domingo

6 de março17:00 • 18:00 • 19:00 • 20:00

Animação itinerante pela Baixa do Porto

Os Entes da TerraSeistopeiaUm pastor de plantas guia dois espíritos da terra pelos jardins do mundo, chamando a atenção para a beleza daquilo que nos rodeia e que tantas vezes esquecemos e acabamos por descuidar.

Interpretação: Marisa Freitas, Vítor Rodrigues e Isabel Martinez

6 de março 19:00-22:00

Rua das Flores, Mouzinho da Silveira, São Bento e Avenida dos Aliados

Andas à procura de camélias?Ricardo FerreiraUm figurino de ANDAS oferece camélias e percorre a Rua das Flores, a Avenida dos Aliados, São Bento... o Porto. Cidade das Camélias.

6 de março 21:30 • Igreja da Misericórdia do Porto

Concerto EVPMEVPM – Ensemble Vocal Pro MusicaUm concerto com o Ensemble Vocal Pro Musica que é também uma viagem musical no tempo e no espaço. Durante cerca de uma hora, poderão ouvir-se obras de grandes compositores, desde o séc. XVI até aos dias de hoje.

7 e 8 de março

Edifício da Alfândega Piso 0 • Nascente e PoenteSábado 14:30-19:00 Domingo 10:00-18:00Participação gratuita

Herbário de Camélias – Uma ColeçãoUniversidade de Coimbra - COIMétodos para a conservação das características mais importantes na identificação de camélias.

Curiosidades sobre Camélias Universidade do Porto/ Universidade JúniorAtividades de microscopia na exploração de questões de anatomia vegetal e aplicações das camélias.

7 e 8 de março

Edifício da Alfândega Piso 0 • Nascente e Poente Sábado 14:30-19:00 Domingo 10:00-18:00

Entrada livre

A camélia e a gravura na interculturalidade Portugal/JapãoMatriz - Associação de Gravura do Porto Expressões diversas e a utilização de diferentes materiais, para exaltar a beleza efémera e misteriosa da flor que chegou do Oriente e alegra os jardins mais emblemáticos da cidade.

OFICINAS EXPOSIÇÃO

Page 3: Programa XXV...A Fada Oriana na floresta da Menina do Mar – Sophia 2.0 O Som do Algodão Partindo das personagens do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, abre-se a …

DENTRO E FORA DO EDIFÍCIO DA ALFÂNDEGA, HÁ EXPOSIÇÃO!

Sábado • 7 março

14:00 • 15:30 • 17:00 • Animação itinerante pelo edifício da Alfândega

Os Entes da Terra SeistopeiaInterpretação: Marisa Freitas, Vítor Rodrigues e Isabel Martinez

14:30-17:30 • Rua das Flores, Mouzinho da Silveira, São Bento e Avenida dos Aliados

Andas à procura de camélias Ricardo Ferreira

14:30

Abertura ao público da XXV Exposição de Camélias do Porto

14:30 • Fachada do Edifício da Alfândega

Cordon - Dança VerticalViajo através do tempo, tempo que passa, tempo que atravessa a minha vida. Eu balanço entre o céu e a terra como se estivesse desenraizada pelo vento da história. E mesmo que às vezes cego, continuo a ver na tela da minha imaginação todas as minhas memórias e esperanças para estender o momento da minha liberdade.Coreografia e interpretação: Magalie Lanriot; Técnica: Height Place

15:00 • Edifício da Alfândega

Musas, Canoras MusasUm concerto de música erudita baseada em temas tradicionais de vários países como Inglaterra, Espanha e Brasil, ao som da guitarra clássica e da voz de soprano.

Voz: Daniela Matos; Guitarra: Bárbara Matos

15:30 • Edifício da Alfândega

Cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da XXV Exposição de Camélias do Porto

16:00 • Edifício da Alfândega

Flores de Inverno - DançaBalleteatroA partir do tema das camélias, estas flores de inverno são personificadas e desdobram-se por estas jovens mulheres que dançam o feminino que as constituem. Coreografia: Elisabete MagalhãesInterpretação: Adriana Ribeiro, Ana Moreira, Ana Campos, Ana Carvalho, Ana Nunes, Beatriz Sá, Bruna Matos, Catarina Cardoso, Diana Oliveira, Francisca Narciso, Haidé Ribeiro, Joana Afonso, Juliana Gomes, Mafalda Leal, Márcio Sousa, Maria Borges, Maria Campos, Maria Santos, Marta Oliveira, Nádia Pais, Patrícia Silva, Rafael Castro e Tatiana Ribeiro.

16:30-17:30 • 18:00-19:00 Edifício da Alfândega

Tocador de Realejo

Cia Marimboondo O nosso tocador de realejo, vindo diretamente da Floresta Negra da Alemanha, encanta com a sua música de rolos de papel e a interação do seu tocador.

17:00 • Edifício da Alfândega

A Fada Oriana na floresta da Menina do Mar – Sophia 2.0 O Som do Algodão Partindo das personagens do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, abre-se a porta a encontros inusitados entre histórias aparentemente distantes. Interpretação: Dulce Moreira e Mariana Santos

18:00 • Edifício da Alfândega

Verdi canta Camélias - Ópera de Bolso Porto Ensemble Verdi consegue estabelecer uma profunda ligação entre a história e os seus personagens, enfatizando como a pressão social interfere no espaço da intimidade. O mote da história revela-nos como o preconceito social pode abalar a força de um grande amor! Direção Musical: Maestro António Sérgio FerreiraInterpretação: Violeta Liliana Nogueira; Alfredo Manuel Soares; Anina Maria João Gomes; Germont Job Tomé

Page 4: Programa XXV...A Fada Oriana na floresta da Menina do Mar – Sophia 2.0 O Som do Algodão Partindo das personagens do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, abre-se a …

DENTRO E FORA DO EDIFÍCIO DA ALFÂNDEGA, HÁ EXPOSIÇÃO!

Domingo • 8 março

10:30 • Parque de S. Roque

Visita Guiada (gratuito)Visita às camélias centenárias do Parque de S. Roque, plantadas pelo horticultor Jacinto de Matos, entre finais do século XIX e início do século XX.Ponto de encontro: Autocarro gratuito no parque de estacionamento da Alfândega às 10:30, ou portão do Parque de S. Roque (Rua de São Roque da Lameira, 2040).Visita guiada por: Armando Oliveira e António Assunção Informações: Mesa da Câmara Municipal do Porto (edifício da Alfândega)Limite de 50 participantes (inscrição por ordem de chegada)

11:00 • 12:30 • Edifício da Alfândega

O Refúgio

Marionetas de MandrágoraA floresta era tão grande, tinha tantas árvores onde cabiam e onde viviam todos, mas agora na floresta, resta apenas uma árvore das camélias e este é o único refúgio de todos os animais.

11:30 • Edifício da Alfândega

Herbário [um manifesto poético e

musical] O Som do Algodão A partir do livro “Presos”, de Oliver Jeffers, e do “Herbário”, de Jorge Sousa Braga, este é um manifesto poético da Natureza, numa encruzilhada de histórias e poemas à solta na floresta.

Interpretação: Dulce Moreira e Mariana Santos

14:00 • 15:30 • 17:00Animação itinerante pelo edifício da Alfândega

Os Entes da Terra SeistopeiaInterpretação: Marisa Freitas, Vítor Rodrigues e Isabel

Martinez

14:30-17:30 • Rua das Flores, Mouzinho da Silveira, São Bento e Avenida dos Aliados

Andas à procura de camélias Ricardo Ferreira

14:30 • Edifício da Alfândega

Quarteto Sfourzzarco e Trio SoffiareCurso de Música Silva MonteiroO Trio Soffiare, um trio de flautas transversais, interpretará a conhecida peça de Vivaldi – “As Quatro Estações”, que aqui será apresentada num formato particular. O Quarteto Sfourzzarco Ensemble interpretará a peça de Alexandre Borodin - Quarteto nº.2: 3.º andamento “Noturno: andante em lá maior”.Trio Soffiare: Inês Silva, Francisco Fernandes, Rúben Magalhães; Direção: André RamosSfourzzarco Ensemble: Rodrigo Pinto: violino I; Francisca Gama: violino II; Djonathan Silva: viola d’arco;

Margarida Marques: violoncelo; Direção: Eliseu Silva

15:00 • Edifício da Alfândega

“Grand Pas d’Action”, do Bailado La BayderePallcº - Performing Arts School & ConservatoryPassado na Índia, o bailado La Bayadere conta a história de um amor impossível entre Nikiya e Solor, com a interpretação do Grand Pas d’Action, cena final do casamento entre Solor e Gamzatty.Interpretação: Gamzatty Adriana Cipriano; Solor Alan Nascimento Corpo de Baile: Alan Nascimento, Ana Luís Baptista,

Daniela Duarte, Inês Nunes, Kauã de Andrade e Nathalia Koga

15:30-16:30 • 17:30-18:30 Edifício da Alfândega

Tocador de Realejo Cia Marimboondo

16:30 • Edifício da Alfândega

Prometeu La Fontana - Formas Animadas Uma performance multimédia, que se inspira na tradição do teatro de sombras indonésio, onde as personagens são manipuladas em cima de uma base retroiluminada. A cenografia utiliza como recurso principal a manipulação de areia sobre esta superfície, criando desenhos e texturas que sugerem espaços e ambientes visuais. As cenas resultantes são captadas em vídeo, tratadas informaticamente, sendo depois projetadas numa tela. Encenação e interpretação: Marcelo Lafontana; Coprodução: LFA, Casa da Música, Festival de Curtas Metragens Apoio: Câmara Municipal de Vila do Conde, DGARTES - Secretaria de Estado da Cultura- Governo de Portugal, Universidade de Évora

Page 5: Programa XXV...A Fada Oriana na floresta da Menina do Mar – Sophia 2.0 O Som do Algodão Partindo das personagens do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, abre-se a …

ORGANIZAÇÃO

APOIOS

PARCEIROS