projeto robÓtica cips “projetando e...

21
Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88 1 PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo” ANO / 2017

Upload: trinhkien

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

1

PROJETO ROBÓTICA CIPS

“Projetando e Construindo”

ANO / 2017

Page 2: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

2

I - PROJETO DESCRITIVO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

PROJETO ROBÓTICA: PROJETANDO E CONSTRUINDO

1.1 INSTITUIÇÃO PROPONENTE CONSÓCIO INTERMUNICIPAL DA PROMOÇÃO SOCIAL - CIPS

1.2 CNPJ 45.030.400/0001-88

1.3 BANCO: Brasil

1.4 AGÊNCIA: 037-X

1.5 CONTA: 25.2389-2

1.6 SITE www.cipsbauru.com.br

1.7 CERTIFICAÇÕES:

CEBAS ( X ) OSCIP ( ) COMAS ( ) Utilidade Pública Federal ( X ) Utilidade Pública Estadual ( X ) Utilidade Pública Municipal ( X )

1.8 NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL João Carlos Previdello

1.9 RG: 3.377.223-X

1.10 Órgão Expedidor: SSP/SP

2. APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

2.1 HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

O Consórcio Intermunicipal da Promoção Social – CIPS foi fundado em 27 de Agosto de

1960 é uma organização não governamental, de atuação municipal, considerada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, que atende crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 03 anos a 18 anos, provenientes de famílias de baixa renda, priorizando as situações de exclusão ou risco social e pessoal.

No decorrer dos anos, o CIPS tem acrescentado, em sua programação atividades que

beneficiem o pleno desenvolvimento bio-psicossocial e que primem pela sua qualificação profissional, em conformidade com a Lei Orgânica da Assistência Social que determina a promoção da integração ao mercado de trabalho, conforme princípios norteadores ditados pela Constituição –1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA em conformidade com a Lei 10.097/2000.

Page 3: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

3

Hoje a Instituição CIPS atende a 1.500 crianças e adolescentes de ambos os sexos, em parceria com a Secretária Municipal do Bem Estar Social – SEBES, através dos seguintes serviços e programa: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 3 a 15 anos de idade e Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego para adolescentes de 14 anos e 6 meses a 18 anos de idade.

Visa possibilitar a concretização de suas ações integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual, sistematizadora do conhecimento de cada geração e estimulando o conhecimento do mundo atual, em particular os nacionais e regionais, prestando serviços específicos à comunidade através da promoção da extensão, aberta a participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural.

A Instituição atende os segmentos criança/adolescente e família focando no atendimento a criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social, assim como a Promoção Social, extensivo a sua família, através da efetivação das atividades já executadas e ampliação de novos serviços, na articulação com a rede de serviços assistenciais do município.

Conta atualmente com equipe técnica composta por Assistentes Sociais, Psicólogas,

Pedagoga, Nutricionista, Dentistas (cedida pela Prefeitura), Educadores Sociais, Instrutores de Curso, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza, Cozinheiros, etc. Possui salas amplas e arejadas com equipamentos permanentes, sala de reunião, auditórios, quadra esportivas, academia de ginástica e outros espaços apropriados a atividades coletivas.

Tem por finalidade a prestação de serviços gratuitos e de forma permanente a crianças e

adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possibilitando-lhes condições para acessar a rede de serviços sociais, desenvolver-se e alcançar a emancipação social e autonomia.

A Instituição CIPS tem a convicção que todas crianças e adolescentes são portadores de talentos que afloram e se desenvolvem quando convivem num ambiente saudável. Focando portanto em suas ações o incentivo e valorização do seu potencial, promovendo o fortalecimento de sua autoestima, acreditando que assim se tornarão agentes de transformação da comunidade em que estão inseridos.

Page 4: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

4

3. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

3.1 NOME DO PROJETO - PROJETO ROBÓTICA: PROJETANDO E CONSTRUINDO

3.2 JUSTIFICATIVA

A Instituição acredita que a Educação Social e a Inclusão das crianças e adolescentes são as ferramentas mais importantes que existem para criar uma sociedade mais justa e com mais oportunidades. Por isso, nosso maior objetivo na Instituição é levar educação, cultura e desenvolvimento social para crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

Certos de que a Educação Social pode transformar o futuro de muitos adolescentes, assim como a tecnologia pode abrir portas, a Instituição será responsável por introduzir o “Projeto Robótica: Projetando e Construindo”, para ensinar os mais de 1.170 adolescentes inseridos no Programa de Estimulo ao Primeiro Emprego.

A robótica é uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular. Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs seguindo um passo a passo, é um aprendizado prático que desenvolve no adolescente a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões, resultando em excelentes projetos de inclusão social. A robótica proporciona ao aluno uma independência do que está fazendo, sendo assim, capaz de construir os seus próprios projetos através do conhecimento adquirido nas aulas. A teoria passa a ser vista na prática e o aluno começa a interagir com a realidade.

Page 5: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

5

Ao perceber o processo contínuo de mudanças que ocorre na sociedade contemporânea, e

consciente do seu papel socioeducativo que visa a Promoção e a Inclusão Social do adolescente, a entidade pretende, através da implantação do “Projeto Robótica: Projetando e Construindo”, expandir, dinamizar e tornar mais qualitativo os trabalhos que vem desenvolvendo com adolescentes na área lúdica e tecnológica de forma a torná-los “parceiros inseparáveis” na construção de um novo cidadão, capaz de ajustar-se ao seu tempo.

O CIPS espera que a Robótica seja um diferencial que vai ajudar o aluno em seu desempenho e interesse escolar e social, por consequência evitando a evasão de alunos. A robótica aumenta o rendimento, fixação dos conceitos aprendidos em sala de aula de forma divertida e descontraída. Proporciona uma maior independência, responsabilidade, autonomia e senso crítico, tornando o aluno, em um indivíduo preparado para os novos desafios do mundo atual.

O “Projeto Robótica: Projetando e Construindo” proporcionará o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida, passando valores que visam contribuir na formação de cidadãos, de forma que os adolescentes constroem seus próprios mundos e dos mesmos fazem o vínculo essencial para compreender o mundo do adulto, ressignificam e reelaboram acontecimentos que estruturam suas vivências, sua diversidade de pensamento, sentimentos, favorece a auto estima, autonomia, autodeterminação, sensibilidade, pensamento crítico, a imaginação e criatividade. Envolve a descoberta de valores no encontro com o próximo respeitando opiniões diferentes, instigando o diálogo com o outro na argumentação das suas ideias, desenvolvendo a capacidade de administrar conflitos e valorização do outro.

A aplicação do método no dia-a-dia das atividades será feita através da aplicação de tecnologias voltadas para a educação tecnológica, comunicação e informação, para então contribuir na formação de cidadãos críticos e criativos.

A Instituição CIPS é responsável pela instalação da Sala de Robótica, onde as aulas terão

Page 6: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

6

todo o suporte do material e equipamentos necessários, assim como também fornecerá todo o aparato da capacitação tecnológica e pedagógica aos Educadores e Instrutores.

O Projeto integra em sua proposta pedagógica uma metodologia dinâmica e motivadora, atende a faixa etária de 14 anos e 06 meses a 17 anos e 11 meses. O Projeto é aplicado através do trabalho em equipe, no qual cada adolescente tem uma função. Cada Kit Robótica proporciona situações de aprendizagem. Com o auxilio do Educador e Instrutor os adolescentes realizam atividades com uso dos Kits Robótica, que por sua vez incentivam a projetar, construir e programar modelos robóticos, permitindo experiências em um ambiente lúdico, favorável ao projeto de aprendizagem.

A implantação do “Projeto Robótica: Projetando e Construindo”, nos permitirá realizar ações que promovam a integração entre CIPS e a Comunidade, onde será desenvolvida pesquisas e ações que venham beneficiar a comunidade, proporcionando aos adolescentes uma atmosfera de conhecimento de situações que tenham por finalidade modificar ou ajudar e a realização de um projeto que venha atender as necessidades da comunidade.

O “Projeto Robótica: Projetando e Construindo”, será desenvolvido no período de 24 meses, com público alvo de 1.170 adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária entre 14 anos e 06 meses a 17 anos e 11 meses de idade, que estejam inseridos na rede oficial de ensino em contra turno escolar, que vivenciam situação de vulnerabilidade social e fragilização de vínculos familiares e comunitários.

O valor a ser subsidiado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA é de R$ R$ 115.962,66 (cento e quinze mil, novecentos e sessenta e dois reais e sessenta e seis centavos) para implantação e manutenção do projeto proposto que necessita de constantes adequações à realidade vivida, exigindo redefinições na busca da melhor adequação do seu trabalho formativo e inclusivo.

Sendo assim, a parceria do CMDCA é suma importância para implantação do “Projeto Robótica: Projetando e Construindo”, que visa promover a qualificação de adolescentes na inserção do mercado de trabalho, combatendo todas as formas de discriminação, na busca da inclusão social e da qualidade de vida.

4. OBJETIVOS DO PROJETO

4.1 OBJETIVO GERAL

Promover a qualificação de adolescentes, possibilitando a ampliação do universo

informacional, cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos, contribuindo assim, para sua formação cidadã.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar atividades que desenvolvam no adolescente a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentivar o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promoção do diálogo e o respeito ás diferentes opiniões, visando melhorar qualidade de vida, convivência familiar e integração social.

Estimular o interesse pelas áreas de tecnologia, informática, programação, mecânica e eletroeletrônica, tornando o adolescente, preparado para os novos desafios do mundo atual.

Contribuir para a reinserção e permanência do adolescente no sistema educacional. Proporcionar ao adolescente a construção do seu próprio conhecimento; Desenvolver o trabalho em equipe, a criatividade e os valores de cidadania, reforçando

referencias éticas, possibilitando melhor interação com a sociedade;

Page 7: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

7

Despertar nos adolescentes o interesse em ampliar o seu nível de escolaridade e seus conhecimentos;

Desenvolver capacidades básicas de comunicação, organização e sociabilidade; Estimular a construção de um projeto de vida, em que o próprio adolescente possa ser o

agente empreendedor; Buscar o fortalecimento das relações familiares e sociais; Desenvolver o autoconhecimento, fortalecimento da autoestima e da identidade social; Estímulo ao protagonismo, autonomia e ao empreendedorismo. Desenvolver nos adolescentes a capacidade de planejar, gerir e resolver conflitos e

trabalhar em equipe; Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o

desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo próximo; Possibilitar a ampliação do universo informacional, dos adolescentes, bem como estimular o

desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; Promover a disciplinaridade ou trânsitos entre fronteiras de conhecimentos e

consequentemente propiciar uma educação transformadora e responsável, preocupada com a formação e identidade do cidadão;

Desenvolver habilidades como a atenção, raciocínio lógico, paciência, concentração criatividade, lateralidade, coordenação motora, memória e aprendizagem geral;

Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

5. BENEFICIÁRIOS

5.1 BENEFICIÁRIOS DIRETOS

Atender a 1.150 (mil, cento e cinquenta) adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 14 anos e 06 meses a 17 anos e 11 meses de idade.

5.2 BENEFICIARIOS INDIRETOS

Familiares e comunidade

Pois, ao propiciar a mudança em nossas crianças e adolescentes, estaremos levando a mudança “lá fora”, na família e comunidade de cada um, formando uma rede que se constitui na teia da vida em que cada um de nós é parte única.

6. ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

O Projeto será desenvolvido no Consórcio Intermunicipal da Promoção Social – CIPS que está localizado na região central do município, sendo assim, contemplaremos o atendimento de todos os bairros periféricos, inclusive cidades próximas da região de Bauru/SP.

7. METODOLOGIA

O “Projeto Robótica: Projetando e Construindo” tem como público alvo o atendimento

1.150 adolescentes na faixa etária entre 14 anos e 06 meses à 17 anos e 11 meses de idade, de ambos os sexos, matriculados na rede oficial de ensino. O período de funcionamento é de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas. As crianças e os adolescentes participam do projeto no contra turno escolar, proporcionando atividades complementares. São beneficiados com três refeições diárias, cuidados com a higiene, atendimento odontológico, psicológico, pedagógico

Page 8: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

8

e de assistência social. A forma de acesso é através de encaminhamentos realizados pelo CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS. Dentro da operacionalização do Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego, será desenvolvido o “Projeto Robótica: Projetando e Construindo”, que será realizado em grupos,

em sala com capacidade para 40 adolescentes. As aulas serão participativas, criativas e desafiadoras, instigando o aluno a questionar,

pensar e procurar soluções. Como o objetivo do aluno é chegar ao resultado final de imediato, a metodologia de ensino é flexível, de maneira a mesclar os conceitos dos fundamentos com projetos robóticos, possibilitando assim, a montagem de projetos desde a primeira aula. A metodologia será feita através de kits, que possuem o passo a passo de montagem de projetos mais próximos da realidade, isto é, descobrindo como é usado uma polia, qual a função dos sensores, como funciona e os recursos infinitos que o microcontrolador e o software têm.

O “Projeto Robótica: Projetando e Construindo”, busca oferecer um espaço potencial e de experimentação, abordando temas da realidade social, econômica, cultural, ambiental e politica na qual estão inseridos, tendo por finalidade incentivar os adolescentes na busca da autonomia, da apropriação dos seus direitos de cidadania, no reconhecimento de deveres e da percepção de se auto afirmarem enquanto sujeitos ativos e operantes da construção da própria cidadania. Assim sendo, visa promover o protagonismo dos adolescentes, mediante a participação, assegurando dessa maneira, o desenvolvimento da autonomia e de sentimentos de confiança em si e nos outros, o que resulta no fortalecimento dos vínculos sociais. As atividades têm como objetivo primário formar um ambiente socializador que propicie o desenvolvimento da identidade do adolescente e do próprio grupo, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de integração e descontração. O aprender brincando, forma de expressão do pensamento e do corpo, é o que fundamenta o trabalho a ser realizado nas oficinas. A capacidade de estar com os outros, o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural são constantemente estimulados com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de adolescentes mais autônomos, protegidos e saudáveis. Cabe ao Instrutor do Curso estimular e provocar situações que desencadeiem oportunidades para expressão e respeito de sentimentos, conceitos e opiniões, possibilitando também que o adolescente se perceba integrante e agente transformador de si mesmo, do grupo, da natureza e da sociedade. É importante que se ofereçam aos adolescentes a inclusão nas tecnologias da informação e da comunicação. As atividades devem ser diversificadas e concebidas de modo a não tornarem um fator suplementar de exclusão social. Desse modo, essas linguagens tecnológicas poderão constituir, de imediato e para todos, caminhos para o enriquecimento continuo de saberes e exercício de cidadania. O Trabalho Social é essencial ao desenvolvimento do Projeto, ou seja: a acolhida, orientações e encaminhamentos, informações, comunicação e defesa dos direitos, fortalecimento da função protetiva da família e reuniões. Os usuários terão a segurança da acolhida, sendo: ter assegurado a sua privacidade, receber orientações e encaminhamentos com objetivo de aumentar o acesso aos Benefícios Socioassistenciais, bem como os demais direitos sociais e políticos.

Reuniões de Atendimento Individual e familiar: Atendimento individual com as famílias são responsabilidade das Assistentes Sociais responsáveis pelo serviço, podendo ter a participação do Coordenador Pedagógico e/ou Instrutor do Curso quando se fizer necessário.

Buscamos assegurar a qualificação de adolescentes, experiências de ampliação da capacidade protetiva e de superação de fragilidades sociais, tendo acesso a um serviço de qualidade, conforme demandas e necessidades.

Page 9: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

9

8. RESULTADOS ESPERADOS

8.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS COM RESPECTIVOS RESULTADOS ESPERADOS:

Em termos quantitativos nossa meta é atingir a totalidade dos adolescentes matriculadas no projeto, com a participação de seus familiares, através de atendimentos individuais, grupais e reuniões quando necessário. Pois, consideramos de extrema importância a integração do binômio, entidade-família. Realizando assim, um conjunto de ações que viabilizem a qualificação de adolescentes, com vistas à inserção no mercado de trabalho, melhora no desempenho e interesse escolar e social, por consequência, evitando a evasão dos adolescentes, resgatando o sentimento de pertencimento e a prevenção de situações de risco social eminentes. Já em termos qualitativos visamos o esmero no planejamento e rigoroso cumprimento no cronograma de atividades estabelecido. Outro índice qualitativo é a contratação de profissional especializado e/ou capacitação da equipe atual, envolvendo-a num processo de “aprender a aprender”, procedimento exigido na sociedade contemporânea. Ainda no que tange ao aspecto qualitativo salientamos o cumprimento das metas estabelecidas e avaliação continuada. 9. SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Resultados Indicadores Quantitativos

Indicadores Qualitativos

Meios De Verificação

Formação de cidadão crítico e participativo

Mais participantes, mais críticos

Participação ativa nas atividades propostas

- Observação direta e indireta - Depoimento familiar/ escolar

Desenvolver potencialidades, habilidades e talentos

Maior participação nas atividades

Participação ativa nas atividades propostas demonstrando sua habilidades e talentos

- Observação direta e indireta

Permanência e sucesso escolar

Redução da evasão escolar

Melhora nas atividades escolar Superar dificuldades

- Observação - Frequência - Acompanhamento escolar

Ampliação do universo informacional

Maior participação nas atividades

Participação ativa nas atividades propostas

- Observação direta e indireta

Desenvolver sensibilidade, cooperação e integração

Maior cooperação e integração

Melhora participação nas atividades grupais

- Observação direta e indireta

Desenvolver habilidade da comunicação oral

Maior desempenho nas atividades de comunicação

Melhora na comunicação e expressão oral

- Observação direta e indireta

Promover a autoestima, sentimento de pertencimento, protagonismo social

Maior habilidade para análise critica da realidade

Melhoria da auto estima Confiança pessoal

- Observação direta e indireta

Page 10: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

10

Crescimento pessoal Confiança e segurança

Maior participação nas atividades

Participação ativa e melhora no desenvolvimento das atividade

- Observação direta e indireta

Mudanças de comportamentos inadequados e proporcionar inclusão social.

Diminuição das ocorrências comportamentais

Melhora na comunicação e expressões oral

- Observação direta e indireta

Prevenção de situações de risco pessoal e social

Redução de ocorrência de situação de vulnerabilidade

Melhoria da auto estima Confiança pessoal

- Depoimento da família, - Observação, - Informações dos órgãos que realizaram o encaminhamento

Fortalecimento de vínculos familiares e sociais

Redução dos problemas e conflitos familiares

Melhora nas relações familiares

- Depoimento familiar

Desenvolver relações de afetividade, solidariedade e respeito ao próximo

Redução dos problemas e conflitos grupais

Participação ativa e cooperação com o próximo

- Observação direta e indireta - Depoimento familiar

II – PLANO DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS

1. RECURSOS HUMANOS

Ano Descrição Justificativa Valor (R$)

Mensal Encargos Sociais

Valor (R$) Anual

2017 01 Instrutor – 120h/mês Contratação p/ Projeto R$ 1.062,00 R$ 382,32 R$ 17.331,84

2018 01 Instrutor – 120h/mês Contratação p/ Projeto R$ 1.126,00 R$ 405,86 R$ 18.382,32

Sub Total: R$ 35.714,16 OBS: A contratação do Instrutor será pelo Regime CLT

2. EQUIPAMENTOS Descrição

Justificativa Quantidade

Valor (R$) Unidade

Valor (R$) Total

Projeto de Robótica Educacional Combo 8 TK

Necessário para Implementar o Projeto Robótica

02 unid. R$ 19.800,00 R$ 39.600,00

Computador INTEL CORE MEMORIA 4 GB / HD 500 – Completo ( teclado / mouse / estabilizador / monitor Led 19.5”)

Necessário para Implementar o Projeto Robótica

09 unid. R$ 2.211,00 R$ 19.899,00

Armário alto fechado com 02 portas de abrir com chave, com 03 prateleiras.

Necessário para Implementar o Projeto Robótica

05 unid. R$ 419,00 R$ 2.098,50

Cadeira fixa modelo ISSO, assento de encosto em

Necessário para Implementar o Projeto Robótica

45 unid. R$ 87,00 R$ 3.915,00

Page 11: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

11

polipropileno.

Mesas redonda, medindo 1,20 / Tampo em BP 15 mm

Necessário para Implementar o Projeto Robótica

08 unid. R$ 267,00 R$ 2.136,00

Ar condicionado Split Piso Teto Carrier Space Eco Saver 57.000 btus

Necessário para Implementar o Projeto Robótica

02 unid. R$ 6.300,00 R$ 12.600,00

Sub Total.....

R$ 80.248,50

TOTAL........

R$ 115.962,66

Bauru, 03 de março de 2017.

Talita Xavier Almeida Martins João Carlos Previdello Assistente Social Presidente CRESS 50.723

Page 12: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

12

III – CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO FÍSICO E FINANCEIRO

Page 13: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

13

IV – CERTIFICADO DE INSCRIÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA

CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA

V – CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS

Page 14: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

14

V – CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS – CND DE INSS

Page 15: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

15

FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO - FGTS

Page 16: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

16

TRIBUTOS MUNICIPAL MOBILIÁRIO E IMOBILIÁRIO

Page 17: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

17

Page 18: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

18

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS TRABALHISTAS - CNDTS

Page 19: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

19

VI – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DA POSSE DO IMÓVEL POR 20 ANOS

Page 20: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

20

Page 21: PROJETO ROBÓTICA CIPS “Projetando e Construindo”hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos2/website_cmdca/projetos_assisten... · Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

Consórcio Intermunicipal da Promoção Social CNPJ: 45.030.400/0001-88

21