protocolo vulcanismo

1
ESCOLA nº2 de Pampilhosa Enquadramento: Esta actividade laboratorial enquadra-se no tema "A Terra em transformação" e na unidade "Dinâmica externa da Terra". Objectivo: Objectivo: Através de uma simulação, pretende-se que os alunos observem (por simulação) as principais características de uma erupção de natureza explosiva e de uma erupção de natureza efusiva, comparando-as quanto ao índice de explosividade e quanto à viscosidade das lavas. E RUPÇÃO EXPLOSIVA Material: - maqueta de um vulcão previamente construída; - dicromato de amónia; - fita de magnésio; - fósforos; - espátulas. Procedimento: - Coloca num gobelé o vinagre (10 mL) e três gotas de corante alimentar e mistura com a vareta; - Com a espátula, introduz duas/três porções de bicarbonato de sódio, através da “cratera”; - Rapidamente, adiciona o vinagre com o corante alimentar ao bicarbonato de sódio. - Observa a efervescência da mistura. E RUPÇÃO EFUSIVA Material : - maqueta do vulcão; - bicarbonato de sódio (ou “pó royal”); - corante alimentar vermelho; - vinagre (ácido acéptico); - detergente louça (pó ou líquido) - espátula. Procedimento: - Coloca dentro da maqueta do vulcão bicarbonato de sódio com a ajuda de uma espátula; - Em seguida, coloca algumas gotas de corante alimentar vermelho; - Verte um pouco de vinagre para dentro da cratera do vulcão; - Observa os resultados. PROTOCOLO Erupção Erupção E xplosiva xplosiva vs Erupção Efusiva Fig.1 - Erupção explosiva. Fig.2 - Erupção efusiva. Vulcanismo 2010/ 2011 Ciências Naturais – 7º ano

Upload: minedu

Post on 09-Jul-2015

1.046 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Protocolo vulcanismo

ESCOLA nº2 de Pampilhosa

Enquadramento: Esta actividade laboratorial enquadra-se no tema "A Terra em transformação" e na unidade "Dinâmica externa da Terra".

Objectivo:Objectivo: Através de uma simulação, pretende-se que os alunos observem (por simulação) as principais características de uma erupção de natureza explosiva e de uma erupção de natureza efusiva, comparando-as quanto ao índice de explosividade e quanto à viscosidade das lavas.

ER UPÇ ÃO EX PLO SI VA

Material:

- maqueta de um vulcão previamente construída;- dicromato de amónia ;- f i ta de magnésio ;- fósforos ;- espátulas .

Procedimento:

- Coloca num gobelé o vinagre (10 mL) e três gotas de corante al imentar e mistura com a vareta; - Com a espátula, introduz duas/três porções de bicarbonato de sódio, através da “cratera”;- Rapidamente, adiciona o vinagre com o corante al imentar ao bicarbonato de sódio.- Observa a efervescência da mistura.

ER UPÇ ÃO EF USI VA

Material :

- maqueta do vulcão;- bicarbonato de sódio (ou “pó royal”);- corante alimentar vermelho;- vinagre (ácido acéptico);- detergente louça (pó ou líquido)- espátula.

Procedimento:

- Coloca dentro da maqueta do vulcão bicarbonato de sódio com a a juda de uma espátula;- Em seguida, coloca algumas gotas de corante al imentar vermelho;- Verte um pouco de vinagre para dentro da cratera do vulcão;- Observa os resultados.

PROTOCOLO

Erupção Erupção Explosivaxplosiva vs EErupção EEfusiva

Fig.1 - Erupção explosiva. Fig.2 - Erupção efusiva.

Vulcanismo2010/ 2011

Ciências Naturais – 7º ano