publicação bimestral do colégio nossa senhora das graças -...

12
LIDERANÇA, SEMPRE UM PASSO À FRENTE! Pg. 7 V FESTIVAL DE JAZZ HOMENAGEIA O PLANETA TERRA Pg. 12 É DIA DE FESTA! É DIA DE CELEBRAR A PRIMEIRA EUCARISTIA! Pg. 3 XXVI SEMANA CULTURAL CORDIMARIANA: HUMANOS DIVERSOS DE VERSOS HUMANOS Pg. 10 PROJETO CARRAPETINHA LITERÁRIA AGREGA MAIS CONHECIMENTO Pg. 4 Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - novembro/dezembro - 2011 - Ano 15 - Nº 4

Upload: truongdang

Post on 09-Nov-2018

230 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

LIDERANÇA, SEMPREUM PASSO À FRENTE!

Pg. 7

V FESTIVAL DE JAZZ HOMENAGEIA

O PLANETA TERRA Pg. 12

É DIA DE FESTA!É DIA DE CELEBRAR A PRIMEIRA EUCARISTIA!Pg. 3

XXVI SEMANA CULTURAL CORDIMARIANA: HUMANOS

DIVERSOS DE VERSOS HUMANOSPg. 10

PROJETO CARRAPETINHA LITERÁRIA AGREGA MAISCONHECIMENTO Pg. 4

Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - novembro/dezembro - 2011 - Ano 15 - Nº 4

MENSAGEM INICIAL

Diretora - Ir. Lucila Porto | Conselho Editorial - Ir. Lucila Porto, Antônio Bôsco, Arimar Jucá, Ana Maria Oriá, Antônio Chaves, Vera Sernache | Assessoria de Comunicação - Decifra Comunicação | Revisão - Aristene de Castro Jornalista Responsável - Laura Bandeira | Fotografia - Leandro Pinheiro, Wellington Júnior, Nôra Cavalcante Projeto Gráfico - Érika Aragão | Diagramação - Adriana Rodrigues | Tiragem - 1.000 exemplares

Na escuridão das trevas brotou, na gruta de Belém, uma grande luz e fez nascer uma história de amor: a revelação de Deus à humanidade. Uma criança nasceu para nós, Jesus. Deus revelou seu grande amor por todas as pessoas quando submeteu seu filho ao fardo de nossas dores e tentações. O próprio Jesus renunciou a sua condição divina e assumiu a nossa condição humana. Abriu mão da grandeza e da glória para se tornar veículo do reencontro dos homens com Deus, sacrificando sua própria vida. Continuou sendo filho de Deus, mas tomou sobre si a condição humana. Deus quis ser encontrado na humanidade do filho, e não diretamente em sua divindade. Ele quis aparecer ao nosso lado, face a face, ombro a ombro, como companheiro e amigo, e não acima de nós. Como diz João (1,12), “a palavra se fez homem e habitou entre nós”.Deus se fez homem pela humanidade inteira, não para dominar e explorar, mas para servir! Por isso, vamos viver um Natal diferente! Vamos deixar Jesus nascer entre nós. Vamos nos permitir entrar na frágil manjedoura do nosso coração e dar um rumo novo a nossa vida: longe do egoísmo, da injustiça, da violência, da falta de fé.E comecemos lembrando que Natal é também tempo de louvar, celebrar e agradecer. Por isso, a Direção do CNSG agradece com muito carinho ao Deus da Vida pelo maravilhoso presente que nos deu – Jesus Cristo; e pela porta que se abriu para Jesus entrar na humanidade – Maria de Nazaré. Aos(às) estimados(as) professores(as), assessores, Serviços, Coordenações, funcionários(as), nosso carinho e gratidão por tudo que construímos juntos(as) nesta escalada de 2011. E a vocês, pais e alunos(as), nosso reconhecimento pela credibilidade em nosso ministério de educar. Que todos tenham um feliz natal e um ano-novo repleto de graças e realizações e que partilhemos juntos(as), como família cordimariana, a trilha de 2012 no Ano Ousadia VI.

Irmã Lucila Porto – DIRETORA

Sintonia é uma publicação do Colégio Nossa Senhora das Graças

Rua Monsenhor Otávio de Castro, 535 – Fátima | Fortaleza-CE – CEP 60050-150Fone: (85) 4012.0858 – Fax: (85) 4012.0864 | www.cnsg.com.br – [email protected]

Expediente

O AMOR INVADE A TERRA: É NATAL!

Celebração

É DIA DE FESTA! É DIA DECELEBRAR A PRIMEIRA EUCARISTIA!Lembro-me com muita emoção quando cantei a canção eucarística: “chegou o dia da querida festa, chegou a hora em que vamos comungar”. É um momento que guardo até hoje com muita emoção. Depois de tantos anos, mais uma vez senti a mesma emoção de antes, ao preparar as crianças do Colégio Nossa Senhora das Graças para receber a Santa Eucaristia. Hinos eucarísticos da autoria de nossa diretora, Irmã Lucila, ecoavam por toda parte, exalando um clima bom de festa. Era mais uma Eucaristia celebrada!As crianças foram carinhosamente preparadas para esse dia, com envolvimento das catequistas e dos pais. Após o dia da reconciliação, do retiro em Caucaia, chegou a hora de comungar. As crianças foram envolvidas numa liturgia viva, que as conduzia para receber a hóstia branca, partilhada com todos, sem exclusão. Que sonho bonito é o da comunhão, de sentar todos juntos e partilhar do mesmo pão! Pais e avós viram e comprovaram como é admirável viver juntos como irmãos. A Eucaristia é mesmo a ceia da alegria e da vida!O Julião foi só emoção! As crianças partiram felizes para suas casas, guardando para sempre a festa da Primeira Eucaristia. A vida vale pelo sonho que a pessoa sustenta e fica na memória. O sonho da comunhão é o mais belo sonho da Eucaristia porque é sonho de todos. Eucaristia é “comunhão” de vidas que se entrelaçam num só desejo de um mundo melhor. A Eucaristia ajuda a sustentar o sonho ecológico de comunhão com todos os seres da terra. Por isso, ela é força que sustenta, é projeto que faz seguir em frente, com nossos ideais e utopias.Parabéns, crianças, porque vocês tomaram a decisão de recapitular a memória de Jesus no Pão e no Vinho.

Antonio Chaves de Santana

NATAL: O DIVINO NASCIMENTO ORIENTAÇÃO DE TAREFAS E TEMPO INTEGRAL

Educação Infantil e 1ª série

Nos dias 28 e 29 de novembro, os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental se confraternizaram para vivenciar o amor, o perdão e a renovação da vida. Com o tema “O Divino Nascimento”, a história de Jesus foi contada de formas diferentes. Através da música, dança e poesia, a criançada encantou e emocionou todos que estiveram presentes no Julião.

O CNSG se preocupa com aqueles pais que trabalham dois expedientes e escolhem as dependências do Colégio como o melhor lugar para se estar acompanhando de perto o desenvolvimento escolar do filho. Para suprir tal necessidade, foi criado o Serviço de Orientação de Tarefas e Tempo Integral. Durante o período da tarde, os alunos da Educação Infantil (Inf. 2, 3, 4 e 5) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) são assistidos pelas professoras, com explicações adicionais sobre os conteúdos exigidos e atendimento individual, quando necessário. As vagas para as próximas turmas já começaram!

PROJETO CARRAPETINHA LITERÁRIA AGREGA MAIS CONHECIMENTO O ano letivo chegou ao fim, e com ele vários projetos que estavam em andamento entram em desfecho. O projeto Carrapetinha Literária foi um deles. Com o compromisso de envolver toda a família cordimariana para acompanhar de perto o incentivo à leitura, na culminância, a Feira de Livros dos Alunos da Educação Infantil ao 1º ano (FLAE) fez com que cada turma produzisse sua própria revista. É importante ressaltar que toda a produção e impressão ficaram por conta da equipe gráfica do Colégio. Além da Feira de Livros, outro projeto caminhou em paralelo e encerrou junto à Carrapetinha, a Mostra de Arte Infantil Cordimariana (MOSAICO), que tem como proposta discutir em sala de aula as manifestações e características sobre a cultura popular. Este ano, os alunos produziram uma tela (pintura) como produto do projeto.Abaixo os temas que foram abordados para a criação das revistas:

Inf. 2 A – Meu corpinhoInf. 2 B – A escola em todos os sentidosInf. 3 A – Protetores da NaturezaInf. 3 B – Cuidadores do meio ambienteInf. 4 A – Um livro e muitas histórias. Que Maravilha!Inf. 4 B – Um conto e um encantoInf. 4 C – Respeitável Público, o espetáculo de histórias já vai começar!

Inf. 5 A – Álbum de figurinha começa assimInf. 5 B – Gente miúda de valorInf. 5 C – Vem brincar1º ano A – Tagarelices1º ano B – 1, 2, 3, agora é sua vez!1º ano C – O encanto a cada conto

Educação Infantil e 1° anoXXIV SEMANA CULTURAL DA CRIANÇA RESGATA A INFÂNCIA

Ser criança é bom demais! É muito comum ouvirmos essa frase quando se teve uma infância alegre e cheia de recordações. Partindo da proposta de rememorar e reviver tudo o que simboliza a meninice e o sonho, a XXIV Semana Cultural da Criança Cordimariana presta um tributo a todos nós!Com o objetivo de estimular a criança a ser criativa, a conviver com os colegas de forma amorosa e a confiar no seu potencial como ser humano, a Semana Cultural da Criança Cordimariana, que vai da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, foi palco de muita animação, grito de guerra, show de talentos, teatro, dança, esporte, oficinas e muitas homenagens. A solidariedade e o amor ao próximo também tiveram prioridade este ano. Cada grupo ficou responsável em conseguir latas de leite em pó para serem distribuídos a instituições de caridade. No total, 320kg foram arrecadados e divididos entre as comunidades que a Congregação Cordimariana apoia. Parabéns a todos que compartilharam conosco esta vontade de sermos um só!

MOSAICO RESGATA A CULTURA POPULAR

A Mostra de Arte Infantil Cordimariana busca cada vez mais reverberar a importância de valorizar nossa cultura, nossas raízes. Esse projeto carregado de significado do saber do povo, costumes e valores transmitidos de geração a geração tem como principal objetivo resgatar as manifestações e características da cultura popular, que são pesquisadas e discutidas em sala de aula. Este ano, as crianças produziram uma tela de pintura como produto, na culminância desse projeto, na Feira de Livros dos alunos da Educação Infantil e 1º ano.

VIII ACAMPAMENTO NO CNSG!

Acampar com aventura sempre é muito bom, e quando se tem conforto e segurança é melhor ainda! Nos dias 02 e 03 de dezembro os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental fizeram uma grande festa nas dependências do Colégio. As professoras elaboraram uma programação interativa, recheada de momentos recreativos, com direito a visita ao Parque Ecopoint para as crianças, no sábado pela manhã. “Essa atividade já existe há oito anos e a cada experiência pode-se dizer que é ainda mais satisfatória, porque é uma oportunidade de socialização e integração com o grupo. Além do convívio, eles experimentam um pouco a sua independência”, acrescenta Sandra Régia, professora da Educação Infantil.

EXPLORANDO A FAUNA E A FLORA

X FEIRA DE CIÊNCIAS DÁ SHOW DE CURIOSIDADES!

Com o objetivo de ampliar a consciência e a responsabilidade ambiental, os alunos do 2º e 4º ano visitaram o parque ecológico EcoPoint e o Apoena Ecopark, localizado em Pacatuba. Durante a visita guiada, as crianças exploraram seus conhecimentos sobre a vida na zona rural, a vegetação e a diversidade de seres vivos, além da diversão nos espaços como Avião-Cinema, Mapa-Múndi Gigante, Charretes, Casa de Pedra, Fazendinha, Labirinto, Trilha Ecológica e Miniparque Aquático. Elas adoraram!

Realizamos, durante a XXIV Semana Cultural da Criança Cordimariana, a X Feira de Ciências dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Estudo, aprendizagem e comprometimento formam o tripé essencial para uma boa apresentação do assunto. Percebemos essa integração durante a organização e exposição de cada mostra. A vontade de se fazer o melhor estava expressa em cada olhar. O suporte dado pela professora Vanda Borges junto à coordenação e, principalmente, o apoio dos pais favoreceram o sucesso do evento.Parabéns pelo trabalho de equipe e o êxito do empreendimento.

Por Valéria Brandão, coordenadora de Ciências do 4º ano

Anos Iniciais

MATEMÁTICA E INFORMÁTICA NAVEGAM JUNTAS Fazendo parte do presente e de olho no futuro, os alunos do 3º ano realizaram um trabalho de pesquisa navegando na internet, que estabeleceram inúmeras e diferentes relações e vertentes da matemática com o dia a dia das crianças. Constataram que o conhecimento adquirido na escola é bastante funcional nas diversas atividades de que adoram participar.Vejamos algumas delas: - Matemática na culinária - Matemática no shopping - Matemática no futebol - Matemática dos carros

Todos os trabalhos foram apresentados em forma de seminários pelos próprios alunos.

Anos Iniciais

LIDERANÇA, SEMPREUM PASSO À FRENTE!

Em novembro foram entregues aos estudantes do 4º e 5º ano os certificados de liderança de sala. A entrega foi feita pela orientadora do SOE, Flávia Diniz. Parabéns aos jovens líderes! Abaixo o texto feito pela diretora Ir. Lucila Porto, lido e aplaudido em sua ausência. Por Ir. Lucila Porto, diretora do CNSG.“Estimados líderes! Este momento deve ser de muita significação para vocês, com esta singela, porém importante, homenagem que estamos prestando. Vocês, na medida possível, conseguiram desenvolver com ousadia e competência esse poder-serviço em benefício dos seus colegas. Foi um exercício da liderança em preparação ao futuro que começa no hoje. Irão ser agraciados com um Certificado que marcará esse acontecimento na vida estudantil de cada um. Parabéns e que em 2012 estejamos todos de volta ao nosso aconchego cordimariano!Que Nossa Senhora das Graças derrame infinitas bênçãos sobre vocês. Mais uma vez parabéns e um beijo no coração!”

VIVÊNCIA MATEMÁTICA Viver a matemática é muito bom e, por isso, os alunos do Infantil 5 ao 4º ano do Ensino Fundamental experimentam, anualmente, o contato com os números de forma lúdica e divertida no projeto Vivência Matemática. O encerramento, este ano, aconteceu no Julião e a entrega da premiação foi feita pelas Irmãs Lucila e Letícia. Abaixo os vencedores:

Classificação Geral do Infantil 51º lugar: Renan Alencar Farrapo2º lugar: Maria Agnes Dourados Costa3º lugar: Alexandre Azevedo Vasconcelos Luiza Cunto de Vasconcelos

Classificação Geral do 1º ano1º lugar: Caio Vidal Fernandes e Silva – 1º ano A Raíza Santos da Cunha Ferreira – 1º ano B2º lugar: Licia Barreto Araújo – 1º ano A3º lugar: Luana Maria Aguiar Nóbrega Cacau – 1º ano C

Classificação Geral do 2º ano1º lugar: Luís Gustavo Rebouças Oliveira – 2º ano D2º lugar: Giovanna Carvalho Ribeiro – 2º ano B3º lugar: Dimitri Abreu Garcia – 2º ano A

Classificação geral do 3º ano1º lugar: Thiago Santos Rocha2º lugar: Ana Claudia Oliveira Silva Pinheiro3º lugar: Sabrine Fontenele Ribeiro

Classificação Geral do 4º ano1º lugar: João Lucas Rocha Rolim2º lugar: Bruno Rodrigues de Mesquita3º lugar: Aline Monteiro Barros

PROJETO CURTA-LÍNGUA

PREMIAÇÃO DAS OLIMPÍADAS INTERNAS DO CNSG

“O projeto Curta-Língua – Mostra de Vídeos é uma realização das áreas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, com o apoio da supervisão pedagógica, serviço de informática e setor gráfico. Em sua IV edição, confirma-se que é crescente a qualidade dos vídeos produzidos.O envolvimento dos estudantes é notório. Nos segundo e terceiro bimestres, todos os alunos do 6º ano à 2ª série do Ensino Médio produzem um vídeo em Língua Portuguesa e um em Língua Estrangeira. No quarto bimestre, acontece a exibição dos vídeos selecionados, seguida da premiação dos primeiro e segundo lugares.Os alunos se engajam em todos os momentos do projeto. Durante a produção do vídeo, põem em evidência a criatividade para, com o uso da linguagem verbal e das imagens, construírem ideias e manifestá-las em discursos coerentes. Na cerimônia de premiação, participam ativamente aplaudindo, torcendo, vibrando com o sucesso próprio e o dos colegas. Todos estão de parabéns.Também estão de parabéns os professores das duas áreas. Com qualidade ímpar,

souberam conduzir todo o processo, superando os muitos obstáculos para sua execução. Conseguem, com isso, concretizar uma atividade em que se desenvolve a competência comunicativo-discursiva dos alunos. Mais uma vez, o

Colégio Nossa Senhora das Graças prova que ousadia é com ele mesmo.” Por Valdinar Custódio, coordenador de Língua Portuguesa (9º ano a 3ª série E.M.)

Uma noite de muito riso, alegria, emoções e vitórias, muitas vitórias. Foi assim a premiação das Olimpíadas Internas do CNSG este ano. No Teatro Ir. Lucila Porto, pais e alunos lotaram todos os assentos, prontos para muitas surpresas. A cada anunciação, olhares estáticos e ansiosos. Os pais – que mais vibravam com a vitória de seus filhos – permaneciam em seus lugares, até que, de uma súbita felicidade, vinha atrelado o abraço, as lágrimas, o sonho e a sua realização. Foi um momento único! Inesquecível. Cheio de expectativas e certezas. Parabéns pelo empenho de todos! Veja nossos vencedores no site www.cnsg.com.br

Anos Finais

Neste último bimestre os alunos do esporte fizeram valer todo o esforço que desempenharam durante o ano. Acompanhe as conquistas obtidas somente neste último período: de 08 a 18 de novembro realizaram o torneio de encerramento da iniciação desportiva nas modalidades de voleibol e futsal, com a participação de 140 alunos. O XXXI Jogos das Escolas Católicas, os jovens esportistas conseguiram os títulos de campeão no futsal masculino juvenil, voleibol masculino infantil e juvenil e o vice-campeão no voleibol feminino pré-mirim, mirim e infantil. E, por último, no dia 08 de novembro foi realizado o exame de faixa do caratê e 26 alunos conseguiram mudar de faixa. Todas essas conquistas são frutos do empenho e dedicação de todos os alunos. Parabéns!

ATIVIDADES DESPORTIVAS

O CNSG CONTABILIZA SÓ VITÓRIASEM OLIMPÍADAS DE CONHECIMENTO

O ano letivo chega ao fim e é hora de o CNSG comemorar as medalhas obtidas nas olimpíadas de conhecimento. Na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, o Colégio Nossa Senhora das Graças foi o que mais conseguiu levar alunos para a fase final, na Unicamp, em Campinas-SP. No total, 10 equipes foram selecionadas e trouxeram na bagagem 1 medalha de ouro. Na olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o CNSG conquistou 4 medalhas de prata e 7 de bronze. Na XIX Olimpíada Cearense de Ciências, promovida pelo Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática da UFC, os alunos conseguiram os 7º e 15º lugares. Na XI Olimpíada de Ciências da Natureza e Matemática das Escolas Católicas 32 alunos do 9º ano dos Anos Finais e 1ª série do Ensino Médio foram convidados para a premiação nas disciplinas de Matemática, Química, Biologia e Física. Na Olimpíada Brasileira de Física, o CNSG está na terceira fase, não obtendo até o fechamento do informativo Sintonia o resultado classificatório. Todo esse sucesso dos alunos é sinal de que estamos no caminho certo e prova a importância de sempre darmos incentivo às olimpíadas internas do Colégio.Para conhecer todos os nossos vencedores, acesse nosso site www.cnsg.com.br.

Anos Finais

3ª Olimpíada Nacional em HistóriaMedalha de Ouro Sofia Vitorino Dias – 2ª série E.M.Fernando Dídio – 3ª série E.M.Letícia Alves Chagas – 2ª série E.M.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)Medalha de PrataMalu Martins Sena – 9º anoCarla Manuela Sganzerla Sabino – 9º anoLevi Holanda Castelo Branco – 2ª série E.M.Bruno Augusto P. Pinto – 1ª série E.M.

Medalha de BronzeClara Bandeira de Carvalho – 1ª série E.M.Gabriel Almeida Pinheiro – 3ª série E.M.Davi Gomes Albuquerque – 2ª série E.M.Bruno Henrique Alcântara Lopes de Sousa – 2ª série E.M.André Torreão Machado – 3ª série E.M.Ana Beatriz Batista e Silva – 2ª série E.M.Gabriela Veras Lima Miranda – 2ª série E.M.

XIX Olimpíada Cearense de Ciências7º lugar: Violeta Georgina Silveira Moscoso15º lugar: Bruno Augusto Pereira Pinto

XXVI SEMANA CULTURAL CORDIMARIANA: HUMANOS DIVERSOS DE VERSOS HUMANOS

Amor, paixão, entrega, renúncia, esforço e troca. Toda essa mistura de sentimentos envolve e traduz um só objetivo: dar o máximo de si para a XXVI Semana Cultural Cordimariana. É envolvente o encantamento que os alunos têm quando chegam perto do maior evento cultural-artístico do CNSG. Discussões temáticas e momentos para revelar os talentos através da dança, da música, do teatro e do canto são pertinentes durante toda a semana. Para pontuar o tema “Humanos Diversos de Versos Humanos”, quatro recortes foram feitos servindo de orientação aos grupos: Consciência na ciência; Igualdade na diversidade; Natureza na humanidade e Transcendência na razão. Durante o evento, os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio deram um show de criatividade nas feiras culturais, momentos de oração, jogos, gincanas e poesias. Preocupados com o futuro e com o compromisso de ser cordimariano, os jovens são estimulados a serem também solidários. Através das gincanas culturais, os alunos ficaram responsáveis de arrecadar donativos como alimentos, brinquedos e objetos para serem distribuídos às comunidades assistidas pelas Irmãs Cordimarianas. E a campanha para se cadastrar voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea foi um sucesso. Durante a permanência da equipe do Hemoce, mais de 120 adultos foram cadastrados no Redome e se uniram a essa grande corrente do bem. No último dia da XXVI Semana Cultural Cordimariana, o resultado foi anunciado. O grupo JUMA (azul) liderou com 216 pontos. Em segundo lugar ficou o grupo MACE, com 162 pontos, seguido do grupo MAJE, em terceiro lugar, com 134 pontos e, por último, pontuando 128, o grupo MADO, em quarto lugar. Parabéns pela garra e esforço de todos!

Artes, Esportes e Comemorações

É CHEGADO O DIA DE AGRADECER

EDUCADORES MAUS

Celebrações

Durante todo o ano letivo, os alunos do 9º ano (Anos Finais) e 3ª série (Ensino Médio) se prepararam para uma nova etapa. As comemorações de conclusão são fundamentais para relembrar e refletir todos os momentos de vivência escolar e, principalmente, para agradecer a todos desta família cordimariana pelas vitórias e conquistas adquiridas durante este caminho. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. Agora, só temos a agradecer. Ao Colégio Nossa Senhora das Graças, por nos acom-panhar sempre com muita dedicação, ajudando-nos em nossa for-mação, especialmente às Irmãs Lucila, Letícia e Iraídes, por todo o carinho, iluminadas sempre pelo coração de Maria. E levamos conosco um ensinamento: “Sejamos ousados, sempre!”.

Mariana Moreira Vale - 9º ano A1

“A saudade estará presente em nossos corações, pois o Colégio foi a nossa segunda casa. As lembranças serão eternas em nossa memória, pois ex-aluno, sim, ex-cordimariano, nunca!” Camila Pinheiro Mathias e João Gabriel - 3ª série A1

Adaptação do texto “mães más...”, do Dr. Carlos Hecktheuer, psiquiatra.

“Um dia, quando meus alunos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os educadores, eu hei de dizer-lhes: eu os amei o suficiente para ter perguntado o que que-rem, quando e como, da educação, da escola e de mim?Eu os amei o suficiente para os fazer reconhecer seus erros e pagar o ônus por eles. Eu os amei o suficiente para ter ficado junto deles por horas, insistindo sobre a importância de realizar as tarefas que eu teria realizado em minutos.Eu os amei o suficiente para os deixar ver, além do carinho que eu sentia, o desapontamento e até as lágrimas nos meus olhos.Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade por suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.Eu os amei o suficiente para dizer-lhes não quando eu sabia que eles poderiam me odiar por isso. Essa era a mais difícil batalha.Estou feliz..., venci... porque no final eles venceram também. E qualquer dia, quando seus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que deve motivar os educadores, eles vão lhes dizer, quando lhes perguntarem se seus educadores eram maus: Sim... meus edu-cadores eram maus. Eram os educadores mais maus do mundo. Os

outros alunos não davam atenção às aulas, chegavam atrasados, não faziam as tarefas, não estudavam para as provas, e ainda atrapalha-vam com brincadeiras e outras atitudes inoportunas. Nossos educado-res obrigavam-nos a fazer exatamente o contrário, bem diferente dos outros educadores que deixavam seus alunos à vontade.Eles insistiam em saber se nós estávamos aprendendo, era quase uma obsessão. Queriam saber o que nós fazíamos até fora da escola, insistiam nos estudos domiciliares e na realização das ta-refas. Acho que eles nem dormiam pensando em coisas para nos mandar fazer. Insistiam sempre conosco para dizermos a verdade, apenas a verdade. Conseguiam ler até os nossos pensamentos.A nossa vida era mesmo chata. Perdemos muitas experiências da adolescência: bebidas alcoólicas, vandalismo, violação de pro-priedade, entre outras.Foi tudo por causa deles. Agora, que já saímos da escola, somos adultos honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos “cidadãos maus”, “profissionais maus”, “pais maus”, e por-que não, “educadores maus”, tal como nossos educadores foram. Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: não há a quanti-dade suficiente de educadores maus.”

Por Francisco Valdemir MatosCoordenador da 3ª série do E.M.

Essa troca de carinho, afeto, compromisso se estende também aos nossos educadores. O professor Valdemir, coordenador da 3ª série do Ensino Médio, preparou uma homenagem a esses alunos que tanto representam a nós, família cordimariana.

CNSG PARTICIPA DO XI ENCONTRO DE CORAIS Em uma única apresentação os alunos do Coral do Colégio Nossa Senhora das Graças participaram do XI Encontro de Corais, na capela do Colégio Santa Cecília. O principal objetivo foi reunir os apreciadores da música para apresentar o lançamento do novo arranjo do hino do Colégio Santa Cecília, que comemora os seus 100 anos. Em um mesmo compasso, nossos alunos puderam mostrar em três canções seu talento e a competente regência do professor Tiago Nogueira. E para prestigiar essa festa, também foram convidados os corais da UFC, BNB Clube, Juvenal de Carvalho, Grupo Vitrola Nova, Coral Conterrâneo (BNB) e muitos outros. Parabéns pela celebração!

INFÂNCIA MISSIONÁRIA ENCERRA SUAS ATIVIDADES

PJE TROCA IDEIAS PARA 2012!

O dia 08 de novembro ficará marcado para sempre na memória das crianças missionárias do CNSG. Na chácara das Irmãs, em Messejana, os alunos do 4º e 5º ano encerraram suas atividades em grande estilo. Refletiram sobre o meio ambiente, a necessidade emergente sobre a Mãe Natureza e a importância da integração e reconciliação com o grupo. Durante a tarde, os alunos tomaram banho de piscina e brincaram de bola. Ao final, houve a comemoração dos aniversariantes.

Com muito amor e paz no coração, sem medo de ser feliz e sempre com o objetivo de ser pastoral, os alunos da PJE e Infância Missionária e Adolescência (6º ano) se reuniram na Chácara das Irmãs, em Messejana, no dia 22 de novembro, para comemorar toda a trajetória percorrida este ano. Durante o encontro, a acolhida ficou por conta da Ir. Iraídes. Com muita

música e xote no pé, houve sorteio de presentes, troca de abraços e ideias. Em seguida, temas como o papel do jovem na sociedade; as dificuldades que o jovem PJE enfrenta e as expectativas para o grupo em 2012 foram abordados em plenária. A garotada tomou banho de piscina, jogou bola e louvou a Deus. Ao final, houve a comemoração dos aniversariantes.

V FESTIVAL DE JAZZ HOMENAGEIA O PLANETA TERRA

Em dois dias de espetáculo, 10 e 11 de novembro, os grupos de jazz do CNSG mostraram a beleza do planeta Terra, suas riquezas naturais, sua fauna e flora, a diversidade de culturas e a preocupação com a vida. No total, 140 alunos participaram do festival, trazendo para o Julião cerca de 1.500 espectadores.

Cultura e Pastorais