quantidade de movimento e impulso

1
QANTIDADE DE MOVIMENTO E IMPULSO Se um carro e um caminhão ambos com mesma velocidade colidirem contra um muro qual terá maior impacto? O impacto depende da velocidade do automóvel e da massa dele, vamos ver uma nova grandeza física que chamamos de quantidade de movimento a quantidade de movimento depende da massa e da velocidade do automóvel, quanto maior a massa e a velocidade maior a quantidade de movimento Q=m.v , sempre que houver uma variação da na velocidade haverá variação da quantidade de movimento. Para variar a velocidade de um corpo precisamos aplicar sobre ele uma força, ao aplicar uma força haverá uma variação na quantidade de movimento, a variação da velocidade depende de quanto tempo foi aplicado esta força, teremos isto F. t Δ =m. v , Δ pois o tempo e a força são diretamente proporcionais a variação da velocidade. A grandeza F.Δt damos o nome de Impulso e ele é igual a variação da quantidade de movimento, quando temos um gráfico da força pelo tempo a área sob o gráfico é igual ao impulso. O impulso é igual a variação da quantidade de movimento, ou seja, só haverá uma variação da velocidade e por consequencia da quantidade de movimento se aplicarmos uma força sobre o corpo e quanto maior o tempo que aplicarmos está força maior será a variação da quantidade de movimento. Em sistemas isolados onde não há força externa a quantidade de movimento tem que se conservar, a quantidade de movimento antes e depois tem que ser igual. Em casos como explosão de uma granada, um projétil atingindo um bloco, uma ṕessoa caminhando sobre uma canoa entre outros pode ser aproximado como um sistema isolado. Como não há força externa agindo sobre o sistema Q=0 , ou seja, Δ Q f Q i =0 . Na prática não existe sistema totalmente isolado, pois sempre há força como a gravidade em lugares muito isolados e distantes no universo. Exemplo de conservação da quantidade de movimento: 1)Uma peça de artilharia de massa 2 toneladas dispara uma bala de 8 kg. A velocidade do projétil no instante em que abandona a peça é 250 m/s. Calcule a velocidade do recuo da peça, desprezando a ação de forças externas. Q antes =Q depois 0 =v r .2000 8.250 v r =−1 O sinal de negativo caracteriza que a peça recuou.

Upload: marcelo-franco

Post on 29-Dec-2014

489 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

QANTIDADE DE MOVIMENTO E IMPULSO

Se um carro e um caminhão ambos com mesma velocidade colidirem contra um muro qual terá maior impacto? O impacto depende da velocidade do automóvel e da massa dele, vamos ver uma nova grandeza física que chamamos de quantidade de movimento a quantidade de movimento depende da massa e da velocidade do automóvel, quanto maior a massa e a velocidade maior a quantidade de movimento Q=m.v , sempre que houver uma variação da na velocidade haverá variação da quantidade de movimento.

Para variar a velocidade de um corpo precisamos aplicar sobre ele uma força, ao aplicar uma força haverá uma variação na quantidade de movimento, a variação da velocidade depende de quanto tempo foi aplicado esta força, teremos isto F. tΔ =m. v ,Δ pois o tempo e a força são diretamente proporcionais a variação da velocidade.

A grandeza F.Δt damos o nome de Impulso e ele é igual a variação da quantidade de movimento, quando temos um gráfico da força pelo tempo a área sob o gráfico é igual ao impulso. O impulso é igual a variação da quantidade de movimento, ou seja, só haverá uma variação da velocidade e por consequencia da quantidade de movimento se aplicarmos uma força sobre o corpo e quanto maior o tempo que aplicarmos está força maior será a variação da quantidade de movimento.

Em sistemas isolados onde não há força externa a quantidade de movimento tem que se conservar, a quantidade de movimento antes e depois tem que ser igual. Em casos como explosão de uma granada, um projétil atingindo um bloco, uma ṕessoa caminhando sobre uma canoa entre outros pode ser aproximado como um sistema isolado. Como não há força externa agindo sobre o sistema Q=0 , ou seja, Δ Q f−Qi=0 . Na prática não existe sistema totalmente isolado, pois sempre há força como a gravidade em lugares muito isolados e distantes no universo. Exemplo de conservação da quantidade de movimento:

1)Uma peça de artilharia de massa 2 toneladas dispara uma bala de 8 kg. A velocidade do projétil no instante em que abandona a peça é 250 m/s. Calcule a velocidade do recuo da peça, desprezando a ação de forças externas.

Qantes=Qdepois

0=vr .20008.250

vr=−1 O sinal de negativo caracteriza que a peça recuou.