queimaduras

23
As queimaduras de pele podem ocorrer a qualquer momento, acesse os links ou consulte o nosso guia resumido abaixo e aprenda a tratar e curar este problema. GUIA PARA TRATAR AS QUEIMADURAS DE PELE - Queimadura o que fazer ? 1. A primeiro passo a ser tomado é: saber se é necessário consultar um médico ou não: identificar se trata-se do ponto a ou b: a. Se a queimadura for de primeiro ou segundo grau, se estiver localizada em uma superfície de pele com tamanho superior ao tamanho de uma mão, se ela estiver localizada na região das articulações, se ela ocorrer em recém- nascidos ou crianças pequenas, se os olhos ou a boca forem afetados; se ela for de terceiro grau ou se todas essas situações ocorrerem simultânemanente será necessário consultar um médico (ele irá efetuar os cuidados necessários e lhe explicará os procedimentos a serem seguidos). b. Se a queimadura for de primeiro ou segundo grau sem as limitações enunciadas no tópico a. , você pode se tratar sozinho (automedicação) e passar para o ponto 2. 2. O segundo passo é resfriar a queimadura o mais rápido possível com água fria em uma temperatura de cerca de 15°C durante 15 a 20 minutos. É melhor resfriar a região por mais do que menos tempo pois a água fria permite resfriar até mesmo os tecidos internos. De fato, freqüentemente em caso de queimaduras, o interior continua queimando, por isso é intessante e necessário aplicar água fria a morna (cerca de 15°C). 3. O terceiro passo é utilizar medicamentos e aplicá-los corretamente: - Limpe a queimadura com soro fisiológico ou sabonete antisséptico e desinfete, por exemplo, com hipoclorito de sódio ou clorexidina em forma diluída e depois seque a queimadura tampando bem o ferimento. - Por fim, aplique sobre a queimadura um tópico protetor e cicatrizante como o creme à base desulfadiazina de prata ou de clorocresol e cubra com um curativo estéril (gaze,...) que não adere ao ferimento. É aconselhado renovar o curativo a cada dois dias. - Em caso de dor relacionada à queimadura, é possível tomar um antálgico para apaziguá-la, como um medicamento antálgico à base de ácido acetilsalicílico, de paracetamol ou ainda deibuprofèno.

Upload: fernando-dias

Post on 05-Jul-2015

595 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Page 1: queimaduras

As queimaduras de pele podem ocorrer a qualquer momento, acesse os links ou consulte o nosso guia resumido abaixo e aprenda a tratar e curar este problema.

GUIA PARA TRATAR AS QUEIMADURAS DE PELE - Queimadura o que fazer ?

1.A primeiro passo a ser tomado é: saber se é necessário consultar um médico ou não: identificar se trata-se do ponto a ou b:

a. Se a queimadura for de primeiro ou segundo grau, se estiver localizada em uma superfície de pele com tamanho superior ao tamanho de uma mão, se ela estiver localizada na região das articulações, se ela ocorrer em recém-nascidos ou crianças pequenas, se os olhos ou a boca forem afetados; se ela for de terceiro grau ou se todas essas situações ocorrerem simultânemanente será necessário consultar um médico (ele irá efetuar os cuidados necessários e lhe explicará os procedimentos a serem seguidos).

b. Se a queimadura for de primeiro ou segundo grau sem as limitações enunciadas no tópico a. , você pode se tratar sozinho (automedicação) e passar para o ponto 2.

2.O segundo passo é resfriar a queimadura o mais rápido possível com água fria em uma temperatura de cerca de 15°C durante 15 a 20 minutos. É melhor resfriar a região por mais do que menos tempo pois a água fria permite resfriar até mesmo os tecidos internos. De fato, freqüentemente em caso de queimaduras, o interior continua queimando, por isso é intessante e necessário aplicar água fria a morna (cerca de 15°C).

3.O terceiro passo é utilizar medicamentos e aplicá-los corretamente: - Limpe a queimadura com soro fisiológico ou sabonete antisséptico e desinfete, por exemplo, com hipoclorito de sódio ou clorexidina em forma diluída e depois seque a queimadura tampando bem o ferimento.

- Por fim, aplique sobre a queimadura um tópico protetor e cicatrizante como o creme à base desulfadiazina de prata ou de clorocresol e cubra com um curativo estéril (gaze,...) que não adere ao ferimento. É aconselhado renovar o curativo a cada dois dias.

- Em caso de dor relacionada à queimadura, é possível tomar um antálgico para apaziguá-la, como um medicamento antálgico à base de ácido acetilsalicílico, de paracetamol ou ainda deibuprofèno.

Ler a seqüência: definição de queimaduras - queimadura de primeiro grau - queimadura de segundo grau

Ultimas mensagens do fórum queimadura

Queimadura com água quente, o que fazer?  (23.04.2011)A 10 dias sofri uma queimadura com água quente no braço e até hoje está doendo muito, já coloquei vários remédios como: pomada nidiazina de prata, pasta d'àgua, estou tomando antinflamatório, pomada de assadura infantil, rifamicina(rifocina), soro,

Após comer eu fico estufada  (18.04.2011)boa tarde, gostaria q me tirassem uma duvida. todas as vezes q faço minhas refeiçoes, fico com minha barriga muito estufada, sendo q as vezes tenho crises muito fortes de dores de cabeça e ansia de vomito apos as refeiçoes. ja procurei varios gastros

Mancha de queimadura  (07.04.2011)

Page 2: queimaduras

gostaria desaber de um nome do remédio p tira mancha de queimadura.  obrigado! 

QUEIMADURASQueimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas. Queimaduras térmicas são aquelas causadas por calor e são as mais freqüentes.Quando se faz uma avaliação das causas das queimaduras observa-se que, na esmagadora maioria das vezes, a falta de cuidado é o principal elemento responsável.O manuseio descuidado de produtos em altas temperaturas, como líquidos quentes ou objetos incandescentes e a atividade de crianças em ambientes perigosos, como a cozinha, podem ser considerados como a principal causa desta terrível doença que é a queimadura.O uso do álcool no início do churrasco, para apressar a combustão do carvão, ou o manuseio sem cuidado de foguetes e outros objetos explosivos também causam queimaduras e destruições de maior ou menor vulto, principalmente na mão e na face.A dor causada pela queimadura faz com que, na situação de emergência domiciliar, as pessoas utilizem pomadas e ungüentos além de uma infinidade de outros produtos (borra de café, etc.). A pasta de dente pelo frescor que desencadeia é freqüentemente usada.As substâncias anti-sépticas presentes nas pastas dentais são extremamente irritantes aos tecidos expostos na zona da lesão queimada.No tratamento especializado, a primeira conduta, na maioria das vezes, é a de retirada de todos estes elementos inadequadamente utilizados, com todas as dificuldades e dor que esta remoção exige. Daí a importância do uso de produtos corretos no início (domiciliar) do tratamento.Costuma-se classificar as queimaduras de acordo com a profundidade da pele lesada.Esta classificação é importante para se avaliar o prognóstico (previsão de cicatrização e cura) da queimadura. Quanto mais superficiais, melhor o prognóstico. As queimaduras mais profundas têm um prognóstico mais grave.  

Queimadura de primeiro grau:É a queimadura mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada (hiperemiada) inchada (edemaciada), e extremamente dolorida. Uma exposição prolongada ao Sol pode desencadear este tipo de lesão.Queimadura de segundo grau:Caracteriza-se pelo aparecimento da bolha (flictena) que é a manifestação externa de um descolamento dermo-epidérmico. Tem uma profundidade intermediária.Queimadura de terceiro grau:Caracteriza-se pelo aparecimento de uma zona de morte tecidual (necrose). É a mais profunda e a mais grave.

De maneira geral as queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas clinicamente com um a utilização de pomadas e evoluem satisfatoriamente.As queimaduras mais profundas têm um tratamento inicial com pomadas e freqüentemente necessitam posteriormente a utilização de procedimentos cirúrgicos, como a enxertia de pele retirada de outras regiões, pois a necrose destrói a zona lesada e exige este tipo de reparação.Todas as queimaduras mais profundas podem deixar cicatrizes mais ou menos evidentes.

TRATAMENTO DOMICILIAR DA EMERGÊNCIAEM SITUAÇÕES DE QUEIMADURAS TÉRMICASNão interessa qual a profundidade da queimadura térmica, o primeiro cuidado é o da interrupção da atividade agressiva aos tecidos orgânicos do agente agressor.Pode ser conseguido com a utilização de água corrente na zona lesada.Um jato fraco de água levemente morna, demoradamente usado na zona queimada é o melhor tipo de tratamento imediato para a queimadura.Um creme que pode ser usado, e que deve fazer parte da farmácia caseira, é o creme de Sulfadiazina de prata a 1,00 %. Trata-se de um genérico de baixo custo, que pode ser usado

Page 3: queimaduras

tópicamente em muitas outras pequenas lesões. Existe, entretanto, a restrição para um pequeno grupo de pessoas que são alérgicas à sulfa.Uma camada fina deste creme aplicado na zona lesada dá um certo alívio à ardência. Se for possível deixar a lesão exposta sem ataduras ou outros envoltórios é melhor. Analgésicos caseiros podem ser usados.

Em todas as situações deste tipo de lesão o médico deve ser consultado imediatamente.

Page 4: queimaduras

1 - DEFINIÇÃO

Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos químicos ou certos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar a infecções.

2 - CONCEITOS E INFORMAÇÕES

O fogo é o principal agente das queimaduras, embora as produzidas pela eletricidade sejam, de todas, as maismutilantes, resultando com frequência na perda funcional e mesmo anatômica de segmentos do corpo, principalmente dos membros.

A exposição ao sol, comum entre lavradores e pescadores, pode provocar a urticária solar , (edema localizado, acompanhado de coceira, que pode preceder a lesão da pele) considerada uma doença do trabalho pela Médica Paulista Carmen Leal (*), da Unicamp.

De um modo geral, para cada 100 doentes queimados, três (3) morrem em decorrência das queimaduras.

Estas lesões são muito importantes para o agricultor, que passa o dia todo sob o sol e tem o mau hábito de praticar a "queimada" para limpar o terreno e para colher a cana-de-açúcar.

A dor na queimadura é resultante do contato dos filetes nervosos com o ar. Para aliviar a dor da queimadura, pode-se cobrir o local com vaselina esterilizada. Contudo, via de regra, não se cobre queimadura   , principalmente se ocorrer no rosto, nas mãos e nos órgãos genitais, para evitar aderências. Há experiências hospitalares bem sucedidas, no Brasil, de cobrir a queimadura com tiras ou mantas de pele de rã , embebida em solução antibiótica.

As manifestações locais mais importantes nas queimaduras são:

não eliminação de toxinas (não há suor) formação de substâncias tóxicas dor intensa que pode levar ao choque perda de líquidos corporais destruição de tecidos e infecção.

Entretanto, a consequência mais grave das queimaduras é a porcentagem da área do corpo atingida . Quando esta é menos de 15%, diz-se que o acidentado é, simplesmente, portador de queimaduras   . Entretanto, quando a percentagem da pele queimada ultrapassa os 15% (cerca de 15

Page 5: queimaduras

palmos), pode-se considerá-lo como grande queimado   . Ao atingir mais de 40% da superfície do corpo, pode provocar a morte   . Acima de 70%, as chances de sobreviver são mínimas !

(*) LEAL, Carmen H.S. Urticária: uma Revisão sobre os Aspectos Clínicos e Ocupacionais. Rev. Bras. de Saúde Ocupacional. 95/96(25):77-100, 1999.

3 - CLASSIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS

As queimaduras podem ser classificadas quanto ao:

Agente causador Profundidade ou grau Extensão ou severidade Localização e Período evolutivo.

3.1 - AGENTES CAUSADORES (TIPOS) DE QUEIMADURAS

Físicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, água quente, chama, etc.eletricidade : corrente elétrica, raio, etc.radiação : sol, aparelhos de raios X, raios ultra-violetas, nucleares, etc.

Químicos: produtos químicos: ácidos, bases, álcool, gasolina, etc. e Biológicos: animais: lagarta-de-fogo, água-viva, medusa, etc.

e vegetais : o látex de certas plantas, urtiga, etc.

3.2 - PROFUNDIDADE OU GRAU DA QUEIMADURA

1o. grau , da pele, ou superficial : só atinge a epiderme ou a pele (causa vermelhidão).

2o. grau , da derme, ou superficial : atinge toda a epiderme e parte da derme (forma bolhas).

3o. grau , da pele e da gordura, ou profunda : atinge toda a epiderme, a derme e outros tecidos mais profundos, podendo chegar até os ossos. Surge a cor preta, devido a carbonização dos tecidos.

A foto abaixo mostra, da esquerda para a direita, os três tipos de queimadura: 1o., 2o. e 3o. graus.

Page 6: queimaduras

   Um pequeno Manual de Primeiros Socorros da

Petrobrás S.A., elaborado pela Divisão Assistencial do SEPES, em 1973, mostra a seguinte figura esquemática para a avaliação da porcentagem do corpo queimada.

3.3 - EXTENSÃO OU SEVERIDADE DA QUEIMADURA

O importante na queimadura não é o seu tipo e nem o

seu grau , mas sim a extensão da pele queimada , ou seja, a área corporal atingida.

Baixa : menos de 15% da superfície corporal atingida Média : entre 15 e menos de 40% da pele coberta e Alta : mais de 40% do corpo queimado.

Uma regra prática para avaliar a extensão das queimaduras pequenas ou localizadas, é compará-las com a superfície da palma da mão do acidentado, que corresponde, aproximadamente a 1% da superfície corporal.

Para queimaduras maiores e mais espalhadas, usa-se a REGRA DOS 9% (vide figura abaixo):Um adulto   de frente:9% = rosto9% = tórax9% = abdômen9% = perna direita9% = perna esquerda9% = os 2 braços1% = órgãos genitais.55%=Sub-total

Agora, de costas   :9% = costas9% = abdômen9% = perna direita9% = perna esquerda

Page 7: queimaduras

9% = os 2 braços45%=Sub-total55%(frente) + 45%(costas) = 100% da área do corpo.

3.4 - CUIDADOS DISPENSADOS AOS QUEIMADOSComo proceder:

1 - Retirar a vítima do contato com a causa da queimadura:

a) lavando a área queimada com bastante água, no caso de agentes químicos; retirar a roupa do acidentado, se ela ainda contiver parte da subtância que causou a queimadura;

b) apagando o fogo, se for o caso, com extintor (apropriado), abafando-o com um cobertor ou simplesmente rolando o acidentado no chão;

2 - Verificar se a respiração, o batimento cardíaco e o nível de consciência do acidentado estão normais.

3 - Para aliviar a dor e prevenir infecção no local da queimadura:

a) mergulhar a área afetada em água limpa ou em água corrente, até aliviar a dor. Não romper as bolhas e nem retirar as roupas queimadas que estiverem aderidas à pele. Se as bolhas estiverem rompidas, não colocá-las em contato com a água.

b) não aplicar pomadas, líquidos, cremes e outras substâncias sobre a queimadura. Elas podem complicar o tratamento e necessitam de indicação médica.

Page 8: queimaduras

4 - Se a pessoa estiver consciente e sentir sede, deve ser-lhe dada toda água que deseja beber porém, lentamente e com cuidado.

5- Encaminhar logo que possível a vítima ao Posto de Saúde ou ao Hospital, para avaliação e tratamento.

Outros cuidados:

a) Não dê água a pacientes com mais de 20% do corpo queimado;b)Não coloque gelo sobre a queimadura;c)Não dê qualquer medicamento intramuscular, subcutânea ou pela boca sem consultar um Médico, exceto em caso de emergência cardíaca;d)Não jogar água em queimaduras provocadas por pós químicos; recomenda-se cal e escovação da pele e da roupa.e)Deve-se providenciar o transporte imediato   do acidentado, quando a área do corpo queimada for estimada entre 60 e 80%.f)Além da percentagem da área corporal atingida, a gravidade das queimaduras é maior nos menores de 5 anos e maiores de 60.

3.5 - INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO

A insolação --- síndrome causada pela ação direta dos raios solares sobre o corpo humano, principalmente quando o mesmo se apresenta com a cabeça desprotegida --- manifesta-se pelo aparecimento de irritabilidade, cefaléia intensa, vertigens. transtornos visuais, zumbidos e mesmo colapso e coma.

A intermação está mais na dependência de alterações na termorregulação do organismo sob a ação do calor: independente da atuação direta dos raios solares. Suas manisfestações iniciais são: vemelhidão da face, cefalalgia, náuseas, mal estar e sede intensa, seguindo-se vertigens, sensação angustiosa e vômitos, até que o doente cai desfalecido, com a face cianótica.

Queimaduras Solares

Ocorrem principalmente em indivíduos de cor branca, predispostos, ou não habituados ao sol, que trabalham em atividades a céu aberto (como agricultores e pescadores), ou frequentam praias sob sol forte.

As queimaduras provocadas pelo sol, embora comumente extensas, são quase sempre superficiais (de 1o. grau). A pele fica vermelha, doida e irritada.

Page 9: queimaduras

É comum associar-se às queimaduras solares   certo grau de insolação, a qual, em determinadas situações, apresenta gravidade maior do que a própria queimadura.

Como tratamento local, dá-se preferência à exposição e aplicação de óleos inertes, associados ou não a anti-histamínicos , que aliviam rapidamente a dor.

Page 12: queimaduras

QUEIMADURAS | Graus e complicaçõesQuando falamos em queimaduras da pele, logo nos vem à cabeça as queimaduras térmicas, porém, exitem outros tipos de queimaduras, nomeadamente queimaduras químicas, elétricas, por radiação, por frio e até por fricção. Neste texto vamos explicar como se calcula o grau das queimaduras e sua extensão, e quais são as complicações possíveis dos grandes queimados. 

Se você está a procura dos cuidados inicias de queimaduras simples, leia: QUEIMADURAS SIMPLES | Tratamento e cuidados básicos. Sugerimos, porém, que leia este texto antes, pois o mesmo contém conceitos importantes que o ajudarão a entender melhor as queimaduras simples.

Para ver mais fotos de queimaduras: QUEIMADURAS | FOTOS 

Graus de queimadura

As queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida.

Classicamente as queimaduras são classificadas em 1º, 2º e 3º graus, de acordo com a camada de pele acometida.

 Queimaduras de primeiro grau: também chamada de queimadura superficial, são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas da queimadura de primeiro grau são intensa dor e

Page 13: queimaduras

vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas. Geralmente melhoram após 3 a 6 dias, podendo descamar e não deixam sequelas. 

Queimaduras de 2º grau: atualmente é dividida em 2º grau superficial e 2º grau profundo. A queimadura de 2º grau superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. Os sintomas são os mesmos da queimadura de 1º grau incluindo ainda o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida da lesão. A cura é mais demorada podendo levar até 3 semanas; não costuma deixar cicatriz mas o local da lesão pode ser mais claro.

As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixas cicatrizes

Queimaduras de 3º grau: são as queimaduras profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.

Extensão da queimadura

Além da profundidade da queimadura, também é importante a extensão da lesão. Todo paciente com lesões de 2º ou 3º grau devem ser avaliados em relação ao percentual da área corporal atingida, de acordo com o diagrama exposto ao lado. Quanto maior a extensão das queimaduras, maiores os riscos de complicações e morte.

Page 14: queimaduras

O diagrama não tem valor para queimaduras de 1º grau ou queimaduras solares. Não é preciso entrar em pânico se após um dia de sol você ficar com mais de 50% do corpo queimado.

Se as queimaduras não acometem um região inteira do corpo, um modo simples de calcular a extensão da lesão é usar a área de uma palma da mão como equivalente a 1% da superfície corporal.

A classificação de gravidade é feita da seguinte modo:

a) Queimadura leve:

- Menos de 10% da superfície corporal de um adulto com queimaduras de 2º grau - Menos de 5% da superfície corporal de uma criança ou idoso com queimaduras de 2º grau- Menos de 2% da superfície corporal com queimaduras de 3º grau 

Queimadura de 2º grau profunda

b) Queimadura moderada:

- 10 a 20% da superfície corporal de um adulto com queimaduras de 2º grau- 5 to 10% da superfície corporal de uma criança ou idoso com queimaduras de 2º grau - 2 to 5% da superfície corporal com queimaduras de 3º grau- Suspeita de queimaduras do trato respiratório por inalação de ar quente - Queimaduras leves em pacientes com doenças que predisponham infecções como imunossupressão, diabetes (leia: DIABETES MELLITUS | DIAGNÓSTICO E SINTOMAS) ou anemia falciforme (leia: ANEMIA FALCIFORME (DREPANOCÍTICA) E TRAÇO FALCIFORME)- Queimaduras em formato circunferencial, tipo pulseira, colar ou bracelete.

Queimadura de 3º grauc) Queimadura grave:

- Mais de 20% da superfície corporal de um adulto com queimaduras de 2º grau

Page 15: queimaduras

- Mais de 10% da superfície corporal de uma criança ou idoso com queimaduras de 2º grau- Mais de 5% da superfície corporal com queimaduras de 3º grau- Queimaduras elétricas por alta voltagem- Queimaduras comprovadas do trato respiratório por inalação de ar quente- Queimaduras significativas na face, olhos, orelhas, genitália ou articulações - Outras graves lesões associadas a queimadura, como fraturas e traumas

Complicações das grandes queimaduras

A pele é o maior órgão do nosso corpo, serve de barreira contra a invasão de germes do exterior e contra a perda de calor e líquidos, sendo essencial para o controle da temperatura corporal. Qualquer paciente com critérios para queimaduras moderadas ou graves deve ser internado para receber tratamento imediato, pois há sério risco de complicações.

Queimadura de 3º grauO primeiro problema das queimaduras é a quebra da barreira de proteção contra germes do ambiente, favorecendo a infecção das feridas por bactérias da pele e o desenvolvimento da sepse (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?).

Outra complicação é a grande perda de líquidos dos tecidos queimados. Quando a queimadura é extensa, a saída de água dos vasos é tão intensa que o paciente pode entrar em choque circulatório (leia: CHOQUE CIRCULATÓRIO | O que é? quais as suas causas?). A insuficiência renal aguda também é uma complicação grave nos grandes queimados (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA | Sintomas e tratamento) assim como a hipotermia por incapacidade do corpo em reter calor devido a granes áreas de pele queimada.

Quando a área do tórax e do pescoço são acometidas por queimaduras mais profundas, a cicatrização torna a pele muito rígida e retraída, o que pode atrapalhar os movimentos da respiração. Neste caso é necessária a escarotomia, uma incisão cirúrgica da pele de modo a impedir a que a falta de elasticidade da mesma cause compressão das estruturas internas. Como as mãos são áreas de intensa articulação e movimento, cicatrizações de queimaduras podem ser muito limitantes. Por isso, este tipo de queimadura deve sempre ser avaliada por um médico.

Queimaduras circunferenciais são perigosas pois há risco de compressão de estruturas internadas devido ao inchaço que qualquer queimadura provoca.  No membros podem comprimir nervos e vasos. No pescoço podem comprimir as vias aéreas.

Outra grave complicação é a queimadura por inalação de ar quente que pode impedir o paciente de conseguir respirar adequadamente, seja por lesão direta dos pulmões

Page 16: queimaduras

ou por edema e obstrução das vias aéreas.

Quando as lesões são de 3º grau a pele não é capaz de se curar sozinha, sendo necessária a implantação de enxertos de pele para que o interior do organismo não fique exposto ao meio externo. Também é essencial a vacinação contra o tétano (leia: TÉTANO | VACINA E SINTOMAS).

QUEIMADURAS SIMPLES | Tratamento e cuidados básicosNeste texto vamos abordar as queimaduras leves, aquelas que não necessitam de tratamento em nível hospitalar. Daremos ênfase aos cuidados básicos e a como tratar pequenas queimaduras. 

Sugerimos antes a leitura do texto QUEIMADURAS | Graus e complicações onde explicamos como se graduam as queimaduras e quais os critérios de gravidade. Essas informações serão importantes para uma melhor compreensão deste texto. Não deixe também de ver: FOTOS DE QUEIMADURAS

Definição de queimadura leve (queimadura simples)

A maioria das pessoas pensa que uma queimadura leve (ou queimadura simples) é algo como aquelas pequenas queimaduras que ocorrem ao se encostar em uma panela quente ou após um dia de sol sem protetor solar. Na verdade, consideramos queimaduras leves aquelas que não cursam com risco de morte nem causam alterações metabólicas no organismo que necessitem de tratamento intra-hospitalar. Dentro deste conceito podem estar incluídas queimaduras profundas e com risco de cicatrização deformante, daquelas que o senso comum nunca chamaria de queimadura simples. A classificação de gravidade da queimadura depende do grau, da causa, do potencial para haver complicações e, principalmente, da extensão da lesão.

Portanto, consideramos uma queimadura leve quando: 

Queimadura de 1º grau da mão- Existem apenas queimaduras de 1º grau- A queimadura de 2º grau acomete menos de 10% da superfície corporal de um adulto (em torno de 7,5 cm no maior diâmetro)- A queimadura de 2º grau acomete menos de 5% da superfície corporal de uma criança ou idoso - A queimadura de 3º grau acomete menos de 2% da superfície corporal e não há outras lesões traumáticas associadas.

Page 17: queimaduras

Além dos requisitos acima, para ser considerada uma queimadura simples também são necessários que:

Queimadura de 1º grau da perna

- A queimadura seja isolada- Não acometa olhos ou grandes áreas da face, mãos, períneo ou pés.- Não envolva completamente grandes articulações como joelhos ou ombros, por exemplo.- Não envolva uma área do corpo de forma circunferencial (em forma de pulseira, colar ou anel). Áreas queimadas ficam inchadas e queimaduras circunferenciais podem obstruir o fluxo de sangue para determinada região.

Os critérios acima servem para avaliar a necessidade ou não de internação hospitalar. Entretanto, o fato de uma queimadura não ser considerada moderada ou grave não obrigatoriamente elimina a necessidade de uma avaliação médica. Qualquer queimadura que destrua a camada superficial da pele ou envolva uma extensão maior que 1% do corpo (equivalente ao tamanho de uma palma da mão) deve ser avaliada por um médico. O mesmo vale para qualquer queimadura elétrica ou por químicos.

Tratamento das queimaduras simples

As primeiras providências após uma queimadura são esfriá-la e limpá-la. Comece com água corrente fria na lesão por até 15 minutos. Atenção: a água deve ser fria, não gelada; nunca coloque gelo nas lesões, pois o mesmo também pode queimar a pele. Inicialmente não é preciso nenhum produto de limpeza específico, basta água e sabão simples.

NÃO APLIQUE NENHUMA SUBSTÂNCIA SOBRE A LESÃO, principalmente manteiga, óleos, pasta de dente, café etc... 

Retire qualquer tipo de roupa ou objeto que esteja sobre a lesão. Se os mesmos estiverem aderidos, não force para não lesionar ainda mais a pele; deixe que um médico resolva o problema.

Se a pele estiver danificada, envolva a lesão com compressas ou gazes úmidas (estéreis de preferência). Não use materiais que possam ficar aderidos a pele, como algodão. Não envolva a lesão com ataduras ou qualquer material que faça compressão, proteja a pele sem pressioná-la.

Se houver bolhas, nunca as estoure; se houver pele pendurada, não a arranque. Se houver sinais de pele carbonizada ou morta, deixe o médico decidir como proceder. Tenha cuidado na hora de limpar a ferida. 

Se não houver contra-indicações, indica-se tomar um analgésico ou anti-inflamatório (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS) para o controle da dor. Queimaduras de 1º grau ou 2º grau superficial são muito dolorosas. Se a

Page 18: queimaduras

queimadura for grande, muitas vezes é necessário um analgésico opióide para alívio da dor.

Mais uma vez, se a lesão for extensa ou houver dano da camada superficial da pele, procure atendimento médico.

Todo paciente com queimaduras que deixem expostas camadas mais profundas da pele deve receber vacina contra tétano, se necessário de acordo com o seu estado vacinal prévio (leia: TÉTANO | VACINA E SINTOMAS).

Se a queimadura for simples, pequena e superficial, pode não ser preciso atendimento médico e após o devido resfriamento e limpeza da ferida, pode-se aplicar um hidratante a base de Aloe Vera (babosa ou aloés) ou vaselina. Se a pele não estiver intacta, não aplique nenhuma substância sem indicação médica, pois as mesmas aumentam os riscos de infecção da ferida.

Leia mais: http://www.mdsaude.com/2010/11/queimaduras-cuidados-tratamento.html#ixzz1PpNJmqH9