questões da prova

7
1) (1,0 ponto) Um astronauta, segurando um recipiente, está em uma região do espaço muito afastada de qualquer corpo celeste. Por conseguinte, a aceleração da gravidade na região referida é nula. O recipiente nas mãos do astronauta contém um pistão e um líquido no interior do qual flutua, em repouso, um bloco de madeira. Em certo instante, o astronauta pressiona o líquido, através do pistão de área A = 4,0 . 10 2 m 2 , com uma força F = 200 N. Das alternativas abaixo, qual delas está errada? a) O ponto (1) da figura encontra-se sujeito a uma pressão P 1 = 5,0 . 10 3 Pa. b) O ponto (2) encontra-se sujeito a uma pressão P 2 = P 1 . c) O empuxo sobre o bloco é nulo. d) O peso do bloco é nulo. e) Como o bloco está em repouso, sua densidade só pode ser igual à do líquido. 2) (2,0 pontos) Certo iceberg (d ≈ 0,92 g/ cm 3 ), com a forma aproximada de um paralelepípedo, encontra-se flutuando próximo a um litoral. Parcialmente imerso nas águas do mar (d’ ≈ 1,02 g/ cm 3 ), sabe-se que 10 m da altura total desse

Upload: ivan-talon

Post on 30-Jan-2016

129 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Prova.

TRANSCRIPT

Page 1: Questões Da Prova

1) (1,0 ponto) Um astronauta, segurando um recipiente, está em uma região do espaço muito afastada de qualquer corpo celeste. Por conseguinte, a aceleração da gravidade na região referida é nula. O recipiente nas mãos do astronauta contém um pistão e um líquido no interior do qual flutua, em repouso, um bloco de madeira. Em certo instante, o astronauta pressiona o líquido, através do pistão de área A = 4,0 . 10−2 m2, com uma força F = 200 N.

Das alternativas abaixo, qual delas está errada?

a) O ponto (1) da figura encontra-se sujeito a uma pressão P1 = 5,0 . 103 Pa.

b) O ponto (2) encontra-se sujeito a uma pressão P2 = P1.c) O empuxo sobre o bloco é nulo.d) O peso do bloco é nulo.e) Como o bloco está em repouso, sua densidade só pode ser igual à do líquido.

2) (2,0 pontos) Certo iceberg (d ≈ 0,92 g/cm3), com a forma aproximada de um paralelepípedo, encontra-se flutuando próximo a um litoral. Parcialmente imerso nas águas do mar (d’ ≈ 1,02 g/cm3), sabe-se que 10 m da altura total desse iceberg encontram-se em contato com o ar atmosférico, emersos, ou seja, visíveis acima do nível do mar. Determine a altura h da parte submersa do corpo em questão. Considere o sistema em equilíbrio estático.

Page 2: Questões Da Prova

3) (1,0 ponto) (Enem) Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldades de locomoção, é utilizado, em ônibus e automóveis, o elevador hidráulico. Nesse dispositivo é usada uma bomba elétrica, para forçar um fluido a passar de uma tubulação estreita para outra mais larga, e dessa forma acionar um pistão que movimenta a plataforma. Considere um elevador hidráulico cuja área da cabeça do pistão seja cinco vezes maior do que a área da tubulação que sai da bomba. Desprezando o atrito e considerando uma aceleração gravitacional de 10 m/ s2, deseja-se elevar uma pessoa de 65 kg em uma cadeira de rodas de 15 kg sobre a plataforma de 20 kg. Qual deve ser a força exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante?

a) 20 N       b) 100 N       c) 200 N       d) 1000 N       e) 5000 N

*Para ajudar, abaixo encontra-se um esquema análogo:

Page 3: Questões Da Prova

4) (1,0 ponto) (UERJ; adaptado) Duas esferas, A e B, de pesos PA e PB, de mesmo volume, de materiais distintos e presas a fios ideais, encontram-se flutuando em equilíbrio no interior de um vaso cheio de água, conforme o desenho. A força que o líquido exerce em A é EA e a exercida em B é EB. Sendo assim, as relações entre os

pesos PA e PB e as forças EA e EB são:

a) PA > PB e EA = EB

b) PA > PB e EA > EB

c) PA = PB e EA = EB

d) PA = PB e EA > EB

5) (1,0 ponto) (Cesgranrio) Assinale a opção que explica corretamente por que um balão de São João sobe:

a) A pressão dos gases no interior do balão é menor que a pressão atmosférica externa.b) A pressão atmosférica cresce com a altitude.c) O peso do balão é menor do que o peso do ar que ele desloca.d) O valor da aceleração da gravidade decresce com a altitude.e) O volume do balão vai diminuindo à medida que ele sobe.

6) (Unicamp; adaptado) Um mergulhador persegue um peixe a 5,0 m abaixo da superfície de um lago. O peixe foge da posição A e se esconde em uma gruta na posição B, conforme mostra a figura abaixo:

Page 4: Questões Da Prova

Sabido que a pressão atmosférica na superfície da água é Patm = 1,0 . 105 N/m2:

a) (1,0 ponto) Determine a pressão sobre o mergulhador na situação ilustrada.

b) (1,0 ponto) Determine a variação entre a pressão sobre o peixe na posição A e a pressão sobre o mesmo na posição B (ΔP = PA - PB).

Adote g = 10m/s2.

7) (1,0 ponto) (UFRS; adaptado) A figura representa cinco recipientes cheios de água e abertos na parte superior. Em qual deles a pressão que a água exerce sobre a base é maior? Coloque sobre a opção correta uma seta vertical para baixo (↓).

8) (1,0 ponto) (UFU-MG) Um garoto toma refrigerante utilizando um canudinho. Podemos afirmar, corretamente, que ao puxar o ar pela boca o menino:

a) reduz a pressão dentro do canudinho.b) aumenta a pressão dentro do canudinho.c) aumenta a pressão fora do canudinho.d) reduz a pressão fora do canudinho.e) reduz a aceleração da gravidade dentro do canudinho.

9) (1,0 ponto) As barragens em represas são projetadas para suportar grandes massas de água. Na situação representada na figura, temos uma barragem de largura 40 m, retendo uma massa de água de 30 m de profundidade. Conhecendo-se o comportamento da pressão, tendo em vista a altura da coluna de um fluido, e levando-se em conta que a pressão atmosférica age dos dois lados da barragem, é possível determinar a força horizontal da água da represa sobre a barragem.

Page 5: Questões Da Prova

Qual das alternativas abaixo melhor representa a variação da pressão com a altura h da água em relação à superfície, e a força horizontal exercida por essa mesma massa de água sobre a barragem?

Considere: Patm = 1 atm ≈ 1,0 x 105 Pa; dá gua = 1,0 x 103 kg/m3; g = 10 m/s2.