recolha de óleo alimentar

6
Iniciativa do Sub-Departamento de Ciências Físico-Químicas da Escola EB 2,3 André Soares Recolha de Óleo Alimentar Usado

Upload: patricia-fernandes

Post on 09-Aug-2015

1.604 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: recolha de óleo alimentar

Iniciativa do Sub-Departamento de Ciências Físico-Químicas daEscola EB 2,3 André Soares

Recolha de Óleo Alimentar Usado

Page 2: recolha de óleo alimentar

Objectivos

O objectivo do projecto é a sensibilização para a reutilização de um resíduo doméstico – Óleo alimentar usado;

Dar a conhecer todo o processo em causa, desde a produção até à sua aplicação como matéria-prima;

Implicações ambientais do seu encaminhamento inadequado;

Desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade pelos resíduos produzidos.

Page 3: recolha de óleo alimentar

O óleo alimentar foi utilizado. E agora?

Utilização doméstica do óleo

Produção de resíduos de óleos alimentares

Armazenamento temporário por parte do

produtorRecolha efectuada por operador de recolha

Colocação do resíduo no local apropriado

Entrega do resíduo a empresa de valorização

Despejo em local inadequado Destino mais adequado

Agora escolhe

?!?

Os óleos alimentares produzidos em Portugal têm como principal destino o sistema de esgotos, solução esta que não é de todo adequada a nível ambiental:

- provoca grandes problemas de entupimento e obstrução nas canalizações e sistemas de drenagem dos edifícios, nas redes públicas de saneamento e colectores municipais, bem como a corrosão das tubagens e materiais de drenagem. Tal situação, além de afectar o seu correcto funcionamento, cria também problemas para a saúde e segurança dos edifícios.

- a presença de óleos e gorduras nos efluentes e águas residuais provoca um ambiente desagradável com graves problemas ambientais de higiene e maus cheiros, para além dos inúmeros impactos negativos ao nível da fauna e flora envolventes.

- dificulta o desempenho/funcionamento eficiente das estações de tratamento de água (ETAR), aumentando consideravelmente o consumo de energia, além de implicar manutenções e limpezas mais frequentes nos equipamentos de separação de óleos e gorduras, associadas a gastos consideráveis de tempo neste tipo de operações.

Page 4: recolha de óleo alimentar

Valorização do óleo alimentar usado:

Produção de Sabão

O sabão é um produto utilizado sobretudo para a higiene pessoal e para lavar determinados objectos. Este é geralmente o resultado da reacção química entre uma base (geralmente hidróxido de sódio) e ácidos gordos. Esta reacção é denominada saponificação. Os ácidos gordos estão presentes em diversos compostos entre eles os óleos alimentares usados.

Produção de Biodiesel O Biodiesel é um combustível líquido que se obtém a partir de matérias-primas renováveis, tais como óleos ou gorduras vegetais e/ou óleos alimentares usados. As suas características químicas são semelhantes às do gasóleo de origem fóssil.  A designação “Biodiesel” refere-se, geralmente, aos monoésteres metílicos obtidos por transesterificação metílica dos óleos e gorduras vegetais e/ou óleos alimentares usados.  Este biocombustível apresenta inúmeras vantagens quer a nível ambiental quer a nível de utilização automóvel. Destaca-se a diminuição de dióxido e monóxido de carbono durante o processo de combustão e a melhor lubrificação do motor, etc...

Page 5: recolha de óleo alimentar

Existem na nossa Escola – na entrada, - Oleões, que têm sido utilizados para recolha dos óleos alimentares usados que trazes de casa. Quando cheios, o óleo é transportado por um recolhedor, que procede ao seu tratamento adequado, e depois o encaminha a uma empresa que o utiliza na produção de sabão e biodiesel.

Regras de utilização do Oleão:

Para o armazenamento do óleo deves continuar a utilizar um recipiente de plástico ou equivalente.

Evitar a utilização de recipientes de vidro.

Garantir que o recipiente utilizado se encontra fechado para evitar contaminações e derrames.

Page 6: recolha de óleo alimentar

Gratos pela atenção…

FIMEu já coloquei o óleo no oleão, e tu de que estás à espera?!?!