recortes 026 07-02-2013

8
APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869 Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: [email protected] Recortes nº 026 Índice 07 de fevereiro de 2013 Comboio rápido para mercadorias só em 2020 Governo reitera intenção de investir velocidade para as mercadorias Alta velocidade não será retomada nesta legislatura Transinsular prepara serviço de cabotagem até Vigo Estaleiros de Viana podem mesmo fechar XI Congresso ADFERSIT tem como tema “Os Transportes, a Energia e o Ambiente”

Upload: porto-de-setubal

Post on 17-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Comboio rápido para mercadorias só em 2020 • Governo reitera intenção de investir velocidade para as mercadorias • Alta velocidade não será retomada nesta legislatura • Transinsular prepara serviço de cabotagem até Vigo • Estaleiros de Viana podem mesmo fechar • XI Congresso ADFERSIT tem como tema “Os Transportes, a Energia e o Ambiente”

TRANSCRIPT

Page 1: Recortes 026 07-02-2013

APSS, SA Praça da República 2904-508 Setúbal Portugal Nº Reg. Comercial e NPC: 502256869 Tel.: +351 265 542000 Fax: +351 265 230992 Sítio Internet: www.portodesetubal.pt Email: [email protected]

Recortes nº 026

Índice – 07 de fevereiro de 2013 • Comboio rápido para mercadorias só em 2020 • Governo reitera intenção de investir velocidade para as

mercadorias • Alta velocidade não será retomada nesta legislatura • Transinsular prepara serviço de cabotagem até Vigo • Estaleiros de Viana podem mesmo fechar • XI Congresso ADFERSIT tem como tema “Os Transportes, a

Energia e o Ambiente”

Page 2: Recortes 026 07-02-2013

Diário de Notícias, 7 de fevereiro de 2013, págs. 4 e 5

Page 3: Recortes 026 07-02-2013
Page 4: Recortes 026 07-02-2013

Cargo News, 6 de fevereiro de 2013

Governo reitera intenção de investir na alta velocidade para as mercadorias

06-02-2013

O Governo português reiterou, através de um comunicado conjunto do Ministério das Finanças e da Economia, que "não está previsto para a atual legislatura qualquer iniciativa para que o projeto de alta velocidade" para passageiros seja retomado. "O Governo português, tal como estabelecido no Plano Estratégico de Transportes 2011-2015, reitera o seu objetivo de investir numa rede de caminho-de-ferro, em bitola europeia, para transporte de mercadorias do porto de Sines para o resto da Europa, aproveitando o pacote de fundos comunitários que garante uma elevada taxa de comparticipação", pode ler-se no comunicado.

Fala assim da ligação a Madrid, financiada até 85% por fundos europeus, colocando de parte uma ligação de TGV para passageiros ou o retomar dos troços para passageiros Poceirão-Caia. O Governo português já obteve a garantia de financiamento comunitário que permitirá voltar a avançar com o projeto da alta velocidade. Assim, a Parpública assinou a 22 de janeiro um contrato de financiamento com o Banco Santander, BCP, BES e CGD no montante de 600 milhões de euros em condições que o Ministério das Finanças considera muito vantajosas em termos de custo e de maturidade dos empréstimos.

Page 5: Recortes 026 07-02-2013

Transportes em Revista, 6 de fevereiro de 2013

Segundo o Ministério da Economia

Alta Velocidade não será retomada nesta legislatura

O Ministério da Economia e Emprego explicou hoje, em comunicado, que “não está previsto para o período da atual legislatura qualquer iniciativa por parte do Governo para que o projeto de alta velocidade seja retomado” ou seja, até 2015. O Ministério revela ainda que “o Governo português, tal como estabelecido no Plano Estratégico

de Transportes 2011-2015, reitera o seu objetivo de investir numa rede de caminho-de-ferro, em bitola europeia, para transporte de mercadorias do porto de Sines para o resto da Europa, aproveitando o pacote de fundos comunitários que garante uma elevada taxa de comparticipação”. Este esclarecimento foi prestado após o ministro das Finanças ter anunciado que o financiamento para a linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid tinha sido acordado com Bruxelas. Este comunicado referia que “o Governo português conseguiu salvaguardar o financiamento comunitário do projeto Lisboa-Madrid, ao mesmo tempo que conseguiu aumentar de forma significativa as taxas de comparticipação comunitária, reduzindo assim o esforço financeiro para o Orçamento do Estado português”. por: Laura Melgão

Page 6: Recortes 026 07-02-2013

Transportes & Negócios, 7 de fevereiro de 2013

Transinsular prepara serviço de cabotagem até Vigo

A Transinsular dará início este mês a um serviço de cabotagem que ligará os principais

portos nacionais e Vigo. Também para este mês anuncia-se o arranque do “Central Line”,

o serviço para o Norte da Europa que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou em primeira

mão. O serviço de cabotagem será assegurado pelo “Ilha da Madeira”, um navio da

Transinsular que está a sofrer trabalhos de manutenção nos estaleiros de Viana do

Castelo. A operação tocará os portos de Sines, Lisboa, Leixões, Vigo e regresso a Sines,

com escalas semanais a dia fixo. O objectivo é transportar cargas de cabotagem entre os diversos portos nacionais, além

de funcionar como serviço “feeder” para cargas de transbordo e ainda assegurar o

reposicionamento de contentores vazios. A operação servirá, por isso, as necessidades

da própria Transinsular, e também as de outros armadores. Iminente está também o arranque do serviço Central Line, de transporte de contentores

door-to-door, entre Lisboa e Leixões e Roterdão. Neste caso, e tal como o TRANSPORTES

& NEGÓCIOS avançou oportunamente, a Transinsular usará a capacidade de outros

operadores para transportar os contentores próprios. O novo serviço visa captar cargas continentais de import/export que actualmente usam a

rodovia, nas ligações entre Portugal e o Norte da Europa/Báltico e também alimentar as

ligações que a Transinsular opera com as regiões autónomas da Madeira e Açores e com

o West África.

Page 7: Recortes 026 07-02-2013

APP, 7 de fevereiro de 2013

Estaleiros de Viana podem mesmo fechar

Não é só a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que inquinou. A própria continuidade da empresa volta a estar em risco.

Apesar de fonte governamental ter adiantado ao "Jornal de Negócios" que "o processo de privatização mantém-se, agora, com um candidato e é nesse cenário que estamos a trabalhar", fonte conhecedora do processo garantiu ao jornal que o Governo admite que o encerramento dos estaleiros poderá voltar, mais cedo que tarde, a ser um "cenário possível".

Basta que a Comissão Europeia conclua, no âmbito da investigação aprofundada que tem em curso, que houve ajudas de Estado ilegais num montante superior a 180 milhões de euros.

Elementos dos ministérios das Finanças e da Defesa reuniram-se esta terça-feira na Comissão Europeia, num encontro que visou convencer Bruxelas da necessidade de "concluir rapidamente" a venda da empresa e "salvaguardar os postos de trabalho".

Page 8: Recortes 026 07-02-2013

APP, 7 de fevereiro de 2013

XI Congresso ADFERSIT tem como tema «Os Transportes, a Energia e o Ambiente»

A Associação para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte (ADFERSIT) promove, nos dias 17 e 18 de outubro, o seu XI Congresso subordinado ao tema "Os Transportes, a Energia e o Ambiente". O evento, que assinala também o 25.º aniversário da Associação, realiza-se no Centro de Congressos do Estoril.

Como Associação de natureza estratégica, científica e técnica que procura contribuir para o desenvolvimento dos sistemas integrados dos transportes em Portugal, a ADFERSIT está a convidar investigadores e técnicos portugueses do setor dos transportes, tanto da mobilidade de passageiros como de mercadorias, a apresentar os seus trabalhos científicos, técnicos ou estratégicos, sobre estes temas, com maior atualidade na área dos transportes. Os trabalhos selecionados serão uma mais-valia importante para o evento mas também para o setor.

Neste sentido, a ADFERSIT está a proceder a um 'Call for Papers', que pode ser visto aqui. Consulte também o regulamento.