recrear - relatório de atividades

14
Relatório de Atividades 2013

Upload: fundacao-mauricio-sirotsky-sobrinho

Post on 22-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

O projeto Recrear, criado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho em parceria com a Mattel, distribuiu brinquedotecas para 5 instituições sociais de Santa Catarina em 2013, além de workshop técnico para os professores.

TRANSCRIPT

Page 1: Recrear  - Relatório de Atividades

Relatório de Atividades 2013

Page 2: Recrear  - Relatório de Atividades

Char

les

Gue

rra

Page 3: Recrear  - Relatório de Atividades

Realizado pela Fundação Maurício Sirotsky So-brinho em parceria com a Mattel do Brasil, o Proje-to Recrear visa contribuir para o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade social. Com o projeto, cinco instituições sociais con-solidadas de Florianópolis foram beneficiadas com a implantação de brinquedotecas e com a capacitação de funcionários sobre a pedagogia do brincar. São elas: ACIC (Associação Catarinense para Integração do Cego); Associação Saúde Criança; Avos (Associa-ção de Voluntários da Saúde do Hospital Infantil Joa-na de Gusmão); Centro de Educação Infantil Girassol, da IDES Promenor; e Creche Mont Serrat.

Somente em 2013, mais de 700 crianças frequen-taram as brinquedotecas. Esses espaços, destinados exclusivamente ao brincar, facilitam o pleno desen-volvimento de suas habilidades psíquicas, motoras e sociais.

O Projeto Recrear integra a linha de ações desti-nadas a promover a melhoria da educação e o desen-volvimento comunitário, principais focos de atuação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Executado pela FMSS, O Recrear contou com recursos financei-ros da Mattel do Brasil, doados via Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Florianópolis - SC.

O Projeto Recrear

3

Page 4: Recrear  - Relatório de Atividades

Brincar e desenvolverApostando na importância do brincar, a Fundação

Maurício Sirotsky Sobrinho, com apoio da Mattel do Brasil, instalou brinquedotecas em cinco organizações sociais de Florianópolis e capacitou seus educadores e gestores com

a pedagogia do brincar.

Charles Guerra

Page 5: Recrear  - Relatório de Atividades

5

Brincar e desenvolver

Em 2013, ano da implantação do Projeto Recrear, mais de 700 crianças em situação de vul-nerabilidade social de cinco organizações sociais foram beneficiadas com um nova perspectiva do brincar. Os espaços, equipados com brinquedos

e móveis adequados para a faixa etária de 0 a 8 anos, continuam sendo utilizados e podem servir a ainda mais crianças com o passar do tempo.

As brinquedotecas oportunizam estímulos que trazem impactos significativos para o desen-volvimento integral das crianças. Na infância, o brincar ajuda a desenvolver habilidades sociais, motoras e cognitivas. Além dos estímulos dos brinquedos, o ambiente em que eles se encon-tram é totalmente adequado à brincadeira.

Para Renata Dabori, do Saúde Criança, a brinquedoteca também facilita o trabalho dos profissionais da organização e aumenta a vontade das crianças de estarem lá.

Como Renata, os responsáveis pelas

brinquedotecas de cada organização vivencia-ram momentos de aprendizado e puderam se conhecer para trocar experiências. Eles foram apresentados a uma nova leitura do brincar, com viés educativo. Nas capacitações e durante o acompanhamento da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, quando da implantação do

projeto, foram instigados a criar uma cultura de formação constante para um atendimento cada vez mais qualificado em suas instituições.

Charles Guerra

Charles Guerra

Page 6: Recrear  - Relatório de Atividades

Cinco organizações sociais beneficiadas

Cinco instituições com um amplo e reconheci-do histórico de atuação com crianças em situação de vulnerabilidade social, em Florianópolis, foram contempladas com o Projeto Recrear. Escolhidas via Edital Público de Seleção, são elas: Avos (Associação de Voluntários da Saúde); Creche Mont Serrat; Centro de Educação Infantil Girassol da IDES Promenor; Associação Saúde Criança; e ACIC (Associação para Integração do Cego).

Cada organização foi beneficiada com um espaço adequado unicamente ao brincar, com móveis, tapetes e outros objetos decorativos. Todos os brinquedos foram doados pela Mattel do Brasil. Como resumiu Edite Guesser, da Creche Mont Serrat, o objetivo da Rede Recrear é oferecer às crianças novas possibilidades de desenvolvimento através do lúdico.

Para melhorar o atendimento, as organizações não apenas receberam novos espaços, como também passaram

Maurício Sirotsky Sobrinho ofereceu cooperação técnica às instituições beneficiadas durante seis meses. No período foram promovidos 3 encontros para a troca de experiências e socialização de resultados.Ainda como fonte de compartilhamento de informações, foi criado um site com esse fim, o www.rederecrear.wix.com, que detalha o projeto nas organizações. Conheça um pouco mais sobre cada instituição beneficiada:

6

O Cuidar e o Educar são as premissas de atuação da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), organização que atende crianças e adolescentes em situação de exclusão social desde 1910. No início, recebiam atendimento somente meninas órfãs, mas em 1976 a área de atuação da IDES foi ampliada e a organização passou a ser responsável pela PROMENOR (Sociedade Promocional do Menor Trabalhador) e pelo Jardim de Infância Girassol, onde a brinquedoteca foi instalada. Atualmente, o Centro de Educação Infantil Girassol, como passou a ser chamado, atende a cerca de 170 crianças em período integral, por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Todas utilizam o espaço do Recrear. Participaram do projeto na organização: Áurea Pires, Neide Carvalho da Silva e Sônia Rampellotti.

CEI Girassol - Ides Promenor

As instituições foram escolhidas via edital público

por capacitações sobre a pedagogia do brincar. Além disso, a Fundação

Page 7: Recrear  - Relatório de Atividades

Mantida pela Sociedade Divina Providência, a Creche Mont Serrat atua nessa comunidade desde 1979, beneficiando crianças de 4 meses a 6 anos. Além de oferecer apoio pedagógico, a Creche é responsável por fornecer refeições diárias às crianças, de famílias com baixo poder aquisitivo. Foi justamente a dificuldade das mães que precisavam trabalhar que determinou a mobilização para a construção da Creche. Atualmente, são atendidas cerca de 120 crianças, que recebem apoio para seu desenvolvimento integral, enquanto as famílias trabalham. Tatiane Cristina Barbosa, Edite Guesser e Rosangela Silva foram responsáveis pela implantação do Recrear na instituição.

A AVOS do Hospital Infantil Joana de Gusmão trabalha no combate ao câncer infanto-juvenil. Fundada em 1975, conta hoje com 80 voluntários e atende, em média, 3 mil crianças ao ano. Os projetos desenvolvidos visam qualificar o tratamento das crianças e adolescentes atendidos através do Sistema único de Saúde. O apoio vem por meio de ações diversas, como a doação de vestuário e medicamentos e pagamento de exames não contemplados pelo SuS. A AVOS desenvolve ainda a Campanha do Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil e a Campanha do McDia Feliz. O Recrear foi implementado na organização com o apoio de Bernadete Berto, Selma Cardoso, Sandra Nunes e Célia Sartori.

Mont Serrat

Acic

Saúde Criança

A Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) atende pessoas cegas ou com baixa visão em todo o estado de Santa Catarina, por meio de serviços nasáreas de habilitação, reabilitação, profissionalização, cultura, esporte e lazer. A ACIC foi fundada em 1977 por pessoas cegas que se mobilizaram para criar políticas de inclusão social para esse setor da população. Atualmente, a organização conta com o CRPC (Centro de Reabilitação, Professionalização e Convivência) e com o CADI (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil), onde está a brinquedoteca. As educadoras Fabiane Araujo, Lílian Bosquetti e Hilda Pacheco foram responsáveis pela implantação do Recrear na ACIC.

Criado em 2008, o Saúde Criança Florianópolis trabalha para reestruturar e promover a autosustentação de famílias com crianças doentes, em risco social, provenientes das unidades públicas de saúde. A metodologia utilizada pela organização é o Plano de Ação Familiar (PAF), que visa o fomento à saúde, educação, moradia, profissionalização, renda e cidadania. Atualmente, a organização acompanha 35 famílias e 105 crianças em Florianópolis, que são atendidas duas vezes por semana para oficinas e atividades relacionadas ao PAF. O Recrear foi implantado na organização com a ajuda de Renata Dabori, Inaiara Wilke e Ana Marilia Alvares.

Avos

Page 8: Recrear  - Relatório de Atividades

Capacitações para educadores e gestores

O Projeto Recrear visa qualificar o atendimento prestado por organizações sociais às crianças em situação de risco social. Por isso, tão importante quanto a instalação das brinquedotecas, é a capacitação de educadores e gestores para sua melhor utilização. Nesse sentido, foram oferecidos dois ciclos formativos durante a implantação do projeto, um focado na pedagogia do brincar, e outro na gestão do projeto.

O I Ciclo de Formação buscava sensibilizar os participantes do Recrear sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Foram dois dias de formação facilitados por Daniela Girotto, da Escola Viva de São Paulo, organização referência em educação infantil no Brasil. A formação envolveu os participantes em atividades teóricas e reflexivas sobre o impacto da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de ressaltar a função essencial dos educadores que mediam as atividades. Ao final, os participantes estimularam sua criatividade em oficinas lúdicas.

Uma, de artes visuais, permitiu a transformação de materiais recicláveis em brinquedos, enquanto a outra, de jogos musicais, deu mais ritmo às brincadeiras.

O II Ciclo de Formação, mediado por Jéferson Weber, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, foi sobre gestão de projetos sociais. Educadores e gestores das cinco organizações criaram uma matriz de indicadores com objetivos, ações, metas, indicadores e meios de verificação para avaliar o projeto. O objetivo geral é oportunizar mecanismos lúdicos para o desenvolvimento integral na infância. Cada instituição, porém, tem sua particularidade. A AVOS e a Saúde Criança visam amenizar os momentos de atendimento médico das crianças. Já a ACIC deseja aprimorar a utilização dos sentidos remanescentes das crianças cegas por meio da brincadeira. O CEI Girassol e a Creche Mont Serrat buscam incentivar o respeito e a participação coletiva por meio do brincar. Os resultados, em todas, são avaliados por meio de observação e relato dos profissionais.

8

Fabi

ane

Ara

ujo

Page 9: Recrear  - Relatório de Atividades

Espaços exclusivos para o brincar

Cada uma das organizações sociais contempladas pelo Projeto Recrear ganhou um espaço lúdico e inspirador

dedicado a brincadeiras educativas. Equipadas com móveis e objetos de decoração coloridos, as brinquedotecas foram recheadas com milhares de brinquedos da Mattel do Brasil

Charles Guerra

Page 10: Recrear  - Relatório de Atividades

As brinquedotecas são espaços dedicados exclusivamente ao brincar, onde as crianças podem se divertir enquanto desenvolvem habilidades psicossociais e motoras que contribuem para seu cresci-mento e desenvolvimento. Foram cinco brinquedotecas instaladas em diferentes organizações. Cada um dos espaços está equipado com móveis e objetos de decoração adequados, e foram preenchidas com milhares de brinque-dos doados pela Mattel do Brasil.

A rede de brinquedotecas Recrear foi inau-gurada no dia 10 de outubro de 2013, em even-tos paralelos nas cinco organizações, ACIC, AVOS, Saúde Criança, IDES e Creche Mont Serrat. Esta-vam presentes esducadores, gestores, a família e, claro, as crianças. Elas se deliciaram ao entrar em um espaço novinho tão cheio de atrações lúdicas e divertidas.

Para Fabiane Chagas, da ACIC, mesmo antes da inauguração oficial, as brinquedotecas já faziam a diferença para as crianças aten-didas. “As crianças já se entusiasmaram em brincar naquele novo es-paço, explorar os brinquedos e conhecer o que ali foi disponibiliza-do”, conta.

Os brinquedos que abastecem as cinco brinquedotecas foram doados pela Mattel do Brasil.

Ale

ssan

dro

Dar

abas

Page 11: Recrear  - Relatório de Atividades

Metas e resultados alcançados

O Recrear visa qualificar o atendimento prestado por organizações sociais de Florianópolis a crianças em situação de risco social. Veja os principais resultados do projeto:

11

700 crianças benefiadas em 2013.

Melhoria da sociabilidade e interação entre as

crianças.

Cinco brinquedotecas instaladas.

Aproximação dos pais na hora da brincadeira.

Desenvolvimento do senso de

responsabilidade e cuidado.

Aumento da assiduidade das crianças.

Fortalecimento das relações entre os educadores e as

crianças.

Page 12: Recrear  - Relatório de Atividades

Orçamento final

Itens de investimento Valor

O Projeto Recrear foi possível graças à doação da Mattel do Brasil para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Florianópolis, SC.

12

Brinquedotecas/ Comunicação

Despesas administrativas

Material pedagógico

Recursos humanos

Treinamento

Equipamentos

Material de consumo 00,00

2.844,91

16.943,50

10.346,49

575,00

---------

36.874,30

67.584,20Total

Char

les

Gue

rra

Page 13: Recrear  - Relatório de Atividades

13

ExpedienteProjeto Recrear

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Presidente: Nelson Sirotsky

Gerente Executiva: Lucia Ritzel

Coordenadora em SC: Cheila Zortéa

Coordenador Administrativo: Rafael Piccoli

Consultora do Recrear: Mônica Linhares

Relatório

Criação: Cheila Zortéa, Ana Carolina Paci e

Maria Laura Petry

Capa e contracapa: Jader Rotta

Diagramação: Ana Carolina Paci

Textos: Ana Carolina Paci e Cheila

Zortéa

Revisão: Cheila Zortéa e Lucia Ritzel

Fabi

ane

Ara

ujo

Page 14: Recrear  - Relatório de Atividades