recuperação historia6

3

Click here to load reader

Upload: kelly-santana

Post on 24-Oct-2015

165 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: recuperação historia6

Colégio Municipal TamburiData:_______/_______/________ Aluno (a):__________________________________________Série:________Turno:__________ Turma:___________Professora: _________________________________________Disciplina: História

ATIVIDADE RECUPERAÇÃOLeia o texto abaixo:

As especiarias

Especiaria é uma flor, um fruto, uma semente, uma casca ou um caule de planta, secos e com um forte aroma característico. Por exemplo, o cravo-da-índia é um botão de flor que ainda não abriu; a noz - moscada é uma semente; a canela e a cássia são cascas; o gengibre e o açafrão – da – terra, caules subterrâneos. No passado, além de serem usadas na culinária, as especiarias eram também utilizadas na fabricação de óleos, ungüentos, pós perfumados, cosméticos, incenso e medicamentos. PILETTI, Nelson e Claudino. História e Vida. São Paulo: Editora Ática, 4º vol., 1997, p. 11

1-Sobre o comércio das especiarias, a alternativa CORRETA:

a) As especiarias eram muito procuradas: não apenas pelo sabor que davam aos alimentos, mas pela conservação destes. b) Os portugueses e espanhóis monopolizavam o comércio das especiarias na Europa, encarecendo o produto. c) Os italianos eram os responsáveis pelo transporte das especiarias, desde as regiões produtoras, até os grandes portos do Mar Mediterrâneo. d) Os chineses e egípcios eram os povos responsáveis pela produção das especiarias no Oriente.

2-O segundo país a se aventurar nas grandes navegações foi a Espanha, e mesmo assim quase oitenta anos depois de Portugal.

Leia as afirmativas abaixo e completa a coluna escrevendo: (P ) ela se referir à expansão marítima portuguesa. ( E) ela se referir à expansão marítima espanhola

( ) Rota oriental, fazendo o contorno (períplo) da África. ( ) Ponto de partida: a tomada de Ceuta, no Norte da África. ( ) Descoberta da América, por Cristóvão Colombo. ( ) Exploração de riquezas da África, como ouro, marfim, escravos, pimenta malagueta. A sequência correta é:

a) P E P E b) P P E P c) E P E P d) E P P E

Page 2: recuperação historia6

3. Foram muitas as conseqüências da expansão marítima européia. Foram consequências das grandes navegações, EXCETO:

a) Decadência econômica das cidades italianas; b) Surgimento de novas regiões para comercializar; c) Formação de grandes impérios coloniais; d) Diminuição do poder dos reis.

4. Marque A ALTERNATIVA que corresponde à característica mercantilista presente na citação acima:

a) Balança de comércio favorável. b) Liberdade comercial. c) Livre concorrência. d) Sistema colonial.

5. Leia o trecho abaixo.

“Não é a abundância de ouro e prata, a quantidade de pérolas e diamantes, que faz os Estados ricos e opulentos (...), mas é a conciliação de coisas necessárias à vida e ao vestuário (...). É impossível fazer a guerra sem homens, manter homens sem soldo, prover o soldo deles sem tributos, arrecadar os tributos sem comércio (...) os mercadores são mais do que úteis ao Estado (...). Os mercadores estrangeiros (...) são sanguessugas que grudam no grande corpo da França...”.

(Fonte: Monstchrestien. Traité d’ economie politique. Paris, 1616, cit. Por Denis, Henri. Histoire de la pensée économique. 3ª ed. Paris: Presses Universitaires de France, pp. 115 e seg) a) O autor é CONTRA ou FAVORÁVEL à idéia de que o desenvolvimento de um país está ligado diretamente à quantidade de metais preciosos no país? JUSTIFIQUE sua resposta com uma passagem do texto.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________