regimento básico endoscopia ginecológica 2016

38
REGIMENTO INTERNO 2016 PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA LAPAROSCOPIA e HISTEROSCOPIA

Upload: instituto-crispi-de-cirurgias-minimamente-invasivas

Post on 26-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

REGIMENTO INTERNO 2016

PÓS-GRADUAÇÃOLATO-SENSU EM

ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA

LAPAROSCOPIA e HISTEROSCOPIA

Page 2: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016
Page 3: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

INTRODUÇÃO

Inicialmente gostaríamos de dar boas-vindas a você e agradecer a confiança em nosso curso de pós-graduação, que completou 20 anos em 2015.

Em consonância com a tendência mundial, que estimula o apren-dizado completo do endoscopista ginecológico, a nossa pós-graduação, de forma pioneira optou pelo treinamento conjunto da laparoscopia e da histeroscopia.

Não cabe mais nos tempos atuais que a Endoscopia Ginecológica fique separada por aqueles que só fazem histeroscopia e por aque-les que só fazem laparoscopia. O domínio de ambos os procedimentos torna o ginecologista mais completo e mais preparado para atender as demandas das pacientes. Não raras são as vezes em que a paciente necessita de uma cirurgia combinada - tanto laparoscópica quanto his-teroscópica.

A área de atuação da FEBRASGO/AMB é a Endoscopia Ginecológi-ca (não separa laparoscopia e da histeroscopia). Para obtenção do títu-lo o ginecologista deve ter conhecimento e experiência nas duas áreas.

A partir de 2013, o programa teórico foi totalmente atualizado e formatado para que o aluno possa absorver todos os conhecimentos importantes e fundamentais, tanto na laparoscopia quanto na his-teroscopia.

Ao final do curso, além das histeroscopias diagnósticas, o alu-no estará apto a realizar cirurgias histeroscópicas e laparoscópicas de baixa complexidade.

Page 4: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

4

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

REG

IMEN

TO IN

TER

NO

DOS OBJETIVOSADOS OBJETIVOS: A Pós-Graduação em Endoscopia Ginecológica tem por ob-

jetivo promover a capacitação técnico-científica, nível I, em videolaparoscopia e vid-eohisteroscopia para médico Ginecologista/Obstetra com pelo menos 03 (três) anos de formado. Ao final do curso os alunos deverão:

uEntender e praticar a filosofia da abordagem minimamente invasiva no cor-po da mulher;

uCompreender os dilemas bioéticos ligados à cirurgia ginecológica;

uTer noções de metodologia de pesquisa científica e bioestatística;

uSer capaz de escrever e analisar comunicações científicas;

uIdentificar, selecionar, adquirir, instalar, dar manutenção mínima e operar os equipamentos relativos a endoscopia ginecológica;

uDominar as técnicas de autotreinamento e aperfeiçoamento em endosco-pia ginecológica;

uIndicar que doenças deverão ser abordadas por endoscopia ginecológica e qual a técnica a ser empregada;

uExecutar as cirurgias de endoscopia ginecológica considerada de nível básico;

uIdentificar e conduzir as complicações oriundas da técnica videocirúrgica.

DO CURSOO curso é ministrado no período de 12 meses, com uma carga horária de 360

horas, dividida entre a parte teórica (120 horas) e a prática (240 horas).

As atividades teóricas terão a duração de 12 horas mês (aulas e videodis-cussão). As práticas serão realizadas no ambulatório de Histeroscopia, no Centro de Treinamento (veterinária, objetos inanimados e EVA) e no Centro Cirúrgico (cirurgia em Humanos). Os alunos deverão seguir o seguinte cronograma de desenvolvimento nas aulas práticas:

VIDEO-HISTEROSCOPIA

NO PRIMEIRO MÊS, o aluno vai manipular a óptica dentro da cavidade uterina e retirá-la. Do SEGUNDO AO QUARTO MÊS deverá completar todas etapas do ex-ame histeroscópico, e iniciar os procedimentos com pinça e tesoura. Dependendo do desenvolvimento pode ressecar pequenos pólipos no Centro Cirúrgico. Do QUINTO AO SÉTIMO MÊS estará realizando biópsia dirigida e retirando pequenos pólipos com tesoura e aperfeiçoar a utilização da corrente elétrica nos procedimentos cirúrgicos. A partir do OITAVO MÊS realizará pequenos procedimentos com corrente elétrica em regime ambulatorial. O treinamento em simuladores, frutas e peças será feito durante todo o curso.

Page 5: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

5

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

REG

IMEN

TO IN

TER

NO

VIDEOLAPAROSCOPIA

A formação prática inclui a ênfase no preparo da paciente na mesa cirúrgi-ca, checagem do rack, organização dos cabos, inserção do manipulador uterino, punções auxiliares e controle da câmera. Serão ainda enfatizados a primeira punção, punções acessórias. O treinamento em simuladores, peças e animais será feito du-rante todo o curso. Os alunos participarão dos procedimentos cirúrgicos nível I e II no Centro Cirúrgico e gradualmente irão executando tarefas mais complexas, sempre sob supervisão.

DA AVALIAÇÃO

O Curso de Pós-Graduação está dividido em dois blocos.

uBloco I – início em março de 2016 e vai até agosto de 2016.

uBloco II – início em setembro de 2016 e vai até fevereiro de 2017.

uCada Bloco conterá 6 módulos.

uEm cada módulo haverá um pré-teste, exceto no 12º módulo, composto somente do Provão do Bloco II e da apresentação de monografia.

A composição da prova (pré-teste) dos módulos será realizada da seguinte maneira:

uConteúdo das aulas teóricas programadas para o módulo em questão;

uConteúdo das aulas teóricas dos módulos anteriores poderá ser utilizado.

A composição das notas dos módulos I até o XI será da seguinte forma: prova teórica (pré-teste) e prova de atividades práticas que terão pesos diferentes. No 6º MÓDULO será feita uma avaliação do bloco I (MB I), que consiste de três itens:

u a média das notas das provas dos cinco primeiros módulos – pré-testes (não será permitida exclusão de nenhuma nota).

v realização de uma prova teórica envolvendo o conteúdo dos cinco primeiros módulos, denominada prova teórica do bloco I (PTB I) – Provão I.

wrealização de uma prova prática envolvendo conhecimentos adquiridos du-rante os cincos primeiros módulos, denominada prova prática do bloco I (PPB I).

Para que ocorra a aprovação no Bloco I, o aluno deverá ser aprovado na parte teórica e na parte prática de forma independente.

• Em relação à parte teórica = calcular a média das notas dos pré-testes dos módulos I, II, III, IV e V; somar com a nota da PTB I (realizada no mês de agosto) e dividir por dois. A Média deverá ser maior ou igual a 6,0.

• O aluno com nota teórica (média entre pré-testes e prova do bloco I) entre 5,0 e 5,9, será convocado para uma prova de recuperação, oral com banca formada por pelo menos dois professores.

• Será considerado reprovado o aluno com nota na prova teórica ou de recu-peração inferior a 5,0 (cinco).

• Quanto à prova Prática do Bloco I, a nota deverá ser maior ou igual a 6,0, caso contrário o aluno estará reprovado, independente da nota da parte teórica.

• No XII MÓDULO será feita à avaliação do bloco II (MB II), que consiste de três itens:

• A média das notas das provas pré-testes dos módulos VI, VII, VIII, IX, X e XI (não será permitida exclusão de nenhuma nota).

Page 6: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

6

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

REG

IMEN

TO IN

TER

NO

• Prova teórica bloco envolvendo o conteúdo dos módulos VI, VII, VIII e IX, denominada prova teórica do bloco II (PTB II) – Provão II.

• Prova prática envolvendo conhecimentos adquiridos durante os 11 mód-ulos. Esta nota é denominada prova prática do bloco II (PPB II).

• Para que ocorra a aprovação no Bloco II, o aluno deve ser aprovado na parte teórica e na parte prática também de forma independente.

• Em relação à parte teórica o aluno deverá calcular a média das notas dos pré-testes dos módulos VI, VII, VIII, IX, X e XI; somar com a nota da PTB II (realizada no mês de dezembro) e dividir por dois. A média deve ser maior ou igual a 6,0.

• O aluno, com média das notas teóricas do bloco (PTB II) entre 5,0 e 5,9, será convocado para uma prova de recuperação, oral com banca formada por pelo menos dois professores.

• Será considerado reprovado o aluno com nota na prova teórica ou de recu-peração inferior a 5,0 (cinco).

OBSERVAÇÃO

• As provas práticas nos módulos VI e XII serão feitas nas estações do inani-mado e/ou veterinária.

• Quanto à prova Prática do Bloco II, a nota deverá ser maior ou igual a 6.0, caso contrário o aluno estará reprovado, independente da nota da parte teórica.

• A nota final da monografia (a qual levará em conta o trabalho escrito e a apresentação oral) deverá ser maior ou igual a 7,0 (mais detalhes no Tópico MONOGRAFIA)

• Informamos que estará APROVADO na Pós-Graduação o aluno que obtiver aprovação nos dois blocos na parte teórica e na parte prática, que tenha sido aprovado na monografia e que tenha freqüência mínima de 75% (mais detalhes no tópico referente à freqüência).

• Informamos que a emissão do certificado de conclusão da Pós-Graduação ficará condicionada ao cumprimento do item acima.

DA REFERENCIA BIBLIOGRÁFICATratado de Endoscopia Ginecológica – Cirurgia Minimamente invasiva. Crispi

C., Oliveira FM., Damian Jr.JC., Oliveira MAP, Ribeiro PAG. Editora Revinter (2012).

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSOUma queixa frequente dos alunos é que os membros das bancas examinado-

ras “desperdiçam” boa parte de seu tempo enumerando erros no formato ou na lin-guagem das monografias.

Não há dúvida de que o conteúdo da monografia, sua metodologia, seus resul-tados e conclusões interessam mais ao leitor do que a sua forma. No entanto, o for-mato é muito importante, na medida em que ele corresponde ao veículo que permite a apresentação clara do conteúdo.

O objetivo das informações que se seguem é ajudar o aluno a redigir sua mono-grafia. Todo Corpo Docente da Pós-graduação e a Comissão de Trabalhos Científicos estão à disposição para prestar maiores esclarecimentos.

Page 7: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

7

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

REG

IMEN

TO IN

TER

NO

NORMAS GERAIS PARA O FORMATO OFICIAL DE MONOGRAFIAS

uO papel: deve ser A4;

vO tipo da fonte: deve ser Arial ou Times New Roman, tamanho 12;

wO tipo da fonte: deve ser mantido nas notas de rodapé, mas o tamanho nestas deve ser reduzido para 10;

xPáginas Preliminares: a seção de páginas preliminares é composta pelos se-guintes itens:

a . CAPA DURA (Opcional) b . CAPA (Encadernação espiral)

c . FOLHA DE ROSTO: d . FOLHA DE APROVAÇÃO:

SUPREMA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

TÍTULO MONOGRAFIA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 14)

NOME DO(A) AUTOR(A) (Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

RIO DE JANEIRO(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

MÊS / ANO DA DEFESA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

SUPREMA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

TÍTULO MONOGRAFIA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 14)

NOME DO(A) AUTOR(A) (Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

Monografia apresentada à Pós-Graduação em Videoendoscopia Ginecológica, como par-te dos requisitos para obtenção do título de Pós-graduando (a) em [Videohisteroscopia ou Videolaparoscopia]

NOME DO ORIENTADOR (A) RIO DE JANEIRO

MÊS / ANO DA DEFESA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

SUPREMA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

TÍTULO MONOGRAFIA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 14)

NOME DO(A) AUTOR(A) NOME DO ORIENTADOR (A)

(Fonte Arial ou Times New Roman / Negrito / Corpo 12)

Monografia apresentada à Pós-Graduação em Video-endoscopia Ginecológica, como parte dos requisitos para obtenção do título de Pós-graduando (a) em [Videohisteroscopia ou Videolaparoscopia]

Aprovada em ...... de .......................... de .......Banca Examinadora

Nome completo do professor convidado

Nome completo do professor convidado

RIO DE JANEIROMÊS / ANO DA DEFESA

(Fonte Arial ou Times New Roman / Negrito / Corpo 12)

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS - FESO

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS - UNIFESO

DIRETORIA DE PÓS -RADUAÇÃO, PESQUISAA E EXTENSÃO - DPPE

(Fonte Arial ou Times New Roman / Negrito / Corpo 12)

TÍTULO MONOGRAFIA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 14)

NOME DO(A) AUTOR(A) (Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

RIO DE JANEIRO(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

MÊS / ANO DA DEFESA(Fonte Arial ou Times New Roman /

Negrito / Corpo 12)

Page 8: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

8

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

REG

IMEN

TO IN

TER

NO

e . DEDICATÓRIA: É opcional. É uma breve homenagem. Não é preciso identifi-car a pessoa a quem o trabalho é dedicado (exemplo: “Ao João”).

f . AGRADECIMENTOS: É um elemento textual opcional. Entretanto, é recomendável que o autor registre aqui os agradecimentos ao(s) orienta-dor(es), à banca examinadora, aos professores da pós-Graduação e àqueles que colaboraram para a feitura da monografia.

g . LiSTA DE SIGLAS, ABREVIATURAS, QUADROS, TABELAS, FIGURAS: São tam-bém elementos opcionais. Contudo, sugere-se ao aluno, casosua monografia possua muitas siglas, que introduza a lista, uma vezque as bancas tendem a cobrá-las. A lista de abreviaturas ou siglas deve obedecer à relação al-fabética. A sigla é seguida do nome correspondente escrito por extenso. A lista de ilustrações deve seguir a ordem na qual elas aparecem no texto, indicando-se o número das páginas aonde se encontrar. A lista de símbolos deve seguir a ordem em que aparecem no texto com o seu devido significado explicitado..

h . RESUMO: O resumo deve ser escrito em português e conter: I) Objetivos; II) Materiais e métodos (ou metodologia); III) Resultados. O resumo não deve ultrapassar uma página, sugerindo-se que abarque cerca de 500 palavras. Abaixo dele devem aparecer palavras-chave.

i . ABSTRACT: É obrigatória a redação do resumo em inglês. Abaixo dele devem aparecer as Key-words.

j . EPÍGRAFE: É opcional. É uma citação que antecede o texto. Não requer o emprego de itálico, aspas ou sublinhado, mas é obrigatoriamente seguida do nome do autor e, se possível, da obra, que deve vir em itálico ou entre aspas, com o ano de sua autoria.

ELEMENTOS TEXTUAIS Pelo regulamento da Pós-graduação, a monografia poderá assumir o formato

de artigos científicosde revisão como, por exemplo, os da revista Femina. Cabe es-clarecer, contudo, que o tipo de formato escolhido não exime o aluno de apresentar em seu texto os elementos que compõem um trabalho acadêmico, isto é: a apresen-tação e a justificativa do temaescolhido; os objetivos; os referenciais teóricos sobre os quais se apoia; as hipóteses e/ou pressupostos; a maneira como os dados foram coletados e analisados; os resultados e sua discussão e, finalmente, as conclusões atingidas e o tipo de recomendações que merecem serem feitas. De um modo geral e esquematicamente pode-se dizer que os elementos textuais abrangem:

a. Introdução;

b. Desenvolvimento (no formato de uma coletânea de artigos);

c. Conclusão ou considerações finais. A seguir, listamos algumas observações pertinentes a aspectos importantes dos elementos textuais:

ABREVIATURAS E SIGLAS

Conforme já foi dito, fazer uma lista delas é opcional, porémaconselhável. To-davia, é obrigatório que quando elas apareçam pela primeira vez, em qualquer dos elementos componentes da monografia, sejam escritas por extenso, pondo-se a re-spectiva sigla entre parênteses. Se, por exemplo, logo na introdução o aluno se refere à definição de saúde da OMS, ele deve escrever: “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)...”. A partir daí poderá usar “OMS” no restante do texto.

Page 9: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

9

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

REG

IMEN

TO IN

TER

NO

ILUSTRAÇÕES E FIGURAS

Refere-se a fotos, gráficos, esquemas, desenhos, fluxogramas, organogramas e etc. Qualquer que seja o tipo, a identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra “figura”, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto (algar-ismos arábicos), do respectivo título e ou legenda. É preciso sempre mostrar a fonte de onde foram retiradas e, caso sejam elas adaptadas, é também necessário apontar esse fato.

TABELAS

Todas devem ser numeradas de forma independente e consecutivamente, en-cabeçadas pelo título precedido da palavra “tabela” e de seu número em algarismos arábicos. Tal como as ilustrações e figuras há que se fazer referência às fontes de onde foram retiradas. Estas fontes devem vir enunciadas abaixo das tabelas. Quando uma tabela não couber numa página deve ser continuada na página seguinte. Neste caso não pode ser delimitada por traço horizontal na parte inferior, sendo o título e o cabeçalho repetidos na folha seguinte.

Tabela 1 • ABORDAGEM CIRúRGICA DOS ENDOMETRIOMAS

Cirurgia Tamanho Idade da Paciente Taxa de Gravidez

Aspiração < 3 cm 35 anos 30%

Cistectomia > 3 cm 35 anos 50%

Fonte- exemplo fictício

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAISa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Seguir as regras preconizadas pela revista

Femina.

b. APÊNDICES: Constituem um texto ou documento elaborado pelo próprio au-tor(a) da monografia com a finalidade de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do texto.

c. ANEXOS: São textos ou documentos não elaborados pelo autor, servindo de fundamentação, comprovação e ilustração do argumento levantado. Por ex-emplo: Anexo A ou 1 – Juramento de Hipócrates. .

uCONSIDERAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O TRABALHO: Na elaboração do trabalho de conclusão do curso, o aluno contará com um professor super-visor desde a escolha do tema e do respectivo orientador até o encaminham-ento do trabalho à banca examinadora.

DA FREQUÊNCIAFALTA REPROVA, por isso, será obrigatória a assinatura na lista de presença

nas aulas teóricas e nas práticas. O aluno que deixar de assinar a freqüência da estação receberá FALTA. O aluno que tiver mais de 25% de falta nas estações duran-te o ano estará reprovado. A cada uma das 5 estações (histeroscopia ambulatorial, centro cirúrgico, inanimado, veterinária e videodiscussão), em cada Módulo, o Staff deve marcar se o aluno foi pontual (até 15 min de atraso) e o desempenho do aluno através de conceitos (A - ótimo,B - bom ou C - regular). O atraso (mais de 15min) já

Page 10: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

10

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

REG

IMEN

TO IN

TER

NO

não permite Conceito A. O Aluno que no módulo tiver pelo menos três conceitos A e nenhum C (ou seja três A e pelo menos dois B) ganham 1 ponto de bônus na nota do pré-teste (se a nota passar de 10, o resto é descartado). Caso ele tenha pelo menos três conceitos A e um B (ou seja três A e pelo menos um B) o aluno recebe 0,5 ponto de bônus na nota do pré-teste (se a nota passar de 10, o resto é descartado). Outras configurações de conceitos não dão direito à bônus. Os conceitos também servem para acompanhamento do aluno ao longo do curso.

DO PAGAMENTOO vencimento da mensalidade será sempre no dia 05 de cada mês. Após esse

prazo poderá ser cobrada uma multa de 10%, à critério da administração.

DO TRANCAMENTO DE MATRÍCULAO aluno que por qualquer motivo, quiser trancar sua matrícula ou desistir do

curso, dO aluno que por qualquer motivo, quiser trancar sua matrícula ou desistir do curso, deverá comunicar por escrito a secretária da pós-graduação a sua decisão. Terá direito ao crédito acadêmico cumprido, em caso de reingresso, no prazo máximo de um ano a contar da data de seu desligamento.

NOME DO CURSO

NOME DO CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em Endoscopia Ginecológica

ÁREA: Ciências da Saúde (40000001).

SUBÁREA: Medicina III – Ginecologia/Obstetrícia (40101150).

PúBLICO-ALVO: Médico Ginecologista/Obstetra com pelo menos dois anos de formado.

PERÍODO DE FUNCIONAMENTO: Março de 2016 a Fevereiro de 2017.

DATA DE INÍCIO DA TURMA: Março de 2016.

LOCAL DE FUNCIONAMENTO: SUPREMA

MODALIDADE: Presencial.

TURNO: Integral

PERIODICIDADE: Uma vez ao mês, quinta, sexta-feira e sábado.

Page 11: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

11

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

STAF

F

DIRETORES

GESTOR • Claudio Crispi • 99986-2743 • [email protected]

CIENTÍFICO • Marco Aurelio P. Oliveira

• 99987-5843 • [email protected]

HANDS-ON • Flavio Malcher

• 99323-7043 • [email protected]

COORDENADORES

INTERINSTITUCIONAL • Carlos Romualdo Gama

• 98514-3891 • [email protected]

HISTEROSCOPIA AMBULATORIAL • Claudio Moura

• 99333-3385 • [email protected]

PRODUÇÃO CIENTÍFICA • José Anacleto Jr.

• 99169-4599 • [email protected]

HISTEROSCOPIA CIRÚRGICA • Luiz Carlos da S. Santos

• 99111-0364 • [email protected]

VIVO LAB • Paulo Reis

• 99943-8378 • [email protected]

FELLOWS • Raquel P. Dibi

• (51) 99933-1294 • [email protected]

MULTIMÍDIA • Thiago Dantas

• 99628-4104 • thiago_dantas @terra.com.br

SIMULADORE • Thiers Soares

• 99715-5856 • thiersoares @ig.com.br

Page 12: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

12

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

STAF

F CORPO DOCENTE

• Alessandra Evangelista • (21) 98747-8080 • [email protected]

• Alexandre Pitorri • [11) 98584-0454 • [email protected]

• Alice Brandão • [21) 99603-5382 • [email protected]

• Bruno Savoia • [21) 99616-7788 • [email protected]

• Carla Vanin • (51)99962-8061 • [email protected]

• Carolina Resende • (11) 97446-8160 • [email protected]

• Claudia Joaquim • (21) 99761-6444 • [email protected]

• Claudia Lunardi • [21) 99978-9281 • [email protected]

• Dirceu Crispi Filho • (21) 99947-2560 • [email protected]

• Eduardo Loyola • (24) 99956-0358 • [email protected]

• Fernanda Godoy • (21) 98728-0363 • [email protected]

• Fernando Mendes • [21) 99249-4426 • [email protected]

• Gisele Ozom • (21) 98293-4286 • [email protected]

• Gustavo Gama • [21) 98919-7674 • [email protected]

• Karen Panisset • (XX) 97833-5430 • [email protected]

• Karin Kneipp • (27) 99961-1115 • [email protected]

• Leon Cardeman • (21) 99333-2318 • [email protected]

• Lilian Aragão • (21) 98276-1878 • [email protected]

• Luana Melo • [21) 99365-9703 • [email protected]

• Lucia Cunegatto • [21) 97606-8827 • [email protected]

• Marco Banal • (24) 99226-6400 • [email protected]

• Nucélio Lemos • (11) 3167-2928 • [email protected]

• Pietro Balthar • (21) 98171-1150 • [email protected]

• Renata Marques • (21) 98825-1610 • [email protected]

• Yulo Césare • (27) 99795-9988

INSTRUMENTADORAS

• Anna Maria Freire • (XX) 99435-9727 • [email protected]

• Anne Costa • (21) 78974059

• Mônica Landim • 99887-5518 • [email protected]

• Roseli Sales • 99926-9450 • [email protected]

• Valdecira A.Souza • 99802-5864 • [email protected]

ADMINISTRATIVO

• Gisele Almeida • (21) 99681-3357 • [email protected]

• Juliana Dias • (21) 99672-0602 • [email protected]

• Liliane André • (21) 99011-7217 • [email protected]

• Luiz Fernando Salzano • 99886-1701 • [email protected]

• Roberta Aparecida • (21) 98319-3206 • [email protected]

www.endoscopiaginecologica.com.br

Facebook – Oficial

Pós-Graduação em Endoscopia Ginecológica

Page 13: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

13

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

10 de março • quinta-feira 09:00 - 12:00h Apresentação do Curso

12:00 - 13:30h Almoço

13:30 - 18:00h Demonstrações de Procedimentos Endoscópicos

20:30 - 22:30h Jantar de Confraternização

11 de março • sexta-feira08:00 - 08:30h Técnica do exame VH e principais complicações 08:30 - 9:00h Anatomia da parede abdominal, punções e inventário da

cavidade 09:00 - 09:30h Eletrocirugia básica 09:30 - 10:00h Anestesia em VL e repercussão do pneumoperitônio10:00 -10:15h Coffee Break 10:30 - 11:45h Sessão interativa: Preparo da paciente e ambiente 30 min VL 30 min VH 15 min Discussão & dúvidas 11:45 - 12:30h Anatomia aplicada do retroperitônio e pelve12:30 - 14:00h Almoço 14:00 - 14:30h VH do endométrio normal (fases do ciclo) 14:30 - 14:45h Discussão & dúvidas

Objetivos:• Etapasdoexame(vaginoscopia,cervicoscopia,avaliaçãodacavidade).Aprenderarealizar

as principais manobras para atingir a cavidade uterina e o manejo nas dificuldades técni-cas (estenoses, flexões acentuadas, colos estenosados, sangramento, incompetência cer-vical...).Comoescolheromeiodedistensão.Pressõesefluxosnecessáriospararealizaçãodoexame.Comominimizaradorduranteoexameeseutratamento.Comoidentificaretratarasreaçõesvagais.Técnicasdecoletadematerialparabiópsia.Comoprevenir,iden-tificaretratarasprincipaiscomplicações.• Conheceramusculaturaantero-lateraldaparedeabdominal.Conhecera vascularizaçãoe inervaçãodparedeabdominal.Reconhecera importânciadospontosanatômicosparamaiorsegurançanosprocedimentosvideolaparoscópico.Conhecerasdiferentestécnicasusadasparaofechamentodaparedeabdominal.Identificarquandoénecessárioousodetelasequaissuasdesvantagensecomplicações.Conhecerosmétodosealternativasdeprimeirapunção.Entenderquaisaspossibilidadesdelocalizaçãodaspunçõesacessórias.Conhecerascomplicaçõesrelacionasàspunções.Entenderarotinadeinventáriodacavi-dadeabdominalepélvicaereconhecersuaimportância.• Conhecerasbasesdaeletrocirurgia.

Básico I10 a 12 de Março de 2016

Mód

ulo

Bás

ico

I

Page 14: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

14

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

• Conhecerosrequisitosbásicosdesegurançaparaanestesiaemvideolaparoscopia.Con-hecer os princípios básicos anestésicos. Entender a fisiologia do pneumoperitônio comsuasrepercussõesnosdiversossistemas.Reconhecercomplicaçõeseseustratamentos.Reconheceraimportânciadainteraçãocirurgião/anestesista.• Daraoalunonoçõesdetodoambienteparamelhorergonomianarealizaçãodosprocedi-mentoshisteroscópicosvisandotambémasuamaiorsegurança.Oposicionamentodapa-cientedeformaadequadanamesadeexameéfundamentalpararealizaçãodoexamecomsegurançaparapaciente,equipeeparaoequipamento.• Daraoalunonoçõesdetodoambienteparamelhorergonomianarealizaçãodosproced-imentos laparoscópicos visando também a suamaior segurança. O posicionamento dapacienteedaequipedeformaadequadanamesaesaladecirurgiapararealizaçãodosprocedimentoscomomáximodesegurança.• Reveraanatomiapélvica,comespecialinteressenasestruturasretroperitoneais.Entenderaimportânciadoconhecimentodosplanosanatômicosedosespaçospélvicosduranteacirurgia• Identificarasdiferençasnaglândula,coloração,espessura,vascularização,muco,formadacavidadeeóstiostubáriosnasdiferentesfasesdessasetapasdociclo.

14:45h - 18:00h Material&equipamento 30 min RACK-imagem&iluminação 30 min RACK-distensão 30 min Material para VL16:15 - 16:30 Coffee Break 30 min Material para VH 30 min Limpeza e Esterilização do Material 30 min Discussão & dúvidas

Objetivos: • Entenderomecanismoformaçãoda imagemanalógicaedigital.Diferenciarosmodelosdecâmeras analógico e digital. Entender a diferença de qualidade de imagem dosmonitoresanalógicosedigital.Compatibilizaramicrocâmeraaomonitor.• Conhecereentenderossistemasdeiluminação.• Diferenciarmeiosdedistensãoeletrolíticosenão-eletrolíticosvs.meiosdealtaebaixaviscosi-dade.Vantagensedesvantagensdemeiolíquidoegasoso.Indicaçõesecontra-indicaçõesparautilizaçãodecadameiodedistensão.• Reconhecerascaracterísticasbásicas&distintasdosinstrumentosVL.Conhecerasaplicaçõesnapráticadosprincipaisinstrumentais.Identificaroinstrumentalmínimoparaosprocedimen-tos.• Conhecereentendercaracterísticasbásicas&distintasdosinstrumentosvideo-histeroscópi-cos.Conhecerasaplicaçõesnapráticadosprincipaisinstrumentais• Entenderosprocessosdelimpezacomsuasetapaseprodutosutilizados(tiposágua,deter-gentesenzimáticos,removedoresdecrostas,lubrificantes,lavadorasultrassônicas).Entenderquandousardesinfecçãoeesterilizaçãonosmateriais(ótica,pinçasecamisas).Entenderosdiferentestiposdemétodosdeesterilizaçãoquímicaefísica.Entenderosdiferentestiposdeembalagemeguardadosmateriais.FicarcientedasúltimasnormativasdaANVISA.

Mód

ulo

Bás

ico

I

Page 15: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

15

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

12 de março • sábadoMANHÃ GrupoA(Inanimado) GrupoB(Veterinária)

TARDE GrupoB(Inanimado) GrupoA(Veterinária)

Objetivos:• Etapasdoexame(vaginoscopia,cervicoscopia,avaliaçãodacavidade).Aprenderarealizar

as principais manobras para atingir a cavidade uterina e o manejo nas dificuldades técni-cas (estenoses, flexões acentuadas, colos estenosados, sangramento, incompetência cer-vical...).Comoescolheromeiodedistensão.Pressõesefluxosnecessáriospararealizaçãodoexame.Comominimizaradorduranteoexameeseutratamento.Comoidentificaretratarasreaçõesvagais.Técnicasdecoletadematerialparabiópsia.Comoprevenir,iden-tificaretratarasprincipaiscomplicações.

• Conheceramusculaturaantero-lateraldaparedeabdominal.Conhecera vascularizaçãoe inervaçãodparedeabdominal.Reconhecera importânciadospontosanatômicosparamaiorsegurançanosprocedimentosvideolaparoscópico.Conhecerasdiferentestécnicasusadasparaofechamentodaparedeabdominal.Identificarquandoénecessárioousodetelasequaissuasdesvantagensecomplicações.Conhecerosmétodosealternativasdeprimeirapunção.Entenderquaisaspossibilidadesdelocalizaçãodaspunçõesacessórias.Conhecerascomplicaçõesrelacionasàspunções.Entenderarotinadeinventáriodacavi-dadeabdominalepélvicaereconhecersuaimportância.

• Conhecerasbasesdaeletrocirurgia.

• Conhecerosrequisitosbásicosdesegurançaparaanestesiaemvideolaparoscopia.Con-hecer os princípios básicos anestésicos. Entender a fisiologia do pneumoperitônio comsuasrepercussõesnosdiversossistemas.Reconhecercomplicaçõeseseustratamentos.Reconheceraimportânciadainteraçãocirurgião/anestesista.

• Daraoalunonoçõesdetodoambienteparamelhorergonomianarealizaçãodosprocedi-mentoshisteroscópicosvisandotambémasuamaiorsegurança.Oposicionamentodapa-cientedeformaadequadanamesadeexameéfundamentalpararealizaçãodoexamecomsegurançaparapaciente,equipeeparaoequipamento.

• Daraoalunonoçõesdetodoambienteparamelhorergonomianarealizaçãodosproced-imentos laparoscópicos visando também a suamaior segurança. O posicionamento dapacienteedaequipedeformaadequadanamesaesaladecirurgiapararealizaçãodosprocedimentoscomomáximodesegurança.

• Reveraanatomiapélvica,comespecialinteressenasestruturasretroperitoneais.Entenderaimportânciadoconhecimentodosplanosanatômicosedosespaçospélvicosduranteacirurgia

• Identificarasdiferençasnaglândula,coloração,espessura,vascularização,muco,formadacavidadeeóstiostubáriosnasdiferentesfasesdessasetapasdociclo.

Mód

ulo

Bás

ico

I

Page 16: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

16

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

14 de abril • quinta-feira

18:00 - 18:30h Pré-teste

18:30 - 19:00h Embriologia dos órgãos pélvicos

19:00 - 20:00h Monografia

Objetivo:

• Rever a embiologia do trato genitourinário. Reconhecer as etapasmais importantes daembriogênese.Identificaraimportânciadacorrelaçãodosdefeitosdaembriogênesecomdeterminadasdoençasginecológicas.

15 de abril • sexta-feira

18:00 - 19:00h Uso de drenos e retirada de peças

20 min Tiposdedrenosabdominaisequandousá-los?

20 min Retiradadepeças(incluindomorcelador)efechamento

20 min Quiz e discussão

Objetivos:

• CConhecerosprincipaistiposdedrenosusadasemcirurgia.Reconheceremquesituaçõesosdrenosdevemdefatoserusados.

• Conhecerasprincipaistécnicasderetiradasdepeçasdacavidadepélvicausadasemciru-rgialaparoscópica.Reconhecera importânciadofechamentoadequadodosportaisparaevitarcomplicaçõesemcurtoelongoprazo.

19:00 - 20:00h Monografia

Objetivo:

• DaraoalunonoçõesdacomoestruturarumamonografiaemseuformatobásicoparasuaapresentaçãodoTCC.

Básico II14 a 16 de abril de 2016

Mód

ulo

Bás

ico

II

Page 17: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

17

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

16 de abril • sábado13:30 - 14:00 VH da Endocervice e Endométrio normais

10 min Endocervice normal

10 min EndométrionormalII

10 min Quiz e discussão

14:00 - 14:30 Histeroscopia no diagnóstico e tratamento das lesões benignas do canal cervical

14:30 - 14:45h Coffee-break

14:45 - 16:00h Pólipo endometrial

20 min Diagnóstico, fatores de risco e classificação

20 min Polipectomiasempreouemcasosselecionados?

20 min Tratamento:técnicashisteroscópicas

15 min Discussão

Objetivos:

• IIdentificarascaracterísticashisteroscópicasdastrêsporçõesdocanalquantocriptas,pa-pila,muco,vascularizaçãoerelacionarcomstatushormonal.Conhecerostiposcelularesquecompõeoepitélioglandularendocervical.Conseguiridentificaromucocervicalcomdiferentestiposdemeiodedistensão.

• Diferenciarepitélioglandulardeescamoso.Identificarepitéliodereparaçãonocolouteri-no.Capacitarentendimentodedescriçãodelaudoshisptopatológicosdoendométrionor-mal.

• Conhecerasprincipaispatologiasqueacometemocanal:inflamatório,tumoral,hormonale traumático

• Saberindicartratamentodaspatologiasbenignasdocanalequaisopçõesdeinstrumentalaserutilizado.

• Saberascaracterísticashisteroscópicasdosdiferentespólipos.Saberdiferenciarhiperpla-siafocal,hiperplasiapolipoideepolipose.Saberasdiferençasentrepólipoemioma.Saberasdiferentestécnicascirúrgicasparaopólipo.

• Saberquandosuspeitardemalignidadeemumpólipo.Conheceraclassificaçãohistopa-tológica.Saberquandoindicarpolipectomia.

Mód

ulo

Bás

ico

II

Page 18: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

18

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

19 de maio • quinta-feira

18:00 - 18:30h Pré-teste

18:30 - 19:00h EletrocirurgiaII

19:00 - 19:30h Seladores Bipolares em Laparoscopia

19:30 - 20:00h Bisturi Harmônico

Objetivos:

• Conhecerostiposeasindicaçõesdousodasdiversasformasdeenergiasusadasemvid-eocirrugia.energia.

• Entenderousocorretodosdiversosmeiosdeenergiausadosemvideocirurgia.Entendercomoocorremascomplicaçõesecomopreveni-las.

• Saberomecanismodeaçãodosbisturisharmônicosesuautilidadenaendoscopiagine-cológica.

20 de maio • sexta-feira18:00 - 20:00h Suturas

20 min FiosdeSuturas

20 min Ergonomia da Sutura

20 min Nósinternos

20 min Nósexternos

20 min Suturasmecânicas

20 min Quiz e discussão

Objetivos:

• Conhecerosdiferentestiposdefios.Discernirsobrequal fioutilizardeacordocomseudiâmetro,estruturaematerial

• Aprenderocorretainteraçãoentreoposicionamentoadequadodapaciente,doinstrumen-talutilizadoedocirurgiãoduranteasuturalaparoscópicatornando-afactívelemaiseficaz.

• Aprenderosdiferentesnósaseremutilizados.Aprenderatécnicanecessáriacomocor-retoposicionamentodoinstrumentalduranteasuturalaparoscópica.Conheceromaterialnecessárioasutura.Aprendertáticasdeposicionamentoemobilizaçãoduranteoatodesutura.

Mód

ulo

Bás

ico

III Energias, Suturas

e Robótica19 a 21 de maio de 2016

Page 19: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

19

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

• Entenderamecânicaenvolvidanaconfecçãodosnósexternos.Conhecercomoconfeccio-narosprincipaistiposdenósexterno.Reconhecerasprincipaisaplicaçõesnacirurgia

• Conhecerdicasquepossamtornarasuturadoalunomaiseficiente.

• Identificarosdiferentestiposdegrampeadores,Discernirsobreanecessidadedesuturaporgrampeamentoeamelhorformadefaze-la.-identificarcomplicaçõespossíveiscomouso do grampeador, sabendo como preveni-las e trata

• Comoutilizar os grampeadoresmecânicosnos procedimentos ginecológicos, suas inid-cações,cuidadosnaaplicação,principaisintercorrênciasecomoresolve-las.

21 de maio • sábado

13:00 - 13:30h RobóticaemGinecologia

13:30 - 14:00h Single-port

14:00 - 14:30h Minilaparoscopia

14:30 - 14:45h Quiz e discussão

14:45 - 15:00h Coffee-break

15:00 - 15:30h Tiposdehemostáticosemecanismodeação

15:30 - 16:00h Energia bipolar em Histeroscopia

Objetivos:

• Conheceroqueécirurgiarobótica.Reconhecerasindicaçõesdacirurgiarobóticaemgine-cologia.Entenderasdesvantagensdacirurgiarobótica.

• Fornecer informaçãodecomosurgiuecomoseencontraarobóticanosdiasdehojenoBrasilenomundo.Qualafilosofiadeseuempregonapráticacirúrgicadiáriaeasexpecta-tivasfuturaparasuautilizaçãonocotidianodoginecologista.

• Entenderasindicaçõeselimitaçõesdosingle-porteminilaparoscopia.Conhecerosequi-pamentoseinstrumentosespecíficos.Entenderatécnicadecadaumdessesprocedimen-toseassuasaplicaçõesnaginecologia.

• Fornecerconhecimentodosmateriaisdisponíveiscomafinalidadehemostática,osseusbenefícioseefeitoscolateraisdiretos, indiretos,precocesetardios,seusmecanismosdeaçãoeamelhorformadeaplicação.

• Adquirirnocõesbásicassobreousodaenergiabipolaremhisteroscopia.

Mód

ulo

Bás

ico

III

Page 20: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

20

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

16 de junho • quinta-feira18:00-18:30h Pré-teste

18:30 - 19:00 FisiopatologiaeimplicaçõesclínicasdaAdenomiose

• OBJETIVO:Conheceraorigemdaadenomiose.Reconhecerosmecanismosdafisiopatolo-giadaadenomioseesuasimplicaçõesclínicas

19:00 - 19:30 FisiopatologiaeimplicaçõesclínicasdoMiomaUterino

• OBJETIVO:Conheceraorigemdosmiomas.Conheceroefeitodoestrogênioedaprogester-onanosmiomas.Saberindicarasdrogaseesquemasterapêuticos

17 de junho • sexta-feira18:30 - 20:00h Tratamento não-cirúrgico dos Miomas e Adenomiose

30 min Naadenomiose

• OBJETIVO:Conheceradiferençadeadenomioseeadenomioma.Saberquandoindicartrata-mentomedicamentosonaadenomiose.Saberaslimitaçõesdecadamétododetratamento.

30 min Nosmiomas

• OBJETIVO:Saberquandoindicarasnovasmodalidadesdetratamentonão-cirúrgicoparamiomas.Saberaslimitaçõesdecadamétododetratamento.

30 min Quiz e discussão

Mioma e Adenomiose

16 a 18 de junho de 2016

Mód

ulo

IV

Page 21: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

21

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

18 de junho • sábado

13:00 - 16:00h Tratamento Cirúrgico dos Miomas e Adenomiose

25 min PapeldahisteroscopiaelaparoscopianotratamentodaAdenomiose

• OBJETIVO:Saberquandoindicarahisteroscopiae/oulaparoscopianotratamentodaade-nomiose.

25 min Tratamentohisteroscópicodosmiomas

• OBJETIVO:Saberquandoindicarmiomectomiahisteroscópicaouabdominal.Conhecerasdiferentestécnicasderessecçãocirúrgicahisteroscópica.

25 min Tratamento laparoscópico dos miomas

• OBJETIVO:Entenderopasso-a-passodatécnicadamiomectomia laparoscópica.Recon-heceraslimitaçõesecomplicações.Conhecerasalternativasàmiomectomia.Conhecerosresultadosdamiomectomia,especialmenteseuimpactonafertilidade.

14:15 - 14:30 Coffee-break

25 min Ligarounãoligarartériasuterinasduranteamiomectomia?

• OBJETIVO:Saberquandoindicaraligaduradosvasosuterinoduranteamiomectomialapa-roscópica.Reconhecerasdiversastécnicasusadasparaaligadura.Conhecerospotenciaisproblemasrelacionadosàligadura.

25 min Histerectomia laparoscópica em úteros volumosos

• OBJETIVO:Entenderopasso-a-passodatécnicadahisterectomialaparoscópicaemúterosvolumosos.Reconheceraslimitaçõesdalaparoscopiaesuascomplicações.

25 min Quiz e discussão

Mód

ulo

IV

Page 22: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

22

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

14 de julho • quinta-feira

18:00 - 18:30h Pré-teste

18:30 - 19:00h FisiopatologiaeclassificaçãodosSUA

19:00 - 19:30h Comoestabelecerodiagnóstico?

19:30 - 20:00 Discussão & dúvidas

Objetivos:

• SaberdiagnosticaroSangramentouterinoanormal.ComotrataroSUA.Quando indicartratamento cirúrgico

• SaberqualamelhorsequênciadeexamesparaestabelecerodiagnósticodeSUA.Con-hecerosprincipaisachadoshisteroscópicosnaspacientescomsangramentouterinoanor-mal.

15 de julho • sexta-feira

18:00 - 20:00h Tratamento do SUA

30 min Tratamentoclínico

30 min Ablação de endométrio

30 min SíndromedoIntravasamento

30 min Quiz e discussão

Objetivos:

• ConhecerquaismedicamentossãoeficazesnotratamentodoSUA.Saberasequenciadeusosdessesmedicamentoseeseusefeitoscolaterais.

• Saberqualopapeldaablaçãoendometrialhisteroscópicaenão-histeroscópicanotrata-mentodoSUA.Quandoindicarablaçãoendometrial.Saberosbenefíciosdecadatécnica.Resultadoesperadoparacadatécnica.Conhecerosequipamentosnecessáriosparacadatécnica.

• Conhecer os principais determinantes da síndrome do intravasamento na cirurgia his-teroscópica e como evitá-la.Mecanismo hidrodinamico do intravasamento.Neurotoxici-dadedaglicinaehiponatremiadilucional.Sobrecargavolemica(overload).Estratégiasparaprevençãoetratamento.

Sangramento Uterino Anormal

14 a 16 de julho de 2016

Mód

ulo

V

Page 23: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

23

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

16 de julho • sábado

13:00 - 16:00h HisterectomiaMinimamenteInvasiva

25 min Histerectomia vaginal

25 min Histerectomia Subtotal laparoscópica

25 min Histerectomia Laparoscópica

14:15 -14:45h Coffee-break

25 min Histerectomia single-port e robótica

25 min Evitando Complicações Urinárias na Histerectomia Laparoscópica

25 min Quiz & discussão

Objetivos:

• Compreender as vantagens e desvantagens da histerectomia total versus histerectomiasubtotal.Entenderasdiferençasnatécnicalaparoscópicaparaarealizaçãodasduastécni-cas.

• Entenderopasso-a-passodasdiversastécnicasdehisterectomiaminimamenteinvasivas.Reconheceraslimitaçõesecomplicações.Entenderquandofazersalpingectomiaouoo-forectomiaassociadas.

Mód

ulo

V

Page 24: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

24

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

24 de agosto • quinta-feira

18:00 - 19:30h IPROVÃO

19:30 - 20:00h Discussão da Prova

25 de agosto • sexta-feira18:00 - 20:00h Tratamento Laparoscópico das Massas Anexiais

25 min Avaliação das massas anexiais

25 min Salpingectomiaeletiva-Indicaçõesetécnicas

25 min Ooforoplastia eletiva - indicações e técnicas

25 min Ooforectomia eletiva - indicações e técnicas

20 min Quiz e discussão

Objetivos:

• EEntenderoquadroclíniconaspacientescommassasanexiais.Conhecerosmaisimpor-tantesexamescomplementaresparainvestigaçãodasmassasanexiais.Capacitaroalunoaconduziradequadamentepacientescommassasanexiais.

• Entenderasdiversastécnicaspararealizaçãodassalpingectomiaseooforoplastiaslapa-roscópicas.Entenderasdiversastécnicaspararealizaçãodasooforectomiaslaparoscópi-casemdoençasbenignas.

Massas anexiais, Malformações e

Amenorreia24 a 26 de agosto de 2016

Mód

ulo

VI

Page 25: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

25

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

26 de agosto • sábado13:00 - 13:30 Definição e Classificação das Amenorreias

13:30 - 14:30 O papel da VH e VL nas malformações uterinas

20 min Papel da VH

20 min Papel da VL

20 min Quiz e discussão

14:30 - 14:45 Coffee break

14:45 - 16:00 AlteraçõesEndometriais(Miscelânea)

20 min Endometrites

20 min Sinéquiasuterinas

20 min Metaplasiaóssea,Cicatrizhipertróficadecesarianaecorpoestranho

15 min Discussão & dúvidas

Objetivos:

• Conhecerasprinicipaiscausasdeamenorreiaesuaclassificação.

• Saberopapeleaslimitaçõesdahisteroscopiaparadiagnósticodasmalformaçõesuterinas.

• Quandoindicarlaparoscopiaeconhecerastécnicaseinstrumentaispararealizaçãodosdifer-entestiposdeprocedimentos.Saberoresultadodotratamentoeprognóstico.

• Conhecerastécnicasdetratamentoeinstrumentaiscirúrgicosparalisedesinéquias.Sabercomoequandoindicarcontroledoprocedimentoper-operatório.

• ConhecerafisiopatologiaeConhecerasdiferentesformasdeapresentaçãoclínicadametapla-siaóssea.Saberosachadoshisteroscópicos.

• Conhecerosprincipaiscorposestranhospossíveisdediagnósticoetratamentohisteroscópico.

• Conhecer o quadro clínico. Saber identificar as diferentes formas de apresentação na his-teroscopia.Saberindicarotratamentohisteroscópico.

• Conheceras fasesclínicasdaendometritecomdiferentes imagenshisteroscópicas.Recon-hecerosagentesetiológicosresponsáveispelapatologia.Saberconduzirotratamentoeacom-panhamento.

Mód

ulo

VI

Page 26: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

26

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

15 de setembro • quinta-feira

18:00 - 18:30h Pré-teste

18:30 - 19:00h FisiopatologiadaEndometriose

19:00 - 19:30 Quadroclínico-Endometriose

19:30 - 20:00h Discussão & dúvidas

Objetivos:

• Compreenderosmecanismosenvolvidosnagênesedadoença.Compreenderasalteraçõesimunológicas, genéticase celularesenvolvidas.Compreenderos fatoresambientais en-volvidosnodesenvolvimentodasformasperitoneais,ovarianaeprofunda.Entenderasdif-erentesclassificaçõesparaestadiamentoesuasaplicaçõesnaprática.

• Entenderovalordaanamnese.Reconheceroatrasonodiagnosticoeseuimpactonaqual-idadedevidadapaciente.Reconhecerovalordoexamefísico.Entenderaimportância,in-terpretaçãoevalidadeosexamescomplementares.Entenderquandoindicaralaparosco-piaparaauxíliododiagnóstico.

16 de setembro • sexta-feira

18:00 - 20:00h DiagnósticoeTratamentoClínico

30 min Exames complementares na investigação da endometriose

30 min Tratamentoclínicodaendometriose

30 min Papel da laparoscopia no diagnóstico da endometriose e tratamento da endometriose peritoneal

30 min Quiz e discussão

Objetivos:

• Entenderoracionaldotratamento.Conhecerasmedicaçõesdisponíveis.Entenderosme-canismosdeaçãonocontroledossintomas.Compreenderquandousarmedicaçõesnopréepósoperatório.Compreendercomoprevenirarecidiva.

• Reconhecerasdiferentesformasdaendometrioseperitoneal.Correlacionarodignósticovisualcomoanátomopatológico.Entenderasdiferentestécnicasparaotratamento.Con-hecerasevidênciasobreosucessonolongoprazonaspacientesinférteise/oucomdor.

Endometriose15 a 17 de setembro de 2016

Mód

ulo

VII

Page 27: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

27

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

17 de setembro • sábado 13:00 - 16:00h Tratamento cirúrgico do endometrioma de ovário e da

Endometriose infiltrativa

25 min Endometrioma de ovário

25 min Endometriose de vias urinárias

25 min EndometrioseIntestinal

14:15 - 14:45h Coffee-break

25 min Endometrioseparametrialeassoalho

25 min TratamentodaEndometrioseRecorrent/Persistente

25 min Quiz e discussão

Objetivos:

• Reconhecerasdiferentesformasdaendometriosedeovário.Entenderasdiferentestécni-casparaotratamento.Conhecerasevidênciasobreosucessonolongoprazonaspacientesinférteise/oucomdor.

• Reconhecerosprincipaislocaisafetados.Conhecerossinaisesintomasespecíficos.En-tenderaindicaçãodotratamentocirúrgico.Compreendercomoéfeitaaavaliaçãopré-op-eratória.Conhecerosresultadosnocontroledadoredarecidiva.Reconheceropotencialdecomplicaçõesdotratamentocirúrgico.

• Entenderomaiorpotencialdecomplicaçõesdasanastomosesbaixas.Compreenderapos-sibilidadedemaioresriscosnasressecçõesconjuntasdevaginaereto.Entenderastáticascirúrgicasempregadasparaminimizaraocorrênciadefístulasretovaginaisedeiscênciasdeanastomose.

• Definiraendometrioseparametrialedoassoalhopélvico,quaisasmelhorestáticasparasuaabordagem,principaisintrecorrênciasecomoevitá-las.

• Definirrecorrênciasedoençaresidual,medidasparaevitá-las.Comoacompanhardema-neiraeficientediminuindooriscoparapaciente.

Mód

ulo

VII

Page 28: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

28

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

20 de outubro • quinta-feira18:00 - 18:30h Pré-teste

18:30 - 18:55h EstadiamentoCâncerdeColo

18:55 - 19:20h EstadiamentoCâncerdeEndométrio

19:20 - 19:45h EstadiamentoCâncerdeOvário

19:45 - 20:00h Discussão & dúvidas

Objetivo:

• Atualizaçãodosestadiamentosdoscânceresginecológicoseprotocolosdetratamento.

21 de outubro • sexta-feira18:00 - 20:00h Doença pré-maligna do endométrio

30 min Aspectoshistopatológicos

30 min AspectosVideohisteroscópicos

30 min Eficácia do Tratamento Hormonal

30 min Quiz e discussão

Objetivos:

• CConheceraclassificaçãodashiperplasias.Saberasprincipaisdiferençasentreasdrogasutilizadasnotratamentodashiperplasias.Aprendercomorealizarcontroledecura.Indi-caçõesecontra-indicaçõesdotratamentocirúrgicoconservador.

• Reconheceropapeldiagnósticodahisteroscopianaspatologiaspré-malignasemalignasdocanal.Conheceraslimitaçõesdahisteroscopianodiagnósticodashiperplasias.Saberindicarotipodebiópsiamaisadequada.Saberasdiferentesformasdeapresentaçãodashiperplasiasnahisteroscopia.

• Conheceraeficáciadotratamentomedicamentosonashiperplasiasdoendométrio.

Oncologia20 a 22 de outubro de 2016

Mód

ulo

VIII

Page 29: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

29

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

22 de outubro • sábado

13:00 - 16:00h OncologiaginecológicaMinimamenteInvasiva

25 min Linfadenectomiapélvicaepara-aótica:quandovaleapenafazer?

25 min Colo uterino

25 min Corpo uterino

14:15 - 14:45h Coffee-break

25 min Tuba e Ovário

25 min PrincipiosdaRadioeQuinioterapia

25 min Quiz e discussão

Objetivos:

• Entenderaproblemáticadarealizaçãodalinfadenectomianoginecológico.Compreenderasevidênciasatuaisemrelaçãoàlinfadenectomianocâncerginecológico.

• Conhecer os principais tipos de câncer de colo. Reconhecer as táticas cirúrgicas lapa-roscópicasparaotratamentodaCAdecolo.Reconheceropapeldacirurgiaeopapeldaquimioradioterapia.

• Conhecerosprincipais tiposdecâncerdeendométrio.Entendera sequênciabásicadi-agnóstica.Reconhecer as táticas cirúrgicas laparoscópicas para o tratamento daCA deendométrio.

• Conhecerosprincipaistiposdecâncerdeovárioetuba.Identificaroscasosquepodemsebeneficiarda laparoscopia.Reconheceras táticascirúrgicas laparoscópicasparao trat-amentodaCAdeovárioetuba.Entenderadificuldadedarealizaçãodalaparoscopianostumoresavançados.Compreenderopapeldotratamentoadjuvante.

• Apresentarasprincipaisindicaçõesdestetratamentocomocomplementaçãoaotratamen-tocirúrgico,quandodeveráserutilizadocomotratamentoprimário,quaisosresultadosesperados.Efeitoscolateraiseindesejáveisnapelveecomoresolve-los.

Mód

ulo

VIII

Page 30: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

30

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

24 de novembro • quinta-feira18:00 - 18:30h Pré-Teste

18:30 - 19:00h Investigaçãobásicadocasalinfértil

19:00 - 19:30h SOP: do diagnóstico ao tratamento

19:30 - 20:00h Discussão & dúvidas

Objetivos:

• ConhecernoçõesbásicassobreaInvestigaçãobásicadocasalinfertil.Conhecerasindi-caçõesdahisteroscopianainvestigaçãodainfertilidadefeminina.Papelatualdalaparosco-pia.

• AprendernoçõesgeraissobreaSíndromedeOváriosPolicísticos.

25 de novembro • sexta-feira

18:00 - 20:00h Papel da endoscopia ginecológica no diagnóstico da infertilidade

30 min Laparoscopia

30 min Histerosocopia

30 min Minilaparoscopia, Salpingoscopia e Hidrolaparoscopia transvaginal

30 min Quiz e discussão

Objetivos:

• Conhecerasindicaçõesdalaparoscopiaedahisteroscopianainvestigaçãodainfertiidadefeminina.

• Saberopapelatualdaminilaproscopia,salpingosocpiaehidrolaparoscopianainvestigaçãodainfertiidadefeminina.

Infertilidade24 a 26 de novembro de 2016

Mód

ulo

IX

Page 31: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

31

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

26 de novembro • sábado

13:00-14:00h Infertilidade

20 min Comoinduziraovulação?

20 min Nocõessobrereproduçãoassistida

20 min PapeldaHisteroscopiaCirúrgicanaInfertilidade

20 min PapeldaLaparoscopiaCirúrgicanaInfertilidade

20 min Quiz e discussão

14:00 - 15:00h Coffee Break

15:00 - 16:00h CirurgiaoureproduçãoassistidanaEndometriose?

20 min Pró Cirurgia

20 min PróReproduçãoassistida

20 min Quiz e Discussão

Objetivos:

• Reconhecerasopçõesterapêuticasdebaixacomplexidadeeseusresultadosreprodutivos.Conhecerosdiversastratamentosdebaixacomplexidade, taiscomo:Coitoprogramado,Estimulaçãoovarianacomcitratodeclomifeno,usodemetforminaeInseminaçãointra-uterina.Entenderomanejoadequadodasíndromedehiperestímuloovarianoedagestaçãomúltipla.

• ConhecerosaspectoséticossegundoonovoCódigodeÉticaMédica.Entenderastécnicasde reprodução assistida e detalhar suas indicações: Entender as técnicasmais usadas:inseminaçãointrauterina,FIVconvencional,FIVcommicromanipulaçãodegametas(ICSI),Doaçãodesêmen,Doaçãodeóvuloseúterodesubstituição.

• Saberquandoindicaraabordagemcirúrgicahisteroscópica.SaberopapeldaVHnotrat-amento das principais afecções relacionadas com a infertilidade e as taxas de gravidez pós-tratamento.

• Saberastécnicas,indicaçõeselimitaçõesdecateterismotubário.

• Entender as técnica, indicações e limitações da cirurgias tubárias laparoscópicas, taiscomo:Fimbrioplastia,ReanastomosetubáriaeSalpingostomia.

• Entenderasvantagensedesvantagensdalaparoscopiaoudastécnicasdefertilizaçãoas-sistidanotratamentodainfertilidade.

Mód

ulo

IX

Page 32: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

32

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

8 de dezembro • quinta-feira18:00 - 18:30h Pré-Teste

18:30 - 19:00h InvestigaçãoClínicadaDorPélvicaCrônica

19:00 - 19:30 Uso racional dos medicamentos para controle da Dor Crônica

19:30 - 20:00h Discussão & dúvidas

Objetivos:

• Aprendernoçõesbásicasdecomodeveserfeitaainvestigaçãodamulhercomdorpélvicacrônica.SaberopapeldalaparoscopiaedahisteroscopianaDPC.

• ConhecerasopçõesmedicamentosaseadjuvantesnotratamentonãocirúrgicodaDPCnolongoprazo.Saberosefeitoscolateraisdosprincipaistiposdetratamentoclínico.

9 de dezembro • sexta-feira18:00 - 20:00h Papel da Endoscopia na Dor Pélvica Crônica

30 min Papel da Histeroscopia e da Laparoscopia no diagnóstico

30 min PapeldasaderênciasnaDPCeoqueesperardaLaparoscopianoTratamento

30 min Papel da ablação dos utero-sacros e neurectomia pré-sacra na DPC

30 min Quiz e discussão

Objetivos:

• ConheceremquaissituaçõesalaparoscopiaeahisteroscopiapodemajudarnotratamentodaDPC.Saberaslimitaçõesdeambososprocedimentos.Aprenderarelaçãoentreaderên-ciasedor.Reconheceropapeldalaparoscopianalisedeaderência,ablaçãodosligamen-tosútero-sacroseneurectomiapré-sacra.

Dor Pélvica Crônica e Uroginecologia

8 a 10 de dezembro de 2016

Mód

ulo

X

Page 33: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

33

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

10 de dezembro • sexta-feira

13:00 - 13:30h Mecanismo de continência urinária e neurofisiologia da micção

13:30 - 14:00h ApresentaçõeseclassificaçõesdaIUEedistopias

14:00 - 14:15h Coffee-break

14:15 - 16:00h TratamentodaIUEeDistopiasMinimamenteInvasivo

40 min TratamentoIUEedistopiasporviavaginal

40 min TratamentoIUEeDistopiasporLaparoscopia

25 min Quiz e discussão

Objetivos:

• Conhecerosmecanismosdecontinenciaeincontinênciaurinária.EntendercomofuncionaocontroleneurofisiológicodamicçãoalteraçõesrelacionadasaIUE.

• Conhecer as classificações da iue e prolapso e reconhecer a importância dasmesmas.Entenderaimportânciadalocalizaçãododefeitoanatômicoeoimpactodadoençanaqual-idadedevida.Reconhecerosdistúrbiosintestinaiseurináriasnoprolapso.

• Conhecerohistóricodousodetelaemginecologia.Reconhecerostiposdetela.Entenderasindicaçõesdousodastelas.Conhecerosresultadosdotratamentocomousodetelas.Reconhecerascomplicaçõesecomomanejá-las.

• CompararedescreverastécnicasvaginalelaparoscópicaparatratamentodaIUEedasdistopias,comoequandoescolhercadavia,osseusresultadosnaliteratura.Identificarasprincipaisintercorrênciasecomolidarcomelas.

Mód

ulo

X

Page 34: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

34

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

19 de janeiro • quinta-feira18:00 - 18:30h Pré-Teste

18:30 - 19:00h Abdome agudo ginecológico inflamatório

19:00 - 19:30h Abdomeagudoginecológicohemorrágico

19:30 - 20:00h Discussão & dúvidas

Objetivos

• Reconheceraimportânciadaanamnesenassituaçõesdeemergência.Entenderamelhorsequenciaparaestabelecimentododiagnóstico.Compreenderomelhormomentoparain-dicaçãodalaparoscopiadiagnóstica.Conhecerasprincipaiscausasdeabdomeagudogine-cológicodecausas inflamatóriasehemorrágicas.Reconhecerosprincipaisdiagnósticosdiferenciais.

20 de janeiro • sexta-feira18:00- 20:00h Complicações Urológicas

30 min Lesõesvesicaisintraoperatórias:comoreconhecê-lasetratá-las

30 min Comotratardiagnosticaretratarfístulasvesico-vaginaiseuretero-vaginais

30 min Cistoscopia e duplo “J”: indicações e técnicas

30 min Quiz e discussão

Objetivos:

• Quandoindicarosprocedimentosurológicosecomorealizá-loscomsegurança.Descreversuasintercorrênciasecomoresolve-las.

• Descreveraasprincipaislesõesvesicaiseureterais,seusmecanismosdeocorrênciasnascirurgiasginecológicasecomorepará-las.

• Fornecerdadosclínicoseachados físicosparasuspeitarediagnosticaras fístulasvesi-co-vaginaisecomoconduziroseutratamentoeacompanhamento.

• EntenderasindicaçõesetécnicasdacistoscopiaecolocaçãododuploJ.

Abdome Agudo e Complicações

Cirúrgicas19 a 21 de janeiro de 2017

Mód

ulo

XI

Page 35: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

35

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

21 de janeiro • sábado

13:00 - 13:30h Apendicectomia: técnicas e complicações

13:30-15:05h ComplicaçõesIntestinais

25 min Lesõesintestinaisintra-operatórias.Ostomias:Indicaçõesetécnicas

25 min Comotratardiagnosticaretratarfístulasreto-vaginais

25 min Anatomia dos nervos pélvicos: minimizando complicações nervosas pós-operatórias

20 min Quiz e discussão

15:05 - 15:20h Coffee-break

15:20 - 16:00h Complicações vasculares

25 min Lesão vascular venosa e arterial - como conduzir

15 min Quiz e discussão

Objetivos:

• Descreverasprincipaisindicaçõesdaapendicectomia,asmelhorestécnicasecomolidarcomaspossíveisintercorências.

• Descreveraasprincipaislesõesintestinais,seusmecanismosdeocorrênciasnascirurgiasginecológicasecomorepará-las.Quandoindicarasostomias,comorealizá-las,comoes-colheramelhorparacadacasoecomoconduzi-lasereduzi-las(comoequando).

• Fornecerdadosclínicoseachadosfísicosparasuspeitarediagnosticarasfístulasreto-vag-inaisecomoconduziroseutratamentoeacompanhamento.

• Fornecerconhecimentodecomoconduzirdeformaagudaaslesõesvascularesvenosasearteriaisdapelveduranteascirurgiasginecológicas(laparotômicaelaparoscópica).

• Identificarosprincipaistroncoseramosnervososdoassoalhopélvicoesuasfunçõesfisi-ológicas.Identificarasprincipaissituaçõespossíveisparasualesãoecomoevitá-las.

Mód

ulo

XI

Page 36: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

36

S-G

RA

DU

AÇÃO

LAT

O-S

ENSU

EM

EN

DO

SCO

PIA

GIN

ECO

LÓG

ICA

ww

w.in

stitu

tocr

ispi

.com

.br

9 de fevereiro • quinta-feiraObs: terá atividade prática normal (não terá videodiscussão)

08:00 - 12:00h Monografia

12:00 - 14:00h Almoço

14:30 - 18:00h Monografia

18:00 - 19:30h 2ºPROVÃO

10 de fevereiro • sexta-feiraObs: terá atividade prática normal (não terá videodiscussão)

08:00 - 12:00h Monografia

12:00 - 14:00h Almoço

14:30 - 18:00h Monografia

21:00h Jantar de Confraternização

11 de fevereiro • sábado 09:00h Saídadoônibus

Prova Final e Monografias

9 a 11 de fevereiro de 2017

Mód

ulo

XII

Page 37: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016

REGIMENTO INTERNO 2016

PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EMENDOSCOPIA GINECOLÓGICA

LAPAROSCOPIA e HISTEROSCOPIA

Page 38: Regimento básico endoscopia ginecológica 2016