relatÓrio da administraÇÃo - pesagro.rj.gov.br · a variedade não possui espinhos na coroa,...

26
GOVERNO DO Rio de Janeiro dezembro de 2013 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Desde 1976, gerando, adaptando, inovando e transferindo tecnologias agropecuárias em benefício da Sociedade, Economia e Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro 2013 2013 RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

Upload: trandang

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GOVERNO DO

Rio de Janeiro dezembro de 2013

SECRETARIA DEAGRICULTURAE PECUÁRIA

Desde 1976, gerando, adaptando, inovando e transferindo tecnologias agropecuárias em benefício da Sociedade,

Economia e Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro

20132013

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃORELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 1 de 25

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO 2013

1. APRESENTAÇÃO

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Riovem, há 38 anos, contribuindo para a sustentabilidade dos variados agroecossistemasfluminenses através de ações de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência detecnologia.

Desde sua criação, em 1976, promove a geração, a adaptação e a transferência detecnologias, disseminando conhecimentos e informações à sociedade, em especial aosegmento rural. Realiza, também, a prestação de serviços relacionados ao planejamento deuso agrícola das terras, à implantação, manejo e monitoramento dos sistemas de produçãoagropecuários, ao diagnóstico da sanidade animal e vegetal, à avaliação da qualidade daágua, sementes, mudas, alimentos e outros produtos agrícolas.

Este documento demonstra, sinteticamente, a execução de pesquisas, as ações detransferência de tecnologias e a introdução de inovações tecnológicas agropecuárias quevêm contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado do Rio deJaneiro e para a valorização do serviço público prestado.

2. CONTEXTO OPERACIONAL

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - Pesagro-Rio éuma empresa pública de administração indireta, vinculada à Secretaria de Estado deAgricultura e Pecuária.

Missão

Viabilizar soluções tecnológicas e subsidiar políticas públicas para odesenvolvimento rural do Estado do Rio de Janeiro, em beneficio da Sociedade.

Visão

Tornar-se uma Instituição Pública de excelência técnico-científica, reconhecida pelaSociedade por atender às demandas de pesquisa e desenvolvimento do meio ruraldo Estado do Rio de Janeiro.

Objetivos

Gerar, adaptar e transferir conhecimento e tecnologias para o desenvolvimento ruraldo Estado do Rio de Janeiro.

Fornecer informações para a formulação de políticas públicas para odesenvolvimento rural.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 2 de 25

Contribuir para a segurança alimentar por meio da melhoria da qualidade dosprodutos e serviços.

Promover o equilíbrio socioeconômico e ambiental dos ecossistemas do estado.

Para a execução de suas atividades, a Pesagro-Rio conta com Centros Estaduais dePesquisa localizados nas principais regiões produtoras do Estado do Rio de Janeiro.

3. AMBIENTE EXTERNO

Composto por agricultores familiares, produtores agropecuários e agroindustriais,agentes de serviços de vigilância sanitária, fiscalização e defesa agropecuária, o ambienteem que a Pesagro-Rio está inserida reconhece a importância do setor agropecuário e rural,não somente como fonte de renda, mas, principalmente, de geração de emprego edesenvolvimento econômico e social, sob bases sólidas e sustentáveis, gerandooportunidades em um estado tão densamente povoado e com amplo mercado para osprodutos da agropecuária.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 3 de 25

4. DESEMPENHO OPERACIONAL

Captação de recursos externos

A capacidade e o empenho do quadro de pesquisadores da Pesagro-Rio em elaborarprojetos para a busca de soluções tecnológicas para os problemas enfrentados pelo produtorrural do Estado do Rio de Janeiro ficaram mais uma vez demonstrados no ano de 2013,quando foram captados recursos de diferentes fontes financiadoras, o que permitiu àempresa executar a sua programação de pesquisa. Com quinze novos projetos de pesquisaaprovados, foram captados R$ 2.658.797,50.

Projetos aprovados

● Avaliação do sequestro de carbono pela fitomassa e pelo solo, bem como do bem-estaranimal em pastagens, com e sem sombreamento, sob manejo agroecológico.

● Efetividade do uso da ultrafiltração na conservação do leite.

● Preparos vegetais para controle de pragas e fitopatógenos que ocorrem em cultivosorgânicos no Estado do Rio de Janeiro.

● Ações integradas de pesquisa para fortalecimento do segmento de produção orgânica esustentabilidade do agricultor familiar.

● Efeitos do uso de moduladores de AMPc na maturação oocitária in vitro sobre acriopreservação de embriões de bovinos leiteiros da raça Girolando.

1.130.000,00

928.797,50

600.000,00

FAPERJ

PAC EMBRAPA

EMENDASPARALAMENTARES

CAPTAÇÃO DE RECURSOS (R$) - 2013

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 4 de 25

● Controle sanitário de doenças infecciosas de equídeos no Estado do Rio de Janeiro pelaimplantação de diagnóstico sorológico de Mormo em laboratório público.

● Disponibilização ao produtor rural de tecnologias para o rápido diagnóstico e controle dedoenças diarreicas e Mastite de origem bacteriana em gado bovino leiteiro.

● Reativação da produção de sementes certificadas em Itaocara: parceria PESAGRO-RIO/UENF.

● Tecnologias direcionadas ao aumento da produtividade leiteira em propriedades familiaresdo Estado do Rio de Janeiro.

● Pesquisa de encefalopatias em mamíferos de interesse econômico do Estado do Rio deJaneiro.

● Análises laboratoriais como indicadores da sanidade bovina: pesquisa em matadouro.

● Banco de tecidos animais silvestres de interesse em Sanidade Animal.

Projetos executados com recursos captados da Fundação Carlos Chagas Filho deAmparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

● Projeto Nossas Frutas - desenvolvimento socioeconômico e ambiental no meio rural dasregiões Norte e Noroeste Fluminense, com implantação de sistema inovador e integrado detransferência de tecnologia na cadeia produtiva da fruticultura irrigada.

● Apoio ao pequeno e médio produtor agropecuário - produção de sementes e mudasorgânicas em qualidade, quantidade e diversidade para atender à demanda das principaisespécies e cultivares, abrangendo o processo de produção, beneficiamento, embalagem edisponibilização destas sementes e mudas para todo o Estado do Rio de Janeiro.

Projetos executados com recursos financeiros provenientes de emendasparlamentares ao orçamento da União.

● Promoção da Biossegurança em Sanidade Animal e Vegetal - assegurar a competênciaem biossegurança dos diversos Centros de Pesquisa da Pesagro-Rio na realização de suasatividades, em conformidade com as normas vigentes, contemplando, ainda, a adequaçãoambiental.

Projeto executado com recursos financeiros oriundos do Programa de Aceleração doCrescimento para a Pesquisa Agropecuária Brasileira - PAC/Embrapa.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 5 de 25

5. RECURSOS HUMANOS

Em 31 de dezembro de 2013, o quadro de pessoal da Pesagro-Rio totalizava 269empregados, distribuídos em 67 cargos de nível superior (pesquisadores e assistentestécnicos), 112 em cargos de nível médio e 90 em cargos de nível básico.

Com quadro técnico composto por 43 pesquisadores, a Pesagro-Rio procura mantero incentivo à especialização através de Programa de Pós-Graduação. Em 2013, a empresacontou com 16 doutores, 21 mestres e 6 bacharéis.

513 504 497484

454

373 365 362

301283 279 277 277 269

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

PhD37%

MSc49%

BSc14%

Pesquisadores por nível de especialização

Quadro Efetivode Pessoal

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 6 de 25

6. SOLUÇÕES TECNOLÓGICASPARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Capacitação de jovens e adultos para geração de emprego e renda

Um projeto de capacitação de jovense adultos do bairro de Capivari, em Duquede Caxias, vem gerando emprego e rendapara a comunidade. A Pesagro-Rio é aexecutora do trabalho, que integra oprograma “Petrobras Desenvolvimento &Cidadania”, patrocinado pela estatal. Aparceria inclui a Fundação de Apoio àPesquisa da Universidade Federal Rural doRio de Janeiro e a Associação Rural deCapivari.

Através da capacitação em trabalhos manuais, informática básica e produçãoagroecológica com processamento agroindustrial, a população participa das atividades doprojeto, organizando-se e contribuindo para melhorar a articulação comunitária.

Nos trabalhos manuais, 64 mulheres aprendem a fazer biscuit, crochê e vagonite,entre outros. Na produção agroecológica, 10 famílias são atendidas e aprendem a plantarfrutas, hortaliças e seringueiras sem o uso de produtos químicos. Em capacitação digital, 35jovens são atendidos na Escola Municipal Parque Capivari.

Produtores recebem orientação sobre manejo de fruteiras

A Pesagro-Rio abriu seu Centro dePesquisa em Silva Jardim para a visita deprodutores. A Cooperativa de Consultoria,Projetos e Serviços em DesenvolvimentoSustentável (CEDRO), que auxilia comu-nidades agrícolas da região, organizou, emparceria com a Pesagro, um Dia de Camposobre Fruticultura.

A unidade da Pesagro-Rio em SilvaJardim, tradicional na região, reúne grandevariedade de frutas e os agricultores

puderam conhecer o tipo de manejo de cada cultura. São 60 variedades de citros, entre elasa laranja Pera, que é a mais consumida no estado.

Os produtores conheceram também o cultivo do abacaxi Vitória, encontrado somenteno Estado do Espírito Santo. A variedade não possui espinhos na coroa, facilitando omanejo da fruta e produz muita folha, o que diminui o número de capinas necessário.

Plantios de banana, graviola, abacate, goiaba, figo e acerola, entre outras, tambémforam visitados.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 7 de 25

Parceria com prefeitura para produção de mudas

Uma Unidade de Produção deMudas de cana-de-açúcar com caracterís-ticas forrageiras foi instalada pela Prefeiturade Miracema, sob orientação da Pesagro-Rio, ação prevista no Convênio de Coope-ração Técnica mantido entre ambas. Otrabalho iniciou em 1999, quando a pecuárialeiteira local teve grandes prejuízos com aqueda drástica da produção de leite,inclusive com morte de animais. A criseocorreu devido a grandes períodos de

estiagem, quando os animais não tinham alimentação alternativa para substituir aspastagens. Na época, a Pesagro iniciou um trabalho com cana forrageira no município, oque diminuiu o número de mortes e, consequentemente, aumentou a produção de leite.

Os produtores a serem beneficiados pelo convênio serão cadastrados pela secretariade Agricultura do município, já que assumem o compromisso de destinar, no primeiro ano decolheita, 30% da sua produção de mudas para outros produtores que vão aderir aoprograma nos anos seguintes.

Em 2013, foi instalada no município a principal unidade de produção de mudas, emárea de aproximadamente 2,5 ha, que deverá produzir 180 toneladas e que servirá demódulo para os produtores que vão implantar suas áreas em 2014.

Certificação de propriedades

A Pesagro-Rio renovou convêniocom a prefeitura do município do Carmo,visando dar continuidade ao projeto decertificação de propriedades como livres deBrucelose e Tuberculose. No município,encontra-se a primeira propriedade certi-ficada no Estado do Rio de Janeiro.

A continuidade do trabalho se darácom o início do processo de certificação demais duas propriedades. O controle daincidência de Brucelose e Tuberculose

continuará a ser feito através do diagnóstico dessas doenças e da vacinação dos animais.Com a certificação, a Pesagro-Rio fornecerá selos que garantem a qualidade dos

produtos oriundos do leite produzido nas propriedades certificadas.O trabalho é desenvolvido em conjunto com a secretaria municipal de Agricultura e a

Cooperativa do Carmo.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 8 de 25

Fazendinha Agroecológica completa 20 anos

No ano de 2013, foram come-morados os 20 anos do Sistema Integradode Produção Agroecológica, conhecidocomo “Fazendinha Agroecológica do Km47”. Pesquisadores, professores e traba-lhadores que, desde o início, acreditaram nomodelo agroecológico proposto e sededicaram para tornar a Fazendinha umexemplo de sucesso foram homenageadoscom certificados e placas de agradecimento.

A Fazendinha é resultado da parceriaentre a Embrapa Agrobiologia, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e aPesagro-Rio.

Localizada em Seropédica, na Baixada Fluminense, a Fazendinha ocupa área deaproximadamente 70 hectares, sendo um espaço voltado ao exercício da agroecologia e aodesenvolvimento de trabalhos de pesquisa científica e de ensino em agricultura orgânica. Nolocal, são realizadas atividades de capacitação e troca de experiências entre técnicos,agricultores e demais cidadãos interessados em conhecer e divulgar a aplicação de técnicasagrícolas ambientalmente mais amigáveis.

A experiência com a Fazendinha foi reconhecida com a criação do Centro deFormação em Agroecologia e Agricultura Orgânica, que abriga o primeiro programa demestrado profissional em Agricultura Orgânica do país.

Termos de Outorga de financiamentos de projetos

A Fundação Carlos Chagas Filho deAmparo à Pesquisa do Estado do Rio deJaneiro - Faperj entregou 294 termos deoutorga referentes a 12 programas defomento da instituição a projetos depesquisa de diversas áreas de conhe-cimento, totalizando 50 milhões de reais. APesagro-Rio teve 11 projetos aprovados noprograma de Apoio à Pesquisa Agro-pecuária no Estado do Rio de Janeiro.

O financiamento da Faperj àPesagro totaliza 1 milhão e 200 mil reais, que serão aplicados no desenvolvimento depesquisas que beneficiarão o produtor rural fluminense.

Os projetos da Pesagro aprovados pela Faperj desenvolverão estudos nas áreas desolos, qualidade de alimentos, produção de sementes, controle sanitário, sanidade animal,manejo agroecológico de pastagens, controle alternativo de pragas, agricultura orgânica,reprodução animal e biotecnologia e controle de doenças infecciosas de equídeos.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 9 de 25

Tecnologias para o cultivo do feijão

A Pesagro-Rio e a Emater-Riopromoveram dia de campo sobre feijão nomunicípio de Rio das Flores, reunindo cercade 60 participantes, entre autoridadeslocais, produtores, técnicos, extensionistase pesquisadores para acompanhar, naprática, as técnicas utilizadas.

O feijão foi plantado após a colheitade milho para silagem, numa integraçãolavoura/pecuária, pois a região possuipecuária forte. A fazenda Recreio, local do

evento, chega a produzir 1.300 toneladas de silagem por safra. Os 3 hectares de feijãoforam plantados em abril de 2013 e, depois de três meses, foi colhido, evidenciando o ciclorápido da cultura, uma das suas vantagens. Contudo, o feijão é uma cultura muito frágil,plantada preferencialmente no inverno, para evitar grandes alterações climáticas.

A área plantada com feijão na propriedade divide-se em 6 variedades diferentes:BR1-Xodó, Caeté, Amendoim, Porto Real, BRS-Esplendor e BRS-Xamego. Cada cultivartem suas características vantajosas. BR1-Xodó é altamente produtiva e extremamenteaceita no mercado; BRS-Esplendor é produzida para a merenda escolar porque é rica emferro; Amendoim é avermelhada e altamente nutritiva; a Porto Real é precoce e pode sercolhida antes das outras. A Caeté é uma variedade local.

Produtores visitam Centro de Pesquisa em Silva Jardim

O Centro Estadual de Pesquisa emAgroflorestas da Pesagro-Rio, localizado nomunicípio de Silva Jardim, além daspesquisas com seringueira e espécies daMata Atlântica, tem tradição nas pesquisascom fruticultura, dispondo em sua áreaexperimental de pomares com diversasfruteiras. No mês de junho, o Centro dePesquisa recebeu excursões de produtoresrurais interessados em aprimorar astécnicas de cultivo de frutas..

A Cooperativa de Consultoria, Projetos e Serviços em Desenvolvimento Sustentávelorganizou e conduziu produtores dos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização eReforma Agrária (INCRA) de Visconde (Casimiro de Abreu), Cambucaes (Silva Jardim) eBem Dizia (Macaé) para visita à unidade. Os produtores assentados tiveram a oportunidadede assistir a demonstrações sobre o manejo de poda de formação, desbrotas, podas delimpeza e aeração de plantas cítricas.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 10 de 25

Produtores do município de Tanguá, que também visitaram o Centro de Pesquisa,observaram as coleções de plantas cítricas e conheceram experimentos com a cultura dofigo, coleção de goiabeiras, macadâmia, graviola e materiais genéticos de maracujazeirosda Embrapa cultivados sob moirões de gliricídia, entre outros.

Pesagro aumenta a oferta de mudas de cana forrageira

Municípios da região Norte Flumi-nense estão sendo beneficiados com amaior disponibilidade de mudas de canaforrageira da variedade RB 867515,resultado de projeto da Pesagro-Riofinanciado pela Fundação Carlos ChagasFilho de Amparo à Pesquisa no Estado doRio de Janeiro.

O sistema de manejo animalutilizado pelos produtores inclui a utilizaçãoda cana-de-açúcar no regime alimentar, no

entanto, a maioria dos pecuaristas, principalmente os agricultores familiares, desconheceque certas variedades utilizadas nas indústrias sucroalcooleiras não são recomendadaspara a alimentação de bovinos de leite.

Com vistas à multiplicação de mudas de variedades mais apropriadas de canaforrageira para agricultores familiares, a Pesagro instalou no município de São Fidélis umaunidade de produção com aproximadamente 1 hectare, com expectativa de produção emtorno de 80 toneladas de mudas. Desse total, 40 toneladas serão fornecidas gratuitamentepara outros produtores que aderirem ao projeto. Com isso, o município poderá ganhar maiscinco viveiros de uma cana de melhor qualidade que, além de contribuir para a melhoriaalimentar dos animais, aumentará a produção de leite do município.

Cachaça fluminense conquista prêmios internacionais

Em 2001, a Pesagro-Rio geroutecnologias para a produção de cachaça dealambique, resultado de projeto de pesquisafinanciado pela Faperj.

Desde então, essas tecnologias, queenvolvem variedades de cana-de-açúcarmais apropriadas, estão sendo transferidasa produtores dos municípios de Quissamã,Carmo, Miguel Pereira, Bom Jesus doItabapoana, Campos dos Goytacazes,

Paraíba do Sul, Santa Maria Madalena e Três Rios com o objetivo de melhorar o padrão dequalidade da cachaça fluminense. A escolha adequada da variedade, o ponto ideal dematuração, o controle da temperatura, o manejo da destilação e o controle de qualidade damatéria-prima são fatores primordiais para o controle da qualidade da cachaça.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 11 de 25

Em 2013, alambiques dos municípios de Quissamã e Carmo, que participaram decursos promovidos pela Pesagro e que colocaram em prática as tecnologias geradas pelaempresa, tiveram seus produtos premiados em concursos internacionais, cujas premiaçõessão consideradas as mais importantes da categoria no mundo.

Aula prática de diagnóstico de Raiva

Como parte das ações previstas noacordo de cooperação técnica celebradoentre a Pesagro-Rio e a UniversidadeFederal Fluminense, alunos do curso deMedicina Veterinária receberam aulasteóricas e práticas sobre o diagnóstico daraiva em bovinos no Centro Estadual dePesquisa em Sanidade Animal GeraldoManhães Carneiro, em Niterói.

Professores da Universidade afirma-ram que o contato com o laboratório é partefundamental dos atributos da profissão de

médico-veterinário, porque permite a prática do diagnóstico.

Produção de sementes orgânicas

A Instrução Normativa nº 46, doMinistério da Agricultura, proibiu a utilizaçãode sementes e mudas não obtidas emsistemas orgânicos de produção a partir dedezembro de 2013, o que causou intensapreocupação nos produtores orgânicos.

Para amenizar a situação, aPesagro-Rio disponibiliza essas sementesaos produtores, fomentando a produçãoorgânica e sustentável no Estado do Rio deJaneiro, onde grande parte dos produtoresé de agricultores familiares, principais

abastecedores de mercados regionais. O objetivo é disseminar a cultura orgânica entre osagricultores fluminenses, para quem a empresa promove, inclusive, a capacitação emmanejo sustentável.

Pesagro e UFRJ ampliam cooperação técnica

O Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável, da Pesagro-Rio, mantém parceria com o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emMacaé desde 2012. Trata-se de convênio de cooperação técnico-científica pelo qual aPesagro cede instalações de sua unidade, como laboratórios e estufas, para odesenvolvimento de pesquisas de interesse comum às duas instituições. Ao mesmo tempo,

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 12 de 25

estudantes da UFRJ têm a possibilidade decolocar em prática os ensinamentosrecebidos na universidade.

Em reunião entre dirigentes dasduas instituições, foi acertada a ampliaçãoda parceria em trabalhos no laboratóriointegrado do Centro, a divulgação dosresultados técnicos já obtidos e o aumentoda capacidade de receber alunos, além delimpeza e vigilância patrimonial.

Foi discutida, ainda, a possibilidadede ações conjuntas com o curso de

Nutrição da UFRJ e com a Emater-Rio nas instalações da cozinha-escola ali existente.

Pesagro recebe representantes do Ministério da Agricultura

Representantes do Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimentovisitaram o Centro Estadual de Pesquisa emSanidade Animal Geraldo ManhãesCarneiro. O objetivo foi verificar asinstalações com vistas ao estabelecimentode acordo de cooperação entre laboratóriosdo MAPA e da secretaria estadual deAgricultura, através da Pesagro.

O convênio possibilitará o desenvol-vimento de ações integradas na área deDefesa Sanitária Animal e Vegetal e de

Inspeção de Produtos de Origem Animal. O Laboratório Nacional Agropecuário de MinasGerais (LANAGRO-MG) e o Serviço Laboratorial Avançado do Rio de Janeiro (SLAV-RJ),laboratórios oficiais do MAPA, conjugarão esforços com o Centro de Pesquisa da Pesagro.

Municípios beneficiados com a introdução da cana forrageira

A Faperj aprovou projeto da Pesagro-Rio que objetiva expandir o uso da canaforrageira para outros municípios do Estadodo Rio de Janeiro.

O projeto dará continuidade às açõesque visam à adoção da cana forrageira naalimentação bovina por parte de produtoresde outras regiões do estado, propiciando oaumento da produtividade do leite. O novoprojeto prevê implantar o sistema tecnológicode cana forrageira na pecuária leiteira em

Araruama, Piraí, Cardoso Moreira e Bom Jesus do Itabapoana, beneficiando as regiões daBaixada Litorânea, Médio Paraíba, Norte e Noroeste Fluminense.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 13 de 25

Disseminação da cultura orgânica

O seminário Green Rio-Rio Orgânicoreuniu pessoas influentes no âmbito dacultura orgânica, no mês de maio, no Riode Janeiro, para abordar temas como“Produção e Consumo Sustentável” e“Legado dos Mega Eventos”, tomandocomo base a questão orgânica.

O presidente da Pesagro-Rio, SilvioJosé Elia Galvão, apresentou a campanhaRio Orgânico e Sustentável, que visadesenvolver o setor de produção e abas-tecimento de produtos orgânicos nos mega

eventos que estão por acontecer no Rio de Janeiro. A ideia é aproveitar a movimentaçãogerada pela Copa do Mundo e Olimpíadas para disseminar a cultura orgânica, deixando olegado para o Brasil.

O núcleo regional do programa é subordinado à campanha Brasil Orgânico eSustentável, desenvolvida nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo. Hotéis, pousadas,bares, restaurantes, mercearias e supermercados que adotarem as marcas apoiadas eaderirem à iniciativa poderão expor o selo com a logomarca da campanha e usufruir dapreferência dos consumidores que adotam o consumo consciente como critério de escolhaou valorização.

Pesagro cria equipamento para beneficiar sementes

Funcionários do Centro Estadual dePesquisa em Agricultura Orgânica, emSeropédica, usaram a criatividade edesenvolveram um equipamento parafacilitar o seu trabalho de peneiramento desementes que poderá economizar tempo,esforço e dinheiro de pequenos produtores.

A peneira dupla mecânica, comoestá sendo chamado o equipamento, temcusto reduzido e diversos usos, diminuindoo esforço físico do produtor e otimizando otempo de trabalho.

O mecanismo facilita a limpeza de sementes, separando as impurezas, e aindaseleciona as sementes beneficiadas. A vantagem desse equipamento está no baixo custode montagem, o que o torna acessível aos pequenos agricultores, além de servir aobeneficiamento de qualquer tipo de semente.

A peneira dupla mecânica pode ser facilmente movida, ocupa pouco espaço epermite a troca das peneiras conforme o tamanho das sementes a serem beneficiadas. Oequipamento é versátil e também pode ser usado no preparo de substrato para mudas, nopeneiramento do solo e do esterco, podendo ser útil, ainda, na construção civil, parapeneirar areia.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 14 de 25

Pesagro apresenta resultados de projeto apoiado pela Faperj

Nos últimos anos, projetos elabo-rados por pesquisadores da Pesagro-Rioreceberam apoio financeiro da Faperj,tornando possível a execução de pesquisasem benefício do produtor rural.

Resultados relevantes de um dessesprojetos foram apresentados durante a 3ªFeira FAPERJ Ciência, Tecnologia &Inovação. O controle sanitário da cadeiaprodutiva do leite, principal objetivo doprojeto, desenvolvido em parceria com asecretaria de Agricultura e com a

cooperativa de produtores do município de Carmo, e com o Núcleo de Defesa Agropecuáriade Cordeiro, está promovendo a identidade de derivados lácteos com Selo de Qualidade,garantindo segurança alimentar para os consumidores e agregando valor aos produtosderivados da agricultura familiar.

Heveicultura em sistemas agrossilvopastoris

O Sistema Agrossilvopastoril, queassocia árvores, campos de cultivo eanimais, com a utilização da heveicultura(cultura da seringueira), preserva o meioambiente, gera renda para o produtor,recupera áreas degradadas e promove odesenvolvimento sustentável.

No município de Magé, RegiãoMetropolitana do Rio de Janeiro, a Pesagro-Rio está desenvolvendo projeto financiadopelo CNPq, FECAM e Faperj que se propõea implantar modelos de sistemas agrossil-

vopastoris usando a seringueira como atividade de longa perenidade, intercalada comoutras espécies semiperenes e anuais no processo cultural da comunidade.

A utilização da heveicultura em sistemas agrossilvopastoris, quando devidamenteplanejada, permite a exploração dos recursos naturais com menores impactos ao meioambiente.

Produtores familiares estão aproveitando a tecnologia em 1,2 hectare de terra, antesnão utilizado. Atualmente, cultivam seringueiras em conjunto com espécies nativas da MataAtlântica, integradas à fruticultura, olericultura e pupunha. No mesmo espaço, criam galinhascaipiras poedeiras, gerando renda imediata durante o ano todo.

A Pesagro-Rio lançou, em 2013, a publicação “Recomendações básicas para ocultivo da seringueira no Estado do Rio de Janeiro”, que descreve os procedimentostécnicos que devem ser adotados para o sucesso do cultivo da seringueira.

A publicação destaca, ainda, os clones recomendados para plantio e os municípiosdo estado com aptidão agrícola para o cultivo.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 15 de 25

7. SERVIÇOS

Serviços laboratoriais

Em Niterói, no Centro Estadual dePesquisa em Sanidade Animal GeraldoManhães Carneiro, são realizados diag-nósticos laboratoriais, como exames deraiva, brucelose, anemia infecciosa equina,diagnósticos histopatológicos e bacterio-lógicos, como parte das ações de pesquisada empresa e de instituições emcooperação. Também são realizadasanálises físico-químicas e bacteriológicaspara monitoramento da qualidade da água,atendendo a demandas de agricultores

familiares, de escolas da rede estadual, de redes de supermercados e da população emgeral e de instituições parceiras.

Durante o ano de 2013, foram realizados 339 exames de sanidade animal paracontrole de doenças nos rebanhos do Estado do Rio de Janeiro e 443 exames paramonitoramento da qualidade da água.

Análises químicas de solos

O Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica, em Seropédica, realizaanálises em amostras de solo de diversas localidades do Estado do Rio de Janeiro,oriundas, principalmente, de propriedades de agricultores familiares. No ano de 2013, foramrealizadas 403 análises de solo.

Prevenção da Brucelose

A Pesagro-Rio vem contribuindopara o controle sanitário dos animais e paraa melhoria da qualidade do leite e seusderivados nas principais bacias leiteiras doEstado do Rio de Janeiro.

Uma das ações é a disponibilizaçãode vacinas contra a Brucelose parasecretarias de agricultura de váriosmunicípios. Durante o ano de 2013, aPesagro-Rio forneceu 1.532 doses davacina contra a Brucelose, sem ônus, aprodutores fluminenses.

O controle da Brucelose apoia-se, basicamente, em ações de vacinação em massade fêmeas e no diagnóstico e sacrifício dos animais positivos. As ações executadas pelaPesagro seguem o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose, do MAPA,que estimula a utilização de um bom programa de vacinação para a redução significativa daprevalência da doença.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 16 de 25

8. PROGRAMA RIO RURAL

Gestão através de Microbacias Hidrográficas

A Pesagro-Rio, através de seu Núcleo de Pesquisa Participativa, éresponsável pelo apoio à adaptação de práticas de manejo sustentável dosrecursos naturais, um dos componentes do Programa DesenvolvimentoRural Sustentável em Microbacias do Estado do Rio de Janeiro - Rio Rural,coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável daSecretaria Estadual de Agricultura e Pecuária.

A Pesquisa Participativa tem como objetivo ajustar tecnologiassustentáveis às condições sociais, econômicas e ambientais específicasde cada microbacia e de cada produtor, que participa em todas as etapasdo processo. Através de ações construídas com a comunidade e com osprodutores, a metodologia da Pesquisa Participativa é uma ferramenta

para a consciência ecológica em benefício da sociedade.

Produtos e entregas do Núcleo de Pesquisa Participativa

Atividade Meta Executado Cumprimento

Manutenção de Unidades de PesquisaParticipativa de anos anteriores

7 7 100%

Implantação e manutenção de Unidadesde Pesquisa Participativa

12 13 108%

Implantação e manutenção deExperimentos de Longa Duração

5 11 220%

Validação de linhas/temas e estruturação daRede de Pesquisa, Inovação, Tecnologiae Serviços Sustentáveis

57 78 137%

Elaboração e publicação de Manuais Técnicos 10 10 100%

MICROBACIASATENDIDAS

PRODUTORESPARCEIROS

2.533

PÚBLICOProdutores e técnicos

2117

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 17 de 25

Resultados relevantes

Rede de pesquisa diagnostica problemas do campo

Implementada com bons resultadosna Região Serrana, a Rede de Pesquisa,Inovação, Tecnologia e Serviços Susten-táveis em Microbacias Hidrográficas foiimplantada, também, na Região Noroestedo estado, com o objetivo de buscarsoluções para os problemas diagnosticadosno campo, integrando novos parceiros etrabalhando juntos na adaptação detecnologias que aprimorem a produçãoagrossustentável.

O primeiro passo para a estruturação da rede no Noroeste Fluminense foi dado coma realização de encontros com agricultores familiares que se enquadram no processo detransição do método de produção convencional para o agroecológico. Os encontrosaconteceram em Itaperuna, Natividade e Santo Antônio de Pádua, reunindo produtores etécnicos de cada microrregião. Após a apresentação do projeto, foram formados grupospara debater e apontar os principais fatores que dificultam o desenvolvimento da agriculturaorgânica em suas cidades.

A Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços Sustentáveis em MicrobaciasHidrográficas é uma parceria entre o Rio Rural, a Pesagro-Rio, a Emater-Rio e o SEBRAE-Rio.

Manual técnico abordará conhecimento sobre plantas medicinais

O Núcleo de Pesquisa Participativado Programa Rio Rural, responsável pelaelaboração dos Manuais de Apoio Técnicoque dão suporte aos trabalhos desenvol-vidos com produtores das microbacias,incluirá informações sobre o cultivo deplantas medicinais em manual específicopara orientação de produtores e técnicos.

Com essa finalidade, foi discutida acooperação entre a Redesfito, instituiçãogovernamental que trabalha com inovaçãode medicamentos da biodiversidade, e a

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços Sustentáveis, vinculada ao Núcleo dePesquisa Participativa, na elaboração, atualização e divulgação dos Manuais de ApoioTécnico, já incluindo o trabalho sobre plantas medicinais.

A divulgação de informações sobre as plantas medicinais permitirá que os produtoresexperimentadores do sistema PAIS - Produção Agroecológica Integrada Sustentável, dasmicrobacias da Região Noroeste do estado, testem essas culturas.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 18 de 25

Pesagro implanta unidades de pesquisa na Região Serrana

A Pesagro-Rio e o Programa RioRural implantaram, em julho, mais trêsunidades de pesquisa participativa na serrafluminense. A iniciativa é resultado da Redede Pesquisa, Inovação, Tecnologia eServiços Sustentáveis em MicrobaciasHidrográficas da Região Serrana.

Em Teresópolis, foi instalada umaunidade sobre o biofertilizante Agrobio,defensivo agrícola alternativo preparadocom substâncias não prejudiciais à saúdehumana e ao meio ambiente, destinado ao

controle fitossanitário, que atua como fonte suplementar de micronutrientes, que influenciamde maneira favorável a resistência das plantas ao ataque de pragas. O experimento vaibeneficiar diretamente 22 famílias associadas à Cooperativa Agrícola de Capacitação eGeração de Renda da Microbacia do Rio Vieira.

Também em Teresópolis, foi instalada uma unidade de caldas de preparo caseiro -as caldas sulfocálcica e bordalesa. A unidade vai auxiliar os agricultores em transiçãoagroecológica.

Nova Friburgo recebeu uma unidade de pesquisa sobre indicadores de produção ecomercialização na agricultura orgânica, que vai acompanhar o desempenho de três famíliasde agricultores, medindo alguns índices para se ter a exata noção dos custos de um sistemaprodutivo orgânico completo.

Pesagro ajuda agricultores a melhorar qualidade de vida

Produtores de São João da Barraestão melhorando a sua qualidade de vidacom as tecnologias introduzidas pelaPesagro-Rio, através do programa RioRural. Além de renda mais uniforme durantetodo o ano, não utilizam agrotóxicos, geramemprego e diversificam a alimentação desuas famílias.

Após a instalação de uma Unidadede Pesquisa Participativa da Pesagro-Rioem sua propriedade na Microbacia Brejo do

Ingá, o agricultor Nizan Pinheiro Gomes passou a cultivar hortaliças, além de aprendernovas técnicas e registrar tudo o que acontece em sua lavoura, como produção, gastos e arenda obtida.

Além de coberturas com sombrites e produção de húmus de minhoca para fertilizar osolo, a Pesagro está orientando pesquisas ao ar livre. É grande o interesse dos agricultorese os resultados têm sido satisfatórios.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 19 de 25

Rio Rural instala unidade de pesquisa em São João da Barra

Em São João da Barra, no NorteFluminense, agricultores familiares queparticipam de pesquisas de cultivoprotegido em estufas e mandala adaptadareceberam orientações sobre a produção doAgrobio, um fertilizante natural desenvolvidopelo Centro Estadual de Pesquisa emAgricultura Orgânica da Pesagro-Rio.Agricultores das 12 unidades de pesquisade São João da Barra já testaram o Agrobioem suas lavouras.

As unidades de produção do Agrobio estão sendo instaladas simultaneamente emvárias regiões do estado, demonstrando os efeitos benéficos dos defensivos alternativospara os agricultores familiares das microbacias trabalhadas pelo Rio Rural. A proposta é queeles conheçam e que possam fazer a transição para a agroecologia.

O Agrobio é obtido através da fermentação de esterco de vaca, leite, melaço, urinade vaca e sais minerais. Todo o processo demora sete semanas para ser concluído. O custode um litro do produto é de R$ 4,20, incluindo a matéria-prima e a mão de obra do agricultor.

9. GOVERNANÇA CORPORATIVA

Universidade Rural homenageia instituições parceiras

A Universidade Federal Rural do Riode Janeiro homenageou, durante sole-nidade realizada em Seropédica, diversasinstituições parceiras, entre elas a Pesagro-Rio. O presidente da empresa, Silvio JoséElia Galvão, recebeu das mãos do reitor a“Medalha do Centenário”.

O Reitor da Universidade, ProfessorRicardo Mota Miranda, destacou asparcerias com a Pesagro e lembrou que aempresa é parceira há muitos anos,lembrando que só o projeto SIPA (Sistema

Integrado de Produção Agroecológica), através de trabalhos na Fazendinha Agroecológica,já justificaria a homenagem.

Outras instituições também foram homenageadas, como CNPq, UniversidadeFederal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, CEFET, Instituto Federal doRio de Janeiro, CEDERJ e outras.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 20 de 25

Consepa define nova diretoria para biênio 2013-2015

O Conselho Nacional dos SistemasEstaduais de Pesquisa Agropecuária -CONSEPA definiu sua nova diretoria para obiênio 2013-2015, em Assembleia GeralOrdinária realizada na sede da EmpresaBrasileira de Pesquisa Agropecuária -Embrapa, em Brasília.

O presidente da Pesagro-Rio, SilvioGalvão, foi eleito Diretor Regional Sudeste.O novo presidente do CONSEPA, FlorindoDalberto, do Instituto Agronômico doParaná, foi eleito por unanimidade pelos

membros das 18 Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária.

Novo Presidente da Pesagro-Rio

Em reunião no dia 15 de maio, oConselho de Administração da empresadeu posse a Rafael Muzzi de Miranda comonovo Presidente da Pesagro-Rio. Médico-veterinário, Rafael Miranda atuou comosecretário de Agricultura de Cachoeiras deMacacu e foi prefeito do município. Opresidente do Conselho e secretárioestadual de Agricultura, Christino Áureo,destacou que o novo presidente terá muitosdesafios à frente da empresa e ressaltou

que o presidente anterior, Silvio Galvão, deu grandes contribuições à empresa, emprestandoseu conhecimento técnico e habilidade à solução de questões relativas à pesquisaagropecuária estadual. Silvio Galvão assumiu a diretoria técnica da empresa.

Presidente da Pesagro incentiva a modernização da empresa

Como parte da modernização dainfraestrutura de pesquisa da Pesagro-Rio,o presidente Rafael Miranda entregou àchefe do Centro Estadual de Pesquisa emAgricultura Orgânica, em Seropédica, umveículo do tipo utilitário para atender àsnecessidades do centro durante aexecução de seus trabalhos de pesquisa.

A modernização e a recuperação dainfraestrutura estão sendo possíveis graçasaos recursos liberados pelo Programa deAceleração do Crescimento - PAC/ Embrapa.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 21 de 25

Pesagro na mídia

Além das ações de transferênciade tecnologia executadas pelospesquisadores da empresa, em contatodireto com os produtores, como dias decampo, palestras, visitas técnicas e outras,as atividades da Pesagro-Rio foram temade diversas matérias veiculadas natelevisão, no rádio, nos portais de notíciada internet, em jornais impressos erevistas.

Em 2013, a Pesagro-Rio teve cercade 90 inserções na mídia, em veículos

como G1 - O Portal de Notícias da Globo, Rede Globo de Televisão, Canal InterTV e CanalFutura, entre outros.

Destacaram-se as matérias “Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos do mundo”,veiculada no programa Bom Dia Rio, da Rede Globo de Televisão; “Centro de pesquisa emSilva Jardim, RJ, avalia diversas frutas”, exibida no programa InterTV Rural; “Folheto trazreceitas caseiras de como controlar pragas e hortaliças”, exibida no programa Globo Rural,da Rede Globo; e “Tecnologia inovadora na Região Serrana”, apresentada no programaJornal Futura, do Canal Futura.

Como consequência da exibição destas reportagens por veículos de grandeaudiência, durante o ano de 2013, o Fale Conosco, disponível na homepage para o públicointeressado, recebeu mais de 500 e-mails de todos os estados do país solicitandoinformações sobre ações desenvolvidas ou tecnologias geradas, que são encaminhados aospesquisadores para atendimento. No mesmo período, foram recebidas e atendidas mais de600 cartas de produtores interessados. Em atendimento, foram expedidos cerca de milexemplares de publicações técnicas editadas pela Pesagro-Rio.

Divulgação de informações corporativas

Em 2013, sempre procurandomelhorar a interatividade com osprodutores rurais e com o público emgeral, foram publicadas na homepageda empresa 58 matérias sobre as açõesde pesquisa e de transferência detecnologia desenvolvidas por seuspesquisadores, além das atividades deseu corpo dirigente.

Também estão disponíveis pu-blicações técnicas para leitura; cota-

ções diárias de preços no mercado atacadista do Rio de Janeiro e outras informaçõescorporativas, como serviços para o cidadão, videoteca, informações sobre as diversasmodalidades de licitação, Plano Diretor e Programa de Gestão Estratégica.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 22 de 25

Vídeo institucional

Ainda em 2013, foi produzido umvídeo institucional, abordando o trabalhorealizado pela Pesagro-Rio para que oconsumidor fluminense tenha a suadisposição alimentos saudáveis, livres deagrotóxicos, e para que o produtor ruraltenha maior renda e melhor qualidade devida.. O vídeo foi realizado com recursosoriundos da Fundação Carlos Chagas Filhode Amparo à Pesquisa do Estado do Rio deJaneiro - Faperj.

Outro importante veículo para a divulgação de informações corporativas são as redessociais. A Pesagro-Rio mantém uma página no Facebook, onde são postadas as matériaspublicadas na homepage, dicas de leitura (publicações), fotos e vídeos.

Governador assina Plano de Cargos e Salários para Pesagro-Rio e Emater-Rio

O governador Sérgio Cabralassinou, no dia 18 de dezembro, no PalácioGuanabara, o Plano de Cargos e Saláriosdos empregados da Pesagro-Rio e daEmater-Rio, declarando, na ocasião, que aação nada mais era do que fazer justiçaaos servidores da Agricultura estadual.

Segundo declarou o Governador, ofuncionalismo da secretaria de Agricultura ede suas vinculadas é um segmento quetrabalhou nesses últimos anos para mudara cara da agropecuária fluminense e

conseguiu transformar o setor. Além da ampliação da remuneração, o documento contemplaa implantação de sistemática que premia o desempenho dos servidores.

A solenidade, que ocorreu no gabinete do governador, contou com a presença dosecretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo e dos presidentes daPesagro-Rio, Rafael Miranda, e da Emater-Rio, Stella Romanos, dentre outras autoridades.

10. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Execução Orçamentária

No exercício de 2013, a Pesagro-Rio teve orçamento aprovado de R$ 25.596.318,19,através das seguintes fontes de recursos:

● Fonte 00 - TESOURO - R$18.458.651,25, incluídas as despesas de pessoal e correntes.

● Fonte 10 - ARRECADAÇÃO PRÓPRIA - R$412.978,39

● Fonte 13 - CONVÊNIOS - R$6.724.688,55

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 23 de 25

Nos recursos de fonte 13, estão incluídos os dos Convênios de Cooperação Técnicae Financeira firmados entre a Embrapa e a Pesagro-Rio em 2009 e 2010, cujos prazos devigência foram prorrogados até dezembro de 2014, e ainda do convênio firmado com oMAPA, em dezembro de 2012, com vigência até maio de 2014, objetivando apoiar o projeto“Desenvolvimento socioeconômico e ambiental da fruticultura no meio rural das regiõesNorte e Noroeste Fluminense, através de treinamento, capacitação e difusão e transferênciade tecnologia”.

No decorrer do exercício de 2013, além dos recursos orçamentários próprios,registrou-se a descentralização da execução de créditos orçamentários da Secretaria deEstado de Agricultura e Pecuária - SEAPEC destinados a apoiar o projeto “DesenvolvimentoRural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro” e daSecretaria de Ambiente - SEA, destinados à continuidade do projeto “Neutralização dasemissões de CO2 resultantes da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, por meio daseleção de materiais genéticos e produção de mudas de seringueira e de espécies nativasda Mata Atlântica, com vistas à restauração de áreas degradadas do Estado do Rio deJaneiro”.

Resumo da execução orçamentária 2013

Fonte Código Dotação Empenho Execução

TESOURO 00 18.458.651,25 18.292.168,38 99,10%

RECURSOS PRÓPRIOS 10 412.978,39 144.576,89 35,01%

Convênios 13 6.724.688,55 221.962,33 3,30%

Subtotal 25.596.318,19 18.658.707,60 72,90%

Descentralizações Código Valordescentralizado Empenho Execução

SEAPEC 11 58.977,42 58.977,42 100%

SEAPEC 01 240.156,39 240.156,39 100%

SEA/FECAM 04 374.417,33 374.417,33 100%

SEA/FECAM 01 313.221,40 313.221,40 100%

Subtotal 986.772,54 986.772,54 100%

Total Geral 26.583.090,73 19.645.480,14 73,90%

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 24 de 25

Quocientes de Liquidez - Exercício de 2013

Liquidez Corrente

Ativo Circulante=

R$ 8.608.011,85= 1,3774%

Passivo Circulante R$ 6.249.473,65

Evidencia a capacidade de pagamento de curto prazo. Calculada a partir da Razãoentre os direitos a curto prazo da empresa (caixas, bancos, estoques, clientes) e as dívidasa curto prazo (empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores).

Liquidez Seca

Ativo Circulante - Estoque=

R$ 8.509.770,58= 1,3617%

Passivo Circulante R$ 6.249.473,65

Similar à liquidez corrente, a Liquidez Seca exclui do cálculo anterior os estoques,por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial em que estão inseridos.Este índice procura demonstrar uma “liquidez real”, mediante a realização de ativos ditos“financeiros” (que se realizam em caixa).

Liquidez Imediata

Disponível=

R$ 6.006.894,00= 0,9612%

Passivo Circulante R$ 6.249.473,65

Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicaçõesfinanceiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluem-se, além dos estoques,as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para a análise da situaçãoda empresa a curto prazo.

PESAGRO-RIO ● Relatório da Administração 2013 Folha 25 de 25

Liquidez Geral

Ativo Circulante + Ativo não Circulante=

R$ 17.974.505,84= 0,9645%

Passivo Circulante + Passivo Não Circulante R$ 18.636.235,37

Demonstra a “viabilidade” de médio e longo prazo dos pagamentos de compromissosjá assumidos.

Índice de Endividamento

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo=

R$ 18.636.235,37= 1,0368%

Ativo Total R$ 17.974.505,84

Demonstra a dependência da empresa em relação ao Capital de Terceiros.

Niterói, 31 de dezembro de 2013.

RAFAEL MUZZI DE MIRANDAPresidente da PESAGRO-RIO