relatório de actividades - jsd oeiras 2013-2016

54
OEIRAS Relatório de Actividades | 2013-16 Trabalho e dedicação.

Upload: alexandre-poco

Post on 28-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A Concelhia da JSD Oeiras apresenta o seu Relatório de Actividades dos últimos anos (2013-16), onde Trabalho e Dedicação foram elementos centrais em toda a acção.

TRANSCRIPT

OEIRAS

Relatório de Actividades | 2013-16

Trabalho e dedicação.

Caros amigas e amigos,

Tenho tido a sorte e o prazer de liderar a concelhia da JSD Oeiras desde Novembro de 2013. Ao longo destes últimos 2 anos e meio, dediquei-me a este projecto com trabalho, acção e dinamismo regulares, sendo o relatório que aqui apresentamos um sumário do esforço colectivo de um conjunto de pessoas que sente paixão pela causa cívica e que procura agir na construção de uma comunidade melhor, mais desenvolvida e coesa.

A JSD Oeiras apresenta-se hoje de cabeça erguida com uma forma muito própria de fazer política. Lidero um projecto que procura estar junto da comunidade, contando hoje com dezenas de reuniões e visitas às forças vivas da juventude e da sociedade; que visa formar quadros políticos com o debate de ideias e a formação na primeira linha das prioridades; e que tem como fim último da nossa acção apresentar propostas políticas nos órgãos devidos que visem melhorar a vida quotidiana de todos, nomeadamente dos mais jovens.

A Juventude Social Democrata de Oeiras trabalha regularmente para garantir que todos os jovens têm acesso à melhor educação possível nas nossas escolas e faculdades, que o primeiro emprego e os percursos profissionais inicados lançam no presente as bases para uma vida melhor no futuro, onde cada persiga o seu projecto de felicidade com as melhores condições possíveis de partida. Lutamos por uma juventude que quer ter a sua autonomia pessoal, que procura emancipar-se da casa dos pais arranjando habitação própria, que projecta a sua vida profissional e social numa escala mundial, que vive num mundo onde as tecnologias e as redes sociais estruturam de forma significativa a vivência social, que quer viver em cidades mais inteligentes que respeitem o ambiente e que sejam centros de vida e de cultura num mundo que se quer aberto e cosmopolita. Lutamos pela juventude do séc. XXI.

A liderança que quis empregar à JSD Oeiras só é possível porque conseguimos construir, ao longo dos últimos 2 anos e meio, uma equipa de jovens que partilham das mesmas preocupações e que vêem a política como uma actividade nobre de serviço ao outro. Este relatório de (muitas) actividades é também essa história: a história de UM grupo que se formou assente na dedicação, na entrega e no trabalho.

O meu sincero obrigado a todos os que têm ajudado a JSD Oeiras nos seus desafios,

ALEXANDRE POÇO

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA JSD OEIRAS

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA MESA DO PLENÁRIO | JSD OEIRAS

Caros companheiros,

Apresenta-se neste relatório a história recente da JSD Oeiras. Uma história de 3 anos caracterizada por um excelentre trabalhoque, a todos em Oeiras, deve honrar. Como Presidente da Mesa do Plenário Concelhio não posso deixar de felicitar todos os militantes da JSD Oeiras e em especial ao Presidente da Comissão Política, Alexandre Poço pela intensidade, dinamismo, dedicação e constante actividade que hoje todos associam à JSD Oeiras. Para quem, como eu, já conhece o Alexandre há alguns anos e tem o prazer de fazer política com ele, só pode ficar feliz por ver um trabalho que visa envolver ao máximo a juventude de Oeiras, tendo como base os ideais sociais-democratas com que sempre se pautou.

Neste relatório fica patente uma ambição, a de ouvir os jovens de Oeiras e trazê-los para a actividade partidária, construíndo em conjunto soluções políticas para a comunidade. O Alexandre fá-lo com grande sucesso: não só implementou diversas iniciativas de âmbito associativo e de debate público, como reuniu e ouviu as estruturas juvenis do concelho, apresentou e defendeu diversas propostas para Oeiras, para o distrito de Lisboa e para Portugal. Por último, é a nossa JSD Oeiras de sempre, mas cada vez mais forte, com cada vez mais jovens a querem fazer mais e cada vez melhor. Estão todos de parabéns!

Que os próximos anos sejam tão produtivos como este. Viva a JSD Oeiras!

DAVID ALEXANDRE DA SILVA

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

Tomada de Posse14.DEZEMBRO.2013

Estiveram presentes o Vice-Presidente da Comissão Nacional da JSD, Pedro Lourenço Pereira, a Presidente da Distrital de Lisboa da JSD, Joana Barata Lopes e o Presidente do PSD Oeiras, Ângelo Pereira.

“Nos próximos dois anos, a JSD Oeiras irá fazer o trabalho de base próprio de uma concelhia – vamos estar nas escolas secundárias e nas faculdades de Oeiras, vamos contactar e visitar as forças associativas das várias freguesias, vamos formar quadros políticos de futuro, vamos debater grandes temas e vamos apresentar as nossas ideias para ter uma Oeiras ainda mais próspera, coesa e desenvolvida. Estaremos com “irreverência e acção” ao lado do PSD a responder aos desafios desta nossa comunidade”

[Alexandre Poço no discurso de tomada de posse]

INÍCIO DE MANDATO

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

02

INÍCIO DE MANDATO

Entrega da candidaturaao Presidente da Mesa do Conselho Distrital da JSD Lisboa, Ricardo Júlio Pinho

Órgãos Concelhios da JSD Oeiras[2013-15]

Comissão Política Concelhia

Presidente Alexandre Poço

Vice-Presidentes Susana Isabel Duarte David Alexandre da Silva Marta Romão

Secretário-Geral Miguel da Cruz Bugalho

Vogais Gonçalo Azenha Rui Rodrigues da Cunha Pedro Geraldes Guerreiro João Solano António Moreira Tiago Mendes Diogo Brito Filipa Moreira Suplentes Ricardo Júlio Pinho Mariana Coelho Inês Nascimento Nuno Correia Filipe Mendonça Fernando Pedro Fernandes Tomás Roque da Cunha Sebastião Pena Soares Eduarda Vaz de Carvalho José Mário Lisboa João Marquez Rita Cavique Edmilson Fernandes dos Santos

Mesa do Plenário Concelhio

Presidente Nuno Martins

Vice-Presidente Luís Veríssimo

Secretário Frederico RamosSuplentes Liliana Vaz de Carvalho Jairse Freire

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

03

PRESENÇA NA COMUNIDADE

Visitas e Reuniões2013-2015

Entre 2013 e 2015, visitamos e reunimos com várias associações, desde AEs do ensino secundário e superior a instituições do associativismo e do meio empresarial, entre as quais

EscolasEscola Secundária Luís de Freitas Branco (Jan.2014), Escola Secundária Sebastião e Silva (Jan.2014), Escola Secundária Quinta do Marquês (Fev.2014), Escola Secundária de Miraflores (Set.2014)

FaculdadesEscola Superior Náutica Infante D. Henrique (Jun.15), Instituto Superior Técnico - Tagus Park (Fev.2014)Associações: 2.ª Companhia das Guias de Oeiras (Março.2015), Associação Empresarial da Região de Lisboa (Set.2014), Oeiras Invest (Out.2014), Associação Social de Caxias (Jan.2014)

DebatesMarcámos presença num debate com outras juventudes partidárias na Escola Secundária Sebastião e Silva destinada ao tema “Relação dos jovens com a política” (Fev.2014)

Campanha SolidáriaOrganizámos uma campanha de recolha de bens essenciais que foi entregue à Associação Social de Caxias (Dez.13/Jan.14)

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

04

FORMAÇÃO POLÍTICA

8.MARÇO.2014

Workshop (in)formativo

“Motivação e Atitude Positiva” [Jorge Cara Nova, Formador]

6.NOVEMBRO.2014

Jornada de Formação

“Reforma do Sistema Político e Eleitoral” [Cristóvão Simão Ribeiro, Presidente da JSD]

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

05

DEBATE DE IDEIAS E GRANDES TEMAS

30.JANEIRO.2014

"Co-adopção e adopção por casais homossexuais"

[Carlos Reis, Jurista]

[Rui Rocha Martins, Médico Psiquiatra]

A JSD Oeiras organizou várias conferências, tertúlias e debates sobre grandes temas que marcam a nossa sociedade.

“Cada vez que nos predispomos a debater um assunto em conferência de forma livre e aberta, estamos a dar um passo em frente na formação de quadros políticos, na capacidade de analisar os grandes temas e na preparação que qualquer agente político deve ter para dar as melhores respostas aos desafios de uma comunidade complexa e exigente.”

[Alexandre Poço, presidente da JSD Oeiras]

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

06

DEBATE DE IDEIAS E GRANDES TEMAS

13.FEVEREIRO.2014

I GRANDE CONFERÊNCIA

"Que Constituição para o século XXI"

Pedro Santana Lopes

[ex-Primeiro-Ministro e ex-Presidente do PSD]

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

07

DEBATE DE IDEIAS E GRANDES TEMAS

12.MAIO.2014

II GRANDE CONFERÊNCIA

"Os desafios da economia portuguesa no pós-troika"

António Nogueira Leite

[Gestor e Professor Universitário]

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

08

DEBATE DE IDEIAS E GRANDES TEMAS

20.NOVEMBRO.2014

"Emprego: Um Novo Desafio"

Octávio de Oliveira

[Secretário de Estado do Emprego]

Organizado em parceria com o PSD Oeiras

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

09

DEBATE DE IDEIAS E GRANDES TEMAS

20.NOVEMBRO.2014

III GRANDE CONFERÊNCIA

"Os desafios da saúde: Que Futuro?"

Ricardo Baptista Leite

[Deputado à Assembleia da República]

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

10

7.ABRIL.2015

IV GRANDE CONFERÊNCIA

«Emprego Jovem: Como vencer este desafio?"

Vítor Moura Pinheiro

[Director Executivo do Programa Garantia Jovem]

DEBATE DE IDEIAS E GRANDES TEMAS

3.JUNHO.2015

V GRANDE CONFERÊNCIA

"A Década Decisiva: Portugal 2010 a 2020"

Miguel Morgado

[Professor Universitário e Assessor Político do Primeiro-Ministro]

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

11

DEBATE DE IDEIAS E GRANDES TEMAS

8.JULHO.2015

CONFERÊNCIA

Juventude Portugal à Frente

Teresa Anjinho e Duarte Marques

[Deputados à Assembleia da República]

Organizado em parceira com a JP Oeiras

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

12

DEBATE DE IDEIAS E GRANDES TEMAS

7.SETEMBRO.2015

CONFERÊNCIA

"Juventude: Visões e Políticas"

Emídio Guerreiro

[Secretário de Estado da Juventude]

Organizado em parceira com a JP Oeiras

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

13

AS NOSSAS PROPOSTAS POLÍTICAS4.MARÇO.2015 – 7.ABRIL.2015

O Gabinete de Estudos da JSD Oeiras lançou a iniciativa PENSAR OEIRAS na qual

durante 10 semanas, a JSD Oeiras apresentou 10 ideias para o concelho de Oeiras.

Começamos no dia 4 de Março de e a última proposta foi divulgada no dia 7 de Abril.

«O propósito de contactar a comunidade, visitar as escolas secundárias e faculdades, reunir

com dirigentes associativos deve ser sempre o de melhor conhecer os problemas e as

necessidades da população para apresentar as melhores respostas políticas"

[Alexandre Poço | Presidente JSD Oeiras]

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

14

AS NOSSAS PROPOSTAS POLÍTICAS

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

15

AS NOSSAS PROPOSTAS POLÍTICAS

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

16

CONTRIBUTOS PARA UMA COMUNIDADE MELHOR

2013-2016

Desde 2013, a JSD Oeiras já conseguiu ver 3 propostas suas aprovadas pelos órgãos autárquicos de Oeiras.

– Para responder às necessidades dos estudantes de Oeiras, em Junho de 2015 a JSD Oeiras propôs aos executivos de união de freguesia de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo; Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias; Carnaxide e Queijas o alargamento do horário das bibliotecas municipais de Oeiras, Algés e Carnaxide durante o período de exames dos estudantes. Oeiras é um concelho de excelência em termos de Ensino e níveis de educação, pelo que a JSD Oeiras quer que comunidade incentive os nossos jovens a estudarem, oferecendo-lhes todas as condições para que continuem os mais bem preparados do país.

– No início de 2016, o Executivo Municipal de Oeiras veio alargar o horário da Biblioteca Municipal de Oeiras, todas as quintas-feiras até às 24h, entre Janeiro e Fevereiro. Embora limitado a uma das três bibliotecas e num período específico, congratulamo-nos com a decisão por ir no sentido das necessidades dos estudantes. No futuro, esperamos ver este alargamento nas restantes bibliotecas do concelho.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

17

1

CONTRIBUTOS PARA UMA COMUNIDADE MELHOR

2013-2016

Com o intuito de reabilitar a paisagem urbana local e incentivar a criação artística por parte de jovens artistas de Oeiras, a JSD Oeiras propôs um programa de reabilitação ubana.

– Esta proposta foi aprovada na Assembleia Municipal de Oeiras e nas Assembleias de Freguesia de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias; Porto Salvo; Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo; Carnaxide e Queijas.

«É nosso dever contribuir para a construção de um concelho mais harmonioso, organizado esteticamente e coerente do ponto de vista urbanístico, um concelho onde a expressão artística tem lugar de destaque, onde os artistas são incentivados e reconhecidos pela comunidade" [Alexandre Poço, Presidente da JSD Oeiras] R

ELAT

ÓR

IO D

E A

CTI

VID

AD

ES |

20

13

-16

TR

AB

AL

HO

E D

ED

ICA

ÇÃ

O

18

2

CONTRIBUTOS PARA UMA COMUNIDADE MELHOR

2013-2016

– Queremos um concelho que incentiva os jovens a cumprirem os seus projectos e ambições em Oeiras. Nesse sentido, propusemos ao Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Oeiras, Ângelo Pereira, a criação de um cartão Jovem Municipal de Oeiras.

Este cartão consagra todas as vantagens do cartão jovem que existe a nível nacional, oferecendo um conjunto adicional de promoções, vantagens e descontos em serviços existentes em Oeiras. É um instrumento para que os jovens vivam a sua vida cultural, desportiva e de lazer no nosso concelho. Pela mão do vereador da Juventude, o Cartão Jovem Municipal é hoje uma realidade, facto pela qual a JSD Oeiras se congratula.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

3

19

AJUDÁMOS A COLOCAR PORTUGAL À FRENTE

OUTUBRO.2015

Estivemos sempre presentes na campanha eleitoral para as Legislativas de Outubro de 2015, ajudando a Coligação Portugal à Frente (PSD – CDS/PP) a vencer as Eleições Legislativas. Vencemos as Eleições no país e vencemos também no concelho de Oeiras. A JSD Oeiras cumpriu a sua parte com uma presença massiva por parte dos seus membros nas iniciativas de campanha.

A Vice-Presidente da JSD Oeiras, Susana Isabel Duarte, foi candidata a Deputada à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Lisboa.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

20

AJUDÁMOS A COLOCAR PORTUGAL À FRENTE

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

21

JSD OEIRAS COM REPRESENTATIVIDADE

DEZEMBRO.2014

A JSD Oeiras está representada na Comissão Política Nacional eleita no XXIII Congresso Nacional da JSD, realizado em Dezembro de 2014

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

22

RICARDO JÚLIO

Secretário-Geral AdjuntoSUSANA ISABEL DUARTE

Coordenadora Nacional de Formação

MIGUEL CRUZ BUGALHO

VogalDAVID ALEXANDRE DA SILVA

Vogal

JULHO.2014

A JSD Oeiras está representada na Comissão Política Distrital da JSD Lisboa, eleita no II Congresso Distrital da JSD Lisboa, realizado em Julho de 2014

A JSD OEIRAS NA UNIVERSIDADED E VERÃO

2014-2015

Como vem sendo tradição, a JSD Oeiras marcou presença nas edições de 2014 e 2015 do maior evento de formação política do país, a Universidade de Verão do PSD, JSD, Partido Popular Europeu e Instituto Francisco Sá Carneiro. Estivemos representados pelos alunos Tomás Roque da Cunha e Tomás Portas e pela Susana Isabel Duarte na equipa organizadora.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

23

3

JSD OEIRAS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL LOCAL

A nossa ação conseguiu despertar a atenção da comunicação social do concelho de Oeiras

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

24

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

COMUNICAR O QUE FAZEMOS

Característica distintiva da JSD Oeiras é a constante comunicação do nosso trabalho e actividades. Temos primado por comunicar através das redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram e Youtube têm sido as principais formas de alcançar a comunidade. Por esta forma, a JSD Oeiras tem conseguido contactar com milhares de pessoas.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

25

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

26

RENOVAÇÃO DA EQUIPA E DA CONFIANÇA

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

OUTUBRO.2015

Em Outubro de 2015 e com base no trabalho efectuado no mandato 2013-2015, o Presidente da JSD Oeiras, Alexandre Poço decidiu recandidatar-se a um novo mandato à frente da Juventude Social Democrata de Oeiras.

Para o mandato 2015 – 2017, a candidatura à JSD Oeiras encabeçada pelo Alexandre Poço definiu um conjunto de objectivos, tendo estes feito parte do programa de candidatura aos órgãos concelhios.

RENOVAÇÃO DA EQUIPA E DA CONFIANÇA

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

27

Para o mandato 2015 – 2017, a candidatura à JSD Oeiras encabeçada pelo Alexandre Poço definiu um conjunto de objectivos, tendo estes feito parte do programa de candidatura aos órgãos concelhios.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

28

RENOVAÇÃO DA EQUIPA E DA CONFIANÇA

Para o mandato 2015 – 2017, a candidatura à JSD Oeiras encabeçada pelo Alexandre Poço definiu um conjunto de objectivos, tendo estes feito parte do programa de candidatura aos órgãos concelhios.

NOVO MANDATO

Órgãos Concelhios da JSD Oeiras[2015-17]

Comissão Política Concelhia

Presidente Alexandre Poço

Vice-Presidentes Susana Isabel Duarte Afonso Carrêlo Marta Romão

Secretário-Geral Miguel da Cruz Bugalho Sec-Geral Adjunto Tomás Roque da Cunha

Vogais Rui Rodrigues da Cunha Mariana Coelho Vitor Nascimento Tomás Portas Hugo Cereceda Ferreira Patrícia Viera da Silva Gonçalo Azenha Suplentes Pedro Aguardela Joana Adrega Filipa Moreira Francisco Monteiro Filipe Mendonça João Marquez Rita Cavique Pedro Silva Francisco Herdeiro Ana Rita Marinho Mariana Coutinho António Moreira

Mesa do Plenário Concelhio

Presidente David Alexandre da Silva

Vice-Presidente Diogo Açafrão

Secretário Pedro TabordaSuplentes Inês Nascimento Beatriz Pires da Silva

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

29

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

30

EQUIPA RENOVADA

Coordenadores da JSD Oeiras

A JSD Oeiras está organizada por áreas, permitindo a todos os membros dos órgãos concelhios e colaboradores efecturarem trabalho nas áreas que mais preferem. Actualmente, temos as seguintes coordenações na nossa estrutura:

SUSANA ISABEL DUARTE

Gabinete de Formação

AFONSO CARRÊLO

Gabinete de Estudos

MIGUEL CRUZ BUGALHO

Gabinete Autárquico

MARTA ROMÃO

Gabinete do Associativismo

PEDRO TABORDA

Gabinete do Ensino Superior

TOMÁS PORTAS

Gabinete da Cultura e Desporto

PEDRO HERDEIRO

Gabinete do Ensino Secundário

Jantar de Tomada de Posse28.NOVEMBRO.2015

Os novos órgãos concelhios da JSD Oeiras tomaram Posse no dia 28 de Novembro de 2015, num grande jantar de convívio e confraternização que contou com a presença de mais de 100 convidados, entre os quais os deputados do PSD à Assembleia da República, Sérgio de Azevedo e Ricardo Baptista Leite, Presidentes de Concelhia da JSD do Distrito de Lisboa, Presidente da Mesa do Conselho Distrital da JSD Lisboa, Nuno Firmo e o Presidente do PSD Oeiras, Ângelo Pereira.

Neste jantar, a JSD Oeiras efectou uma recolha de bens essenciais no âmbito da campanha da Comissão Política Nacional da JSD, "Somos Todos Humanos" para auxiliar os refugiados que todos os dias chegam à Europa.

INÍCIO DE MANDATO

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

31

Criação de um KIT NOVO MILITANTE

Com a chegada de um cada vez maior número de militantes à JSD Oeiras, o Gabinete de Formação criou e desenvolveu um Kit Novo Militante para ser disponibilizado a todos os novos companheiros. Este kit tem um formato digital e procura transmitir aos recém-chegados as informações básicas da Juventude Social Democrata.

KIT NOVO MILITANTE

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

32

NOITES DE DEBATE DA JSD OEIRAS

17.DEZEMBRO.2015

I NOITE DE DEBATE

"Portugal no mundo Atlântico e Europeu"

Vasco Rato

[Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento –FLAD]

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

33

2.MARÇO.2015

II NOITE DE DEBATE

"Orçamento do Estado 2016"

Luís Montenegro

[Líder da Bancada Parlamentar do PSD na Assembleia da República]

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

34

NOITES DE DEBATE DA JSD OEIRAS

MAIS FORMAÇÃO POLÍTICA

6.FEVEREIRO.2016

A JSD Oeiras organizou a formação SABER + em parceria com o Gabinete de Formação Nacional sobre a Ideologia e a Estrutura da JSD e do PSD.

Contámos com a presença de mais de 60 companheiros a participar na formação.

A secretária-geral da JSD e deputada Margarida Balseiro Lopes, o especialista em comunicação Paulo Colaço, a coordenadora nacional da formação da JSD, Susana Isabel Duarte, o economista e antigo deputado Nuno Matias e o deputado Sérgio Azevedo foram os oradores desta jornada formativa.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

35

PRESENÇA NAS ESCOLAS

Forte presença e Acção nas Escolas SecundáriasFEVEREIRO.2016

Uma das prioridades da JSD Oeiras para este mandato é a presença regular nas escolas secundárias de Oeiras, por isso já estivemos em contacto com estudantes nas 8 escolas que existem no nosso concelho.

Numa campanha escolar dinamizada em Fevereiro de 2016 para chegar aos estudantes do ensino secundário, a JSD Oeiras visitou e contactou com alunos das seguintes escolas:

• Escola Secundária Quinta do Marquês

• Escola Secundária Aquilino Ribeiro

• Escola Secundária de Miraflores

• Escola Secundária Luís de Freitas Branco

• Escola Secundária Sebastião e Silva

• Escola Secundária Prof. José Augusto Lucas

• Escola Secundária Camilo Castelo Branco

• Escola Secundária Amélia Rey Colaço

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

36

PRESENÇA NAS ESCOLAS

Visitas e Reuniões2015-2016

A JSD Oeiras tem procurado igualmente reunir e dialogar com as Associações de Estudantes das Escolas Secundárias, sendo que no ano lectivo 2015/2016 já reunimos com:

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

37

8 de Janeiro de 2016

Associação de Estudantes da Escola Secundária Quinta de Marquês

3 de Fevereiro de 2016

Associação de Estudantes

da Escola Secundária Luís de Freitas Branco

4 de Fevereiro de 2016

Associação de Estudantes da Escola Secundária

Camilo Castelo Branco

PRESENÇA NAS ESCOLAS

Dia de Esclarecimento Político

14.MARÇO.2016

A JSD Oeiras tem participado também nos dias

de esclarecimento político organizados pelas Associações

de Estudantes, sendo que até ao momento estivemos no dia de Esclarecimento Político,

organizado a 14 de Março de 2016 pela Associação de Estudantes da Escola

Secundária Miraflores e que contou com a presença

do Prof. José Adelino Maltez e com as restantes

juventudes partidárias.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

38

22 de Fevereiro de 2016

Associação de Estudantes da Escola Secundária de Miraflores

16 de Março de 2016

Associação de Estudantes da Escola Secundária

Amélia Rey Colaço

PRESENÇA NA COMUNIDADE

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

39

Dia do Político15.MARÇO.2016

A JSD Oeiras participou no Dia Político organizado pela Associação de Estudantes da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

REUNIÕES COM AUTARCAS DE OEIRAS

No âmbito da intervenção autárquica e como preparação do trabalho que desenvolvemos ao nível das Assembleias de Freguesia e Assembleia Municipal, a JSD Oeiras tem tido várias reuniões com os principais responsáveis autárquicos de Oeiras:

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

40

21 de Janeiro de 2016

Reunião com o Grupo de Deputados do PSD

na Assembleia Municipal de Oeiras,

na qual tivemos a oportunidade de apresentar

ao líder de bancada, Jorge Pracana e restantes

deputados, as propostas da JSD Oeiras

para o nosso concelho

REUNIÕES COM AUTARCAS DE OEIRAS

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

41

26 de Janeiro de 2016

Reunião com o Executivo da Junta de Freguesia de Barcarena, no qual a JSD Oeiras

debateu com o Presidente da Junta de Freguesia Fernando Afonso os principais desafios

e problemas de Barcarena

10 de Março de 2016

Reunião com o Executivo da União de Freguesias

de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo,

no qual a JSD Oeiras analisou a actual situação

económica e social com o Presidente da União

de Freguesias Carlos Moreira

31 de Março de 2016

Reunião com o Executivo da União de Freguesias

de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos

e Caxias. Tivemos a oportunidade de discutir alguns

dos assuntos mais importantes para esta que é uma

das maiores freguesias do concelho de Oeiras.

JSD NO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Queremos ser uma voz activa na definição das políticas de juventude e procuramos estar no seio do movimento associativo juvenil de Oeiras a debater e discutir as prioridades para os jovens do nosso concelho.

Desta forma, temos tido uma presença regular e interventiva no Conselho Municipal de Juventude com o Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Oeiras, Ângelo Pereira.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

42

PRESIDENCIAIS.2016

Estivemos ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa na eleição para a Presidência da República Portuguesa, realizada a 24 de Janeiro de 2016.

A JSD Oeiras congratula-se com a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa e estamos certos que o XX Presidente da República estará à altura das responsabilidades exigidas pela Chefia do mais alto cargo da Nação.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

43

JSD OEIRAS COM MARCELO REBELO DE SOUSA

JSD OEIRAS A REUNIR, PENSAR, AGIR...

A JSD Oeiras reúne regularmente em Comissão Política Concelhia e em reuniões temáticas das coordenações. A discussão e o contributo de todos na definição das actividades da Concelhia tornam-nos mais fortes e garantem um dinanismo que já é marca da JSD Oeiras.

REL

ATÓ

RIO

DE

AC

TIV

IDA

DES

| 2

01

3-1

6 T

RA

BA

LH

O E

DE

DIC

ÃO

NA PRIMEIRA PESSOA...

Uma instituição como a JSD procura a cada dia facilitar, ajudar e criar valor para a população que representa. O trabalho da JSD Oeiras assenta num ideal de espírito de equipa, ambição e dedicação para que todos os objectivos definidos sejam cumpridos e sejam reconhecidos pelos principais órgãos políticos do concelho e do país.

GONÇALO MAÇA

Há já alguns anos que pertenço à JSD Oeiras. Tem sido desenvolvido muito trabalho, desde o contacto com as escolas e instituições às formações políticas e pessoais, passando pela construção e debate de ideias por um concelho melhor. No entanto, há algum tempo que não via tanto entusiasmo e envolvimento numa equipa da jota como na actual, e para isso muito contribui a liderança do Alexandre e todo o seu empenho e esforço investido neste grande projecto.

TOMÁS PORTAS

A JSD Oeiras está mais próxima dos jovens, em particular, e dos oeirenses em geral, o que possibilitou uma maior confiança de um cada vez maior número de jovens. Somos uma concelhia muito activa e se há coisa que me deixa feliz é o facto de estarmos constantemente a pensar em propostas para apresentar, pois essa é a forma de melhorar a vida das pessoas, em Oeiras e no país.

PEDRO SILVA

A política é a ciência da liberdade. Somos jovens, unidos por uma juventude partidária e com a vontade de contribuir para um futuro melhor. As nossas diferenças, as motivações e a partilha de opiniões tornam-nos mais fortes, ensina-nos a aprender com o outro e fazem-nos crescer como indivíduos: é esta a mensagem que tenho aprendido com a JSD Oeiras.

CATARINA LEITÃO

Nos últimos 3 anos, a JSD Oeiras alcançou o patamar nacional. Tudo isto devido ao trabalho do seu presidente e da restante Comissão Política que têm feito um excelente trabalho quer ao nível das escolas e junto dos jovens ou do município de Oeiras.

RUI RODRIGUES DA CUNHA

NA PRIMEIRA PESSOA...

A JSD Oeiras pautou-se sempre ao longo dos anos por ser uma estrutura permanentemente ativa, que trabalha de forma contínua com dinamismo, irreverência e resiliência dando voz aos jovens nos fóruns próprios. Pertenço a uma equipa que se prepara para os desafios que enfrenta com responsabilidade e seriedade, apresentando soluções concretas e rigorosas, características essas notoriamente representadas na liderança do Alexandre Poço como Presidente da JSD Oeiras nos últimos três anos.

MARTA ROMÃO

Como jovens precisamos de preparar o futuro, e esse futuro começa agora. É preciso lutar e defender os ideais e princípios pelos quais acreditamos. Graças à liderança e visão do nosso Presidente Alexandre Poço, é possível criar uma estrutura, dentro da JSD, capaz de desenvolver a política que queremos ter no futuro. Os vários gabinetes existentes tornam-nos capazes de ouvir os outros e entregar soluções que vão ao encontro das necessidades que a sociedade enfrenta, de modo a poder levá-las o mais longe que conseguirmos.

GONÇALO PITTA

A JSD Oeiras tem participado de forma muito ativa e positiva junto da comunidade do concelho de Oeiras, com ênfase para o trabalho desenvolvido junto dos órgãos administrativos escolares. Relativamente ao nosso formidável presidente Alexandre Poço, tem sido um líder exemplar, sempre presente em todas as atividades realizadas e em contacto constante com todos os membros da JSD Oeiras. Além disso, conseguiu unir um grupo de trabalho consolidado e variado com pessoas com diferentes experiências e de vários locais.

PEDRO DIAS

Ser JSD em Oeiras é estar em constante trabalho, é estar na linha da frente em encontrar resposta aos desafios que se colocam à juventude oeirense. E esses objectivos são, todos os dias, alcançados graças ao enorme trabalho desenvolvido pelo Alexandre Poço enquanto Presidente da JSD Oeiras.

PEDRO TABORDA

NA PRIMEIRA PESSOA...

Ao entrar na JSD Oeiras, desmistificou-se o preconceito sobre as juventudes partidárias e o seu trabalho. Aqui inseri-me numa comunidade empenhada na melhoria das vidas dos Jovens e dos Oeirenses, unida para pensar e actuar a mudança.

CARLOS BRAZÃO

A JSD Oeiras tem contribuído de uma forma bastante dinâmica para a melhoria das condições de vida das pessoas. Tenta estar sempre por perto e em contacto com a comunidade, procurando conhecer as suas preocupações e apresentando diversas soluções para as mesmas. Sem dúvida que o sucesso desta estrutura também se deve ao presidente, Alexandre Poço, por toda a sua dedicação, empenho e dinamismo.

MARIANA COUTINHO

A primeira característica a que associo à JSD de Oeiras é proatividade! Comprovada por reuniões regulares, conferências com personalides de destaque, sessões de formação, propostas. É todo este dinamismo que nos torna jovens capazes para contribuir para um concelho e um Portugal melhor. O excelente ambiente entre o grupo merece também destaque e, nesse ponto, o Alexandre tem tido um papel decisivo. Uma excelente equipa é sempre sustentada por uma grande liderança.

ANDREIA GOMES

Considero que a JSD de Oeiras se destaca por ser um grupo com uma grande diversidade ideológica, sendo que os seus membros partilham valores. Serve também como um palco de vivência cívica e política para jovens, havendo sempre respeito mútuo. Contudo, o mais importante para mim é esta jota representar e defender a juventude.

ANA ISABEL SOUSA

A JSD é uma juventude partidária que constitui uma frente activa de jovens preocupados e interessados na resolução do problemas do país, sob uma abordagem multidisciplinar que vai desde a educação ao projecto europeu. Somos uma excelente equipa com uma excelente liderança. Mais do que um presidente, o Alexandre é um líder que sabe sempre responder às necessidades da concelhia, manter a coesão entre os membros, sendo uma peça-chave no percurso da JSD Oeiras até agora. A ele, devemos-lhe todo o empenho e carinho com que se entregou desde o início a esta concelhia.

MARIANA SOTERO

NA PRIMEIRA PESSOA...

Estou na JSD Oeiras há 6 anos e posso afirmar que o trabalho que se tem desenvolvido desde 2013 tem sido notável e muito se deve à postura que o Alexandre tem na JSD, ou melhor, na esfera política. A JSD como digo tantas vezes é uma escola, uma grande escola onde aprendemos como devemos estar na nossa vida pessoal, como profissional. Esta escola também se constrói quando temos um líder e a JSD Oeiras tem um Grande Líder!

MIGUEL CRUZ BUGALHO

A JSD Oeiras prima pela diversidade, inovação, e pela sua constante luta na concelhia e no país para a obtenção de resultados que possam influenciar positivamente o futuro de Portugal. Importante relembrar que grande parte do nosso sucesso se deve ao Alexandre, devido ao seu carisma e influência junto da nossa envolvente.

TIAGO PEREIRA

Fazer parte desta Juventude Social Democrata de Oeiras, terra onde vivo desde que nasci, ajudou-me a crescer quer a nível pessoal quer a nível organizacional. Os níveis de trabalho desenvolvidos ao longo destes anos foram feitos sempre com o máximo de ambição e motivação, desde a nível local ao nacional. Oeiras será sempre caracterizado pela sua irreverência e dinâmica, contando sempre com grupos de trabalho fortes e dinâmicos.

JOÃO MARQUEZ

Estes 3 anos de JSD Oeiras foram pautados pelas palavras; equipa e trabalho. Pois foi graças a liderança do Alexandre Poço que conseguimos construir uma equipa em Oeiras, com sentimento de pertença e unidade e com isto conseguimos fazer um trabalho sólido e reconhecido por todos. Parabéns e obrigada!

SUSANA ISABEL DUARTE

Todos nós somos peças importantes no trabalho desta equipa, cada um representa uma pequena parcela do resultado final. Um especial agradecimento ao nosso líder Alexandre Poço. É com toda a nossa dedicação, motivação, visão ,diálogo e trabalho que podemos transformar a nossa juventude e o nosso partido, contribuindo assim para uma sociedade melhor e mais justa. Durante estes 3 anos a JSD Oeiras tem feito um excelente trabalho, mantendo um espírito de amizade entre todos os elementos.

DANIELA ALMEIDA DA CRUZ

NA PRIMEIRA PESSOA...

Nos últimos 3 anos, a JSD Oeiras tem sido uma estrutura que devia constituir um exemplo nacional. Formando os seus militantes, fomentando a discussão política e apresentando propostas que tem contribuído para um enriquecimento do espirito democrático no concelho de Oeiras.

TOMÁS ROQUE DA CUNHA

Incansável e imparável a Juventude Social Democrata de Oeiras. Desde pelo menos há dois anos que são diversas as actividades desenvolvidas. Não paramos! Penso que estamos todos de parabéns pelo trabalho conseguido! A JSD Oeiras conta com jovens dinâmicos, interessados e versáteis. É um orgulho pertencer a esta juventude!

JOANA ADREGA

Juntei-me há JSD Oeiras há pouco tempo, senti-me integrado logo desde o início, o Alexandre mostrou-se sempre disponível para qualquer questão, assim como toda a equipa. Do pouco tempo que tenho na JSD, vejo todos os membros empenhados e activos, atitude que acredito estar relacionada com o exemplo que nos é transmitido pelo Alexandre. Ter-me juntado à JSD Oeiras permite-me fazer política e conviver com jovens interessados que defendem ideais e projectos para a comunidade.

ANTÓNIO FERRAZ

Pertencer à JSD Oeiras tem sido uma experiencia recompensadora. Ver pouco a pouco a grande diferença que fazemos é algo espectacular. Tenho a certeza que sem a nossa liderança, nao conseguíamos fazer metade do trabalho.

VITOR NASCIMENTO

Com a JSD Oeiras, as palavras aprendizagem, crescimento e conhecimento foram uma constante durante estes últimos anos. Com isto foi possível empreender e desenvolver todas estas acções

BEATRIZ PIRES DA SILVA

NA PRIMEIRA PESSOA...

A liderança do Alexandre desde o início despertou em mim uma especial atenção. Uma liderança marcada por uma enorme força de vontade e dedicação. Com uma enorme presença e constante contacto com os militantes, proporciona um excelente espaço para todos e cria um enorme dinamismo na concelhia de Oeiras.

MIGUEL FERREIRA

Após a minha integração na JSD Oeiras, tendo por referência o Alexandre, encontrei um grupo de jovens dinâmico e unido, cujo objectivo tem sido crescer e aumentar a capacidade de acção junto dos oeirenses através de actividades regulares. Mas todo este trabalho não seria possível realizar sem um presidente proactivo e visionário que procura estar na vanguarda das juventudes partidárias.

FRANCISCO MONTEIRO

Depois de 7 anos de JSD, sinto que nunca integrei uma equipa mais unida nem mais transparente. Enquanto Comissão Política e com o Alexandre como presidente, criámos uma dinâmica de autonomia, confiança e trabalho constante que em muito contribui para a aprendizagem de todos e para a demonstração de que fazer política tem muito de positivo e construtivo.

MARIANA COELHO

Faz agora 6 meses que estou na JSD. Durante este meses fui calorosamente integrado na família da JSD Oeiras, uma família que trabalha e coopera entre si, mas também convive e desenvolve amizades. Tudo isto é possível com uma grande equipa e um grande líder. O Alexandre mostrou sempre ser uma pessoa humilde, aberta a novas opiniões e com uma capacidade inédita de coordenação e eficácia. Sempre próximos dos jovens e com constante dinamismo são as principais características da JSD Oeiras.

PEDRO HERDEIRO

Subscrevo as palavra de um bom politico, Edmund Burke: "The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing". A JSD Oeiras tem feito bastante para demonstrar que quer e consegue fazer com brio, determinação e certeza do seu dever. A competência e responsabilidade do Alexandre, aliada à proactividade e atitude positiva da equipa de Oeiras permitiram uma dinâmica exemplar dentro da JSD. Este últimos anos são a prova de que conseguimos agir sobre os assuntos chaves da actualidade, com a irreverência necessária para fazer acontecer. O nosso caminho mantém-se e a JSD Oeiras segue em frente."

AFONSO CARRÊLO

NA PRIMEIRA PESSOA...

Toda a acção da JSD Oeiras procura um grande e nobre objectivo: construir uma comunidade melhor, mais coesa e desenvolvida. Todos queremos fazer de Oeiras um sítio melhor para viver e ter um projecto de vida. É um orgulho fazer parte deste projecto.

PEDRO AGUARDELA

É com grande honra que entrei para a JSD Oeiras no final de 2014. Neste grupo destaca-se a união, espírito de sacrifício e o trabalho concretizado. A mais-valia está na liderança omnipresente do Alexandre, no trabalho constante de pessoas como a Susana e o Miguel, assim como, na excelente relação entre a JSD e o PSD Oeiras. Sinto uma enorme honra em estar presente e poder continuar a escrever a história da JSD, do PSD e de Oeiras.

HUGO FERREIRA

A JSD Oeiras tem uma grande equipa de gente activa. Estamos a construir o futuro com uma acção regular nas associações, nas escolas e junto daqueles que temos a ambição de representar.

RICARDO COSTA

Encontrei na JSD Oeiras a abertura e companheirismo necessários para mobilizar as minhas convicções, incentivando o meu sentido cívico, de contribuição para a constução de uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades. O trabalho desenvolvido na proximidade com as Freguesias do Concelho e o investimento na formação política fazem da JSD Oeiras, uma referência nacional, que prepara o futuro, trabalhando no presente.

ALEXANDRA MACHADO DA SILVA

A JSD Oeiras é uma familia que tem como Presidente o expoente máximo do que significa ser um líder. O Alexandre é a força aglutinadora de tantos jovens com vontade de mudar a sociedade e de estarem a frente do seu tempo! Nestes últimos 3 anos, a JSD Oeiras não tem passado despercebida pela sociedade, fizemo-nos notar pela presença constante em locais tão importantes como escolas, faculdades, freguesias e associações sempre prontos a servir o comum.

FRANCISCO HERDEIRO

incentivo e crítica constante."

FRANCISCO SÁ CARNEIRO

OEIRAS

"A JSD é a nossa ponta-de-lança,

e democrático, a nossa forma de progresso,o nosso fermento revolucionário interno

ABRIL 2016