release almanaque do samba - zahar.com.br · almanaque do samba a história do samba, o que ouvir,...

1
Almanaque do samba A história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir André Diniz “Almanaque, explica o dicionário, é isso aí que o André Diniz fez para a gente do choro: livro que traz diversas informações úteis, poesias, trechos literários, anedotas, curiosidades etc. Agora ele retoma o mesmo delicioso caminho, abordando o universo do samba. Para quem trabalha com informação, é prato feito, farto, bem temperado.” Hermínio Bello de Carvalho Histórias, curiosidades, pequenas biografias de diversos bam- bas do samba e muitas ilustrações dão o tom cadenciado ao Almanaque do samba, do historiador e amante do ritmo André Diniz. Seguindo o sucesso do Almanaque do choro, o autor faz um rico passeio pela história do samba – das raízes mestiças, passando pela bossa nova e pelas canções dos festivais, até suas incursões pelo rock e pela música eletrônica. Com uma prosa leve e informativa, André Diniz revela como os rumos da cultura e da política nacionais se relacionam com o desenvolvimento do samba, e discute suas raízes e influências. Mais de 120 imagens e 80 boxes com informações complementa- res compõem um painel muito bem ilustrado nesse Almanaque, que possui ainda o mérito de destacar a pluralidade e a diversida- de do samba. Leitura indispensável a todos que apreciam a músi- ca popular, essa nova edição traz ainda: • o que ouvir, o que ler • indicações de filmes • onde curtir o samba no Brasil • textos explicativos sobre os instrumentos do gênero • guia dos blocos do carnaval carioca • cronologia ANDRÉ DINIZ é autor do Almanaque do choro (Zahar, 2003) e de biografias infantojuvenis sobre Pixinguinha, Adoniran Barbosa e Paulinho da Viola. É formado em história pela Universidade Federal Fluminense, na qual atualmente cursa o doutorado em literatura comparada, pesquisando a obra do historiador José Ramos Tinhorão. 312pp Ilustrado “O samba desde os primórdios, suas relações com o lundu, o maxixe e sua evolução ao longo dos tempos, destacando perfis dos principais bambas, são apenas algumas das vertentes deste substancial Almanaque, que tem ain- da vasta bibliografia e discografia. Verdadeiro manual do ramo (e suas ramificações), ele fornece o caminho das pedras para quem pretende ir ao samba – no mais amplo sentido da expressão.” Tárik de Souza comunicação e marketing | 21 2529-4750 Isabela Santiago | r.4780 gerente [email protected] Priscila Corrêa | r.4781 assessora de imprensa [email protected] zahar.com.br

Upload: lecong

Post on 26-Jan-2019

253 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Almanaque do sambaA história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtirAndré Diniz

“Almanaque, explica o dicionário, é isso aí que o André Diniz

fez para a gente do choro: livro que traz diversas informações úteis,

poesias, trechos literários, anedotas, curiosidades etc.

Agora ele retoma o mesmo delicioso caminho, abordando

o universo do samba. Para quem trabalha com informação,

é prato feito, farto, bem temperado.”

Hermínio Bello de Carvalho

Histórias, curiosidades, pequenas biografias de diversos bam-bas do samba e muitas ilustrações dão o tom cadenciado ao Almanaque do samba, do historiador e amante do ritmo André Diniz. Seguindo o sucesso do Almanaque do choro, o autor faz um rico passeio pela história do samba – das raízes mestiças, passando pela bossa nova e pelas canções dos festivais, até suas incursões pelo rock e pela música eletrônica.

Com uma prosa leve e informativa, André Diniz revela como os rumos da cultura e da política nacionais se relacionam com o desenvolvimento do samba, e discute suas raízes e influências.

Mais de 120 imagens e 80 boxes com informações complementa-res compõem um painel muito bem ilustrado nesse Almanaque, que possui ainda o mérito de destacar a pluralidade e a diversida-de do samba. Leitura indispensável a todos que apreciam a músi-ca popular, essa nova edição traz ainda:

• o que ouvir, o que ler • indicações de filmes • onde curtir o samba no Brasil • textos explicativos sobre os instrumentos do gênero • guia dos blocos do carnaval carioca • cronologia

ANDRÉ DINIZ é autor do Almanaque do choro (Zahar, 2003) e de biografias infantojuvenis sobre Pixinguinha, Adoniran Barbosa e Paulinho da Viola. É formado em história pela Universidade Federal Fluminense, na qual atualmente cursa o doutorado em literatura comparada, pesquisando a obra do historiador José Ramos Tinhorão.

312pp Ilustrado

“O samba desde os primórdios, suas relações com o lundu, o maxixe

e sua evolução ao longo dos tempos, destacando perfis dos principais bambas,

são apenas algumas das vertentes deste substancial Almanaque, que tem ain-

da vasta bibliografia e discografia. Verdadeiro manual do ramo (e suas

ramificações), ele fornece o caminho das pedras para quem pretende ir ao samba – no mais amplo sentido da expressão.”

Tárik de Souza

comunicação e marketing | 21 2529-4750

Isabela Santiago | r.4780 gerente

[email protected]

Priscila Corrêa | r.4781 assessora de imprensa

[email protected]

zahar.com.br