remanescente 4 - entre a santidade e a verdade

69
1 Um remanescente dentro do remanescente UM REMANESCENTE DENTRO DO UM REMANESCENTE DENTRO DO REMANESCENTE FINAL REMANESCENTE FINAL Se nós, adventistas, possuímos toda a luz toda a luz típica de um povo remanescente típica de um povo remanescente, somos por isso mais santos do que aqueles que não a possuem? Toda esta “luz”, torna-nos melhor que os demais cristãos? O “Espírito de Profecia” tem-nos santificado em formas que nunca poderiam ocorrer entre aqueles que não o possuem?

Upload: walter-dos-santos

Post on 21-Jun-2015

1.764 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

1Um remanescente dentro do

remanescente

UM REMANESCENTE DENTRO DO UM REMANESCENTE DENTRO DO REMANESCENTE FINALREMANESCENTE FINAL

Se nós, adventistas, possuímos toda a luz toda a luz típica de um povo remanescentetípica de um povo remanescente, somos por isso mais santos do que aqueles que não a possuem?

Toda esta “luz”, torna-nos melhor que os demais cristãos?

O “Espírito de Profecia” tem-nos santificado em formas que nunca poderiam ocorrer entre aqueles que não o possuem?

Page 2: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

2Um remanescente dentro do

remanescente

O facto de pertencer ao remanescente, torna-nos mais justos que qualquer outra pessoa?

A maioria dos adventistas responderiam a todas estas perguntas, dizendo: “Claro que não!”

Mas – pergunto – por que não? Tomando em linha de conta a revelação de Jesus Cristo que possuímos, nós, Adventistas do nós, Adventistas do Sétimo Dia deveríamos ser o povo mais Sétimo Dia deveríamos ser o povo mais consagrado, santo e semelhante a Cristo consagrado, santo e semelhante a Cristo que pisasse a superfície da Terra!que pisasse a superfície da Terra! Somo-lo?

Page 3: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

3Um remanescente dentro do

remanescente

Alguém disse que, se se vendasse os olhos a um ébrio, ele conseguiria apanhar mais cristãos honestos, sinceros, amorosos e perdoadores em qualquer outra igreja do que conseguiria fazê-lo entre os adventistas da atualidade!

““Manassés fez errar a Judá e os Manassés fez errar a Judá e os moradores de Jerusalém, de maneira que moradores de Jerusalém, de maneira que fizeram pior dofizeram pior do que as naçõesque as nações que o que o Senhor tinha destruído de diante dos Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel” (2 Cr 33:9).filhos de Israel” (2 Cr 33:9).

Dar-se-à o caso de estarmos a fazer “pior do que as nações”, ou seja, pior do que os “babilónicos espirituais” do nosso tempo?

Page 4: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4Um remanescente dentro do

remanescente

O texto de Apocalipse 3:15-17 descreve de forma precisa a nossa condição:

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”

Várias vezes Ellen White aplicou estas Várias vezes Ellen White aplicou estas palavras – a mensagem a Laodicéia – à palavras – a mensagem a Laodicéia – à Igreja Adventista do Sétimo Dia:Igreja Adventista do Sétimo Dia:

Page 5: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5Um remanescente dentro do

remanescente

“Se alguma vez houve um povo representado pela mensagem a LaodicéiaLaodicéia, é o povo que tem tido grande luz, a revelação das Escrituras que receberam os Adventistas do Sétimo DiaAdventistas do Sétimo Dia.” (Manuscript Releases [Manuscritos Publicados], vol. 18, pág. 193)

“Esta mensagem foi enviada à igreja dos dias atuais. Rogo aos membros da nossa igreja que leiam todo o terceiro capítulo de Apocalipse, e que o apliquem. A mensagem A mensagem à igreja dos laodicenses aplica-se à igreja dos laodicenses aplica-se especialmente ao povo de Deus atualespecialmente ao povo de Deus atual.” (SDA Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista], vol. 7, pág. 959)

Page 6: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6Um remanescente dentro do

remanescente

“Deus está guiando a saída de um povo. Ele tem um povo, uma igreja na Terra, os quais Ele tornou os depositários da Sua lei. Confiou-lhes um sagrado depósito e uma verdade eterna para ser dada ao mundo. Ele os reprovaria e corrigiria. A mensagem aos A mensagem aos laodicenses aplica-se aos adventistas do laodicenses aplica-se aos adventistas do sétimo diasétimo dia que têm tido grande esclarecimento e não têm andado na luz.” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 66)

A Laodicéia não lhe falta verdadeA Laodicéia não lhe falta verdade,, mas sim mas sim santidadesantidade.. Aliás, este tem sido o Aliás, este tem sido o problema problema crónicocrónico do remanescente corporativo de do remanescente corporativo de Deus em todas as épocas!Deus em todas as épocas!

Page 7: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

7Um remanescente dentro do

remanescente

“Estamos, como um povo, triunfando na clareza e força da verdade. Somos Somos plenamente apoiados nos nossos pontos plenamente apoiados nos nossos pontos de fé por uma avassaladora quantidade de fé por uma avassaladora quantidade de claros testemunhos escriturísticos.de claros testemunhos escriturísticos. Carecemos muito, porém, da humildade, paciência, fé, amor e abnegação, vigilância e espírito de sacrifício bíblicos. Precisamos cultivar a santidade da Bíblia. O pecado domina entre o povo de DeusO pecado domina entre o povo de Deus.. A A positiva mensagem de repreensão aos positiva mensagem de repreensão aos laodiceanos não é acatada.”laodiceanos não é acatada.” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 3, pág. 253)

Page 8: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

8Um remanescente dentro do

remanescente

“O povo de Deus precisa ver as suas faltas e despertar-se em arrependimento zeloso e abandonar aqueles pecados que os arrastaram a uma condição tão deplorável de pobreza, cegueira, miséria e engano terrível. Foi-me mostrado que o Foi-me mostrado que o testemunho incisivo dado a Laodicéia testemunho incisivo dado a Laodicéia deve ser vivido pela igreja.deve ser vivido pela igreja. Esta é a única resposta aceitável à mensagem dada aos laodiceanos. Erros precisam ser reprovados, o pecado precisa ser chamado pecado, e a iniquidade deve ser enfrentada de modo pronto e decisivo, e afastada de nós como um povo.” (Idem, pág.260)

Page 9: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

9Um remanescente dentro do

remanescente

Os conselhos da serva do Senhor confirmam o que a Bíblia tem demonstrado explicitamente durante milhares de anos: Espiritualmente Espiritualmente falando, a entidade corporativa de Deus falando, a entidade corporativa de Deus sempre tem sido um caso perdido!sempre tem sido um caso perdido!

Quando o Senhor exclama: “Pelejarei Eu mesmo contra vós outros com braço estendido e mão poderosa, com ira, com indignação e grande furor” (Jr 21:5), a quem se dirige Ele? À Sua igreja!À Sua igreja!

Page 10: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

10

Um remanescente dentro do remanescente

Quando admoesta: “Eis que vos reprovarei a descendência, atirarei excremento ao vosso rosto, excremento dos vossos sacrifícios, e para junto deste sereis levados” (Malaquias 2:3), não se não se refere aos amorreus, aos heteus, filisteus refere aos amorreus, aos heteus, filisteus ou persas, ou persas, mas ao Seu povo mas ao Seu povo remanescenteremanescente!!

Ao dizer: “A iniquidade da casa de Israel e de Judá é excessivamente grande, a terra se encheu de sangue, e a cidade, de injustiça; e eles ainda dizem: O Senhor abandonou a terra, o Senhor não nos vê” (Ezequiel 9:9),

Page 11: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

11

Um remanescente dentro do remanescente

Deus refere-se ao povo do Seu pacto,Deus refere-se ao povo do Seu pacto, aos aos que haviam recebido uma revelação de luz que haviam recebido uma revelação de luz e verdade e verdade maiormaior que qualquer outra nação que qualquer outra nação que os circundava!que os circundava!

Todas estas descrições e admoestações Todas estas descrições e admoestações aplicam-se à Sua igreja remanescente aplicam-se à Sua igreja remanescente institucionalinstitucional!! Senão vejamos:

“Vi que o resto [remanescente] não estava preparado para o que irá acontecer sobre a terra. Um estupor, como de letargia parecia suspenso sobre o ânimo da maioria daqueles que professam crer que temos a última mensagem. O anjo que me acompanhava exclamou com intensa solenidade:

Page 12: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

12

Um remanescente dentro do remanescente

Preparai-vos! Preparai-vos! Preparai-vos! porque a ardente ira do Senhor, sem mistura de misericórdia há-de manifestar-se em breve, e vós não estais prontos” (Primeiros Escritos, pág. 119)

“Que direi para despertar ao povo remanescente de Deus? Foi-me mostrado que nos esperam acontecimentos espantosos; satanás e os seus anjos opõem todas as suas potestades ao povo de Deus. Sabem que se os filhos de Deus dormirem um pouco mais, têm-nos seguros, porque a sua destruição será certa.” (Serviço Cristão, pág. 103)

Page 13: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

13

Um remanescente dentro do remanescente

“Há ocasiões em que uma visão distinta é apresentada a mim acerca da condição da igreja remanescente, uma condição uma condição de de indiferença apavoranteindiferença apavorante em relação às em relação às necessidades de um mundo a perecer necessidades de um mundo a perecer por falta de conhecimento da verdade por falta de conhecimento da verdade para este tempo. para este tempo. (…) Oh, como meu coração dói porque Cristo é envergonhado pela conduta do Seu povo tão contrária à d'Ele.” (Testimonies for the Church, vol. 8, pág. 24)

Page 14: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

14

Um remanescente dentro do remanescente

“Mostrou-se-me a Mostrou-se-me a baixa condiçãobaixa condição do do povo de Deus;povo de Deus; e que Deus não se tinha apartado deles, mas sim eles que se tinham apartado de Deus e se tinham, por isso, tornado mornos. Têm a teoria Têm a teoria da verdadeda verdade, mas falta-lhes o seu poder para salvar. À medida que nos aproximamos do fim do tempo, satanás fica cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta. O seu poder será exercitado especialmente sobre o remanescente.” (Spiritual Gifts, vol. 4B, pág. 45)

Page 15: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

15

Um remanescente dentro do remanescente

“A 20 de novembro de 1855, enquanto me encontrava em oração, o Espírito do Senhor veio sobre mim repentina e poderosamente, e fui arrebatada em visão. Vi que o Espírito de Deus estava Vi que o Espírito de Deus estava desvanecendo-se da igrejadesvanecendo-se da igreja.” (Idem, pág. 2)

“Como membros da igreja remanescente de Deus, devemos orar com fé firme pelo dom da graça do amor. O amor é o cumprimento da lei, e aqueles sobre os quais está brilhando tanta luz, manifestam-no muito escassamente.” (Bible Training School, 10.06.1903)

Page 16: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

16

Um remanescente dentro do remanescente

Nestas citações que acabámos de ver, Ellen White não se refere aos batistas, aos metodistas ou aos anglicanos. As suas As suas palavras dirigem-se aos adventistas do palavras dirigem-se aos adventistas do sétimo dia,sétimo dia, a quem ela descreve comocomo estando em “baixa condição”, uma igreja estando em “baixa condição”, uma igreja da qual o Espírito de Deus se estava da qual o Espírito de Deus se estava desvanecendo por volta de 1855, um povo desvanecendo por volta de 1855, um povo adormecido, que mostra uma “indiferença adormecido, que mostra uma “indiferença apavorante” ante as necessidades apavorante” ante as necessidades evidentes ao seu redor.evidentes ao seu redor. Disse a mensageira do Senhor que se apartaram do Senhor e, se apartaram do Senhor e, se bem que possuam a verdade, não se bem que possuam a verdade, não possuem amor;possuem amor; e sem amor “nada” somos (1 Coríntios 13:2).

Page 17: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

17

Um remanescente dentro do remanescente

Em resumo, estas citações descrevem o Adventismo em termos laodicenses! Mas também descreve os adventistas do sétimo dia como a igreja remanescente!

Pode Laodicéia ser o remanescente? Claro Pode Laodicéia ser o remanescente? Claro que sim! É isso justamente o que acabámos que sim! É isso justamente o que acabámos de ver!de ver!

Na verdade, não importa quão patético seja o não importa quão patético seja o nosso estado – de “infeliz, sim, miserável, nosso estado – de “infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”pobre, cego e nu” (Ap 3:17) – de qualquer de qualquer modo a Igreja Adventista prossegue sendo a modo a Igreja Adventista prossegue sendo a igreja remanescente,igreja remanescente, mais não seja pelo facto de ser só elasó ela que possui a verdade remanescente.

Page 18: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

18

Um remanescente dentro do remanescente

Não importa quantos adúlteros, libertinos, Não importa quantos adúlteros, libertinos, hipócritas, fanáticos e outros não hipócritas, fanáticos e outros não convertidos e degradados possam consumir convertidos e degradados possam consumir o poder e o espírito do corpo,o poder e o espírito do corpo, mesmo assim mesmo assim continuamos sendo o remanescente continuamos sendo o remanescente organizado,organizado, porque somos os únicos que porque somos os únicos que possuímos a verdade presentepossuímos a verdade presente..

E, em última instância, não é a santidade não é a santidade mas simmas sim a verdade o que distingue hoje o a verdade o que distingue hoje o povo remanescente povo remanescente corporativocorporativo de Deus, de Deus, tal como sucedia nos dias do antigo Israel.

Page 19: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

19

Um remanescente dentro do remanescente

Mas a analogia com o antigo Israel é Mas a analogia com o antigo Israel é aplicável até certo ponto!aplicável até certo ponto! Desde a fabricação do bezerro de ouro, desde o relato dos doze espias, desde a divisão da nação em duas fações inimigas, desde a mundanidade e apostasia do primeiro Templo até ao duro e sombrio legalismo da primeira parte do segundo Templo, Israel permaneceu como a nação remanescente, o povo organizado de Deus, o único que possuía a “verdade presente” apesar da sua debilidade espiritual.

Mesmo após o remanescente ter crucificado a Jesus, o Senhor cumpriu a Sua promessa que dizia:

Page 20: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

20

Um remanescente dentro do remanescente

“Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana”, pois esta “semana” só terminou três anos e meio após a crucifixão de Jesus, dando-lhes assim tempo como corpo organizado para que se arrependessem da morte de Jesus e O aceitassem como Messias.

Apesar de tudo, chegou o momento em que Jesus deveria olhar para Jerusalém e dizer: “Eis que a vossa casa vos ficará deserta” (Mt 23:38). Chegou igualmente o momento em que se cumpriram as palavras de Jesus, acerca dos dirigentes religiosos da nação:

Page 21: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

21

Um remanescente dentro do remanescente

“Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respetivos frutos.” (Mt 21:43).

Chegou o tempo em que Israel deixou de Chegou o tempo em que Israel deixou de funcionar na qualidade de entidade política funcionar na qualidade de entidade política corporativacorporativa como igreja remanescente como igreja remanescente. O Senhor teve que chamar um novo povo, um novo movimento, uma nova igreja com uma nova mensagem.

Poderá o mesmo vir a suceder connosco, Poderá o mesmo vir a suceder connosco, povo remanescente de Deus do tempo do povo remanescente de Deus do tempo do fim?fim?

Page 22: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

22

Um remanescente dentro do remanescente

Que diremos? Pode a Igreja Adventista Pode a Igreja Adventista perder a sua condição de perder a sua condição de remanescente?remanescente?

O que sucedeu ao Israel literal depois O que sucedeu ao Israel literal depois da morte de Cristo, não poderá da morte de Cristo, não poderá suceder ao Israel espiritual de hoje?suceder ao Israel espiritual de hoje?

Chegará o momento em que Deus vomite da Sua boca a Laodicéia em em conjuntoconjunto, e estabeleça outro corpo, um que cumpra melhor os seus propósitos?

Page 23: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

23

Um remanescente dentro do remanescente

Resposta: NÃO!

Porquê? PORQUE LAODICÉIA É A ÚLTIMA PORQUE LAODICÉIA É A ÚLTIMA IGREJA!IGREJA!

O capítulo 3 de Apocalipse, com a mensagem a Laodicéia, termina no versículo 22! Não existe um versículo Não existe um versículo 23 que descreva outra entidade 23 que descreva outra entidade corporativa. Após Laodicéia, não corporativa. Após Laodicéia, não aparece nenhuma outra!aparece nenhuma outra! Cegos, Cegos, infelizes, miseráveis, pobres e nus, de infelizes, miseráveis, pobres e nus, de qualquer modoqualquer modo –– mesmo que custe crer mesmo que custe crer nisto!nisto! –– Laodicéia é o último corpo Laodicéia é o último corpo eclesiástico organizado!eclesiástico organizado!

Page 24: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

24

Um remanescente dentro do remanescente

Quando o Senhor chamou a igreja cristã a sair do Israel nacional, deu-lhe uma mensagem distintivamensagem distintiva: Jesus de Nazaré era o : Jesus de Nazaré era o Salvador do mundo.Salvador do mundo. Não apenas esta mensagem era nova luz, mas também verdade presente; nova luz e verdade presente que a nação judaica havia passado por alto!

Foi por isso que o Senhor teve que formar uma nova igreja. Se a nação, como corpo, Se a nação, como corpo, tivesse aceite a verdade, Deus não teria tivesse aceite a verdade, Deus não teria necessidade de formar um novo corpo!necessidade de formar um novo corpo! Mas, em contrapartida, Deus teve que chamar a judeus e gentios que estivessem dispostos a aceitar e proclamar a mensagem que a nação hebraica, como organização, não aceitou!

Page 25: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

25

Um remanescente dentro do remanescente

Como já vimos, em cada época, aa característica distintiva do remanescentecaracterística distintiva do remanescente organizado de Deus tem sido organizado de Deus tem sido a verdadea verdade –– verdade presenteverdade presente – e não a santidade.e não a santidade.

Deste modo, por mais débil e defeituoso que seja, o Adventismo possui a mensagem da verdade presente para o nosso tempo, o convite de Deus a homens e mulheres de todo o lugar para se prepararem para a segunda vinda de Cristo, o último acontecimento a ter lugar antes do milénio celestial. Não há necessidade de chamar Não há necessidade de chamar uma nova igreja, um remanescente com uma nova igreja, um remanescente com uma nova luz ou outra mensagem que uma nova luz ou outra mensagem que contenha a verdade presente.contenha a verdade presente.

Page 26: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

26

Um remanescente dentro do remanescente

Uma nova igreja teria que possuir uma nova mensagem, mas que que verdade pode haver que seja mais verdade pode haver que seja mais presente que a segunda vinda de presente que a segunda vinda de Cristo?Cristo?

Não há dúvidas de que há apostasia dentro do adventismo, como sempre aconteceu no seio da igreja organizada de Deus! Mas é muito diferente falar duma igreja comcom apostasia e falar duma igreja emem apostasia! E o Adventismo não se E o Adventismo não se encontra em apostasia,encontra em apostasia, mesmo que mesmo que no seu seio haja apostasia!no seu seio haja apostasia!

Page 27: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

27

Um remanescente dentro do remanescente

Uma igreja apóstata não teria publicado o livro “Os Adventistas do Sétimo Dia Crêem... Uma Exposição Bíblica de 27 Doutrinas Fundamentais”!

Tão-pouco teria publicado os sete volumes da série produzida pelo Comité sobre Daniel e Apocalipse, todos eles escritos para defender doutrinas adventistas básicas!

Uma igreja que espalha por todo o mundo a verdade acerca de Jesus, sobre a salvação, sobre o Sábado, o estado dos mortos, a segunda vinda e o santuário, não está em não está em apostasiaapostasia!!

Page 28: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

28

Um remanescente dentro do remanescente

Uma igreja em apostasia não estaria publicando a nível mundial o trimensário da Escola Sabatina onde são defendidas e ensinadas verdades bíblicas fundamentais para o povo remanescente destes últimos dias!

Uma igreja apóstata não estaria apresentando todos os dias estas grandes verdades a milhares de pessoas em quase todos os países do mundo!

Page 29: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

29

Um remanescente dentro do remanescente

E uma igreja apóstata não imprimiria nem venderia cada ano milhares de livros como O Grande Conflito, O Desejado de Todas as Nações, Aos Pés de Cristo, Educação, A Ciência do Bom Viver, Patriarcas e Profetas, ...etc!

A Igreja Adventista tem os seus Judas, A Igreja Adventista tem os seus Judas, Acabes e Jezabéis. Provavelmente Acabes e Jezabéis. Provavelmente temos mais do que muitos membros se temos mais do que muitos membros se dão conta!dão conta!

Page 30: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

30

Um remanescente dentro do remanescente

Provavelmente até somos capazes de Provavelmente até somos capazes de ser piores do que aquilo que pensamos ser piores do que aquilo que pensamos ser!ser! Aliás, não é esse o grande Aliás, não é esse o grande problema de Laodicéia: pensar ser uma problema de Laodicéia: pensar ser uma coisa e ser outra?coisa e ser outra?

Mas, não importa quão má seja a condição da igreja - de Laodicéia – o Senhor está usando-a – e a ela apenas!e a ela apenas! – para levar esta mensagem especial ao mundo.

Page 31: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

31

Um remanescente dentro do remanescente

Ellen White escreveu: “Se bem que “Se bem que possam existir males na igreja, e os possam existir males na igreja, e os haverá até ao fim do mundo,haverá até ao fim do mundo, a igreja há a igreja há de ser, nestes últimos dias, luzde ser, nestes últimos dias, luz para um para um mundomundo que está contaminado e corrompido pelo pecado. A igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é é o único objectoo único objecto na terra ao qual Cristo na terra ao qual Cristo confere a Sua suprema consideraçãoconfere a Sua suprema consideração.” (Testemunhos para Ministros, pág. 49)

Page 32: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

32

Um remanescente dentro do remanescente

Muitos adventistas descontentes, contudo, creem que a Igreja se encontra em apostasia, e que o Senhor chamará um remanescente fiel a sair dela, como o fez com a Igreja Cristã primitiva.

Os que se vincularam aos movimentos mais radicais creem que eles são os fiéis, o verdadeiro remanescente, e que o Senhor os está a chamar atualmente para saírem da Igreja Adventista do Sétimo Dia organizada. Certas fações ordenam os seus próprios ministros e têm as suas próprias igrejas.

Page 33: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

33

Um remanescente dentro do remanescente

Alguns chegaram mesmo a crer que a Igreja Adventista organizada eventualmente se unirá com o Estado para perseguir os fiéis.

Muitos que noutro tempo retrocederam perante o simples pensamento de que alguma vez deixariam a denominação para unir-se a outro grupo, já fizeram precisamente isso. E outros os seguiram, e isto apesar da advertência e isto apesar da advertência que fez Ellen White, segundo a qual:que fez Ellen White, segundo a qual:

Page 34: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

34

Um remanescente dentro do remanescente

“A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Ela permanece de pé,mas não cairá. Ela permanece de pé, ao passo que os pecadores de Sião serão lançados fora no joeiramento - a palha separada do trigo precioso. Será uma prova terrível, não obstante importa que tenha lugar.” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 380)

Os separatistas procuram desvirtuar esta referência estabelecendo a sua própria definição do que é a “Igreja” que, segundo eles, se compõe unicamente de pessoas fiéis.

Page 35: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

35

Um remanescente dentro do remanescente

Mas, a citação de Ellen White que atrás vimos prova que a Igreja não pode ser constituída apenas de “almas fiéis”; senão, como poderiam “os pecadores de Sião” ser joeirados? A própria A própria citação, pelo contrário, estabelece o citação, pelo contrário, estabelece o facto de que a igreja contém facto de que a igreja contém pecadorespecadores – não apenas almas fiéis – e que são estes pecadores de Sião, e não são estes pecadores de Sião, e não os santos, os que são joeirados e que os santos, os que são joeirados e que devem sairdevem sair.

Page 36: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

36

Um remanescente dentro do remanescente

Nunca Ellen White deixou sequer Nunca Ellen White deixou sequer entrever a possibilidade de que, devido entrever a possibilidade de que, devido à apostasia, o Senhor chamaria um novo à apostasia, o Senhor chamaria um novo povo!povo!

Ela advertiu, isso sim, que a apostasia nos faria ficar mais tempo neste mundo do que o necessário, mas nunca aprovou nunca aprovou a ideia de nos unirmos a organizações a ideia de nos unirmos a organizações novasnovas. Pelo contrário, ela admoestou-nos para o seguinte:

Page 37: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

37

Um remanescente dentro do remanescente

“Toda a verdade que Ele [Deus] deu para estes últimos dias deve ser proclamada ao mundo. Toda a coluna por Ele estabelecida deve ser vigorada. Não podemos desviar-nos agora do fundamento estabelecido por Deus. Não podemos agora entrar em Não podemos agora entrar em nenhuma nova organização; pois isto nenhuma nova organização; pois isto significaria apostasia da verdadesignificaria apostasia da verdade.” (Manuscrito 129, 1905, contido em Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág.390)

Page 38: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

38

Um remanescente dentro do remanescente

““Nenhum conselho ou sanção é dado na Nenhum conselho ou sanção é dado na Palavra de Deus para que os que creem na Palavra de Deus para que os que creem na mensagem do terceiro anjo sejam levados a mensagem do terceiro anjo sejam levados a supor que podem separar-se.supor que podem separar-se. Podeis Podeis assentar isso para sempre em vossa mente.assentar isso para sempre em vossa mente. São as maquinações de espíritos não São as maquinações de espíritos não santificados que tendem a promover um santificados que tendem a promover um estado de desuniãoestado de desunião.”.” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág.21)

Tarde ou cedo o Senhor terá que completar a formação do Seu corpo corporativo. Assim o fará! O livro do Apocalipse, no capítulo 3, O livro do Apocalipse, no capítulo 3, mostra com quem o fará! mostra com quem o fará! Com... LaodicéiaCom... Laodicéia!!

Page 39: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

3399

O AbandonoO Abandono 3399

O ABANDONOO ABANDONO• Desde o início do Seu ministério terrestre,

Jesus caracterizou-se por um propósito que sobressaía sobre os outros todos: viver para ser uma bênção para os outros.viver para ser uma bênção para os outros.

• Desde os seus primeiros dias na Galileia e até expirar na cruz, a vida de abnegação e sacrifício próprio que viveu Jesus decorreu inteiramente para o bem decorreu inteiramente para o bem da humanidade.da humanidade.

Page 40: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4400

O AbandonoO Abandono 4400

• A Sua compaixão não admitiu barreiras; o Seu ministério não conheceu limites.

• Se havia enfermos, curava-os; se alguém estava deprimido, alegrava-o; aos desesperados, levava-lhes esperança.

• Nenhuma dor era demasiado pequena, nenhum indivíduo demasiado insignificante, nenhum clamor era demasiado débil para Jesus.

• De cidade em cidade, de aldeia em De cidade em cidade, de aldeia em aldeia, de lugar em lugar, Jesus andou, aldeia, de lugar em lugar, Jesus andou, incansável, pregando o Evangelho e incansável, pregando o Evangelho e curando os enfermos.curando os enfermos.

Page 41: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4411

O AbandonoO Abandono 4411

• Graças a Ele, os cegos de nascença viram os seus olhos encherem-se de luz; os coxos e paralíticos puderam saltar como cabritos; os prisioneiros da morte despertaram com o vigor da juventude.

• E tudo isto por causa de Jesus. Cada palavra que pronunciava, cada obra Sua, tudo tinha o propósito de elevar a humanidade.

• Que mais poderia o céu ter dado, do Que mais poderia o céu ter dado, do que aquilo que deu em Jesus?que aquilo que deu em Jesus?

Page 42: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4422

O AbandonoO Abandono 4422

• ““Que mais se podia fazer ainda à Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que Eu não lhe tenha minha vinha, que Eu não lhe tenha feito?” (Isaías 5:4)feito?” (Isaías 5:4)

• E que aconteceu?• “Depois destas coisas atravessou Jesus o

mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. Seguia-O numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que Ele fazia na cura dos enfermos. Então subiu Jesus ao monte e assentou-se ali com os seus discípulos.” (João 6:1-3)

Page 43: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4433

O AbandonoO Abandono 4433

• De tanto ministrar, Jesus ficou exausto e agora necessitava de descanso. Por isso foi para um lugar solitário com os Seus doze discípulos.

• Mas as pessoas não o deixaram! Foram atrás dele, levando consigo as suas enfermidades, dores e sofrimentos, para que o Mestre as sarasse, confortasse e aliviasse com um gesto, uma palavra, um toque.

Page 44: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4444

O AbandonoO Abandono 4444

• “Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com Ele” (v. 5) tendo compaixão de todos eles, quis alimentar o Seu rebanho.

• “Está aí um rapaz – disse André – que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?” (v. 9).

• Cinco pães e dois peixes para “cinco mil” (v. 10)? Talvez a cada um coubesse umas migalhas e uma espinha!

Page 45: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4455

O AbandonoO Abandono 4455

• Mas Jesus fê-los sentar a todos em grupos, e multiplicou os peixes e o pão até que todos, homens, mulheres e crianças, “já estavam fartos” (v. 12). E contudo ainda sobraram “doze cestos” (v. 13)!

• Qual foi a reação da multidão? Ellen White escreveu:

Page 46: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4466

O AbandonoO Abandono 4466

• “E disseram uns aos outros: ‘Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo’. (…) Aquele ato [a alimentação dos cinco mil], é a afirmação de que o longamente esperado Libertador se acha entre eles. As esperanças do povo iam aumentando cada vez mais. É este Aquele que há de tornar a Judeia um paraíso terrestre, uma terra que mana leite e mel. Pode satisfazer a todo o desejo.

Page 47: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4477

O AbandonoO Abandono 4477

• Pode derribar o poder dos odiados romanos. Pode libertar a Judá e Jerusalém. Pode curar os soldados feridos na batalha. Abastecer exércitos inteiros de alimento. Conquistar as nações, e dar a Israel o domínio longamente ambicionado.” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 358)

• Pois bem, que quis fazer a multidão?Pois bem, que quis fazer a multidão?

Page 48: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4488

O AbandonoO Abandono 4488

• “Sabendo, pois, Jesus que estavam para estavam para vir com o intuito de arrebatá-Lo vir com o intuito de arrebatá-Lo para o para o proclamarem reiproclamarem rei…” (João 6:15; sublinhado acrescentado)

• Tão impressionada estava a multidão por aquele milagre, tão assombrados perante o potencial que viam n’Ele, que quiseram coroá-Lo rei.

• Ali estava Aquele por quem a nação alcançaria o pináculo da majestade que consideravam merecer.

Page 49: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

4499

O AbandonoO Abandono 4499

• Colocaram as suas esperanças mundanas sobre Jesus. Ele haveria de cumprir com os seus sonhos de poder e glória!

• Mas, como termina o mesmo versículo?• “Sabendo, pois, Jesus que estavam para

vir com o intuito de arrebatá-Lo para o proclamarem rei, retirou-Se novamente, retirou-Se novamente, sozinho, para o montesozinho, para o monte” (João 6:15; sublinhado acrescentado)

Page 50: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5500

O AbandonoO Abandono 5500

• O quê? Jesus transtornou os planos da O quê? Jesus transtornou os planos da multidão? Não lhes permitiu que O multidão? Não lhes permitiu que O coroassem rei? Não quis corresponder às coroassem rei? Não quis corresponder às suas expectativas?suas expectativas?

• Quem não gostou mesmo nada da atitude Quem não gostou mesmo nada da atitude de Jesus foi a própria multidão!de Jesus foi a própria multidão! Haviam Haviam depositado n’Ele toda a sua confiança, e depositado n’Ele toda a sua confiança, e eis que Ele agora os dececiona tão eis que Ele agora os dececiona tão profundamente!profundamente!

Page 51: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5511

O AbandonoO Abandono 5511

• “Quando Cristo proibiu o povo de O proclamar rei, reconheceu haver chegado a um ponto decisivo na Sua história. Multidões que hoje O desejavam exaltar ao trono, d’Ele se desviariam amanhã. A deceção das suas ambições egoístas, transformar-lhes-ia o amor em ódio, e os louvores em maldições.” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 365)

• No dia seguinte, numa sinagoga de Cafarnaum, Jesus declarou:

Page 52: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5522

O AbandonoO Abandono 5522

• “Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. (…) Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que Eu darei pela vida do mundo, é a minha carne.” (João 6:48-51)

• A essência do Seu sermão era que as A essência do Seu sermão era que as pessoas necessitavam participar da Sua pessoas necessitavam participar da Sua natureza e conformar-se ao Seu caráter!natureza e conformar-se ao Seu caráter!

Page 53: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5533

O AbandonoO Abandono 5533

• Como resultado das Suas palavras, e por não terem podido coroá-Lo como rei no dia anterior, “muitos dos Seus discípulos o “muitos dos Seus discípulos o abandonaram e já não andavam com Ele”abandonaram e já não andavam com Ele” (v. 66).(v. 66).

• As multidões, que se tinham mostrado tão As multidões, que se tinham mostrado tão entusiasmadas com Jesus, que haviam entusiasmadas com Jesus, que haviam beneficiado tanto do Seu poder divino, e beneficiado tanto do Seu poder divino, e que tão agradecidas se sentiam por tudo que tão agradecidas se sentiam por tudo o que Ele tinha feito que O queriam coroar o que Ele tinha feito que O queriam coroar rei,rei, agora o abandonaram!agora o abandonaram!

Page 54: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5544

O AbandonoO Abandono 5544

• E como se isso não fosse uma maldade E como se isso não fosse uma maldade suficiente, muitos voltaram-se contra Ele.suficiente, muitos voltaram-se contra Ele.

• “Ao desviarem-se de Cristo aqueles discípulos descontentes, espírito diverso deles se apoderou. Não podiam ver nada de atraente n’Aquele que antes tanto lhes interessava. (…) Interpretaram mal as Suas palavras, falsificaram-Lhe as declarações e impugnaram-Lhe os motivos. Apoiavam… tudo o que pudesse ser voltado contra Ele; e tal indignação foi suscitada por essas falsas informações, que a Sua vida ficou em perigo.” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 375)

Page 55: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5555

O AbandonoO Abandono 5555

• Contudo esta crise da Galileia não foi a última que Jesus teve de enfrentar.

• Durante os últimos dias do seu ministério, quando entrou em Jerusalém, alguns alguns daqueles que clamaram: “Hosana ao Filho daqueles que clamaram: “Hosana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do de David! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (Mt Senhor! Hosana nas maiores alturas!” (Mt 21:9), gritaram, apenas uns dias mais 21:9), gritaram, apenas uns dias mais tarde: “Crucifica-O” (Mc 15:13).tarde: “Crucifica-O” (Mc 15:13).

• E que aconteceu com os Seus discípulos?

Page 56: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5566

O AbandonoO Abandono 5566

• Judas, não apenas abandonou a Jesus, Judas, não apenas abandonou a Jesus, mas traiu-O!mas traiu-O!

• E os outros onze?• Mateus, descrevendo a prisão de Jesus

no Getsémani, escreveu: “Então, os “Então, os discípulos discípulos todostodos, deixando-O, fugiram”, deixando-O, fugiram” (Mt 26:56).

• Marcos, ao narrar o mesmo acontecimento, disse o mesmo: “Então, “Então, deixando-O, deixando-O, todostodos fugiram” fugiram” (Mc 14:50).

• Mesmo o impulsivo Pedro não apenas Pedro não apenas abandonou a Jesus, mas negou três abandonou a Jesus, mas negou três vezes ter tido algo a ver com Jesus.vezes ter tido algo a ver com Jesus.

Page 57: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5577

O AbandonoO Abandono 5577

• CONCLUINDO:• Por razões diferentes e em circunstâncias

também diferentes, todos os que haviam todos os que haviam estado associados com Jesus o estado associados com Jesus o abandonaram e fugiram.abandonaram e fugiram.

• Alguns, é verdade, voltaram quase logo, mas na hora da Sua maior prova,na hora da Sua maior prova, JESUS JESUS ESTEVE COMPLETAMENTE SOZINHO!ESTEVE COMPLETAMENTE SOZINHO!

• Judas traiu-O. Os discípulos abandonaram-n’O. Pedro negou-O. Jesus Jesus viu-se obrigado a enfrentar a última prova viu-se obrigado a enfrentar a última prova SOZINHO!SOZINHO!

Page 58: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5588

O AbandonoO Abandono 5588

• Pois bem, o que é que o abandono de Pois bem, o que é que o abandono de Jesus tem a ver connosco, a Igreja Jesus tem a ver connosco, a Igreja Remanescente organizada?Remanescente organizada?

• Durante anos, os adventistas têm antecipado a chegada da sacudidura, quando “uma classe numerosa” sob a ameaça da perseguição, “abandona a sua posição, passando para as fileiras do adversário” (O Grande Conflito, pág. 488).

• Como Igreja, seremos atacados desde ângulos que talvez nunca esperámos e em formas que nunca nos passaram pela mente.

Page 59: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

5599

O AbandonoO Abandono 5599

• Tudo o que possa, na verdade, ser sacudido, sê-lo-á!

• Apesar disso há um remédio que pode Apesar disso há um remédio que pode ajudar-nos a estar preparados!ajudar-nos a estar preparados! Qual é?Qual é?

• Necessitamos separar – totalmente, cem por cento, sem exceções – a nossa fé, o nosso amor a Jesus, o nosso amor à Verdade, de tudo o mais, incluindo, quem sabe, de forma especial, a Igreja Adventista do 7º Dia.

Page 60: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6600

O AbandonoO Abandono 6600

• Não quero com isto dizer que devamos deixar a denominação. Por favor, não me acusem disto!

• Não é pouca a hipocrisia daqueles que se separam do corpo da Igreja porque esta não está seguindo os conselhos inspirados, quando alguns dos mais claros desses conselhos nos dizem que não nos devemos separar! Por exemplo estes:

Page 61: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6611

O AbandonoO Abandono 6611

• “Toda a verdade que Ele [Deus] deu para estes últimos dias deve ser proclamada ao mundo. Toda a coluna por Ele estabelecida deve ser vigorada. Não podemos desviar-nos agora do fundamento estabelecido por Deus. Não Não podemos agora entrar em nenhuma nova podemos agora entrar em nenhuma nova organização; pois isto significaria organização; pois isto significaria apostasia da verdadeapostasia da verdade.”.” (Manuscrito 129, 1905, contido em Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 390)

Page 62: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6622

O AbandonoO Abandono 6622

• “Nenhum conselho ou sanção é dado na Nenhum conselho ou sanção é dado na Palavra de Deus para que os que creem Palavra de Deus para que os que creem na mensagem do terceiro anjo sejam na mensagem do terceiro anjo sejam levados a supor que podem separar-selevados a supor que podem separar-se. Podeis assentar isso para sempre em Podeis assentar isso para sempre em vossa mente.vossa mente. São as maquinações de São as maquinações de espíritos não santificados que tendem a espíritos não santificados que tendem a promover um estado de desuniãopromover um estado de desunião.” .” (Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 21)

Page 63: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6633

O AbandonoO Abandono 6633

• O que quero então dizer, com a O que quero então dizer, com a declaração de separar a nossa fé declaração de separar a nossa fé completamente da Igreja?completamente da Igreja?

• Suponhamos que depois de ter assistido a estas reuniões se vinha a saber que o autor destas mensagens tinha deixado o Adventismo porque se descobriu que ele andava num negócio ilícito de drogas?

• Como é que se sentiria? Espero que mal!• Mas ter-se-ia anulado a morte de Cristo

só porque o Paulo Cordeiro revelou-se um grande criminoso?

Page 64: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6644

O AbandonoO Abandono 6644

• Se o pastor veio a revelar-se um grande hipócrita, mudaria isso a santidade do Sábado para o domingo? Deixaria de ser válido o ministério sumo sacerdotal de Cristo no Santuário celestial porque, ao mesmo tempo que este pastor pregava, também andava a vender drogas ou fazendo qualquer outra coisa ilícita?

• Claro que não!Claro que não!

Page 65: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6655

O AbandonoO Abandono 6655

• Suponhamos que a pessoa que trabalhou tanto para nos ganhar para Jesus, que estudou connosco a Palavra de Deus, que chorou e orou connosco e foi responsável pelo nosso conhecimento de Jesus … suponhamos que se vem a descobrir que durante todo esse tempo essa pessoa andava abusando sexualmente de uma criança!

• Anula-se a justificação pela fé, só porque aquele que nos ensinou era um pervertido?

Page 66: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6666

O AbandonoO Abandono 6666

• Anula-se o dom profético de Ellen White só por ter sido um pedófilo aquele que, pela primeira vez, nos pôs em contacto com os seus escritos?

• Claro que não!Claro que não!• Suponhamos ainda que algum dirigente

mundial, alguém que respeitávamos, que alimentava a nossa alma, cujas palavras, conduta e exemplo incendiavam no nosso interior uma luz espiritual … suponhamos que sempre houvera sido um homossexual ativo!

Page 67: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6677

O AbandonoO Abandono 6677

• Muda por isso a Verdade presente? Já não teríamos de obedecer aos Dez Mandamentos? Deixaria, por isso, o Adventismo de ser o remanescente organizado? Passariam os mortos a ir, de imediato, para o céu ou para o inferno?

• É lógico que não!É lógico que não!• Não importa quem faça o quê dentro da

Igreja, não importa quanta apostasia, escândalo ou pecado existam na Igreja, a verdade seguirá sempre sendo a Verdade!

Page 68: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6688

O AbandonoO Abandono 6688

• Nenhum membro de Igreja pode fazer Nenhum membro de Igreja pode fazer algo para anular, ou mesmo alterar, algo para anular, ou mesmo alterar, algum aspeto da mensagem dos três algum aspeto da mensagem dos três anjos,anjos, assim como ninguém poderá assim como ninguém poderá alguma vez alterar a órbita do sol, da alguma vez alterar a órbita do sol, da lua ou demais planetas e estrelas!lua ou demais planetas e estrelas!

• A pergunta crucial, é, pois: Estamos tão Estamos tão bem fundados em Jesus, tão confiantes bem fundados em Jesus, tão confiantes nesta mensagem, que mesmo que as nesta mensagem, que mesmo que as pessoas que mais amamos e admiramos pessoas que mais amamos e admiramos se venham a tornar nos piores Judas, se venham a tornar nos piores Judas, mesmo assim continuamos firmes?mesmo assim continuamos firmes?

Page 69: Remanescente 4 - Entre a Santidade e a Verdade

6699

O AbandonoO Abandono 6699

• Necessitamos de uma experiência que Necessitamos de uma experiência que nos mantenha estreitamente unidos a nos mantenha estreitamente unidos a Jesus, não importa o que possam fazer Jesus, não importa o que possam fazer os demais membros da Igreja!os demais membros da Igreja!

• Por conseguinte, a nossa única defesa na crise final deve consistir em desenvolver um profundo fundamento na Verdade, tanto intelectualmente como na nossa experiência. Devemos ter uma fé que Devemos ter uma fé que transcenda a Igreja e todo o que esteja transcenda a Igreja e todo o que esteja dentro dela, uma fé que se apoie dentro dela, uma fé que se apoie somente em Deus, uma fé como a que somente em Deus, uma fé como a que manifestou Jesus.manifestou Jesus.