renascimento

62
Em oposição à cultura feudal, o Renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa.Ocorreu na Europa durante os séculos XIV, XV, XVI.

Upload: jason-patterson

Post on 30-Dec-2015

31 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Em oposição à cultura feudal, o Renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa.Ocorreu na Europa durante os séculos XIV, XV, XVI. Renascimento. Civilização europeia – de 1300 a 1650 Objetivo: Reviver a antiga cultura greco-romana - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Renascimento

Em oposição à cultura feudal, o Renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa.Ocorreu na Europa durante os séculos XIV, XV, XVI.

Page 2: Renascimento

Civilização europeia – de 1300 a 1650

Objetivo: Reviver a antiga cultura greco-romana

O Humanismo, motor desse progresso – valorização do homem e da natureza em oposição ao divino, ao sobrenatural.

Page 3: Renascimento

RacionalidadeDignidade do ser humanoRigor científico Ideal humanistaReutilização das artes greco-

romanas

Page 4: Renascimento

antropocentrismo racionalismo individualismo em oposição ao

teocentrismo e às concepções da filosofia escolástica. A ciência ocupou o seu lugar. Esta nova concepção se expressou nas Artes Plásticas e na Literatura e fez desenvolver o estudo da Medicina, da Física, entre outras

Page 5: Renascimento

Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista:

PENSAMENTO MEDIEVAL

PENSAMENTO RENASCENTISTA

Teocentrismo Antropocentrismo

Verdade = Bíblia Verdade = experimentação, observação

Vida material sem importância Vida terrena e material também é importante

Conformismo Crença no progresso

Natureza = fonte do pecado Natureza = beleza, onde o homem se insere

Ascetismo Hedonismo

Dogmatismo Fé diferente da razão

Page 6: Renascimento

Transformações socioeconômicas – Baixa Idade Média (séculos XI ao XV)

Expansão comercial, a Reforma religiosa e a formação dos estados nacionais de caráter absolutista.

Page 7: Renascimento

Foi uma verdadeira revolução da cultura e da mentalidade: apoiado no anticlericalismo, elevou a cultura laica e o humanismo ao centro das atenções da Modernidade.

Page 8: Renascimento

Cidade do renascimento. Depois da "longa noite de trevas" que foi a idade média, a humanidade renasceu para a cultura. Esse renascimento começou em Florença, quando poetas, pintores, escultores e arquitetos criaram entre os séculos XIII e XV uma quantidade infinita de obras de arte.

Page 9: Renascimento

Lourenço de Médici

Mecenas: burguesia,princípes e até Papas financiaravam e protegiam as artes e os artistas

Entre as famílias mais ricas de Florença contavam-se os Médicis, que acabaram por controlar o governo da cidade e tornar-se mecenas generosos.

Page 10: Renascimento

O Nascimento de Vênus

Page 11: Renascimento

“O homem é a medida de todas as coisas”: Tratava-se na verdade de valorizar as pessoas em si, encontrar nelas as qualidades e as virtudes negadas pelo pensamento católico medieval.

Page 12: Renascimento

O ideal de universalidade: Os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e saber tudo o que se conhece.

Page 13: Renascimento

•  * Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.

•  * Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.

• *Sfumato

Page 14: Renascimento
Page 15: Renascimento

 * Realismo: o artista do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.

Page 16: Renascimento

Inicia-se o uso da tela e da tinta a óleo, cuja invenção é creditada à Jan Van Eyck, embora haja muita discussão sobre esse fato. O uso da tinta a óleo possibilitou o aumento no tempo da secagem, oportunizando retoques e aperfeiçoamento da técnica pictórica, além de conferir maravilhosa luminosidade à obra.

Page 17: Renascimento

O grandioso esquema compositivo para o teto da capela Sistina estabelece uma narrativa do velho testamento, desde o Gênesis ao Dilúvio, a que se juntou, na parede do altar, uma enorme composição plena de dramatismo, interpretando o Julgamento Final (1536-1541).

Page 18: Renascimento
Page 19: Renascimento
Page 20: Renascimento

Deus separando a Luz das Trevas;Deus criando o Sol e a Lua;Deus separando a terra das águas;A Criação de Adão;A Criação de Eva;O Pecado Original e a Expulsão do

Paraíso;O Sacrifício de Noé;O Dilúvio Universal;

Page 21: Renascimento
Page 22: Renascimento
Page 23: Renascimento

Os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus. Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vênus.

Page 24: Renascimento
Page 25: Renascimento
Page 26: Renascimento

Ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade, mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.

Page 27: Renascimento

A OBRA DE LEONARDO DA VINCI

Page 28: Renascimento
Page 29: Renascimento

Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia.

Além de pintor, Leonardo da Vinci, foi grande inventor. Dentre as suas invenções estão: “Parafuso Aéreo”, primitiva versão do helicóptero, a  ponte elevadiça, o escafandro, um modelo de asa-delta, etc.

Page 30: Renascimento
Page 31: Renascimento
Page 32: Renascimento
Page 33: Renascimento
Page 34: Renascimento
Page 35: Renascimento
Page 36: Renascimento

Suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplos, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”.

Page 37: Renascimento
Page 38: Renascimento

Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta readquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, sendo o maior deles Michelângelo, que domina toda a escultura italiana do século XVI. Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá.

Page 39: Renascimento
Page 40: Renascimento
Page 41: Renascimento
Page 42: Renascimento
Page 43: Renascimento

Outro grande escultor desse período foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze.

Page 44: Renascimento
Page 45: Renascimento

 Principais Características: Buscavam representar o homem tal

como ele é na realidade Proporção da figura mantendo a sua

relação com a realidadeProfundidade e perspectiva Estudo do corpo e do caráter

humano

Page 46: Renascimento

Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque. “Já não é o edifício que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício”

Page 47: Renascimento

Construções:

palácios igrejas, vilas (casa de descanso fora da

cidade), fortalezas (funções militares)

Page 48: Renascimento

Brunelleschi - é um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi  como construtor, porém, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cúpula da catedral de Florença e a Capela Pazzi.

Page 49: Renascimento
Page 50: Renascimento

"O homem prudente deve seguir sempre as vias traçadas pelos grandes personagens…".

Page 51: Renascimento

O físico e astrônomo italiano Galileu afirmava que a Terra girava ao redor do Sol, contra as crenças da Igreja Católica, segundo a qual a Terra era o centro do Universo.

Page 52: Renascimento

Geocentrismo

Heliocentrismo

Page 53: Renascimento
Page 54: Renascimento
Page 55: Renascimento
Page 56: Renascimento
Page 57: Renascimento
Page 58: Renascimento
Page 59: Renascimento
Page 60: Renascimento
Page 61: Renascimento
Page 62: Renascimento