resumo a expansÃo do espiritismo em passo fundo...

2
A EXPANSÃO DO ESPIRITISMO EM PASSO FUNDO PELAS PÁGINAS DO ORIENTADOR (1948-1952) RESUMO AUTOR PRINCIPAL: DAIANA BRACHAK GASTALDON E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Pibic CNPq CO-AUTORES: - ORIENTADOR: GIZELE ZANOTTO ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: HISTÓRIA UNIVERSIDADE: UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem por objetivo analisar a expansão da doutrina espírita em Passo Fundo no período que marca a consolidação e oficialização de grupos e centros já existentes de maneira menos organizada desde o início do século XX. O Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz foi fundado em 25 de dezembro de 1935, o grupo que se agregou para compor o centro investiu muito em sua difusão. Via Centro, criou-se em 1948 um órgão de imprensa para auxiliar na difusão de suas crenças e atuação. O jornal Orientador contava com vários artigos de colaboração, reportagens, coluna social, entre outros tópicos ¿ é pelo estudo de suas páginas que este trabalho vai explorar a expansão do espiritismo na cidade. METODOLOGIA: O trabalho tem por método o fichamento e mapeamento dos artigos publicados no Orientador, observando de modo especial as publicações que se referem à difusão doutrinária e aos movimentos de expansão do espiritismo na cidade de Passo Fundo. No momento do fichamento buscou-se a biografia dos autores que mais publicaram no jornal, de modo que se abordasse a sua importância não só para o meio espírita, mas também na sociedade passofundense. Para a realização desta pesquisa temos por base leituras de obras sobre a história da imprensa, termos e doutrinas espíritas e categorias da Análise do Discurso e da História das Religiões e Religiosidades. Foram realizadas visitas ao Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo e ao Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz para a busca e consulta de matérias que propiciam este trabalho.

Upload: doanque

Post on 13-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A EXPANSÃO DO ESPIRITISMO EM PASSO FUNDO PELAS PÁGINAS DOORIENTADOR (1948-1952)

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:DAIANA BRACHAK GASTALDON

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Pibic CNPq

CO-AUTORES:-

ORIENTADOR:GIZELE ZANOTTO

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:HISTÓRIA

UNIVERSIDADE:UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INTRODUÇÃO:O presente trabalho tem por objetivo analisar a expansão da doutrina espírita em Passo Fundo no período que marca aconsolidação e oficialização de grupos e centros já existentes de maneira menos organizada desde o início do século XX. OCentro Espírita de Caridade Dias da Cruz foi fundado em 25 de dezembro de 1935, o grupo que se agregou para compor ocentro investiu muito em sua difusão. Via Centro, criou-se em 1948 um órgão de imprensa para auxiliar na difusão de suascrenças e atuação. O jornal Orientador contava com vários artigos de colaboração, reportagens, coluna social, entre outrostópicos ¿ é pelo estudo de suas páginas que este trabalho vai explorar a expansão do espiritismo na cidade.

METODOLOGIA:O trabalho tem por método o fichamento e mapeamento dos artigos publicados no Orientador, observando de modoespecial as publicações que se referem à difusão doutrinária e aos movimentos de expansão do espiritismo na cidade dePasso Fundo. No momento do fichamento buscou-se a biografia dos autores que mais publicaram no jornal, de modo quese abordasse a sua importância não só para o meio espírita, mas também na sociedade passofundense. Para a realizaçãodesta pesquisa temos por base leituras de obras sobre a história da imprensa, termos e doutrinas espíritas e categorias daAnálise do Discurso e da História das Religiões e Religiosidades. Foram realizadas visitas ao Arquivo Histórico Regional dePasso Fundo e ao Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz para a busca e consulta de matérias que propiciam estetrabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:A expansão do espiritismo descrita no Orientador relatou que Passo Fundo foi um grande e importante pólo deconsolidação doutrinária. O reconhecimento vindo de outros estados, divulgado através de cartas publicadas no periódico,apontam de maneira sucinta a importância legada ao Orientador, e com o passar do tempo este reconhecimento foiganhando espaço junto a imprensa da cidade.As páginas do Orientador, em seus primeiros anos de edição, descrevem o contínuo crescimento do espiritismoinfluenciado pela participação de seus associados e colaboradores. A consolidação planejada desde o início dos trabalhosdo Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz mostram que sua atuação na cidade ainda em nossos dias foiprogressivamente alcançada por estarem a disposição da sociedade espírita como um todo ¿ o que fica evidente no auxílioa outros centros e grupos espíritas da cidade - e dos demais interessados.

CONCLUSÃO:O trabalho evidencia a importância da imprensa como propagadora religiosa de modo que periódicos voltados a este fimajudam na constituição social de vários grupos .O Orientador foi o principal meio de divulgação do espiritismo em nossacidade, servindo também como documento para compreender a difusão religiosa desde o início do século XX na cidade

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:CHAGAS, Aécio Pereira. A ciência confirma o espiritismo? Artigo publicado em: Reformador, agosto de 1987.GIUMBELLI, Emerson. O ¿Baixo espiritismo¿ e a história dos cultos mediúnicos. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2003.OLIVEIRA, Francisco Antonino Xavier. Annaes do município de Passo Fundo aspecto cultural. Passo Fundo: EDIUPF,1990.ORIENTADOR, Passo Fundo (1948-1952).PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006.ZANOTTO, Gizele (Org.). Religiões e Religiosidades no Rio G

Assinatura do aluno Assinatura do orientador