resumo eletrostática

4
RESUMO DE ELETROSTÁTICA Na cidade grega de Mileto, no século V a.C, o filósofo Thales observou que um pedaço de âmbar atritado com pele de animal atraia corpos leves. W Gilbert verificou que vários outros corpos atritados também passavam a se comportar como o âmbar. O termo eletricidade tem origem na palavra grega eléctron, que significa âmbar. Existem dois tipos de cargas elétricas: cargas positivas e cargas negativas. As cargas de mesmo sinal repelem-se e as cargas de sinais contrários se atraem. Em um corpo neutro, o número total de prótons é igual ao número total de elétrons. Atritando dois corpos diferentes, inicialmente neutros, um deles adquire carga positiva e o outro adquire carga negativa. Somente o elétron é transferido de um corpo para o outro no processo de eletrização por atrito. Ficará positivo o corpo que perder elétrons e negativo aquele que receber elétrons. Os corpos bons condutores de eletricidade são aqueles através dos quais a carga elétrica pode facilmente ser transportada. Por exemplo: os metais são bons condutores porque possuem um grande número de elétrons livres. Os isolantes (ou dielétricos) são corpos que não permitem a passagem de carga elétrica através deles. Por exemplo: a borracha, o papel, a porcelana, são isolantes porque praticamente não possuem elétrons livres.

Upload: rhbagatini

Post on 25-Jul-2015

78 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo eletrostática

RESUMO DE ELETROSTÁTICA

Na cidade grega de Mileto, no século V a.C, o filósofo Thales observou que um pedaço de âmbar atritado com pele de animal atraia corpos leves.

W Gilbert verificou que vários outros corpos atritados também passavam a se comportar como o âmbar.

O termo eletricidade tem origem na palavra grega eléctron, que significa âmbar.

Existem dois tipos de cargas elétricas: cargas positivas e cargas negativas.

As cargas de mesmo sinal repelem-se e as cargas de sinais contrários se atraem.

Em um corpo neutro, o número total de prótons é igual ao número total de elétrons.

Atritando dois corpos diferentes, inicialmente neutros, um deles adquire carga positiva e o outro adquire carga negativa.

Somente o elétron é transferido de um corpo para o outro no processo de eletrização por atrito.

Ficará positivo o corpo que perder elétrons e negativo aquele que receber elétrons.

Os corpos bons condutores de eletricidade são aqueles através dos quais a carga elétrica pode facilmente ser transportada. Por exemplo: os metais são bons condutores porque possuem um grande número de elétrons livres.

Os isolantes (ou dielétricos) são corpos que não permitem a passagem de carga elétrica através deles. Por exemplo: a borracha, o papel, a porcelana, são isolantes porque praticamente não possuem elétrons livres.

O processo de indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado é aproximado de um condutor neutro, há uma separação de cargas neste condutor.

Para eletrizar positivamente por indução uma barra metálica, aproximamos de uma extremidade da barra metálica um corpo com carga negativa. Em virtude da indução, esta extremidade ficará positiva e a outra, negativa. Ligando-se a extremidade negativa à Terra, esta carga se escoará. Desfazendo-se a ligação com a Terra e afastando-se o indutor, a barra metálica ficará com uma carga positiva distribuída em sua superfície.

Page 2: Resumo eletrostática

Eletroscópio é um aparelho que nos permite verificar se um corpo está eletrizado.

Carga pontual é aquela que está distribuída em um corpo de dimensões desprezíveis.

Page 3: Resumo eletrostática