revista acic versão digital

36
ENTIDADES E FEDERAÇÕES EMPRESARIAIS DE SC DEFENDEM NOVO GOVERNO página 06 página 17 página 32 PLENÁRIA REGIONAL DA FACISC FOI REALIZADA EM FRAIBURGO MAICÉ ESTÁ HABILITADO PARA ASSISTÊNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA NOTÍCIAS Ano VIII . Edição 43 . Fevereiro/Março 2016

Upload: angela-cardoso

Post on 28-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista ACIC versão digital

ENTIDADES E FEDERAÇÕES EMPRESARIAIS DE SC

DEFENDEM NOVO GOVERNOpágina 06

página 17

página 32

PLENÁRIA REGIONAL DA FACISC FOI REALIZADA EM FRAIBURGO

MAICÉ ESTÁ HABILITADO PARA ASSISTÊNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA

NOTÍCIASAno VIII . Edição 43 . Fevereiro/Março 2016

Page 2: Revista ACIC versão digital

Alberto Wilson ZirCicero André Roman Ross Contabilidade

Contabilidade S & S Ltda MeDale Carnegie Trainning

HBS Consultoria e Assessoria de SegurançaIvo Niespodzinski Goelzer

Optica Leal e Barbosa Ltda Me

uniarp.edu.br/pos . 49 3561 6242

PÓS-GRADUAÇÃO TREINAMENTO FUNCIONAL,PILATES E GINÁSTICA LABORAL

MBA DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, CONTROLADORIA, AUDITORIA E PERÍCIA

MAT

RÍCU

LAS

ABE

RTA

S

Page 3: Revista ACIC versão digital

PALAVRADO PRESIDENTE

Trabalho, manifestações e esperança

NOTÍCIAS

Alberto Wilson ZirCicero André Roman Ross Contabilidade

Contabilidade S & S Ltda MeDale Carnegie Trainning

HBS Consultoria e Assessoria de SegurançaIvo Niespodzinski Goelzer

Optica Leal e Barbosa Ltda Me

NOVOS ASSOCIADOS DA ACIC

Os últimos meses foram de muita apreensão diante do agravamen-to da crise política e econômica em nosso País. A população foi às ruas exigir mudanças e as entidades estão mobilizadas na defesa de um novo governo, com credibilidade e apoio da sociedade brasilei-ra. Somente assim, iniciam as reformas estruturais necessárias para vencer as dificuldades e recolocar o País no trilho do crescimento econômico e do desenvolvimento social.

A Associação Empresarial de Caçador é uma entidade suprapar-tidária e entende que a participação da sociedade na política é de extrema importância para o desenvolvimento da nação.

Não vamos nos omitir. Vamos trabalhar e lutar para garantir um país mais justo, fraterno e digno. Neste sentido, as ações não param. A ACIC está cada vez mais envolvida com questões de interesse ma-cro, como saúde, segurança, educação e infraestrutura.

Esperamos que a política no Brasil se resolva o mais rápido possí-vel e independentemente de partido. O novo Governo que assumir deve ter a coragem e capacidade de enfrentar as reformas tributária, previdenciária e trabalhista e enxugar a máquina pública, por exem-plo, diminuindo o número de Ministérios, acabando com o desperdí-cio de recursos, com a corrupção e investindo de uma maneira mais eficiente na educação, saúde, infraestrutura e segurança.

Vamos continuar nos nossos objetivos participando da criação da Comissão para tratar da conclusão da reforma do Aeroporto Regio-nal Carlos Alberto da Costa Neves. São constantes as reuniões e dis-cussões para este fim. O desenvolvimento da nossa região passa sim pela garantia de voos comerciais e de estrutura logística.

Com relação a saúde, o trabalho prossegue firme. Estamos come-morando a chegada dos equipamentos da nova UTI do Hospital Mai-cé. Temos agora o credenciamento do hospital para atendimentos de Alta Complexidade em traumato-ortopedia. As obras e reformas de ampliações do hospital continuam. A ACIC e o Conselho Consultivo precisam da ajuda de toda a comunidade caçadorense para transfor-mar a realidade do atendimento de urgência e emergência em nossa cidade.

Desejo a todos os associados, uma ótima leitura e reitero: a ACIC está trabalhando em prol do desenvolvimento de Caçador e região.

Henrique Luis Basso

Missão da ACIC“Representar e desenvolver empreendedores e empresas de Caçador e região, oferecendo soluções inovadoras e manifestando a força do associativismo, da inovação e do conhecimento em todas as nossas ações”.

Visão da ACIC“Consolidar-se como entidade com gestão moderna e eficiente, fortalecendo a representação institucional e a oferta de soluções e serviços capazes de atrair e fidelizar associados”.

DIAGRAMAÇÃODose Edição Gráfica LTDA

14.150.229/0001-17

TIRAGEM500 exemplares

REDAÇÃOAngela Cardoso

Jornalista ResponsávelSC2863JP

DIRETORIAPresidente

Henrique Luís Basso

Vice presidente IndustrialLeonir Antonio Tesser

Vice Presidente ComercialCarlos Alberto Luhrs

1º SecretárioIlton Paschoal Rotta

2º Secretário Leandro Seleme

1º Diretor FinanceiroJosé Carlos Tombini

2º DiretorMoacir José Salamoni

Diretora de Relações PúblicasCarla Maria Busato Adami

CONSELHO FISCALJosé Adami NetoEduardo Seleme

João Carlos Machiavelli

SUPLENTESMarcelo Mafessoni Tedesco

Jovelci Domingos GomesAuri Marcel Baú

FALE CONOSCO(49) 3563-1116

Av. Barão do Rio Branco, 3271º Andar - Centro

[email protected]

Page 4: Revista ACIC versão digital

32

20

NOTÍCIAS Ano VIII . Edição 43 . Fevereiro/Março 2016

CHEGAM MAIS EQUIPAMENTOS PARA A NOVA UTI DO HOSPITAL MAICÉO Hospital Maicé de Caçador recebeu dia 28 de março mais equipamentos para a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desta vez chegaram as estativas da marca Maquet, líder mundial em sistemas médicos.

PLENÁRIA REGIONAL DA FACISC FOI REALIZADA EM FRAIBURGOA diretoria da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) marcou presença na Reunião Plenária da FACISC, realizada dia 28 de março no Hotel Renar em Fraiburgo.

26 LIDERANÇAS EMPRESARIAIS SE REÚNEM COM PREFEITO

28 ACIC E NÚCLEO DE CONTADORES REALIZARAM AÇÃO PARA TIRAR DÚVIDAS DA POPULAÇÃO

31 300 MIL - PREFEITURA DE CAÇADOR REPASSA VERBA AO HOSPITAL MAICÉ

27 ACIC PRESTIGIA LANÇAMENTO DO PROGRAMA SESI CIÊNCIAS

Page 5: Revista ACIC versão digital

Com a Boa Vista Serviços, você tem mais segurança na Concessão de Crédito das suas transações.

PROSPECÇÃO

ANÁLISE E CONCESSÃO

GERENCIAMENTO E OTIMIZAÇÃO

COBRANÇA

PREVENÇÃO À FRAUDE

Atinja e supere suas metas, identificando novosclientes, fidelizando os atuais e construindorelacionamentos de longo prazo.

Aumente a assertividade na concessão de créditoe minimize os riscos por meio de soluções personalizadase informações precisas.

Monitore o comportamento de seus clientes paraimplementar ações estratégicas no melhor momento.

Elabore estratégias de renegociação de dívidas ecobrança acompanhe carteiras e garanta maior agilidade e rentabilidade a seu processo de recuperação de créditos.

Identifique as situações com características de fraudes,prevenindo perdas financeiras e riscos para o seu negócio.

A Boa Vista Serviços é um bureau de crédito brasileiro que oferece soluções inteligentes para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios. É administradora do SCPC, banco de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e 42 milhões de registros de transações entre empresas.

O SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito está comemorando, em 2015, 60 anos de existência. Criado pela Associação Comercial de São Paulo em 1955, em 2010 o serviço passou a ser administrado pela Boa Vista SCPC e atualmente é um dos mais completos e importantes bancos de dados de consumidores e empresas do país.

Hoje, atua com uma rede nacional de mais de 2,2 mil entidades representativas do varejo em todas as regiões do Brasil. A riqueza de informações do banco de dados permite à Boa Vista Serviços oferecer soluções inteligentes para auxiliar o processo de tomada de decisões de negócios de seus cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos em todos os segmentos da economia.

Ciclo de Negócios onde a Concessão de Crédito é importante

Page 6: Revista ACIC versão digital

BRASIL ESPECIAL

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 20166

Page 7: Revista ACIC versão digital

7ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

ENTIDADES E FEDERAÇÕES

EMPRESARIAIS DE SC DEFENDEM NOVO

GOVERNOEM REUNIÃO, REPRESENTANTES DA FIESC, FAESC,

FACISC, FAMPESC, FCDL, FECOMÉRCIO E FETRANSCESC AVALIAM SITUAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA DO PAÍS E LANÇAM MANIFESTO COM O APOIO DOS CONSELHOS

PROFISSIONAIS QUE INTEGRAM A ASCOP

Diante do agravamento da crise política e econômica atual, as enti-dades e federações empresariais ca-tarinenses – FIESC, FAESC, FACISC, FAMPESC, FCDL, FECOMÉRCIO e FETRANSCESC – reuniram-se dia 17 de março, em Florianópolis, e defi-niram posicionamento conjunto por meio de manifesto em que defendem um “novo governo, com credibilida-de e apoio da sociedade brasileira”. O documento também é assinado pela Associação Catarinense de Medicina (ACM-SC), pelo CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agrono-mia de Santa Catarina), pelo CRC-SC (Conselho Regional de Contabilida-de) e outras entidades integrantes da ASCOP (Associação dos Conselhos Profissionais de SC).

“O Brasil vive uma crise política e ética sem precedentes em sua histó-ria recente, com índices alarmantes de desemprego e depressão econô-mica, que têm causado retração na confiança do empresariado e nos investimentos”, afirma o texto do manifesto. “A gravidade desse perí-odo, em que convivemos com risco de aguda instabilidade social a cada desdobramento dos processos que apuram as denúncias de corrupção, impõe aos representantes do Poder Público a tomada de decisões tendo como norte os elevados interesses do bem comum, e não suas conveniên-cias políticas e jurídicas de ocasião”, diz o documento.

O manifesto diz ainda que o país vive uma dissintonia entre os anseios

da sociedade brasileira e os rumos tomados pelo atual governo. “O mo-mento reclama o fortalecimento das instituições democráticas, do Poder Judiciário e a garantia de plena liber-dade de imprensa. Cabe ao Congres-so Nacional utilizar-se de instrumen-tos constitucionais que permitam solução célere ao impasse criado pela paralisia do Poder Executivo”, afir-ma a nota, ressaltando que “o atual governo perdeu as condições para guiar os destinos do País. É preciso que um novo governo, com credibili-dade e apoio da sociedade brasileira, encaminhe as reformas estruturais necessárias para vencer as dificul-dades e recolocar o País no trilho do crescimento econômico e do desen-volvimento social”.

Page 8: Revista ACIC versão digital

BRASIL ESPECIAL

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 20168

Representantes da FIESC, FAESC, FACISC, FAMPESC, FCDL, FECOMÉRCIO e FETRANSCESC reuniram-se em Florianópolis (foto: Filipe Scotti)

Para as instituições, a valorização do setor produtivo é fundamental para a superação da crise. “Manter a ordem e garantir a estabilidade insti-tucional é medida que se impõe. Ul-trapassar este momento de dificulda-des exige a participação de todos os brasileiros”, defendem as entidades.

O Conselho das Federações Empre-sariais de Santa Catarina (COFEM) é integrado pela FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Cata-rina); FAESC (Federação da Agricul-tura do Estado de Santa Catarina); FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina); FAMPESC (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catari-na); FCDL/SC (Federação das Câma-

ras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina); FECOMÉRCIO (Federa-ção do Comércio do Estado de Santa Catarina) e FETRANCESC (Federa-ção das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Santa Catarina).

A ASCOP é formada pelos seguin-tes conselhos profissionais: Conselho Regional de Administração, Conse-lho Arquitetura e Urbanismo, Con-selho Regional de Biblioteconomia, Conselho Regional de Contabilida-de, Conselho Regional de Correto-res de Imóveis, Conselho Regional

de Economia, Conselho Regional de Educação Física, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Conse-lho Regional de Farmácia, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Conselho Re-gional de Nutricionistas, Conselho Regional de Odontologia, Conselho Regional de Química e Conselho Regional de Representantes Comer-ciais.

Manifestação realizada em São Paulo dia 13 de março de 2016

Page 9: Revista ACIC versão digital

9ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) divulgou um manifesto para todos os seus associados, onde repudia os atos da presidente Dilma Rousseff e apoia as ações da Polícia Federal, Ministério Público Federal e de todas as instâncias do Poder Judiciário, além de incentivar o combate a corrupção no País. A ACIC é uma entidade suprapartidária e entende que a participação da sociedade na política é de extrema importância para o desenvolvimento da nação. Acompanhe o manifesto:

CRISE POLÍTICA: ACIC DIVULGA MANIFESTO

A Associação Empresarial de Ca-çador (ACIC) declara apoio ao ma-nifesto contra a corrupção, repúdio aos últimos atos da presidente Dil-ma Rousseff e de apoio as ações da Polícia Federal.

Chegamos a mais um momento crucial em nosso país. Os recentes escândalos divulgados, a não ob-servância ao que as manifestações populares demandam, os desastro-sos reflexos do que a política e seus atores estão fazendo com o que já foi uma das mais promissoras eco-nomias do mundo, ultrapassam o caráter de ideologia partidária e posição política, caracterizando-se como uma afronta a princípios de-mocráticos e a padrões morais e de dignidade.

Toda esta situação coloca o país num cenário de institucionalização da corrupção, da falta de moral e do uso dos máximos poderes constitu-ídos como instrumento de delapi-dação da economia e da sociedade brasileira.

Assim, posicionamo-nos firme-mente no sentido de que as in-vestigações de operações como a Lava-jato sejam prosseguidas sem interferência de agentes políticos,

deixando que a justiça, de forma livre prossiga e indique e puna res-ponsáveis, independente do esca-lão, partido, ou mesmo no âmbito de outros agentes envolvidos em atos criminosos com o dinheiro pú-blico.

Da mesma forma, entendemos que o atual governo não reúne mais condições de mobilização e articu-

lações políticas, muito menos de capacidade de reagir com medidas austeras na condução da economia e dos rumos do país. É imperativo que os encaminhamentos legais para que o atual governo seja des-mobilizado sejam apoiados incondi-cionalmente por representantes po-líticos no Senado e na Câmara dos Deputados.

Cada dia que permitimos que o país seja envolvido por imbróglios ligados a má gestão e procedimen-tos que desafiam a moral e a justiça brasileira, nossa economia afunda, causando prejuízos incontáveis e de difícil reparação, que atingem a to-dos nós, sejam empresários, colabo-radores das empresas e famílias, ou seja, as pessoas sofrem e sentem no seu dia a dia os efeitos devastadores da desastrosa gestão pública. Além disso, a sociedade, as esferas esta-duais e municipais dos governos, à medida que assistem diariamente o cenário de ilegalidade e corrupção tomando conta do país, se tornam inertes e aos poucos acostumados com o atual cenário, formando um inconsciente coletivo de que o erra-do passa a ser o certo – uma comple-ta inversão de valores na sociedade.

Que a mudança comece agora e não pare por aí. Que todos possa-mos aproveitar este momento para promover mudanças profundas na sociedade brasileira, que não deve mais admitir que nosso País seja tra-tado com tanto desprezo. Queremos fazer a nossa parte para que estas mudanças representem efetivamen-te um novo momento para o Brasil.

FORÇA BRASIL! BASTA DE CORRUPÇÃO!

QUE A MUDANÇA COMECE AGORA E NÃO PARE POR

AÍ. QUE TODOS POSSAMOS APROVEITAR ESTE

MOMENTO PARA PROMOVER MUDANÇAS PROFUNDAS NA

SOCIEDADE BRASILEIRA

Page 10: Revista ACIC versão digital

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201610

Artigo

IMPOSTO DE RENDA 2016

PGD: Programa Gerador da Declaração.Deve ser instalado no computador;

m-IRPF: Aplicativo para declararvia tablets e smartphones;

e-CAC: acesso pelo site da ReceitaFederal, com certificado Digital.

FORMAS DE TRIBUTAÇÃO

DECLARAÇÃO COM DESCONTO SIMPLIFICADO

DECLARAÇÃO COMPLETA (POR DEDUÇÕES LEGAIS)

Nesse tipo de declaração é possível deduzir as despesas médicas, com educação, dependente, empregada doméstica contribuição à previdência complementar;

Se a soma total das deduções exceder o limite de R$ 16.754,34 do modelo simplificado, entãorecomenda-se fazer a declaração completa;

20%DESCONTO SOBRE A

BASE DE CÁLCULO

LIMITE

R$ 16.754,34

FORMAS DE DECLARAÇÃOOBRIGADOS A DECLARAR

PRAZOS

Rendimentos tributáveis superiores aR$ 28.123,91;

Rendimentos isentos, não tributáveis outributados exclusivamente na fonte, cujasoma foi superior a R$ 40.000,00;

Obteve, em qualquer mês, ganho ao alienar bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto, ou ao realizar operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros eassemelhadas;

Obteve receita bruta na atividade rural em valor superior a R$ 140.619,55;

Teve, em 31 de dezembro de 2015, posse, propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor superior a R$ 300.000,00.

Declaração deve ser entregueno período de 1º de março a 29de abril de 2016;

2929ABRILABRIL

Page 11: Revista ACIC versão digital

11ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

Obs: Para fins de dedução no IR, os dependentes com 14 anos ou mais deverão estar inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Por: Núcleo de Contadores da ACIC

LIMITE

R$ 16.754,34

FORMAS DE DECLARAÇÃO

FACILIDADES

OUTRA FACILIDADE

DEDUÇÕES LEGAIS

Observadas as condições previstas na legislação,ENTRE AS QUAIS:

Despesas médicas;

Contribuição à Previdência Oficial;

Dependentes;

Contribuição à previdência Complementar;

Despesas com instrução;

Previdência Social (Contribuição Patronal) pago peloempregador doméstico;

Doações ao Estatuto da Criança e do Adolescente, do Idoso, de Incentivo aCultura, à Atividade Audiovisual e ao desporto.

INFORMAÇÕES GERAIS

- A multa por atraso na entrega da declaração será de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculado sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74;

- Caso a pessoa física constate que cometeu erros, omissões ou inexatidões na Declaração já entregue, poderá apresentar declaração retificadora;

- Idosos, portadores de doenças graves e deficientes terão prioridade na restituição;

- O saldo do imposto poderá ser pago em até 8 quotas, mensais e sucessivas. Nenhuma quota deve ser inferior a R$ 50,00;

- O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única;

- A entrega fora do prazo deve ser apresentada: pela internet, utilizando a Declaração IRPF 2016 on-line, em mídia removível ou nas unidades da RFB.

- O contribuinte poderá acompanhar, no portal do e-CAC, processamento da sua declaração.

Para mais informações, acesse o site:http://idg.receita.fazenda.gov.br/

DECLARAÇÃO ON-LINEDeclaração on-line direto do portal do e-CAC por meio de certificado digital;Desnecessário instalar programas;

SALVAR E RECUPERAR ON-LINE - IRPFSalvar on-line: grava os dados da declaração do PGD na base on-line;Recuperar on-line: substitui a declaração atual do PGD pela declaração salva on-line.

RASCUNHODisponível on-line para tablets, smartphones e computadores;Pode ser preenchido até o final de fevereiro;Exportação dos dados para a DIRPF a partir de março;Não é necessário o uso do certificado digital.

DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA

O arquivo desta declaração está disponível para download no Portal e-CAC a contribuintes que possuam certificação digital ou representantes com procuração eletrônica.

Após importação do arquivo o contribuinte poderá fazer qualquer tipo de declaração e optar pela declaração de modelo completo ou modelo simplificado.

Page 12: Revista ACIC versão digital

Núcleos ACIC

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201612

BARES, RESTAURANTES E HOTÉISDia 01 de fevereiro foi realizada reunião do núcleo

de Bares, Restaurantes e Hotéis, com a presença do advogado Alann de Almeida Meloti para sanar as dú-vidas sobre o banco de horas que os nucleados que-rem adotar em seus estabelecimentos. Além desta pauta, foi elaborada a lista de compra coletiva com as quantidades dos produtos mais utilizados para fazer a cotação de valores.

Dia 29 de fevereiro foi realizada a reunião do núcleo de bares, restaurantes e hotéis onde ficou definida a participação de representantes do SINTRATUHL – Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitali-dade e Hotéis, Bares, Restaurantes e similares de La-ges e região, em uma próxima reunião do núcleo para oficializar solicitação do banco de horas.

Dia 17 de março foi realizada a reunião do Núcleo de Bares, Restaurante e Hotéis para tratar do Festi-val Gastronômico que será realizado em Caçador esse ano em data a ser definida.

Reunião dia 17 de março.

Reunião dia 29 de fevereiro.

Page 13: Revista ACIC versão digital

13ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

JOVEMDia 04 de fevereiro o Núcleo Jo-

vem promoveu uma visita técnica na empresa Sincol. Eles foram re-cepcionados por Luís Carlos Mei-relles, analista de processos. A ACIC através do núcleo agradece a direção da Sincol e parabeniza pela excelente administração e os trabalhos desenvolvidos na empre-sa.

Dia 18 de fevereiro, integrantes do Núcleo Jovem – Alcateia Empre-endedora participaram da Assem-

bleia Geral Ordinária do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina - Cejesc, rea-lizada em São Bento do Sul onde reuniu 230 pessoas com os mesmos objetivos: fortalecimento da classe, do associativismo, troca de experi-ências, conhecimentos, geração de negócios e de amizades.

Dia 02 de março foi realizada reunião do Núcleo Jovem para de-finições dos participantes na AGO em Dionísio Cerqueira em março,

participação no evento ERJE – En-contro Regional e Jovens Empreen-dedores que acontecerá em Treze Tílias em junho e andamento do Feirão do Imposto para maio.

Dia 19 de março, integrantes do Núcleo Jovem da ACIC – Alcateia Empreendedora participaram da Assembleia Geral Ordinária em Dionísio Cerqueira. Na ocasião também realizaram visita técnica nas empresas Los Paleteros e Me-tal Ferro.

Visita Técnica na empresa Sincol.

Reunião dia 02 de março.

Assembléia Geral Ordinária - CEJESC.

Assembléia Geral Ordinária em Dionísio Cerqueira.

Dia 05 de março foi realizado o primeiro mó-dulo do Ciclo de Qualificação Profissional com os instrutores Cláudio, de Lages e Kleber, de Videira para as empresas de transporte.

TRANSPORTADORES

Page 14: Revista ACIC versão digital

Núcleos ACIC

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201614

Dia 02 de fevereiro foi realizada a reunião do Núcleo de Apicultores para tratar de assuntos pertinentes à Associação de Apicultores de Caçador e Região.

APICULTORES

NÚCLEO RHDia 11 de fevereiro foi realizada reunião do

Núcleo de RH com a presença de dois novos integrantes: Rafael Verginio da empresa Fis-che Haus e Denise Candiago empresa Primo Tedesco. Neste dia foi tratado sobre a elabo-ração de uma planilha de indicadores Padrão para o Núcleo de RH. Também estava em pau-ta o treinamento para Cipeiros (quem faz par-te da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de ACIDENTES) que será realizado nos pró-ximos meses.

Dia 10 de março a reunião do Núcleo de RH contou com a participação da Silvia Lazzarini do SESI, Rogério Oliveira de Mattos e Carlos Schuller do SENAI, Mariana Vendruscolo do IEL para apresentar o projeto Movimento A Indústria pela Educação para adesão dos co-laboradores do ensino fundamental e médio. Será implantado no mês de abril um proje-to piloto para três empresas do núcleo para trabalharem esse tema. Em seguida o núcleo realizou o feedback da visita na empresa Vi-posa S/A, apresentação do desenvolvimento do curso de aperfeiçoamento para cipeiros e definições da palestra do Alfredo Rocha que será realizada no dia 20 de abril na UNIARP.

Dias 19 e 20 de março, integrantes do Nú-cleo de RH da ACIC participaram de curso de liderança no Espaço Crescer em Concórdia. O Espaço Crescer oferece treinamentos em diversas áreas, atuando com destaque em tra-balhos com equipes, liderança, palestras moti-vacionais e outros. Curso de liderança no Espaço Crescer em Concórdia.

Reunião dia 11 de fevereiro.

Page 15: Revista ACIC versão digital

15ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

ACIC, através do Núcleo dos Contadores realizou dia 12 de mar-ço no Largo Manoel Siqueira Bello uma ação tirar dúvidas sobre quem deve fazer e como fazer a declara-ção de imposto de renda. Diversas pessoas foram atendidas na ação realizada das 9h às 12 horas. Logo após, o trabalho teve sequência no

CONTADORESestúdio da Rádio Caçanjurê, onde os contadores participaram de um bate-papo ao vivo sobre o assunto.

A temporada de declaração do Imposto de Renda 2016 (ano-calen-dário 2015) começou dia 01 de fe-vereiro e com algumas mudanças. O prazo para envio da declaração vai até 23h59min do dia 29 de abril.

Os programas de preenchimento e transmissão já podem ser baixados pelo site: www.receita.fazenda.gov.br. Após a entrega, a orientação é que o contribuinte consulte perio-dicamente o centro virtual do Fis-co, o chamado e-CAC. Assim saberá se o documento foi processado cor-retamente ou se há pendências.

NÚCLEO RHDia 09 de março o Núcleo de

RH promoveu uma visita técnica na empresa Viposa S/A. A ACIC através do núcleo agradece a dire-ção da Viposa parabenizando pela excelente administração e os tra-balhos desenvolvidos na empresa. Agradece a Beatriz Seleme, Patri-cia Petry e Leda Basegio que acom-panharam a visita.

Page 16: Revista ACIC versão digital

Núcleos ACIC

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201616

IMOBILIÁRIODia 16 de fevereiro, integrantes

do Núcleo Imobiliário de Caçador participaram de reunião com o Núcleo Imobiliário da ACIAV em Videira para troca de informa-ções. Foi definida a parceria para a realização de palestras para o se-tor imobiliário em Caçador, Frai-burgo e Videira.

Dia 26 de fevereiro foi realiza-da reunião do Núcleo Imobiliá-rio para ajustes da palestra que será realizada em parceria com o Núcleo Imobiliário de Videira e Fraiburgo e definições do caderno imobiliário.

Reunião com o Núcleo Imobiliário da ACIAV em Videira.

Reunião dia 26 de fevereiro.

Page 17: Revista ACIC versão digital

17ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

HOSPITAL MAICÉSaúde

A portaria nº 563, que entrou em vigor dia 31 de março de 2016 ofi-cializou a habilitação da Sociedade Franco Brasileira Hospital Maicé como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia no Estado de Santa Catari-na. A partir de agora pacientes com necessidades de atendimento na área de traumatologia e ortopedia não precisam mais se deslocar para Con-córdia ou outros municípios. Ficando então o atendimento no hospital de Caçador.

A publicação da portaria ocorreu um dia depois da visita de uma co-mitiva de lideranças caçadorenses ao Ministério da Saúde em Brasília. Dia 30 de março o ministro da Saúde, Marcelo Castro confirmou a habilita-ção em alta complexidade no serviço de traumato-ortopedia no Hospital Maicé.

Participaram da audiência com o ministro o deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB), prefeito Beto Co-mazzetto, presidente da Acic, Henri-que Basso, o presidente do Conselho Consultivo do Maicé, Leonir Tesser e o deputado federal Celso Maldaner (PMDB).

Para o presidente do Conselho Con-sultivo do Maicé, Leonir Tesser, essa habilitação é de extrema importância para o hospital, porque além de um novo serviço, coloca mais recursos no orçamento.

O deputado Valdir Cobalchini, agradeceu o empenho do deputado Celso Maldaner na articulação do Ministério da Saúde e destacou a im-portância desse credenciamento para o Maicé. “É mais uma vitória para o nosso hospital, que aos poucos vai se tornando uma referência regional”, argumentou.

Na avaliação do prefeito de Caça-dor, Beto Comazzetto, a habilitação é ótima para Caçador e região porque evita que os pacientes precisem ir

MAICÉ ESTÁ HABILITADO PARA ASSISTÊNCIA DE

ALTA COMPLEXIDADE EM TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA

A correria do dia a dia faz com que as pessoas procurem cada vez mais o pron-to socorro buscando um atendimento eletivo. Isso acarreta sobrecarga dos ser-viços e nem sempre contribui para a solu-ção do problema, pois o pronto socorro é estruturado para atender os pacientes de urgência e emergência e não para o aten-dimento eletivo.

O presidente do Conselho Consultivo Leonir Tesser afirma que o trabalho para ajudar o hospital não pode parar e pede apoio da população para priorizar no hos-

para Concórdia, Chapecó ou até mes-mo Florianópolis.

O presidente da ACIC Henrique Basso agradeceu o empenho de to-dos para esta grande conquista mas reforçou que o trabalho deve conti-nuar. “Esta habilitação estava sendo buscada desde 2014. Em 2015, foram galgadas todas as instancias e estáva-mos aguardando a aprovação do Mi-nistro. Desde o ano passado, por inú-meras vezes, o Conselho Consultivo e várias lideranças estavam reforçando o pedido para esta habilitação, uma importante conquista para o hospi-

tal Maicé. Foi mais uma conquista e outras ainda estão por vir. Estamos trabalhando muito para isso. Todos do Conselho Consultivo, com apoio de empresários, lideranças e comuni-dade estão empenhados em melhorar o hospital de Caçador. O hospital está passando por reformas importantes. Toda a população está de parabéns. Temos pela frente a conclusão das obras da hemodinâmica e cardiovas-cular, da nova urgência e emergência. Enfim, teremos aqui um dos melho-res hospitais do País. Mas o trabalho não pode parar”, comenta.

pital atendimentos em caso de urgência e emergência. “Vamos procurar informar e orientar a população para que nos ajude. Pedimos a compreensão de todos. Já me-lhoramos bastante, mas ainda tem muito a ser feito. Que a população acredite e confie. Todos do conselho, empresários, a comunidade estão todos empenhados em ajudar e mudar a realidade do nosso hospital”, salienta Tesser. “Lembrando: Emergência: Risco imediato de perder a vida. Urgência: Condição que pode se agravar sem atendimento”, completa.

HOSPITAL É PARA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Page 18: Revista ACIC versão digital

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201618

HOSPITAL MAICÉSaúde

O Hospital Maicé de Caçador está passando por grandes transfor-mações, graças ao apoio de toda a comunidade. No entanto, ainda é bastante complicada a situação do único hospital da cidade, que re-cebe também pacientes de vários outros municípios da região. A de-manda por atendimento aumenta a cada dia. De 2014 para 2015, o Hos-pital registrou um aumento de mais de 20% na quantidade de atendi-mentos realizados. Foram 34.171 atendimentos realizados em 2014 e 41.497 em 2015. Sendo que des-te total, mais de 80% corresponde a atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cujos repasses não cobrem nem a metade dos gastos

HOSPITAL MAICÉ REGISTRA

AUMENTO DE MAIS DE 20%

NO NÚMERO DE ATENDIMENTOS

FORAM 34.171 ATENDIMENTOS REALIZADOS EM 2014 E 41.497 EM 2015. SENDO QUE DESTE TOTAL, MAIS DE 80% CORRESPONDE A ATENDIMENTOS PELO

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

com procedimentos médicos, uso de equipamentos ou remédios.

O esforço em melhorar existe e se fortalece a cada dia, mas ainda não é suficiente. O Conselho Consulti-vo, órgão criado em 2013 na emi-nência de fechamento definitivo do Hospital de Caçador reúne em-presários, instituições e lideranças com o objetivo de ajudar o hospital.

Vários projetos estão em an-damento e as obras na estrutura inaugurada em 1979 seguem em diversas frentes, resultado de ver-bas públicas, doações de empresas, campanhas diversas.

A Direção do Hospital Maicé ob-serva que este aumento nos aten-dimentos vem de uma série de

situações, desde o aumento na ex-pectativa de vida do brasileiro com o envelhecimento da população, aumento dramático na incidência de doenças crônicas, aumento da violência e do número de aciden-tes, resultado da urbanização e do maior número de veículos em cir-culação, entre outras. E junto com isso, vem também um aumento substancial nos custos gerados pe-las complicações, muitas vezes evi-táveis.

Uma das frentes defendidas pelo hospital Maicé e pelo Conselho Consultivo é a conscientização da população para procurar o hospi-tal somente em casos de urgência e emergência.

Page 19: Revista ACIC versão digital

19ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

O Lions Clube Caçador Centro realizou dia 15 de março a entrega de R$ 20 mil para o Hospital Maicé. Os recursos serão usados na compra dos móveis da nova Unidade de Te-rapia Intensiva (UTI), que receberá o nome de UTI São Miguel.

Os recursos foram entregues pelo presidente do Lions, Alexandre Boskovic e esposa Beatriz para a diretora do Maicé, irmã Elizabeth Lima. O ato foi acompanhado pelo presidente da ACIC, Henrique Bas-so, pelo presidente do Conselho Consultivo Leonir Tesser e ainda por integrantes do Lions Clube.

Os recursos são provenientes das ações realizadas pelo Lions, princi-palmente o bazar. “Temos dentro do nosso Clube um grupo de pessoas

MAICÉ RECEBE DOAÇÃO DE R$ 20 MIL DO LIONS CLUBE CAÇADOR CENTRO

RECURSOS SERÃO USADOS NA COMPRA DOS MÓVEIS DA NOVA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

voltadas a atender as solicitações do hospital e foi repassada a necessida-de de recursos para concluir as obras da nova UTI e todos prontamente decidiram pela doação ao hospital. Acredito que é a comunidade par-ticipando. Vamos conseguir ter em Caçador um centro de excelência na área hospitalar”, comenta Alexan-dre.

O presidente da ACIC, Henrique Basso agradeceu a ajuda recebida do Lions, um grande parceiro do Hospital Maicé, e destacou que o trabalho prossegue com foco nas obras da nova Urgência e Emergên-cia, hemodinâmica, centro cirúrgico, que será reformado e muitas outras melhorias que estarão acontecendo no Hospital. “Temos muito trabalho

pela frente, mas estamos confian-tes”, cita.

O presidente do Conselho Consul-tivo, Leonir Tesser relata que não haviam recursos disponíveis para esta última etapa das obras, situa-ção revertida agora com a doação do Lions, fato tido por ele como mais um milagre em prol do hospital do bem. “Não tinha este dinheiro, a gente não tinha noção de como ia fazer, e os milagres acontecem. Mais importante que o valor doado é a disponibilidade deste grupo de pes-soas, desta entidade que percebeu a necessidade e ajudou. Este gesto emociona. De uma forma muito es-pecial, em nome do Conselho Con-sultivo, nosso muito obrigado”, sa-lienta.

Page 20: Revista ACIC versão digital

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201620

HOSPITAL MAICÉSaúde

O grupo Amigas do Hospital,

através do grupo de Alimentos

realizou a entrega de 601 quilos

de açúcar para o Hospital Maicé

dia 25 de fevereiro. Além do açú-

car também foram doados ou-

tros alimentos não perecíveis e

ainda caixas de maçã. Os produ-

tos foram arrecadados pelas in-

tegrantes do grupo que também

mobilizaram amigos e familiares.

Uma das integrantes do grupo,

Cleunice Bertotto explica que to-

dos os meses, até o final do ano,

haverá a doação de produtos.

“Entre as próprias integrantes

foi combinado que será feita a

arrecadação mensal de produ-

tos. É mais uma forma de ajudar

o Hospital Maicé, especialmente

na parte do custeio”, explica.

DOAÇÃO DE AÇÚCAR PARA O HOSPITAL

O Hospital Maicé de Caçador re-cebeu dia 28 de março mais equi-pamentos para a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desta vez chegaram as estativas da marca Ma-quet, líder mundial em sistemas mé-dicos. As estativas, assim como as 10 camas da UTI entregues dia 09 de março, são resultado da doação de uma empresa caçadorense que pre-

CHEGAM MAIS EQUIPAMENTOS PARA A NOVA UTI DO HOSPITAL MAICÉ

fere não ter seu nome divulgado.As estativas para UTI oferecem vá-rios benefícios tanto para o paciente como para a equipe do hospital. A flexibilidade permitida pelas estati-vas permite melhor posicionamen-to e cria uma atmosfera adaptável e confortável enquanto minimiza o acúmulo desnecessário de equipa-mento em áreas críticas.

Page 21: Revista ACIC versão digital

21ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

O Hospital Maicé de Caçador recebeu dia 10 de feve-reiro o valor arrecadado no leilão de gado realizado dia 12 de dezembro de 2015, pela Tarumã Remates. Foi entregue o valor de R$7.880,00. Os doadores foram os pecuaristas: César Augusto Granemann; Vilson Antonio Bertotto; Fernando Miotto dos San-tos; Joel Granemann de Melo; Dorival Carlos Borga; Vilmar Granemann Melo; José Valdir de Almeida e André Francisco Canalle.

MAICÉ RECEBE RECURSOS ARRECADADOS EM LEILÃO DE GADO

DOAÇÃOColaboradores da empresa Temasa realizaram no mês de março a entrega de 281 litros de azeite. A doação é fruto de uma campanha organizada pelos próprios funcionários, que se comprometeram em ajudar o hospital com a doação de azeite pelo período de um ano. Esta ajuda é muito importante para o setor de alimentação do Hospital. Nosso agradecimento para todos da empresa Temasa!

Muitas vezes as pessoas não estão atentas ao fato que a boca serve de porta de entrada para infecções e doen-ças respiratórias, especialmente quando se trata de pa-cientes hospitalizados. Micro-organismos presentes na placa bacteriana (biofilme que se forma entre os dentes e a gengiva quando a higiene oral não é feita correta-mente) podem ser liberados para as secreções salivares e, a partir daí, serem aspiradas e se alojarem no trato respiratório inferior (pulmão), causando a pneumonia, por exemplo, além de outras doenças.

Atentos a este fato os irmãos Flavia Balvedi Medeiros Thibes Pereira e Valter Thibes Pereira Junior, que são dentistas e ainda o pai Valter Thibes Pereira, cirurgião dentista aposentado, iniciaram um trabalho voluntário no Hospital Maicé com o objetivo de atender pacientes internados, realizando escovação e ainda repassando orientações sobre a importância da higiene bucal.

Flavia conta que teve a ideia de realizar este traba-lho quando foi até o hospital a pedido de um médico para analisar a situação de um paciente que não esta-va conseguindo se alimentar. “Percebi que o paciente estava a muito tempo sem escovar os dentes, porque no ambiente hospitalar, muitas vezes o paciente não consegue se levantar para realizar a escovação ou não percebe a importância deste ato, que é sim fundamen-tal. Compartilhei esta ideia com meu pai e meu irmão e eles prontamente aceitaram ajudar e realizar este tra-balho no hospital”, completa.

O irmão Valter, especialista em Endodontia, explica que o trabalho no hospital será realizado sempre que possível, com visitas nos leitos e o contato direto com cada paciente. “Pensamos em vir sempre que for possí-vel, com escovas e jogo clínico para escovação. Vamos também analisar a situação do paciente. Vamos realizar a escovação, vamos orientar e ajudar este paciente que com certeza se sentirá melhor, vai ajudar até na sua au-toestima”, afirma.

DENTISTAS ESTÃO REALIZANDO ATENDIMENTO VOLUNTÁRIO NO HOSPITAL MAICÉ

Page 22: Revista ACIC versão digital

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201622

HOSPITAL MAICÉSaúde

O Conselho Consultivo do Hos-pital Maicé, através do Grupo de Alimentação realiza dia 20 de abril mais um evento para ajudar o Hospital do Bem. O palestran-te Alfredo Rocha, apontado pelo meio empresarial como o melhor conferencista da atualidade na área de motivação empresarial ministrará palestra com o tema: “Qualidade de Vida no Trabalho”. O evento será realizado no Teatro da UNIARP às 19h30min. O in-gresso é a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis por

PALESTRA COM ALFREDO ROCHA EM PROL DO HOSPITAL MAICÉ DIA 20 DE ABRILO INGRESSO É A DOAÇÃO DE CINCO QUILOS DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS POR PESSOA; ALIMENTOS ARRECADADOS IRÃO AJUDAR A COMPLEMENTAR O ESTOQUE DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO DO HOSPITAL

Parte das integrantes do Grupo de Alimentação do Grupo Amigas do Hospital.

pessoa. Os alimentos arrecadados irão ajudar a complementar o es-toque do setor de alimentação do Hospital, beneficiando todos os pa-cientes internados.

A palestra com Alfredo Rocha conta com apoio da empresa Fra-meport, Associação Empresarial de Caçador (ACIC), Núcleo de Recur-sos Humanos da ACIC e UNIARP.

Os alimentos doados serão tro-cados por ingressos. Os pontos de troca são: Farmácia Fórmula Exa-ta, Doçuras e Gostosuras, loja Quó-rum, Acic, Posto Beira Rio e IFSC.

HOSPITAL MAICÉ RECEBE DOAÇÕES DE POLTRONASFortalecendo o trabalho de humanização do atendimento, o Hospital Maicé recebeu 10 novas poltronas que irão oferecer mais conforto aos acompanhantes dos pacientes. As poltronas serão instaladas na ala infantil do Hospital. Quatro poltronas foram doadas por pessoas físicas que não quiseram colocar seus nomes e as outras foram doações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC) da Prefeitura de Caçador, Gatti Casas, JC Digital, Contábil Bertotto, Rádio Caçanjurê e Amigos do Corpo (bloco carnavalesco).

DOAÇÃO DE TVTV doada por colaboradores do Fórum de Caçador.

Page 23: Revista ACIC versão digital

23ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

VISITAA história de reestruturação do

Hospital Maicé de Caçador e o en-volvimento da comunidade está se tornando exemplo para outras regi-ões do Estado. Dia 12 de fevereiro o Hospital recebeu a visita do vice-presidente da FIESC para a região do Planalto Norte Arnaldo Huebl. Ele estava acompanhado do vice-presidente da FIESC para a região Centro-Norte Gilberto Seleme.

No hospital, eles foram recep-cionados pelo presidente da ACIC, Henrique Basso e pelo presidente do Conselho Consultivo do Maicé, Leo-nir Tesser. Na visita às obras, Huebl foi informado do trabalho realizado até agora e que já está gerando bons resultados, como a nova UTI, novos equipamentos, novos serviços e as mudanças visando a humanização do atendimento.

O Conselho Consultivo do Hospital Maicé, através do grupo Amigas do Hospital realizaram dia 07 de março o lançamento do Beninho, mascote do Maicé, o Hospital do Bem. O lan-çamento aconteceu na loja Quorum. Foram colocados à venda conjuntos de bebês, confeccionados pela em-presa Daniela Tombini e por volun-tárias. A renda obtida com a venda dos conjuntos será usada para aju-dar o Berçário do Hospital Maicé.

O resultado do lançamento do Be-ninho com as vendas dos conjuntos foi de R$ 5.850,00. Conjuntos ain-da estão à venda na loja da Daniela Tombini.

VENDA DE ROUPAS DO BENINHO

O mascote Beninho foi criado pela Agência Dose e pelo artista Gerson Witte. O mascote está sendo utiliza-do nas roupas infantis confecciona-das pela empresa Daniela Tombini junto com costureiras voluntárias do Rotary Clube de Caçador.

O Poder Judiciário da Comarca de Caçador realizou a doação de vários itens para o Hospital Maicé de Caçador no mês de março. O valor total dos equipamentos ficou em: R$ 31.975,00. Os itens recebidos: um Microcomputador completo, 13 lixeiras de 60 litros (para descarte de materiais contaminados), seis lixeiras de 100 litros (para papel comum, plásticos e outros), 10 lixeiras de 30 litros para banheiros, cinco pranchas deslizantes (utilizadas para transferir os pacientes de leito, sete carrinhos para transporte de roupas hospitalares para a lavanderia e um cilindro de massas para a cozinha do hospital.

PODER JUDICIÁRIO REALIZA DOAÇÕES PARA O HOSPITAL MAICÉ

Page 24: Revista ACIC versão digital

Reunião Grupo Alimentos

Dia 23 de fevereiro foi realizada reunião com o presidente do conse-lho consultivo do Hospital Maicé e presidente da ACIC com as amigas do hospital do Grupo Alimentos.

Dia 24 de fevereiro, a Secretaria de Assistência Social de Caçador realizou reunião no Tiro de Guerra, onde estiveram reunidas entidades parceiras na Campanha do Agasa-lho. O intuito foi esclarecer algu-mas mudanças para a edição deste ano, assim como definir a data do dia D que será realizada no dia 09 de abril. A campanha leva o tema “Quem ama aquece, neste inverno doe calor!”. A secretária executiva da ACIC Cristiane Brusco esteve participando da reunião.

ACIC NOTÍCIAS − OUTUBRO/NOVEMBRO 201524

EM AÇÃO

Participação

Dia 02 de fevereiro a secretária Cristiane, participou da reunião no Sebrae que teve como objetivo dar início ao planejamento das ativida-des que vão ser desenvolvidas du-rante o ano, relacionadas ao Projeto de Revitalização dos Setores Produ-tivos de Caçador, que teve seu início no ano de 2015. A reunião foi con-duzida pela coordenadora regional do Sebrae, Sueli Bernardi e contou com a participação dos integrantes do núcleo de bares, restaurantes e hotéis e parceiros do projeto.

Campanha do agasalho

Decoração de Páscoa

A ACIC foi uma das entidades apoia-doras da decoração de Páscoa de Caça-dor. Dia 18 de março a cidade amanhe-ceu repleta de coelhinhos e cestas de ovos de Páscoa. Um total de 18 pontos da cidade receberam enfeites de Pás-coa.

A iniciativa partiu da Secretaria de Assistência Social e Fundação Munici-pal de Cultura. A confecção dos enfei-tes foi encomendada através do grupo de artesãs de Caçador e com ajuda de detentos do Presídio Regional.

O apoio financeiro para compra dos materiais veio através de empresas. E a colocação dos enfeites ficou a cargo de entidades, associações, órgãos e ser-vidores públicos e demais voluntários.

Page 25: Revista ACIC versão digital

Convenção

O comercial da ACIC Diego Scott participou da 11° Convenção das So-luções Empresariais FACISC em Flo-rianópolis realizada nos dias 02, 03 e 04 de março. O objetivo foi integrar as associações e apresentar as soluções empresariais que cada associação ofe-rece para seu associado.

Dia 09 de março a consultora da ACIC Adriane participou de reunião na Ampe com o Núcleo de Turismo para defini-ções do Circuito SESC de Caminhadas na Natureza. O evento foi realizado dia 20 de março. A saída foi na Capela São Pascoal e percorreu o interior da Linha Cará. O evento, que teve seu percurso desenhado em 6km dentro de uma das comunidades mais importantes do mu-nicípio, a linha Cará, foi um verdadeiro sucesso. Mais de 300 pessoas participa-ram do trajeto, que além de incentivar a atividade física, serviu para os cidadãos conhecerem um pouco melhor as bele-zas naturais e incentivar o turismo rural.

25ACIC NOTÍCIAS − OUTUBRO/NOVEMBRO 2015

Caminhadas Na Natureza

Capacitação

De 02 a 04 de março o colaborador Adilson Roberto Ribeiro da JUCESC participou em Florianópolis de trei-namento e capacitação dos atos sin-gulares para alterações de transforma-ções de natureza jurídica. Tais atos de transformação até então só eram reali-zados na sede da JUCESC em Florianó-polis, os quais demoravam de 20 a 30 dias para serem finalizados. Com a re-alização desse treinamento, esses atos passarão a ser finalizados em caçador no prazo de 3 a 5 dias.

Page 26: Revista ACIC versão digital

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201626

EM AÇÃO

Divulgação

Dia 13 de fevereiro o presidente do Conselho Con-sultivo Leonir Tesser, presidente da ACIC Henrique Basso, membro do Conselho Consultivo Jovane Fusie-ger e o chefe da Emergência do Maicé o médico Hugo Semann Neto, participaram de debate ao vivo na Rá-dio Caçanjurê. O assunto do programa foi o sistema de Classificação de Risco, mais informações para a popu-lação entender o processo.

Treinamento em Fraiburgo

Dia 16 de fevereiro a secretária executiva Cristiane e a consultora dos Núcleos Adriane, participaram em Fraiburgo do treinamento para a solução disponibili-zada pela ACIC, Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que oferece soluções inteligentes para decisões sustentáveis de crédito e gestão de negó-cios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, e registra 42 milhões de transações de negócios por dia. A Boa Vista SCPC fornece atualmente mais de 200 milhões de consultas por mês a seus clientes e consumidores. Houve troca de experiências com as demais associações presentes e esclarecimento de dúvidas em geral.

Lideranças empresariais se reúnem com Prefeito

O Presidente da ACIC, Henrique Luís Basso, jun-tamente com membros da Diretoria da ACIC, Em-presários, Presidentes dos sindicatos patronais e da Vice-Presidência Regional da FIESC participaram de reunião com o prefeito Gilberto Comazzetto dia 16 de março. O objetivo da reunião foi apresentar sugestões e auxiliar na busca de soluções junto à Gestão Pública. “Tendo em vista o momento em que o País está atra-vessando, de incertezas políticas e econômicas, acredi-tamos que, com a união de esforços e o diálogo franco e aberto encontraremos soluções para nosso Municí-pio nas áreas onde temos certeza que existem possi-bilidades de auxílio como na saúde e infraestrutura”, comentou o Presidente da ACIC.

Page 27: Revista ACIC versão digital

27ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

A Federação das Indústrias do Esta-do de Santa Catarina (FIESC) lançou dia 24 de fevereiro o programa SESI Ciências, em Caçador, iniciativa que visa a contribuir para a elevação do ín-dice de letramento científico e tecnoló-gico da sociedade.

O programa leva cursos itinerantes e interativos a diversas localidades. Nelas, o participante pode realizar ati-vidades em ilhas de trabalho equipa-das com materiais que darão suporte aos experimentos científicos. Também estão disponíveis recursos como no-tebooks, tablets e simuladores para a pesquisa.

A unidade móvel estará à disposição para atender toda a Regional Centro Norte. O atendimento é destinado aos alunos dos anos finais do ensino fun-damental, ensino médio e profissiona-lizante das redes municipais, estadual e de escolas particulares. O foco do curso é a eletricidade, com carga ho-rária de quatro horas presenciais. A capacitação contempla dez cenários

ACIC prestigia lançamento do programa SESI Ciências

que os participantes escolhem para realizar as experiências, tudo sob a su-pervisão de professores.

A solenidade, realizada na unidade do SESI, contou com a presença de Gilberto Seleme, vice-presidente da FIESC, região Centro Norte, Daniel Tenconi, diretor do SESI para a região Centro-Norte, Maria Tereza Paulo Her-mes Cobra, coordenadora de Educação

do SESI/SC, Rogério Mattos, diretor regional do SENAI, Mariana Ven-druscolo, coordenadora do IEL, Auri Marcel Baú, presidente da UNIARP, Adelcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP, Leandro Seleme, represen-tando a ACIC, Sérgio Ricardo Legal, gerente do SESC, além de dirigentes educacionais de Caçador e lideranças empresariais.

Auditório lotado na palestra com Cristiana da Luz

No Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Associação Em-presarial de Caçador (ACIC) e a As-sociação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW Caçador), em parceria com a Rádio Caçanjurê re-alizaram palestra com Cristiana da Luz, professora universitária, tradu-tora, empresária e idealizadora de diversos projetos sociais.

Para um auditório lotado, Cristia-na falou sobre como empreender uma vida apaixonante, relatando sua

experiência de vida. Ela abordou temas como: fortalecimento da in-tegridade feminina; relação entre poder, trabalho e família; estatísti-cas em favor da mulher e caracterís-ticas do comportamento empreen-dedor. “Antes de empreendermos um grande negócio, precisamos ser empreendedoras de nossa vida”, afirmou. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível. Os alimen-tos arrecadados foram doados para a Associação Maria Rosa.

Page 28: Revista ACIC versão digital

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201628

EM AÇÃO

ACIC quer melhorar análise de processos de abertura e alteração de empresas em Caçador

ACIC através do Núcleo de Conta-dores, realizou reunião com o Pre-feito com o objetivo de melhorar o processo de análise de abertura e alteração de empresas em Caçador. Participaram da reunião o prefeito, Beto Comazzetto, representantes de alguns órgãos municipais envolvidos nos processos, presidente da ACIC, Henrique Basso e profissionais do setor contábil, integrantes do Núcleo da ACIC.

Os processos hoje de constituição e alteração de empresas são feitos pelo REGIN, sistema criado pela JUCESC para facilitar e unificar os órgãos envolvidos nesses processos de alteração e constituição. Nessa fase após cadastrado o pedido via

REGIN é feita a análise e repassado via processo digital se aprovado ou se tem exigências a serem cumpridas para aprovar o pedido, somente após isso que é possível o registro na Jun-ta Comercial e liberar os alvarás de

funcionamento. Na reunião foram discutidos três itens. Os dois primei-ros ligados ao REGIN e o último do ISS para aproveitar a reunião e fazer uma solicitação antiga.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES PROPOSTAS PELA PREFEITURA

HABITE-SEDa parte dos contadores foi solicitado que se mude a forma de cobrança de tal obrigação para com os processos de alte-ração de empresas ou que se dê um tempo para adequação liberando o processo do REGIN. Dessa forma a empresa não ficaria “bloqueada” para continuar trabalhando e teria um tempo determinado pela Administração Municipal para re-solver tal pendência. “Hoje qualquer processo que estamos fazendo se não tiver o Habite-se liberado trava o restante do REGIN”, explica o contador Cicero André Roman Ross.

SOLUÇÃO PROPOSTAA Prefeitura vai elaborar um Projeto de Lei e encaminhar a Câmara de vereadores propondo anistia de cobrança de Habite-se dos imóveis antigos (com construção anterior a 2010) e prazo para os demais se regularizarem até o final de 2016, com isso não mais será feito o bloqueio dos processos por esse item já que se terá tempo hábil para adequação.

CONTABILISTAS da parte dos contabilistas ficou também acertado que será feita a divulgação e a cobrança junto aos clientes e a quem queira abrir uma nova empresa que só será possível com o Habite-se regularizado. Caso contrário não será encaminha-do o processo.

REGINCicero explica que como hoje existe um gran-de problema na demora para análise, que ocorre de forma individual por cada órgão, foi solicitado que seja feita de forma conjunta e o mais rápido possível apresentando de forma unificada todas a pendências quando se tem para que possam ser resolvidas também de forma rápida. “Já que serão apresentadas de uma única vez ao empresário e este conduz de forma a resolver tudo de uma vez só evi-tando custos desnecessários e tempo para a solução”, salienta.

SOLUÇÃO PROPOSTA A Prefeitura primeiro vai ver se é possível a análise conjunta, ou seja, e se é possível para os órgãos que estão envolvidos já irem fazen-do suas análises sem que dependa de libe-ração por parte de outro anterior. “Também será criado um grupo de análise interno para agilizar os processos e com isso evitar o retra-balho” conforme frisou o Prefeito. Os contabi-listas se prontificaram a compor esse grupo a fim de contribuir, se for preciso.

LIVRO ISSOs contadores cobraram a dispensa do Livro de apuração do ISS impresso uma vez que o mesmo já é feito de forma eletrônica. “Colocamos como exem-plo o que se está sendo feito a nível Estadual e Fe-deral que ao implementar o Sped foram excluídas outras obrigações acessó-rias que faríamos dobrado. Nesse caso do Livro do ISS é custo do empresário que é quem paga a conta e serviço dobrado de nossa parte”, comenta Cícero.

SOLUÇÃO PROPOSTA Será feita uma análise na Lei para que se possa al-tera-la dispensando de tal obrigação, mas sem data definida.

Page 29: Revista ACIC versão digital

29ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

Uma comissão formada pela Secretaria de Estado de Infra-estrutura, Prefeitura de Caça-dor e Associação Empresarial de Caçador (Acic) vai acom-panhar a conclusão das obras do Aeroporto de Caçador. A decisão foi tomada dia 21 mar-ço em reunião das lideranças de Caçador, acompanhadas do deputado Valdir Cobalchini, com o governador Raimundo Colombo.

Na reunião, de acordo com Cobalchini, o secretário de Infraestrutura, João Carlos Ecker, informou que as obras do novo terminal de passagei-ros deverão ficar prontas em abril. Será lançado o edital para construção da cerca de segurança na área total do ae-roporto e melhorado o acesso ao terminal. O Governador de-terminou urgência na licitação e conclusão das obras.

Comissão vai acompanhar conclusão das obras do aeroporto de Caçador

Vôo comercialConforme Cobalchini, com essas obras será possível a empresa Azul iniciar um voo regular diário em Caçador. “A empresa já pro-curou lideranças de Caçador e já se mostrou interessada nesse voo, mas para isso precisa-mos dessas adequações no aeroporto e agora tivemos a garantia do governador Colombo que elas serão feitas”, comentou Cobalchini.Para o empresário Gilberto Seleme, vice-pre-sidente da FIESC para a região Centro Norte, essa comissão é importante, porque definirá

qual o papel de cada um na conclusão dessas obras. “A classe empresarial de Caçador é par-ceira e quer ajudar para que muito em breve tenhamos nosso aeroporto concluído e essa linha regular”, afirmou Seleme.Participaram ainda da reunião com o Governa-dor, o secretário Nelson Serpa, os empresá-rios Henrique Basso, presidente da Acic, Leo-nir Tesser, presidente do conselho consultivo do Hospital Maicé, Fernando Driessen e Clau-dinei Bertotto.

A ACIC apoiou a realização da palestra: “Uma Jornada Feliz”, ministrada pelo pes-quisador, escritor e especia-lista em coaching Wallace Nunes. O evento foi realizado dia 22 de março no Auditório da ACIC. Mais de 150 pessoas acompanharam a palestra.

A entrada foi gratuita.

Evento

Page 30: Revista ACIC versão digital

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201630

EM AÇÃO

A emancipação política e adminis-trativa de Caçador, comemorada em 25 de março de 1934 foi tema de so-lenidade na Câmara Municipal dia 22 de março. O aniversário de 82 anos foi celebrado no Plenário Osvaldo José Gomez, com o resgate histórico de vida daqueles que fizeram parte do Município. Durante a cerimônia o Poder Legislativo Municipal enal-teceu e compartilhou os avanços ao longo desses anos.

A evolução da comunidade caça-dorense ganhou destaque através do lançamento eletrônico do livro “CA-MINHOS DE CAÇADOR – Dicionário das Ruas da Cidade”, de autoria do vereador Alencar Mendes.

O prefeito de Caçador, Beto Coma-zzetto; secretário da Agência de De-senvolvimento Regional, Imar Rocha; Jucy Varela, ex-prefeito de Caçador e o vereador Alencar Mendes forma-ram a mesa de honra. Também pres-tigiaram a sessão: Cristina Teixeira, presidente da FMC; Adélcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP; Júlio Corrente, historiador e responsável pelo Arquivo Público Municipal; Flá-vio Camuzzatto, gerente da Agência dos Correios em Caçador e os presi-dentes, Valtair Cardoso de Vargas, da CDL; Henrique Basso, da ACIC; Ode-lir Neves, da AMPE; Rafael Seidel, da ACIJO, e Sirley Braghini da UAMC.

Participaram ainda da cerimônia os vereadores Adilberto de Oliveira Cle-ony Figur, Fernando Scolaro, Flávio Henrique dos Santos, Glaci Cardoso, Jorge Savi, Moacir D´Agostini, Neri Vezaro, Roberto Pires de Camargo, Valmor de Paula e Wilson Binotto.

LegislativoACIC prestigia solenidade em homenagem ao Município

Fotos e texto CRÉDITO: ASCOM da CMC

Vereadores e autoridades durante cerimônia alusiva aos 82 anos de Caçador

Moacir D´Agostini e Henrique Basso, presidente da Associação Empresarial de Caçador – ACIC

Page 31: Revista ACIC versão digital

31ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

O prefeito de Caçador, Beto Coma-zzetto, realizou dia 18 de março o re-passe de R$ 300 mil para o Hospital Maicé. Os recursos foram autoriza-dos pela Câmara de Vereadores em 2015 e serão usados nas obras que es-tão ocorrendo no Hospital, especial-mente na implantação da Hemodi-nâmica (especialidade voltada para o tratamento de pessoas com proble-mas cardíacos, vasculares e neuroló-gicos). O repasse foi realizado pelo prefeito ao presidente do Conselho Consultivo, Leonir Tesser, acompa-nhado do presidente da ACIC, Henri-que Basso e do vice-presidente regio-nal da FIESC, Gilberto Seleme.

“Temos o nosso compromisso com o Hospital Maicé e com o Conselho Consultivo que assumiu esta respon-sabilidade. Estamos contribuindo para ajudar nas obras que estão ocor-rendo no Hospital, visando melhorar o atendimento e abrir novas possi-bilidades para nossos pacientes, evi-tando assim deslocamentos para fora do Município, o que gera despesas e principalmente desconforto para as pessoas que precisam de tratamento. Aos poucos o Maicé vai trazendo no-

R$ 300 mil - Prefeitura de Caçador repassa verba ao Hospital Maicé

vos serviços, novos atendimentos e modernidade. Em nome do Municí-pio quero parabenizar pelo trabalho que está sendo feito por todos que abraçaram esta causa”, destaca Co-mazzetto.

O presidente da Câmara de Verea-dores, Ricardo Pelegrinello também falou da importância dos recursos para ajudar o hospital de Caçador. “A Câmara Municipal de Caçador apro-vou projeto de lei que autoriza o re-passe de R$ 300 mil para o Hospital Maicé para a continuidade das obras na unidade. Na função de Poder Pú-blico auxiliamos nesse processo, in-clusive fazendo parte do Conselho Consultivo, criado para dar suporte ao hospital que estava prestes a fe-char as suas portas. Hoje, além de atender a população a unidade está sendo adequada para oferecer me-lhores serviços de saúde, como Ca-çador merece. E essa Casa pretende contribuir para que esse hospital es-teja cada vez melhor, pois só quem de fato precisou de atendimentos hospi-talares sabe o quão importante é esse investimento”, detalha Pelegrinello.

A presidente da Associação de Amigos e Moradores do Bairro Berger Marli Ament Lanhi, solicitou em nome da diretoria uma reunião com o Presidente da ACIC. Atendendo ao pedido o presidente da ACIC Henrique Luís Basso e o vice-presidente e presidente do Conselho Consultivo do Hospital Maicé Leonir Tesser, participaram no centro comunitário da reunião, onde foi apresentado o funcionamento da ACIC e repassadas informações sobre o atendimento do Pronto Socorro do Hospital Maicé. Na ocasião, Marli entregou um ofício solicitando apoio para manutenção da Associação de Moradores, sendo de imediato o muro e o aterro. Em resposta ao oficio a ACIC por meio da empresa Manos Terraplanagem de propriedade de Adilberto Santos de Oliveira, providenciará cargas de terra e o aterro conforme solicitado.

Reuniões nos bairros

Page 32: Revista ACIC versão digital

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201632

EM AÇÃO

A diretoria da Associação Empre-sarial de Caçador (ACIC) marcou presença na Reunião Plenária da FA-CISC, realizada dia 28 de março no Hotel Renar em Fraiburgo. O even-to contou com a presença do pre-sidente da ACIC, Henrique Basso, vice-presidente Leonir Tesser, vice-empresarial, Carlos Alberto Lurhs e diretor financeiro, Moacir Salamoni.

A reunião plenária foi aberta

Plenária Regional da FACISC foi realizada em Fraiburgo

oficialmente pelo vice-presidente regional Auri Marcel Baú. Na sequ-ência, houve o pronunciamento do presidente da FACISC, Ernesto João Reck.

A pauta do evento incluiu esclare-cimentos sobre a JUCESC, apresen-tações de moções, espaço CEJESC e CEME, apresentação da ExpoACIAF e outros assuntos.

Apoio- O presidente da ACIC,

Henrique Basso apresentou na oca-sião o livro: “Associação Empresarial de Caçador e os Pilares do Crescer” e solicitou apoio da FACISC para o lançamento da obra. De autoria da jornalista Mariana Piacentini, o livro vai marcar o aniversário de 75 anos da ACIC, com resgate histórico e bio-grafia dos presidentes, ações realiza-das em prol do desenvolvimento de Caçador e muito mais.

Page 33: Revista ACIC versão digital

33ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 2016

Por que muitas pessoas tomam tudo o que se fala como crítica pessoal? Por que levam tudo para o lado pessoal, se ofendem e reagem com violência a qualquer comentário que se faça? Especialmente quando a crítica diz respeito ao seu desempenho profissional.Um dos maiores obstáculos para o bom relacio-namento nas empresas e mesmo em situações sociais está no comportamento de pessoas que entendem tudo o que se fala como segundas inten-ções, como indiretas, como ofensas dissimuladas, como crítica pessoal.

Estas pessoas tornam-se amargas e avessas a qualquer comentário sobre seu desempenho profissional ou social. Elas se fecham completamente em si pró-prias e não entendem que é preciso reconhecer seus erros para corrigi-los.O Prof. Marins alerta que não devemos confundir “o pecado com o pecador”. Um erro cometido pode ou não ser reparado, mas não passa de um erro. O que não se pode é confundir o erro com a pessoa que cometeu o erro.

PESSOAS QUE LEVAM TUDO PARA O LADO PESSOAL

NÃO TENHO TEMPO

DVD TECA

Duração18 minutos

AutorProfessor Marins

Duração14 minutos

AutorProfessor Marins

Há pessoas para as quais o dia parece ter apenas 18 horas. Vivem dizendo que não tem tempo, que estão ocupadíssi-mas e parece mesmo que não fazem nada que seja realmente essencial. O Papa Paulo VI só dava novos encargos para os bispos e cardeais que já tinham muitas atividades. Ele dizia que somente quem faz muita coisa arranja tempo para fazer ainda

mais. Roteiro: Alberto Centurião O assistente de vendas Ge-raldino nunca acha tempo para as várias oportunidades de treinamento oferecidas pela empresa. Alegando estar sem-pre muito ocupado transfere para sua colega Cassandra as vagas nos cursos. Resultado: Cassandra é promovida a su-pervisora do telemarketing.

Page 34: Revista ACIC versão digital

Destaque BOMBAS TRIGLAU

ACIC NOTÍCIAS − FEVEREIRO/MARÇO 201634

A Bombas TRIGLAU Ind. e Com. Ltda é uma empresa fundada em 1952, localizada em Caçador, Santa Catarina, com mais de meio século de experiência.

A empresa tem fornecido bombas, componentes para bombas e assis-tência técnica bem como serviços que incluem manufatura por com-putador, usinagem e manutenção de diferentes modelos de bombas e acessórios para diversas áreas da in-dústria tais como: Química, Alimen-tícia, Construção Civil, Agricultura e outros clientes incluindo estaleiros e Forças Armadas.

Bombas TRIGLAU conta ainda com sistema de qualidade ISO 9001/2008, desde 2010, e este ano planeja aderir ao sistema ISO 9001/2015.

Um de seus maiores clientes é a Marinha do Brasil, sendo fornecedor exclusivo da Motobomba MB-100, aprovada após um longo e exausti-vo trabalho junto as forças armadas.

Bombas TRIGLAU: 64 anos de qualidade em bombas e motobombas para a indústria

Inclusive os equipamentos da TRI-GLAU fazem parte da reconstrução da base da Estação Antártica Coman-dante Ferraz.

Ao longo dos anos a empresa vem se especializando em fornecimentos de materiais para combate à incên-dio, como motobombas elétricas, motobombas com motores à com-bustão (gasolina ou diesel), skid’s hidráulicos para interligação dos equipamentos, painel de automação e controle das bombas, ou seja, a casa de bombas completa no sentido de prevenção e combate à incêndios.

Uma equipe de engenheiros e téc-nicos experientes estão envolvidos no projeto, produção, montagem e

testes de nossos produtos para pro-porcionar a melhor qualidade a pre-ços competitivos.

A empresa Bombas TRIGLAU tem se concentrado na fabricação de uma completa linha de bombas e moto-bombas para a indústria: bombas centrífugas, bombas de deslocamen-to positivo, de simples e múltiplos es-tágios, bombas para águas servidas, bombas de sucção, bombas submer-síveis, entre outras, com possibilida-de de fornecimento de componentes em ferro fundido, aço inoxidável ou ligas não ferrosas.

Page 35: Revista ACIC versão digital
Page 36: Revista ACIC versão digital