revista das praias maio 2015

20
Turismo - Cultura - Meio Ambiente - Conscientização - Integração - Bons Negócios Ano X I - N o 120 - João Pessoa - Paraíba - Brasil - Maio de 2015 www.revistadaspraias.com Barra do Cunhaú Barra do Cunhaú

Upload: franklin-araujo

Post on 22-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A maior revista do litoral paraíbano

TRANSCRIPT

Page 1: Revista das Praias maio 2015

Turismo - Cultura - Meio Ambiente - Conscientização - Integração - Bons Negócios Ano X I - No 120 - João Pessoa - Paraíba - Brasil - Maio de 2015

www.revistadaspraias.com

Barra doCunhaú

Barra doCunhaú

Page 2: Revista das Praias maio 2015
Page 3: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 2015 3

Page 4: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 20154

Editorial

Revista Mensal com abrangência no litoral paraibano e área metropolitana da grande João Pessoa

www.revistadaspraias.comDiretoria: Joana Dárc do Nascimento Santos. Marcelo Guimarães de Sousa

Tiragem: 3.000 exemplares

Jornalista Responsável: Joana Dárc do Nascimento Santos - DRT 1302/PB

Arte e Diagramação: Marcelo Sousa

Contatos: Joana Dárc do N. Santos (83) 8760-5571 (Oi) (83) 9679-7394 (Tim) Marcelo G. Sousa (83) 8753-9794 (Oi) (83) 9821-5844 (Tim)

Facebook: revistadaspraias

Site: www.revistadaspraias.com

E-mail: [email protected] [email protected]ÇÃO GRATUITA

OBS: Os artigos e opiniões publicadas nesta edição são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não correspon-dendo necessariamente à opinião da revista.

T emos a satisfação de entregar aos nossos leitores e parceiros mais uma edição da nossa revista. Esta sa-

tisfação tem sido renovada a cada mês, nesses onze anos de convivência literária e midiática.

Anunciamos boas notícias: O retorno do nosso Site: www.revistadaspraias.com, o qual proporcionará uma maior in-teração com nossos leitores e parceiros, além de agregar mais informações e publicidade dos produtos e serviços divulgados na revista. Esperamos então, que todos usem nosso canal de comunicação do Site para apresentarem suas críticas e sugestões.

Neste contexto, relembramos uma conversa na qual dis-cutíamos sobre o futuro das mídias escritas em relação à internet. O dileto interlocutor deu seu parecer sobre a im-portância de migrarmos da revista para a mídia on line. Os jornais estão minguando, ninguém mais quer ler grandes textos, dizia ele. Concordei em parte com suas afi rmações, mas, lembrei a ele que todos diziam que o livro iria acabar. Não aconteceu. Portando, defendendo nossa mídia impres-sa (A Revista das Praias), retruquei: A revista também não vai acabar. Nada melhor que deitar na rede, sentar na pri-vada ou aguardar a sua vez no consultório médico e ler uma revista.

Mas, deixemos de elocuções e falemos dessa edição da Revista da Praias. Trazemos como matéria de capa uma praia que não é localizada na Paraíba: Barra do Cunhaú-RN. Nestes anos de veiculações já divulgamos todas as praias do nosso Estado (sem nenhum incentivo dos orgãos ofi ciais). Resolvemos então, abrir um leque que atinja uma região mais ampla, que nos circundam. E buscar novos investimentos, para que realmente a nossa mídia impressa não pereça.

Uma boa leitura para todos.

Page 5: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 2015 5

TurismoTurismo

Em Barra do Cunhaú você pode escolher um tranquilo banho de rio nas águas do Curimataú ou o surf no Pontal da

boca da barra. O Kitesurf e o windsurf econtram tam-

bém o lugar ideal para a prática, tanto no rio quanto na praia.

Localizada no município de Canguareta-ma, Barra do Cunhaú possui lindas paisa-gens com coqueiros e rios de águas verdes e límpidas. Na praia, os recifes formam pis-cinas naturais para banho entre a foz dos rios Catú e Curimataú além das dunas. Um cenário perfeito para o descanso. Este am-biente hospeda a rica vida dos manguezais e dos criadouros de camarão em abundância no local.

A localidade apresenta uma boa infraes-trutura para turismo, com pousadas e óti-mos restaurantes. A gastronomia no local é abastecida em sua maioria por frutos do mar, como os deliciosos e suculentos cama-rões, lagosta, entre outros.

Barra do Cunhaú é inclusive, um polo de carcinicultura, a produção de camarões em cativeiro. Nos últimos anos, as principais atividades econômicas de Barra do Cunhaú - que antes eram a pesca e a cana de açúcar - são a produção de camarões e o turismo. O Rio Grande do Norte é o segundo maior produtor de camarão do país e detentor da maior área cultivada em território brasileiro.

Frente às condições ecológicas favoráveis, a região Nordeste, e em especial o RN, con-centra a maioria das fazendas de cultivo de camarão no país com cerca de 1800 produto-res. A produção atual do RN é de aproxima-damente 400 toneladas mensais.

As opções são tantas, que você pode es-colher um tranquilo banho de rio nas águas do Curimataú ou o surf no Pontal da boca da barra. O kitesurf e o windsurf encontram também o lugar ideal para a prática, tanto no rio quanto na praia. E se você quer passar mais tempo e conhecer o estilo de vida pa-cato da cidade, é possível alugar uma casa modesta e passar o verão como fazem muitos potiguares, paraibanos e pernambucanos.

Sobre a sua origem, conta-se que a Barra do Cunhaú originou-se com a construção de

um Fortim por marinheiros que aqui se demoraram pelo encalhe do seu navio, para se abrigarem e se protegerem enquanto aguardavam o res-gate

Esse reduto foi atacado duas vezes, sendo a primeira em abril de 1634 e o segun-do em outubro do mesmo ano. Os atacantes empreen-deram uma ofensiva rápida e violenta, tomando o forte na noite de 21 de outubro.

Houve crueldades inomináveis e os despojos foram transportados para um barco que foi a pique ao sair da barra. As ruínas do Fortim foram destruídas completamente pela ação do tempo e as águas do Atlântico.

Barra do Cunhaú pertence ao município de Canguaretama, sendo seu primeiro nú-cleo de colonização, a aldeia Gramació, hoje o município de Vila Flor.

Segundo o historiador potiguar Câmara Cascudo, Cunhaú significa “lugar onde as moças bebem água”.

Barra do Cunhaú está a 80 km de Na-tal e 110 km de João Pessoa, no município de Canguaretama, facilmente alcançado se-guindo pela rodovia BR-101. Lá basta seguir sinalização para o litoral.

Fonte: www.barradocunhau.com.br

Feche os olhos e imagine um rio desaguando numa praia. A imagem que veio a cabeça foi paradisíaca e maravilhosa?

Sua mente estava certa, essa é Barra do Cunhaú. As praias são cal-mas e a extensa faixa de areia quase deserta te fazem sentir num dos mais bonitos cenários do nordeste.

Barra do CunhaúBarra do Cunhaú

Page 6: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 20156

Page 7: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 2015 7

Empreendimentos

Um Termo de Ajustamento de Con-duta (TAC) firmado no último dia 07/05 na 5ª Promotoria de Justi-

ça do Meio Ambiente de Cabedelo, com a participação da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Su-dema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Re-nováveis (Ibama), reafirma a validade e legalidade da licença ambiental para a construção do Shopping Pátio Interma-res, às margens da BR-230 (na altura do quilômetro 10), no município de Cabe-delo, Região Metropolitana de João Pes-soa.

No TAC, a Sudema reconhece que a Construtora Marquise S/A, responsável pela obra, cumpriu os requisitos legais ambientais para a construção do empre-endimento, como a realização do Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) e o Estu-do Fitossociológico que evidenciou a ine-xistência de vegetação nativa no terreno, bem como os projetos de Plano de Geren-ciamento de Resíduos Sólidos, Plano de Controle Ambiental, além de atendimento das normas técnicas. O Estudo Fitosso-ciológico foi recomendado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodi-versidade (ICMBio).

Ainda no Termo de Ajustamento de Conduta, a Marquise se compromete a cumprir o termo de embargo do Ibama relativo a 2,55 hectares do terreno cor-respondente a Área de Preservação Per-manente (APP), caso esse embargo preva-leça. Por outro lado, o Ibama não coloca restrição à área remanescente, já que tra-

Sudema e Ibama autorizam o grupo Marquise a iniciar as obras do Shopping Pátio na estrada de Cabedelo

Por Jorge Rezende

Shopping de Cabedelo: TAC com Sudema e Ibama reafirma validade e legalidade de licença ambiental

ta-se de área submetida ao licenciamento de competência da Sudema.

Dessa maneira, destaca o promotor de Justiça Rogério Rodrigues Lucas de Olivei-ra, de Cabedelo, não existe impedimento ao início da edificação do empreendimen-to em relação à sua área desimpedida. To-davia, a Marquise S/A se comprometeu, no TAC, a implementar o cercamento da área embargada, e comunicar à Sudema qualquer alteração do projeto, caso esse embargo vir a ser derrubado.

Subscrito e homologado pelo promotor Rogério Oliveira, o TAC foi assinado pelo superintendente da Sudema, João Vicen-te Machado Sobrinho; pelo procurador da Sudema, Ronilton Pereira Lins; pelo superintendente do Ibama na Paraíba, Bruno Faro Eloy Dunda; por Sérgio Gon-çalves, gestor da Área de Desenvolvimen-to de Shopping Center; e pela advogada Jackeline Alves Cartaxo, da Construtora Marquise S/A.

O Tribunal de Contas do Estado da

Paraíba (TCE-PB) havia emitido uma me-dida cautelar determinando a suspensão imediata da licença ambiental concedida na mesma semana pela Sudema, impe-dindo a construção do empreendimento. De acordo com o TCE, a licença ambien-tal ficaria suspensa até que seja julgada uma ação interposta pela Associação de Proteção Ambiental (Aspam), de Campina Grande.

“Em tese, o Tribunal de Contas não é competente para tratar do assunto (é um terreno particular e um empreendimento também particular), bem como os fatos trazidos pela Aspam não compreendem ao que foi produzido no procedimento administrativo que apreciou o licencia-mento ambiental (Inquérito Civil Público 001/2014)”, ressalta o promotor Rogério Oliveira, destacando: “E o Ibama entende que o órgão competente para o licencia-mento é a Sudema”.

Fonte: Assessoria de Imprensahttp://fatospb.com.br/

Page 8: Revista das Praias maio 2015

Gastronomia

Page 9: Revista das Praias maio 2015

DIA

HO

RA

ALT

UR

A

DIA

HO

RA

ALT

UR

A

Lazer - PescaTábua de Marés

MAIO, 2015 9

Olá pessoal!Meu nome é Flávio Tannús, sou fisio-

terapeuta, pescador amador esportivo e atualmente sou fabricante dos JIGS “EX-TREME JIGS” e iscas de fly.

Mas a finalidade é passar algumas dicas para os amigos pescadores, como Fisiote-rapeuta.

O corpo humano é uma máquina per-feita, porém como toda “máquina”, inspira alguns cuidados para que ela tenha um bom desempenho.

A má postura e a falta de ergonomia são os maiores inimigos de nós pescadores, sem contar que o esforço físico é muitas vezes demasiado para aqueles que têm a pescaria esporádica, como sua maior ativi-dade física, acumulando ainda os famosos exageros gastronômicos e etílicos.

Sabe-se que o condicionamento físico através de exercícios aeróbicos é primordial para o bom desempenho em qualquer ati-vidade e influencia inclusive na tomada de decisões que farão a diferença no resultado final. O condicionamento físico basicamen-te nada mais é do que o fortalecimento as-sociado à flexibilidade. Aqui abordaremos

Pescaria Saudável – Alongamento antes da Pescariaa flexibilidade através do alongamento.

Benefícios dos Alongamentos:• Redução de tensões musculares e sen-

sação de um corpo mais relaxado;• Beneficia a coordenação, pois tornam

os movimentos mais soltos e fáceis;• Prevenção de lesões como distensões

musculares (um músculo forte e alongado resiste melhor às tensões do que um mús-culo forte não alongado);

• Facilita atividades de desgaste como PESCA, caminhada, corrida, ciclismo, na-tação, tênis, etc;

• Desenvolve a consciência corporal. Conforme alonga as várias partes de seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas. Você aprende a conhecer-se;

• Ajuda a liberar os movimentos bloque-ados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea;

• Auxilia na recuperação muscular após uma atividade física;

• Melhora o nível de elasticidade das fi-bras musculares evitando ou revertendo o encurtamento muscular;

• Ativa a circulação;

Page 10: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 201510

Page 11: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 2015 11

Page 12: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 201512

Gastronomia

Page 13: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 2015 13

Esportes

O Auto Esporte Clube foi fundado em 7 de setembro de 1936 por um grupo de taxistas que se concentravam na Praça do Relógio, hoje co-nhecido como Ponto de Cém Reis, no centro da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. No entanto, por motivos até então desconhecidos, seu aniversário é comemorado no dia 7 de se-tembro. É conhecido como o Clube do Povo e o seu mascote é o macaco. É o quarto maior ven-cedor do Campeonato Paraibano de Futebol.

Dando início a sua galeria de troféus, o Clu-be do Povo em 1939 conquistou o seu primeiro campeonato paraibano e de maneira invicta. Em 1959 foi o primeiro clube paraibano a disputar uma competição nacional, a extinta Taça Brasil. Conquistou esse direito depois de ter sido cam-peão paraibano do ano anterior. Já no ano de 1993 foi o primeiro paraibano a vencer na Copa do Brasil ao derrotar o Payssandu por 2a1 no Es-tádio Almeidão, em João Pessoa.

No ano de 1951 o Auto Esporte Clube reali-zou sua primeira partida internacional, contra a tripulação do barco argentino Punta Del Loyo-la, que estava ancorado no porto de Cabedelo, e venceu por 5 a 1. Em 1939, o Auto Esporte sagrou-se Campeão Paraibano invicto, pelo campeonato organizado pela LDP (Liga Des-portiva Paraibana). No primeiro compromisso, o Auto Esporte venceu ao Treze por 3 a 2; em seguida derrotou o Esporte Clube União por 2 a 1; Palmeiras-PB por 2 a 1, para, 8 dias depois, empatar em 1 a 1 com o Botafogo e, finalmen-te, encerrar a temporada, aplicando a goleada de 7 a 1 ao Felipeia. Quadro campeão, com os jogadores que revezaram durante a temporada: Terceiro (Lins), Biu (Lucena), Zé Novo, Henrique, Gerson, Aluízio, Neco de Cabedelo e Formiga (Pé de Aço); Pitôta, Pedrinho e Misael.

O Campeonato Estadual de 1956, conquista-do pelo Auto Esporte, só foi decidido dois anos depois, numa série em “melhor de três”, entre Auto e Botafogo. O alvirrubro venceu o primeiro jogo pelo escore de 2 a 1, no Estádio Olímpico. O placar foi inaugurado aos 21 minutos do primei-ro tempo, por intermédio de China, marcando para o Auto Esporte. Pedro Negrinho empatou aos 36 ainda na fase inicial. No segundo tempo coube a Delgado marcar a tento que deu a pri-meira vitória ao quadro automobilista.

Na semana seguinte, foi decidido o campeo-nato com o Auto vencendo mais uma vez por 2 a 1, escore que lhe deu o título de Campeão Parai-bano de 1956, com a seguinte equipe: Freire, Ca-lado e Lucas; Xavier, Américo e Croinha; Pitada,

China, Delgado, Mas-sangana e Alfredinho. No dia 21 de dezembro de 1958, no Estádio Leonardo da Silveira, Auto Esporte e Íbis se empenharam na luta pelo título estadual,

que acabou sendo conquistado pelo quadro au-tomobilista pelo placar de 3 a 1, marcando para os vencedores Piau (2) e Alfredinho, cabendo a Moacir descontar para o Íbis. O time campeão atuou com: Agostinho; Wilson e Américo; Élcio, Joca e Croinha; Tito, China, Macau, Alfredinho e Piau.

Em 2 de novembro de 1987, perante um público de 15 mil espectadores, o Auto Esporte conseguiu, ao empatar com o Botafogo, quebrar um tabu que já vinha durando 29 anos sem conquistas do Campeonato Paraibano. O árbitro deste jogo foi José de Assis Aragão, que perten-cia à Federação Paulista de Futebol e deixou de validar um gol do Botafogo, marcado pelo late-ral-direito Santana Filho, quando o jogo estava 0 a 0. Os assistentes foram José do Egito e Marcos Nunes Teobaldo, ambos da Paraíba.

Para desespero da torcida motorizada, o Bo-tafogo partiu na frente. Mas o Auto Esporte teve forças para empatar com Bona, aos 44 minutos da etapa final. A equipe esteve formada assim: Adaílton; Walter, Neurilene, Marconi e Carlito; Farias, Dagoberto (Dentinho) e Tola; Zé Carlos, Isaías e Anchieta (Bona). O Auto Esporte na oca-

sião era treinado por Víctor Hugo e presidido por João Máximo Malheiros.

Durante o Campeonato Paraibano de 1990, era inegável que, mesmo antes de terminar o campeonato, o Auto tinha o melhor time. A confiança excessiva da torcida e da diretoria, acabou provocando um clima de guerra para o jogo contra o seu principal rival. O Botafogo bem que tentou dificultar os passos do quadro volante. Porém, isso nada valeu, pois Neto Su-rubim recebeu uma bola cruzada e bateu forte para o gol, sem chances de defesa para o goleiro Marola, do Botafogo. O placar de 1 a 0 garantiu o título ao Auto Esporte, sob comando do trei-nador Mineiro, com a seguinte escalação: Jorge Pinheiro; Santana, Carlinhos Paraíba, Gilvan e Mano; Farias Álvaro e Neto Surubim (Adriano); Cao (Gilmar), Isaías e Betinho.

No Estadual de 1992, os alvirrubros fizeram a festa do título em pleno Estádio Amigão, diante dos torcedores trezeanos, que eram a maioria. Após a derrota no tempo normal de jogo, o Auto esteve impecável taticamente na prorrogação. Mais ativo na partida, indo para o tudo ou nada, haja vista que o empate interessava unicamente ao Treze, o Auto fez o gol da vitória na prorrogação, aos 5 mi-nutos, com Cristiano marcando o tento alvirrubro. O Auto Esporte jogou com: Zenóbio; Gilmar (Cao), Salerno, Carlinhos Paraíba e Adriano; Deoclécio, Nilo e Betinho; Walber (Everton), Isaías e Cristiano. Técnico: Carlos (Carlão). Ainda neste mesmo ano, o Auto Esporte terminou na terceira colocação do Campeonato Brasileiro da Série C.

No último de 04, o Clube do Povo realizou na sua sede em Mangabeira, as eleições para o con-selho deliberativo, Conselho fiscal, Presidência e Comissão Patrimonial, conforme determinado pela Juíza Andréa Ximenes, responsável pelo processo que anulou as duas últimas eleições.

Uma lista previamente divulgada tinha 30 nomes de sócios aptos a participarem do pleito. Com a pre-sença de 24 dos 30, as eleições ocorreram com tran-quilidade e encerraram uma intervenção que acabou sendo menos traumática do que se imaginava.

No primeiro momento, a aclamação, já que só havia uma chapa, foi para eleger o conselho deli-berativo do Clube. A partir da eleição do conselho, elegeu-se de forma unânime o Presidente do conse-lho, José Benedito e o Vice-Presidente do conselho, Joacil Pereira.

Os interventores Acácio Moreira e Eduardo Araújo, presentes no local, fizeram um parecido discurso de agradecimento e pedido de mais união pelo bem do Clube Automobilista. “Estamos felizes em poder ajudar a este Clube tão querido e amado. Estávamos cumprindo ordem judicial, mas a nos-sa intenção sempre foi de somar ao Clube, e tornar cada vez mais organizada a instituição Auto Esporte”.

Em seguida, deu início votação para eleger o novo presidente e vice-presidente do Auto Espor-te Clube, bem como a comissão patrimonial. Com uma chapa intitulada de “A VERDADE VENCEU A MENTIRA”, o ex Presidente Watteau Rodrigues e José Caitano, foram eleitos para presidente e vice, respectivamente. Segundo as palavras dos dois eleitos, o nome da chapa foi totalmente oportuno, por se tratar da afirmação de uma verdade homo-logada pela Juíza!

Auto Esporte elege o Conselho Deliberativo e Fiscal, Presidente e Comissão Patrimonial

Page 14: Revista das Praias maio 2015

Eventos

MAIO, 201514

Junho é o mês de São João, São Pe-dro e Santo Antônio, o período onde acontece as Festas Juninas, a maior ex-pressão da cultura popular do Nordes-te. Comidas típicas, xote, xaxado, baião, quadrilhas juninas e muito forró pé de serra com artistas de renome que fazem a alegria dos moradores e turistas que visitam a região nesta época do ano.

Trazemos então a divulgação de algu-mas atrações das cidades que já dispo-nibilizaram a sua programação;

São João no Nordeste

O São João de Campina Grande, conhecido como o “Maior São João do Mundo” é um dos festivais mais impor-tantes da cultura do nordeste. A 33ª edi-ção do evento deve atrair mais de dois milhões de pessoas. A festa acontecerá entre os dias 05 de junho e 05 de julho. Partes das atrações musicais já foram divulgadas.

Entre os objetivos anunciados, da festa será resgatada a Rádio Junina, na qual será transmitido muito forró, o evento contará também com caminha-das, corrida de jegue, corrida dos na-morados, corrida de carroças, passeio ciclístico, pau-de-sebo e cavalgada. Os tradicionais festejos nos distritos de Ca-tolé de Boa Vista, São José da Mata e Galante também estão confirmados. Já o maior quadrilhão do mundo se apre-sentará no dia 17 de junho.

Entre as principais atrações do São João de Campina Grande 2015 no Par-que do Povo estão confirmados:

Elba Ramalho, Aviões do Forró, Ge-raldinho Lins, Gabriel Diniz, Magníficos, Nando Cordel, Os Gonzagas, Lucy Alves, Os 3 do Nordeste, Genival Lacerda, Jor-ge Altinho, Jurandir da Feira, Gatinha Manhosa, Os nonatos, Pinto do Acor-deom, Tom Oliveira, Biliu de Campina, Amazan, Antônio Barros e Cecéu entre outras.

Já o São João de Patos 2015, acon-tece entre os dias 19 e 23 de junho no Terreiro do Forró, sertão da Paraíba.

A festa homenageará Pinto do Acor-

deom, com o tema “Por amor ao forró – Viva Pinto do Acordeom”.

Considerado um dos melhores festejos juninos do Sertão, o São João de Patos promete muita animação e música com atrações de peso como Aviões do Forró, Bruno & Marrone, Victor & Léo, Gabriel

Diniz, Pinto do Acordeom, Luan & Forró Estilizado, Eliane a Rainha do Forró, Vi-cente Nery e muito mais.

A estrutura contará com dois palcos, barracas e bares. Além das atrações mu-sicais, o público também poderá conferir o passeio de Carroças, a feira de calça-dos e apresentações folclóricas e de trios de forró na Praça Getúlio Vargas entre os dias 19 e 23 de junho e a queima de fogos no dia 23 nas Ruas Espinharas e 18 do Forte.

O São João de Caruaru já divulgou algumas informações para 2015. A pro-gramação da festa irá começar no dia 30 de maio e seguirá até o dia 29 de junho.

Segundo foi divulgado, o Prefeito de Caruaru, José Queiroz, confirmou que a abertura do São João da Capital Do For-ró em 2015 será com Elba Ramalho.

Outros nomes divulgados e confir-mados para animar a festa de São João em Caruaru são a banda Garota Safa-da, Cristiano Araújo, Forró da Pegação e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano, que estará pela primeira vez participan-

do da comemoração junina da cidade.Toda a programação do São João de

Caruaru deve ser divulgada no dia 15 de maio em coletiva de imprensa.

Localizado a 130 km da capital Re-cife a cidade de Caruaru também é conhecida como “Capital do Agreste”, “Capital do Forró” e “Princesinha do Agreste”. O município foi fundado em 1857, apresenta uma das maiores e melhores festas de São João do Mundo e concentra o principal polo turístico, acadêmico e cultural da região.

Até o fechamento desta edição a pro-gramação do São João em JOÃO PES-SOA ainda não havia sido divulgado.

Page 15: Revista das Praias maio 2015

15MAIO, 2015

Eventos

O evento terá como tema “Direito às Di-versidades: Cidades, Territórios e Cidadania” com o objetivo central de problematizar as violações de Direitos Humanos das diferentes formas de viver as cidades. Na atualidade, a sociedade brasileira vivencia o crescimento de violências e de crimes contra segmentos vul-neráveis ou que se contrapõem aos padrões normativos da sociedade contemporânea. Tais fenômenos se tornam mais graves quando são reforçados por instituições que deveriam pro-teger e promover o respeito às diversidades. Sendo as multiplicidades cultural, étnica, sexual, religiosa constituintes da sociedade civil, cabe aos poderes públicos e à própria sociedade zelar pelo direito à expressão destas diferenças.

Nesse contexto, as cidades se tornam are-nas nas quais discursos e práticas se mate-rializam, seja pela ação dos sujeitos políticos, seja pela ação das instituições na consecução das políticas públicas. Vale destacar que du-rante parte da história social brasileira ações e políticas baseadas no higienismo, na medi-calização social e na segregação dos conside-rados como diferentes ou anormais geraram graves violações aos Direitos Humanos.

Atitudes reativas como aquelas que rei-vindicam agravamento das penas de prisão e de repressão, a exemplo da Diminuição da Maioridade Penal, Internação Compulsória para pessoas em sofrimento mental, para usuários de álcool e drogas e para Popula-ção em Situação de Rua, ocupações militares em áreas populares, expulsão de populações de determinadas áreas geográficas para fins de exploração imobiliária, são expressões de disputas do espaço social em favor do Capital contradizendo os princípios e os direitos cons-titucionais.

O 2º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será um importante espaço de reflexão e de pactuação de ações que visem mobilizar diversos atores sociais para questionar e lutar contra os discursos de ódio e de intolerância e a crescente monopolização das cidades em favor do lucro e da exclusão social.

O 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME ocorrerá no período

de 04 a 06 de junho de 2015, na cidade de João Pessoa.

A Paraíba é um estado que nos remete a uma pluralidade de contextos, grupos sociais e lutas construídos ao longo de sua história com repercussões no cenário nacio-nal. Entre estas lutas, destaca-se a partici-pação do Estado em movimentos em prol da defesa e da garantia dos direitos humanos como é o Movimento da Luta Antimanico-mial. Esse movimento foi iniciado no início da década de 1970 e ganhou força após da Lei 10.216/2001. Entre as principais con-quistas do movimento no estado temos a Intervenção no Hospital Psiquiátrico João Ribeiro (2005), a Lei Estadual da Reforma Psiquiátrica (Lei 7.639 /2004) e a criação e ampliação da rede substitutiva. Desde 2010, com a realização do Seminário “Di-versidade, Cultura: outras dimensões para a compreensão da loucura” – promovido pelo Grupo de Estudos em Saúde Mental do Departamento de Enfermagem de Saú-de Pública e Psiquiatria da UFPB, mas, so-bretudo a partir de 2011 com a realização das Semanas Estaduais da Luta Antimani-comial, a questão dos direitos humanos e da diversidade cultural constitui a principal pauta do movimento. Na atualidade, o esta-do da Paraíba ocupa o 1º lugar em número de serviços substitutivos com índice de 1, 6 CAPS/100.000hab.

Por tais motivos, convidamos todos os movimentos sociais, pesquisadores, estu-dantes, ativistas e militantes para participa-rem do nosso 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental e construir uma ampla Mobilização Social e Popular em favor de Cidades Inclusivas, Justas e Solidárias.

Fonte: www.direitoshumanos2015.abrasme.org.br

2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental

Estão abertas as inscrições para o 5º Festival Curta Core-mas que acontece de 30 de ju-lho a 2 de agosto, na cidade de Coremas, no Sertão paraibano. O festival é direcionado para no-vos produtores visuais e o prazo para o envio de filmes vai de 4 de maio a 2 de junho de 2015.

O evento terá exibições de fil-mes, apresentações culturais, shows, oficinas e fóruns gratui-tos. O festival ainda promove encontros e debates com reali-zadores e agentes de cultura de vários estados do país e tem o intuito de democratizar a pro-dução cinematográfica brasilei-ra junto a população do muni-cípio e região circunvizinhas.

Podem se inscrever curtas-me-tragens produzidos a partir de 2013 com duração de até 20 mi-nutos. As inscrições são gratuitas e todo processo pode ser feito atra-vés do site do evento ou pela pla-taforma e de envio de vídeos Fest Home.

Fonte: G1

Festival de curtas-metragens da PB

está com inscrições abertas

Page 16: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 201516

Shopping TerceirãoO Shopping Centro Terceirão foi inaugurado no dia 25 de outubro de

1999. São mais de 150 lojas que oferecem os mais diversos produtos na-cionais importados e serviços.

O Shopping está localizado entre a Rua Duque de Caxias e a Av. General Osório, no centro da cidade. Telefone da Administração: (83) 8875-9680.

Page 17: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 2015 17

Publicidade

Page 18: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 201518

CulturaSaúde

O cuidado com os dentes é algo primordial

Lente de Contato Dental

nos dias de hoje, principalmente para quem trabalha direta-mente com o público ou vive de sua aparência, como é o caso de modelos, atrizes e atores, por exemplo.

Dentre os tratamentos estéticos para os dentes, uma gran-de novidade que está revolucionando o mercado, são as len-tes de contato para os dentes, que possibilitam ter um sorriso perfeito sem a necessidade de um tratamento prolongado ou doloroso.

Na prática, você pode colocar a pró-tese em quantos dentes desejar. O preço médio do tra-tamento varia, de-pendendo o número de dentes tratados e da complexidade do caso.

É um valor meio elevado, mas para quem tem a aparência como ganha pão, o investimento vale a pena.

Apesar de ser um tratamento recente, as lentes já estão embelezando as bocas de muitos atores e atrizes da TV e do Cinema.

A maioria dos famosos não revela que as usa, mas a ver-dade é que nos tempos de hoje, da alta defi nição nas trans-missões em HD, onde as imperfeições são realçadas, vale tudo para aparecer impecável na telinha.

O tratamento é indicado para quem deseja ter dentes bran-cos e alinhados. A vantagem das lentes em relação a outros tratamentos, como as facetas convencionais, por exemplo, é que, para sua aplicação não é necessário desgastar os dentes com broca, usar facetas provisórias e a lâmina de porcelana, utilizada na fabricação da lente, é ultrafi na, proporcionando uma melhor acomodação e adaptação.

sadsad

UM DIA DAS MÃES, DAS MULHERES DO SAMBA

O Programa SamBrasil ho-

menageou toda a turma do Samba e todas as mães

com uma audição especial, Reuniu

rainhas do gênero musical para uma

tarde de domin-go abençoada e

alegre.

O SAMBA FOI BOM NO “ROLA CANSADA”

Sucesso total!!!

Foi “A Roda de Samba da Rola Cansada”, no Skina Bar, em Ma-naíra. Mais uma do Maestro Bené. Presença maçica da turma do Sam-ba de Raiz. O Evento que acontece-rá todas as últimas quarta-feiras de cada mês, visa reunir a galera mais madura do Samba com a ra-paziada.

Flagrantes da Roda de Samba. Muita Descontra-ção e boa música.Não percam a próxima...

Page 19: Revista das Praias maio 2015

MAIO, 2015 19

Meio AmbienteGastronomia

Page 20: Revista das Praias maio 2015