revista ilhabela 64

60

Upload: guilherme-andrade

Post on 07-Apr-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Ilhabela #64 Descubra uma Ilhabela selvagem. As praias quase intocadas de Ilhabela.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Ilhabela 64
Page 2: Revista Ilhabela 64
Page 3: Revista Ilhabela 64
Page 4: Revista Ilhabela 64

Sum

ário

Refúgios entre o mar e a mataDescubra as praias isoladas de Ilhabela.18

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 5: Revista Ilhabela 64

Copa Suzuki 2014

ACEI

Animais Silvestres

Gastronomia

Revista Ilhabela é uma publicação da Ilha Editorial, Planejamento, Marketing e Distribuição LTDA. Rua Antenor Custódio da Silva, 197 - Ilhabela - SPFundador: Horácio Victor Nascimento de Andrade (1945-2003) - Diretor Comercial e Diagramação: Guilherme Andrade - Editora: Andréia Lima - Jornalista Responsável: Marisol Garcia - MTB 38294 - Tratamento de Imagem: Alexandre Lima - Colaboradores: José Augusto Menegatti - Publicidade e assinaturas: (12) 3896-6337 / (11) 2858-4802 / [email protected]. A Revista Ilhabela é uma publicação dirigida a moradores, veranistas, empresários, turistas e freqüentadores de Ilhabela e região. Os anúncios e ofertas aqui publicados são de inteira responsabilidade dos anunciantes. A reprodução de anúncios e reportagens só poderá ser feita mediante expressa autorização da Ilha Editorial. Contatos Tel: (12) 3896-6337 www.revistailhabela.com.br - e-mail: [email protected]

32

42 50

54

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Mar

cos

Mén

dez/

Sai

lSta

tion

Page 6: Revista Ilhabela 64

Edito

rial Caro leitor,

Nossa, já são 64 edições! Os últimos 11 anos passaram rápido... ainda me lembro, como se fosse ontem, das ideias, dos projetos e dos planos que deram origem à Revista Ilhabela.

Precisamos de coragem para largar o espaço profissional que conquistamos na capital paulista, abrir mão da suposta segurança de nossos empregos e passar a viver a 200 quilômetros de distância da família e dos amigos.

Provavelmente, quem ainda vive na tumultuada cidade de São Paulo vai dizer que trocar a metrópole por este pequeno pedaço de paraíso é fácil. Mas não é! Principalmente quando você está começando a construir sua história e ainda precisa trabalhar e aprender muito pra viver.

Mas nós topamos o desafio! E cá estamos, 11 anos depois, orgulhosos de nossas escolhas, do trabalho que desenvolvemos e das conquistas que ele nos proporcionou. Foi fácil? Não! Nunca foi. Ainda não é. Valeu à pena? Com certeza! Faríamos tudo de novo. Do mesmo jeito. Com a mesma vontade.

Somos gratos um ao outro. Cada um de nós colocou o corpo, a alma e um pouco mais neste projeto. E é disso que o nosso trabalho é feito. Do que temos de melhor pra dar!

E somos gratos a tanta gente... aos familiares e amigos que sempre nos apoiaram e incentivaram, aos parceiros que colaboraram com a revista ao longo de sua história e aos anunciantes que apostaram na nossa proposta e tornaram tudo isso possível.

Também somos gratos a esta bela e generosa Ilha, que nos acolheu de braços abertos, nos ensinou a enxergar a vida com outros olhos e continua nos encantando e surpreendendo todos os dias.

E, por fim, somos gratos a você, nosso leitor, que se interessa pelas notícias, informações e pela história de Ilhabela. Que através de nossas páginas compartilha com a gente as descobertas e as novidades e que nos estimula a seguir em busca de novos desafios.

É com você que dividimos a alegria e o orgulho de comemorar estes 11 anos, e aproveitamos para desejar um ano novo cheio de boas notícias!

Até o ano que vem.

Andréia Lima e Guilherme AndradeEditores

6 - REVISTA ILHABELA

Foto capa: Guilherme Andrade

Page 7: Revista Ilhabela 64

Juntas para melhor atendê-lo

A Huber e Getuba oferecem produtos exclusivos das melhores marcas do mercado com excelentes preços, condições de pagamento, entrega rápida sem a cobrança de frete e aquele atendimento especial que você só encontra aqui.

Venha conferir e ter a casa dos seus sonhos.

Juntas em Ilhabela

Av. Almirante Tamandaré, 205Fone: (12) 3896-4343 | 3896-4400

Sonhando com projetos de revista?

Então venha para a Huber Acabamentospara construção e Madeireira Getuba e

transforme seus sonhos em realidade!

Page 8: Revista Ilhabela 64

Em parceria com a Plantae Jardins, o artista plástico Humberto Vianna Machado cria totem multicolorido para um jardim em Ilhabela

Engenheiro que descobriu nas artes plásticas sua verdadeira vocação, ele conta um pouco sobre sua história com o universo das tintas e telas e fala do trabalho que vem desenvolvendo em Ilhabela.

“Foi na infância que ocorreram as primeiras expressões artísticas, o desenvolvimento de habilidades manuais e o contato com o mundo das tintas, ao ter como brincadeira predileta a montagem de pequenos barcos e aviões, uma paixão permanente e que me influenciou na pintura com traços da escola realista.Na faculdade de agronomia, numa aula de Energia em meio a experiências psicodélicas me aprofundei no paisagismo, na fotografia e participei da fundação do Grupo de Estudos Plantarte, onde entre o desenho de um jardim e outro ensaiava a pintura das primeiras telas. Essa fase trouxe pitadas de abstrato, cubismo, surrealismo e cores vivas a Obra.Aquele negócio de viver a vida sobre as ondas, ser artista de cinema, já tinha me levado pra uma ilha lá no sul, onde alguma coisa com retratos começou a me perseguir, mas o destino quis que fosse a mais bela das ilhas a escolhida para ser dona da minha maior explosão criativa.

De 2011 pra cá, incentivado pela FUNDACI, recebi convites para exposições e um espaço permanente no Salão Municipal de Cultura. Em parceria com a empresa Plantae Jardins, instalamos um totem como elemento de destaque no paisagismo do Condomínio Saco da Capela e no período de um ano cheguei a negociar mais de 25 obras pela internet, entre amigos, conhecidos, desconhecidos e um cliente no Canadá.Atualmente estou trabalhando em uma exposição solo, prevista para o primeiro semestre de 2015 a qual retratará os símbolos antrópicos da cultura caiçara. Um trabalho especial, o mais importante até agora e que tem como fonte inspiradora minha querida mãe Leninha, que amou e cultivou esta Terra”.

*Humberto Vianna Machado é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP e artista plástico autodidata.

LitoralemRevistaFo

to:G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 9: Revista Ilhabela 64

Estilo Kids é a nova loja de roupas infantis de IlhabelaA família Estilo Direto cresceu e agora conta também com as marcas PUC e Hering Kids

No mês em que completa seis anos em Ilhabela, a Estilo Direto anuncia novidades, com a inauguração da Estilo Kids, dedicada

ao público infantil. Será a primeira loja a abrigar, em um só espaço, as diversas marcas da Cia Hering, com Hering, Hering for you e Dzarm para homens e mulheres e Hering Kids e PUC para meninos e meninas de 0 a 16 anos.

O objetivo da nova proposta é atender a família inteira em um só espaço, trazendo as últimas tendências, com grande variedade e a qualidade comprovada da marca que é uma das líderes no segmento de moda casual no Brasil.

Na Estilo Direto, além das coleções de Alto Verão da Hering e da Dzarm, a novidade é a Hering for you, nova marca da Cia Hering que oferece aos consumidores produtos democráticos, confortáveis e autênticos, que vestem bem e valorizam o corpo. Pensando nos momentos de lazer, bem-estar, tempo com família e amigos, a marca aposta em produtos com modelagens e tecidos diferenciados. São cinco linhas que apresentam peças lindas, conectadas com as tendências de moda, que trazem praticidade e o principal: muito conforto.

E para as crianças aproveitarem a estação mais quente do ano cheias de charme, a Estilo Kids traz uma coleção leve e confortável, com looks para ir à praia ou piscina, passear com a família ou se divertir com os amigos.

Vale à pena conferir!

Rua Dois Coqueiros, 115 – lojas 1 e 2 – Perequê. Tel. (12) 3896-1374.

Fotos: Guilherme Andrade

Page 10: Revista Ilhabela 64

LitoralemRevista

De Ponta Cabeça, agora também na Vila

Loja que se tornou a queridinha das mulheres (e homens vaidosos!) de Ilhabela, a De Ponta Cabeça tem uma

variedade incrível de produtos de beleza, com cosméticos nacionais e importados das melhores marcas do mercado.

São centenas de fornecedores e milhares de itens, desde xampus, condicionadores e máscaras de marcas luxuosas como Kérastase e Schwarzkopt, passando por produtos profissionais de primeira linha como L'Oreal Professional, Lanza e Redken, até ítens com preços super acessíveis e excelente relação custo benefício, como os da marca ElisaFer e Acquaflora, entre muitos outros. Além da linha para cabelos, a loja tem produtos descartáveis para profissionais, tinturas, esmaltes, hidratantes para o corpo, maquiagem, perfumes e kits especiais para presente.

"Nossa preocupação, desde a inauguração da loja, sempre foi trazer para Ilhabela produtos de alta qualidade, oferecendo variedade, preços competitivos e atendimento personalizado" explicam Regina e Agripino, proprietários da loja, que sempre mantiveram casa de veraneio na Ilha e, quando decidiram vir de vez pra cá, passaram a pesquisar que tipo de negócio poderiam abrir por aqui.

"Eu sempre fui apaixonada pela Ilha e comentava com as amigas que fiz por aqui que gostaria de vir pra ficar. Numa dessas conversas a Val, cabeleireira, sugeriu que eu montasse uma loja de cosméticos e foi assim que a história começou", conta Regina.

A partir daí, ela passou dois anos pesquisando o mercado, se aprofundou no assunto, visitou grandes lojas, conheceu fornecedores e estudou estratégias de atuação, logística e atendimento. Neste tempo, o projeto ganhou corpo e mais amigos passaram a incentivar e apoiar a ideia.

"Fui muito bem acolhida e contei com a ajuda de muitos amigos que apostaram na minha proposta. A Soninha e o Macedo se empenharam em procurar um ponto e sempre me ligavam quando descobriam algo novo. A Claudinha, em uma conversa informal, sugeriu o nome da loja, que eu aceitei na hora, entre tantas outras pessoas que contribuíram para que tudo desse certo", lembra Regina.

Além da variedade e seleção primorosa dos produtos e da pesquisa e investimento constantes em novidades e tendências, outro diferencial da loja é o atendimento, que graças à dedicação e comprometimento de toda a equipe, é muito elogiado pelas clientes. Sempre dispostas a dar dicas e informações técnicas sobre os produtos, as meninas assessoram a escolha e indicam a melhor opção para cada necessidade.

Pouco mais de um ano após a inauguração, que foi em agosto de 2013, o sucesso da loja levou à abertura da segunda unidade, no Shopping Villa da Vila, no Centro Histórico da cidade. "O retorno positivo das nossas clientes é o principal combustível para o nosso trabalho e continuaremos empenhados em trazer sempre o melhor para elas!", completa Regina.

Shopping Ardhentia - Av. Princesa Isabel, 809 - Perequê | 12 3896-1578

Shopping Villa da Vila - Rua da Padroeira, 12 - Vila | 12 3896-2983

Fotos: Guilherme Andrade

Page 11: Revista Ilhabela 64

Ilha Vidros em novo endereço

Presente há mais de dez anos no mercado de Ilhabela, a Ilha Vidros oferece produtos e serviços voltados a projetos de reforma ou

construção de pequeno, médio e grande porte e conta com uma linha completa de vidros temperados, laminados e jateados para as mais diversas aplicações, policarbonatos, esquadrias de alumínio e madeira, Box, persianas, soluções para espaçamento aberto e envidraçamento de sacadas. Todos os serviços são executados por profissionais qualificados, obedecendo sempre os prazos de entrega acordados com os clientes.

Para projetos especiais, desenvolve soluções customizadas, em parceria com o arquiteto, construtor ou proprietário do imóvel, criando produtos sob medida, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Desde novembro, a loja está atendendo em um novo espaço. Com isso, o show room, que continua na Rua Dois Coqueiros, a apenas alguns metros do endereço anterior, ficou ainda maior.

Rua Dois Coqueiros, 133 – Perequê. Tel: (12) 3896-6741 | www.ilhavidros.com.br

Page 12: Revista Ilhabela 64

Arteira tem linha exclusiva de camisetas e cangas pintadas à mão

Vitrine do trabalho da artista plástica Maria Olimpia Fagury, a loja Arteira, na Vila,

tem artigos exclusivos para quem quer presentear ou levar para casa uma lembrança diferente de Ilhabela. São camisetas com estampas pintadas à mão sobre seda, com desenhos que remetem ao mar, à praia e às paisagens da Ilha, lindas cangas de seda, também pintadas à mão, telas e uma coleção de camisetas de malha, chaveiros e outros souvenirs com desenhos criados pela artista.

Maria Olimpia, que estudou e sempre se dedicou às artes plásticas, veio morar em Ilhabela há 16 anos e vendia seus trabalhos em lojas da região, como o badalado Café Mix. Há onze anos, teve a oportunidade de comprar a Mc Yellow, do Eduardo Espiaut, e decidiu montar seu próprio espaço. Assim nasceu a Arteira.

Desde então, a família se fixou no comércio da Vila e abriu novas lojas, como a Isla Company, no Shopping São Paulo e a Captain Company, na Praça Coronel Julião, todas voltadas ao segmento de presentes e souvenires.

A Arteira fica na R Santa Tereza, 20 - Loja 03, na Vila. Tel. (12) 3896-5204.

Conheça nossanova loja na Vila!

C osmeticos nacionais e importados das mel hores

marcas do mercado.Venha conferir!

´

Shopping Ardhentia - Av. Princesa Isabel, 809 - Perequê | 12 3896-1578Shopping Villa da Vila - Rua da Padroeira, 12 - Vila | 12 3896-2983

LitoralemRevista

12 - REVISTA ILHABELA

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 13: Revista Ilhabela 64

Conheça nossanova loja na Vila!

C osmeticos nacionais e importados das mel hores

marcas do mercado.Venha conferir!

´

Shopping Ardhentia - Av. Princesa Isabel, 809 - Perequê | 12 3896-1578Shopping Villa da Vila - Rua da Padroeira, 12 - Vila | 12 3896-2983

Page 14: Revista Ilhabela 64

Studio Telles Gold é o novo espaço de beleza de Ilhabela

Inaugurado com um charmoso e descontraído coquetel no último dia 2 de dezembro, o Studio Telles Gold traz para a cidade um novo conceito

em serviços de beleza e estética, que une requinte, sofisticação e profissionais altamente qualificados, em um ambiente projetado para receber um público exigente, que não abre mão de conforto e qualidade.

Comandado por Júnior Telles, profissional com mais de 30 anos de experiência, que traz no currículo cursos internacionais e o título de especialista em loiras, o salão conta com serviços customizados como visagismo, mechas artísticas e ombrê hair, e também é especializado no atendimento de noivas, madrinhas e convidados de casamentos.

LitoralemRevista

Fotos: Guilherme Andrade

Page 15: Revista Ilhabela 64

Telles começou sua carreira na capital paulista, foi professor de cabelo por 15 anos e passou por renomados salões em cidades como Rio de Janeiro, Campinas e Santos, em uma trajetória sempre dedicada à pesquisa e ao estudo de novas técnicas e tendências no Brasil e no exterior. Há três anos, fixou residência em Ilhabela e abriu seu primeiro salão, na Praça da Mangueira, no bairro do Perequê.

Para a inauguração da segunda unidade, Telles se uniu à empresária paulista Sandra Regina, sócia do novo espaço, que tem a proposta de ampliar o leque de atendimento, proporcionando mais exclusividade às clientes e permitindo a criação de serviços especiais para segmentos específicos, como o de casamentos.

“Criamos um espaço voltado à beleza e ao bem estar das nossas clientes, onde elas podem relaxar enquanto nossa equipe cuida do cabelo, das unhas, da maquiagem e do corpo, para que elas deixem o salão lindas e confiantes”, conta Telles que, ao lado de sua equipe, manterá o atendimento nas duas unidades.

Outro diferencial do Studio é a equipe, formada por profissionais especializados em diversas áreas, que passam por constante aprimoramento,

trazendo sempre as mais modernas técnicas, produtos e tratamentos. Para o mercado de casamentos, uma equipe de Santos é escalada para atender noivas, madrinhas e convidados.

O Studio Telles Gold abre de terça a sábado, das 10 às 20h, e fica na Rua Teotino Lopes de Oliveira, 223 (esquina com a Avenida Princesa Isabel), no Perequê. Tel. (12) 3896-2832 | 3896-5928.

Page 16: Revista Ilhabela 64

Famiglia Manzoli lança serviço de buffet

Chef Vittorio Manzoli oferece serviço diferenciado para noivas e eventos exclusivos

Quem já se encantava pelos sabores do restaurante Famiglia Manzoli, de Ilhabela, agora poderá levar também toda essa atmosfera para os eventos e momentos mais especiais. Eleito por quatro anos consecutivos o melhor restaurante italiano

do Litoral Paulista, segundo a premiação Comer & Beber, da Veja São Paulo, e reconhecido com a certificação Ospitalità Italiana, concedida pela Unioncamere (Câmara de Comércio da Itália), o Famiglia Manzoli lança serviço de buffet para atender aos principais eventos do eixo Rio-São Paulo.

Depois de se consagrar como grife gastronômica, o Famiglia Manzoli resolveu apostar no segmento de eventos. O Buffet oferece um serviço especial para comemorar os melhores momentos, que vão de happy hours, aniversários, festas, eventos corporativos, aulas de culinária com o chef Vittorio Manzoli e especialmente casamentos, cada vez mais comum entre aqueles que procuram um cenário paradisíaco como o de Ilhabela para realizar a cerimônia.

As comidinhas levam a marca do restaurante Famiglia Manzoli: culinária de raiz clássica, mas sempre com uma pitada autoral e contemporânea. Para eventos, a preferência é servir finger foods, pela praticidade. Mas em jantares e eventos menores, é possível oferecer um serviço mais personalizado. A ideia é o Buffet se adaptar ao perfil do evento. Comandado por Eliane, Bianca e Carina Manzoli, o Buffet realiza cardápios exclusivos, menus contemporâneos, especiais e únicos de acordo com o perfil do evento e do cliente. “Para o serviço de Buffet, procuramos seguir uma linha clássica, inspirada na culinária mediterrânea, com um apuro moderno e um toque de sofisticação”, explica Eliane Manzoli, diretora do serviço de Buffet do Famiglia Manzoli.

Dentre as novidades do Buffet Famiglia Manzoli, encontram-se opções de pratos como o miniravióli de burrata na manteiga de tartufo nero, a polenta cremosa com ragu de tomate assado no manjericão e os famosos arancini de funghi servidos ao molho de hortelã. Para finalizar, as sugestões são sobremesas delicadas e irresistíveis como os clássicos miniprofiteroles servidos com calda de chocolate.

www.famigliamanzoli.com.br | Tel. (12) 3896-5791

LitoralemRevista

Foto

: Div

ulga

ção

Page 17: Revista Ilhabela 64
Page 18: Revista Ilhabela 64

Descartáveis e produtos para limpeza profissional na Limpa Ilha

Especializada em produtos de limpeza para uso profissional, a Limpa Ilha tem grande variedade de artigos nacionais e importados para as mais diversas aplicações, atendendo tanto o mercado doméstico, com vendas no varejo, quanto restaurantes, hotéis, pousadas, empresas e comércios, com preços especiais para compras no atacado, embalagens

econômicas de 5 litros e produtos concentrados, para diluição.

No segmento de produtos descartáveis, conta com uma linha completa de copos, canudos comuns e especiais, guardanapos, papel toalha, papel higiênico, bobinas de filme PVC, papel alumínio, sacos plásticos picotados, panos multiuso e toalhas de papel, sacolas, sacos para lixo e outros artigos vendidos em fardos com preços muito inferiores em relação ao varejo.

Para banheiros e lavabos, há diversos modelos de dispensers para sabonetes líquido ou em espuma, papel toalha e papel higiênico, além refis para toda a linha.

Outra linha que merece destaque é a de produtos profissionais para lavanderia, de alta eficiência e com grande rendimento, que proporcionam resultados muito superiores aos dos produtos de uso doméstico. São detergentes, amaciantes, alvejantes, neutralizantes, tira manchas, facilitadores para passadoria, finalizadores, desinfetantes e desengordurantes para tecidos, todos super concentrados, com diluições de em média 3ml para cada quilo de roupa.

A Limpa Ilha tem ainda utensílios que facilitam a limpeza e garantem maior eficiência e melhores resultados, como MOPs, limpadores com cabos telescópicos, rodos de alumínio, vassouras diversas, baldes, lixeiras de grande porte, panos, esponjas e escovas, artigos para cozinha, detergentes, desinfetantes, bactericidas, ceras e limpadores diversos para uso geral, produtos especiais para a limpeza de embarcações, automóveis, piscinas e pisos, entre outras aplicações.

Rua Benedito dos Anjos Sampaio, 155 – loja 1 (Rua do Fórum) – Barra Velha. Tel. (12) 3895-7266.

LitoralemRevista

Page 19: Revista Ilhabela 64

2º Torneio de Golfe do Ilhabela Greens reuniu fãs do esporte

Instalado em uma área de 182 mil metros quadrados com vista panorâmica para o mar, o Ilhabela Greens é o primeiro

condomínio de Ilhabela a implantar um mini campo de golfe, proporcionando aos atletas profissionais, amadores e amantes do esporte, um espaço para treinar, praticar e se divertir.

Projetado pelo arquiteto Claudio H. Golombek, da empresa Golombek Golf Design, o campo é composto por dois greens e duas bancas de areia interconectados por uma raia. A filosofia do desenho é permitir o treino de jogo curto, saída de banca, chipping, pitching e putting, permitindo que, apesar do reduzido espaço, o jogador

enfrente diversas e variadas situações, reproduzindo condições normalmente encontradas num campo oficial.

O espaço foi inaugurado oficialmente no final do ano passado, com a realização do 1º Torneio de Golfe de Ilhabela e no dia 15 de Novembro, recebeu a segunda edição do evento, que contou com partidas animadas seguidas pela premiação e confraternização entre os participantes.

Sobre o Ilhabela Greens - próximo às praias do Curral e do Veloso, no sul de Ilhabela, o condomínio é um empreendimento do tipo Resort Hotel, voltado especialmente aos apreciadores das belezas naturais de Ilhabela e da exuberante Mata Atlântica. Está instalado em uma área de 182 mil metros quadrados, sendo que 116.900 metros quadrados são destinados a áreas verdes, de preservação e comuns.

O projeto arquitetônico é assinado por João Marques da Costa e conta com 86 bangalôs, sendo 51 unidades autônomas de terreno para construção de bangalôs de até 350 metros quadrados e 35 para bangalôs de 101,57 metros quadrados.

Organizado na forma de condomínio, o empreendimento permite ao investidor adquirir unidades individuais sobre as quais ele tem controle total. O proprietário poderá alugar sua unidade durante o ano todo ou nos períodos que desejar, ou mantê-la para uso pessoal exclusivo, como residência, segunda residência ou casa de veraneio.

Para garantir o lazer, conforto e segurança dos condôminos, a área comum tem guarita, administração, piscina, playground, sauna, fitness, zeladoria, almoxarifado, restaurante e conveniência, além do mini campo de golfe.

O Ilhabela Greens possui a autorização da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Termo de Responsabilidade de Preservação da Área Verde e Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, conforme Projeto de Recuperação elaborado pelo Biólogo João Ruffin Leme de Godoy.

Tem ao fundo os picos do Morro do Papagaio e de São Sebastião, além da belíssima cachoeira do Veloso, acessível por trilha que passa na parte mais alta do terreno.

Mais informações no site: www.ilhabelagreens.com.br Fo

tos:

Gui

lher

me

And

rade

Page 20: Revista Ilhabela 64

Algas Marinhas do Brasil, e do Mundo!

Na década de 1960, cientistas em diferentes países do mundo, disseram que o alimento do futuro

viria do mar, contudo, nunca se falou como e qual seria este alimento.

Em um sonho realizado, caminhei mar adentro, aproximadamente 2 quilômetros entre a praia e o parracho, e é claro, sobre o leito do mar em baixa maré, em uma linda praia do Nordeste Brasileiro. “Que espetáculo!... algas marinhas; pareciam cabecinhas de seres misteriosos em movimento dançando ao compasso das ondas do mar”.

No Mundo da biologia marinha, as algas são a base da cadeia alimentar, vida elementar, primitiva, aquém das plantas, pois não possuem raízes, entretanto, com inteligência suficiente para se aderir as rochas, ou a grandes e pequenos calcários, ou a qualquer outro elemento de fixação, que fazem parte do ir e vir das marés.

As algas marinhas são uma unidade de vida, que igual as nossas células se alimentam, exercem suas funções vitais, se reproduzem e não MORREM! Entenda-se bem, as algas marinhas podem permanecer por séculos, aderidas ao mesmo segmento basal.

Especulando além do fascínio das algas e do mistério de nossos oceanos, ainda não

desvendados pelo ser humano, as algas parecem ser o início da vida física superior, que em um processo mágico de transformação de uma pequena larva, que se enchendo de ar, aumenta em centenas de vezes o seu tamanho, perde assim sua forma primitiva, parecendo agora uma lesma em formato de bumerangue (tudo isto ocorre em baixa profundidade, embaixo da areia do leito do mar, ao ritmo das marés). Da desintegração desta lesma, se desprende fibra elastina, (dos átomos de Silício e Vitamina C). Podemos dizer que as algas marinhas, provêm desta substância misteriosa, fazendo parte do início da criação da vida, dando vida as novas vidas e talvez às nossas próprias vidas.

Assim descrevo: fascínio! Na verdade, é pura emoção ao imaginar que fazemos parte, junto com as algas marinhas, dos processos de criação, sentindo a vida se manifestar além “das nossas vãs filosofias”.Na vida prática humana, o que podemos fazer com aproximadamente 20.000 espécies de Macroalgas e 30.000 espécies de Microalgas Marinhas? Sabemos muito sobre o uso de celulares e computadores, e quase nada de nós e das vidas que nos rodeiam. Algumas espécies de algas foram pesquisadas, pouco foram utilizadas, com fins nutricionais.

Eis a questão: existem no Brasil, algas marinhas que são um concentrado de nutrientes.

Existem algas que além do sushi e de outros deliciosos pratos da cozinha oriental, servem também como matéria-prima para a obtenção de gelatinas (Ágar-agar, Alginatos e Carragena).

Gelatina, Colágeno, Fibra Elastina, Minerais, Oligoelementos, Vitaminas, Aminoácidos Essenciais... Tudo isto e muito mais, encontramos em uma imensurável fonte de energia e nutrição.

Existem algas marinhas que nutrem o corpo e o corpo se cura ao nutrir-se com elas, cumprindo-se o enunciado de Hipócrates (considerado o pai da medicina): “Que teu alimento seja o teu remédio”.

Espero que tenham percebido que a vida já resolveu todas as nossas necessidades para a nossa sobrevivência e saúde, restando-nos apenas aumentar o nosso nível de consciência para usufruirmos racionalmente das bênçãos da natureza, nesta nova era, preservando o que já existe.

Tudo está ao nosso alcance, e o alimento do futuro, a Alga Marinha, sempre esteve disponível em todo o Mundo, para toda a Humanidade.

Por Mário A Contreras Véjar - Engenheiro, Ficologista, Palestrante e Empresário

LitoralemRevistaFo

to: D

ivul

gaçã

o

Page 21: Revista Ilhabela 64
Page 22: Revista Ilhabela 64

Refúg ios Fo

to: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 23: Revista Ilhabela 64

entre o mar e a mataA orla marítima da face urbanizada de Ilhabela, que se estende do bairro do

Veloso, no sul, até o Jabaquara, ao norte, abriga dezenas de praias, que oferecem aos visitantes a possibilidade de desfrutar, em um único destino, de vários tipos de paisagens: de faixas de areia tomadas por cadeiras e guarda-sóis, que são

sinônimo de agito e badalação, até pequenos recantos onde é possível aproveitar o sol e o mar longe do burburinho da alta estação.

É nesta área que se concentra a maior parte da atividade turística do arquipélago, que no verão vê sua população triplicar com a chegada de visitantes brasileiros e estrangeiros que desembarcam das balsas ou dos navios de cruzeiro.

Mas os encantos desta ilha paradisíaca vão muito além da orla e entre o mar e a exuberante Mata Atlântica, estão escondidos verdadeiros refúgios, que graças ao isolamento geográfico (na maioria deles só é possível chegar de barco ou a pé), se mantém absolutamente preservados, conservando a beleza selvagem das praias isoladas e desertas.

23 - REVISTA ILHABELA

Page 24: Revista Ilhabela 64

Pacuíba

Embora a Praia da Pacuíba esteja no finzinho da orla urbana da Ilha, um pouco antes da Praia do Jabaquara, seu acesso se dá por uma pequena trilha no meio da mata que passa despercebida

por quem circula pela estrada de terra que leva ao norte. Por conta disso, ela é pouco frequentada e bastante preservada. Não há bares nem restaurantes e como

em toda praia mais isolada, os borrachudos são vorazes!

O cenário é lindo. Areias finas e claras, águas muito transparentes, grandes pedras e o verde da mata. O mar é mais agitado que na maioria das praias da região, mas depois de atravessar as ondas, é possível

curtir um banho relaxante. As pedras submersas e o paredão rochoso que marcam o fim da praia formam tocas e abrigam várias espécies da fauna marinha, fornecendo excelentes condições para a prática de mergulho livre.

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 25: Revista Ilhabela 64

GuanxumasCom águas calmas e transparentes e areias douradas

sob a luz do sol, a Praia de Guanxumas abriga uma pequena comunidade de pescadores e tem o mar colorido por canoas e barquinhos de pesca.

Uma casa de moradores locais serve refeições simples, com pescados frescos deliciosos, além de cerveja e caipirinha. A maior parte dos visitantes chega de barco, mas ecoturistas radicais, dispostos e bem preparados podem conhecer a praia por meio de uma trilha que sai da Praia de Castelhanos. É imprescindível a contratação de um guia experiente, que vai orientar as mais de oito horas de caminhada!

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 26: Revista Ilhabela 64

EnchovasC ortada por um rio, que desce da montanha serpenteando entre as

rochas até encontrar o mar, a praia das Enchovas tem areias grossas, águas cristalinas e muitas pedras. Só é possível chegar de barco ou a

pé, depois de uma longa caminhada.

Partindo da Praia do Bonete, a trilha que leva à praia das Enchovas tem pouco mais de três quilômetros, dura cerca de uma hora e tem nível médio de dificuldade. Há um mirante no caminho, que proporciona

uma bela vista do Bonete, do mar aberto e da face sul da Ilha.

Com um visual diferente das outras praias da região, Enchovas tem areias douradas e parte de sua

extensão é coberta por pedras de diversos tamanhos. Praticamente deserta, é muito

preservada e não conta com nenhuma estrutura turística, como

quiosques ou restaurantes.

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 27: Revista Ilhabela 64

Praia do PoçoAlém do visual selvagem e do mar muito limpo e transparente, o principal

atrativo da Praia do Poço é uma enorme piscina natural de água doce, formada por uma cachoeira que sai do meio da mata e deságua no mar.

Aqui, mesmo de barco, a chegada depende das condições do mar, pois nem sempre é possível desembarcar na praia com segurança. Também não há trilha aberta e demarcada e para ir por terra é preciso contratar um guia e ter bom preparo para percorrer cerca de 10 quilômetros no meio da mata fechada.

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 28: Revista Ilhabela 64

Praia do GatoCercada por pedras enormes e areias grossas, a pequena

Praia do Gato tem uma paisagem singular e é uma das boas surpresas que Ilhabela reserva aos que se aventuram a caminhar por suas trilhas. Só é possível chegar a pé, já

que muitas pedras submersas e o mar agitado impedem embarcações, mesmo que pequenas, de se aproximar da praia.

A visita à praia está inserida em um circuito ecoturístico que parte de Castelhanos e passa por uma comunidade tradicional e pela cachoeira do Gato, com paradas na Pedra do Gato e no Mirante do Gato. As caminhadas são de nível médio e o passeio é uma oportunidade de conhecer, em algumas horas, diversos atrativos. Apenas a trilha para a cachoeira é bem sinalizada, portanto, o percurso completo requer o auxílio de um guia.

Praia da Fome

No lado norte da Ilha, entre o Jabaquara e a Praia do Poço, a pequena praia da Fome tem casinhas de pescadores, barquinhos coloridos e uma antiga casa de fazenda. Algumas escunas que fazem o passeio até a praia do Jabaquara dão uma parada por lá.

O visual é incrível, com águas verdes muito cristalinas, pedras de diversos tamanhos e areia branca e fina. No entanto, a presença de borrachudos selvagens torna a permanência na praia uma missão quase impossível sem o uso de um bom repelente.É possível chegar a pé, por uma trilha de 4 quilômetros que parte do Jabaquara, mas como o caminho não é aberto e sinalizado, convém contratar um guia local.

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 29: Revista Ilhabela 64

IndaiaúbaÉ uma das praias mais bonitas do arquipélago e graças à distância e ao isolamento geográfico, permanece deserta e muito

preservada. Tem areias finas e claras e águas verdes muito transparentes. Ao longo de toda a praia árvores fornecem sombra e a densa vegetação traz a sensação de frescor que vem da Mata Atlântica.

A praia tem ainda uma queda d’água que forma uma piscina natural, perfeita para um banho de água doce depois de se esbaldar no mar.

O acesso? Somente de barco ou por uma trilha de três quilômetros (cerca de 1 hora e meia de caminhada) partindo da praia das Enchovas. Em Indaiaúba também não há qualquer estrutura turística, portanto, é importante ir preparado, levando água, lanche e repelente.

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 30: Revista Ilhabela 64
Page 31: Revista Ilhabela 64
Page 32: Revista Ilhabela 64

Barba Frutos do MarBoa comida e atendimento de primeira na Praia Grande

A história do Barba Frutos do Mar começou em 1982, quando Totó e Flavio

Miguez, conhecido por todos como Barba, abriram um pequeno botequim na Praia Grande, sul de Ilhabela, onde recebiam os amigos, moradores e turistas que frequentavam a região.

Com o passar do tempo a família, que tinha outros negócios na cidade, decidiu comprar o imóvel onde o bar estava instalado e investir na ampliação da casa, que passou a servir petiscos e porções. Atendendo às solicitações da clientela, cada vez maior e mais exigente, se especializou em frutos do mar selecionados e se transformou em um restaurante de praia que hoje é sinônimo de sabor e qualidade.

Gastronomia

Fotos: Guilherme Andrade

Page 33: Revista Ilhabela 64

O cardápio variado traz desde porções de camarão, lula, polvo e peixe, com destaque para a Lula à Dorê, com lulas frescas da região, até especialidades como a Casquinha de Siri, o prato Mix Verão, com Camarão Rosa, Lula e Mexilhões, ou a Moqueca de Peixe. Para as crianças, há opções de pratos kids. Para completar o menu, a carta de bebidas tem sucos, caipirinhas, drinks especiais, como a famosa Batida de Coco, cervejas e destilados.

A qualidade do atendimento é garantida pela presença do proprietário, que ao lado de sua filha Mayra Miguez, comanda pessoalmente a equipe e está sempre empenhado em receber bem os visitantes e frequentadores do seu restaurante.

Para quem quer curtir o sol e a praia, o Barba oferece excelente infra-estrutura com mesas, guarda-sóis, espreguiçadeiras e ducha, enquanto os que preferem almoçar ou petiscar em um ambiente mais tranquilo e protegido, podem optar pelo deck coberto, com uma bela vista para o mar. Ao do restaurante, está o Píer Público da Praia Grande, que possibilita o embarque e desembarque de passageiros de embarcações.

Abre todos os dias, a partir das 9h. Av. Riachuelo, 5.974, Praia Grande. Tel. (12) 12 3894-1527 | www.barbafrutosdomar.com.br

Page 34: Revista Ilhabela 64

Kyodai Sushi Bar – o melhor da culinária japonesa no Shopping Ardhentia

Comandado pelo sushiman Lauro Campos, o Kyodai Sushi Bar tem receitas

especiais da saudável e saborosa comida japonesa, em um cardápio cuidadosamente elaborado, que prima pela qualidade e frescor dos peixes e demais ingredientes. Lauro tem quase 20 anos de experiência, mais de dez deles em Ilhabela, já esteve à frente de diversas casas no litoral paulista e hoje mantém seu próprio restaurante.

O menu tem diversas opções de entradas, Uramakis, Hossomakis, Sashimis, Sushis, Hot Rolls, Robatas, Temakis, Combos Especiais e Sobremesas. Quem quiser experimentar um pouco de tudo, pode escolher uma das versões Festival, que trazem vários itens do cardápio por um preço fixo.

Gastronomia

Fotos: Guilherme Andrade

Page 35: Revista Ilhabela 64

Além de receber os clientes no charmoso Shopping Ardhentia, de frente para o mar, na Praia do Perequê, o Kyodai também faz festas e eventos em residências, levando a experiência de sua equipe e as delícias de seu cardápio para jantares e comemorações especiais. Com base no gosto dos convidados, no número de participantes e no tipo de evento, Lauro desenvolve, em parceria com os anfitriões, menus personalizados.

Também aceita, em seu espaço, reservas para festas, aniversários e confraternizações.

Shopping Ardhentia - Av. Princesa Isabel, 809 – Perequê.

Page 36: Revista Ilhabela 64

Restaurante do Cura está de cara nova!

GastronomiaFo

tos:

Gui

lher

me

And

rade

Page 37: Revista Ilhabela 64

Sempre em busca de novas formas de atender melhor seus clientes, a família Vanderstappen concluiu recentemente mais uma reforma no Restaurante do Cura, um dos mais

tradicionais de Ilhabela.

Com a repaginação, o Buffet se transformou em uma ilha, projetada exclusivamente para o espaço, com amplos aparadores de madeira e charmosas panelas de barro para as comidas quentes. No final do corredor, duas outras estações de alimentos servem grelhados e massas preparadas na hora, com os ingredientes escolhidos pelo cliente.

O salão também ganhou novos móveis, com a substituição de todas as mesas e cadeiras por versões feitas sob encomenda para a casa, em madeira rústica. Em outra reforma recente, feita no ano passado, a cozinha foi ampliada, ganhou novos equipamentos e teve suas instalações melhoradas, garantindo mais agilidade ao trabalho e mais conforto para a equipe.

No cardápio, opções que variam a cada dia trazem receitas caseiras preparadas com ingredientes sempre frescos e selecionados. São mais de 60 opções de pratos quentes e frios, saladas, sobremesas, seguidos pelo cafezinho e pelo doce de frutas servido na saída como cortesia.

Abre todos os dias, a partir das 12h. Av. Princesa Isabel, 337 Perequê | Tel. (12) 3896-1311.

Page 38: Revista Ilhabela 64

Novidades no Porto Kiosk Sushi

O Sushi Bar da Marina Porto Ilhabela acaba de ser reinaugurado! Após passar por uma reforma e reestruturação, o espaço ganhou um novo deck, ampliando o salão da casa, que permanece com sua deslumbrante vista para o mar, e melhorando a

estrutura para a recepção e atendimento dos clientes.

O cardápio também foi incrementado com novas receitas e especialidades, que podem ser conferidas nas noites de sexta, sábado, feriados e vésperas, quando o restaurante serve sua seleção de peixes frescos selecionados, além de pratos quentes e deliciosos vegetais apresentados em sistema de Buffet, com preço único por pessoa.

Durante o dia, o restaurante serve um cardápio internacional com saladas e porções e também abastece os barcos da Marina, fornecendo lanches, refeições, bebidas e gelo, entre outros itens. Conta com amplo estacionamento para quem vem de carro e bote para embarque e desembarque de quem vem pelo mar.

O quiosque à beira-mar também recebe, sob consulta, eventos e festas de casamento.

O Sushi Bar abre somente às sextas, sábados, feriados e vésperas, a partir das 20h30. Durante a temporada, convém fazer reserva.

Av. Almirante Tamandaré, 304 – Itaquanduba. Tel. (12) 3896-1243.

Gastronomia

Page 39: Revista Ilhabela 64

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 40: Revista Ilhabela 64

Proteja a pele durante o verão

No verão, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, especialmente com a pele, a hidratação e a alimentação. O consumo frequente de água, suco e isotônicos, a ingestão de frutas, legumes e verduras, e a proteção dos raios de sol, com uso de roupas leves, são fundamentais para aproveitar essa época sem afetar o bem-estar.

As queimaduras solares são comuns nos dias mais quentes e a pele sensível das crianças, principalmente durante os dois primeiros anos de vida, é a mais atingida e, portanto, merece mais atenção. Segundo a dermatologista Silmara Cestari, membro do Departamento de Dermatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), aquelas com peles claras, loiras ou ruivas, e de olhos claros são as mais suscetíveis aos efeitos dos raios ultravioletas.

Proteja-se

Os quadros não são causados apenas pela exposição solar desprotegida na praia e piscinas, mas também ao praticar exercícios ao ar livre, por exemplo. A recomendação da é evitar os horários de pico do sol, das 10h à 16h, e manter-se hidratado. Além disso, produtos sensibilizantes como perfume e limão podem catalisar os danos dermatológicos.

“Mesmo em dias de céu encoberto, é necessário a aplicação de fotoprotetores e o uso de óculos escuros. Em geral, indicamos protetor fator 30, entretanto, se a criança tem sarda ou mancha na pele deve utilizar aqueles com proteção superior a 50 – ambos reaplicados a cada duas horas”, orienta dra. Silmara. Camiseta, bonés e chapéus de abas largas, além do guarda-sol nas praias e clubes, são acessórios indispensáveis para os que desejam passar um tempo aproveitando o sol.

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 41: Revista Ilhabela 64

Queimei-me, e agora? Em todos os casos de queimaduras solares, principalmente em crianças, é importante procurar um médico para avaliar a gravidade e orientar sobre os cuidados necessários. As regiões do corpo que mais sofrem são o rosto e os ombros. A pele avermelhada, sinal de queimadura, só é observada nas crianças após, em média, duas horas da exposição e, após 24h, tende a ficar inchada e dolorida. Algumas medidas caseiras podem amenizar os danos. Para aliviar a ardência, é indicada a aplicação de um pano úmido com água fria no local atingido por aproximadamente 10 minutos. Quando a pele começa a descascar, hidratantes a base de água ou de aloe vera podem ser passados para diminuir a coceira. Queimaduras de segundo grau apresentam bolhas. Nesses casos, não se deve estourar, nem cobrir com curativo, uma vez que facilita o desenvolvimento de infecções. A insolação, causada pela permanência excessiva sob o sol e desidratação é observada em casos graves, quando acompanhada de febre e dor intensa. A criança deve ser encaminhada rapidamente ao pronto-socorro se desmaiar ou vomitar. “A falta de cuidado dermatológico ao sol pode causar complicações na fase adulta. Aproximadamente 80% da exposição solar total acontecem nos primeiros 18 anos de vida – os raios ultravioletas são os principais causadores de câncer de pele, patologia que também pode ser desencadeada por queimaduras de segundo grau na infância”, alerta a dermatologista.

Page 42: Revista Ilhabela 64

Colégio ACEI Anglo Ilhabela: esse é o lugar!

A Missão do Colégio ACEI Anglo Ilhabela consiste em: “Proporcionar educação de

qualidade para crianças e adolescentes, favorecendo seu desenvolvimento intelectual, emocional, físico e social, motivando-os a conquistar autonomia e responsabilidade, preparando-os não só para a Universidade, mas também para a vida”. A Escola, que faz 23 anos em fevereiro próximo, desenvolve um importante e relevante trabalho educacional para o nosso município, atendendo em 2014 cerca de trezentos alunos.

A ACEI, focada na sua Missão e consciente da sua responsabilidade com os associados, busca a cada ano conquistar melhores resultados. E as melhorias às vezes envolvem inovações! Para 2015 a escola vai implementar o Programa “O Líder em Mim”. O programa constitui-se num revolucionário modelo educacional que enfatiza a cultura da autonomia do aluno e ajuda a florescer o potencial total de cada criança. “O Anglo proporciona aos nossos alunos “educação de qualidade”. O Líder em Mim vai proporcionar o “preparo para a vida”! Nós sonhávamos com o Programa desde 2013, pois achamos que ele é perfeito para a nossa realidade!” - afirma Elcilene M. Roefero, a presidente do Conselho Diretor da ACEI.

É Anglo!O Anglo tem índices de aprovações superiores para as melhores Universidades brasileiras e uma convincente história de sucesso, conquistada ao longo dos seus mais de sessenta anos. A ACEI orgulha-se de ser integrante do Sistema Anglo de Ensino! “Eles têm muitos dos melhores profissionais do país pensando e revisando, a cada ano, todos os aspectos da sua metodologia e do seu material didático. Além disso, o Sistema está antenado com as modernas teorias educacionais e com as novas tecnologias aplicáveis em educação. Pertencer a este universo nos dá uma segurança muito grande!” – comenta Elcilene.

“O Sistema foi adotado pelo Colégio ACEI em 2008. A meta principal é preparar o aluno para o vestibular. Com aulas diversificadas e práticas, o aluno adquire o conhecimento necessário e discernimento na escolha da profissão que lhe apraz. Ao inteirar-se do assunto em aula, o aluno é impelido a ampliar o conhecimento através da Plataforma Anglo, tendo no plano virtual uma gama de informações complementares, além das videoaulas. As tarefas e trabalhos enriquecem o aprendizado, fazendo jus ao tradicional lema: Aula dada, aula estudada hoje.” Essas são as palavras da Diretora Pedagógica da escola, Carmen Gubany e da Coordenadora Maria Deusani Van Sebroeck. Elas completam: “Quem já se formou sabe o quanto um método eficiente pode contribuir para uma vida profissional promissora!”.

O que é “O Líder em mim”? ( www.olideremmim.com.br)Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda a escola, “O Líder em Mim” é um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores. Trata-se de um programa com conteúdo, metodologia e material didático, que proporciona aos alunos o aprendizado dos princípios da liderança, fazendo surgir, naturalmente, as habilidades de que precisarão para ter sucesso no Século XXI.O programa foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no consagrado livro "Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes" e adaptado à realidade brasileira pela Abril Educação, que tem a exclusividade desse programa no Brasil. É um programa global que está implantado em mais de 1700 escolas, distribuídas em 36 países pelo mundo.Carmen pondera: “A Acei participou da primeira Convenção OLEM do Brasil, realizada em São Paulo, em agosto. Lá, pudemos conversar com profissionais de outras escolas que adotaram o Programa, e observamos, então, a satisfação desses profissionais com o melhor desempenho dos seus alunos. Voltamos de lá convictas de que o OLEM será um diferencial para nós!”.

Educação

Page 43: Revista Ilhabela 64

Uma gestão participativaUma boa gestão educacional requer a formação de parceria entre escola e comunidade, para que seja de fato inclusiva e democrática. Quando o processo participativo se instala nas escolas, a qualidade do ensino melhora.A Professora de Artes, Adriana Lira, vice-presidente do Conselho, seguramente é a profissional do Colégio mais empenhada na efetivação de uma plena gestão participativa: “A Associação caminha a passos largos para uma real gestão participativa. Desde 2012, projetos e ações estão sendo realizados para que professores e demais profissionais do Colégio, pais e alunos, de forma colaborativa, possam transformar nossa associação numa escola cada vez melhor. Com as portas sempre abertas, valorizamos a capacidade de tomar decisões e resolver problemas em conjunto, encontrando, assim, uma nova maneira de gerir a instituição.”. Foi a Professora Adriana que incentivou a formação do Conselho Estudantil, em 2012.

Crescendo...A ACEI planeja para 2015 a construção de mais duas salas de aula. “No ano passado não conseguimos atender todos os pedidos de matrícula, principalmente para a Educação Infantil. Portanto, a construção das salas de aula se tornou uma prioridade para nós!”.

O Diretor Administrativo Renato Yamasaki está convencido de que a vocação natural da ACEI, com todo esse fôlego, é crescer!Certamente, a ACEI está inspirada na sua Visão de Futuro: “Ser um Colégio de referência pela qualidade em educação, reconhecido pelos resultados do processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano”.

Que venha 2015!

Page 44: Revista Ilhabela 64

44 - REVISTA ILHABELA

Page 45: Revista Ilhabela 64

Um brinde ao sucesso!

Coquetel de lançamento do Casar em Ilhabela reuniu principais profissionais do mercado de casamentos na praia

Logo em frente à praia, um belo jardim à sombra de um grande Flamboyant. A tarde estava ensolarada e o céu completamente azul. Poderia haver cenário melhor para um

encontro de colegas de trabalho? Foi nesse clima que aconteceu o coquetel de lançamento do Casar em Ilhabela. No dia 11 de novembro, os principais profissionais do mercado de casamentos na praia dedicaram algumas horas de sua tarde para conhecer o mais novo portal de dicas, produtos e serviços para o segmento.

Em uma breve apresentação, Cleber Biscassi, diretor de tecnologia da SpeedMax, contou aos presentes qual é a proposta do novo portal e mostrou as editorias e conteúdos. Também estavam presentes Guilherme Andrade e Andréia Lima, diretor comercial e editora da Revista Ilhabela, e Cristina Morgato e Fábio Kafka, sócios da Agência Pixelz. Juntos, eles são responsáveis pelo projeto e realização do Casar em Ilhabela.

Assessoras de eventos, decoradores, fotógrafos do setor, membros da Secretaria de Turismo e representantes de buffets, confeitarias,

empresas de locação de móveis e complementos e espaços para casamentos em Ilhabela puderam tirar dúvidas e entender que o portal nasceu para unir e fortalecer este mercado, que cresce a cada dia na região. Foram apresentadas sugestões para que o projeto fique ainda melhor, e todos foram convidados a participar colaborando com textos e conteúdos para o site.

O evento contou com o apoio de importantes parceiros como o Donnabella Empório e Comidaria, que cedeu o espaço e ofereceu diversos doces; o Manzoli Buffet, que foi responsável pelos deliciosos salgados do coquetel; a Casa Flora, que ofereceu o champagne para o brinde dos convidados; Paty Cordeiro, que completou a mesa com seus brigadeiros gourmet; A Cabra, fornecendo as taças e louças; e Mara Perez Arquitetura de Eventos, que deixou o ambiente ainda mais belo com suas flores e arranjos.

Para conhecer o portal e ficar por dentro de todas as novidades e tendências do mercado de casamentos na praia, acesse: www.casaremilhabela.com.br

Casamento

Page 46: Revista Ilhabela 64

46 - REVISTA ILHABELA

Cerâmica decorativa pintada à mão, inspirada nos charmosos ladrilhos hidráulicos, no Ateliê Cerâmica com Arte.

Luminária, Yemanjá e cavalos decorativos, na Espaço Casual.

Luminárias pendentes de diversos tamanhos e modelos, na Lampião Luz e Arte.

Coleção Alto Verão 2015, na Maria Bonita.

BoasCompras

Page 47: Revista Ilhabela 64

Ateliê Cerâmica com Arte | Silvia AraújoRua Espírito Santo , 145 - Barra VelhaTel.: (12) 3896-5751

ButterflyAv. Almirante Tamandaré, 149 - Itaquanduba Tel. (12) 3896-2736

Consultoria Ótica Tatiane UtiaqueRua Irene Barbosa, 137 - PerequêTel.: (12) 3896-6676

Espaço Casual Praia Fazenda Barreiros, 2024 Tel. (12) 3896-6605

LampiãoRua Sérgio Rodrigues, 17- Perequê(ao lado do Bradesco)Tel.: (12) 3896-1487

Maria BonitaAv. Princesa Isabel, 809 - PerequêShopping Ardhentia - Loja 08Tel.: (12) 3896-1021

Raiz SantaAv. Princesa Isabel, 2484 - Barra VelhaTel. (12) 3895-1400

Tipiti Cerâmica & PresentesRua Espírito Santo, 16 - Loja 5 - Barra VelhaTel. (12) 3896-6525

Quadros com relevos, na Raiz Santa.

Arranjo de orquídeas, xícaras, caneca e bowl de cerâmica, na Tipiti.

Linha receituário Oakley, na Consultoria Ótica Tatiane Utiaque.

Matryoshkas russas, cerâmica artesanal e frutas de madeira, na Butterfly

Page 48: Revista Ilhabela 64

Escultura “São Francisco”, na Villa Rose Grelle

Galinhas de cabaça pintadas à mão e bichos “quebra-cabeça” de madeira, na Eliarte.

Velas de diversos modelos e tamanhos, luminárias de parafina e acessórios para iluminação ornamental, para venda e locação, na Luz da Ilha Decor.

Pulseira e pingente com design exclusivo, na Flor do Sol.

Sandálias da coleção Verão 2015, na Sfera.

BoasCompras

Page 49: Revista Ilhabela 64

Ateliê Luz da Ilha - Edna Valezinwww.luzdailhadecor.com.brTel.: (12) 98139-1919

EliarteRua da Padroeira, 12 - Loja 4 - Villa da Vila.Tel.: (12) 3896-6763

Estilo Direto e Estilo KidsRua Dois Coqueiros, 115 - Lojas 1 e 2Tel. (12) 3896-1374

Flor do SolRua São Benedito, 59 - Lj. 2 - VilaTel. (12) 3896-3280 Ótica e Relojoaria São Sebastião Av. Princesa Isabel, 1173 - Lj 1 - PerequêTel.: (12) 3896-2221

Sfera CalçadosRua Dr. carvalho, 46 lojas 5 e 6 Shopping São Paulo - VilaTel. (12) 3896-5548

Villa Rose GrelleAv. Princesa Isabel, 988 - Perequê(em frente ao Bradesco)Tel.: (12) 3896-5788 / 3896-2484

ViraçãoRua São Benedito, 53 - VilaTel. (12) 3896-1799

Coleção infantil PUC e Hering Kids e linha adulto Hering e

Dzarm, na Estilo Direto.

Solar feminino Oakley e relógio Technos Acqua Special Collection, na Ótica e Relojoaria São Sebastião.

Novidades para o verão!Coleção masculina Custom e feminina Reserva Natural, na Viração

Page 50: Revista Ilhabela 64

Copa Suzuki Jimny define os campeões da temporada em IlhabelaFinal de semana perfeito finalizou a 14a edição do principal circuito de vela oceânica do País

Quatro etapas ao longo de 2014, 27 regatas, muita disputa no mar, várias confraternizações em canoas de cerveja no Yacht Club de Ilhabela. Este é o resumo da Copa Suzuki Jimny/Circuito Ilhabela, encerrada nos dias 6 e 7 de

dezembro, com muito sol e ventos médios no Canal de São Sebastião e na Ponta das Canas, no norte de Ilhabela. A 14a edição do principal circuito de vela oceânica do País teve média de 42 barcos em quatro classes (C30, IRC, HPE e RGS).

A classe C30 apresentou uma disputa acirrada entre o CA Technologies, de Marcelo Massa, e Caballo Loco, de Mauro Dottori. No final, a equipe de Massa venceu por um ponto, 28 a 29. A IRC também ficou entre duas tripulações e terminou com a mesma diferença: Rudá, de Mario Martinez, ganhou do Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva, por 6 a 7.

A HPE confirmou o favoritismo do Ginga, de Breno Chvaicer, imbatível nas águas do Litoral Norte neste ano - conquistou também a Ilhabela Sailing Week. Fechou a temporada com 25 pontos contra 52 do Fit to Fly, de Eduardo Mangabeira.

O título da RGS A ficou com o Montecristo, de Julio Cechetto, que acumulou 23 pontos, um a menos do que o BL3 Urca, de Pedro Rodrigues. Na RGS B a supremacia foi do Asbar II/Sérgio Klepacz, (14 pontos) sobre o Helios/Marcos Gama Lobo (25 pontos). O Zeppa, de Diego Zaragoza, foi o campeão da divisão C com 10 pontos, seguido do Sextante, de Thomaz Shaw, com 14. Na Cruiser, o BL3 Wind Nautica somou 14 pontos e superou o Jambock, de Marco Aleixo, com 18.

Foto

s: M

arco

s M

énde

z/S

ailS

tatio

n

Page 51: Revista Ilhabela 64

Quarta etapa - A quarta etapa foi encerrada com duas regatas para C30 e HPE e uma regata para as demais classes. Mais um belo dia para velejar, com ventos no quadrante leste, entre 12 e 15 nós, com raia montada na Ponta das Canas.

A somatória de resultados da Volta à Ilha, disputada no dia 29 de novembro, e as provas realizadas nos dias 6 e 7 de dezembro definiram os campeões da última etapa da Copa Suzuki.

O Caballo Loco ganhou na C30, o Ginga confirmou na HPE, o Orson venceu na IRC, o Montecristo, que marcou o menor tempo da Volta à Ilha em 14 anos, ficou com o título da RGS A, o Helios faturou a RGS B, o Sextante a RGS C e o Anequim, de Paulo Moura, foi o melhor na RGS Cruiser.

No final da tarde do domingo, foram realizadas no Yacht Club de Ilhabela as premiações dos vencedores da quarta etapa e dos campeões de 2014. A Copa Suzuki Jimny foi disputada também em março, junho e setembro.

Na avaliação de Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, o evento atingiu plenamente seus objetivos. "O encerramento da Copa

Suzuki foi surpreendente. Teve dois dias sensacionais, com ótimas velejadas, sol, vento e muita confraternização em terra, com premiações, sorteios e festa. Tudo ficou perfeito. Sem falar na Volta à Ilha, com muito vento e tempo recorde."

"Sobre a temporada, tivemos um belo campeonato, mas gostaria que algumas classes como a ORC e IRC reunissem mais competidores. Entendo que existem velejadores de qualidade na RGS e que

Page 52: Revista Ilhabela 64

poderiam mudar de classe aumentando a competitividade das regatas", acrescentou Carlos Eduardo, que também é comandante do Orson, vice-campeão na IRC, e que está finalizando o treinamento para disputar o Atlantico Sur, em Punta del Este, em janeiro, quando começará a defender seu título no Sul-Americano de ORC.

A Copa Suzuki Jimny/XIV Circuito Ilhabela de Vela Oceânica foi organizada pelo Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocínios de SER Glass e F7 Blindagens. Apoiaram o evento: Prefeitura Municipal de Ilhabela, North Sails, Pousada Armação dos Ventos, Rádio Antena 1 Litoral Norte, Revista Mariner, Mar&Vela, Sail Station.com e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Fan page no Facebook - A Copa Suzuki Jimny tem página no Facebook para divulgar as informações sobre a competição, velejadores e classes. Além disso, o espaço na internet é um ponto de encontro virtual para atletas, árbitros e fãs da modalidade. Para curtir e teracesso às atualizações, basta acessar o Facebook e digitar Copa Suzuki Jimny - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.

Foto

s: M

arco

s M

énde

z/S

ailS

tatio

n

Page 53: Revista Ilhabela 64
Page 54: Revista Ilhabela 64

Tucano: Predador, Vilão e Semeador da Natureza*Silvana Davino

Famoso pelo seu bico desproporcional, o tucano é uma ave belíssima. Seu canto não é bonito, porém seu bico

e suas cores chamam a atenção. Os tucanos apresentam um dos maiores bicos em relação ao tamanho corporal entre todas as aves (pode chegar a 50% do corpo). Apesar de o seu bico ser grande, duro e cortante, ele é leve e translúcido, e tem múltiplas funções: alcançar os frutos nas pontas dos galhos, predar insetos e pequenas aves, ajudar na regulação da temperatura corporal, além de ser um atrativo sexual e também de espantar os seus rivais.

O tucano é uma ave encontrada somente nas florestas tropicais. Habita a área que se estende do México até a Argentina e não ocorre em outros continentes. Existem em torno de 40 espécies. Eles não suportam frio. Alimentam-se de frutas com polpa, como banana, amora, pitanga, mamão e de sementes, como as da embaúba, coquinhos de palmeiras e do palmito juçara, encontrado na Mata Atlântica. A dieta deles inclui pequenos insetos como aranhas e larvas, pererecas, ovos e filhotes de pássaros.

O tucano-do-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é um dos representantes da Mata Atlântica e muito avistado em Ilhabela. É um dos menores do gênero: mede 48 centímetros da ponta do bico ao final da cauda. Ele adora se banhar nas folhagens depois da chuva e bebe água acumulada nas bromélias. Frequenta os pomares das residências em busca de frutas.

Foi avistado, no sul da Ilha, um casal do tucano toco (Ramphastos toco), o maior representante da espécie, que tem 56 centímetros de comprimento, 22 deles destinados ao seu enorme bico laranja. Esta espécie de tucano não pertence ao bioma da Mata Atlântica (a Ilha não é seu habitat natural) e é predominante de áreas abertas, como o cerrado. A hipótese mais provável é que eles tenham aparecido por aqui por causa de uma fuga de cativeiro ou alguma soltura irresponsável. Ele concorrerá com as espécies nativas à procura de alimento e ocos de árvores para fazer seus ninhos, o que irá provocar um desequilíbrio ecológico, uma vez que o tucano toco parece ter se adaptado bem à nossa região.

Os tucanos são mal vistos, ainda por muitas pessoas, por serem predadores de outras aves, ao ponto de desejarem o seu extermínio e que seus bicos possam ser vendidos aos turistas como artesanato. Quem teve essa ideia não imagina o quanto os tucanos representam uma espécie de grande importância ecológica, devido ao seu papel de controladores de insetos e

dispersores de sementes, favorecendo a recuperação de florestas. Fazem um plantio natural ao regurgitar e defecar as sementes dos frutos que ingerem.

A famosa “tucanada” é um costume de antigos moradores, mantido até os dias de hoje. Um hábito que, junto com a caça e a perda do habitat natural, coloca em risco a vida desta ave em nossas matas. Uma pesquisa recente mostra o quão desastroso isso seria, pois na natureza tudo está interligado: a fauna e a flora são coexistentes. Para entender melhor este processo acesse o link: http://www.oeco.org.br/fauna-e-flora/27261-presenca-de-tucanos-mantem-diversidade-das-palmeiras-jucara

*Silvana Davino é membro do GT Animais Silvestres de Ilhabela e é responsável pela Área de Soltura Monitorada de Cambaquara, local de recebimento, adaptação e soltura de quatro espécies nativas da Ilha (Papagaio-moleiro, Tiriba, Tucano-do-bico-verde e Periquito-rico).

[email protected]

AnimaisSilvestres

Page 55: Revista Ilhabela 64
Page 56: Revista Ilhabela 64

Materiais / Acabamento

Arquitetura

Náutica

Colchões

Dentista

Lavanderia

Artesanato Limpeza

Ilhatudo

Page 57: Revista Ilhabela 64
Page 58: Revista Ilhabela 64

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de equipes de voleibol masculinas e femininas com passagens por seleções paulistas e Brasileiras. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas que trazem resultados rápidos e eficientes. Atualmente desenvolve um trabalho pessoal direcionado para a Reabilitação e Condicionamento Morfofuncional. Atende a pessoas que buscam saúde e bem estar e atletas de alto rendimento. Em 1989 fez o treinamento para a aplicação do Método Rolfing® de Integração Estrutural no Rolf Institute (Boulder- Colorado). Foi instrutor desta instituição de 2002 até 2009. É co proprietário de um Centro de Estudos em Fluência Motora em Ilhabela/ SP onde oferece grupos de estudos para Educadores e Fisioterapeutas. Para saber mais: [email protected] / (12) 3896-1135

Caminhar descalço?

Todo mundo já sabe que caminhar faz bem a saúde. Concorda? Sim, então vejamos quais seriam as informações morfofuncionais que podem te ajudar a tornar essa

atividade ainda mais eficiente.

Primeiro, tire o calçado que está usando e olhe para os pés.São constituídos por 52 ossos, 66 articulações, 40 feixes musculares, centenas de receptores neurológicos (conhecidos como mecanoreceptores), tendões e ligamentos, além de pele e fluidos intra-articulares que mantêm esta maravilha morfofuncional integrada e eficiente.

Saiba que a sola dos pés é uma área extremamente sensível.Uma rede neurológica é formada pelos mecanoreceptores presentes nos pés, junto com os terminais nervosos. Quando ativada, esta rede nos permite não só reconhecer a textura, a dureza, os desníveis e a temperatura do chão, mas principalmente as áreas na sola que estão em contato com o solo onde estamos caminhando. Desde que estejamos descalços, é claro!

Como esta rede neurológica atua.Através do nível de qualidade da atividade desta rede, somos capazes de ajustar as áreas de contato dos pés com o solo, a quantidade de pressão a ser realizado nestas áreas, organizar os níveis de estabilidade articular nos pés, lembra são 66 articulações ao todo, nas pernas, no quadril e ao longo da coluna. É possível ajustar até mesmo o posicionamento ideal da cabeça, de acordo com a velocidade que estamos desenvolvendo para nos manter eficientemente estáveis enquanto caminhamos.

Porque esquecer o calçado é uma boa ideia?Quando estamos calçados todo o processo neurológico fica praticamente inibido. Você já viu alguém que quebrou um braço e precisou ficar com essa área imobilizada por um período? Percebeu como a área atrofia, enfraquece e endurece? Pois é, usar tênis ou calçados fechados cria um processo semelhante. Limita quase toda a atividade neurológica. Em consequência, os pés atrofiam, os fluidos circulam com menos eficiência, os pés e as pernas ficam inchados e em longo prazo desencadeiam ajustes negativos nos pés, nos tornozelos, nos joelhos, nos quadris, nas costelas e no posicionamento da coluna e da cabeça.

Você acha isso um exagero? Tire os sapatos e olhe para a maneira como o dedão e o dedinho estão curvando para dentro tomando a forma que o calçado lhe impõe. É provável que o parceiro do

dedão já esteja subindo em cima dele por falta de espaço. E os calos? Terríveis não?Quer acabar com este desconforto?O meu convite é: caminhe descalço!

Olhe, se os pés em você estão semelhantes aos pés que retratei acima eu lhe asseguro que na verdade não há nada de errado com os pés, apenas não há espaço suficiente dentro de um sapato ou tênis para que os 52 ossos, 66 articulações, 40 feixes musculares, centenas de mecanoreceptores, tendões e ligamentos, pele e fluidos intra-articulares possam funcionar de forma eficiente dentro dos calçados que você está usando. Veja bem, a solução está em tirar os calçados por alguns momentos durante o dia e libertar os pés.

Aceitou a sugestão? Então atente para um período de transição!Seja paciente se resolver caminhar descalço. Leva algum tempo para os pés se tornarem fortes, flexíveis e resistentes. Afinal, quantos anos de restrição já se passaram? Comece com percursos pequenos. O que é um percurso pequeno? Você vai determinar de acordo com o quanto lhe seja confortável. No dia seguinte acrescente mais um pouco e assim por diante. Procure variar o tipo de piso e o relevo onde você caminha. Quando caminhar em áreas gramadas muita atenção para não pisar em coisas que possam te ferir.

Bons treinos!

SuaSaúde

58 - REVISTA ILHABELA

Page 59: Revista Ilhabela 64
Page 60: Revista Ilhabela 64