revista municipal | março 2015

20
REVISTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA | Nº3 | MARÇO DE 2015 JOGOS JUVENIS DE GAIA ESTÃO DE REGRESSO PROGRAMA INVESTIMENTO E EMPREGO DINAMIZA O MERCADO DE TRABALHO JULGADO DE PAZ COM NOVAS INSTALAÇÕES NO CENTRO DA CIDADE CERÂMICA VALADARES DE VOLTA À PRODUÇÃO GAIA

Upload: camara-municipal-de-gaia

Post on 22-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Revista da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Municipal | Março 2015

REVISTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA | Nº3 | MARÇO DE 2015

JOGOS JUVENIS DE GAIA ESTÃO DE REGRESSO

PROGRAMA INVESTIMENTO E EMPREGO DINAMIZA O MERCADO DE TRABALHO

JULGADO DE PAZ COM NOVAS INSTALAÇÕES NO CENTRO DA CIDADE

CERÂMICA VALADARES DE VOLTA À PRODUÇÃO

GAIA

Page 2: Revista Municipal | Março 2015

3 CLASSIFICADO DO CONCURSO OBJETIVAMENTEGAIA 2014Ana Paula Silva “Este Nosso Mar”

Page 3: Revista Municipal | Março 2015
Page 4: Revista Municipal | Março 2015

MENSAGEM DO PRESIDENTE

www.cm-gaia.pt

Ligue-se a nós

FICHA TÉCNICA Produção de conteúdos: Equipa de comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova de GaiaImpressão na reprografia municipal:2.000 exemplares.

subscrever em www.cm-gaia.pt e-mail: [email protected]

Page 5: Revista Municipal | Março 2015

MENSAGEM DO PRESIDENTE

5

Ligue-se a nós

Vila Nova de Gaia estava a registar um processo muito delicado de abandono de empresas, muitas vezes para se localizarem em concelhos vizinhos. Nos últimos meses temos feito um trabalho muito intenso na área da captação de novos investimentos empresariais e na afirmação do interesse do concelho em manter as empresas em Gaia.Incentivamos o tecido empresarial existente, mas, ao mesmo tempo, queremos renovar com mais empresas o panorama económico do concelho. Foi assim que, por exemplo, conseguimos fixar em Gaia empresas como a Grand Vision.

O momento mais importante deste trabalho, quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista simbólico, foi a reabertura da Cerâmica de Valadares, uma empresa portuguesa emblemática que parecia condenada ao desaparecimento.

O sistema de incentivos municipais que criámos, «Gaia – apoio ao investimento e ao emprego», tem permitido promover dezenas de milhões de euros de novos investimentos privados. Tem, sobretudo, permitido criar muitas centenas de novos postos de trabalho e assegurar a manutenção de milhares de postos de trabalho já existentes.

É um desafio de todos. Vila Nova de Gaia pode voltar a ser um concelho com emprego, com investimento, com exportações e com riqueza. Conseguimos já inverter o ciclo de pessimismo que estava a fazer com que muitas empresas abandonassem Gaia. Iremos continuar a nossa aposta no desenvolvimento empresarial do concelho e contribuir para o combate ao flagelo do desemprego que afeta tantos milhares de famílias gaienses.

Cordialmente

Eduardo Vítor Rodrigues

Page 6: Revista Municipal | Março 2015

A Câmara Municipal de Gaia assinou, desde o início do atual mandato, dezenas protocolos com empresas que optaram por instalar-se ou ampliar a sua atividade no concelho, no âmbito do Programa Investimento e Emprego. Este programa de incentivos, disponível para todas as empresas que pretendam implantar-se em Vila Nova de Gaia ou expandir os investimentos já existentes, concede-lhes alguns benefícios fiscais, como a isenção até 100% das taxas de licenciamento, a isenção das taxas de resíduos sólidos (até dois anos) e das taxas de derrama (até três anos) ou a isenção parcial das taxas de publicidade.

Ao longo deste ano e meio de atividade do executivo liderado por Eduardo Vítor Rodrigues, o Programa Investimento e Emprego tem potenciado a criação de centenas de postos de trabalho em Vila Nova de Gaia. Exemplo disso são empresas como a Conforama – que criou 25 novos postos de trabalho –, a La Perla – que aumentou em trinta elementos a sua equipa –, a Jaba Ibéria – tendo criado mais de dez postos de trabalho –, e a Procalçado – que abriu 24 novas vagas de emprego.

Um dos maiores exemplos do impacto decisivo que este tipo de apoio pode ter na economia do concelho é o renascimento da Cerâmica de Valadares, com a recontratação de 45 funcionários que ficaram desempregados após a insolvência daquela unidade fabril e o regresso à atividade da histórica marca. De referir, ainda, que a nova Cerâmica de Valadares exporta já um quarto daquilo que

6

PROGRAMA INVESTIMENTO E EMPREGO CRIA POSTOS DE TRABALHO PARA OS GAIENSES

Page 7: Revista Municipal | Março 2015

produz e pretende contratar um total de 130 pessoas até ao final de 2015. “Acredito que a região tem de ter uma visão integrada e planeada de desenvolvimento, o que não é incompatível com a possibilidade de os municípios criarem instrumentos para cativar investimentos”, considera o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues.

Prevê-se que, no total, estas empresas venham a criar cerca de quatrocentos novos postos de trabalho e a investir cerca de 30 milhões de euros no concelho.

Lista de empresas que assinaram os protocolos de apoio ao emprego com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia:

Conforama (mobiliário)Procalçado (setor de têxtil e calçado)Sodiavintes (supermercados)Empresa Maria Luísa Venda (Farmácia)Grand Vision Supply Chain (fabricante de produtos óticos)Jabacademy (serviço de traduções)La Perla (vestuário)Brico Depôt (bricolage)Alfatubo (tubagens)(Unidade hoteleira a nascer na escarpa da Serra do Pilar)

7

Procalçado

Page 8: Revista Municipal | Março 2015

8

A Cerâmica Valadares voltou ao trabalho, numa primeira fase do regresso à atividade em que foram admitidos 45 trabalhadores (serão 130 até final do ano). A marca Valadares é, assim, relançada graças a um investimento de 1,2 milhões de euros da nova empresa ARCH, que reúne ex-quadros e novos investidores, e do empenho da autarquia, através do programa Investimento e Emprego.

Para o presidente da Câmara de Gaia, a viabilidade da empresa era uma obrigação social: “Tivemos uma perda de receita na ordem dos 500 mil euros [devido à isenção e redução de taxas], mas o mais importante foi aquilo que ganhámos com uma nova empresa e com os postos de trabalho. Entendemos que valia muito a pena ir até às últimas consequências para salvar a marca”, justificou Eduardo Vítor Rodrigues, no final da cerimónia que marcou o arranque da laboração na Valadares.

CERÂMICA VALADARES VOLTA A PRODUZIR

Page 9: Revista Municipal | Março 2015

REVISTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA | Nº3 | MARÇO DE 2015

9

A Cerâmica de Valadares reinicia a produção após um processo de liquidação que durou dois anos. O sistema financeiro e a Segurança Social eram os dois principais credores da Valadares, passando agora a exploração da marca para a nova empresa ARCH.

“O novo projeto é credível e recupera uma empresa com um saber fazer de mais de 90 anos. A Segurança Social acompanhou o processo e viabilizou o acordo de credores”, salientou Agostinho Branquinho, secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social.

A empresa tem agora o mercado internacional como prioridade, sendo expectável que até ao quinto mês de trabalho as exportações atinjam os 25 por cento da produção total.A construção de um museu dedicado à cerâmica e a articulação com escolas e universidades são pontos fortes do novo projeto. “A empresa vai dedicar-se a produtos de média e alta gama, com um teor técnico maior e com um projeto internacional muito ambicioso”, revelou Henrique Barros, Administrador da ARCH Valadares.

Page 10: Revista Municipal | Março 2015

REVISTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA | Nº3 | MARÇO DE 2015

10

JULGADO DE PAZ COM NOVAS INSTALAÇÕES NO CENTRO DO MUNICÍPIO

O Julgado de Paz de Vila Nova de Gaia mudou de instalações, ocupando o último piso da antiga Casa da Juventude, agora denominada Forum de Cidadania e Juventude, junto ao Jardim Soares dos Reis. O novo espaço resolve o problema da falta de condições e de dignidade das antigas instalações, em Pedroso, e garante a aproximação e democratização da Justiça.

“O município não podia continuar a afirmar a sua prioridade no domínio da justiça mantendo uma situação que era incómoda para todos com o Julgado de Paz existente, sem condições, sem acessibilidades, com dificuldades de funcionamento do quotidiano”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues, reafirmando a necessidade e o esforço para encontrar uma solução: “Tínhamos a obrigação de resolver o problema de forma coordenada, trazendo o Julgado de Paz para uma zona mais nobre, com excelentes acessibilidades, que permitisse dignificar o espaço e democratizar o acesso à Justiça”.

A instalação do Julgado de Paz no Fórum de Cidadania e Juventude, que resultou na requalificação daquele equipamento municipal, representa também um importante passo na valorização do espaço e da área envolvente. “Neste momento, o que tentamos fazer é uma integração de valências ligadas à juventude, com uma componente de formação e, simultaneamente, assumindo este espaço privilegiado para um centro de cidadania e um Julgado de Paz, para além da afirmação da democracia na sua plenitude por vida da justiça”, afirmou o autarca.

CONTACTOS E HORÁRIOForum de Cidadania e Juventude (Antiga Casa da Juventude) | Rua Marquês Sá da Bandeira (junto ao Jardim Soares dos Reis)Tel.: 227 839 245 / Fax: 227 839 247 | Endereço eletrónico: [email protected] Horário: 2ª a 6ª feira: das 9h00 às 17h00

Page 11: Revista Municipal | Março 2015

PRESIDÊNCIAS ABERTAS PASSARAM POR PEDROSO, CRESTUMA, S. FÉLIX DA MARINHA E SERZEDOA situação do parque escolar de Pedroso, do Monte Murado e da Feira dos Carvalhos constituem prioridades para o Município de Gaia, que dedicou uma presidência aberta àquela freguesia que, na opinião de Eduardo Vítor Rodrigues, apresenta enormes desequilíbrios: “Há obras megalómanas que não estão ao serviço das instituições, como é o caso do Estádio Jorge Sampaio, e há escolas ao abandono e que apresentam problemas muito sérios para resolver”, lamentou.

A requalificação e valorização do Monte Murado e da Feira dos Carvalhos são objeto de resolução urgente. O espaço verde, cuja propriedade é dividida entre o Município de Gaia e a Confraria da Senhora da Saúde, já foi intervencionado pela união de freguesias, ao nível dos passeios e do arvoredo, mas Eduardo Vítor Rodrigues pretende aprofundar as intervenções e devolver o Monte Murado ao usufruto da comunidade. Quanto à Feira do Carvalhos, a resolução aponta para a criação de um calendário de iniciativas e atividades culturais que acompanhem a dinamização, a reabilitação e a disciplina deste espaço de vendas ambulantes.

A Presidência Aberta passou, também, pela empresa Irmãos Mota. À noite, na sede da Junta de Freguesia, foi realizada uma sessão pública, onde Eduardo Vítor Rodrigues assumiu compromissos relativos às questões colocadas pelos cidadãos e representantes das instituições. A requalificação da Feira dos Carvalhos e da Senhora do Monte, bem como a valorização do parque escolar, foram as principais reivindicações a que o autarca respondeu com o ponto de situação dos respetivos projetos em curso.

Page 12: Revista Municipal | Março 2015

REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR DE SÃO FÉLIX DA MARINHA

REABILITAÇÃO DA REDE VIÁRIA E DE EQUIPAMENTOS EM CRESTUMA

A reabilitação do parque escolar é uma prioridade em São Félix da Marinha. Eduardo Vítor Rodrigues visitou escolas da freguesia, como a EB1 da Granja e a EB1/JI de Moinhos, esta última ainda sem quadros interativos. “Queremos, a partir do próximo ano letivo, criar iguais condições de aprendizagem aos alunos”, salientou.

Requalificação da rede viária, valorização da frente de rio e reforço da coesão social são as principais apostas do presidente da Câmara Municipal para a freguesia de Crestuma. “Precisamos de reabilitar a rede viária, a rede de equipamentos sociais e, ainda, apostar no projeto «Encostas do Douro», que visa a requalificação da frente de rio. Há muito trabalho a fazer numa perspetiva de ver o concelho como um todo, para que se possa verdadeiramente falar de coesão social”, salientou Eduardo Vítor Rodrigues no final da visita de trabalho.

“Recuperar as estradas que já existem é bem mais importante do que construir novas vias. É a principal necessidade da freguesia”, referiu Manuel Azevedo, presidente da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma.

A presidência aberta começou com uma visita aos Bombeiros Voluntários de Crestuma, seguindo-se o Centro Infantil de Crestuma, a Urbanização da Marroca e o Clube Náutico de Crestuma. À noite, na reunião pública na sede da Junta de Freguesia, o presidente da Câmara esclareceu questões relacionadas, designadamente, com os apoios concedidos aos clubes desportivos e com o funcionamento das AEC – Atividades de Enriquecimento Escolar.

REVISTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA | Nº3 | MARÇO DE 2015

12

Feira dos Carvalhos

Page 13: Revista Municipal | Março 2015

A visita de trabalho encerrou no Hotel Solverde, com o qual o Município quer trabalhar em rede para dinamizar a orla marítima. “Trata-se de um hotel que é uma marca do concelho, com um potencial enorme e uma extensão da marca “Porto”. Esta visita pretende dizer que Gaia tem muito empenho na criação de parcerias para valorizar a economia”, explicou o autarca.

A rede viária é também uma prioridade e a Junta de Freguesia pretende melhorar as estradas secundárias. “Para quem entra da A29 para o interior, as estradas estão um bocadinho aquém daquilo que se pretende. Todavia, tudo tem melhorado fruto de um trabalho conjunto com a Câmara Municipal. Mas queremos melhorar ainda mais”, destacou Carlos Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Félix da Marinha.

A presidência aberta terminou com uma reunião pública na sede da Junta de Freguesia, onde o presidente da Câmara Municipal respondeu às questões da população, designadamente sobre a continuidade da reabilitação da rede viária e da orla marítima, instalação de quadros interativos em todas as escolas e ao apoio às IPSS.

O mau estado das estradas de Serzedo prejudica a vida das empresas sediadas na freguesia. Neste sentido, Eduardo Vítor Rodrigues pretende reabilitar as vias secundárias e facilitar a vida ao tecido empresarial. “Temos acessibilidades muito condicionadas, com ruas antigas e estreitas. A rede viária do Município é muito má. Precisamos de criar condições de acessibilidades e de infra-estruturas”, salientou.

A presidência aberta em Serzedo passou também pela EB1 do Curvadelo. “Fazemos esta visita numa lógica de análise e de constatação de problemas. Há situações de infra-estrutura que é necessário resolver”, explicou o autarca.João Morais, presidente da União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, defendeu também que “há carências económico-sociais que é necessário resolver. Estamos muito atentos a todas as situações que nos aparecem no atendimento público”, acrescentou.

O executivo camarário visitou ainda as empresas Alfatubos e Daniel José Morais, SA. Na reunião pública, que decorreu na sede da união de freguesias, Eduardo Vítor Rodrigues respondeu às questões da população e, à semelhança do que aconteceu nas outras freguesias visitadas, apresentou os resultados do primeiro ano de mandato, marcado por um esforço de regularização da dívida – um passivo que ascendia a 318 milhões de euros e foi reduzido em 32,8 milhões de euros, permitindo a “fuga” ao Fundo de Apoio Municipal e a apresentação de candidaturas ao próximo Quadro Comunitário de Apoio.

ESTRADAS PARA RENOVAR EM SERZEDO

Page 14: Revista Municipal | Março 2015

GAIURB DISTINGUIDAPELO PROJETO NOPAPER

A Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM foi distinguida com o selo «Smart Project for Smart Cities», atribuído pela primeira vez pela INTELI – Inteligência em Inovação, Centro de Inovação, depois de ter candidatado o projeto «Nopaper» ao concurso promovido por aquela entidade especializada em sistemas para cidades inteligentes.

Desenvolvido pela Gaiurb – em parceria com uma empresa nacional, a PH – Informática e Micro Sistemas, S.A, – o «NoPaper» consiste numa visão desmaterializada de todo o processo de licenciamento urbanístico, desde a fase provisória de verificação de instrumentos de gestão territorial até à conclusão de obra, com a participação de todos os atores envolvidos no processo. Funcionando como um ecossistema digital, “este projeto foi idealizado tendo por objetivo conceder agilidade, transparência e eficiência à relação dos promotores, técnicos e particulares com os serviços municipais, através de uma relação desmaterializada de todo o processo administrativo”, explica Daniel Couto, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb.

O «NoPaper» é dirigido aos munícipes de Vila Nova de Gaia, técnicos urbanísticos, autarquias e colaboradores, entidades externas, empreiteiros, utilizadores finais e toda a população em geral e foi concebido para processos de licenciamento e fiscalização urbanística relativos a este concelho, podendo ser utilizado a partir de qualquer ponto geográfico do território nacional ou internacional.

Aliás, “a Gaiurb está em vias de instalar este sistema não só em outros concelhos portugueses, mas também em Angola, mais concretamente nos municípios de Cazenga e Sambizanga, em Luanda, um território que integra mais de 2,5 milhões de habitantes. Uma prova não só da eficácia e dos benefícios deste projeto, mas também da confiança de outros municípios, nacionais e internacionais, no know how adquirido pela Gaiurb nestas matérias”, conclui.

14

Page 15: Revista Municipal | Março 2015

O Nó dos Carvalhos vai ser reformulado, graças a uma obra que a adaptará às necessidades de emergência dos Bombeiros Voluntários e da própria comunidade. A par da empreitada de alargamento da A1 até Santo Ovídio, o Município de Gaia vai construir naquela zona uma rotunda e melhorar as acessibilidades. Trata-se da maior obra rodoviária em curso na Área Metropolitana do Porto, em termos de reabilitação.

“Muito mais do que resolver um problema de trânsito, estamos a resolver um problema de acessibilidade ao quartel dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos e, ao mesmo tempo, a aproveitar a oportunidade da grande obra de alargamento da A1 para conseguir integrar esta nova empreitada e valorizar a dinâmica da mobilidade no próprio concelho”, explica Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.

A construção da rotunda deverá iniciar dentro de quatro meses e estará concluída até ao final do ano, numa obra que representa um investimento de 700 mil euros, enquanto a totalidade da empreitada em curso na A1 ascende a 25 milhões e deverá estar concluída em 2016.

A ideia de nova centralidade, alavancada pelo Município de Gaia, segundo Eduardo Vítor Rodrigues, traduz opções de investimento na rede viária secundária e em obras paradas, de que é exemplo a Piscina de Pedroso, inaugurada em Março. De resto, no concelho, 12 obras que se encontravam paradas já foram dinamizadas.

NOVA ROTUNDA VAI NASCER NOS CARVALHOS

Para Eduardo Vítor Rodrigues, esta obra vem “valorizar a dinâmica da mobilidade no próprio concelho”

Page 16: Revista Municipal | Março 2015

A Piscina Municipal Aurora Cunha, localizada em Pedroso, está já em pleno funcionamento. A obra, no valor de 1.445 milhões de euros, ficou concluída no final de 2014 e tem uma área de cerca de seis mil metros quadrados.

“Apesar de esta ser uma zona do interior do concelho, estamos perante um polo de desenvolvimento desportivo de excelência. Veja-se que, em Pedroso, temos equipamentos desportivos com enormes potencialidades, sendo esta piscina municipal o reforço das estruturas já existentes. Iremos criar – já no próximo ano letivo – o programa «Natação para Todos», que vai permitir a todas as crianças do 1.º ciclo frequentarem gratuitamente aulas de natação”, garantiu Eduardo Vítor Rodrigues na inauguração do equipamento.

Para além do executivo camarário, a cerimónia contou com a presença da homenageada Aurora Cunha, que se mostrou honrada por ver o seu nome associado a esta estrutura , de elementos da Federação Portuguesa de Natação e de representantes do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Implantado nos terrenos a poente das instalações do Estádio de Futebol Dr. Jorge Sampaio, este equipamento é constituído por uma nave principal – onde se inserem as piscinas – e por um bloco secundário, destinado aos serviços de apoio. Os dois tanques existentes – com dimensões distintas – têm como finalidade a prática de competição, mas também o recreio e a aprendizagem e adaptação ao meio aquático pelos mais novos.

INAUGURADA EM PEDROSO A PISCINA AURORA CUNHA

REVISTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA | Nº3 | MARÇO DE 2015

16

A «Natação para Todos» é uma nova componente do programa «Gai@prende +» que permitirá a todas as crianças do 1.º ciclo frequentarem gratuitamente aulas de natação”

Page 17: Revista Municipal | Março 2015

OS JOGOS JUVENIS ESTÃO DE VOLTA

Depois de vários anos de interregno, estão de volta os Jogos Juvenis de Gaia, que se somam às outras atividades já desenvolvidas, desde o início deste ano lectivo, no âmbito do «Gai@prende +». Um projeto que o atual presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, assumiu querer voltar a organizar. “A Câmara de Gaia aposta muito na formação desportiva, desde logo a partir das escolas. Os Jogos Juvenis são fundamentais para esta formação e para o envolvimento dos jovens, das freguesias e das diferentes instituições num objetivo único, que é a prática de desporto”, defende o autarca.

Os Jogos Juvenis envolvem sete modalidades – andebol de 5 e de 7, atletismo, futebol de 5 e de 7, ginástica e ténis de mesa – e realizam-se em duas fases. A primeira arrancou já (Março e Abril) e decorre a nível das freguesias; a fase final, já a nível concelhio, terá lugar em Junho, com as jornadas finais agendadas para 6 e 13 de Junho no Estádio Municipal da Lavandeira e no Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Gaia.

Esta competição destina-se a todos os jovens nascidos entre 2003 e 2007, cabendo às juntas de freguesia indicar à Câmara Municipal em que modalidades vão participar e organizar os torneios locais. O projeto envolve ainda, diretamente, os estabelecimentos de ensino públicos e privados, as coletividades, os clubes e as associações.

No final, além dos troféus e medalhas atribuídos, haverá também um troféu «fair-play», que será atribuído à junta de freguesia ou união de freguesia que se destacar com base no comportamento dos seus representantes.

ESTA COMPETIÇÃO DESTINA-SE A TODOS OS JOVENS NASCIDOS ENTRE 2003 E 2007, CABENDO ÀS JUNTAS DE FREGUESIA INDICAR À CÂMARA MUNICIPAL EM QUE MODALIDADES VÃO PARTICIPAR

Page 18: Revista Municipal | Março 2015

VIA DA MISERICÓRDIA

Obras Municipais

EMPREITADA EXECUTADA No sentido de promover a mobilidade do seu centro urbano e histórico, o Município de Vila Nova de Gaia desenvolveu um conjunto de acções, com vista a novas acessibilidades, criando uma rede viária urbana devidamente hierarquizada e fomentado a mobilidade, com objectivo de aumentar, significativamente, a circulação de transportes de pessoas e bens. Foi com base nestes princípios que a Circular do Centro Histórico foi projetada. Se por um lado se pretendia potenciar o centro histórico articulando-o como um único património arquitectónico e histórico, por outro esperava-se a resolução de um constrangimento singular nos cascos urbanos antigos, que se evidencia na sua estrutura radial, no caso, partindo da margem do rio Douro à cota baixa e ascendendo, no sentido norte-sul para uma cota mais alta onde se situa a infra-estrutura ferroviária da Linha do Norte, atualmente concessionada à REFER, sem ligações transversais que possibilitem a necessária fluidez de tráfego.

Com esta intervenção estabeleceu-se ao fecho da Circular do Centro Histórico promovendo-se a ligação do troço da Via Rosa Mota já construído à Rua General Torres, também agora requalificado.

Esta intervenção integrou-se pela ligação rodoviária entre as Ruas Serpa Pinto, Choupelo e General Torres e assentou no alargamento do viaduto existente sobre a rua Cândido dos Reis que comporta a plataforma ferroviária da Linha do Norte. Esta ligação em viaduto tem uma extensão aproximada de 160 ml, tendo-se adotado um perfil transversal com uma faixa de rodagem de 7,00 metros de largura, com dois sentidos e passeio com 2,50 metros de largura, com a entrega nos pavimentos já existentes, com a reformulação do entroncamento com a Rua General Torres, com a construção de uma rotunda, e da entrada do parque de estacionamento da REFER.

REVISTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA | Nº3 | MARÇO DE 2015

18

A obra foi concluída em julho de 2014

Page 19: Revista Municipal | Março 2015

CASA MUSEU TEIXEIRA LOPES

Equipamentos de Gaia

Localizada no centro de Vila Nova de Gaia, a Casa-Museu Teixeira Lopes está instalada num edifício oitocentista onde se juntavam a casa e o ateliê de António Teixeira Lopes (1866-1942). Porque uma casa é sempre o espelho de quem nela mora, aqui podemos conhecer a personalidade, os gostos e os hábitos de um dos maiores escultores portugueses de todos os tempos.

Para além da surpreendente produção artística do mestre, este espaço alberga um espólio riquíssimo de artes decorativas (com coleções de mobiliário, cerâmica, têxteis, vidros, ourivesaria, entre outras) e um núcleo significativo de pintura portuguesa com obras de Alfredo Keil, António Carneiro, António Ramalho, Aurélia de Sousa, Domingos Sequeira, Henrique Pousão, João Vaz, José Malhoa, Silva Porto, Sousa Pinto, Vieira Lusitano, Vieira Portuense, entre outros.

A Casa Museu Teixeira Lopes é composta por duas unidades complementares: a casa que foi de Teixeira Lopes e se mantém musealizada, de acordo com a tipologia de Casa Museu; e as Galerias Diogo de Macedo, em edifício anexo, de construção mais recente, inauguradas em 1975, no decorrer da doação de grande parte da obra coleção deste artista à Câmara Municipal de Gaia.

A exposição permanente patente nas galerias apresenta ao público a obra do escultor Diogo de Macedo (1889-1959), que inclui os seus trabalhos escultóricos bem como a sua produção no campo do desenho e da pintura. Diogo de Macedo reuniu ao longo da sua vida uma extraordinária colecção de arte, onde se destacam obras de Abel Manta, Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso, Carlos Botelho, Dórdio Gomes, Eduardo Viana, Júlio Pomar, Mário Eloy, entre outros. Rua Teixeira Lopes, 32 | 4400-164 Vila Nova de Gaia

Horários: Terça a sexta: 9h00 às 17h00 | Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00 (encerra ao público à segunda-feira e feriados de 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 1 de Maio, 24 de Junho, e 25 de Dezembro) Entrada gratuita

Page 20: Revista Municipal | Março 2015

GAIA UM CONCELHO COM MAIS OPORTUNIDADES