revista news - edição março 2011

52

Upload: jornal-morato-news

Post on 01-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Segunda Edição da Revista News, de Francisco Morato, comemorando os 46 anos de emancipação do municipio

TRANSCRIPT

Page 1: Revista News - Edição Março 2011
Page 2: Revista News - Edição Março 2011

Amigos, a primeira edição da Revista News surpreendeu a todos, inclusive a toda Equipe do Grupo News de Comunicação, que ficou surpre-so com o impacto e aceitação de nossa revista. Isso prova a real necessida-de desta mídia de comunicação. Queremos agradecer a Deus em primeiro lugar, bem como a todos os comerciantes, amigos e lideranças políticas da nossa região. Nosso muito obrigado pelo apoio e incentivo. Como diz o dito popular; “ O que é bom , tem que continuar”, por isso queremos apresentar a 2º Edição da Revista News. Nesta edição o des-taque fica por conta do 46º Aniversário de Emancipação Político-Adminis-trativa da Cidade de Francisco Morato, resgataremos através de fotos iné-ditas e surpreendentes, um pouco da história desta tão acolhedora cidade. Queremos prestar agradecimentos especiais a alguns entusiastas deste feitos verdadeiros apaixonados por Francisco Morato e sua história. Ao Senhor Heitor Hartmman, ilustre amigo desta cidade que a acompanha desde sua fundação, tendo tido participação direta no movimento político da cidade, chegando ao posto de vereador, ao Sr. Valdir Martins, grande moratense que teve o privilégio de ser o segundo prefeito de nossa cidade por seis anos, ambos proprietários das fotos antigas desta edição. Ao Sr. José Car-los Palmieri, membro ativo desta comunidade, que, desde de sua juventude atua em diversas funções publicas sempre preocupado com o crescimento de nossa cidade, e hoje é o atual Gerente Municipal de Francisco Morato, e nos ajudou na organização do movimento histórico de nossa edição, ao Dr. Milton Nicodemo pelas sábias dicas, e, claro, ao Sr. Prefeito Municial José Aparecido Bressane, conhecido politicamente como Zezinho Bressane, nossos agradecimentos. Enfim todos os nossos patrocinadores, incentivadores e colaboradores. O Grupo News parabeniza a cidade de Francisco Morato e seu povo, e se sente honrado de fazer parte desta história.

Gupo News de Comunicação.

Agradecimentos

Telefones:(11) 2814-5110, (11) 9722-4220(11) 9920-5110e-mail: [email protected]:jornalnews.kit.netColunista Social:Donato Mililo - (11) 9661-3003Fotografo:Luiz CarlosDiretor Comercial:Severino do Ramo

Departamento Jurídico: DRº Cassiano

Jornalista Responsável: João Antonio De SouzaMtb 23348-RJ

Diagramação: Pastor Daniel Marcos(11) 7886-0430 Id 93*1334

Idealização, Elaboração e Criação Severino Do Ramo

Endereço: Rua José Pereira Da Silva Nº 82 Jardim Nova Belem Francisco Morato - Cep: 07909050CNPJ: 10.699.501-61

02

Severino do RamoDireção do Projeto

Pr.Daniel MarcosDiagramação & Desing

Page 3: Revista News - Edição Março 2011

Parabéns Moratenses

Prefeito José Aparecido Bressane

Parabéns minha cidade pelos seus 46 anos. Pa-rabéns meu povo amigo, por fazer esta cidade crescer a cada dia. Esta cidade querida onde vi-vemos, trabalhamos , estudamos, criamos nos-sos filhos para um futu-ro melhor e que esta em pleno desenvolvimento. Por isso temos um imen-so prazer em trabalhar por esse povo. Amigo, a fim de tornar Francis-co Morato uma cidade melhor e mais digna a

cada dia .Parabéns, Francisco Morato,

Parabéns, povo de Francisco Mo-

rato.

03

Page 4: Revista News - Edição Março 2011

04

Page 5: Revista News - Edição Março 2011

05

Page 6: Revista News - Edição Março 2011

06

Page 7: Revista News - Edição Março 2011

07

Page 8: Revista News - Edição Março 2011

08

Page 9: Revista News - Edição Março 2011

09

Page 10: Revista News - Edição Março 2011

10

Page 11: Revista News - Edição Março 2011

11

Page 12: Revista News - Edição Março 2011

12

Page 13: Revista News - Edição Março 2011

13

Page 14: Revista News - Edição Março 2011

De Vila Belém a Francisco Morato

Popularmente conhecido como Zezi-nho Bressane, tem 51 anos, é casado com a dentista Sônia Bressane, com quem tem três filhas, e mora em Fran-cisco Morato há 48 anos.Formado em engenharia elétrica em 1982, fez curso de pós-graduação em Desenho Urbano e Gestão de Cidades, na PUC-Campinas, em 2002, e fre-qüentou o curso de MBA em Gestão Administrativa na Fundação Getúlio Vargas, em 2005.Zezinho trabalhou durante muitos anos como comerciante, ao lado de sua mãe, dona Laura e seu pai, senhor Al-

cides (falecido), no Centro de Francis-co Morato. Por conta disso ficou, co-nhecido pela sua simpatia e atenção às pessoas.Na política, Zezinho foi eleito vice-pre-feito em 1997 e, com o afastamento do prefeito na época, assumiu a prefeitura de Morato pela primeira vez em maio de 1998. Bressane ficou, então, dois anos e meio à frente da administração municipal. No ano 2000, ZezinhoBressane foi reeleito com 69% dos vo-tos válidos. Reeleito segue à frente da administração municipal, desde janei-ro de 2009.

Prefeito José Aparecido Bressane

Antonio Calado Helio GomesVICE - PREFEITO PRESIDENTE DA

CÄMARA

“Nós sabemos as expectativas da popu-lação, principalmente depois de ver o município ficar paralisado durante qua-tro anos. Mas, temos certeza que não de-cepcionaremos aqueles que confiaramem nós e vamos continuar trabalhando para conquistar aqueles que não acredi-tam. Para isso contamos com os verea-dores que têm nos apoiado em nossos projetos e queremos contar também com todos os munícipes que sonham com uma cidade melhor mais próspera emais humana.2011 iniciou-se de modo desafiador, muitas foram as calamidades que nos afetaram. Mas, seguimos em frente, de cabeça erguida. NÓS CONFIAMOS EM DEUS.”Parabéns, Francisco Morato, 46 anos de lutas e conquistas.

José Aparecido BressanePrefeito Municipal

14

Page 15: Revista News - Edição Março 2011

• De Vila Belém a Francisco MoratoNascia, portanto, há exatos 46 anos, a cidade de Francis-co Morato.Com aspecto de típica ci-dade do interior, com casas simples; ruas de terra, fre-qüentadas por charretes e carroças; com sua geografia acidentada, cheia de morros e desníveis e com uma pe-

quena população (cerca de 5.000 pes-soas, segundo pesquisas da época), que ainda dependia de Franco da Rocha para se desenvolver. Mas a cidade cres-ceu. E se tornou ponto de referência na região. Ao compararmos a outros tempos a cidade em que vivemos hoje, podemos notar que houve um desenvo lvimento expressivo, tanto em sua po-pulação, quanto em sua extensão terri-torial.

Para resgatar um pou-co a memória histórica da cidade acompanhe nas páginas seguintes a evolução que o mu-nicípio experimentou nestes 46 anos de exis-tência.

Viagem Inalgural da ferrovia

1º - Escola de Francisco Morato

15

Page 16: Revista News - Edição Março 2011

• O homem que deu seu nome ao municípioFrancisco Antônio de Almeida Morato

É bem possível que Francisco Antônio de Almeida Morato nunca tenha visitado o local que se transfor-mou na cidade que tem seu nome, pois o paulista nascido em 17 de outubro de 1868, em Piracicaba, morreu em 21 de maio de 1948, portanto, 17 anos antes de a cidade elevar-se à categoria de mu-nicípio. A sugestão foi dada pela Facul-dade de Direito do Largo São Francis-

co, onde o professor Francisco Morato havia lecionado. A recomendação foi acolhida pela Câmara Municipal de Franco da Rocha e o distrito de Francisco Mora-to emancipou-se políticoadministrati-vamente no dia 21 de março de 1965. Depois de um plebiscito realizado no distrito e aprovado pela Assembléia Le-gislativa do Estado.

Tudo começou com um pequeno lugarejo in-crustado na Serra de Botujuru denominado como Vila Bethlém. O local era sede da Companhia Fazenda Be-lém, empresa associada da The São Paulo Railway CO, empreendimento formado em 1858 por capitais britâ-nicos e brasileiros e tinha o objetivo de construir uma ferrovia entre as cidades de Santos e Jundiaí. A mesma ferrovia que trouxe os primeiros mo-radores possibilitou que a pequena estação de abaste-cimento se transformasse numa grande cidade. De Be-lém a Francisco Morato.

• Como se deu o desenvolvimento da cidade

16

Page 17: Revista News - Edição Março 2011

• A cidade nasceu e cresceu, às margens da ferrovia

Evolução Consultando-se os dados da história da região pode se perceber o seguinte desenvolvimento: final do século XVI, aproximadamente 50 anos após a fun-dação de São Paulo em 1554, os primi-tivos colonos portugueses e espanhóis vítimas de pessoas de uma mesma re-gião, habitantes das terras, já tinham caçado, trucidado em guerras contínu-as, que os expulsou para as serras dos Cristais, Botujuru e Morro do Juqueri. O marco desta ocupação é a capela da Nossa Senhora do Desterro.

· Colonizadores

No início deste século vários coloniza-dores vieram a Francisco Morato, entre elas destacaram-se as famílias: Martins, Lupianhes, Garcia, Altamirano, Brado, Bernarde, Oliveira, Lazarine, Scalet, Klemes, Ryan, entre outras. Entre os

migrantes, ressaltaram-se John An-tony Ryan e Gerônimo Cayetano Gar-cia, administradores da antiga Fazen-da Belém.

17

Page 18: Revista News - Edição Março 2011

No

ss

os

Pre

feit

os

18

Page 19: Revista News - Edição Março 2011

Heitor Hartmman, ex-vere-ador um dos fundadores da cidade.

Valdir Antonio Martins, o segundo prefeito da cidade, dentre outras funções ocupou por várias vezes o cargo de Chefe de Gabinete de Morato.

Galeria de Fotos AntigasO Grupo News de Comunicação agradece aos Senhores Heitor Hartmann e Valdir Antônio Martins pela cessão das fotos antigas que tanto contribuiram para o resgate da memória histórica de nossa edição.

19

Page 20: Revista News - Edição Março 2011

Nossa Gente20

Desfilando jovens do E.C. Progresso Desfile Civico

Campo de Bocha, onde hoje é o C.I.C, na época Campo de Vera Cruz

Page 21: Revista News - Edição Março 2011

Nossos Atletas21

Na foto ao lado a equipe de Fut-Sal da Prefeitura Municipal no

C.S.U em 1980

Em pé da direita para esquerda

Felix LupianhesEmilioPalmieriNenêMarquinhos

Agachados da direta para esquerda

MoacirCinarEilorValdirGilson

Page 22: Revista News - Edição Março 2011

Na foto ao lado reunião no E.C. Progresso, que mui-to além de ser usa-do para atividades desportivas também servia de local de reuniões da Fazenda Belém. Nesta foto a reunião trata da emancipação do municipio.

22

Page 23: Revista News - Edição Março 2011

Esperando o trem em 1954Na foto ao lado trem saindo com destino a São Paulo da Estação Belém

Antes da Construção do Viaduto, o único meio de chegar a Vila Espanhola era passan-do pela passagem de nivel, conhecida com Ponte Seca, detalhe, só cabia o ônibus.

23

Page 24: Revista News - Edição Março 2011

24

Estas fotos e a foto da capa, foram conseguidas através de contato com o escritor do livro: SPR - MEMÓRIAS DE UMA INGLESA, Sr. Paulo Augusto Mendes, nosso muito obrigado.

Estação Belém - Francisco Morato

Page 25: Revista News - Edição Março 2011

25

Page 26: Revista News - Edição Março 2011

26

Page 27: Revista News - Edição Março 2011

27

Page 28: Revista News - Edição Março 2011

28

Page 29: Revista News - Edição Março 2011

29

Page 30: Revista News - Edição Março 2011

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PARA APOSENTADOS, PENSIONISTAS E FUNCIONÁRIOS DE EMPRESA CONVENIADA

COM A CAIXA.

CONSULTE-NOS!

WEAG CORRESPONDENTE BANCÁRIO NEGOCIAL

Convênio: 000270075

Av. Profº Carvalho Pinto, 220 – Sala 1 - Caieiras – SP Tels.: (11) 4605-3121 / 4445-4946 (11) 9732-5211 / 9813-9799

MERCADOPINHEIRO

Parabenizo Francisco Morato e seus municipes

pelos seus 46 anos de emancipação-politica e

administrativa

30

Page 31: Revista News - Edição Março 2011

31

Page 32: Revista News - Edição Março 2011

32

32

Page 33: Revista News - Edição Março 2011

33

Page 34: Revista News - Edição Março 2011

34

Page 35: Revista News - Edição Março 2011

35

Page 36: Revista News - Edição Março 2011

36

Page 37: Revista News - Edição Março 2011

37

Page 38: Revista News - Edição Março 2011

38

Page 39: Revista News - Edição Março 2011

CLÍNICA DE ORTODONTIA

APARELHOS FIXOSE REMOVÍVEIS

UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS ALTAMENTE ESPECIALIZADOS AGUARDA VOCÊ!

UM SORRISO

BONITOFAZ TODA A DIFERENÇA!

Fone (11) 2821-9898R. Otavio Mendes, 27 - Sala 3Centro - Francisco Morato - SP

Horário de atendimento - (2a a 6a) 8:30 às 12:00 h e 13:00 às 17:30h - (Sábado) 8:00 às 14:00h

RESP

ONSÁ

VEL

TÉCN

ICA

DRA.

FER

NAND

A GI

OVAN

INI P

OLON

IATO

- CR

O 91

678

ANUNCIO 1/2 PAG.indd 1 10/03/11 18:50

39

Page 40: Revista News - Edição Março 2011

Ruas Pavimentadas em 2 Anos de Mandato

2009/2010.

Rua: Adão Manoel da Silva (Parcial) Bairro: Jd. Olga Rua: Luiz XV Bairro: Nossa Senhora AparecidaRua: Eça de Queiroz, Bairro: Jd. São JoãoRua: 17, Bairro: Vassouras Rua: Minas Gerais (Parcial), Bairro: Parque 120Rua: 14 (Parcial), Bairro: Vassoura IRua: D, Bairro: Jardim EsperançaRua: Alan Kardek, Bairro: Jd. São JoãoRua: B, Bairro: Jardim EsperançaRua: C, Bairro: Jardim Esperança

Indicações para Pavimentação em 2011.

Rua: Senegal, Bairro: Chácara Santo AleixoRua: 14, Bairro: Jd. SilvaRua: Buriti, Bairro: Vila Capoa Rua: Paraíba (Parcial), Bairro: Parque 120

+ ASFALTO.Ao longo deste Mandato o

Vereador Liro vem fazendo indicações e realizando varias OBRAS em nosso município.

Nos dias 15 e 16 de Fevereiro de 2011 o Prefeito Zezinho Bressane atendendo a indicação do Vereador LIRO concluiu a PAVIMENTAÇÃO das RUAS F e G do Jardim Nova Esperança.

Com isso finalizando um total de 5 Ruas asfaltadas neste Bairro ( B, C, D, F e G) , o Vereador LIRO parabeniza e agradece os moradores do bairro por terem confiado em seu trabalho.

AGRADECIMENTO

Os Moradores da Rua Aracaju do bairro Parque 120 agradecem ao Vereador Liro e ao Prefeito Zezinho Bressane por iniciar o MURO DE ARRIMO e a manutenção da Rua, pois a mesma estava intransitável devido à erosão causada pela chuva.

FIQUE SABENDO DE ALGUMAS OBRAS E INDICAÇÕES DO VEREADOR LIRO.

Ruas que estão em processo final de

Pavimentação asfáltica.

Rua: São Miguel, Bairro: Santa RosaRua: São Lucas, Bairro: Santa RosaRua: Nossa Senhora da Conceição, Bairro Santa RosaRua: F, Bairro: Jardim EsperançaRua: G, Bairro: Jardim Esperança

Indicações para construções de praças.

*Rua: Céara com a Av: Princesa Izabel no Bairro: Parque 120;

*Rua: Das Orquídeas em Frente ao nº 302 no Bairro: Belém Capela;

*Rua: Dias Gomes com a Rua Alexandre Grambel no Bairro: Jardim São ;

*Rua: 4 com a Rua 3 no Bairro: Jardim Arpoador;

Agradecimentos

Os moradores da Rua Minas Gerais localizada no Bairro Parque 120 agradecem ao Vereador Liro e o Prefeito Zezinho Bressane pela construção do MURO DE ARRIMO e a PAVIMENTAÇÃO da rua.

Ver. Liro junto com os moradores

Obra Finalizada.

40

Page 41: Revista News - Edição Março 2011

41

Page 42: Revista News - Edição Março 2011

42

Page 43: Revista News - Edição Março 2011

43

Page 44: Revista News - Edição Março 2011

44

Page 45: Revista News - Edição Março 2011

45

Page 46: Revista News - Edição Março 2011

Temos Convênio com Funcionário Público

46

Page 47: Revista News - Edição Março 2011

47

Page 48: Revista News - Edição Março 2011

48

Page 49: Revista News - Edição Março 2011

49

Page 50: Revista News - Edição Março 2011

52

50

Page 51: Revista News - Edição Março 2011

51

Nós da Auto Ônibus Moratense Ltda, queremos dar os parabéns ao prefeito Zezinho Bressane, aos Vereadores e as autoridades constituidas em geral, juntamente com a população da cidade, pela passagem de mais um anivesário. Muito desses quarenta e seis anos estivemos de mãos dadas com o progresso e vislumbramos um futuro brilhante para nossa querida Francisco Morato.

Page 52: Revista News - Edição Março 2011