revista sabiá - pt

45
Revista online de arte brasileira um Junho de 2011 | Ano 1 | Edição 1 Magazine also available in English Revista disponible también en Español

Upload: sabiamagazine-art

Post on 09-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista digital de arte brasileira

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Sabiá - PT

Revista online de arte brasileira

um

Junho de 2011 | Ano 1 | Edição 1

Magazine also available in EnglishRevista disponible también en Español

Page 2: Revista Sabiá - PT

Depois de quase um ano de reflexão, benchmarking e desenvolvimento do conceito, é com orgulho que lançamos a primeira edição da revista Sabiá. Nosso objetivo é criar um espaço sem fronteiras para a arte contemporânea brasileira, buscando novos desafios e diferentes estilos artísticos a cada nova edição. Acreditamos que a tecnologia deve ser explorada também para reve-lar as mensagens expressas nos cadernos, telas, quadros e muros.

Nossa proposta foi cuidadosamente estudada e delineada para alcançar pa-drões excelentes, capazes de representar à altura os trabalhos que estarão nas páginas da revista. Em primeiro lugar, queremos dar destaque aos artistas atra-vés de sua arte. Cada um deles revela um aspecto diferente de nosso país e do modo de ser brasileiro, indo além - bem além - dos lugares-comuns que o Bra-sil ocupa no imaginário estrangeiro.

A revista Sabiá convida-lhe a descobrir novas interpretações da riqueza cultu-ral e social brasileira. Gostaríamos muito de receber suas sugestões e críticas para que possamos crescer e melhorar este espaço. Entre em contato conosco!

Por que “Sabiá”?

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é o pássaro nacional brasileiro. Ele canta suas melodias em todas regiões brasilei-ras, sendo encontrado nos mais variados ambientes, nas cidades pequenas ou nas metrópoles - assim como acontece com a arte brasileira. Sua presença é abundan-te também na música, literatura e outras manifestações artísticas brasileiras.

Editorial

facebook.com/revistasabiafacebook.com/sabiamagazinetwitter.com/revistasabiaflickr.com/revistasabia

Idealização e coordenação: Jonathas MelloEdição de texto: Luisa FreyRevisão: Cristina Ponzoni FreyDiego Velasquez | Sally Fuentes Colaboração: João Zanatta | Juliana SakaeLaura Daudén | Mariana BittencourtIlustração da capa: Marcella Tamayo

www.revistasabia.com.br

Page 3: Revista Sabiá - PT

um

© Todos os trabalhos contidos na revista são propriedade dos respectivos artistas e sua publicação foi autorizada exclusivamente para a Revista Sabiá. Não é permitido o uso das imagens com outros fins. Caso haja interesse, entre em contato com o artista.

Bruno Okada

Carlos Locatelli

Catarina Bessell

Diego Fagundes

Eliana Vieira

Felipe Arantes Silva

João Colagem

Luiz Gustavo Scharf - UECZ

Marcella Tamayo

Raimundo Britto

Rubens Scarelli - Rusc

0407101620232831343742

Page 4: Revista Sabiá - PT

São Paulo - São Paulo

4

“Tenho 23 anos e desde criança gosto muito de desenhar. O que me inspira é mais ou menos o mesmo desde então. Tenho um sentimento de nostalgia e admiração por um monte de coi-sas que assisti ou li durante minha infância, de programas de tv (como o Castelo Rá Tim Bum e tantos outros da TV Cultura) a peças de teatro, gibis e livros cheios de ilustrações. Esse senti-mento é o que tento passar adiante com o meu trabalho.”

Bruno Okadawww.brunookada.com

Page 5: Revista Sabiá - PT
Page 6: Revista Sabiá - PT
Page 7: Revista Sabiá - PT

7

“Madeiras são parte de minha vida. Nasci entre serrarias e madeireiras, numa civilização que engoliu a floresta. Do martelo e serrote, passei para o formão, presente de uma tia aos nove anos. Sou da era pré-plástico. Entalhei na juventude, esqueci na vida adulta. Voltei por necessidade: móveis para o casamento. Reencontrei a arte motivado por longos devaneios na praia, sobre o papel da Renascença em inibir a arte dos comuns. E pela psiquiatria, que recomendou um retorno ao passado em busca de prazer. Marcenarias, construções, praias e caçambas de entulho tornaram-se fornecedoras de matéria-prima. A referência veio da obra do artista plástico italiano Roberto Cippoloni. O trabalho parte do reuso e da reciclagem de ma-deira, numa visão crítica sobre a relação entre crescimento econômico e desperdício dos recursos naturais, sobretudo os provenientes da Floresta Amazônica. Skylines urbanos, desastres naturais, flores e florestas são os temas que me absorvem. Há ainda o fantasma de D. Quijote, do qual não consigo fugir, completan-do o trânsito aleatório entre o figurativo e o abstrato. Mas quase sempre não procuro retratar algo espe-cificamente. Apenas recorto peças para facilitar encaixes, colo, grampeio e prego compulsivamente, até cansar.”

Carlos Locatelliwww.flickr.com/clocatelliXaxim - Santa Catarina

Florianópolis - Santa Catarina

Page 8: Revista Sabiá - PT
Page 9: Revista Sabiá - PT
Page 10: Revista Sabiá - PT

10

Catarina Bessell é formada em Arquitetura pela Universidade de São Paulo. Apesar de arquiteta por formação, é ilustradora e designer. Tam-bém é colaboradora fixa aos domingos da coluna do caderno Mercado do jornal Folha de São Paulo e mensalmente ilustra as colunas Seções da revista Pesquisa Fapesp. Tem ilustrações publicadas em publicações bra-sileiras e internacionais e, no momento, é ilustradora da nova campanha publicitária da marca de lentes de contato CooperVision. Ela acredita que cada trabalho/texto/narrativa pede uma linguagem diferente e, por isso, experimenta constantemente novas técnicas. Ao invés de buscar um estilo pessoal, está sempre garimpando novos materiais e referên-cias para seus trabalhos. Atualmente, vive (e garimpa) em Berlim.

Catarina Bessellwww.catarinabessell.comSão Paulo - São Paulo

Berlim - Alemanha

Page 11: Revista Sabiá - PT
Page 12: Revista Sabiá - PT
Page 13: Revista Sabiá - PT
Page 14: Revista Sabiá - PT
Page 15: Revista Sabiá - PT
Page 16: Revista Sabiá - PT

16

Diego é formado em Arquitetura e Urbanismo e atua também como ilustrador. Integra o grupo NIMBU, que realiza trabalhos em arquite-tura, design, direção de arte, cenografia e web. Sua primeira exposição individual foi em 2009, intitulada “Tragédia misturada ao nada”. Em 2010, graduou-se em Arquitetura com o trabalho “Desvãos - imagens & imaginários da cidade-caixa”. A obra constituiu-se de uma série de intervenções de caráter artístico e efêmero no centro de Florianópolis, culminando em uma instalação no prédio de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Diego Fagundeswww.deusdachuva.com.brPorto Alegre - Rio Grande do Sul

Florianópolis - Santa Catarina

Page 17: Revista Sabiá - PT
Page 18: Revista Sabiá - PT
Page 19: Revista Sabiá - PT
Page 20: Revista Sabiá - PT

20

Eliana é fotógrafa de moda, publicidade, still e retratos. Seu interes-se pela imagem veio cedo, por incentivo da mãe, que estava sem-pre com uma câmera ou filmadora registrando os momentos em família.Formada em Publicidade e Propaganda, Eliana trabalhou em pro-dutoras de vídeo e em televisão. Interessada em aprimorar sua téc-nica, participou de cursos em outros estados, com fotógrafos de moda, como Bob Wolfenson, de fotografia de produtos, com Clicio Barroso e de retratos, com Marcos Rosa, editor da revista Caras. Participou também de diversos trabalhos de moda do fotógrafo Fábio Cabral.Colabora com as revistas Contigo!, Criativa, Vip, Catarina, Strass, Jor-nal Folha de São Paulo e atende agências de publicidade e de mode-los catarinenses. Agora, ela começa uma nova experiência, a foto-grafia de beleza - aqui em um ensaio exclusivo para a revista Sabiá.

Créditos:Beleza: Fabiane ArcoverdeModelo: Francine Amaral (Mega Model Sul)Tratamento de imagem: Vilma Silveira

Eliana Vieirawww.elianavieira.com.brCuritiba - Paraná

Florianópolis - Santa Catarina

Page 21: Revista Sabiá - PT
Page 22: Revista Sabiá - PT
Page 23: Revista Sabiá - PT

Iskor é um artista paulistano que, desde 2001, pinta as ruas da cida-de. Atualmente divide seu tempo entre trabalhos digitais, ilustrações e pintura e faz parte do coletivo de artes visuais Overlei.

Felipe Arantes - Iskorwww.felipea.comSão Paulo - São Paulo

23

Page 24: Revista Sabiá - PT
Page 25: Revista Sabiá - PT
Page 26: Revista Sabiá - PT
Page 27: Revista Sabiá - PT
Page 28: Revista Sabiá - PT

28

Nascido na cidade de Trindade, Goiás, João cresceu na capital Goiâ-nia. Durante sua infância, teve contato com a técnica da colagem e, quando adulto, se mudou para São Paulo em busca de respos-tas para seu ofício artístico. Em 1991, retornou a Goiânia, ganhan-do reconhecimento em exposições e premiações. A colecionado-ra Wilma Lindomar da Silva conheceu o trabalho de João e levou 250 obras para a Europa. Em 1997, já morando nos Países Baixos, o artista mergulhou na busca de novas linguagens e suportes, em que o silêncio trava diálogo com o mundo visual externo. E, a cada passo ao longo dos anos, o artista reafirma-se numa identidade visual peculiar de seu trabalho. O manejo do corte perfeito e a busca detalhada de novas simbologias traça diversos estágios em sua obra, na qual a figura humana é presença constante. Adaptação do texto de Alana Morais

João ColagemTrindade - GoiásAmsterdam - Holanda

www.colagem.com

Page 29: Revista Sabiá - PT
Page 30: Revista Sabiá - PT
Page 31: Revista Sabiá - PT

31

“Meu nome é Luiz Gustavo Scharf. Nasci e vivo até hoje na cidade de Curitiba. Assino UECZ, e não tenho uma ex-plicação lógica para essa palavra, mas tenho certeza que a composição dela me agrada de alguma forma. Dou prio-ridade a minhas ilustrações pessoais, pois acho que elas são verdadeiras.”

Luiz Gustavo Scharf - UECZCuritiba - Paraná www.flickr.com/uecz

www.uecz.carbonmade.comwww.behance.net/uecz

Page 32: Revista Sabiá - PT
Page 33: Revista Sabiá - PT
Page 34: Revista Sabiá - PT

34

“Nasci e cresci no bairro da Saúde, em São Paulo. Foi com o estudo que comecei a desbravar a cidade: ensino médio na zona norte, técnico na zona leste e faculdade de Design Gráfico, no extremo da zona sul. No meio dessas andanças cheia de contrastes acabei percebendo a impor-tância de ouvir, contar e até inventar histórias. Elas ajudam as pessoas a se aproximarem e se entenderem, ainda que suas vidas sejam com-pletamente diferentes. Talvez esteja aí o poder de transformação das artes: conseguir nos unir por meio de sensações em comum. A partir de um desenho, filme, música, performance, literatura, comida ou sim-plesmente - e talvez mais importante - do saber ouvir. Nos tempos de hoje, praticar a paciência e compaixão é a mais poderosa manifestação artística que alguém pode realizar.”

São Paulo - São Paulo www.marcella-tamayo.comMarcella Tamayo

Page 35: Revista Sabiá - PT
Page 36: Revista Sabiá - PT
Page 37: Revista Sabiá - PT

37

Filhas d’Oxum é o primeiro ensaio fotográfico documental produzido pelo fotógrafo e designer gráfico baiano Raimundo Britto. As imagens foram registradas durante a festa de Yemanjá, em fevereiro de 2010 e retratam a passagem de um grupo de mulheres vindas da cida-de de Serrinha, no interior da Bahia. Eram filhas de santo de um terreiro de Oxum, por isso o título. Destacam-se pelo contraste complementar do amarelo com o azul em meio à multidão vestida de branco, cor tradi-cional da celebração. Mulheres, avós, mães e filhas expressam o mesmo semblante típico do arquétipo dessa divindade de origem africana, que simboliza tanto a doçura, quanto a ousadia, tanto a fertilidade quanto a independência. Faces humanas analisadas sob uma ótica crua, tendo a fé como estrutura narrativa.

Raimundo BrittoSalvador - Bahia www.raimundobritto.com

Page 38: Revista Sabiá - PT
Page 39: Revista Sabiá - PT
Page 40: Revista Sabiá - PT
Page 41: Revista Sabiá - PT
Page 42: Revista Sabiá - PT

42

Rubens Scarelli, também conhecido como Rusc, nasceu em Atibaia, interior de São Paulo. Autodidata, começou a trabalhar com ilustração e design aos 22 anos em uma agência de publicidade de São Paulo, para, em seguida, iniciar carreira de freelancer com histórias em quadrinhos. Em 2007, co-meçou a criar estampas e mantém seu trabalho nesse ramo até hoje. Suas ilustrações são feitas inicialmente a lápis, com finalização em nanquim ou pincel pelo de marta. Depois de digitalizados, os desenhos são trabalhados em programas de tratamento de imagem e ilustração vetorial.

Rubens Scarelli - RUSCAtibaia - São Paulo www.rubensscarelli.prosite.com

Page 43: Revista Sabiá - PT
Page 44: Revista Sabiá - PT
Page 45: Revista Sabiá - PT

www.revistasabia.com.br

facebook.com/revistasabiafacebook.com/sabiamagazinetwitter.com/revistasabiaflickr.com/revistasabia