revista tribuna - 146

44
Março de 2012 Ano XIII - Ed. 146 R$ 6,00 Ricardo Marcelo nega, mas é cotado ao Senado Mulheres são maioria e prometem decidir eleições

Upload: estampapb

Post on 10-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

A revista dos municípios

TRANSCRIPT

Março de 2012Ano XIII - Ed. 146

R$ 6,00

Ricardo Marcelo nega,mas é cotado ao Senado

Mulheres são maioriae prometem decidir eleições

2  | Março  2012

A Casulo atua no artesanato e confecção de produtos, utilizando o algodão colorido 100% natural e ecologicamente correto, desenvolvendo projetos e produtos para a conservação e a não degradação do meio ambiente.

Endereço: Estelita Cruz, 882 - Alto BrancoCampina Grande - Paraiba

(83) 3341-4493 / 9922-1623

Site: www.casuloartenatural.com.br

Março  2012 |  3

4  | Março  2012

EspecialMulheres são maioria e prometem decidir eleições ......|16MunicípiosMãe D´água, Mataraca, Picuí, João Pessoa, Ibiara, Montadas, Conceição, Alhandra e Alagoa Nova .............|23GovernoRicardo visita mais de 70 cidades ...................................|22Nonato GuedesParaibanos têm projeção nacional .................................|07SocialThereza Madalena ..........................................................|38TurismoSebastião Basbosa ..........................................................|39

22

CAPAEleitos os Melhores da Paraíba: João, Péricles e Buba|24

FundadorBosco Gaspar

Diretor PresidenteManoel Raposo

Diretor AdministrativoViviane Raposo

Diretor FinanceiroMarcelo Raposo

Diretor de CirculaçãoAlcides Santos

ColaboradoresDes. Serpa, Fernando Caldeira, Nonato Guedes, Sandro Galvão,

Thereza Madalena, FredMenezes e Sebastião Barbosa

ContatoSales Ferreira

Editor ResponsávelManoel Raposo

RedaçãoEstampa PB

Bosco GasparSebastião Barbosa Thereza Madalena

Cleane CostaSandro GalvãoJosinato Gomes

Projeto Gráfico e DiagramaçãoEstampa PB Artes Gráficas

Fone: [email protected]

www.estampapb.com.br/produtos

ImpressãoGráfica Moura Ramos

Tiragem5.000 (cinco mil) exemplares

Esta revista circula em todoEstado da Paraíba.

É um produto de publicaçãojornalística de responsabilidade

MR Comunicações Ltda.CNPJ: 07.175.974/0001-55

[email protected] João Vieira Carneiro, 516

Bairro Pedro GondimJoão Pessoa - PB

Fones: (83) 3243-7150 / 9981-4673www.estampapb.com.br/revistatribuna

Índice

PolíticaRicardoMarcelonega, mas é cotado para o Senado

|18

DestaqueIlha da Restinga |09

6  | Março  2012

No “front” político Nonato Guedes - Jornalista| [email protected]

A primeira grande confusão política do ano na Paraíba foi protagonizada por filiados ilustres do Partido dos Trabalhadores, que trocaram acusações e se envolveram em agressão física na sede do diretório municipal de João Pessoa. O pomo da discórdia foi a lista de filiados aptos a votar no conclave de 18 de março, quando será definido se o partido terá candidato próprio a prefeito da capital ou fará aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho, em apoio à pré-candidata Estelizabel Bezerra. Deputados como Luciano Cartaxo e Anísio Maia, o advogado Anselmo Castilho, o superintendente do Sebrae, Júlio Rafael, e o presidente do diretório municipal, Antônio Barbosa, foram os atores do espetáculo de degradação política proporcionado pela legenda petista.Luciano Cartaxo defende a retomada do protagonismo do PT na disputa eleitoral e oferece o seu nome como alternativa para concorrer à prefeitura. Uma corrente partidária, da qual fazem parte o deputado federal Luiz Couto, Júlio Rafael e Antônio Barbosa prega a aliança com o PSB e questiona a competitividade eleitoral de Luciano Cartaxo, bem como a sua identificação plena com o PT. A ala de Cartaxo insinua que o grupo encastelado no diretório municipal é teleguiado pelo esquema do governador Ricardo Coutinho. Em meio a esse fogo cruzado, Cartaxo e alguns dos discípulos cogitaram pedir intervenção da direção nacional do PT na Paraíba. Independente da acolhida ao pleito, relatórios foram preparados por cada facção, dando sua versão dos incidentes.A verdade é que, nunca como antes na história do PT paraibano, o metro quadrado esteve tão estreito para acomodar correntes divergentes. E a expectativa é saber quem vencerá, afinal, a queda de braço.

metro quadrado estreito Nilda retorna em abril à CF

A deputada federal Nilda Gondim, presidente do núcleo do PMDB Mulher na Paraíba, revelou que no dia 19 de abril estará retomando suas atividades na Câmara. Ela se licenciou do cargo para tratamento de saúde e dedicação a problemas particulares. Mantém-se, porém, informada da realidade do Estado e acompanha eventos que têm sido programados. A mãe do senador Vital Filho e do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, destaca os avanços conquistados pelas mulheres desde o direito de voto na Re-pública Velha, mas entende que há outras metas a serem alcançadas. “O preconceito ainda é muito forte, quer por parte de cúpulas partidárias, quer no acesso da mulher ao mercado de trabalho”, advertiu.

Nilda demonstra preocupação, igualmente, com o índice de violência contra as mulheres na Paraíba, anotan-do que somente no mês de fevereiro foram registrados 18 assassinatos. Conclamou o governador Ricardo Coutinho a fazer mais investimentos na área da Segurança, extensi-vos ao combate ao crime organizado e ao tráfico do “crack”, disseminado em inúmeras regiões do interior paraibano. No que se refere à violência contra a mulher, a deputada acha que a Lei Maria da Penha é um dos instrumentos mais eficazes para prevenir abusos e intolerância, inclusive pelo respaldo que foi conferido àquele dispositivo pelo Supre-mo Tribunal Federal. “Mas a sociedade precisa fazer o seu papel de denunciar sem se intimidar”, assinala.

Rômulo na “berlinda” na gestão RCVersões de fontes fidedignas asseguram que o vi-

ce-governador Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD, teria acumulado insatisfações por

alegada falta de maiores espaços no go-verno Ricardo Coutinho. As versões si-

nalizam que ele teria procurado o se-nador Cássio Cunha Lima (PSDB),

comunicando-lhe que estava na iminência de romper com o esquema oficial. Cássio te-ria desaconselhado o gesto e apelado a Rômulo para que

Março  2012 |  7

Ministra vai presidir TSE no pleitoA ministra Cármen Lúcia Antunes da Rocha foi eleita presidente

do Tribunal Superior Eleitoral. Integrante da Corte desde 2009 e mi-nistra do Supremo Tribunal Federal, a mineira de Montes Claros será a primeira mulher a presidir o mais alto posto da Justiça Eleitoral em seus 67 anos de existência. Cármen Lúcia recebeu seis votos dos minis-tros do TSE, em sessão ordinária, enquanto o colega de tribunal, Marco Aurélio, obteve apenas um. Desta forma, Marco Aurélio deve assumir a vice-presidência da Casa a partir de abril.

Cármen Lúcia, em discurso após ter sido eleita, lembrou que o Brasil dispõe de um eleitorado de 136 milhões de pessoas, sendo que 52% do total são mulheres. Também lembrou que o voto femini-no completou apenas 80 anos e, na época em que foi regulamentado, contava somente com 1,5 milhão de mulheres eleitoras. Cármen Lúcia substituirá o atual presidente, Ricardo Lewandowski, que, assim como ela, acumula a função de ministro do Supremo. Um dos desafios da presidente do TSE é o de administrar as eleições deste ano com a vi-gência da Lei Ficha Limpa, cuja constitucionalidade foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal após longa controvérsia.

Além do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que vem surpreendendo como ministro das Cidades do governo de Dilma Rousseff, outros políticos paraibanos estão alcançando notoriedade nacional. O deputado federal Wilson Santiago Filho, do PMDB, foi escolhido como vice-presidente nacional do PMDB Jovem, numa decisão que teve o aval do presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp. Wilson Filho prometeu agregar parcela considerável de eleitores jovens à agremiação e vai percorrer o país para atrair o segmento com vistas à sua participação na política.

Por sua vez, o deputado federal Efraim Filho (DEM), que passou o bastão da presidência da Juventude Democrática Nacional, foi eleito presidente da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado na Câmara Federal. Prometeu realizar um trabalho profícuo, centrado em subsídios que vai recolher em todas as regiões. O ministro Aguinaldo Ribeiro fez sua primeira visita oficial à Paraíba nessa condição e cumpriu uma agenda eclética, reunindo-se com os prefeitos Veneziano Vital, Luciano Agra, governador Ricardo Coutinho, deputado Ricardo Marcelo, presidente da Assembleia Legislativa e fazendo visitas de cortesia ao poeta Ronaldo Cunha Lima e ao ex-governador José Maranhão. Causou boa impressão entre todas as correntes políticas e pregou a união em favor da Paraíba.

Paraibanos têm projeção nacional

esperasse os desdobramentos dos fatos políticos estaduais.

A assessoria do vice-governador, acionada pelo colunista, negou proce-dência aos rumores e estranhou o teor das insinuações. Enquanto isso, o de-putado Ricardo Marcelo, presidente da Assembleia Legislativa, cada vez mais credencia-se como candidato ao Senado em 2014 pelo PSDB. Oficialmente, ele garante que seu projeto é disputar a re-eleição à Assembleia, mas seus próprios aliados advertem que ele ganha cacife para o páreo majoritário. No PMDB, o ex-governador José Maranhão ganhou a queda de braço com o deputado federal Manoel Júnior e vai ser ungido candida-to do partido a prefeito de João Pessoa. “É o cargo que falta no meu currículo”, costuma dizer José Maranhão.

8  | Março  2012

Bastidores Manoel Raposo - Jornalista| [email protected]

JÚNIOR RECUAQuem acompanhou a luta do deputado federal Manoel Junior através da imprensa para se tornar candidato a prefeito de João Pessoa, pelo PMDB, jamais imaginava que fosse dar no que deu, em nada. O ex-governador José Maranhão, presidente de honra do partido, endureceu o pescoço, desde que se decidiu pela sua candidatura e o resultado é que foi necessário a intervenção do vice-presidente da República, Michel Temer, para acalmar e convencer o deputado de Pedras de Fogo a desistir de sua pretensão em favor do velho cacique. Mas o que contou de positivo nessa história toda foi a obediência do deputado Manoel Junior que, num gesto de compreensão e espírito público, democrático e partidário, atendeu as ponderações da direção maior do partido e tanto deixou de ser candidato, quanto apoiou o candidatura de Zé, sem ressentimento ou coisa que o valha. A partir de agora, mais um partido, o PMDB, se define quanto ao seu candidato a prefeito de João Pessoa, na pessoa do ex-governador José Maranhão.

SãO BENTOÉ corrente na cidade de São Bento, a informação de que o êxito da administração do prefeito Galego de Sousa se deve, em grande parte, à harmonia e compe-tência da sua equipe de auxiliares, com destaque para o secretário de Finanças, Aurino Soares, responsável pela gestão financeira do município. Com gestos de carinho, Aurino atende indistintamente a todos que o procuram, levando solução aos problemas ligados à sua pasta. No inicio do ano, chegou-se a especular na cidade que o referido secretário poderia vir a ser o candidato a prefeito de São Bento indicado pelo prefeito Galego de Sousa, considerado um dos gestores mais eficientes da re-gião. No entanto, problemas de ordem eminente-mente políticas inviabilizaram a sua candidatura.

OPOSIçãO vERSUS SITUAçãOÉ visível a falta de interesse dos deputados governis-tas em defender o Governo do Estado nos embates travados na Casa de Epitácio Pessoa com a oposição. Enquanto os mosqueteiros Anísio Maia (PT), Aní-bal Marcolino (PSL), Luciano Cartaxo (PT) e Padre Adelino (PT) sustentam o fogo cruzado da oposição contra o governo, apenas o líder Hervázio Bezerra e o vice-líder Adriano Galdino se apressam em defender o governo das investidas da oposição. Os demais depu-tados preferem ouvir calados os ataques da oposição. Está faltando mais diálogos ou outras coisas mais ?

NONATO SE fORTAlECEDepois de visitar a feira do bairro de Oitizeiro, o pré-candidato do PPS a prefeitura de João Pessoa, nonato Bandeira, visitou, semana passada, a feira do bairro da

Torre. Bastante cumprimentado, o secretário Nonato Bandeira tem demonstrado aptidão

para a luta eleitoral, o que vem confirmar os seus dotes bom articulador. Falando pouco e ouvindo muito, Nonato prossegue em sua caminhada em busca da consolidação da sua candidatura, onde a cada dia vem

colhendo os frutos do seu trabalho. Por outro lado, o governador Ricardo Coutinho, dá sinais de

que Nonato não está para brincadeira e já lamenta a sua falta no conjunto de auxiliares a partir deste mês, quando todos os que forem candidatos terão que se desincompatibilizarem, deixando os cargos que exercem na administração municipal e estadual. De uma coisa Nonato leva alguma vantagem, o seu partido, o PPS se mantém unidíssimo em torno do seu nome. Falta-lhe por enquanto, a cooptação de algumas legendas para melhorar o seu tempo de televisão.

ESPERANçASão grandes as pressões dos correligionários do de-putado Arnaldo Monteiro (DEM) para que ele seja o candidato a prefeito de Esperança nas eleições deste ano contra o atual prefeito Nobinho, que, ao que tudo indica, não poderá ser candidato a reeleição. Arnaldo mantém forte liderança política não só em Esperança, mas em todo o Brejo paraibano, razão pela qual os seus correligionários confiam numa vitória certa em outubro próximo. O nome do atual prefeito consta de alguma relação de inelegíveis, fato que contribuirá para fortalecer as pretensões do deputado Arnaldo.

Março  2012 |  9

QUINTINO NO CONDEO médico e vice-prefeito Quintino Régis, do municí-pio do Conde, vem participando ativamente de todas as reuniões realizadas pelo prefeito Aloísio Régis, relativas ao desenvolvimento de projetos direcionados à solução dos graves problemas do município. Sema-na passada, quando o governador Ricardo Coutinho esteve em visita ao binário de Jacumã lá estava Quintino participando e dando sugestões à comitiva pre-sente. Aloísio, pelo que se sabe, não terá grandes dificuldades para eleger o parente Quintino prefeito do Conde.

QUINTANS NA CâMARAO deputado Assis Quintans (DEM) esteve representando a Assembleia Legisla-tiva, em reunião ocor-rida na Câmara dos Deputados, para tratar do problema dos dé-bitos dos agricultores da Paraiba junto ao Banco do Nordeste e que já está em fase de

execução na área da justiça. Este problema vem se arrastando a bastante tempo, sem que o governo fede-ral tome qualquer providencia para evitar que grande número de pequenos agricultores venham perder suas terras por terem contraído débitos junto do BNB e não os tenham saldado. Quintans, juntamente com deputados federais da Paraíba e de todo o nordeste, vem lutando há muito tempo por uma solução para o problema.

HOMENAGEM DA TRIBUNA

A revista TRIBUNA homenageia todas as mulhe-res jornalistas da Paraíba, através da Presidente da API, jornalista Marcela Sitônio, neste mês dedicado a todas as mulheres. Marcela Sitônio, eleita a primeira mulher a dirigir a Associação Paraibana de Imprensa, numa de-monstração de coragem e espírito público, vem desem-penhando o cargo com eficiência e maturidade, obten-do o respeito e admiração de todos os seus associados, refletindo os conceitos emitidos sobre a participação da mulher em todos os campos de atividades do país com dignidade e respeito.

lUCIANO vENCENDOPrimeiro foi a decisão da maioria de que o PT deveria ter candidatura própria, depois, veio a decisão dos delegados de que esse candidato deveria ser Luciano Cartaxo. Como se vê, aos poucos o deputado Luciano Cartaxo vai amea-lhando vitórias que inclinam para a consolida-ção da sua candidatura junto ao eleitorado de João Pessoa. Resta, agora, o PT consolidar o seu estigma de “partido democrático” e os perde-dores aceitarem o veredicto das urnas. Se isto acontecer, Luciano pode surpreender.

10  | Março  2012

Hilton Gouvêa

Rogério Abílio Meireles, 39 anos, seria um homem comum se seu modo de viver com a famí-lia não fosse incomum. Ele mora numa ilha a três quilômetros do Continente, depende, é óbvio, de um barco para ir a qualquer lugar e, pasmem, mesmo tendo que atra-vessar um rio e às vezes marolas, seus filhos maiores, sem pestanejar, cumprem, fielmente, o horário de trabalho e estudo em João Pessoa, a 32 Km de distância.

O ermitão mora na Ilha da Restinga, que pertence ao território fluviomarítimo de Cabedelo, a única cidade portuária da Paraíba. Quem se aproxima da Restinga por Cabedelo, nota, ao longe, o trapiche de madei-ra branca, apoiado em base flutuan-te. Quem chega pelo lado da Ribeira do Meio, observa o vôo das garças vaqueiras, as barreiras de areia e o trânsito de barcos de passageiros, que moram em Ribeira, mas trabalham em Jacaré, Bessa ou Cabedelo.

Ilha da Restinga:aqui começou a história da Paraíba

O cenário é romântico. Para entrar na Ilha da Restinga, via Ri-beira, nota-se o mini-delta do Rio Paraíba, recebendo as águas dos afluentes Sanhauá, Ribeira, Fran-cês e da Guia, tendo, ao fundo, as ilhas Dos Porcos, Stwart e das Cabras. Restinga está na margem esquerda, olhando para Cabedelo. Ou melhor: se encontra no mesmo lugar onde a encontrou seu pri-meiro morador, Manoel de Aze-vedo, que a recebeu por doação do Capitão-Mor Feliciano Coelho de Carvalho, em 1595.

Como se vê, Rogério vive num ambiente histórico, onde por-tugueses e espanhóis travaram ba-talhas contra holandeses e índios potiguaras, pela posse da terra. Outros acontecimentos importan-tes ocorreram por ali, desde a épo-ca colonial até os dias atuais. “Não tenho do que me queixar: a solidão me agrada, a faina diária é supor-tável e, se quiser, eu me comunico com o mundo todo, através do celu-lar”, diz Rogério.

Na sexta-feira 9, estivemos na Restinga. Eu, o fotógrafo Ortilo Antônio e o mestre do barco “Co-bra”, Luciano dos Santos, 32. Antes, passamos por Ribeira do Meio e pelas Ilhas dos Porcos e Stwart. A gente procurava os ilhéus de Stwart. Fomos informados de que o novo dono mantém a ilha deserta e que relocalizou os moradores em terra-firme. A Ilha dos Porcos também está desabitada. Então, para encon-trar uma ilha habitada na Paraíba, tivemos que enfrentar os 3 mil me-tros de rio entre Ribeira e Restinga. Acreditem: Atualmente, a Restinga é a única ilha habitada na Paraíba.

O percurso foi de 35 minu-tos. Um menino que pescava ba-gres no trapiche flutuante nos con-duziu à presença de Rogério, que nos atendeu com delicadeza. Ele é caseiro da Família Limeira, dona da Ilha da Restinga há mais de 60 anos. Ermitão, Rogério é, sim, po-rém, com tudo que é de moderno ao seu alcance. A Restinga, como as demais ilhas do Estuário do Rio

Março  2012 |  11

Paraíba, não tem energia elétrica. Rogério dispõe de um gerador que acende até 20 lâmpadas de 40 velas. O telefone celular pega limpo. As areias da ilha sugerem um descanso à moda antiga, se possível em redes.

A água dos poços é limpa. Em Restinga existe a guarita do tra-piche destinada a receber turistas e visitantes, o chalé do caseiro e a casa dos proprietários, construídas em alvenaria. O Sinal de TV pode ser captado dependendo da tecnologia aplicada. Árvores de madeira rara, como sucupiras e murteiras, ainda subsistem na mata nativa. Um gru-po ecológico formado pelos irmãos Eveline e Pedro Limeira, proprietá-rios da ilha, percorrem trilhas com os turistas e ensinam a eles noções de educação ambiental. Tudo ali se destina ao ecoturismo.

Os turistas podem almoçar na ilha como se fazia há séculos: a comida é cozida em fogão a lenha e ocupam panelas de barro. E as tri-lhas são percorridas de acordo com as normas ecológicas e ambientais em vigor. Pescadores organizaram atividades da pesca esportiva em redor da ilha. É um lazer que vem atraindo turistas do mundo inteiro.

“A pesca ao Tárpon, apesar de existir na Tailândia e nos Estados

Unidos, está bem difundida por es-sas bandas porque este peixe existe em maior quantidade no rio Paraí-ba”, diz Leo Franca, empresário do setor. O Tárpon é mais conhecido no Brasil como Camurupim, que em tupi, significa “aquele que vem de longe”.

A ilha, que consta como ocupada desde 1595, também per-tenceu aos frades da Ordem de São Bento, tendo como superior Frei Anastácio. Os religiosos a ocuparam em 1599 iniciando a construção do convento e da igreja em 1600, esta, invocada sob a denominação de Nossa Senhora do Montserrat. An-tes, em 1589, os índios invadiram a Ilha e mataram todos que estavam nela, inclusive seu dono Manoel Azevedo, seu filho e escravos.

Em 1595 Feliciano Coelho doou a ilha a Isabel Caldeira, viú-va de Manoel Azevedo. Por morte de Isabel a ilha passou a pertencer a Manoel Homem da Silva que a ven-deu em 1610 aos beneditinos. Desta data em diante Restinga passou a ser chamada Ilha de São Bento.

Durante o Império o governo adquiriu a ilha em 1856 e fundou nela um lazareto, segundo afirma Beaurepaire Rohan em “Corografia da Província da Parahyba”. O laza-

reto só durou até 1860, um ano de-pois de ser visitado por D. Pedro II, de quem recebeu donativos. Diante desta ilha, na margem esquerda do rio Parahyba, o general Espanhol Diogo Flores Valdez fundou o for-te com que pretendia conquistar a Paraíba. Este, foi conquistado pelos holandeses em 9 de dezembro de 1634. Foi um golpe de audácia do major Hinderson, que entrou pela barra do rio com 500 homens, ma-tado 26 homens da guarnição luso-espanhola brasileira.

12  | Março  2012

Política e Sociedade no vale Nena Martins - email: [email protected]

GOvERNO ENTREGA 20 vEÍCUlOS AOS CREAS PólO REGIONAIS; OS DE IBIARA E OlHO D’áGUA SãO CONTEMPlADOSO governador em exercício Rômulo Gouveia (PSD) entregou ontem 20 veículos Fiesta às coordenações regionais de Centros de Referências Especializados da Assistência Social (Creas) instalados em cidades pólos. Fruto de um investimento de R$ 728 mil, por parte do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). No Estado, existem 92 Creas, sendo 20 estaduais e 72 municipais. No ano passado, foi feita uma reordenação dos Creas Pólos Regionais. No Vale do Piancó, por exemplo, o Creas Polo Regional que funcionava em Itaporanga foi transferido/desmem-brado para as cidades de Ibiara e Olho D’água, contem-pladas ontem cada uma com um veículo. Essa distribuição foi possível após a Prefeitura Munici-pal de Itaporanga ter implantado o Creas Municipal.O Creas de Ibiara tem os seguintes municípios vincu-lados: Santana de Mangueira, Curral Velho, Diamante e Boa Ventura; e como referendados: Pedra Branca e Santa Inês. Já o de Olho D´água tem como municípios vinculados: Igaracy, Santa Terezinha, Emas e Aguiar; e referendados: Santana dos Garrotes e Nova Olinda. (Secom/rpscom).

TRE-PB PRETENDIA ExPANDIR vOTAçãO BIOMéTRICA PARA 15% DO ElEITORADO, COMO: EMAS, CATINGUEIRA E OlHO D’áGUAApesar do êxito no recadastramento em Santana dos Garrotes e Piancó, a aplicação do sistema biométrico prevista para este ano ficou bem abaixo do esperado pelo TRE-PB. No ano passado, o Tribunal informou que pretendia ampliar a votação biométrica para em torno de 15% do eleitorado paraibano, com a inclusão no sistema de oito municípios.Estavam incluídos no planejamento municípios que integram as zonas eleitorais de Campina Grande/Lagoa Seca, Massaranduba e Boa Vista - e de Piancó/Emas, Catingueira e Olho D’Água. Com Cabedelo e Pedras de Fogo, a meta era contemplar 10 municípios. Mas a implantação do sistema depende de financiamento do TSE. A Paraíba possui hoje 2.783.257 eleitores.

PIANCó PODE PERDER RECURSOS

COM A fAlTA DE JUÍzES NAS vARAS DE ITAPORANGA E CONCEIçãO, CENTENAS DE PROCESSOS ESTãO PARADOSO Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça da Paraíba da última quinta-feira, 22, republicou dois editais de vacância na 2ª Vara Mista de Itapo-ranga e 1ª Vara Mista de Con-ceição, ambas no Vale do Piancó, mas até o momento nenhum juiz foi nomeado para ocupar a titularidade nessas Varas.Com isso, a falta de juízes tem causado inúmeros pre-juízos à população dos vários municípios jurisdiciona-dos pelas duas comarcas, como atraso no andamento de processos e falta de despacho judicial em inúmeras ações. Se com magistrado o judiciário já é moroso, imagine sem juiz titular.Em Itaporanga, por exemplo, onde a demanda de pro-cessos é muito maior, as audiências na 2ª Vara estão sendo realizadas por um juiz substituto. O magistrado é titular na Comarca de Piancó e por isso não conse-gue atender suficientemente a demanda itaporanguen-se. “Tem pessoas que vêm de outras cidades de manhã para uma audiência em Itaporanga, mas só são aten-didas à tarde quando o juiz chega; mas o juiz não tem culpa, porque precisa cumprir suas tarefas judiciais também em Piancó”, disse um advogado local, lamen-tando a falta de magistrado titular na 2ª Vara da maior cidade do Vale do Piancó.O TJ não tem previsão de quando irá designar juízes para Itaporanga e Conceição. De acordo com o edital, “pelo critério de merecimento estão disponíveis a 2ª Vara Mista de Itaporanga (Edital 43/2011) e a 1ª Vara Mista de Conceição (Edital 49/2011)”, disse o tribu-nal, mas nenhum magistrado parece interessado em ocupar uma delas.Os editais de vacância para promoção de juízes nas co-marcas de Itaporanga e Conceição, respectivamente, já foram publicados anteriormente, mas, conforme o pre-sidente do TJ, Abraham Lincoln, “o Tribunal de Justiça da Paraíba está republicando estes editais por entender que essas comarcas estão precisando urgentemente de juízes. Nosso esforço é o de levar uma prestação jurisdicional rápida e eficiente em todo o Estado”, mas na prática não é isso que está acontecendo.Do Folha do Vale.

Março  2012 |  13

fEDERAIS; DEPUTADO lAMENTA E TAxA PREfEITA DE IRRESPONSávElO deputado federal Wellington Roberto (PR) falou nesta terça-feira (27) a cerca da administração de al-guns prefeitos do Sertão do Estado e fez duras críticas a gestora de Piancó, Flávia Galdino (PP).Wellington afirmou que disponibilizou R$ 28 milhões em emendas aos municípios do Vale do Piancó, para que as casas de taipas sejam substituídas por residên-cias de alvenaria, porém, não foram executadas. “Infelizmente, por força da prefeita Flávia Galdino o projeto não tem sido levado adiante”. Lamentou o parlamentar.Segundo o deputado, a gestora de Piancó tem sido ir-responsável por não levar esse projeto a sério, pois está prejudicando não só o município que ela administra, mas, as demais cidades da região.Ele disse que esse dinheiro que está à disposição dos municípios tem prazo de validade e caso Flávia decida não acabar com as casas de taipas, os R$ 28 milhões voltarão para a União.Fonte: Diário do Sertão / Edição: Catingueira Online

A REAlIzAçãO DO MOTOfEST é UM INCENTIvO A JUvENTUDE DE CONCEIçãO E REGIãOO organizador Paulo Hélio (PH) recebeu apoio de várias autoridades e comerciantes de Conceição e do vale do piancó.

DIA DA MUlHERHomenagem especial a todas as mulheres guerreiras da Paraíba por tantas lutas e conquistas a cada dia.O dia 08 de março quando é come-morado “O dia Internacional da Mulher” nos faz acender a chama da esperança e acredi-tar que dias melho-res virão.

WIlSON BRAGA DESPEDE-SE DO SEU AMIGO ElISEU lEITE vIEIRA EM SANTA INêSO Ex Governador da Paraíba Wilson Braga retorna a Conceição em Missão especial, missão árdua, já que perdeu um grande amigo, Eliseu Leite Vieira, fundador do município de Santa Inês, é pai do ex. prefeito João Nildo e avô do atual prefeito Adjerfferson.Eliseu foi um benfeitor, Santa Inês hoje tem padrão de Cidade graças ao seu desempenho que incentivou sua família e seus correligionários a trabalhar para que o distrito de capim como era chamado antigamente dependente do Município de Conceição hoje pudesse oferecer bem estar a toda população da então Santa Inês, Eliseu foi detentor de 05 mandatos de vereador e eleito por 02 mandatos para vice prefeito, e assumiu ainda por duas vezes a prefeitura de Conceição.Braga fez questão de dar seu último adeus a este ho-mem que fez história, cumpriu sua missão e deixará muitas saudades. Braga lamenta ainda a perda de mais um grande amigo e conterrâneo Tênis Lavor que faleceu recentemente em João Pessoa.

14  | Março  2012

A vitrine do Cariri Fred Menezes

ENCONTRO REGIONAl

O deputado estadual Genival Matias confirmou a realização de mais um encontro estadual do PT do B, partido que preside na Paraíba. Segundo o parlamen-tar, mais de 100 municípios estarão representados no encontro que deverá acontecer em Campina Grande ou João Pessoa, e que contará com a presença do de-putado federal por Minas Gerais, Luiz Tibé, presidente nacional do PT do B.

SUMé BEM AvAlIADODados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), órgão criado pelo Sistema Firjan para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasilei-ros, apontam bom desempenho do município de Sumé na gestão fiscal, que leva em consideração cinco requisitos: Receita Própria do município, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida.

CANDIDATURA DESCARTADAA ex-prefeita de Monteiro, Lourdinha Aragão (PMDB), descartou qualquer possibilidade de dispu-tar mais uma vez o mandato de prefeito da cidade de Monteiro nem muito menos o de vice-prefeito, como chegaram a especular alguns de seus correligionários, admitindo uma chapa formada por Carlos Batinga e Lourdinha Aragão.

POlÍCIA CIvIl GANHA NOvA SEDE NO CARIRIApós décadas funcionando nas imediações da Praça João Pessoa, centro da cidade de Monteiro, a Gerência Regional de Polícia Civil do Cariri mudará de local e passará a funcionar no bairro Feliz Retiro, por trás do Colégio de Nossa Senhora de Lourdes.

AlCIMAR MONTEIRO EM OURO vElHOO prefeito de Ouro Velho, Inácio Júnior (PSB), já confirmou a participação do cantor Alcimar Monteiro nos festejos juninos do município. Este ano o “São João de Ouro 2012” acontece nos dias 16 e 17 de junho e até o final de abril o prefeito anunciará as demais atrações artísticas.

Março  2012 |  15

A vitrine do Cariri Fred Menezes

MANDATO NEGOCIADO

O vereador Juraci Conrado (PTB), um dos pré-candida-tos a prefeito de Monteiro, admite fazer uma composição com o ex-deputado e ex-prefeito de Monteiro, Carlos Batinga (PSC), mas faz uma imposição: Carlos Batinga, se eleito, teria que renunciar o mandato em 2014.

A ESPERANçA é A ÚlITMA QUE MORRE

Apesar do ano não ser promissor para um bom inver-no, a Prefeitura de Sumé distribuiu sementes com os agricultores cadastrados no Programa Garantia Safra. Ao total, 842 safristas que aderiram ao Programa do Governo Federal no município receberam, cada um, seis quilos e feijão e quatro de milho.

REvElAçãO NA POlÍTICA DO CARIRI ORIENTAlA filha do deputado estadual licenciado, Manoel Ludgério, atual secretário de Estado da Articula-ção Municipal, Anna Heloysa Ludgério, 21 anos, teve seu nome anunciado como pré-candidata a pre-feita do município de Barra de Santana, no Cariri Oriental.Segundo o deputa-do, Anna Heloysa disputará o cargo pelo PSB, atendendo convite do governador Ricardo Coutinho.

SãO JOãO DE MONTEIROConsiderado o maior evento artístico da região do Cariri paraibano, o São João de Monteiro – O Melhor de Todos os Tempos – deverá ter sua programação definida ainda neste mês de abril. Segundo a prefeita Edna Henrique, a programação será de alto nível e superará todas as edições anteriores.

16  | Março  2012

Especial

Nonato Guedes

A disputa acirrada pela Pre-feitura de Campina Grande envol-vendo duas mulheres de projeção, bem como o lançamento de uma candidata em João Pessoa pelo partido do governador Ricardo Coutinho, dão uma dimensão do crescente engajamento feminino na atividade política. Representan-tes de movimentos em defesa da

mulher avaliam que, no côm-puto nacional, a participação do segmento ainda carece de maiores espaços, mas acredi-tam que a mobilização desen-cadeada em praticamente to-dos os partidos para as futuras

eleições atuará como combustível para suprir a defasagem. 52% do eleitorado brasileiro constituem-se de mulheres. A deputada federal Luíza Erundina (PSB-SP) e natural da cidade paraibana de Uiraúna, que chegou a governar a capital paulista, reclama: “Ainda somos subrepresentadas no Congresso”. Erundina não é favorável à fixação de cotas de reserva para candida-turas femininas. “Precisamos lutar por igualdade na disputa”, preconi-za Erundina.

No Congresso Nacional, a atual legislatura conta com 45 de-putadas federais e doze senadoras, uma das quais, Marta Suplicy, do PT paulista, exerce função relevante na

Mesa e já presidiu sessões em inúmeras oportunidades. En-tre as deputadas federais figu-ra a paraibana Nilda Gondim (PMDB), mãe do senador Vital Filho e do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital. Ela preside o PMDB Mulher no Estado e tem percorrido mu-nicípios numa peregrinação para incrementar a presença do segmento na atividade po-

Mulheres são maioria e prometem decidir eleições

Daniela Ribeiro

Olenka Maranhão

Estelizabel Bezerra

Tatiana Medeiros

Francisca Motta

Gilma Germano

Março  2012 |  17

lítica. Na Assembleia Legislativa, são seis as deputadas: Lea Toscano, Eva Gouveia, Francisca Motta, Gil-ma Germano, Daniella Ribeiro e Olenka Maranhão. Daniella Ribeiro (PP) é filha do ex-deputado federal Enivaldo e irmã do ministro das Ci-dades, Aguinaldo Ribeiro, que nos últimos dias realizou sua primei-ra visita ao Estado na condição de auxiliar de confiança da presiden-ta Dilma Rousseff, mantendo uma agenda eclética de contatos políti-cos e administrativos e pregando a união dos parlamentares para con-quistas maiores em favor da popu-lação paraibana.

Daniella prepara-se para en-frentar, em Campina Grande, atu-ando por enquanto em faixa inde-pendente, a ex-secretária de Saúde, Tatiana Medeiros, lançada pelo pre-feito Veneziano Vital. Tatiana tem como coordenadora de campanha a jornalista Lídia Moura, que já mili-ta há algum tempo na atividade po-lítica. Ela tem sido alvo de críticas por supostas falhas da secretaria de Saúde, mas tem se encarregado de responder diretamente às insinua-ções. O seu argumento é o de que a gestão de Veneziano conseguiu grandes avanços na área, contando, sobretudo, com parcerias do gover-no federal, já que o governo Ricar-do Coutinho teria deixado de aten-der pleitos urgentes encaminhados pelo alcaide. Daniella faz oposição declarada a Veneziano e ao gover-no estadual, não tendo definido, ainda, quais os partidos com quem pretende celebrar alianças. As duas pré-candidatas têm se utilizado do Twitter para a troca de farpas em torno de realizações administrati-vas. São bem articuladas, e Daniella aparentemente larga em vantagem em pesquisas informais, mas os es-trategistas da campanha de Tatiana preveem um crescimento surpreen-dente no desenrolar do pleito. Pelo

PSDB, tem se apresentado como postulante o deputado federal Ro-mero Rodrigues, que conta com a simpatia do PSD, legenda presidida na Paraíba pelo vice-governador Rômulo Gouveia. Romero também busca projetar-se na mídia institu-cional e nas redes sociais, porém, eleitoralmente, dá sinais de que está engatinhando. A disputa este ano em Campina Grande será repleta de emoções, repetindo os cenários de 2004 e 2008, em que Veneziano logrou derrotar Rômulo Gouveia, até em confrontos no segundo tur-no. O senador Cássio Cunha Lima, teoricamente, está comprometido com a candidatura de Romero Ro-drigues, mas, nos bastidores, pode vir a articular uma equação mais re-presentativa para defender as cores do PSDB.

Em João Pessoa, a ex-secre-tária de Planejamento da prefeitura local, Estelizabel Bezerra, mantém um roteiro tímido de pré-candida-ta, sendo ofuscada, às vezes, pela desenvoltura do secretário de Co-municação Social do Estado, Nona-to Bandeira (PPS), que tem visita-do feiras livres e promovido corpo a corpo em eventos religiosos ou carnavalescos. No início do mês, o PSB preparou um evento em co-memoração ao Dia Internacional da Mulher, que consta no calendá-rio como sendo oito de março, mas que na Paraíba e em outros Estados tende a se prolongar com uma sé-rie de manifestações. Os defensores da candidatura de Estelizabel asse-guram que ela irá até o fim na dis-puta e que tem condições de atrair apoio de legendas como o DEM ou de simpatizantes dentro do Partido dos Trabalhadores, onde uma cor-rente influente torce pelo seu nome. Em várias cidades do interior, mu-lheres irão dar um colorido especial à campanha, desafiando esquemas oligárquicos enraizados.

Efeméride significativa No último dia 24 de feverei-

ro, foi assinalado o transcurso dos 80 anos da conquista, pela mulher, do direito a voto no Brasil, após lutas travadas desde o século XIX. A primeira representante do sexo feminino a ocupar cargo eletivo foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, no Rio Grande do Norte, em 1928, pelo Partido Republicano. Não chegou a concluir o mandato devido a mudanças na legislação impostas pelo governo central. No dia três de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz tornou-se a primeira eleita como deputada federal. O Rio Grande do Norte teve outra particularidade: foi o primeiro Estado a permitir que a mulher vo-tasse. A professora Celina Guima-rães, de Mossoró, foi pioneira em se alistar para o exercício sufragista.

Os movimentos feministas avaliam que conquistas importan-tes foram sendo alcançadas grada-tivamente, e consideram um grande passo a eleição de Dilma Rousseff para a presidência da República. Dilma convocou pelo menos onze mulheres para integrar seu ministé-rio e tem procurado ser eficiente na adoção de políticas públicas em fa-vor do sexo feminino. O Brasil, po-rém, ainda ocupa a centésima qua-dragésima primeira colocação em termos de participação feminina na política, num ranking de 188 países. “Vivemos numa batalha constante para fazer prevalecer nossos espa-ços, inclusive corrigindo desigual-dades no mercado de trabalho”, afir-ma a vereadora Sandra Marrocos, do PSB, candidata à reeleição em João Pessoa. Ela se diz convencida de que ainda há barreiras a serem vencidas, até mesmo no campo das relações familiares. “Este é um pro-cesso que tem que ser construído dia a dia”, prega Sandra Marrocos.

18  | Março  2012

Política

Ricardo Marcelo nega, mas é cotado para Senado

Nonato Guedes

Em conversa com este repór-ter, no fim de semana, em Campina Grande, o presidente da Assem-bleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB), desconversou insistente-mente sobre a hipótese de ser can-didato a senador em 2014, mas fontes políticas que lhe são ligadas confirmaram que ele tem chances concretas de vir a entrar no páreo. O desfecho da disputa eleitoral para prefeito de João Pessoa, este ano, pode influenciar no futuro do par-lamentar. Se Cícero Lucena for elei-to para a cadeira de Luciano Agra, riscará do mapa qualquer pretensão senatorial em 2014. Se for derrota-do, dificilmente terá cacife para se impor como postulante à reeleição ao Congresso.

Daí porque o prélio pesso-ense está sendo monitorado com atenção pelo dirigente da Assem-bleia Legislativa, que, inclusive, tem empreendido uma gestão surpreen-dente no Poder Legislativo e possui trãnsito em diferentes correntes po-líticas, graças ao estilo conciliador que adota. O que se apurou, concre-tamente, foi que Ricardo Marcelo não tem interesse em partir para a deputação federal, mas teria afini-dade quanto ao pleito de senador. Ele conta com apoio de parlamen-tares e tem sido estimulado por prefeitos municipais a encarar o desafio majoritário. Teoricamente, abstraindo Cícero, o concorrente mais provável de Ricardo seria o vice-governador Rômulo Gouveia, atualmente filiado ao PSD, legenda

que preside no Estado. Mas Rômulo cogitaria, no íntimo, figurar no mesmo posto numa eventual candidatura do governador Ricardo Coutinho à reeleição, sonhando com a ideia de ser governador em 2018 e credenciar-se a uma reeleição, com a desincompatibilização de RC para postular outro mandato.

Os cenários pro-jetados por analistas políticos favorecem Ri-cardo Marcelo na equa-ção majoritária em 2014, mas ele é cauteloso porque estará em jogo apenas uma vaga, justamente a que é ocupada, hoje, por Cícero, pri-meiro secretário da Mesa do Sena-do. O presidente da AL preocupa-se em adivinhar quem seria o seu vir-tual adversário na corrida por essa vaga, tanto no bloco das oposições como no próprio bloco de partidos responsáveis pela sustentação polí-tica do governo Ricardo Coutinho. Na qualidade de presidente da AL, Ricardo Marcelo tem adotado a postura do diálogo com os demais Poderes e do respeito à atuação dos companheiros, sem deixar de exercer a sua autoridade. Também tem prestigiado os funcionários da Casa e investiu na aquisição de uma nova sede para a Assembleia, a pretexto de que a atual não aten-de às demandas. A perspectiva é de que a AL venha a se instalar no Al-tiplano Cabo Branco.

Deputados do PMDB e do PT chegaram a elogiar, publica-mente, o comportamento de Ri-cardo Marcelo, alegando que ele administra de forma colegiada e mantém uma postura de respeito às convicções de todos os integrantes da Casa Epitácio Pessoa. O equilí-brio demonstrado pelo presidente tem evitado clima de tensão entre as bancadas adversárias. O apego de Ricardo Marcelo à legalidade é des-tacado de forma indistinta, e se tra-duz no cumprimento das normas do regimento interno. Além disso, ele tem projetado a Assembleia com a realização de Seminários e pales-tras sobre temas da atualidade e de interesse público, além de possuir interlocução positiva com os re-presentantes federais do Estado e marcar presença na Unale, a União Parlamentar Interestadual, que luta pelo fortalecimento das prerrogati-vas das Assembleias.

Março  2012 |  19

Política

O senador Cássio Cunha Lima (PB) foi indicado membro da delegação que representará o Se-nado Federal na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvi-mento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho deste ano no Rio de Janeiro.

“O Brasil está diante de um dos maiores desafios da história da humanidade. É preciso coragem para enfrentar a gravidade dos pro-blemas em pauta. Pretendo cobrar prioridade e seriedade do Governo Federal na definição de uma agen-da moderna e propositiva, para que

“O sucesso da Rio+20 depende do grau de envolvimento do Governo Federal, das decisões a serem tomadas e do número de chefes de Estado e de governo que estiverem presentes”

Cássio representa Senado na Rio +20

não ocorra nenhum retrocesso ou se aprovem medidas que contra-riem as decisões da Rio 92”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima.

De acordo com o senador paraibano, o documento-base das negociações, divulgado pela Orga-nização das Nações Unidas (ONU), conhecido como zero draft* foi clas-sificado como tímido e desnorteado pela maioria dos parlamentares.

“Não se pode perder tempo com o velho e inútil debate travado entre o desenvolvimento e a preser-vação do meio ambiente. Os graves impactos da crise ambiental irão penalizar justamente as populações mais vulneráveis do planeta”, pon-derou Cássio Cunha Lima.

TCE adverte prefeituras sobre licitação de bandas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve reforçar as orientações aos prefeitos sobre a necessidade de cumprimento da Lei da licitação para contratação de bandas musicais para as festas juninas.A recomendação foi feita pelo Conselheiro Fábio Nogueira, que afirmou que os contratos artísticos têm sido usados como instrumento de desvio de dinheiro público “Os contrato de bandas e artistas têm contribuído muitas vezes para a sangria dos cofres públicos”, observou o conselheiro durante a abertura de uma recente sessão plenária do TCE.

Nogueira relembrou ainda o expediente que foi encaminhado pelo Ministério

Público Federal (MPF) aos prefeitos paraibanos com as mesmas orientações.A Procuradora do TCE, Izabella Falcão, informou que no últimos Encontro que participou do Ministério Público de Contas, a côrte paraibana foi elogiada por cumprir a Resolução aprovada pelo TCE em sessão plenária em fevereiro de 2009, que dispõe sobre regulamentação dos procedimentos a serem adotados por órgãos ou entidades públicas para contratação de grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artístico.

20  | Março  2012

PONTO DE vISTA | José Di Lorenzo Serpa - Desembargador | [email protected]

Conta-se que Alexandre, o Grande, ao chegar em Corinto, pa-trocinou uma grande festa. Mas, notando a ausência do filósofo Di-ógenes, deixou os convidados e foi imediatamente visitá-lo. Ao encon-trá-lo, em sua casa, tomando banho de sol, foi dizendo que era poderoso e que ele pedisse o que quisesse.

Diógenes respondeu apenas:- Gostaria que se afastasse

um pouco para que eu pudesse to-mar banho de sol.

Lembrando-me dessa pas-sagem, verificamos que Alexandre avaliava seu poder pelo seu exérci-to e começo a pensar na parcela do poder exercido pelos homens.

Sabemos nós que a tendência do poder é mais poder, se expan-dindo sempre, fato comprovado historicamente. No entanto, me pa-rece que algo se nos apresenta falho ou errado.

Citando alguns exemplos de tempos atrás, verificamos o pouso de uma avião na Praça Vermelha, centro de Moscou, demonstrando,

assim, a vulnerabilidade da então nação soviética.

É de se lembrar ainda a que-da dos edifícios Trade Center, no fatídico 11 de setembro.

Os casos acima deixaram a humanidade boquiaberta, questio-nando o seu poderio. O poder de decisão também se questiona, con-siderando que meses atrás ocorreu a décima-quinta Conferência das partes referente às Convenções e mudanças climáticas, envolvendo questões relativas ao meio-ambien-te, na cidade de Copenhague.

Com a participação de vários países do mundo, inclusive alguns países ditos do primeiro mundo, considerados poderosos, ou seja, os mais ricos, e, no entanto, não che-garam a conclusão alguma.

Pergunta-se então: onde está o poder? E por que esta vulnerabi-lidade e fissuras no suposto poder exercido pelos homens?

Esta interrogação me preo-cupa e me ensina que eles não são tão poderosos como se julgam.

Recordamos ainda, à guisa de exemplo, que, apesar de todo o aparato bélico, John Kennedy não pôde evitar uma bala que o feriu mortalmente. Afinal, o que falta aos poderosos do dia e por que a Histó-ria é cíclica, demonstrando que os supostos poderosos de hoje são os derrotados do amanhã?

Por que acreditar sempre no seu poder econômico ou bélico quando Davi venceu Golias, ao que tudo indica, pela vontade de Deus, que, talvez, esteja faltando entre eles.

Salomão, rico e poderoso, a Deus não pediu nada além da sa-bedoria.

Quase terminando, gostaria de lembrar que o abuso do poder vem de longe, desde os tempos de Acabe, rei de Israel, e, portanto, da Samaria. Apoderou-se ele das vinhas de Nabot, seu vizinho, seu súdito, parte mais fraca, portanto, social e politicamente.

Afinal, digo o que me ensina-ram no passado: todo poder vem de Deus, criador do Universo.

OS PODEROSOS

Março  2012 |  21

Governo

Mais de 70 municípios pa-raibanos das diversas regiões do Estado receberam a visita do gover-nador Ricardo Coutinho nesses 15 meses de sua gestão. Geralmente, sua presença é marcada por inau-gurações de obras, assinaturas de convênios ou ordens de serviço e lançamentos de programas sociais e de crédito. Tudo isso buscando atender o modelo de gestão escolhi-do pelo povo nas últimas eleições.

Somente a cidade de Cam-pina Grande, por exemplo, recebeu mais de dez visitas do governador, para participar de eventos como a inauguração do Hospital de Emer-gência e Trauma, obra que levou mais saúde à população e descen-tralizou o atendimento na Capital, e a inauguração do Restaurante Popular. Já em Patos, no Sertão paraibano, ele assinou a ordem de serviço do Centro de Oncologia e inaugurou o Terminal de Passagei-ros do Aeroporto local, dentre ou-

Ricardo visita mais de 70 municípios da Paraíba

tras ações executadas no município.Em 37 cidades (Lastro, Ita-

pororoca, Frei Martinho, Catolé do Rocha, Pombal, Areia, Pilões, Taperoá, Livramento, Matureia, Logradouro, Alagoinha, Aguiar, Coremas, Belém do Brejo do Cruz, Pedra Branca, Congo, Matinhas, Pi-lar, Sossego, Picuí, Natuba, Princesa Isabel, Tavares, Juru, Poço José de Moura, São José de Piranhas, Monte Horebe, São José de Pombal, Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fé, Pedra Lavrada, São José do Seridó, Cuité e Picuí), Ricardo inaugurou estra-das e acessos – como também, em algumas, assinou ordens de serviço nesse sentido, anunciou ou visitou obras em andamento. O objetivo, segundo ele, é interligar os municí-pios paraibanos, tirando boa parte deles do isolamento em que se en-contravam, e facilitar o escoamento da produção agrícola paraibana.

A maioria das visitas acon-teceu durante as audiências do

Orçamento Democrático Estadual (ODE), realizadas em cidades polos de todas as regiões geoadministra-tivas do Estado e presididas pelo gestor estadual. Nestas audiências, o governador ouviu as solicitações populares que nortearam o ODE 2011 e hoje respondem por 40% das demandas do orçamento estadual para 2012, com um investimento no valor de quase R$ 1,2 bilhão.

Outros programas do Estado que também levaram Ricardo foram o Empreender-PB e o Pacto Social pelo Desenvolvimento, que benefi-ciam municípios como Cajazeiras, Guarabira, Patos, Sumé, Boqueirão e Cabaceiras, entre outros. O gover-nador também entregou casas em Caldas Brandão, Marizópolis e Lo-gradouro; participou de eventos em Lagoa Seca, Ouro Velho, Santa Lu-zia, Cabedelo, Pitimbu, Baía da Trai-ção, São Sebastião de Lagoa de Roça, Teixeira, Araçagi, Gurjão, Juripiran-ga, Bayeux, Aroeiras e São Gonçalo.

22  | Março  2012

CAPA

O Tribunal de Contas do Esta-do, ao apreciar e julgar 271 processos de prestação de contas de prefeituras, relativas ao exercício administrati-vo de 2011, aprovou, com louvor, as contas de três gestores municipais paraibanos. O fato não teria maior re-percussão se não fosse normal o TCE reprovar em vez de aprovar contas de grande maioria de gestores a cada exercício administrativo.

Os três gestores que tiveram suas contas relativas a 2011 apro-vadas com louvor foram Buba Ger-mano, do município de Picuí; João Madruga, do município de Matara-ca; e Péricles Viana, do município de Mãe D’agua.

Os prefeitos de Picuí e Ma-taraca estão no último ano do seu segundo mandato e, segundo pes-quisa junto ao TCE, todos eles ti-veram as contas relativas aos sete anos de gestão todas aprovadas pela Corte de Contas do Estado, enquanto que o jovem prefeito de

Mãe D’agua, Péricles Via-na está concluindo o seu quarto ano de gestão, mas com aprovação de suas contas em todos eles.

Perguntado ao prefeito Buba como se sentia com a aprovação das suas contas com louvor, pelo TCE, ele declarou que se sentia muito feliz e satisfeito, afirmando ser um dever de qualquer gestor do dinheiro pú-blico aplicar corretamente e com transparência os recursos que são destinados aos municípios em bene-ficio do povo. “Basta cumprir o que determina as leis e no final dará tudo certo”, disse o prefeito Buba.

Já o prefeito João Madruga, de Mataraca, argumentou que a aprovação das suas contas pelo Tri-bunal de Contas, com louvor, nada mais era do que o reconhecimento daquela corte com quem aplica cor-retamente e em benefício do povo os recursos públicos que são repas-

sados aos municípios. “As leis foram feitas para serem cum-

pridas, razão porque o TCE, da mesma forma que apro-

va as contas corretamente aplicadas, reprova as que tiverem vícios insanáveis

e ao arrepio da lei”, disse Madruga.Tanto Buba quanto Madru-

ga afirmaram que, ao destacar com louvor as contas que foram corre-tamente aplicadas, pelos gestores, o Tribunal de Contas estará esti-mulando a que outros edis façam o mesmo, cumprindo com o que determinam as leis no que se refere a aplicação correta dos recursos pú-blicos destinados aos municípios. “A transparência é o caminho mais curto para se atingir os caminhos da legalidade”, destacou Buba.

A revista TRIBUNA, em re-conhecimento pelo destaque do TCE aos municípios citados, presta esta homenagem a todos objetivan-do estimular os demais gestores.

Prefeitos nota 10Prefeitos nota 10

22  | Março  2012

Março  2012 |  23

O município de Mãe Dàgua, administrado pelo prefeito Péricles Viana, localizado no Sertão do Estado, teve as suas contas relativas ao exercício de 2011, aprovadas com louvor pelo Tribunal de Contas do Estado. Apenas três municípios, dentre os 223 existentes no estado, Mãe Dágua, no Sertão; Picuí, no Curimataú; e Mataraca, no Litoral Norte, tiveram contas aprovadas com louvor pelo TCE, pelo menos até o presente momento.Mãe Dágua, localizado no alto sertão do Estado, há 350 kM da capital, tem índice 0.6 do FPM (Fundo de Participação dos Municipios), o menor dentre os demais. O prefeito Péricles Viana de Oliveira Júnior, mais conhecido por Junior Tota, de tradicional família política do município, conclui, este ano, o seu segundo mandato à frente da edilidade. Sobrinho de Antonio Tota, ex-prefeito do município por três mandatos, herda do tio as mesmas características de bom gestor, quando os índices da saúde pública, divulgados recentemente, lhe coloca no segundo lugar entre os gestores do estado.

Péricles prefeito nota 10

Mãe D’água

Março  2012 |  23

24  | Março  2012

CAPA

PicuíOs 108 anos de emancipação política do muni-

cípio de Picuí, transcorridos no dia 16 de março, fo-ram comemorados com uma vasta programação ela-borada pela Prefeitura Municipal, com destaque para inaugurações de obras que vão contribuir para o de-senvolvimento econômico da cidade e para melhoria da qualidade de vida da população. Além do prefeito Buba Germano, os festejos contaram com a presença do governador Ricardo Coutinho.

A rodovia ligando Picuí ao município de Nova Palmeira foi uma das principais obras inaugu-radas pelo prefeito Buba Germano e pelo governador Ricardo Coutinho. A pavimentação dos 22 km da estrada faz parte do programa Caminhos da Paraí-ba, executado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER. Com a obra, ficaram pavimentados todos os trechos in-terligando Soledade, São Vicente do Seridó , Cubati, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Picuí até o entronca-mento com a rodovia federal BR 104, em direção a Cuité.

CONTAS APROvADASPicuí ainda recebeu de presente de aniversário

a notícia de que o Tribunal de Contas do Estado ha-via aprovado com louvor as contas da Prefeitura Mu-nicipal relativas ao exercício de 2011. Dentre os 271 processos examinados pela Corte, apenas três muni-cípios tiveram suas contas aprovadas com louvor, por terem cumprido com todas as formalidades exigidas. Os prefeitos que tiveram suas contas aprovadas com louvor foram Buba Germano, de Picuí; João Madru-ga, de Mataraca; e Péricles Viana, de Mãe D’Água.

Ou seja, com nota 10, por haverem cumprido com todas as formalidades exigidas por aquela corte de contas.

24  | Março  2012

Março  2012 |  25

SaúdeOutras obras relevantes entregues à população foram o posto de saúde do bairro Pedro Salustino; duas passagens molhadas nas comunidades São José e Limeira; pavimentação de diversas ruas do bairro JK; a Praça da Terceira Idade, no bairro de São José; a quadra de esporte do bairro JK; a Praça dos Garimpeiros e Academia para a Terceira Idade no bairro JK. Também houve visita às instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU, às obras do Pacto Social, à alça que interliga o bairro Monte Santo ao IFPB, além de shows em praça pública.

Buba prefeito nota 10

Março  2012 |  25

26  | Março  201226  | Fevereiro  2012

CAPA

Mataraca

Madrugaprefeito

nota

10

A seriedade e a responsabilidade com que o prefeito de Mataraca, João Madruga (PMDB), vem aplicando os recursos públicos foram constatadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aprovou com louvor as contas da Prefeitura Muni-cipal relativas ao exercício de 2010. Isso atesta que a Lei de Responsabilidade Fiscal vem sendo cumpri-da à risca pelo Município.

O prefeito João Madruga comemorou o re-sultado da análise do TCE, declarando que não fez nada mais do que cumprir com a sua obrigação de utilizar a transparência, o bom senso e responsa-bilidade administrativa na condução da adminis-tração municipal, aplicando com racionalidade o dinheiro público em beneficio do povo.

Março  2012 |  27Fevereiro  2012 |  27

Vale ressaltar que, dos 271 pro-cessos de contas analisados pelo Tri-bunal de Contas do Estado, no mês passado, apenas três municípios – Ma-taraca, Picuí e Mãe D’água – tiveram suas contas aprovadas com louvor.

ADMINISTRAçãONesses últimos três anos à

frente do município de Mataraca, o prefeito João Madruga não se pre-ocupou apenas com as formaliza-ções corretas das suas prestações de contas. Seu espírito público levou-o a desenvolver um amplo projeto de construção de políticas públicas voltadas para o bem estar da popu-lação, sem esquecer as obras que impulsionam o desenvolvimento econômico e social do município.

Nesse sentido, João Madruga vem sabendo aproveitar as potenciali-dades de Mataraca no que dizem res-peito ao turismo e realizando obras que sejam capazes de incrementar o setor e atrair mais visitantes. Entre as ações, destaca-se a implantação de um amplo projeto de infraestrutura no balneário “Barra de Camaratuba”, que recebeu obras de construção de calçamento, drenagem e esgotamen-to sanitário, evitando as constantes cheias nas suas ruas durante o perí-odo invernoso. Todas as estradas que dão acesso ao município foram re-cuperadas, inclusive a que interliga a cidade à Camaratuba.

EDUCAçãOA melhoria da qualidade do

ensino vem sendo uma meta perse-guida pela Prefeitura de Mataraca, que também está trabalhando para que nenhuma criança ou jovem em idade escolar fique fora da sala de aula. Assim é que vem realizando obras de ampliação e construção de escolas tanto na zona urbana como na zona rural.

Para facilitar o acesso dos alunos à escola, o prefeito João Madruga aumentou o número de veículos para o transporte escolar, o que tem contribuído para a dimi-nuição da evasão escolar. Isso tam-bém vem sendo possível por causa da melhoria da distribuição da me-renda escolar em todas as escolas, de maneira farta e de boa qualida-de. Além disso, os estudantes rece-bem fardamento e material escolar gratuitos.

Por sua vez, os alunos da Es-cola Municipal José Ribeiro Bessa ganharam mais conforto para assis-tir suas aulas. A unidade – a maior de Mataraca – foi totalmente clima-tizada. Além disso, a escola recebeu melhoramentos e ampliação das suas instalações e ganhou um auditório.

A Prefeitura ainda está cons-truindo em convênio com o Gover-no federal uma moderna creche com capacidade para receber mais de 100

crianças em idade de 0 a 6 anos. Além de possibilitar que as mães tra-balhem e ajudem na renda domésti-ca, a creche encaminhará as crianças assistidas para a vida de estudante.

OUTRAS AçÕESO número de ambulâncias

à disposição da população foi triplicado e para oferecer maior conforto e melhor assistência aos pacientes os postos de saúde re-ceberam melhorias, com desta-que para a unidade do Programa Saúde da Família instalada na sede municipal.

Outra ação de destaque nes-ses três anos de gestão de João Ma-druga foi a nova sede do Conselho Tutelar, com modernas instalações, construída com recursos próprios do município. A sede do Conselho Tutelar, construída em linhas ar-quitetônicas modernas, abriga um órgão da maior importância para o combate aos crimes contra crian-ças e adolescentes do município, dentro da política de amparo es-tabelecida pelo Governo federal e apoiada pelos governos municipais e comunidades.

E ainda: implantação de cal-çamento em diversas ruas da cidade, inclusive com drenagem para escoa-mento das águas pluviais; e constru-ção de conjuntos habitacionais.

Municípios

O prefeito Luciano Agra as-sinou, recetemente, a ordem de serviço para as obras de duplicação de Av. João Cirilo Costa, mais co-nhecida como Avenida Panorâmica no bairro do Altiplano. As obras in-tegram o projeto Caminho Livre e dão sequência à implantação de po-líticas de mobilidade urbana da Ca-pital. A assinatura ocorreu às 11h, no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, liberando recursos na ordem de R$ 2.655.935,21, de-correntes de um convênio entre o Governo Municipal, o Ministério do Turismo e a Caixa Econômica Federal.

“Essa obra é uma demanda antiga da população de João Pes-soa, principalmente para aquelas pessoas que moram nos bairros do Altiplano e do Cabo Branco e ao mesmo tempo vai melhorar o trân-sito naquela via por causa do alar-gamento e completar um trabalho que já tínhamos iniciado. São inves-

timentos que a PMJP vai fazer para facilitar o deslocamento de veículos da Zona Sul da cidade, para a Zona Leste”, disse o prefeito Luciano Agra durante a assinatura.

O secretário de infraestrutu-ra comentou que essa intervenção faz parte do conjunto de ações que a Prefeitura está implementando, no intuito de melhorar a mobilida-de urbana na Capital, e que as obras não vão interferir no trânsito por-que vai ser feita uma duplicação paralela à via já existente. “A iniciativa vai facilitar o acesso ao bairro Al-tiplano Cabo Branco e melhorar o trânsito no local. Serão apro-ximadamente três quilômetros alarga-dos, essa nova faixa vai da Avenida Minis-tro José Américo de Almeida (Beira Rio) à Avenida Governa-

dor Antônio Mariz”, disse Marcelo Cavalcanti.

Marcelo disse ainda que as obras estão previstas para começar na primeira semana do mês de abril e o prazo de conclusão é de no mí-nimo quatro meses. “As obras serão executadas a partir da rotatória da Beira Rio e vão até a rodovia Gover-nador Antônio Mariz, num trecho de três quilômetros no total, expli-cou o secretário.

A criação de mais uma faixa no trecho é indispensável com o au-mento do fluxo de veículos no lo-cal. A via contará com faixas de 7,5 metros de largura, canteiro central e iluminação ornamental. A obra vai proporcionar mais segurança, rapi-dez e tranqüilidade aos motoristas que trafegarem no trecho e facilitar o acesso aos bairros adjacentes.

Confirmada duplicação da via Altiplano

28  | Março  2012

O prefeito Aragão Júnior esteve inspecionando obras importantes para a terra da laranja, Matinhas.

A maior produtora de laranja da Paraíba e de tangerina do Nordeste brasileiro ganhou, nos últimos anos, obras e ações importantes que alavancaram o seu desenvolvimento.

Dentro deste projeto, o prefeito Aragão Júnior, acompanhado da sua vice-prefeita Ivone Queiroga, de secretários e assessores, inspecionou a obra de edifica-ção da cobertura do ginásio poliesportivo que ficará dentro do Complexo do Parque da Laranja.

O ginásio, que será entregue nos próximos dias a população, é fruto de mais uma parceria com o Gover-no do Estado e também estará localizado nas proximi-dades do primeiro conjunto habitacional de Matinhas, que foi entregue ano passado pelo prefeito Aragão Jú-nior e o governador Ricardo Coutinho.

“Trabalharemos do primeiro ao último dia do nos-so mandato à frente do executivo de Matinhas e este novo ginásio é mais uma conquista”, disse Aragão Júnior.

Aragão Júnior inspeciona obras em Matinhas

feitosa faz festa e inaugurações no dia da cidade

Dando prosseguimento a sua decisão de preser-var as manifestações sociais existentes no município de Ibiara, o prefeito Pedro Feitosa colaborou com a realização da festa do padroeiro do distrito de Varzea Redonda, comemorado no dia 18 deste mês, no dia de-dicado a São José.

A prefeitura contratou bandas musicais de boa qualidade, da região e fez realizar a tradicional festa de São José, com leilão e outros atrativos para a comuni-dade de Varzea Redonda. Os recursos arrecadados no leilão realizado foram destinados à paróquia local, cuja comissão organizadora planeja aplica-los na reforma e ampliação da igreja.

InauguraçõesO prefeito Pedro Feitosa adiantou que continua

no propósito de inaugurar, mensalmente, uma obra no município, sendo que a do mês de março, justamente calçamentos em várias ruas da cidade, será realizada no dia 17 de abril, dia da cidade, quando a prefeitura irá comemorar com a entrega à população de várias outras obras. “Estou preparando uma programação a altura dos desejos do povo de Ibiara para as comemorações do dia da cidade,” disse o prefeito Pedro Feitosa.

Março  2012 |  29

30  | Março  2012

Municípios

Os recursos financeiros são menores do que as demandas sociais. Esse é o panorama da maioria dos municípios paraibanos. Uma equação difícil de ser resolvida, mas que não vem abatendo a gestão do prefeito Lindembergue Souza Silva, do município de Montadas, que não tem medido esforços para oferecer à população serviços públicos de qualidade nos diversos segmentos administrativos.

Montadas: lindembergue enfrenta crise com dedicação e trabalho

Prefeito

Lindembergue governa Montadas por dois mandatos, sendo de tradicional família política do município, onde seu pai foi gestor por três vezes e seu tio por duas vezes

Março  2012 |  31

Montadas: lindembergue enfrenta crise com dedicação e trabalho

InfraestruturaA Prefeitura tem investido pesado na infraestrutura do mu-

nicípio, apesar dos poucos recursos. Diversas ruas da cidade ga-nharam calçamento, enquanto as estradas vicinais do município receberam melhorias para oferecer mais conforto e seguran-ça aos seus usuários. Para isso, a Prefeitura adquiriu três tratores, que são destinados, também, ao corte de terras dos pequenos agricultores.

A administra-ção municipal também tem se preocupado com a limpeza da ci-dade, onde as ruas e praças são limpas e bem cuidadas, com boa iluminação, e tem preservado as festas tradicionais como a Festa da Batatinha e o dia da cidade.

EducaçãoDesde o primeiro mandato,

Lindembergue Souza tem determi-nado, a cada início de ano letivo, a execução de reformas em todas as escolas, bem como a distribuição de kits escolares, fardamento, merenda farta e de boa qualidade, material escolar, transporte escolar em ônibus novos e confortáveis.

Para promover a me-lhoria da qualidade do ensi-no, o prefeito tem valorizado o magistério municipal com o pagamento em dia do piso sa-larial estabelecido pelo Gover-no federal. Outra ação no setor foi a instalação de um telecen-tro com 12 computadores, que tem promovido a inclusão digi-tal dos alunos que utilizam o lo-cal como ambiente de pesquisa para as tarefas escolares.

Recentemente, a Prefeitura iniciou as obras de recuperação do ginásio de esporte da cidade, cuja inauguração será feita brevemente.

SaúdeExistem dois postos de saúde

do Programa Saúde da Família - PSF, sendo um na cidade e outro na zona rural, onde médicos, dentistas, en-fermeiros e pessoal de apoio prestam serviços à população e distribuem medicamentos quando a farmácia básica da cidade não dispõe daque-les receitados pelos médicos.

Em relação a Saúde, três au-tomóveis pequenos e um microôni-bus estão à disposição da população durante 24 horas por dia, para re-moção de pacientes para Campina Grande, onde são tratados os casos de maior complexidade.

32  | Março  2012

Municípios

Alhandra

A perspectiva de implantação de novas indústrias na região tem mo-tivado ainda mais o prefeito de Alhandra, Renato Mendes (DEM), a pro-mover investimentos em diversos setores, visando dotar o município de condições reais para receber e desenvolver todos os projetos que a ele se destinarem. As ações priorizam as áreas de saúde, educação e infraestrutu-ra sempre voltadas para melhorar a qualidade de vida da população.

Recentemente, a Prefeitura de Alhandra fez entrega à população de diversas ruas calçadas, além da nova iluminação da rua presidente João Pessoa, artéria principal da cidade. Paralelamente a essas obras, Renato Mendes anunciou melhoria no hospital local e em todo o sistema de saúde do município.

No início deste mês, o prefeito distribuiu com os alunos da rede mu-nicipal de ensino 4 mil fardas e 4 mil kits escolares, além de 200 bicicletas, para a locomoção dos alunos da zona rural até as escolas ou até o ponto do ônibus escolar mais próximo.

Também houve distribuição de uniformes esportivos com todos os alunos que participam do projeto “Show de Bola”, que vem sendo desen-volvido em parceria com o Governo federal. Além do material esportivo, o projeto proporciona benefícios para crianças e adolescentes frequentadores do Centro Especializado de Assistência Social.

Ainda na mesma solenidade, o prefeito Renato Mendes assinou a ordem de serviço para a construção da Escola Zélia Correia do Ó, que pos-sibilitará mais vagas para as crianças e jovens em idade escolar do muni-cípio de Alhandra. E também fez entrega de mais um ônibus escolar para reforçar a frota de veículos à disposição dos estudantes que têm dificuldade de acesso à escola.

Piso salarial A grande novidade anunciada pelo prefeito Renato Mendes foi a sua

decisão de pagar aos professores de Alhandra o novo piso salarial determi-nado pelo governo federal a partir de abril. “Faço questão de informar nesta oportunidade a nossa decisão de pagar o piso salarial dos professores anun-ciado pelo governo federal já a partir do próximo mês”, garantiu o prefeito.

Ele ainda prometeu que até o final da sua gestão vai entregar mensal-mente uma obra a população de Alhandra.

Além do deputado Branco Mendes, um dos maiores apoiadores das ações administrativa de Alhandra e responsável pela emenda orçamentária que permitirá a construção do colégio, a solenidade contou com a presença de grande quantidade de estudantes, dos vereadores e secretários municipais.

Renato distribui kit escolar e anuncia piso salarial

Municípios

Nova iluminação pública

32  | Março  2012

Março  2012 |  33

Prefeito assina ordem de serviço para nova escola Entrega de bicicletas a estudantes da zona rural

34  | Março  2012

Moderna estrutura no novo Posto de Saúde de Alagoa Nova

Municípios

Março  2012 |  35

O prefeito de Alagoa Nova, Kleber Mo-raes, no seu ultimo ano de mandatoà frente do município, vem desenvolvendo diversas obras e ações administrativas em beneficio da sua população. Recentemente, o prefeito inaugu-rou um moderno Posto Médico, integrado ao programa da saúde da família, dotado de todos os requisitos para primeiros socorros e atendi-mento da população carente da cidade.

A saúde do município de Alagoa Nova é sustentada por 8 postos do PSF, sendo 4 instalados na cidade e 4 na zona rural, todos dotados de médicos, dentistas, enfermeiros e pessoal de apoio para o atendimento as pesso-as carentes do município. A atual gestão deter-minou o pagamento de insalubridade aqueles funcionários que prestam serviços em locais que ensejam o pagamento desse beneficio.

O prefeito Kleber Morais asseverou que autorizou o pagamento do piso salarial deter-minado pelo governo federal a todos os pro-fessores do município, estejam enquadrados no que estabelece a legislação referente. Tanto professores quanto os demais funcionários re-cebem os seus salários em dia desde que assu-miu o comando do município.

Na infra-estrutura, a prefeitura tem rea-lizado diversas obras no município, a partir do Portal da cidade, seguindo-se a calçamentos em diversas ruas e ladeiras do município, bem

Moderna estrutura no novo Posto de Saúde de Alagoa Nova

Portal Calçamento Urbanização

como na zona rural.Duas caçambas e um carro

coletor de lixo, além de uma moto niveladora, estão sendo licitadas pela prefeitura.

No setor de educação, a prefeitura reformou e equipou 40 escolas no município, além de im-plantar a inclusão digital em 4 es-colas , além de instalar mais uma que servirá as demandas escolas do município. Apartir deste mês, cada professor vai receber um Net book para desenvolver melhor os seus conhecimentos. O transporte escolar é feito por 4 novos ônibus adquiridos pela prefeitura além de mais dois locados que juntos a vá-rios carros pequenos locados, ga-rantem o transporte dos alunos da zona rural para a cidade.

Desde o inicio da sua gestão, o prefeito Kleber Moraes vem man-tendo os programas do governo federal em convenio com o municí-pio, como Peti, Cras, Casa da Fami-lia, Pró-jovem etc, em perfeito fun-cionamento, além das ruas e praças da cidade limpas, bem iluminadas e bem cuidadas.

36  | Março  2012

A prefeita de Conceição, Vani, Braga fará a entre-ga de 30 casas populares a famílias carentes do municí-pio, dentro do programa “minha casa minha vida” do governo federal.

As famílias que se inscreveram a alguns anos ,não possuem renda.

Além das 30 casas populares que serão entregues, mais 09 casas estão em construção, dentro do mesmo programa e são financiadas pela caixa econômica federal.

As casas foram construídas no bairro São Ge-raldo e o conjunto habitacional receberá o nome do

Prefeita vani Braga fará entrega de 30 casas populares do programa Minha Casa Minha vida

ex. vereador Chicó Vieira, pai do atual vereador Ro-berto de Chicó como é conhecido popularmente no município.

Novos veículosA prefeitura de Conceição acaba de adquirir mais

4 novos veículos uno, que serão destinados a saúde e educação do município. Com essa aquisição, a frota de automóveis da edilidade passa a contar com 15 veicu-los, inclusive com os tratores e retro-escavadeira que já se encontra em plena atividade no município.

Municípios

Março  2012 |  37

Capa

Durval anuncia concursoO presidente da Câmara de João Pessoa, vereador Durval Ferreira (PP), anunciou a realização de con-curso público para o preenchimen-to de vagas no quadro de funcioná-rios efetivos da Casa de Napoleão Laureano. Com a iniciativa, Durval deixa uma marca importante em sua passagem pela presidência do Poder Legislativo Municipal.

Mineral destaca entrega de ônibus escolaresO deputado Antônio Mineral agradeceu ao governador Ricardo Coutinho em nome dos prefei-tos que compõem a sua base de atuação política pela entrega dos ônibus escolares para servir à comunidade estudantil paraibana. De acordo com Mineral, os inves-timentos mostram que o governo vem acertando em apostar na Educação.

Odilon leva água para Nova BebelândiaA população de Nova Bebelândia foi beneficiada com o abasteci-mento de água a custo zero, através de uma iniciativa da Prefeitura de Santa Rita. A conquista repercutiu bem entre os populares e deve ser estendida a outras áreas da cidade.

Parlamento - Alexandre Freire | [email protected]

A pré-candidatura à Prefei-tura de João Pessoa do jornalista Nonato Bandeira já deu inúmeros sinais de que é mesmo prá valer, apesar do ceticismo de alguns seto-res, inclusive de segmentos ligados ao governo. Tido como principal articulador da carreira política do governador Ricardo Coutinho, No-nato Bandeira iniciou sua caminha-da rumo à Prefeitura fazendo valer a máxima de que em política é pre-ciso ouvir primeiro para depois fa-lar. Para isso, Nonato realizou visi-tas à igrejas, feiras-livres, estádio de futebol, além de reunir segmentos da sociedade para discutir projetos para a cidade de João Pessoa.

Em tempos de ficha limpa e de um profundo desgaste da classe polí-tica (profissional), a pré-candidatura de Nonato Bandeira nasce sem os ví-cios que a população enxerga e tanto repulsa nos políticos de carreira. So-bre ele não pairam denúncias de cor-rupção, falcatruas ou qualquer outra coisa que o valha. Além disso, Nona-

A Bandeira de Nonatoto tem em seu currículo o respeito da imprensa e da classe política e a vasta experiência acumulada pelos cargos que passou, a exemplo da Secretaria de Comunicação de João Pessoa.

Conhecido por sua capa-cidade de diálogo e de promover costuras políticas, Nonato Bandei-ra já conseguiu reunir oito partidos numa frente política em torno do seu nome para a disputa eleitoral de outubro. Apesar de toda essa mo-vimentação há quem acredite que tudo isso não passa de encenação ou algo parecido. O próprio Nonato já garantiu que é pré-candidato e que essa postulação não é uma aspiração individual e sim uma construção co-letiva, nascida de fora para dentro.

Quem acompanha os aconte-cimentos políticos da cidade já pôde perceber o desdém de alguns pré-candidatos à postulação de Bandeira. Acreditam que Nonato não é páreo para enfrentá-los, o que, no primeiro momento, é bom para quem está sen-do subestimado. Ou essa postura tem um outro objetivo? Talvez os adversá-rios não queiram acreditar que terão que enfrentar um candidato que co-nhece a cidade a fundo, possui uma capacidade considerável de persua-são e um trânsito livre junto aos par-tidos políticos. Se for por aí, é bom ir treinando para os debates, pois é nes-sa arena que Nonato revela sua maior virtude: a coerência política.

PensamentoA mulher forte não é aquela que encontra rosas em seu caminho, mas a que as semeia.

Marta Medeiros

Palavra DivinaBem aventurado o homem que tem virtuosa mulher, por que dobrado será seus anos. Eclesiásticos 26,1

Programa Thereza Madalena

Tv Master

Sábado22 horas(avant-premiere)Domingo10 e 19 horasSegunda-feira15 horas

Ao meu leitor, todo meu carinho. Au revoir

Social Thereza Madalena

DestaqueKarina Waleska Oliveira CostaEmpresária atuante, mulher de coragem, autêntica, mãe carinhosa de Alex neto e Jú-

lia, esposa dedicada de Alex Filho.Amiga incondicional. Uma mulher que faz a diferença.

Tempo de QuaresmaQuaresma é o tempo que precede a celebração da Páscoa. Nesse tempo se desenvolve a cam-panha da fraternidade cujo tema é: “Fraternidade e Saúde Pública” e lema: Que a saúde se difunda sobre a terra. ( Eclo. 38,8)

ProjetoO SESI Paraíba está percorrendo o Estado com o projeto “ Na Ponta da Língua”, visitando 45 escolas de 13 municípios, com apresentações de teatro, musica e filmes.

RetornoDepois de vinte dias em Orlan-do, na Flórida, o casal Soyageur, Fernando e Irene Figueiredo está de volta ao Brasil, precisamente a Recife.

MulherOs desafios, as conquistas e as lutas da mulher, foram temas debatidos no programa Thereza Madalena, na TV Master, no mês de março, ancorado por esta editora e com as presenças de empresárias, médi-cas, gestoras, políticas, religiosas, estilistas. Um sucesso!

HomenagemA administradora Elza Seixas promoveu o II Encontro de Mu-lheres em Ação, com um jantar de confraternização no Sal e Brasil, no dia 08 de março.Na ocasião, o Dr. Luciano Maia homenageou ás mulheres e a pa-lestra da noite ficou a cargo desta colunista e apresentadora.

Desfile BeneficienteEm prol do lar da providência a Dress de Socorro Brito, e a Calza-ture de Fátima Lisboa, promove-ram belíssimo desfile da coleção Outono – inverno 2012, na Sonho Doce Recepções Walmirinha Quei-roga e Irmã Raimunda felizes com o sucesso do evento.

CNEC 33 anosA CNEC Geisel comemorou no dia 05 de março, com solenidade entre alunos e professores, os 33 anos de sua fundação, que nasceu da visão da educadora Francisca Ramalho e de uma equipe de voluntários, e vem conquistando a confiança de gerações.

Parabéns aniversariantes01 | Madalena Tereza | Maria do Socorro | Leão Lobo03 | Karina Waleska O. Costa Ricardo Castro08 | Hebe Camargo Davi Rickison Macedo12 | Gutemberg Botelho Filho Balila Palmeira18 | Ronaldo Cunha Lima Maria Lúcia Jurema José Octávio Arruda Melo26 | Daniela Ribeiro Erivaldo Ribeiro30 | Juarez da Silva Guedes Walberto Jurema31 | Rosa Aguiar | José Hélio Lisboa

Abraços carinhosos* Maria Diniz e José Ferreira* Margareth Diniz* Alderi e Manoel Raposo* Eliane Sobral* José Marconi e Marenice Medeiros* Maria Helena Moura* Fátima e José Gonzaga Sobrinho

38  | Março  2012

Março  2012 |  39

A linda jovem Sarah Bitencourt, filha do casal Tarcí-sio Emílio e Lourdes Bitencourt, viveu momentos de magia, beleza, encanto e glamour na sua festa de 15 anos, realizada no último dia 03, no Paço dos Leões, decorado por Carmelita Chang.Familiares, amigos , convidados participaram emo-cionados da celebração especial em agradecimento a

GAléRIE - DéBUT DE SARAH BITENCOURT

Fotos : Fernando Bronzeado

Deus por todos os momentos vividos.As lágrimas, a felicidade e a emoção contagiaram a todos os convidados que aplaudiram com entusiasmo, a apresentação, as valsas, a solenidade do Bolo, assina-do por Maria Helena Moura e o brinde à Vida.A encantadora debutante Sarah teve uma noite ines-quecível .

Março  2012 |  39

40  | Março  2012

Sebastião Barbosa - [email protected]

www.aspaspb.org.br

modelo econômico”, disse Felinto. Ele se refere a um avanço, por exemplo, na questão ambiental, que sem-pre esbarra com o trabalho das olarias de cerâmica ver-melha. “Este segmento precisa adotar medidas como a produção de florestas energéticas”, ressaltou.

Já a caprinocultura de corte é um pouco mais complexa, segundo Felinto. “A cadeia produtiva exis-te no Estado, mas os frigoríficos ficam muito ociosos, porque falta atingir a capacidade de mais 50% da carne recebida. Nesse caso, já se cogita a alternativa de de-senvolver o produto Premium, ‘Cabrito do Cariri’. Isto é, fazer a carne de cabrito vender mais, introduzir ino-vação no corte, priorizar o abate do cabrito com até 30 dias”, sugeriu.

Calçados - Antônio Felinto ainda pontuou ou-tras atividades de sucesso na Paraíba para microempre-sários. O Arranjo Produtivo Local (APL) dos calçados em Campina Grande, que dobrou o quadro de traba-lhadores de mais de 1,5 mil para 3 mil numa década. Outro projeto, que difunde o conceito sustentável, é o trabalho com a agricultura familiar. A Produção Agro-ecológica Integrada e Sustentável (Pais) já conta com mais de 200 famílias no Estado. E a produção leiteira caprina do Cariri, que é a maior do Brasil, com 15 mil litros/dia.(Assessoria de Imprtensa Sebrae).

Cerâmica vermelha e caprinocultura estão gerando empregos na Paraíba

Cerâmica vermelha e caprinocultura de corte ge-ram oportunidades na Caatinga. Áreas são trabalhadas pelo Sebrae Paraíba como opções de empreendedoris-mo para os pequenos produtores não saírem do Seridó e do Cariri paraibano nos próximos anos. Entre as no-vas opções de trabalho para manter os paraibanos que vivem na Caatinga em suas localidades estão a cerâmica vermelha do Seridó e a caprinocultura de corte do Ca-riri. Segundo o Sebrae Paraíba, o Estado já consolidou essas atividades, mas precisa inovar. Um dos conceitos para se trabalhar nestas áreas é a sustentabilidade. Para crescer este ano, o pequeno produtor continuará tendo apoio governamental.

Quem expôs essas e outras alternativas foi o ge-rente de agronegócio do Sebrae, Antônio Felinto Neto, que participou no início do mês, da 1ª Pré-conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga, em Campina Grande. O evento emitiu docu-mento, que representará a contribuição da Paraíba para a I Conferência Regional – A Caatinga a Rio+20, em Fortaleza-CE, em maio deste ano. “Existem três pro-jetos exitosos na Caatinga paraibana, que são a capri-nocultura leiteira no Cariri, a ovinocultura no Agreste e a apicultura no Sertão. Mas precisamos melhorar o

Março  2012 |  41

JURÍDICO Francisco de Assis Camelo Júnior - [email protected]

Em meio a superstições e outras atitudes exclu-ídas do querer objetivo de Deus que é impossível de qualquer frustração e diferente da sua simples permis-são, surge a certeza bíblica, como um novo ar de espe-rança, da doutrina da justificação pela graça (favor ime-recido) por meio da fé. Pela ação do Espírito de Deus, o verdadeiro ensino bíblico traz transformação de pesso-as humanas que passam a personagens vivos, atuantes e preocupados com as grandes coisas do mundo eterno, com alegria e amor.

Nada se compara com as boas-novas de Deus que justifica pecadores ao aceitarem seu perdão. Nin-guém as merece, nem Deus as deve. Zaqueu, ao recebê-las, não continuou na prática de extorsões e outros atos perversos. Mas ficou conhecido, através dos bons frutos produzidos a partir daquele fato marcante.

É gratuito o dom da graça. Contudo, os justifi-cados precisam praticar justiça num esforço pessoal e consciente para obedecer e agradar a Deus, através de uma entrega total do coração. Os que crêem no Salva-dor podem também reconhecê-lo como Senhor. A te-ologia evangélica não faz dicotomia nisso. Sempre que precisarmos, teremos a reconciliação e a restauração à posição de filhos de Deus, tantas vezes as buscarmos.

Jesus chamou homens e mulheres para segui-lo e nele confiar como Senhor. Jesus convidou a virem até ele para alívio do fardo do pecado e das exigências da lei. Aceitar o seu convite continua sendo alcançar o descanso da alma. Uma auto-independência egoísta significa estar preso a uma vida não regenerada. Não podemos ser nada sozinhos. É preciso fé e obediência. Pois a lei judaica apenas ensina sobre Cristo.

A vida sem pecado de Jesus e sua morte expia-tória são partes integrantes do plano de Deus. Seu san-

gue é o meio eficaz da formação do Novo Israel, esta-belecendo a Nova Aliança para remissão de pecados. Assim, como nas palavras de John Stott: “Todo cristão é tanto um Simão de Cirene como um Barrabás.” Pois escapa do juízo que Jesus sofreu por ele, mas é obrigado a tomar sua própria cruz e segui-lo.

Jesus substituiu o modelo da obrigação humana de obedecer à Lei pela obrigação de obedecer à vontade de Deus expressa em sua própria pessoa. Isto é outra lei, a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus. A mudança de coração possibilita perdão uns aos outros. Caso con-trário a fé salvífica é apenas uma ilusão. Spurgeon nos alertou contra um evangelho que perdoa os rebeldes, mas que permite ao rebelde continuar um inimigo do seu Rei. A alegria deve transbordar no coração daqueles que sabem que foram perdoados. Estar em Cristo é ser salvo. É uma experiência maravilhosa e encantadora.

A justificação, portanto, significa um novo re-lacionamento com Deus. É liberdade da culpa e da condenação e um compromisso de transformação para obedecer a Deus com uma nova capacitação pelo Es-pírito Santo. Deus é justo e justificador dos pecadores por causa da morte substituta e da ressurreição de Je-sus Cristo. Os homens podem, então, compartilhar da santidade de Cristo por meio da permanente presença do Espírito Santo. Cristo guardou perfeitamente a lei, não para si próprio, mas para todos os que estão nele, transformados em justiça de Deus.

Então, se somos da justiça evangélica, somos do reino; se somos do reino temos a verdadeira vida; se temos a vida abandonamos, como um casulo, aquela que pensávamos ter, e definitivamente somos espíritos humanos unidos ao Espírito de Deus. Somos da justiça. Pois nos rendemos a Cristo.

Justificação justiça&

42  | Março  2012

Social Sandro Galvão - [email protected] - (83) 8853-6546

NIvER DE OUROO professor, historiador e advogado José Marconi Gomes Vieira com-pletou, no último dia 18 de março, 50 anos. A data natalícia foi come-morada com inúmeros amigos e fa-miliares na Escola Estadual Liliosa de Paiva Leite no Cristo Redentor, em João Pessoa. O professor esteve todo o tempo acompanhado da sua esposa, a técnica de enfermagem Aldinete de Sousa Leite Vieira. Eles, que contraíram núpcias há dois anos, já fazem planos para o aumento da família.

A empresária Rosângela Bastos à frente de um dos mais cobiçados salão de beleza do Bessa, anuncia que embre estará ampliando seu estabelecimento para um melhor atendimentos aos clientes. Foto: Rosângela ao lado do esposo Roberto Basto.

A cerimonialista Fátima Alencar aniversariou neste mês. Ela que é assessora do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo, também dirige uma casa de recepção

Vaulene Rodrigues, a deputada Gilma Germano, o radialista Emerson Machado e o diretor administrativo do IMEC, Durval Lira, durante o Congresso estadual do PPS em João Pessoa

Comemoração de um ano de namoro: Wlademir e Danila Alves, ele que é assessor direto do jornalista Fabiano Gomes

Desembargador Serpa recebeu o Título de Cidadão de Campina Grande

Março  2012 |  43

44  | Março  2012