revista turismo e cia

72

Upload: rosana-branquinho

Post on 25-Mar-2016

271 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Nesta edição: O melhor da gastronomia de Franca e Região; Rifaina; Riquezas naturais e históricas de Ibiraci; O "boom" do mercado náutico; Turismo rural paulista e muito mais

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Turismo e Cia
Page 2: Revista Turismo e Cia
Page 3: Revista Turismo e Cia
Page 4: Revista Turismo e Cia
Page 5: Revista Turismo e Cia
Page 6: Revista Turismo e Cia

RENOVAÇÃOSempre que um ano termina fazemos um retrospecto de nossas vidas e

renovamos os pensamentos e desejos sobre o que gostaríamos de mudar no campo pessoal, profissional e também social - na comunidade em que vivemos, no país e no mundo. Pesamos erros e acertos e o saldo vem sempre acompanhado da promessa de que “no próximo ano faremos diferente”. É com esse sentimento que iniciamos 2013. Com a certeza de que realmente o NOVO ANO promete mudanças. Mudanças é tudo que precisamos no segmento que defendemos, o Turismo. Tivemos uma renovação surpreendente no cenário político regional. A troca de 100% dos prefeitos que comandarão pelos próximos quatro anos as prefeituras da região, faz renascer a esperança de que agora será dispensado ao setor do Turismo um tratamento que seja capaz de traduzir a importância deste segmento como atividade geradora de

emprego, renda e encargos para os municípios. Só o fato do Brasil sediar nos próximos anos megaeventos como Copa 2014 e Olimpíadas, já são por si só, fatores capazes de merecer da parte de nossos governantes, um tratamento especial.

A regionalização do turismo se faz necessária e urgente. Para tanto, é imprescindível que profissionais qualificados, e não apenas “ indicados”, sejam requisitados para preencher os cargos nos departamentos ou Secretarias de Turismo, que esperamos sejam criados na região. Os Turismólogos estão aí, prontos para aceitar o desafio de desenvolver os projetos turísticos para os municípios, carentes de propostas coerentes nesse setor. E olha que trabalho não vai faltar tamanho o potencial turístico regional. A cidade de Franca com o vigor dos seus 188 anos recém-completados tem infraestrutura adequada capaz de satisfazer aos exigentes turistas e ser um polo receptivo, além de reunir todas as condições para fortalecer o Turismo de Negócios e de Compras. Para tanto, planejamento e ação deverão ser colocados em prática.

Enquanto isso, nas Minas Gerais, as cidades que fizeram a lição de casa, ou seja, o trabalho regionalizado proposto pelo Ministério do Turismo, já colhem os frutos da terra, ou melhor, do Turismo. Bons exemplos estão bem próximos de nossa cidade, nos Circuitos Turísticos da Canastra, Nascentes das Gerais e dos Lagos, que, numa iniciativa da Secretaria de Turismo daquele Estado em parceria com o SEBRAE, acabaram de lançar na capital paulista um catálogo de produtos destinados aos operadores e agentes de viagens. Certo mesmo é que todos nós profissionais do trade reacendemos dentro de nós a fagulha de esperança de que políticas públicas específicas para o Turismo sejam elaboradas pelos novos representantes do poder executivo, eleitos pela maioria do povo, que por sua vez espera como retorno de seu voto a melhoria na qualidade de vida. E qualidade de vida é apenas um dos inúmeros benefícios do Turismo!

Um 2013 repleto de boas e novas para todos os nossos clientes, parceiros, amigos e leitores, e o nosso muito obrigado, sempre.

Saudações turísticas,Rosana Branquinho e equipe

06 TURISMO E COMPANHIA

EDITORIAL

EXPEDIENTEDiretoraRosana Branquinho - MTb -67995 Filiada a ABRAJET- Ass. Bras de Jornalistas de TurismoDiretor de ArteFernando LagoRedaçãoRealindo Júnior – MTb 24781Projeto gráfico/diagramaçãoAndré Leôncio - (16) 9163-2523Estevão Branquinho - (16) 8165-1667

Rua: Sabina C. Rodrigues, 940, s/305 CEP – 14405-139 - J. Samello, Franca -SP

Fone (16) 3702-2797 3018-2859

Facebook/Turismo & companhia

Logo

REviSTA

CapaBBS design&fotográfia - (16) 3721-8776ColaboradoresBeatriz gouveiaCibelle CostaDra. Rita MoscardiniJosé Limonti Jr.Karina geraLuiz Augusto Nasser BrigagãoMarina vidal

Page 7: Revista Turismo e Cia

SUMÁRIO

1430364661

ARTESANATOque vem de Minas

TOP 5 o melhor da gastronimia de Franca e região

FAZENDAS históricas vitrines do turismo rural paulista

IBIRACI um passeio pelas rique-zas naturais e históricas

RECANTOS DO INTERIOR guia de lazer e hospe-dagem

NOITE DE NUPCIASsuite para primeira noite

RIFAINAabre os braços para os turistas

CAPAo “boom” do mercado nautico na região

202226

Foto: Concessonária NatukoLacha FS305 ELITE

Page 8: Revista Turismo e Cia

Catálogo de produtos da região é lançado no espaço Minas Gerais, em São Paulo. Foi lançado em São Paulo no espaço Minas Gerais na avenida Paulista, no início de novembro, catálogo dos Circuitos das Canastra, dos Lagos e Nascentes das Gerais . O material oferece 12 novos produtos e sugestões de roteiros com atividades de natureza e aventura, turismo náutico, cultura e espiritualidade. Participaram do lançamento cerca de 50 agentes e operadores de viagem paulistas. O objetivo é ampliar e diversificar a oferta turística, além de incentivar a comercialização da região, disponibilizando aos agentes e operadores informações sobre os roteiros disponíveis. De acordo com pesquisa realizada pela Setur/MG em 2011, 20% dos visitantes da região do Lago de Furnas, Lagos e Canastra vieram de São Paulo. O catálogo foi elaborado pela Setur/ MG, em parceria com o Ministério do Turismo e os Circuitos Turísticos das regiões apresentadas.

Atores de Passos participam do filme “O Palhaço”de Selton Mello. Três atores de Passos (MG) fazem parte do novo filme do ator e diretor Selton Mello, que é natural do município. Pritty Borges, Renato Macelo e Yákara Piotto foram convidados pelo próprio Selton para participar do longa metragem. Além do convite, Selton também homenageia a cidade natal em várias cenas do filme. Em uma delas, uma placa com o nome de Passos chama a atenção. A trama de “O Palhaço” acompanha a relação de Benjamim, interpretado por Selton Mello, com o pai Valdemar, vivido pelo ator Paulo José, que trabalham juntos no Circo Esperança, formando a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue. Mas o jovem sente que os dias de palhaçada estão acabando. O drama foi escolhido pelo Ministério da Cultura como o representante brasileiro para tentar vaga entre os finalistas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Barretos – Projetur anuncia lançamento de roteiro turístico.O Catálogo de Negócios do Roteiro Turístico de Barretos será lançado em fevereiro de 2013, por um grupo de empresários do setor, com o apoio do SEBRAE - SP. De acordo com capacitação e avaliação de consultorias especializadas, o catálogo deverá ter 16 empresas do ramo de alimentação, 10 de comércio diferenciado, 13 atrativos de empreendimentos rurais e urbanos, 07 meios de hospedagem, 01 agência de turismo receptivo e contará ainda com um grupo de artesãos. O prefeito eleito, que também é integrante do Projetur, Guilherme Ávila, firmou compromisso de apoio ao grupo assim que assumir o executivo e anunciou a implantação da Secretaria de Turismo a partir de 2013.

Estância Termópolis – 90 anos. As primeiras menções sobre a existência da Estância Balneária Termópolis, datam da década de 20, mais precisamente 1921, ano de fundação da primeira fonte e construção do hotel, no município de São Sebastião do Paraíso. As nascentes das águas minerais termais provenientes do solo, quando chegam à superfície trazem consigo diversos sais minerais, resultado de seu contato com as rochas. A história do empreendimento turístico mais antigo da região poderá ser conferida no livro “Estância Termópolis, o maravilhoso vale das águas minerais e sua história”, escrito pelo advogado, historiador e palestrista, Luís Ferreira Calafioli. Informações: (35) 3521-2476.

Nena Viagens adquire ônibus de última geração.Conforto, segurança, tecnologia e tranquilidade. São itens que anunciam a nova aquisição da Nena Viagens para seus atender a seus clientes: o Marcopolo Paradiso Doble Decker 1800 G7. Trata-se da nova geração semileito que possui dois andares de puro conforto e é o primeiro da empresa entregue para um cliente da região de Franca e Ribeirão Preto. Com 56 lugares divididos em 2 decks, garante espaço para recreação dos hóspedes. Está equipado com todo aparato tecnológico, como monitores de LED e LCD, internet wifi, canais de áudio e vídeo. De acordo com Fabiano Herker, diretor de marketing da empresa, a configuração modular do ônibus foi feita com base na necessidade de seus clientes.

08 TURISMO E COMPANHIA

NOTAS REGIONAIS

Page 9: Revista Turismo e Cia
Page 10: Revista Turismo e Cia

10

O que faz uma cachaça ser realmente grande não é apenas o seu sabor, é também a sua história. Era 1860 quando a roda d’água da fazenda Barra Grande deu seu primeiro giro, iniciando a produção da cachaça artesanal de sabor inigualável. Localizada no município de Itirapuã (SP), quase na divisa de São Paulo com Minas, a apenas meia hora de Franca, o local não foi modernizado nesses 152 anos. De acordo com Maurílio Figueiredo, mestre alambiqueiro, o objetivo é interferir o mínimo possível, tanto nas instalações, quanto no processo tradicional de produção da cachaça. A fermentação é 100% natural , fruto do fubá produzido ali mesmo no antigo moinho de pedra e o armazenamento é feito em tonéis de carvalho e jequitibá onde a cachaça permanece em repouso por 2 anos.

A produção anual da cachaça é de 40.000 litros, sendo que a maior parte é vendida para a renomada marca Santo Grau, desde maio de 2011. A Santo Grau preserva as origens e as peculiaridades dos melhores e pequenos engenhos do país que passam por um processo rigoroso de seleção, onde o fator principal levado em conta é a história do alambique e o processo de produção. A Santo Grau Itirapuã, nome dado a Barra Grande, trás no rótulo o desenho da propriedade e o nome da cidade em destaque. Desde então, a Barra Grande tem presença garantida nos eventos mais importantes do setor de alimentos e bebidas. É distribuída nos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro,

Curitiba, e outros, e nas principais lojas especializadas em bebidas especiais. Na propriedade em Itirapuã, o visitante pode fazer um passeio pela história viva e cheia de atrações e ainda levar para casa os produtos feitos na fazenda, como o fubá, a famosa cachaça e produtos regionais que são comercializados no pequeno e charmoso armazém. Um roteiro turístico encantador pelo passado que ilustra bem como era o modo de vida da gente da terra, há mais de 150 anos.

Localização: 8km de Itirapuã pela estrada que liga o município a São Tomás de Aquino. A grande placa na entrada sinaliza apenas 4 km de estrada de terra para se chegar à propriedade

Serviço:Cachaça Barra Grande

Fone: (16) 8126-9271 / (16) 3625-5768www.cachacabarragrande.com.br

Horário de funcionamento: Todos os dias das 08h00 as 18h00.

TURISMO E COMPANHIA

SALvE A cAchAçA!BARRA GRANDE é OUTRA hISTóRIA 152 ANOS

PRODUTO

SE B

EBER

NÃo

DiR

iJA

Page 11: Revista Turismo e Cia
Page 12: Revista Turismo e Cia

12 TURISMO E COMPANHIA

FRANcA REcEBE ROAD ShOW“O cEARÁ é TUDO ISSO”

Depois de passar por várias cidades do estado de São Paulo, o road

show “O Ceará é Tudo Isso!” veio a cidade de Franca no mês de outubro para dar continuidade ao treinamento de agentes de viagens do Estado de São Paulo. O evento foi uma iniciativa da CVC Franca região, comandada pelo gerente regional Clayton Lima, em parceria com a ABIH-CE – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará, e trouxe informações e todas as novidades em roteiros e atrativos de um dos principais polos turísticos do Brasil, aos agentes participantes. Após o Workshop, os agentes participaram de coquetel com show de humor com o comediante cearense Ed Lima, no Deck Santo Antônio. Os profissionais foram recepcionados por representantes da ABIH–CE, empresários da rede hoteleira do Ceará e equipe CVC Franca.

FRANcA REcEBE ROAD ShOW“O cEARÁ é TUDO ISSO”

EvENTO

Page 13: Revista Turismo e Cia
Page 14: Revista Turismo e Cia

14

O mineiro sempre teve criatividade ímpar quando se trata de confeccionar objetos de uso decorativo utilizando recursos naturais da terra. Das mais variadas regiões culturais de Minas Gerais, de acordo com o processo histórico de cada uma, sobressaem-se objetos artesanais típicos que cada vez mais conquistam o mundo.

O talento dos artesãos mineiros resulta em imagens religiosas, peças decorativas que vão desde as famosas “namoradeiras” que estão sempre acomodadas nas janelas, aos móveis rústicos, fuxico, cerâmica, lataria, ferro, cabaças, pedras em diversos formatos e quadros feitos com flores e esculturas em lata.

Em Vargem Bonita (MG), a primeira cidade banhada pelo rio São Francisco, a família Oliveira decidiu investir no setor. O casal Sérgio e Nilce, produzem verdadeiras maravilhas em seu ateliê a partir de materiais descartados pela natureza. As cabaças, grandes e pequenas, dão origem a imagens do santo protetor das águas; pedras brutas ganham vida com lindos desenhos pintados a mão; fuxicos estampam os símbolos da fauna e flora de uma das mais famosas serras do Brasil. Até o pequeno Nicolas Eduardo de apenas oito anos, faz arte com muita graça. Anexo ao ateliê, a loja Baú de Lendas, repleta das mais lindas peças, escoa a produção. O visitante sortudo poderá ainda se encantar com as lendas narradas por Nilce, que se perpetuam entre as gerações e fazem parte da tradição na Canastra.

Na região do lago de Furnas, outro lugar se destaca na comercialização do artesanato mineiro. A Vivenda do Rio que fica em São José do Barreiro bem próxima a famosa barragem de Furnas é um lugar digno de um postal. A arquitetura atraente rodeada pelo verde da mata nativa contrasta com a beleza das peças, muita delas desenhadas pela proprietária Albina Zero, a Nina, e com produção limitada e exclusiva. A empresária conta que antes de abrir a loja, viajou pelo interior mineiro e fez contato pessoal com os artesãos. Nina destaca que “a preocupação com o meio ambiente tem despertado a criação de produtos inovadores e originais que estão ganhando mercado”.

As peças comercializadas em sua loja enfeitam lares e ambientes de trabalho por todo o país.

TURISMO E COMPANHIA

que vem de MinasArtesanato

ARTESANATO REGIONAL

Foto: Arquivo vivenda do Rio

Page 15: Revista Turismo e Cia

Em Franca, desde 2006, a loja Canto de Minas trabalha com dedicação para oferecer ao consumidor a oportunidade de desfrutar o melhor da cultura mineira, traduzida nos móveis rústicos e nos objetos de decoração produzidos artesanalmente, em um espaço charmoso e acolhedor. São peças decorativas garimpadas com sensibilidade durante viagens inspiradoras pelo interior das Minas Gerais. A empresa oferece assessoria de designer de interiores e todos os seus móveis são projetados para a criação de um ambiente exclusivo e acolhedor, realçado pelo artesanato genuinamente mineiro, carregado de história, beleza e simplicidade.

Serviços: www.moveisrusticoscantodeminas.com.br/

Baú de Lendas (Vargem Bonita/MG) – Serra da CanastraFone: (37) 3435-1241

Vivenda do Rio (São José do Barreiro/MG) – Lago de Furnas

Fone: (35) 3523-5284Canto de Minas (Franca/SP)

Fone: (16) 3722-7910

Foto: Fernando Bachur

Foto: Fernando Bachur

Page 16: Revista Turismo e Cia

16 TURISMO E COMPANHIA

identidade local. Assim, o turismo ao enaltecer os alimentos, ressalta o trabalho dos atores da cadeia gastronômica a que pertence, incluindo consequentemente, os produtores rurais. Fruto do trabalho dos agricultores é um dos principais produtos da ruralidade e faz parte do patrimônio cultural dos povos, ou de uma região, e quando integrado a oferta turística, enaltece o destino, acrescenta valor ao alimento, e ao mesmo tempo identifica um território e sua paisagem e cultura próprias. O ponto de partida para o desenvolvimento de uma rota gastronômica passa por compreender esse caráter patrimonial dos alimentos – um recurso cultural. No imaginário dos consumidores, os produtos consumidos no mundo rural estão carregados de história e de nostalgias, das coisas boas que estão se perdendo e por isso a ruralidade é o âmbito mais adequado para a implantação das rotas gastronômicas. Os roteiros gastronômicos, como uma das formas de transformar recursos culturais em atrativos turísticos, constituem um dos caminhos para alcançar os objetivos pleiteados. Se perguntarmos, o que na realidade procuram os turistas? Entre outras coisas procuram o resgate do passado, a história e também novas experiências... Essa busca de novas experiências converte o negócio do turismo rural e em particular dos roteiros gastronômicos, em um fantástico campo de experimentação, apto para a introdução de novos produtos no mercado. Assim, podemos considerar um roteiro gastronômico como um itinerário turístico que fornece uma experiência cultural e lúdica fundamentada em um alimento com identidade territorial.

Após esse curso, a Associação Café com Leite, iniciou os trabalhos para o desenvolvimento de um Roteiro Gastronômico São Paulo / Minas, onde o Café e o Leite figuram como os principais alimentos emblemáticos do nosso território. Este projeto já foi divulgado durante o 3º Encontro Paulista de Turismo Rural em São Roque – SP, promovido pela Abraturr e Secretarias de Turismo e Agricultura de São Paulo, pensando inclusive em ter um produto temático à altura para atender os turistas da copa de 2014. Neste roteiro além da adesão de agroindústrias importantes de café e de leite, o mesmo deverá proporcionar visitas a fazendas históricas produtoras de café pelos sistemas: tradicional, orgânico e natural, inclusive em algumas que processam café, como também em fazendas produtoras de leite nos sistemas de ordenha manual, mecanizada e automatizada em que algumas processam o leite e fabricam queijo. Entre outros aspectos de interesse turístico desta rota, destacam-se a riqueza de nossa paisagem, situada na bacia do médio Rio Pardo, com municípios geograficamente pertencentes ao nordeste paulista e sudoeste mineiro, onde a vegetação nativa é característica da transição de dois importantes biomas brasileiros, Cerrado e Mata Atlântica, com relevo ondulado e a rica paisagem agrícola diversificada existente.

engº. agrônomo Luiz Augusto Brigagão NasserAssociação Café com Leite (Mococa)

www.circuitocafe-com-leiteblogspot.com.br

GASTRONOMIA, UM IMPORTANTE REcURSO NO TURISMO RURAL

Em novembro ultimo tive a oportunidade de participar, em Buenos Aires, do VII Curso Internacional - “Diseño y Organización de Rutas Alimentarias y Turismo del Vino” , promovido pelo setor de agronegócios da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires – FAUBA, pioneira no ensino de Turismo Rural, somando já uma importante experiência nesta temática. O desenvolvimento do curso teve como coordenador o Engo agrônomo Ernesto Barrera – MS. em economia agrária e especialista em rotas gastronômicas, com participação de empresários dos setores agropecuário e agroindustrial, integrantes de rotas gastronômicas argentinas, ocasião em que também realizamos uma visita técnica para conhecer o roteiro denominado “Ruta del Queso” em Suipacha - Argentina. O curso que tem duração de três dias é dirigido a latinoamericanos que tem o turismo rural como meta de trabalho, seja no setor público ou privado.

Apresentações e estudos de casos de sucesso também ocorreram como a “Ruta de La Yerba Mate Argentina”, “Ruta del Café de Colombia” e “Turismo del Viño en el Valle de Napa” nos Estados Unidos, entre outros. De uma maneira geral o termo gastronomia se relaciona exclusivamente ao universo da culinária, porém o conceito trabalhado no curso, sob uma visão turística, é mais amplo e abrange o alimento nas fases de produção, comercialização e consumo. Todo alimento além de satisfazer necessidades básicas tem também significado social, emocional e simbólico, com uma complexa combinação histórica de herança e natureza.

O valor atual de um alimento se incrementa com a autenticidade e a singularidade que o mesmo representa, tendo maior valor à medida que aumenta a força de sua

Page 17: Revista Turismo e Cia
Page 18: Revista Turismo e Cia

18 TURISMO E COMPANHIA

Karina gera*Nossa Franca é historicamente rica, nosso passado tem

perfume de café e reflete o brilho das riquezas do diamante e da terra fértil. Cidade de tradição cultural que preserva até hoje suas festas e costumes. Povoada por imigrantes italianos herdamos muitos traços, que garantem ao francano o direito de “falar com as mãos” e com o coração através da arte.

Muitos artistas italianos fizeram desta cidade sua morada. Um dos grandes pintores de paisagens paradisíacas foi Bonaventura Cariolato, que fez da esquina da rua Campos Salles com a rua Thomaz Gonzaga a sua morada. Atualmente o local sedia a Pinacoteca Municipal de Franca, a casa recebe seu nome e no local um museu com seus principais trabalhos e história ainda é conservado.

Sempre houve pintores que por meio de suas pinceladas reescreviam a história da cidade através de suas telas. Franca consagrou grandes artistas que deram a esta cidade um charme e mais beleza.

A cidade de Franca nunca respirou tanta arte como agora. Estamos cercados por movimentos culturais como a Pinacoteca de Franca, o teatro do Sesi, o Teatro Municipal, o teatro de bolso, três cinemas, várias livrarias e cafés, núcleos de arte, grupos folclóricos, grupos de dança grupos teatrais, grupos de grafiteiros, Museu da Imagem e do Som, museu histórico, grandes fotógrafos, renomados arquitetos, grupos de skatistas, artistas de rua, artistas circenses, músicos e bandas de qualidade e grandes escritores. Ufa! Franca tem muita arte sim senhor e senhora. E o mais interessante é que toda esta arte está inserida em um movimento cultural que cada vez se destaca mais de forma autônoma através de uma rede criada na internet no facebook denominada de “Rede

FRANcAMENTEQUEREMOS cULTURA

Cultural de Franca”. Por meio desta ferramenta que surgiu no início de 2012, criada por Murilo Aleixo, vários grupos se uniram e começaram a promover eventos coletivos. Muito heroicamente estes amantes das artes “lutam” para difundir esta cultura e trazer cada vez mais pessoas para prestigiar. Podemos mencionar aqui alguns dos guerreiros como o Grupo Guerrilha Gig formado por estudantes universitários que promovem grupos musicais; outro exemplo forte é o da promotora cultural Eliara Alvez, que semanalmente traz para Franca eventos musicais de qualidade, na garra, ela ama o que faz; quase que de forma independente também caminha o Grupo Cangoma resgatando as danças folclóricas com muita alegria; para falar em arte não podemos deixar o grupo de teatro Ato coordenado por uma das militantes mais antigas da arte de Franca: Ana Cláudia Segadas; O grande musico Enrico Nery com suas superproduções. Arte de rua está cada vez mais rica nos grafites dos grupos Luz Azul e Três Pensantes; Exposições de arte mensais podem ser conferidas no Núcleo Artiloka, Pinacoteca e Laboratório das Artes; Também tem o corredor cultural da Rua Simão Calheiro com a Livraria Pé da Letra, o Grupo Ciranda e a Casa Azul; Nazir Bittar comanda a Orquestra Sinfônica de Franca e realiza apresentações memoráveis. Francamente, nós temos muita cultura!

Ufa! 2013 promete ganhar ainda mais fôlego com a junção dos grupos e manifestações conjuntas públicas para a população em praças e ruas. Participe, visite os espaços culturais, prestigie os artistas e contribua para que a arte continue presente em nossa cidade.

* Karina geraDiretora do Núcleo Artiloka, artista plástica, especialista em artes, especialista em Marketing, mestranda em lingüística, professora universitária e escritora colaboradora no Caderno Nossas Letras do Jornal Comércio da Franca e blog cultural do guiafranca.com

Page 19: Revista Turismo e Cia

19TURISMO E COMPANHIA

Foto: Rafa Mendes

Foto: Dagly Nunes Foto: Levi Fanan

Foto: Laboratório das artes

Foto: Rafa gnomo Photos

Page 20: Revista Turismo e Cia

20 TURISMO E COMPANHIA

Os preparativos para o casamento são estressantes, por isso a viagem de lua de mel deve ser um momento para marcar o início da nova vida do casal e principalmente para descansar. Se os noivos já se sentem especiais na cerimônia e festa do casamento, horas depois, na noite de núpcias, a sensação de exclusividade pode aumentar ainda mais. A verdade é que hoje em dia, os recém-casados chegam muito mais cansados do que ansiosos. Na festa, não economizaram na animação, fizeram de tudo para agradar os convidados e no final da noite tudo que querem é um ambiente bonito e aconchegante para tornar este momento ainda mais singular. Para tornar inesquecível a primeira noite de casados, os hotéis investem cada vez mais em mimos e pequenos luxos. Na noite de núpcias, cada hotel tem seu diferencial, vale a pena conferir os mimos para perpetuar as memórias. Para isso é imprescindível conhecer com antecedência as instalações do hotel e os serviços oferecidos que vão permitir ao casal usufruir uma noite verdadeiramente inesquecível. De acordo com a gerente geral do Hotel Dan In Franca, Regina Baccetti, essa prática é muito comum entre os casais e as duas suítes reservadas para essa finalidade, estão sempre ocupadas. Uma delas, a suíte presidencial, inclui: decoração com flores, chocolates, vinho nacional tinto ou frisante, panache de frutas ou tábua de frios, roupões para uso interno, entre outras amenidades. Há ainda a possibilidade alguns adicionais, como champagne (nacional), café da manhã na suíte e late check out, às 18h00. A reserva deve ser feita com bastante antecedência e para evitar contratempos é importante conferir com a equipe do hotel na semana que antecede o casamento, todos os itens escolhidos. As noivas que fazem questão de organizar uma noite especial temática poderão contratar, sem problemas, um decorador que esteja acostumado a trabalhar com o hotel. Com certeza eles darão dicas interessantes que vão agradar os pombinhos apaixonados.

os recém-casados Ricardo Neves Tognatti Júnior, representante comercial e Roberta Souza, assistente

administrativa, planejaram minuciosamente o grande dia com um ano de antecedência. Da festa à noite de núpcias, tudo saiu de acordo com o que sonharam. A opção pela noite de núpcias foi no Hotel Dan In, após avaliarem as vantagens, o preço e a

qualidade dos serviços oferecidos. Os noivos consideraram que depois de viverem fortes emoções com os preparativos antes do casamento, após e durante a cerimônia, o ideal seria sair da festa e passar a primeira noite como marido e mulher no aconchego do hotel e de lá seguir viagem no dia seguinte. Não se arrependeram. “ O ambiente bonito ainda serviu de cenário para mais fotos”, disse a noiva Roberta Souza, entre risos. Uma sugestão para quem está com o orçamento apertado é colocar o hotel na lista de presentes. Um presente original e que será lembrado para sempre pelos apaixonados casais. Assim sendo, sejam felizes para sempre!

SUÍTE PARAnoite de núpcias

hOTELARIA

Page 21: Revista Turismo e Cia
Page 22: Revista Turismo e Cia

22 TURISMO E COMPANHIA

Texto: Tânia Barretto RamosFoto: Fernando Lago

O turismo é sempre associado à valorização do ambiente natural e à qualidade de vida e bem-estar. Ele requer planejamento, treinamento e estrutura.

E foi pensando na melhoria de qualidade de vida da população e n desenvolvimento turístico no balneário que o prefeito de Rifaina (SP), Hugo César Lourenço, realizou várias melhorias na infraestrutura da cidade, entre elas, a revitalização e ampliação da orla da “praia”, o que tornou o pequeno balneário mais atrativo ainda aos olhos dos turistas.

Rifaina “abRe os bRaços”

paRa os tuRistasCidade se transforma em referência de lazer

Basta um passeio pelos calçadões para se encantar com as mudanças que ocorreram em todos os setores e renovaram o visual da cidade.

Cláudio Masson, secretário de Turismo, afirma que durante sete anos, cerca de R$ 3 milhões foram investidos pela Prefeitura Municipal para deixar Rifaina mais bonita, segura, iluminada e funcional.

Hugo encerrou seu segundo mandato em dezembro com a entrega no dia 8 desse mesmo mês da última etapa das obras de revitalização, um verdadeiro presente à população que vai garantir o bem estar dos moradores, turistas e contribuir e muito com o aquecimento da economia rifainense.

ROTEIRO

Page 23: Revista Turismo e Cia

23TURISMO E COMPANHIA

Mais charmosado que nunca

Logo na entrada da cidade, o portal dá “boas vindas” e convida a conhecer as atrações oferecidas pelo balneário. Alguns metros adiante a visão do Rio Grande atiça o entusiasmo dos visitantes.

Um passeio pela avenida à beira da represa revela uma cidade bem cuidada, bonita e encantadora. Cercada pelas belezas naturais o cenário que se apresenta aos olhos dos turistas não deixa nada a desejar.

O novo calçadão apresenta um conceito moderno que prioriza o bem estar das pessoas, a beleza paisagística e o conforto para as práticas esportivas – caminhada, corrida, ginástica- e a segurança dos frequentadores.

Quadras poliesportivas, teatro de arena, quiosques, lanchonetes e banheiros públicos encontram-se ao longo da orla daraia para atender bem os turistas com conforto e praticidade.

Para a segurança dos banhistas, os socorristas de plantão se colocam de prontidão para atendimentos de emergência. Portadores de necessidades especiais também receberam atenção especial: doze cadeiras chamadas de “anfíbias” (que não afundam na areia e flutuam na água) foram colocadas à disposição de moradores e turistas. Elas levam à prainha os portadores de necessidades especiais, com total segurança.

Agora totalmente renovada e com infraestutura adequada, Rifaina, além de ser um dos balneários mais atrativos da região, se transformou em exemplo de trabalho planejado e eficiente.

Page 24: Revista Turismo e Cia

Expansão domercado imobiliário

Nas duas últimas décadas, a expansão do mercado imobiliário às margens da represa no Rio Grande foi responsável pelo grande salto no incremento da atividade turística. Em Rifaina esse segmento cresce a olhos vistos.

O primeiro edifício de Rifaina, o Balneário da Canastra, tem 10 andares, está quase pronto e seus 33 apartamentos já foram vendidos. De acordo com o advogado e empresário Dr. Fábio Liporoni, existe uma grande demanda. Pessoas de várias partes do país estão interessadas em adquirir um imóvel no balneário. E, já pensando no futuro, a imobiliária Fábio Liporoni Vendas e Incorporações projeta mais um conjunto de apartamentos na cidade.

De olho nesse mercado, empresários de Ribeirão Preto acabam de lançar o Rifaina Flats Beach. São 33 flats com elevador, sendo 11 deles duplex. Cada flat possui uma área útil de 42,50 m². A obra está a cargo da CV Lopes, de Franca e as vendas exclusivas da Mara Imóveis, que fica no centro da cidade.

Page 25: Revista Turismo e Cia
Page 26: Revista Turismo e Cia

26 TURISMO E COMPANHIA

Texto: Tânia Barretto Ramos Já há algum tempo o segmento náutico desponta no país

como um grande impulsionador da economia. Além de gerar emprego e renda contribui com o desenvolvimento social e

O “boom” dO mercadO náuticO na regiãOClasse média embarca nessa novidade eaquece a economia regional

a expansão do turismo.Nos últimos anos, a demanda por embarcações de lazer

caminha junto com o crescimento econômico. Para se ter uma ideia, a comercialização de lanchas, iates, jet skis e barcos teve alta de 20% nos últimos 3 anos, segundo o site Brasil Econômico.

O aquecimento na economia e as facilidades de crédito foram os responsáveis pelo crescimento do mercado náutico no país e a popularização do esporte como forma de lazer e diversão.

Um sonho possívelDe acordo com estimativa feita pela Acobar (Associação

Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos), mais de R$ 400 milhões por ano são movimentados neste segmento.

E, seguindo essa tendência de crescimento, a expansão do mercado náutico chegou com tudo na região de Franca e mudou o conceito daqueles que achavam que nunca teriam condição financeira para comprar uma embarcação. Com

NÁUTIcA

Page 27: Revista Turismo e Cia

27TURISMO E COMPANHIA

O “boom” dO mercadO náuticO na regiãOmais dinheiro no bolso e a economia aquecida, boa parte da classe média -que até então não tinha dinheiro para comprar um barco ou uma lancha- foi inserida na navegação. O que

antes era um sonho se transformou em um verdadeiro hobbie.

Rogério Escochi, diretor da Nautiko Concessionário (Ribeirão Preto-SP), empresa que ocupa posição de destaque no mercado regional e é considerada uma das maiores revendedoras do interior de São Paulo, conta que é

nítida a expansão no comércio de embarcações na região de Franca. “Com relação ao mesmo período do ano passado, o aumento nas vendas foi de 40% e só não foi maior porque as fábricas, por conta da grande demanda, só vão entregar os pedidos no mês de fevereiro”, disse Escochi.

Explorando o turismo náuticoNo balanço de toda essa movimentação, hotéis e

pousadas da região lucram com o crescimento do mercado e buscam se adequar para receber os novos turistas.

Em Sacramento, por exemplo, o Parque Náutico de Jaguara, localizado às margens da represa, recebe diariamente um grande número de turistas que, atraídos pela beleza da região, procuram o local em busca de paz e tranquilidade.

Segundo Paula Scalon, diretora de eventos do Parque Náutico, quanto mais o mercado do turismo náutico cresce, melhor para o hotel. “Temos muitos clientes fiéis, ou seja, eles têm lanchas nos guardas barcos e vêm todos os finais de semana pra cá para relaxar e passear com a família”, concluiu.

O guarda barcos Celso Marques de Oliveira, proprietário

Page 28: Revista Turismo e Cia

28 TURISMO E COMPANHIA

um artigo de luxo da classe mais alta, pode ser comprada por cerca de R$ 30 mil, preço equivalente ao de um carro popular.

O empresário Rogério Escochi indica para aqueles que desejam comprar sua primeira embarcação os modelos de lancha Mestra 18.0 e 19.8, ambas insubmergíveis. “Se o cliente adquirir um destes modelos, a embarcação poderá ser usada por muito mais tempo, pois elas têm o melhor custo benefício da categoria”, diz Escochi.

O empresário lembra ainda que para pilotar um Jet ski, lancha ou um iate é preciso ter carteira de habilitação O documento, chamado de Arrais amador, é permitido somente para maiores de 18 anos. Muitos acidentes envolvendo essas embarcações já ocorreram, por isso, quanto maior o cuidado e a atenção, maior a segurança e a garantia de diversão.

do Porto Marina Farol, em Rifaina, afirma que cada marina da cidade recebe cerca de 30 a 40 embarcações por fim de semana. “O número de embarcações circulando na represa cresceu muito. Creio que nos 2 últimos anos, mais de 120 novas lanchas passaram a circular em Rifaina”, relatou Celso.

Já a “praia” mais famosa da região, Rifaina, agora toda revitalizada, não fica atrás e se tornou a principal rota para a prática de wake board, ski aquático, passeio de lancha, entre outros.

Cláudio Masson, secretário de Turismo da cidade, diz que a Prefeitura acaba de inaugurar um píer público que comporta 15 lanchas, o que certamente irá atrair ainda mais turistas. Além disso, o município conta com 4 marinas privatizadas que realizam o serviço de guarda barcos.

Comprar uma lancha está muito mais fácilCom a facilidade de crédito disponibilizada aos

consumidores, hoje em dia qualquer b a r co pode ser parcelado de 6 a 60 meses, com taxas menores que a cobrada num financiamento de veículo.

Uma lancha com capacidade para 8 pessoas, até então tida como

Foto: Náutiko Concessonário

Page 29: Revista Turismo e Cia

Foto: Náutiko Concessonário

Page 30: Revista Turismo e Cia
Page 31: Revista Turismo e Cia
Page 32: Revista Turismo e Cia
Page 33: Revista Turismo e Cia
Page 34: Revista Turismo e Cia
Page 35: Revista Turismo e Cia
Page 36: Revista Turismo e Cia

36

FAZENDAS hISTóRIcAS, vITRINES DO TURISMO RURAL PAULISTA

Texto: Maristela Bignardi

O prazer de despertar com o cheiro do café torrado, recém-coado, para em seguida ter a oportunidade de conhecer o processo de torrefação, é um dos inúmeros atrativos das fazendas históricas paulistas que são verdadeiras fontes de conhecimento e de preservação do patrimônio rural. Mesmo porque elas já foram cenário da primeira pujança econômica do Estado de São Paulo, com a cultura do café.

Das cinco mil fazendas históricas existentes no Brasil, 800 estão erguidas em solo paulista e o turismo rural passa por elas que estão perfeitamente aptas a receber seus visitantes que, com certeza, terão lazer, entretenimento e muita história em propriedades dos séculos 18, 19 e 20. Os fatos do passado oriundos da aristocracia rural aliados a estes patrimônios arquitetônicos preservados agora estão ao alcance dos turistas interessados na vida no campo.

E a oferta de serviços é ampla, muito além da hospedagem, envolvendo comida típica da roça, passeios a cavalo, trilhas na mata, observação de aves, cavalgadas na lua cheia e

até jantares com serestas e moda de viola no alpendre das fazendas. A história nos relata que em parceria com o Governo do Estado de São Paulo foi lançado, lá pelos idos de 2007, o roteiro que inclui 13 fazendas ainda preservadas e unidas na Associação Fazendas Paulistas.

Tudo muito simples. Importante ressaltar que, ao mesmo tempo em que o turismo rural tem a capacidade de manter o homem no campo, valoriza o meio ambiente integrando a cidade e o campo encorajando a troca de valores culturais.

Estas propriedades rurais são muito importantes para que a geração atual mais urbana tenha contato com suas raízes, já que muitas crianças e jovens de hoje tiveram seus pais, avós e bisavós morando no campo e nestas antigas fazendas.

Para o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Cláudio Valverde, “a ação de receber turistas na área rural é sempre bem-vinda, pois se trata de uma renda adicional para manter a fazenda e agrega valor ao produto agrícola, já que o proprietário pode continuar a produzir o que sabe fazer bem. Se faz chocolate, doces em conservas ou artesanato, pode aumentar e diversificar essa produção. Não precisa criar algo novo, mas investir no que faz bem”.

Fazenda Capoava

TURISMO E COMPANHIA

Page 37: Revista Turismo e Cia

37

“As fazendas históricas

paulistas que são

verdadeiras fontes

de conhecimento e

de preservação do

patrimônio rural”

Fazenda Capoava

Foto: Rubens Chiri

“importante ressaltar que, ao mesmo tempo em que o turismo

rural tem a capacidade de manter o homem no campo, valoriza o meio ambiente integrando a

cidade e o campo encorajando a troca de valores culturais.”

“Estas propriedades rurais são muito importantes para que a geração atual mais urbana

tenha contato com suas raízes, já que muitas crianças e jovens de hoje tiveram seus pais, avós e bisavós morando no campo e

nestas antigas fazendas.”

TURISMO E COMPANHIA

Page 38: Revista Turismo e Cia

38

Meiosde hospedagem

As fazendas da associaçãoestão localizadas nas cidades de:

Itu, Limeira, Dourado,São Carlos, Santa Gertrudes,

Jaú, Cajuru, Mococa,Santa Cruz das Palmeiras.

Eis alguns exemplos delas:Chácara do Rosário Ruraltur Turismo

Propriedade histórica com mais de 250 anos, casa sede estilo bandeirista, engenho de açúcar de 1756, hoje transformada em espaço cultural. Tem cavalos de diversas raças e gado de corte. Fácil acesso ao lado da cidade de Itu. Atividades principais: cavalgadas e cavalgada da lua cheia, eventos para empresas e grupos, turismo pedagógico e casamentos. Para hospedagem é necessário consultar previamente.Informações pelo telefone (11) 9.9607.7483

Fazenda CapoavaA fazenda histórica do século 18 agora transformada num imponente hotel fazenda com restaurantes, área para realização de eventos, espaço cultural, passeios a cavalo, quadra de tênis. A propriedade tem programas ecológicos e de sustentabilidade.Informações pelo telefone (11) 2118.4100Site: www.fazendacapoava.com.br

Fazenda Cana VerdeEsta fazenda histórica do século 19 hoje produz principalmente café, milho, carneiros e feno. Tem 22 chalés para hospedagem sendo seis com hidromassagem. Possui restaurante com comida típica de fazenda, piscina, sauna e sala de ginástica e campos de polo com jogos aos finais de semana.Informações pelo telefone: (11) 4023.1260Site: www.fazendacanaverde.com.br

Fazenda VassouralFazenda histórica do século 18 hoje com engenho de açúcar e máquina de beneficiar café do século 19. Atualmente é palco de grande número de casamentos e eventos. Próxima à cidade de Itu. Para hospedagem é necessário consultar previamente.Informações pelo telefone: (11)3062.2696Site: www.fazendavassoural.com.br

Fazenda Monte BeloPropriedade histórica com sede e máquina de beneficiar café do século 19. Há hospedagem para temporadas. Tem piscina, quadra de tênis, salão de jogos, quatro suítes e casa sede com três suítes. Fácil acesso, próxima do centro de Itu.Informações pelos telefones (11) 3582.1095 / 9.9990.9839 / 9.9607.7483Site: www.fazendamontebelo.com.br

informações: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (11) 3709-1647

TURISMO E COMPANHIA

Fazenda vassoural

Page 39: Revista Turismo e Cia
Page 40: Revista Turismo e Cia

40 TURISMO E COMPANHIA

BEM ESTAR

Terapias Integrativas,excelentes alternativas para sua saúde.

O que até pouco tempo era conhecido como Terapias Alternativas é agora denominado e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como Terapias Integrativas.

E afinal, o que são estes métodos? São terapias que tratam o ser humano de maneira holística, de forma unificada, trabalhando todos os seus aspectos: físico, energético, emocional e mental. Para elas não há como desenvolver um tratamento considerando a pessoa segmentadamente, por partes específicas e isoladas.

Fazem parte deste rol de tratamentos a acupuntura com todos os seus recursos complementares (moxabustão, ventosa, guasha, magnetos) e o Reiki, que é uma técnica de cura através da infusão de energias vitais pela imposição das mãos. Desenvolvida em 1922 pelo japonês Mikao Usui é baseada na canalização da energia universal Rei através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual), podendo eliminar doenças e promover saúde.

Além destes métodos as massagens terapêuticas, como Shiatsu, Tuiná, Reflexologia e Shantala também são técnicas eficazes no combate a doenças que têm se tornado grandes vilãs do mundo contemporâneo, como estresse, insônia, exaustão física e mental, problemas de coluna, depressão, fibromialgia, obesidade, síndrome do pânico entre tantas outras.

Outras terapias que também são utilizadas para equilibrar o organismo de maneira completa e que podem ser trabalhadas conjuntamente com estes métodos são a Homeopatia, Fitoterapia Brasileira e Chinesa, Florais de Bach, Sistemas de Desintoxicação do Organismo, Hipnose e Terapias Condicionativas com PNL (Programação Neurolinguística) e Constelação Sistêmica Familiar.

Nas últimas décadas tem aumentado consideravelmente o número de pessoas que têm aderido a estes métodos de tratamento integrativo, visto os excelentes resultados obtidos.Saiba mais sobre estas técnicas acessando o site: www.spacoalternativo.com.br e o blog: www.aacupuntura.com.br.

Beatriz GouveiaAcupunturista e Massoterapeuta

Spaço AlternativoRua César Ribeiro, 512 – Vila Santos Dumont – Franca/SP

Telefone: (16) 3722-5251 / 3026-1244

Page 41: Revista Turismo e Cia

41TURISMO E COMPANHIA

BEM ESTAR

VERÃO: SOL & SAÚDEE chegou a época que o brasileiro mais gosta: o verão! Hora de cuidar da pele e do corpo, que ficam mais a mostra na praia, piscina e no dia a dia, quando as saias encurtam e os shorts pulam da gaveta. A pele, se não for judiada pelo sol em excesso, gosta mais do verão do que do inverno, pois o clima frio e seco provoca ressecamento, descamação, caspa no couro cabeludo, coceira e perda do brilho. O nosso verão, por ser chuvoso, devolve a umidade da pele diminuindo o ressecamento e deixando-a mais viçosa e macia. Mas é preciso cuidar bem dela para que os efeitos maléficos do sol não a atinjam. Para proteger a nossa pele o produto número um é o protetor solar.

O que é um protetor ou filtro solar?

É toda substância utilizada na pele que funciona como uma capa protetora contra os raios ultravioleta, minimizando seus efeitos nocivos a curto e longo prazo. Em um país ensolarado como o Brasil o uso do filtro é de extrema importância, mesmo nos dias nublados e chuvosos. Quanto mais clara for a pele maior proteção ela precisa, pois os indivíduos de pele, olhos e cabelos claros ou ruivos são mais sensíveis ao sol do que os de pele, olhos e cabelos escuros, que tem mais melanina e proteção natural.

Qual o filtro mais indicado?

As opções de filtro no mercado são tantas que acaba até confundindo o consumidor. O ideal é escolher um produto que combine com o seu tipo de pele. O fator de proteção ideal seria de 30 para uso diário e um fator mais alto (45 ou +) para praia ou piscina. Se a sua pele é oleosa opte por um filtro em gel creme ou creme oil free ou loção. Se a sua pele é seca opte por um filtro mais hidratante e cremoso. Criança?... escolha um filtro infantil. Para os homens que não têm muita paciência com cremes seria mais recomendado um filtro spray que são fáceis de passar e não deixam aquela sensação pegajosa na pele. As mulheres gostam muito dos filtros com cor, tipo base, pois assim já saem maquiadas ao usar o filtro solar. Filtros? Tem para todos os gostos e bolsos...

Insolação

Sol em excesso e sem proteção pode causar queimadura na pele e/ou insolação, que ocorre principalmente nas pessoas de pele bem clara e com tendência a avermelhar ao sol. Algumas áreas do corpo são mais sensíveis - pálpebras, nariz, dorso dos pés, maçãs do rosto e ombros. Sintomas de insolação: pele muito quente e vermelha, dor de cabeça, sede intensa, enjoos, vômito, desidratação, mal estar, desmaio, queda e pressão.

Prevenção de insolação

Não se expor ao sol entre as 10hs manhã e 16 horas, usar o filtro solar a cada 3 horas, diminuir uso do sal, ingerir muita água ou sucos, água coco, nunca dormir no sol.

Rita Silvestre Moscardini,CRM 55088/ Dermatologista.

Page 42: Revista Turismo e Cia

42 TURISMO E COMPANHIA

Foto 1Vasos jateados nos tons de café e palha, com ametista, peperômia variegata, pleomele verde, peixinho e aspargos rabo de raposa, fizeram toda a diferença neste espaço. Transformaram uma simples área de iluminação em um canto aconchegante para se receber os amigos, tomando um café ou uma cervejinha...

Foto 2Um pergolado coberto por sapatinho de judia protege a residência do sol da tarde e oferece uma sombra irresistível para se admirar uma paisagem maravilhosa. Ao fundo, uma cerca viva formada por thumbergias erectas.

Foto 3O colorido das flores da primavera e da capuchinha, assim como o seu crescimento meio desordenado, traz energia a este jardim. A água corrente o vivifica, e o vaso de mini papyrus, juntamente com o penisetum verde dá leveza ao visual.

Foto 4Um jardim interno que integra o ser humano à natureza, através das mais variadas formas. É o som da água ou o canto dos pássaros atraídos pelas flores e também pelo refúgio que as plantas mais altas fornecem. A fonte foi montada com potes de cerâmica e bacia de cimento. A vegetação é muito diversa, sendo composta por cyclanthus, strelitzia augusta, gengibre amarelo, helicônia, pleomele variegata, peperômia variegata, vriésia, crossandra, aspargos rabo de raposa, peperômia limão, bromélias coloridas, fireball, liriopsis, spatoglottis e mini grama preta. A trepadeira que borda o espaço é a Ipoméia alba que abre suas flores ao entardecer. O acesso ao banco se dá por lajões de pedra mineira.

Marina Vidal – PaisagistaSapucaia Paisagismo

Foto 1

Foto 3

Foto 4

Foto 2

BEM ESTAR

Jardins: simples e belos!o jardim é a forma mais simples de vivenciarmos o que a natureza nos oferece. Jardins com bancos oferecem uma oportunidade rara para observarmos as flores se abrirem, um beija-flor se aproximar, o farfalhar das folhas com o vento, a riqueza das diferentes cores e texturas de flores e folhagens, e o som gostoso de uma cascata.

Page 43: Revista Turismo e Cia
Page 44: Revista Turismo e Cia

44 TURISMO E COMPANHIA

BEM ESTAR

Lazer e descanso

Há várias maneiras de transformar a área externa de sua casa para que ela se torne um espaço reservado

para reuniões entre amigos e familiares ou simplesmente um local para descansar. Entre plantas e flores, poltronas e almofadas, as áreas externas de casas, apartamentos e coberturas proporcionam momentos de prazer e repouso. Este projeto segue uma linha mais moderna e despojada, sem muita rusticidade. Foram empregadas cores como branco, cinza e preto nos acabamentos. É uma linguagem mais contemporânea de varanda, com a utilização de linhas retas, cores claras nas paredes e piso. A sauna se integra com a piscina e a varanda toda se abre para a área de lazer. A área de churrasqueira e snooker são locais muito utilizados pelos proprietários, que gostam de receber amigos.

Cibelle CostaArquiteta e Urbanista

Endereço: Av. Paulo VI, 889, Jardim Lima - Franca/SPTelefone: (16) 3722-0805www.arqtop.com.br

Page 45: Revista Turismo e Cia
Page 46: Revista Turismo e Cia

46 TURISMO E COMPANHIA

ROTEIRO REGIONAL

Imagine um roteiro que reúna em um só dia, caminhada por reserva ecológica, visita a estação de captação de águas de 60 anos, a uma fazenda do século XIX, passagem por uma nascente que recebeu proteção ambiental, chegada a uma capela que tem 250 anos de história para contar (de lutas entre mineiros e paulistas pelo Aterrado), descontração em uma cachoeira de águas cristalinas e almoço em uma propriedade rural com piscina. Ainda não acabou, essa foi apenas a primeira parte do roteiro.

À tarde pé na estrada de novo e visita a uma propriedade modelo na produção de café, com laboratório e degustação; para encerrar (ufa!) mais uma capela restaurada com exposição de documentos de 200 anos, obras de arte e ainda a possibilidade de adquirir produtos da terra como queijo, ovos caipira, mel e artesanato .

Assim está sendo formatado o primeiro roteiro turístico da cidade que está em fase final de planejamento e conta com o apoio técnico da PROBRIG-Protetores da Bacia do Rio Grande .

O lançamento deverá ocorrer em janeiro de 2013. Ao todo são sete capelas restauradas até o momento, sendo que duas delas, a Capela Nossa Senhora Das Graças e a Capela da Piçarra, fazem parte deste roteiro, que inclui ainda transporte, guias especializados e toda estrutura necessária para garantir o lazer com segurança.

As outras capelas, servirão como base para composição dos próximos roteiros, já que cada uma abriga particularidades que somadas, contam a história do município.

Um passeio pelas riquezas naturais e históricas

Texto: colaboração de José Limonti Júnior

IbIracI (MG) prepara roteIro turístIco:Mestre atHaíDe cuLtura e turIsMo

igreja Piçarra

Page 47: Revista Turismo e Cia

47TURISMO E COMPANHIA

Além disso, o grande potencial natural e cultural da região, oferece a possibilidade de outras atividades, como, cavalgadas, visitas a alambiques e patrimônios arqueológicos, esportes náuticos e muita história retratada nos casarões e capelinhas espalhadas pela zona rural.

Por enquanto, a opção é de roteiro de um dia, mas a equipe já pensa na possibilidade de dois ou três dias, já que na região de Peixotos, existem bons hotéis e pousadas que poderão oferecer o lazer que o visitante busca em contato com a natureza.

Serviço:Mais informações: (35) 3544-1856www.probrig.com

o LançaMentoDeverá ocorrer eM

janeIro De 2013

Capela N. Sra das graças

Hotel Fazenda

Mata Nativa

Page 48: Revista Turismo e Cia

UM hINO DE IDENTIDADETexto: José Limonti Júnior

Uma História que hoje pode ser contada

e enfim, cantada! Ibiraci era um dos únicos municípios da região que não tinha o seu Hino Oficial. Com um trabalho permanente de pesquisa histórica, executado nos últimos anos, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, apoiado pela Prefeitura e a oscip Protetores da Bacia do Rio grande (PRoBRig), conseguiram entregar aos ibiracienses uma história solidamente

documentada e apaixonante, e enfim, por iniciativa da Prefeitura Municipal, através do Prefeito ismael Silva Cândido, foram realizados dois editais para a escolha do Hino do município. Com uma História consistente (uma das funções do Hino é divulgar a História do município) e um júri especializado e comprometido, como Maestro Nazir Bittar Filho, Dr. José de Andrade Pires, Prof. Dr. Marcelo Prestes Pini e Sr. Benedito oliveira Costa, 13 candidatos apresentaram suas obras ao longo de quase dois anos e não conseguiram ser aprovados, apesar do excelente nível das composições. Dois trabalhos, contudo se destacaram : a melodia composta pela professora e pianista Lisiane Bassi e a letra do poeta José Roberto de Souza. Convidados a se unir, num verdadeiro desafio, eles ofereceram a Ibiraci um Hino que atendeu às exigências do edital: música melódica e vibrante; letra poética e consistente. Com a poesia de Zérroberto (pseudônimo de José Roberto de Souza) resgatando os antigos e fortes topônimos de Desemboque, Dores do Aterrado até ibiracy em construções precisas e poéticas, e com a música de Lisiane transformando em epopéia nossa trajetória histórica, todos os ibiracienses têm se emocionado ao ouvir o seu Hino. Celebrando a figura da Mãe das Árvores (etimologia da palavra ibiracy: ibira = árvore, cy= mãe), ibiraci vê hoje o sangue derramado nas lutas do Desemboque e do Aterrado (sécs. XVIII e XIX) transformar-se em seiva a nutrir os seus filhos. Cultura é identidade e ibiraci se reconhece através da sua História. Juntamente com o Hino Oficial, a Prefeitura entrega à comunidade, uma publicação com a História do município narrada de forma compreensível a qualquer cidadão e com subsídios bibliográficos claros, convincentes e fartos para os estudiosos.

Conheça o Hino de Ibiraci nos sites

www.ibiraci.mg.gov.br e www.probrig.com

“À ARvORE-MÃE, IBIRAcY”

COM O OURO DOS RIOS, DAS MINAS,BORDANDO AS DIVISAS GERAIS...

FOI CRAVADO O MARCO PRIMEIRO,TANTAS LUTAS, E ENFIM, DEU-SE A PAZ!

AGORA O OURO É VERDE EM TUAS ARMAS,

E A GRANDEZA DO RIO SE FAZ LUZ,TUAS SERRAS, A COPA FRONDOSA,

QUE PROTEGE, AMPARA, E PRODUZ...

ATERRADOS, POR DORES DE OUTRORA

JÁ CONHECEM UM NOVO PORVIR:O SANGUE DESEMBOCA EM SEIVA

DA ÁRVORE-MÃE: “IBIRACY”

SÃO TEUS FILHOS OS FRUTOS QUE BROTAM

E ESCREVEM UM NOVO AMANHÃ, SE O PASSADO PROJETA O FUTURO,TUA HISTÓRIA TRADUZ-SE EM AFÃ...

SE MOTIVO DE ORGULHO E RESPEITO, TU ÉS

DESTE CHÃO, DESTAS MINAS GERAESÉ FELIZ QUEM CARREGA EM SEU PEITO

A FÉ,E GARRA DOS SEUS ANCESTRAIS...

ATERRADOS, POR DORES DE OUTRORA JÁ CONHECEM UM NOVO PORVIR:O SANGUE DESEMBOCA EM SEIVA

NA ÁRVORE-MÃE: “IBIRACY”

Autor- José Roberto de Souza

Page 49: Revista Turismo e Cia
Page 50: Revista Turismo e Cia
Page 51: Revista Turismo e Cia
Page 52: Revista Turismo e Cia
Page 53: Revista Turismo e Cia
Page 54: Revista Turismo e Cia
Page 55: Revista Turismo e Cia
Page 56: Revista Turismo e Cia

5156 TURISMO E COMPANHIA

goltur viagens e intercâmbioschega com otimismo ao mercado

Depois de consolidar a escola de idiomas San Diego Language School no mercado francano, os sócios Ricardo Castanheira e Roseane L. Miras Borges, passam a atuar no setor de agência de viagens com a venda de passagens aéreas, pacotes turísticos aéreos, rodoviários e marítimos, com a marca Goltur Viagens e Intercâmbios.

Já de início, a Goltur estreia com vasta oferta de destinos e hotéis das principais operadoras. Ricardo Castanheira, diretor comercial da Goltur, aposta na experiência adquirida nas viagens de intercâmbio realizadas com alunos da San Diego Language School, nos últimos 12 anos. “Nossa meta agora é manter a confiança dos nossos clientes e fazer com que eles se identifiquem com a nossa proposta e passem a utilizar com segurança e tranquilidade a nossa agência, ao programar suas viagens de lazer ou negócios”, diz o empresário.

Nas fotos, momentos da inauguração da agência, clicados por Guilherme Veríssimo.

goltur viagens e intercâmbioswww.goltur.com.br(16) 3017-1877

Rua – ouvidor Freire, 2175 - Centro - Franca/SP

“Em setembro, durante minhas férias, tive o prazer de retornar a cidade que adoro Poços de Caldas/MG. E desta vez a ida foi inesquecível, pois realizei o meu sonho de voar de paraglider na Serra São Domingos. A sensação é indescritível, mas é uma loucura que faria novamente!”

Delvita garcia Barbosa Ribeiro - Publicitária

MERcADO AvENTURA

Page 57: Revista Turismo e Cia
Page 58: Revista Turismo e Cia

5158 TURISMO E COMPANHIA

PORTA RETRATOS

01

05

09

13

17

21

25

06

10

14

18

22

26

07

11

15

19

23

27

08

12

16

20

24

28

02 03 04

16

Page 59: Revista Turismo e Cia

5259TURISMO E COMPANHIA

PORTA RETRATOS

1) Adriana Alvarez 2) Adriana Patrícia3) Aline, Ana Flávia, Patrícia, Laura, Fernando Lago e Rafael Branquinho4) Amir Choaib5) Augusto Contini e Daiane6) Bete Fernandes7) Beto Monteiro8) Bia Haber e Maria Eduarda9) Adermis Marini e filho Lucas10) Camile Ramos e Michel Jubé11) Carlos Alberto e Maria Sílvia12) Carol Stivaletti e Yves Anderson13) Celso Freitas14) Cláudio Masson e george Afonso15) Daniela, Patrícia, Thales, Murilo, Leandro e Kauanê16) Débora Ranhel, Marcela Cassis, Lilian Paes17) Deputado Cássio Soares e Kleyber Silveira18) Equipe Auto Escola Modelo19) Fernnanda Barbosa e Marcel Bombicino20) Alunos curso Turismo Uni-facef21) Hugo Polo e Caroline Polo22) João Arantes23) José Alfredo Guerra e filhos

24) Juliana Araújo, Angela Maria Pimenta e Nina Pimenta25) Marcelo veloso, Flávia Attié26) Márcia Sousa e Maria Amélia Assis27) Márcio Cesário28) Mariangela Tognatti e Matheus Henrique29) Maristela Bignardi e Dalmo viana30) Maurício Lemos31) Nelson Palermo (Neto)32) orlando Souza e Patrik Almeida33) Paulo Rios Corral, Milena Rodrigues, Rosana Branquinho e André Rodrigues34) Pedro Henrique e Wagner Kazan35) Prof. Mendes e alunos do curso de Turismo Uni-Facef36) Rogério Escochi e Juliana Escochi37) Rosana Pádua38) Sâmia Borges39) Sueli Andrade Lopes e Mariangela A. Sapio40) Sumaia Debroi, Manoel Pedro e Fred Crema41) Thatiane iuri e Adilson Bordo42) vanessa e Felipe Branquinho43) Milena Rodrigues44) Yago David e Andresa Haber

29

33

37

41

30

34

38

42 43 44

31

35

39

32

36

40

Page 60: Revista Turismo e Cia
Page 61: Revista Turismo e Cia

Pousada das Orquídeas - pag: 67Pousada das Orquídeas - pag: 67

Page 62: Revista Turismo e Cia

Acesso: Franca-Passos-Capitólio(Rod. MG 050, km 311)

Cap

itól

io (

MG

) Lagoa Azul

Serviço:www.lagoazul.tur.br

Telefones: (35) 3527 4000 / (37) 9983-7022

Lugar de beleza ímpar e um dos mais belos cartões postais da região banhada pelo Lago de Furnas. É um complexo que reúne restaurante, bar flutu-ante, cachoeira e pousada em meio à natureza deslumbrante da região. A cachoeira Lagoa Azul é formada por duas quedas d’água que ganham tons dourados por conta das rochas que ficam no fundo das piscinas naturais que deságuam no grande lago. Opção ideal para passar o dia se re-frescando nas águas transparentes da cachoeira ou de se hospedar com conforto e sofisticação.

Estrutura de lazer: piscina aquecida para os hóspedes, aquabar, cachoeira Lagoa Azul e passeios de escuna.

Atrações turísticas na região: Passeios de escuna em direção aos cânions e ca-choeiras do Lago com duração de 2 horas e paradas na cachoeira do Tucano, Cas-catinha e Grande Cânion.

Acomodações: Chalés que reúnem conforto, so-fisticação e bom gosto para você ficar em sintonia com a natureza e as belas paisagens.

Gastronomia: Requinte e qualidade nos pratos da culinária mineira e internacional. Oferece ainda lanches rápidos e deliciosas sobremesas.

Page 63: Revista Turismo e Cia
Page 64: Revista Turismo e Cia

Car

mo

do R

io C

laro

(M

G) Pousada Pontal do Lago

A Pousada Pontal do Lago foi minuciosamente pro-jetada para que seus hóspedes possam desfrutar de sua privilegiada localização às margens do Lago de Furnas, entre as montanhas de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais. Além do aconchego natu-ral, a pousada está dotada de toda infraestrutura necessária para proporcionar ao visitante a tranqüili-dade desejada. A Pousada Pontal do Lago tem muito a oferecer: lugar para sonhar, onde as águas e o verde fazem parte de cada espaço, charme e sofisti-cação a beira do Lago de Furnas.

Acomodações: Dividem-se em chalés simples: aco-modam até 5 pessoas e possuem TV, sala, frigobar, ar condicionado, internet e varanda; Chalés especi-ais: amplos, com vista para o lago, rede na varanda, dotados de TV, frigobar, ar condicionado e internet.

Gastronomia: Anexo a pousada, o restaurante Pon-tal do Lago oferece serviço self service e a la carte, com pratos variados. Café da manhã com o melhor das quitandas mineiras, sucos e queijos.

Estrutura de Lazer: Além do aconchego natural, oferece: ampla piscina, toboágua, cascata, quadra de areia, playground, sala de jogos, área para caminhada as margens do lago, passeios de barco, e prainha do lago.

Serviços e Facilidades: A pousada oferece passeios com guias experientes pelos atrati-vos da região, amplo estacionamento, inter-net e salão para festas e confraternizações .

Atrações Turísticas na Região: Serra da Tormenta, Cachoeira da Água Limpa, Ca-choeira da Alegria, Lago de Furnas, Museu do Índio, Visitas as Tecelagens e as Fábricas de Doces.

Acesso: Localizada às margens do Lago de Furnas, na rodovia MG 184, Km 13- Carmo do Rio Claro, na região sul de Minas Gerais.

Serviço: www.pontaldolago.com.brTelefone: (35) 3561-1426Distância de Franca: 180 km

Page 65: Revista Turismo e Cia

Pousada Pontal do Lago

Del

finó

polis

(M

G)Pousada Parada dos Lagos

A Pousada Parada dos Lagos é o lugar perfeito para você que procura tranquilidade em meio à natureza. Idealizada pelo casal de escritores Carlos Parada e Deucélia Maciel, foi criada para ser um refúgio do dia-a-dia e proporcionar experiências inesquecíveis culturais e gastronômicas. Situadas as margens da represa de Peixoto, no município de Delfinópolis, oferece linda vista da região e atendimento simpáti-co e hospitaleiro.

Acomodações: Dividem-se em chalés e ranchos de frente para o lago, equipados com cozinha, TV, ven-tilador e churrasqueira e todo o conforto necessário para o bem estar do hóspede. Nos ranchos e chalés as diárias são reduzidas já que o hóspede prepara suas próprias refeições. Conta ainda com aparta-mentos simples ou superior, dotados de TV e venti-lador de teto.

GastronomiaAs receitas da deliciosa cozinha mineira são prepara-das com muito carinho pela proprietária Deulcélia, em suas panelas de ferro e fogão a lenha. Destaque para o frango caipira, suã de porco, torresminho e outras saborosas receitas. É ela também que pre-para as tentadoras sobremesas, como o doce de figo, de leite, laranja, só para citar alguns. O café da manhã é farto e variado: pão de queijo quentinho, quitandas, sucos, frutas, geleias, pães e bolos.

Estrutura de Lazer: A pousada oferece es-trutura ideal para o seu descanso e lazer. O hóspede poderá escolher entre as diversas atividades, a que mais lhe agrada: mesa de sinuca, caiaques, canoa a remo, pesqueiro, sala de jogos, campo para futebol de grama, natação no lago, plataforma suspensa para banho de sol, flutuantes, churrasqueiras, pi-scina adulto e infantil e internet wirelless, além das melhores opções de cachoeiras pela região.

Serviços e Facilidades: A localização da pousada permite que o hóspede usufrua dos atrativos regionais, como as várias ca-choeiras localizadas pertinho da pousada.

Acesso: Estrada São João Batista do Glória/Delfinópolis – 26 km de percurso por estrada de terra.

Serviço: www.pousadaparadadoslagos.com.brTelefone: (35) 3521-6238Distância de Franca: 140 km

Page 66: Revista Turismo e Cia
Page 67: Revista Turismo e Cia

São

João

Bat

ista

do

Gló

ria

(MG

)

Pousada das OrquídeasAmbiente aconchegante, decoração típica e in-fraestrutura completa para passeios numa autêntica fazenda da Serra da Canastra. Assim é a Pousada das Orquídeas, localizada em São João Batista do Glória, município que abriga um dos portais de en-trada para a Serra da Canastra. As irmãs Rosangela e Rosinei recebem os hóspedes de braços abertos fazendo com que eles se sintam em casa e desfrute de todo conforto e sossego que merecem. Na fazen-da, além do gado, há coelhos, gansos e pavões que ficam soltos na grande área verde. Um dos locais preferidos dos visitantes é a cachoeira do Fumal, que fica a 3 km da pousada e possui várias corredeiras e piscinas naturais ótimas para banho.

ServiçoPousada das OrquídeasSão João Batista do Glória, Telefones: (35) 3524-1208 / (35)8426-6747

Acomodações: a casa sede e a casa de apoio so-mam 10 apartamentos com capacidade para 2, 4 ou 6 pessoas. Todos contam com TV e ventilador de teto. Árvores nativas dão nome aos apartamentos.

Gastronomia: nas refeições o prazer de desfrutar da autêntica comida mineira. Café da manhã é servido com frutas, pães, quitutes, sucos, geleias e queijos, feitos com ingredientes produzidos na fazenda.

Estrutura de Lazer: cachoeiras, cavalos, pesqueiro, piscinas para adultos e crianças, casa de boneca e loja de produtos da região. Dispõe de serviço de guia para facilitar aces-so as trilhas e cachoeiras.

Atrações turísticas na região: cachoeiras do município, passeios e trilhas pela Serra da Canastra e pelo Lago de Furnas.

Infraestrutura nas proximidades: a pousada está situada a 22 km de São João Batista do Glória, ci-dade que conta com comércio diversificado e Pas-sos, há 14 km, dispõe de rede de serviços completa.

Page 68: Revista Turismo e Cia

JACU

Í (M

G) Pousada Lobo da Montanha

Serviço:www.lobodamontanha.com.br

Telefones: (16) 3941-1209 / (35) 9975-3453Distância de Franca: 95Km

Localizada no município de Jacuí e bem próxima a São Sebastião do Paraíso, fica a Estância Lobo da Montanha em uma ampla área verde de 37 hectares. Neste espaço a natureza, o conforto e a diversão convivem em harmonia. O lugar preser-va com carinho e zelo uma beleza campestre en-cantadora. Cercado pelas montanhas de Minas alia aventura, tranquilidade, inspiração e emoção. Deixe-se levar por esta experiência e respire bem estar ao ar livre.

Acomodações: Conforto e praticidade, você pode escolher entre chalés, que ficam próximos à área da piscina, ou em apartamentos que ficam em áreas mais reservadas. Todos os apartamentos possuem sala reversível, TV, ventilador e frigobar.

Gastronomia: A pousada oferece os mais delicio-sos pratos típicos da fazenda. Seu cardápio vari-ado inclui a típica comida mineira, além de mas-sas, carnes e para sobremesa, frutas e doces, tais como doce de leite, bananada, goiabada e muitos outros. No café da manhã pão de queijo, pão ca-seiro, bolachinhas, sucos, café, leite da vaquinha, bolo, embutidos e muito mais.

Estrutura de Lazer: Na pousada Lobo da Montanha o hóspede só fica parado se quiser apenas contemplar. São várias as atividades oferecidas: piscina adulto e in-fantil aquecidas, barzinho para aperitivos e porções, casarão para bate papo com lareira, lago para pesca esportiva, além de um aquário a céu aberto com lindas car-pas coloridas, vários animais e aves. De-staque para a Cachoeira dos Escravos que fica dentro da propriedade, ideal para ban-hos revigorantes e renovadores. Dispõe de meditatório onde pessoas que curtem a meditação, encontra o ambiente ideal. E para curtir a preguiça temos o redário.Serviços e facilidades: A Estância é banhada por

três rios da bacia do Rio Grande e possui várias cachoeiras. O hóspede pode fazer passeios pelas trilhas das matas e se encontrar com plantas, ani-mais e belezas naturais surpreendentes. O Morro do Baú com 1.100 metros de altitude oferece vista privilegiada para o vale.

Page 69: Revista Turismo e Cia

São

Seba

stiã

o do

Par

aíso

(M

G)

Estâ

ncia

Bal

neár

ia

Hotel Termópolis

Serviço:www.hoteltermopolis.com.brRod. BR-265, Km 613,8Telefones: (35) 3521-2476 / 3531-1653Distância de Franca: 93 km

Encravado nas montanhas do Sul de Minas, é con-hecido como o “maravilhoso vale das águas min-erais e termais”. Rodeado pelo verde das matas nativas, lagos e várias nascentes que abastecem as piscinas naturais, oferece todas as condições para que a família possa curtir as delícias do tur-ismo rural e ecológico. Bastante procurado pelas propriedades terapêuticas de suas águas. Con-struído em estilo colonial em 1920, representa o que há de melhor em aconchego e hospitalidade. A deliciosa comida mineira preparada no fogão à lenha resgata a tradição da verdadeira cozinha de Minas Gerais.

Acomodações: apartamento simples para casal ou duplos para até cinco pessoas; chalés para família ou grupo de amigos. Todos equipados com TV, frigobar, ventilador de teto e telefone. Serviços de Quarto: copa 24 horas Gastronomia: delícias da comida típica mineira preparada no fogão à lenha. Saborosos doces e queijos caseiros.

Estrutura de Lazer: piscinas naturais e tropicais, toboágua, salão de jogos (sinuca, pebolim, carteado, pingue pongue, quadras de tênis, basquete e vôlei, bocha, campo de futebol, sauna, passeios a cavalo, char-rete, pedalinho, lagos pra pesca, trilhas e cachoeiras. Infraestrutura nas proximidades: o Hotel fica a 20 km de São Sebastião do Paraí-so, onde há comércio em geral, agências bancárias, hospital, farmácias e correio.

Atrações Turísticas na região: Passeios aos Morros do Cristo Redentor, da Mata, da Santa, do Mirante, ao Muro dos Escravos, e a Vila Termópó-lis.

Acesso: Estrada Franca- Itirapuã- São Tomás de Aqui-no- S. Sebastião do Paraíso-Jacuí (trecho to-talmente asfaltado), Km 613,8

Page 70: Revista Turismo e Cia
Page 71: Revista Turismo e Cia
Page 72: Revista Turismo e Cia